José Alvalade foi o principal impulsionador dos primeiros anos de vida do Sporting Clube de Portugal, do qual foi sócio fundador, o primeiro sócio número 1 e o seu terceiro Presidente, para além de ter vestido a camisola do Clube em três modalidades (futebol, críquete e ténis). No Sporting foram-lhe sucessivamente atribuídas as distinções de Sócio Benemérito a 31 de Dezembro de 1908, Sócio de Honra a 2 de Novembro de 1912 e Sócio Honorário, a título póstumo, a 13 de Agosto de 1943.
Homem de fortes paixões, grandes convicções e um enorme espírito empreendedor, José Alvalade opôs-se às tendências recreativas em desenvolvimento no Campo Grande Football Club, que ajudara a fundar em 1904, defendendo que se deveria dar prioridade às actividades desportivas. Liderou então com José Gavazzo, os dissidentes daquele clube, que se demitiram em plena Assembleia-Geral realizada a 13 de Abril de 1906, tendo na altura afirmado: «Vou ter com o meu avô e ele me dará dinheiro para fazer outro clube». Assim nasceu o Sporting Clube de Portugal com o objectivo de vir a ser um dos maiores clubes a nível nacional e internacional (Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa).
Contando com a protecção do Visconde de Alvalade, que o dotou das melhores instalações que então existiam no País, localizadas no Sítio das Mouras, que foram inauguradas a 4 de Julho de 1907 e ampliadas em Outubro de 1912.
Há que considerar também José Alvalade como o fundador da Cultura Sportinguista, assente em valores da moral e ética desportiva, e na pureza das suas atitudes aristocráticas e conservadoras. Daí que no Artº 1 de os primeiros Estatutos do Sporting Clube de Portugal, o Clube seja definido como “uma associação composta d’individuos d’ambos os sexos de boa sociedade e conducta irreprehensivel”.
Os primeiros anos da vida do Sporting foram fortemente marcados pela influência de José Alvalade, que independentemente da posição que ocupava nas sucessivas Direcções, era a sua figura principal, resolvendo muitas vezes os problemas com o seu próprio dinheiro. Assim fez parte de diversas equipas directivas do Clube, inicialmente como Vice-presidente, cargo que ocupou durante vários anos, e a partir de 26 de Junho de 1910, como Presidente, começando por completar o mandato de Caetano Pereira que se tinha demitido, para em 1 de Outubro do mesmo ano, ser eleito e reconduzido no cargo que ocupou até 2 de Novembro de 1912.
José Alvalade também fez parte dos primeiros Conselhos Técnicos e do primeiro Conselho Fiscal do Sporting Clube de Portugal, e foi Tesoureiro da Direcção de Mota Marques na Gerência 1913/14, que terminou em 16 de Novembro de 1914, altura em que abandonou o Clube, na sequência de desinteligências com outros dirigentes do Sporting, que já consideravam excessiva a sua influência.
A cisão deu-se quando José Alvalade mandou retirar alguns materiais das instalações do Sporting no Sítio das Mouras, para utiliza-los na construção do Stadium de Lisboa, ou Estádio do Lumiar, que ficou a funcionar como uma espécie de Estádio Nacional e foi oficialmente inaugurado em 20 de Dezembro desse ano, sendo outro dos seus grandes projectos na defesa do ecletismo e do desporto nacional, numa altura em que o movimento olímpico do qual José Alvalade era um grande entusiasta, dava os seus primeiros passos.
Em 1906 por altura do nascimento do Sporting, fundou juntamente com o Tenente Joaquim Costa, a Liga de Foot-Ball Association, o primeiro organismo oficial da especialidade criado em Portugal, do qual foi Secretário.
José Alvalade faleceu, vítima de pneumónica, a 19 de Outubro de 1918, com apenas 33 anos de idade, numa altura em que tinha regressado às lides directivas do Sporting Clube de Portugal, como Vogal da Direcção de Soares Júnior na Gerência de 1918. Em 1947 o Clube, por decisão tomada em Assembleia Geral, resolveu imortalizar o seu nome, passando a chamar ao seu estádio de então, Estádio José Alvalade, nome que se manteve por imposição estatutária, nos estádios inaugurados a 10 de Junho de 1956 e a 6 de Agosto de 2003.
(in WikiSporting)
Podes continuar a ler toda a história do Sporting, clicando aqui.
1 Julho, 2016 at 7:15
Uma História enorme e tantos valores para passarmos aos mais pequenos.
Parabéns Sporting!
1 Julho, 2016 at 7:31
…o meu clube. Que belo é.
Viva o Sporting.
1 Julho, 2016 at 7:50
110 anos com muito para contar. Parabéns Sporting!
1 Julho, 2016 at 8:03
Parabéns ao nosso Grande Amor, que hoje é bébé com 110 anos,
Que conte muitos mais, com muitas vitórias e grandes alegrias para podermos festejar juntos.
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORRRRTTING
1 Julho, 2016 at 8:09
O nosso Amor faz anos, todos nós estamos de Parabéns por sermos do Sporting Clube de Portugal, mais do que um clube,uma forma de estar e de ser,um orgulho!!!!
Esforço, Dedicação, Devoção e Glória, um lema para toda a vida!
SL
1 Julho, 2016 at 8:11
“uma associação composta d’individuos d’ambos os sexos de boa sociedade e conducta irreprehensivel”.
sem mais palavras…eis o Sporting Clube de Portugal…
1 Julho, 2016 at 8:13
bons dias, pessoal…
curioso para ver o prato de “bacalhau” que o Presidente terá preparado, eheheh
1 Julho, 2016 at 8:27
Pois é, de certo modo e finalmente, o nosso Sporting regressou às suas raízes históricas, defendendo os valores morais e princípios étnicos, a profissionalização da sua actividade, o seu sonho de grandeza Nacional e Internacional dando passos seguros e firmes em direcção à Glória. Tal como José Alvalade, o Sporting tem um Presidente que é um homem novo, um homem de antes quebrar que torcer. O Sporting foi refundado e renascido com garras de Leão de verdade vai nos próximos anos cilindrar e esfacelar tudo que contra ele se ergue. à nossa passagem todos se hão-de dobrar, os menores e os maiores. Os nossos créditos deixaram de andar por mãos alheias. Espero viver os dez anos de que precisamos para virmos a ser “O Crónico, O Maior da Europa” e possamos celebrar o 120º aniversário, bem sentados no trono!
1 Julho, 2016 at 9:02
Bom dia a todos.
Parabéns ao SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
Parabéns a todos aqueles que ao longo de 110 anos contribuiram para engrandecer uma grande instituição de carácter desportivo e social.
Saudações Leoninas
1 Julho, 2016 at 9:13
Parabéns ao SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
110 anos a transmitir valores, a formar atletas de nível internacional e a vencer títulos em todas as modalidades, contribuindo para elevar o nome de Portugal bem alto.
Parabéns ao nosso clube e, uma vez que hoje é dia do Sporting e dos Sportinguistas, Parabéns a todos nós adeptos e sócios, que nas horas mais negras dissemos sempre presente, nunca virámos as costas ao nosso clube.
Um excelente dia para todos.
1 Julho, 2016 at 9:15
Parabéns meu Sporting!
1 Julho, 2016 at 9:17
Off…
Malta, conseguem aceder ao site do Sporting? Usei vários browsers no pc e não consigo ver nada. No móvel gimbra bem. Is it just me?
1 Julho, 2016 at 9:22
Parabéns ao Nosso Grande Amor! E que venham mais 110 anos (pelo menos)!
SL
1 Julho, 2016 at 9:25
OFF dos que merece um Post especifico!
JOÃO BENEDITO anuncia fim da carreira desportiva!
Enorme Leão!!! Mais do que um enorme profissional….. é um dos Nossos que teve o prazer de defender as nossas cores!!
“Ontem terminou o meu contrato com o meu Sporting e consequentemente a minha carreira desportiva. Comunico-o hoje para que saibam por mim”. É desta forma que começa a mensagem publicada esta sexta-feira por João Benedito na sua página de Facebook na qual anuncia a sua retirada.
O guarda-redes, de 37 anos, representou os leões nos últimos 21 anos, tendo apenas saído um ano para representar o Playas Castellón, em Espanha (2006/07).
“Serei sempre um felizardo pois representei o meu Clube como atleta profissional. É impossível descrever as sensações vividas, os momentos e as conquistas”, prossegue.
Não se querendo “alongar muito mais neste tema”, o internacional português agradeceu igualmente o apoio ao longo de todos estes anos. “Apenas agradeço do fundo do meu coração aos que, durante a minha carreira, me ajudaram a crescer, me fizeram homem e me transmitiram os princípios que guardarei para a vida. Muito em particular à minha família Sportinguista – sócios e adeptos – estarei eternamente grato por me terem feito sentir tão especial”, conclui.
1 Julho, 2016 at 9:38
Gostava q ele fica se só mais um ano pra tentar ganhar a UEFA futsal cup. Mas pronto…
Parabéns João Benedito eterno capitão!
1 Julho, 2016 at 9:56
+1
Para além de que gostava de vê-lo a inaugurar o nosso pavilhão como nosso capitão no futsal.
Só me resta desejar-lhe as maiores felicidades, de preferência continuando ligado ao nosso clube.
1 Julho, 2016 at 9:27
Parabéns ao grande SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
«Assim nasceu o Sporting Clube de Portugal com o objectivo de vir a ser um dos maiores clubes a nível nacional e internacional (Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa).»
Se BdC tem entrado em 2011, como a votação demonstrou, acredito que estivéssemos muito mais próximos deste objectivo.
1 Julho, 2016 at 9:31
Parabéns nosso grande Sporting Clube de Portugal, que venham mais 110 anos de historias.
Mas se estava todo entusiasmado para o dia de hoje, aniversario do Sporting, gala, novos equipamentos, quiçá boas novidades… Vejo no fórum Sporting uma noticia que me faz ficar triste, um dos maiores símbolos do nosso clube, um dos meus ídolos, não renovou com o Sporting e não é mais jogador do grande Sporting. Falo de João Benedito, e ele mais do que ninguém na minha opinião merecia inaugurar o novo pavilhão como jogador.
Obrigado por tudo Leão Benedito, e espero que fiques ligado ao Sporting por muitos mais anos, mesmo que não seja como jogador.
Saudações leoninas
Ricardo Fortunato
1 Julho, 2016 at 9:45
em balneário não tem preço mas desportivamente o João já pouco jogava.
Fazer número também acho que não é pra ele.
1 Julho, 2016 at 10:53
não renovou com o Sporting e não é mais jogador do grande Sporting
Será sempre jogador do SCP!
1 Julho, 2016 at 9:33
Parabens ao nosso grande AMOR.
A minha prenda foi paga hoje de manhã, renovei a minha GB.
1 Julho, 2016 at 9:41
Parabéns ao Sporting Club de Portugal. Parabéns a todos nós, Sportinguistas.
Perdoem-me este off, sobre a seleção, mas pare é que não somos os únicos a achar estranho estes “homens do jogo”.
http://euro2016.expresso.pt/euro2016/2016-06-30-Pepe-ja-que-a-UEFA-nao-te-fez-justica-fazemos-nos
SL !!!
E que venham muitos mais e felizes anos verdes.
1 Julho, 2016 at 9:43
Parabéns ao meu grande amor, Sporting Clube de Portugal!!!
1 Julho, 2016 at 9:43
sem enganos, fusões ou segundas versões.
SPORTING!
Não há clube como este.
1 Julho, 2016 at 9:44
Sorry pelo Re-Post
Pessoal… Tenho andado longe dos comentários… Mas queria aqui ressalvar que existem 2 coisas que me angustiam a alma… Uma nada tem a ver com o Sporting que é o pessoal nos concertos bater as palmas sempre em contratempo…
A outra e para lançar o pânico… Visto que a divisão está bem passível na tasca e em particular neste post…
O que se grita quando o Rui defende?
1) RUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII?
2) SIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIM?
Vá esclareçam-me lá isto… SL
1 Julho, 2016 at 9:46
a primeira…
o Rui é o Rui.
1 Julho, 2016 at 12:09
Siiiiiii é o que se costuma gritar no estádio
Apesar de agora parecer haver um “movimento” para passar a ser Ruuuiiiiiiii 😉
1 Julho, 2016 at 9:57
Eu tenho muita gente com a mesma dúvida, eu próprio tb a tenho.
No estádio eu grito “Siiiiiiiiiiiiiiiiii”, a frase do Ronaldo depois de receber a bola de ouro, inclusive ontem gritei isso onde via o jogo.
Ricardo Alves
1 Julho, 2016 at 10:01
Acho que esta dúvida vai morrer com o Mito REI Patricio! hehe
1 Julho, 2016 at 10:03
Oh Ricardo, agora vens adicionar mais uma angustia.
Mais acima assinas com Ricardo Fortunato e agora com Ricardo Alves.
Afinal qual das duas é que será a correta!?
1 Julho, 2016 at 10:16
hehhe
Não reparei, ambas estão correctas.
Deveria ter me ficado apenas pelo Alves, para reservar um pouco do meu anonimato xD
Mas que se lixe estamos em familia.
Mas quanto ao veredito ?
1-Ruiiii
2-Simm
3-Siiii
Saudações leoninas
Ricardo Alves
1 Julho, 2016 at 10:10
Eu acho que é SSSSIIIIIIIIMMMMM pelo simples facto de se ter começado a fazer isso depois de o Ronaldo ter feito esse grito ao receber a bola de ouro e por também se fazer às vezes quando o William ganha uma bola (lembro-me de se ter feito no último Sporting benfica quando ele ganha uma bola ao renato)…
1 Julho, 2016 at 10:12
Eu pessoalmente também creio que é sim! Mas oiço muitos RUIIIIIII’s por ai ahah.
1 Julho, 2016 at 10:25
Exactamente ZFS, mas o Ronaldo não fez “SIMM” mas sim , “SIII” (em espanhol) pelo menos fiquei com essa ideia xD
Mas a fonética tb é parecida logo não há grande problema
Ricardo Alves
1 Julho, 2016 at 10:21
Eu grito sempre RUUUUIIII!!!!
Se fosse pelo original gritava Siiiiiiii….mas prefiro muito mais gritar pelo nome dele…
1 Julho, 2016 at 10:23
Para mim será sempre:
Rui,
Rui,
Rui,
Rui,
Rui…(repetir até à exaustão).
SL,
1 Julho, 2016 at 13:11
eu digo Rui
1 Julho, 2016 at 9:53
Parabéns ao Sporting Clube de Portugal, o clube que nos une a todos em volta do ideais dos nossos fundadores Esforço, Dedicação, Devoção e Glória.
VIVA O SPORTING!!!!
1 Julho, 2016 at 10:05
Muitos Parabéns Sporting.
110 anos mas estamos na flor da idade, que venham muitas mais conquistas.
Para além do nosso aniversário do nosso grande Amor hoje também é um dia importante para mim pois faço 12 anos de namoro e 7 de casamento 🙂
Também é um dia importante pois o meu pai vai ao relvado receber o emblema de 50 anos de sócio, motivo de grande orgulho
1 Julho, 2016 at 15:15
Parabéns pelos vários motivos de festejos.
SL
1 Julho, 2016 at 10:06
Um OFF (ou mais…)
Grande João, tenho pena que saias. Mas “TENS” que continuar ligado ao Sporting!
Declarações ontem à noite da embaixadora de Portugal em Cabo Verde: “Vamos ganhar por 3-0. Golos de Renato Sanches, Nani e… Eliseu!”
O “nacional lampionismo” a carburar…
Não gostei (mesmo nada) de CR elogiar quem bateu as grandes penalidades sem fazer a mais pequena alusão a Rui Patrício. Para que conste…
SL
1 Julho, 2016 at 10:32
Também reparei nisso, mas não valorizei excessivamente. Se reparares, no alinhamento inicial (em frente para a tribuna durante os hinos) eles estão sempre lado a lado.
1 Julho, 2016 at 10:41
Amigo leão verde, a sua observação mais ajuda a minha decepção.
Ao lado de RP é que CR não esteve… no final do jogo!
SL
1 Julho, 2016 at 10:53
As escolhas da embaixadora não têm nada a ver com isso. São três jogadores de origem cabo-verdiana. Era essa ligação que a embaixadora certamente quis enfatizar. E muito bem.
Ao CR critico mais o que vem fazendo dentro do campo – e o que não fez enquanto gozou de um privilégio não concedido a outros: férias antes do Europeu – do que as declarações que presta. E na verdade, a defesa do Rui Patrício nem precisa de advogado. É dos tais casos em que se pode dizer que não foi quem marcou a grande penalidade que falhou mas, sim, o guarda-redes que, provando uma extraordinária capacidade para a função, a defendeu.
Não é preciso o reconhecimento do CR para nada.
1 Julho, 2016 at 11:53
Tens um problema com o CR, já percebemos. Continuas a repeti-lo, estás no teu direito e respeito bastante as tuas opiniões aqui.
Mas, ao contrário de ti adoro o jogador, acho que tem estado muito bem defensivamente e acho que não tem rendido o que esperamos por claramente ser o “sacrificado” por não haver PL.
A questão é que esperamos muito mais dele que todos os outros.
1 Julho, 2016 at 12:52
Não, não tenho. Tenho uma profunda admiração pelo Cristiano Ronaldo.
O meu problema é com quem faz dele uma estrela intocável que merece tudo e mais uma coisa, isto é, privilégios que a mais ninguém são concedidos.
A semana de férias que lhe foi dada é uma vergonha. Mais a mais nesta fase adiantada da carreira, o Ronaldo precisa do treino como de pão para a boca para manter os índices de eficácia frente à baliza. A semana de férias deu completamente cabo da possibilidade de fazer um Europeu em grande.
Não o responsabilizo por isso (teve, como sempre, um época longa e desgastante). Responsabilizo quem lho permitiu e até abençoou.
1 Julho, 2016 at 14:21
Também sou crítico das mini-férias do CR antes do Euro. Uma semana de descanso tramaram-no fisicamente. Em alta competição uma semana de descanso pode ser fatal para um jogador.
Acho que CR – jogador que muito me orgulha pelo facto de ter saído da nossa formação – não tem perfil para ser capitão. Já se verificou isso em várias ocasiões, em declarações infelizes em CI, atirando as culpas sempre para os outros. Na selecção noto que ele não é muito de integrar os novos elementos. Nota-se um carinho especial pelo Quisto Rei, pois o Jorge Mendes deve ter pedido pessoalmente ao CR que olha-se pelo menino das rastas. Mas esse tratamento não é igual para com outros jogadores. Penso que serão ciúmes. Os mais novos a crescerem e ele a regredir nas suas qualidades. Nas fotos da Selecção aparece sempre rodeado dos amigos do costume: Pepe, Quaresma, Porco Montinho, etc.
Ainda ontem foi deselegante para com o JM num momento do jogo. O JM sinto-o algemado. Pois tem de jogar sempre para o melhor do mundo. O seu futebol está condicionado não só pela estratégia sem lógica do Nandinho mas igualmente pelo ego enorme do CR.
Eu sei que muitos vão ficar aborrecidos com o meu comentário, mas há coisas que são por demais evidentes. Isto de doar dinheiro tb é Marketing de imagem, e infelizmente há pessoas que não se apercebem destas coisas.
1 Julho, 2016 at 14:22
*que olhassse
1 Julho, 2016 at 14:36
Portanto…
CR no banco.
Comigo era limpinho.
SL
1 Julho, 2016 at 14:40
Não, eu não disse que teria de ir para o banco (porque é difícil encontrar melhor no banco para a posição dele). Mas defendo que às vezes até os melhores devem ser substituídos. Eu – por acaso – sem quem é o CR enquanto jogador. Mas para quem caiu do céu e chegou ao planeta Terra há pouco tempo e o veja a jogar pela 1ª vez vai pensar que se trata de um cêpo lituano naturalizado português.
1 Julho, 2016 at 14:52
Eu acho piada ao Ronaldo, mas não o endeuso. Acho piada à sua arrogância, quando atira o microfone da CMTV para o charco, quando se está nas tintas para as historietas em torno da sua orientação sexual, até ao seu despudorado auto-centramento. acho piada. Mas uma coisa é achar piada à personagem, outra, bem diferente, é ser tolerante perante um rendimento desportivo que, neste Europeu, tem deixado muito a desejar. Todos já percebemos – embora alguns teimem que não – que o ocaso futebolístico-atlético já começou há algum tempo. Nada demais. É da lei da vida. Mas mais uma razão para cuidar ainda mais da força física e futebolística, treinando com critério em vez de ir cirandar para lugar certo com umas meninas de programa atreladas.
1 Julho, 2016 at 15:34
Entendi.
No entanto, não concordo com a questão das férias. Não pela questão física, pq pode perfeitamente fazer treinos de recuperação, mas pelo afastamento momentâneo da competição.
Por acaso não sei se o Pepe tb teve uns dias após a LC, mas acho perfeitamente normal.
Sobre o treinar a finalização… Gregor, não faz sentido nenhum para mim esse comentário. Acredite.
Abraço.
1 Julho, 2016 at 13:04
Meu caro, devo as minhas desculpas à embaixadora!
Pensei que RS tinha origens angolanas e sabendo que Eliseu nasceu nos Açores, esqueci a sua origem.
A única atenuante que tenho é a de que os meus olhos e ouvidos estavam fartos durante e depois do jogo!
SL
1 Julho, 2016 at 13:51
Não é uma atenuante, é uma estimável justificação! O lampionismo dissimulado no relato/comentário dos jogos em geral e da selecção em particular é insuportável.
SL
1 Julho, 2016 at 10:11
A “Corrida do Sporting” este ano – bem! – foi integrada nas celebrações do aniversário. É já amanhã. Eu lá estarei para me juntar à festa, ajudar o clube com mais uns cobres e ganhar… juízo!
Para os eventuais interessados (e possivelmente menos atentos) em participar talvez valha a pena informar que, embora as inscrições online já tenham encerrado, podem ainda ser feitas presencialmente.
O “sítio” oficial da corrida é este:
http://www.corridadosporting.com/
1 Julho, 2016 at 10:21
Parabéns clube do meu coração + 110
1 Julho, 2016 at 10:22
Parabéns Rei Leão,
SL,
1 Julho, 2016 at 10:25
Parabéns ao nosso Sporting!! Com 110 anos de vida e continuas tão vivo como no primeiro! Tens é muito mais histórias para contar! E uma coisa é certa!
SPORTING!!!! TU NUNCA VAIS ACABAR!!!!!
Sinto-me como no meu próprio dia de anos…que todos nós nos sintamos assim…é sinal que o Sporting é cada vez mais nosso, cada vez mais amado, cada vez mais forte!
1 Julho, 2016 at 10:37
O Mundo sabe que pelo teu amor eu sou doente… farei o meu melhor para te ver sempre na frente. Irei onde o coração me levar e sem receio. Farei o que puder pelo meu SPOOOOORTING! Muitos parabéns ao meu grande amor por estes 110 anos repletos de glória!!! TI AMOOOOOOOOOOO!
1 Julho, 2016 at 10:40
Parabéns Sporting!!!!!
#110 #diadeSporting #enormeSporting
E O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR!!!!