Tenho cá para mim, e não deverei ser o único, que os aniversários são boas ocasiões para fazer balanços. E, futebolísticamente falando, se esse aniversário coincidir com o arranque de uma nova época, melhor a ocasião para parar e pensar um pouco.
Ora, no rescaldo de uma época empolgante, mesmo que com um final frustrante, partimos para um defeso que tinha tudo para ser tranquilo. A base da equipa montada, a maioria das contratações já feita, as atenções viradas para a chegada de reforços à modalidades e o Euro a permitir “matar a fome de bola”. Mas a verdade é que , entre adeptos, a calmaria do defeso parece ter tido um efeito contrário. Ou, se preferirem, parece ter servido para aumentar a intolerância face a quem ousa discordar de algo que se passe no universo leonino.
Ao observar atentamente o que se vai passando, dou comigo a questionar se isto será uma espécie de resultado do que vivemos num passado recente. Aquele bater no fundo e as consequentes eleições que levaram ao fim do mandato de Godinho Lopes, parece estar demasiado vivo na mente de vários adeptos. Tão vivo que, hoje, muitos do que lutaram e ajudaram a colocar um ponto final na situação, vêem o seu Sportinguismo colocado em causa de cada vez que questionam alguma medida tomada (ainda não se encontrou uma palavra que substitua “croquete”, mas creio que não demorará muito).
Se questionas a forma como foi gerida a pasta do hóquei em patins, és mau Sportinguista. Se questionas a forma como se colocou um ponto final na equipa de basquetebol feminino, és mau Sportinguista. Se dizes discordar da forma como o presidente comunica no facebook, és mau Sportinguista. Se gostavas que o processo de profissionalização do rugby fosse gerido de outra forma, és mau Sportinguista. Se achas que devia existir uma gamebox sem jogos Champions, és mau Sportinguista. Se te faz confusão a forma como se anuncia e se processa a saída de João Benedito do clube, és mau Sportinguista. E, com tudo isto, a mensagem que se passa é “questionar para quê? Quem lá está sabe bem o que faz e só tens que apoiar!”.
Ora, caso ainda não tenham reparado, foi esse deixa andar que nos conduziu ao tal passado recente, quase traumático. Foi essa ausência de massa crítica que nos adormeceu e nos mergulhou no fundo do poço. E é por isso que vos digo que nada será pior do que uma estratégia de abafar opiniões diferentes, muito menos colocando essas opiniões diferentes numa prateleira de mau Sportinguismo ou de pessoas que estão contra a actual direcção. É um erro, um erro enorme.
Por isso, na semana em que as coisas começam realmente a sério para a época 16-17, aproveitem para esse “parar e pensar um pouco”. Aproveitem para erradicar fantasmas, aproveitem para tentar perceber um pouco melhor aquela frase que parece estar tão na moda quando se aponta o dedo a quem questiona: “ninguém está acima do Sporting”. Sim, esta frase é correcta e deve nortear-nos sempre, ao invés de ser utilizada como arma de arremesso quando nos convém. Até porque, quando chegar a altura de apoiar, não poderão existir prateleiras de bons e de maus Sportinguistas. Terão que existir Sportinguistas. Longe, perto, no estádio, nos pavilhões ou no pedaço de mundo onde a vida os colocou. Será esse rugido conjunto que fará a diferença. Será esse abraço nos festejos que mostrará o quão idiota é esta promoção de clivagem. Será o arrepio que sentes quando escutas “o mundo sabe que”, que te fará ter vontade de correr rumo a nossa casa e te mostrará que, essa sim, é a altura de pensarmos todos da mesma forma.
4 Julho, 2016 at 13:36
E volta-se a aproveitar estes tópicos para desvalorizar o calção preto. No mínimo, lamentável.
“O Artº 41 dos Estatutos de 1920 fixa o uniforme para o Futebol: Camisola com frente e costas alternadamente partida em duas metades, uma verde outra branca, colarinho e punhos pretos, bolso preto no lado esquerdo e neste o Leão do Clube e as iniciais SCP; Calção preto; Meias pretas com canhão preto e verde”
A cor preta SEMPRE fez parte do equipamento do Sporting Clube de Portugal e não jogar com esta cor em nenhuma peça de do seu vestiário é um atentado contra a identidade do clube.
Querem calções brancos, dirijam-se à loja do esgoto de Carnide.
4 Julho, 2016 at 13:47
E este ano voltou Trolha 😉
O ano passado foi um erro de casting.
4 Julho, 2016 at 13:56
Não se esqueçam dos calções verdes, sff
4 Julho, 2016 at 13:58
Os fluorescentes são só para a Europa. 😉
E por acaso nem gosto deles, aquele equipamento ficava um must com calção preto.
4 Julho, 2016 at 14:15
estou a falar dos verdes que fizeram parte do equipamento principal há dois anos (quando o Nani cá esteve e quando o Tanaka marcou em Braga)
4 Julho, 2016 at 14:19
Mas vamos ou não ter os calções pretos este ano? Pelas fotos da gala, parece-me que sim. Até porque os pormenores pretos da gola com calção verde ou branco, não colam. Qual é a dúvida?
4 Julho, 2016 at 13:57
É isto mesmo 🙂
Não sou má Sportinguista por não gostar dos tweets. E quem não concordar azar.
Nunca mais é dia de sporting…Bolas, que saudades!!!
4 Julho, 2016 at 14:00
Não consigo compreender a intolerância a quem neste momento critica situações que acham menos boas, independentemente de concordar com elas ou não. Se acho que algumas não deveriam ser feito “publicamente”? Acho que sim, mas estão no seu direito e se as fazem é porque acham que o estão a fazer em prol do clube também. (e como tudo, numas será positivo e noutras nem por isso)
Não gosto desta divisão eterna de hoje ser considerado guarda pretoriano para amanhã ser considerado oposição. Não gosto de ver tudo e qualquer coisa, começar a servir de arma de arremesso e até mesmo de ataques pessoais entre aqueles que outrora lutaram e festejaram juntos.
Todos nós temos um amor em comum e parece que se esqueceram de tudo o que já houve para trás e apenas vivem o momento como se o passado para nada contasse.
A Tasca deu me a conhecer muita gente (e gente boa), com opiniões diferentes mas que sempre se foram respeitando. Ultimamente isso não acontece e tenho pena de ver isso com pessoas que via (e vejo) também como amigos.
4 Julho, 2016 at 21:58
Bom comentário Moura. SL
4 Julho, 2016 at 14:06
Permitam-me o off, mas começo a achar que deveríamos ter aceite a proposta de 30 milhões pelo João Mário. O rapaz está cheio de moral para recusar a renovação e aumentar o salário. Nem percebo bem porquê atendendo aquilo que tem feito no Euro, ou seja zero.
É bom? É. É o Maradona? Não.
Alguém que lhe diga isso na cara.
4 Julho, 2016 at 14:09
2020 diz-te alguma coisa?
4 Julho, 2016 at 14:19
Eu sei. Por isso mesmo é que não percebo a proposta de renovação.
Agora temos de renovar com um jogador de cada vez que o pai/empresário/padrasto abre a boca?
O que é que mudou no JM que valha um aumento de 400 mil euros?
4 Julho, 2016 at 14:36
lá está mais uma vez, sai na cs e já é verdade absoluta.
4 Julho, 2016 at 14:25
Excelente post Cherba…
Mais 1 aqui, que não gostou da forma como “foi resolvida” a situação do Benedito… Não sei o que se passou, por isso não vou especular… Se esperava este desfecho? Não. Se gostei? NÃO. O Sporting precisa de referências e Benedito é claramente um exemplo de Sportinguismo… Mais não sei… E não vou inventar…
SL
4 Julho, 2016 at 14:41
Um dia saberemos o que se passou de verdade…
Para já apenas se sabe que chegou ao fim a sua ligação (como atleta) ao Clube…
Não vale a pena especularmos…
aguardemos…!!
SL
4 Julho, 2016 at 14:44
Nem preciso de “saber” o que se passou, caro Max…
Desejo apenas um “volte-face” à semelhança do que aconteceu com Manuel Fernandes… É que há Sportinguistas, que não enganam e Benedito é claramente um deles…
SL
4 Julho, 2016 at 19:27
Estrada da beira e a beira da estrada não são bem a mesma coisa.
Eu também sou um Granda Sportinguista!
O Manuel Fernandes estará sempre num patamar à parte.
Quando um dia terminam relações boas e duradouras … Custa a todos… Mas é assim a vida!
4 Julho, 2016 at 15:01
Porque tenho tempo, li todas as linhas que aqui se escreveram até agora.
Ainda não deparei com insultos, “topei” algumas afirmações mais inflamadas, mas o que ressalta, reparem bem, se tiverem tempo para fazerem como eu, é uma vontade inequívoca do Bem para o Sporting!
Excelentes opiniões vi aqui hoje, o que significa que o debate é útil, que o contraditório deve existir. Portanto, abençoado texto, caro Cherba!
Há meses que “fiquei por aqui”. Porque delirei com os “relatos” dos nossos jogos (só os “ouvia” ao intervalo e no final, não era “locutor”!) porque a informação passa por cá e também porque há espaços leoninos onde já não se pode entrar sem se (aí sim!) ser insultado, ver também o Sporting ultrajado!
Já o afirmei aqui: debate só no meio dos meus!
Saibam preservar este espaço Leonino, onde, por certo, se sentem bem, como eu me sinto, embora possa parecer um estranho para muitos de vós…
Não sou, isso asseguro, um estranho ao Sporting e aos seus valores que o meu saudoso pai, com as limitações que eu lhe reconhecia, me transmitiu.
SPORTING!
4 Julho, 2016 at 15:04
Boa posta Cherba!
Palavras simples, mas necessárias para acalmar mentes excessivamente agitadas.
Entretanto, desculpar-me-ão pela eventual repetição, mas estive ‘fora do mundo’ e não vi por aqui qualquer citação: entrevista do Presidente ao ‘Expresso’: http://expresso.sapo.pt/desporto/2016-07-03-Aturo-um-filho-da-mae-100-anos-se-ele-for-utill-ao-Sporting
SPOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!
4 Julho, 2016 at 15:23
welcome back!
fico satisfeito por saber que não somos apenas meia dúzia a ter esta opinião duma coisa que se chama liberdade de expressão, direito à critica, direito ao contraditório e direito a questionar.
não sou um crítico desta direcção. antes pelo contrário. sou apenas um crítico de algumas coisas menos bem feitas ou, nalguns casos, mal feitas. não sou criminoso ou conspirador. não sou tachista, aspirante a tachista ou qualquer outra coisa que signifique ganhar algum ou algo que venha do clube.
a facilidade com que se deturpa uma opinião porque ela não está alinhada é duma baixeza liminar.
os serviços a que algumas pessoas se prestam provocam-me um sentimento de vergonha que primeiro é alheia porque não é comigo mas que rapidamente para a vergonha própria porque é no meu clube.
gostava de perceber como é que descalçam as botas que andaram a calçar durante meses, nomeadamente com Gilberto Dias Borges e Nuno Lopes que passaram de heróis de todos para anti direcção, anti Sporting e anti Bruno de Carvalho e pessoas que semeavam a discórdia num grupo que era tão bom. depois, descobriram que afinal o GDB andava intoxicado pela víbora que é o Nuno Lopes. agora afinal o Nuno Lopes é e sempre foi um grande Sportinguista e já nada se passou… enfim, só os idiotas não mudam de opinião mas, há quem mude de opinião mais rápido que muda um par de meias…deve ser daí que vem o cheiro a podre. mudar de opinião assim tão depressa, é maior idiotice que nunca mudar de opinião.
depois, tentaram o mesmo com o Bruno Roseiro. adorava saber o que dizem agora visto que, o Bruno Roseiro vai continuar com o Sporting.
e isto passar-se-á com mais algumas coisas.
enfim..como disse acima, muito satisfeito por ver que não há apenas meia dúzia que gostava de dar a sua opinião livremente.
Bela Posta! SL
4 Julho, 2016 at 15:41
A critica quando construtiva só ajuda a melhorar.bruno de Carvalho é um excelente presidente mas é óbvio que comete erros passo a citar alguns
1 Vouchers – 20 valores a denunciar, mas nota negativa nos episódios seguintes. Já deveria ter pedido a cabeça de Proença desde o início deste caso, pois Proença recebeu muitas caixas.
Depois de ter visto que o porto não pegou no assunto deveria falar menos nas caixas. Eu se fosse a ele deixaria o assunto na gaveta e só voltava à carga na semana anterior à decisão do TAS.
2 Dubai – Quanto mais ele fala no Dubai mais destaque dá ao benfica. Infelizmente fala mais do Dubai do que o orelhas.
3- Renato Sanches – O puto é um excelente jogador foi ele que deu o título ao Benfica, não ver isso é não perceber de futebol. Podemos chamar-lhe bob marley da musgueira, Quisto rei, trancinhas, preto, favelado, etc. mas o que é certo é que ele é um excelente jogador. Comete erros? sim e muitos, mas isso é normal só tem 18 anos, Ronaldo com 18 anos não marcava 50 golos por época. Acham que o Bayern algum dia dava 35 milhões se ele tivesse 30 anos?
4- Uso do facebook – deveria usar menos o facebook se concordo com muitos dos posts noutros, infelizmente viraram-se contra nós. Deve usa o facebook de forma q.b.
5 – Foco no benfica – Ás vezes parece que só temos um rival, mas não, temos 2. O objectivo do Sporting é ser campeão não é ficar à frente do benfica. De vez em quando Bruno deveria falar sobre o porto até porque se novamente esta época o porto não ganhar nada Pinto da Costa afunda o clube e aí sim só teremos que nos preocupar com o benfica durante alguns anos.
De resto apoio Bruno, em tudo, está a fazer um bom trabalho só espero que mude na comunicação.
4 Julho, 2016 at 16:16
O que é que tem o BdC a ver com o esbracejador da musgueira?
4 Julho, 2016 at 17:36
A patética campanha contra Renato Sanches feita por Bruno de Carvalho, Zé eduardo, Octávio, inácio, Carlos Dolbeth, Melo e restantes comemtadores da Spprting tv além de ser uma campanha estúpida só veio dar com que se falasse mais do Renato.
Nunca me viram escrever aqui sobre o Dubai, Renato ou qualquer outra coisa boa do benfica.
Aqui é sporting.
4 Julho, 2016 at 19:46
O que houve com o Renato Sanches foi a defesa contra a campanha negra que os lampiões lançaram sobre Slimani. Agora esquecem-se disso. Então vamos lá relembrar que quem começou a atacar jogadores adversários, jogadores do Sporting foi o carnide. O Sporting reagiu sobreaquecido pela campanha negra da CS lampiã contra Slimani com cum justa indignação a uma entrada para vermelho de Renato Sanches que nem amarelo levou.
As coisas em Portugal funcionam assim:
As teses do carnide são dadas na maior parte das vezes como notícias enquanto as nossas são como declarações da direcção. A aparência é que temos de um lado a realidade – do lado do carnide – e do outro a mera opinião.
4 Julho, 2016 at 18:44
Há Sportinguistas cujo gozo maior aqui é chamar outros Sportinguistas de lampiões. Chama-se estupidez. Não há cura para isso.
4 Julho, 2016 at 22:00
E é um dos maiores insultos que se podem fazer um sportinguista.
4 Julho, 2016 at 20:53
Um lampião é uma coisa que brilha no escuro a indicar que “está ali merda”.
4 Julho, 2016 at 20:54
Um morcão é uma coisa sentada com as tripas na boca. Também gosta de comer lampiões.
5 Julho, 2016 at 4:46
O médico diz para o paciente:
– ò sr. Humberto Coelho você tem que parar de se masturbar…
…ou eu não consigo terminar de o examinar.