Vou desta vez falar sobre algo que, podendo ser uma alegria, o não é… pelo menos na totalidade. Falo da passagem do nosso rugby a Modalidade Oficial do Sporting Clube de Portugal.

É o reconhecimento do trabalho sério, efectuado por pessoas como eu e vocês, mas com uma grande paixão pelo rugby. Pessoas que conseguiram fazer com as camadas de formação um trabalho de exceção, com vários atletas a serem chamados aos trabalhos da A.R.S., alguns mais que uma vez… este trabalho ainda mais impressiona, pois sabendo das dificuldades que houve durante a época… estamos de parabéns.

Esse trabalho, e o evoluir destes atletas, foi possível graças ao envolvimento dos próprios atletas, mas também dos treinadores, pais, Team Managers, e mesmo dos companheiros dos outros escalões, que aparecem nos jogos e nos treinos, para dar apoio, para mostrar um caminho… no fundo para dizer “estamos cá”. Houve algo que por vezes não é devidamente valorado: Compromisso.

A esta malta (atletas, treinadores TM, pais, etc…), digo-lhes: Parabéns somos o FUTURO! Temos uma camisola pesada para Honrar, vamos passá-la a quem nos suceder IMPOLUTA.

Foi o sweet… Agora o bitter.
Como também devem ter lido e acompanhado, este reconhecimento pelo Sporting Clube de Portugal em relação ao trabalho efectuado na nossa formação oval, não foi extensível à nossa equipa senior masculina. A nossa equipa senior feminina continua, apesar de quando se fala em “acabar” com os seniores, se esqueçam delas… o que é injusto.

rugbyelas

Ali tenho amigos, família de 3/4 anos, nestes Homens. Não é fácil ver acontecer isto, mas tenho para mim, que não foi um acabar, foi um respirar fundo, dar tempo dos “nossos” amadurecerem, enquadrá-los num projecto de médio prazo… é um voltar atrás.

No início, não estava prevista a equipa senior masculina, que acaba por ser vítima do seu sucesso. O rugby requer muito de quem o pratica, treinar com lesões, com frio, com chuva, conciliar família, trabalho, namoradas, etc… mas acima de tudo, está a “Família”. Esse é o compromisso de um jogador de rugby. Num jogador de rugby do Sporting Clube de Portugal, esse compromisso tem que ser ainda mais presente. Algo que se foi perdendo, a pouco e pouco… com algumas excepções por certo.
E com muita tristeza minha… não vou poder acompanhar os rapazes, empurrar de fora, abraçá-los nos fins dos jogos, beber uma cerveja com eles… Espero poder fazer isso com as nossas séniores, elas merecem…

Resta agora esperar para que daqui a poucos anos estejamos todos a abraçar o meu filho e os seus companheiros de armas, a festejar vitórias e títulos. Da minha parte, continuo a fazer estas crónicas, pois acho que o rugby do Sporting tem que ser muito mais que um escalão de jogadores. A estes digo: Um abraço, foram Enormes. MUITO OBRIGADO!

rugbysporting

 

*às quintas, o Escondidinho do Leão aparece com uma bola diferente debaixo do braço, pronto a contar histórias que terminam num ensaio