Não sou, nem nunca serei, uma adepta de futebol que diz não ligar à selecção nacional. Chamem-me romântica ingénua, mas vibro com os jogos do meu país, esqueço conflitos, agentes ou federação. Esqueço clubes e jogadores que sempre odiei e passo duas horas colada em frente à televisão, entre cervejas e caracóis, amigos e família, entre tripeiros e lampiões e posso, por uma única vez num ano, abraçar o meu namorado enquanto comemoro um golo. É a nossa bandeira, o nosso país e as nossas cores que estão em jogo. É o cantar o hino é o saltar em cada golo de um mata-mata, sofrer de olhos fechados nos penalties e sofrer um AVC a cada defesa.
Ontem era uma portuguesa orgulhosa. Não que o futebol seja atrativo, não que o sorteio tenha sido complicado, mas porque mesmo tendo em conta tudo isto cumprimos a nossa obrigação e estaremos na final de Paris. Desta vez foi mesmo contra tudo e contra todos (3 penalties não assinalados nos últimos três jogos, imprensa internacional muito crítica, ex jogadores e treinadores com declarações nojentas). E ver jogadores tão comprometidos e solidários uns com os outros, que estão claramente com o seu treinador, e que se apoiam loucamente na sua força emocional deve deixar todos os portugueses completamente eufóricos com a possibilidade de ver Cristiano Ronaldo levantar o caneco.
Mas, mesmo tendo em conta tudo isto, hoje é o dia que terei de individualizar um pouco, pelas provas de superação que recebemos jogo após jogo. Os nossos quatro rapazes têm sido incríveis. João Mário, coitado, faz o que é suposto no meio daquela táctica com a classe do costume, William e Adrien trouxeram a intensidade e segurança ao meio campo, e o que dizer de Rui Patrício, senhores, que qualidade na nossa baliza, cada vez melhor e mais maduro.
Só que hoje falarei de outros dois incríveis atletas, que dignificaram a nossa camisola há não mais que um ano, que têm calado críticas, longe dos holofotes, e que oferecem à equipa nacional muito mais do que aqueles que tantas vezes são apontados aos seus lugares.
Luís Carlos, Nani para todos nós, é sempre, ou quase sempre, o patinho feio dispensável quando começa a fase final de uma grande competição. Compreensível? Nem por isso. Foi um dos melhores no Euro 2012, o único a quem podemos apontar prestações positivas no Mundial 2014 e, claro, uma das figuras deste Euro 2016, com 3 golos marcados e duas assistências. Nani tem-se sacrificado imenso em todos os jogos, oferece várias soluções de passe e, pasmem-se, cumpre melhor que ninguém a posição de ponta-de-lança, onde aparece muitas vezes como último homem. Nada contra Quaresma, nada contra Rafa, mas se existe alguém que muda um jogo, que o compreende, que oferece e marca, esse jogador é Nani. Tem emprestado a Portugal uma enorme regularidade, mas por algum motivo é sempre posto em causa. Foi importante em todos os jogos e só lhe posso desejar a sorte que merece ao serviço do Valência.
Cédric Soares, o melhor lateral direito português da actualidade, era até há um ano um jogador banal. Daqueles que não fazia capas, que era invenção dos lagartos, que dava mais casas que o Eliseu. Bastou um aninho na Premier League, onde foi dos mais bem cotados, para voltar como um qualquer D. Sebastião da zona defensiva. Mas para o seleccionador isso não chegava. Era preciso colocar um lateral adaptado, e mal adaptado, a ser desastroso para que o mundo todo compreende-se a necessidade de chamar Cédric. Cumpriu, tem crescido a cada jogo, tem sido o bom e confiável Cédric que todos os sportinguistas já conheciam. Velocidade, inteligência e uma intensidade incríveis, para além de um sentido de compromisso invejável.
Aos dois, o meu obrigada, e a certeza de que muitos leões estão a torcer pelo vosso sucesso, seja ele onde for.
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
7 Julho, 2016 at 22:29
Preferia mil vezes a Alemanha.
Mas como a Nossa Senhora dos Encolhidos vai meter em campo quem o Encolhido-Mor não desejaria, vamos ganhar de certeza.
Quando a euforia passar, lá continuaremos com a Federação Mendolesa de Futebol a fazer das suas, a menos que a Nossa Senhora dos Encolhidos se zangue de vez e acabe com esta vergonha que nos persegue há décadas.
Bem hajas Nossa Senhora, por respeito aos nossos queridos imigrantes que trabalham e se governam como nós nunca fomos capazes.
Eles merecem serem campeões.
Nós não.
Continuamos os mesmos, os que não se governam nem se deixam governar.
7 Julho, 2016 at 22:46
Eles merecem serem campeões. eheheheh
Estou todo algarviado … Eles serem campeões … LOL
7 Julho, 2016 at 22:34
Penso que a França consegue pôr bem mais intensidade no jogo do que Portugal. Tem um jogo mais fluído e ligado, enquanto Portugal, como bem sabemos, joga aos repelões. Mas no Domingo as posições vão inverter-se, porque será Portugal a fazer o que a França fez hoje à Alemanha, enquanto os franceses vão ter a responsabilidade de fazer as despesas da partida, porque são favoritos por jogarem em casa e por terem um palmarés superior.
Portugal tem de ser uma equipa fria e cínica, algo que não foi em 2000 (pelo contrário…), e forçar o erro do adversário. Temos o melhor jogador do mundo, mas colectivamente a França é superior.
7 Julho, 2016 at 22:43
Posso não gostar das opções tomadas muitas vezes por FSantos, da influência do Mendes, do hype exagerado dado a jogadores como Renato Sanches (com potencial mas claramente insuflado), do facto de qualquer tangas do Carnide como Guedes e Cavaleiros serem convocados enquanto os nossos têm de penar amargamente…
Mas já há muito que não vibrava como ontem com a passagem à Final e como irei certamente vibrar no domingo.
Arrepia-me também o Hino e toda a vibração que todo um povo (dentro e fora do retangulo) sente.
Calhou a França que também está a ter o colinho do lado dela. Pois estou satisfeito… haverá maior alegria que ver a nossa seleção derrotar os franceses em Paris numa final do Euro, depois de 1984, de 2000, de andarem a dizer que eramos nojentos, etc? Haverá melhor cenário do que os nossos emigrantes irem na segunda-feira trabalhar e encararem os seus patrões com um enorme sorriso nos lábios depois da nossa (eventual) grande vitória? Haverá outra hipótese tão grande para um jogador enorme como Ronaldo conseguir um grande título de seleções?
Por tudo isto quero muito que façamos um milagre e que derrotemos os franceses no domingo.
A Europa já nos “deve” um título há muito tempo. O nosso futebol merece-o largamente. E espero que os nossos mosqueteiros (Patrício, Adrien, JM e William) sejam decisivos como têm sido…
7 Julho, 2016 at 22:45
E atenção que hoje houve um jogo até ao penalty… claramente dominado pela Alemanha e depois do penalty (controlado pela França)…
7 Julho, 2016 at 22:55
ILLUMINATOR
10 Junho, 2016 at 13:54
Aposto quase tudo na França. Senão Inglaterra ou Portugal…
Pena as lesões do Varane e do Verrati e a ausência do Benzema. Mas vai dar para entreter enquanto esperamos pela nova época.
Previsão para o MVP: Griezzman ou Payet!!
https://atascadocherba.com/2016/06/10/que-comece-a-festa/
Neste momento até podia dizer quem é que vai ganhar o próximo Campeonato Nacional mas acho que aqui ninguém tem dúvidas 😀
7 Julho, 2016 at 23:05
a alemanha teve um dia mau em alguns dos seus jogadores.
a frança é muito forte em 3 jogadores.
é quase impossível desmontar a alemanha, só de grande penalidade.
já a frança parece abrir outro tipo de possibilidades.
temos de aproveitar.
7 Julho, 2016 at 23:12
Meus amigos de “guerras” e vamos fazer um exercício para ajudar o Fernando Santos -a constituição da equipa para Domingo:
GR – não há outro – Rui o Patrício;
DD – Cédric;
DE – Guerreiro;
DC – Pepe e R. Fonte;
E aqui vai o meio-campo que, pelo que vi hoje da França, tem de ser reforçado:
MC – Danilo e William;
À frente destes Adrien para fazer marcação cerrada ao Griezmann;
Avançados – Nani – Ronaldo – Quaresma (ou Rafa)
Vocês vão dizer que esta é muito defensiva, mas a minha estratégia é a seguinte (segundo F Santos) aguentar a 1ª. parte sem sofrer golos e na 2ª. depois se verá.
A França tem muita força física, esperava que houvesse prolongamento, para o que ganhasse chegasse à final mais quebrado, mas não aconteceu!
Durante o jogo pensava se nos calhasse a Alemanha é que era bom, depois eles tomaram conta do jogo e eu mudei se nos calhasse a França… e andei assim quase todo o jogo a mudar de opinião!!
Agora vejo que nos calhou a pior selecção para Portugal … vão jogar em casa, fisicamente muito fortes, arbitragem (quer se queira quer não) irão puxar a brasa à sua sardinha (França) … e no fim ………… ganha Portugal nos penaltis!!
SL
7 Julho, 2016 at 23:19
eu vi o frança-albania em que os albaneses estiveram várias vezes perto da surpresa…
a frança é melhor que a alemanha.
a alemanha hoje teve um dia mau em alguns jogadores. Nos outros dias ganha a qualquer um.
7 Julho, 2016 at 23:59
Fdx! Eu também já tive esse pesadelo… William + Danilo! O William não precisa cá de outro gajo a atrapalha-lo ali ao lado!
Z
7 Julho, 2016 at 23:19
Maria, mais um bom texto cheio de sentimento e orgulho patrióticos mas, confessa lá que o facto de termos obrigado o Lampião -mor a apostar na formação do Leão em vez de apostar decididamente na carteira de jogadores do Mendes dos impostos (o Mendes “fiscalista”) tem qualquer coisa a ver com isto.
Não me esqueço que o primeiro jogo da Selecção que vi, do princípio ao fim, foi o nosso jogo com a Croácia.
Cristiano não está no seu melhor, Nani sim e eu, não estou no meu melhor mas, o entusiasmo regressou por ver a fotografia dos 10 na Gala Honoris Sporting que a enviaram a Bruno de Carvalho como uma “Memória” que se não perde nos 110 anos do Clube que A TODOS FORMOU! A isso não são estranhos os nossos efectivos 3 Mosqueteiros (que são Quatro) prontos que estão para derrotar de vez as forças de Richelieu.
Agora é esperarmos que somos capazes de virar o tabuleiro. Os Franceses são mais agressivos que a média, são mais fortes fisicamente que a média mas não têm nem os 10 magníficos (incluindo a maçã-podre-e-achatada), nem os 3 Mosqueteiros porque esses incluindo o melhor jogador do Mundo, temo-los Nós.
O tempo da falta de confiança já passou, João Mário está na posição dele, finalmente, William conquistou o lugar de uma vez por todas, assim como Adrien, segundo me parece. Não me parece que o Lampião-Santos vá inventar neste momento em que a procissão está a chegar.
Domingo, não temos nada a perder. Vamos para a Final na posição do underdog, os Franceses acham que já está no papo mas, eles é que jogam perante os Franceses na casa deles. Eles é que derrotaram a Alemanha, não fomos nós. Entre eles dizem isso mesmo, que nós só batemos em zombies e em mais ninguém. Vão entrar em Campo impantes. Musicalmente, só o hino Alemão é mais bonito, os Tugas têm sido os empregados dos Franceses nos últimos 50 anos. Eles são superiores e basta que joguem o que sabem.
Os 10 Magníficos jogam ou jogaram todos no Sporting e sabem o que é jogar contra as Arbitragens portanto, nem essa vantagem é tão decisiva assim. Jogamos no Domingo para prepararmos a vitória no Campeonato Nacional em Maio. Se Portugal vencer, nada há no futebol Português capaz de parar este Sporting.
Desta vez aposto em dois golos, um de João Mário e outro de Adrien. Ah Oui! C’est ça!
7 Julho, 2016 at 23:40
Como estamos todos a dar bitaites sobre a equipe e ainda que pense que Fernando Santos vai entrar com o mesmo onze, excepção feita a Danilo, vou propor um onze inicial completamente inovador. Assim,
Primeira Parte
Rui Patrício
Cédric, Fonte, Pepe e Rafael
Danilo, William, João Mário, Adrien
Rafa e Éder
Segunda Parte (substituições ao Intervalo)
Rui Patrício
Cédric, Fonte, Pepe, Rafael
William, Adrien, João Mário (rapazes são so 90 minutos da vossa vida. Alta intensidade sem desmobilizar, do princípio ao fim do jogo. A seguir, vai tudo de férias).
Nani, Cristiano e Quaresma.
Queres ganhar, tens de exasperar os franceses. Uma parte de exasperação, outra de concretização.
Apostar as fichas todas sem medo. Poker é Poker e a Final, também é Poker.
8 Julho, 2016 at 0:32
Não vejo onde é que o 11 da primeira parte exasperaria mais os franceses do que a nós mesmos…
Z
8 Julho, 2016 at 0:00
Mário
Bem pensado, entravam na 2ª parte uma linha avançada nova e fresca, os franceses já não tinham pernas para aguentarem, marcava-se um golito e já estava….eramos Campeões da Europa!!!!
Sonhar não custa nada!!!
SL
8 Julho, 2016 at 0:26
A alemanha tem os jogadores todos rebentados, num dia mau, como hoje foi exemplo, perde com qualquer seleção top 20/30.
A frança é imprevisível, tanto pode jogar em contra-ataque como em futebol organizado. Estiveram a perder desde cedo com a irlanda e deram um recital a seguir. Não levar benzema – prima dona (superstar) – se calhar permitiu-lhes unir o grupo e reforçar laços para algo grande. A final será um confronto entre os dois melhores meio-campo do europeu, sendo que a seleção gaulesa ganha em quantidade: o sporting forma aos 2/3 não aos 4 ou 5 🙂
8 Julho, 2016 at 1:26
Que sorriso me deu o presidente:
https://www.facebook.com/presidentesportingclubedeportugal/?fref=nf
8 Julho, 2016 at 2:31
Prevejo roubalheira, os nossos estão habituados a isso, talvez não chegue para os avecs ganharem. Só não quero mais penalties porque ficaríamos sem o RU1…
8 Julho, 2016 at 2:32
Hoje salta a Mamona 😉
Temos mais uma leoa nos JO`16
Jonathan Silva ficou fora dos convocados para os JO, naquela que foi a 3ª e definitiva convocatória
8 Julho, 2016 at 4:48
Já há calendário dos nossos jogos no Rio?
8 Julho, 2016 at 9:18
True story:
Ontem no meu FB alguém dizia que com a Franca ia ser difícil, que só William e Renato nao iam chegar para os 3 franceses (assim mesmo, só os dois.) Ora chego lá eu e boto uma foto do bombeiro de servico, número 23, e surpreendentemente levo logo uns likes.
Mas mostra bem o quanto o Adrien conta para quem nao é do Sporting.