«A crítica faz parte. Chega-nos pouco esse tipo de críticas. Não queremos ganhar por vingança, mas para dar uma alegria muito grande portugueses, para ficar na história e isso é que conta. Acreditámos sempre em nós. Os críticos existem sempre, alguns até no nosso país. Acreditámos nos nossos sonhos e agora estamos aqui para concretizá-los»
8 Julho, 2016 at 21:31
o Rui que treine bem as grandes penalidades…
pode ser preciso depois do prolongamento ou antes dele.
8 Julho, 2016 at 21:38
Que o jogo seja limpo e que nenhum dos nossos se lesione. Já só peço isso.
8 Julho, 2016 at 21:41
Ganhar à frança e depois dedicar isto à comunicação social francesa:
https://www.youtube.com/watch?v=mHl9l2KgmWk
9 Julho, 2016 at 11:11
Já agora, também ao Luís Filipe Vieira Y sus muchachos , los arbitros que leva en el bolsillo y a la formacion del benfica que se queda en la muy nobre localidad del depósito de piedras (Seixal). A todos ellos dedicamos estas palabras de Maradona que hoy hemos hecho nuestras: – Que la chupen Y la sigan chupando que nosostros somos blancos o negros pero que no hay en el equipo ningun rojo de mierda, entonces, que se queden mamando, chupen Y sigan chupando.
Aprendi na Internet e não a ler o ABC que assinei décadas a fio.
8 Julho, 2016 at 21:51
Excelente texto do professor Jorge Araújo sobre, entre outras coisas, a conferência de imprensa do João Mário.
Já ganhámos!
De Jorge Araújo
Perguntará o leitor se estarei na plena posse das minhas faculdades. Não duvidem! No imediato, já ganhámos o futuro.
Quanto ao jogo final com a França ainda estamos a prepará-lo. Mas atenção! Segundo o Fernando Santos, as finais são para se ganhar. E como eu estou de acordo com ele! Chega de meias palavras e de termos medo de arriscar!
Quanto ao (desde já!) termos ganho o futuro, refiro-me a se a próxima geração de jovens futebolistas que vai emergindo na nossa seleção nacional de futebol atingir a mesma maturidade hoje revelada pelo João Mário jogador da seleção nacional (com 21 anos!) na conferência de imprensa habitual.
Absolutamente surpreendente a forma como durante 30 minutos respondeu com toda aquela serenidade e sabedoria (num jovem!) a tudo e a todos! Só possível se treinado, influenciado, “marcado” pelo treinador e naturalmente bem apoiado por todo o “staff” da Federação que rodeia a seleção nacional.
E confirmei de imediato algo que há muito venho defendendo. Existe uma diferença muito grande entre aprender para a vida, ou para o canudo.
No processo de aprendizagem para a vida, constituem suportes decisivos, o treino, que ajuda à melhoria contínua e o aprender com os erros, através de uma constante reflexão potenciada por pais, professores, treinadores, etc.
Na busca exclusiva do canudo, pouco importa o que aprendo ou como aprendo, muito menos me interrogo para que irá servir aquilo que aprendi. Limito-me a ir em busca da licenciatura, de um mero papel onde conste que, com qualidade ou sem ela, sou doutor, engenheiro, no meu caso professor de educação física.
Pois a minha conclusão acerca de toda aquela disponibilidade e capacidade de se expressar em público do João Mário, nem nasceu com ele (há muito que isto está desmistificado!) nem o aprendeu na escola. Ter potencial, revelar talento, não basta. É fundamental muito esforço e paixão por aquilo que se faz!
E é óbvio que o João Mário aprendeu para a vida através da experiência e do treino que lhe tem vindo a ser ministrado enquanto jogador profissional de futebol. Obviamente, também apoiado pelos pais, professores, amigos etc., cujo impacto educacional se apresenta cada vez mais com enorme importância.
Chega da habitual e piedosa preocupação com a melhoria da qualidade da formação e habilitação técnica e comportamental dos nossos jovens e, por favor, abram caminho para um ensino e uma aprendizagem onde a experiência da vida e um fundamental convívio com colegas, professores, treinadores e meios ambientes o mais diversificados possível preparem os nossos jovens para serem capazes de se revelarem ao nível a que se apresentou o João Mário.
Segundo MANFRED SPITZER no seu livro “Aprendizagem, neurociências da vida” “é fundamental aprender a observar e interpretar a realidade que nos rodeia do modo mais sério e honesto possível, mesmo que tal nos custe bastante incomodidade”.
Diz-nos ainda o mesmo autor que “em comparação com a noção de saber fazer (capacidade para aplicar) a noção de saber (conhecimento) é bem mais modesta (não basta saber é preciso saber fazer, aplicar o que se sabe).” “Não aprendemos para a escola, mas para a vida.” “A aprendizagem não diz respeito só ao que aprendemos, mas também onde será feita e aplicada essa aprendizagem: na vida e durante a vida.” “A aprendizagem é influenciada em grande parte pelo mundo no qual se aprende.” “Quanto mais atractivos, lúdicos e divertidos forem os conteúdos, mais fácil será a sua interiorização e, naturalmente, a sua aprendizagem.” “Por exemplo a informação massiva presente na Internet, está para a aprendizagem, como um supermercado para uma boa refeição que requer muito mais que os seus ingredientes. Pede combinação e preparação.” “Uma boa refeição é mais do que os seus ingredientes e o mesmo acontece com a alimentação intelectual à nossa disposição na Internet.” “Quantas vezes revistas e vídeos são frequentemente consumidos da mesma forma que bolachas, batatas fritas, chocolates, etc?” “Uma boa refeição orienta-se segundo as preferências, tendências e experiências prévias e também a alimentação intelectual requer esse equilíbrio.”
E, claro, a possibilidade de aprender não é de forma alguma apenas um problema da Escola, mas muito mais um problema da sociedade e da sua respectiva cultura.
Sem haver orientação da atenção para os estímulos a aprender, nada acontece! Aprender, tem como questão central quem ensina, como o faz e principalmente onde o faz! E ensinar arrasta a necessidade de activar a atenção para o que deve ser aprendido.
Como nos diz ainda Manfred Spizer, “formar, ensinar, treinar, etc., subentende a necessidade de actividades de grupo (relação inter pessoal, trabalho em equipa) e também um desenvolvimento de competências conformes com as necessidades contidas na realidade.”
Obrigado João Mário!
8 Julho, 2016 at 22:05
“Só possível se treinado, influenciado, “marcado” pelo treinador e naturalmente bem apoiado por todo o “staff” da Federação que rodeia a seleção nacional.”
a sério??
aprendeu isto tudo na e com o staff da selecao??
a sério??
p q os p….
8 Julho, 2016 at 22:07
parei de ler neste parágrafo…
isto anda tudo podre…
9 Julho, 2016 at 11:16
Bem diz o Jorge Jesus que os jogadores da nossa formação são muito inteligentes e aprendem muito depressa.
8 Julho, 2016 at 22:19
No meio de tanto palavreado, ando à procura da palavra “Sporting”.
Alguém me ajuda?
9 Julho, 2016 at 8:12
Pensei o mesmo. Verborreia e mais verborreia de quem gosta de se ler e de se ouvir.
8 Julho, 2016 at 21:56
O estádio a cantar:
https://youtu.be/kLjKcmx2jE0
8 Julho, 2016 at 22:06
TOP.
8 Julho, 2016 at 22:52
Com essa e com o Haka Português estamos lá!
https://www.instagram.com/p/BHnPUGFjny2/
8 Julho, 2016 at 23:56
Opá que cena mais marada, parti-me a rir…
9 Julho, 2016 at 0:22
É daquelas coisas que sao tao más, tao más, tao más, que acabam por se tornar boas…
ja chorei a rir a ver isto 😀
9 Julho, 2016 at 8:14
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH
9 Julho, 2016 at 10:25
É por causa destas cenas que para eles somos “Portugueses de segunda”!
Esta cena é passada em prime time nos canais franceses com o único intuito de tentar humilhar. O sr em causa, não entende o alcance da maldade, porque está a ser genuíno.
Vai ser com o aceitar das nossas raízes que vamos levar de vencida a França!
Se tivermos a felicidade de ganhar vão ter que nos ouvir para todo o sempre!
Há repolho
Há repolho
Há repolho
Há bacalhau
Há bacalhau
Há bacalhau
:))
8 Julho, 2016 at 22:14
http://observador.pt/2016/07/08/empresa-irlandesa-ataca-portugal-facam-o-ronaldo-chorar-lagrimas-muito-salgadas/
Nojentos de merda!
Ganhem isto, rapazes. E pode ser sem vingança que eu também não sou orgulhosa!
FDP!!!!!!
8 Julho, 2016 at 22:37
a paddy power… uma casa de apostas que começou com essa.
O bendtner já tinha mostrado as cuecas no euro 2012 para lhes garantir a publicidade.
8 Julho, 2016 at 22:38
a famosa paddy-cueca.
9 Julho, 2016 at 0:32
è encher as paginas deles com criticas negativas, em vez de porem 5 estrelas poem só uma…
https://www.facebook.com/pages/Paddy-Power/154297107941886?fref=ts
9 Julho, 2016 at 10:46
Aqui fica uma linda mensagem para os FDP que tive o prazer de lhes largar no site e em very british style se exprime pelas iniciais S(on) O(f a) B(itch), ou seja SOB!
Paddy Power is one more hate-site.
All I can tell you is that prejudices do not feed people and hate simply lills them. SOB
8 Julho, 2016 at 22:35
Gosto das francesas ☺
8 Julho, 2016 at 23:13
OFF:
Incrível como numa notícia sobre a devolucao do Tabarato (no site d’A Bola) anda lá um gajo a falar no Shikabala e a meter o Naldo no saco das contratacoes falhadas (WHAT? Quem lhes dera a eles.) Estes gajos mancam-se?
8 Julho, 2016 at 23:21
Já é um mau principio ler a burla. Ler os comentários, então, é dose.
9 Julho, 2016 at 8:39
Eh eh eh.
Ah pois é!?
9 Julho, 2016 at 10:47
OFF: Stinking Wankers!
9 Julho, 2016 at 10:48
Em “Espajol” “va te a hacer puñetas” ou seja vai fazer punhos de renda LOL!
9 Julho, 2016 at 0:10
Todos os nossos nao so JM, todos eles teem uma postura nas CI muito diferente dos colegas, porque será? Será do guaraná?
è a diferença entre formar homens, jogadores de futebol e formar jogadores de futebol á pressao para render uns trocos…
Orgulho…
9 Julho, 2016 at 0:43
Ora aí é que está.
Sinceramente até acho um pouco redutor parecer que temos a necessidade de reconhecimento a nível de formacao.
Como se nao tivéssemos nós a espinha dorsal da seleccao, e só nao sao mais porque existe a obrigatoriedade de meter um boneco ou dois do carnide, porque senao até parece mal.
Eu até entendo a chuva de nhanha em redaccoes pelo país fora pelo quisto rei: o nacional benfiquismo está desesperado por tentar agradar ao país, tantas vezes que o Manel foi preterido em funcao do Manelovic.
É normal.
Mas, foda-se, nao aguento se dizer isto: parabéns ao Orelhas pelo maior barrete enfiado na história do futebol!
Porque o expoente daquilo que o carnide forma é isto: um gajo supermusculado que só por si levanta suspeitas de doping ou fraude etária (para os criadores de gado bovino é como se uma Aroquesa parecesse um Branco E Azul Belga…, e para os inspectores sanitários era uma detencao sob suspeita de esteróides).
Continuo: a formacao do carnide é um bruto que a cada disputa de bola quase arranca uma perna ao adversário.
Que foi apanhado a pisar o Modric, o que daria direito a expulsao comprometeria todo o esforco da seleccao.
Que me fez meter as maos a cabeca a cada vez que tocou na bola no jogo contra o País de Gales! Inacreditável como o quisto rei só fez merda naquele jogo.
Pronto, desculpem lá. Tinha que desabafar…
9 Julho, 2016 at 10:52
Portuguesa, desabafaste melhor que eu. Bem desabafado, espero que os “olheiros” lampiões bejam o teu desabafo e o enfiem nas orelhas “dumbicas” do Gatuno Vieira. O único actual dirigente do futebol Português com certidão de registo criminal onde consta a condenação por sentença judicial transitada em julgado por roubo (de um Camião) Foi há tantos anos que agora já tem, de certeza, uma frota grande. É mais um “Froteiro”.
9 Julho, 2016 at 0:54
Sporting vence Varzim, em futebol praia, por 5-2. Jogo disputado em Ansião.
9 Julho, 2016 at 1:03
Não sei se fizeram um pacto para um deles ser campeão, aquilo que sei é que as duas nádegas vão utilizar as mesmas armas na próxima temporada: encher os clubes com jogadores emprestados para lixarem o Sporting. Estão falidos, mas continuam a contratar miúdos, que nunca vão jogar na equipa A, com 17/18/19/20/21 anos por milhões…
Ah, o Cardozo está vetado ao Sporting, mas não aos andrades….
9 Julho, 2016 at 1:26
Cada clube não pode emprestar um máximo de 3 ? E se são miúdos sem qualidade que mossa nos podem fazer?
9 Julho, 2016 at 2:11
Sim, são só 3. Mas teres entre 10 a 15 equipas que beneficiem de empréstimos de 2 clubes não desvirtua, dentro da legalidade é verdade, a verdade desportiva?
Um aparte, vejam este pequeno vídeo do mister do burinhosa (que tem uma enorme história de vida) sobre a componente mental dos jogadores: https://www.youtube.com/watch?v=f5iVbLWlDLA
9 Julho, 2016 at 7:43
Concordo contigo e tenho essa opinião há muito tempo.
Esta medida dos jogadores emprestados não poderem jogar contra a equipa com a qual têm contrato só favorece os clubes mais ricos e põe em causa a verdade desportiva (Se tiver muito dinheiro posso garantir que os 3 melhores jogadores de cada equipa não jogam contra mim).
Admito que os empréstimos são um tema complicado mas sabendo o que passa hoje em dia, para mim, devia ser proibido emprestar jogadores a clubes do mesmo pais e divisão. Claro que na europa e nas taças as equipas se podem encontrar mas certamente em muito menor escala e com menos escândalos (não deve ser fácil o benfas fazer os acordos que faz com o beleneneses com o PSV ou Leeds…).
Claro que num mundo ideal o jogador teria de dar o máximo pelo clubeonde joga tal como Adrien e Cedric fizeram mas sabemos que isso não acontece e é muito difícil (impossível) de provar quando isso não acontece.
SL
9 Julho, 2016 at 10:13
Precisamos de uma competição bem regulada ao estilo norte americano.
Uma das medidas mais importantes seria um número máximo, um limite, de jogadores inscritos por clube e proibição de empréstimos.
Os clubes mais poderosos teriam de fazer as suas escolhas mais criteriosamente e sobrariam sempre bons jogadores para apetrechar os outros clubes melhorando a competição.
Entretanto vejam o que a máfia dos Vouchers está a fazer em Setúbal. Estão a contornar a limitação de 3 empréstimos a cada clube. Devem ir três emprestados e mais uma quantos que “acabaram contrato” mas, activando uma simples cláusula de preferência, serão resgatados por qualquer ninharia. E vamos ver se jogam contra os vouchers…
9 Julho, 2016 at 12:08
Esses esquemas de merda deviam ser banidos. Miguel rosa parte 2, 3, 4, 12, etc…
As percentagens de passe também deviam acabar. Esta promiscuidade de um jogador jogar contra uma equipa com 50% do seu passe é bonita é…
SL
9 Julho, 2016 at 13:42
Acho que seria por aí.
Uma espécie de draft.
Os clubes enunciavam os seus emprestaveis.
Os clubes que precisavam escolhida consoante as suas necessidades e possivelmente os recém promovidos escolhiam antes.
O processo de empréstimo era através da liga e só depois os clubes limavam arestas (tipo devoluções en janeiro) ou, então, as condições de empréstimo já estavam todas indicadas previamente a escolha
9 Julho, 2016 at 13:43
E acho q 3 atletas por clube é demasiado
9 Julho, 2016 at 10:20
Há dois princípios:
1. gestao desportiva dos clubes. Os grandes precisam de desenvolver os seus jogadores e os pequenos agradecem
2. a evolucao do futebol de uma liga que fica mais competitiva e sobe de nível.
Para mim é desperdício jovens talentos perderem a oportunidade de jogar ao nível de desafio ideal
Depois existe a questa da justica desportiva. Desde que as regras sejam claras e iguais para todos nao se pode dizer que exista uma desvirtuacao da verdade desportiva. Todos o podem fazer (para benefício próprio e do futebol em si) e a partir daí passa a ser uma escolha.
Em relacao a regra de nao jogarem contra a casa mae, eu acho que faz todo o sentido precisamente pela verdade desportiva. O contrário, sim, daria sempre azo a suspeicao independentemente da grande maioria dos jogadores e clubes jogarem o jogo pelo jogo com profissionalismo.
Mas o que se diria de o emprestado falhasse um pénalti contra a casa mae, ou desse um frango? A mulher de César…
9 Julho, 2016 at 11:54
É preferível estar regulamentado que não podem do que se “aleijarem” sempre que jogam contra alguns.
9 Julho, 2016 at 12:05
Certo mas o meu problema aqui é que, tanto de uma forma como de outra, há equipas contra as quais eles não jogam e isso põe, obrigatoriamente, em causa a verdade desportiva.
9 Julho, 2016 at 14:33
eu percebo isso tudo. 🙂 Mas a solução é não haver jogadores emprestados? Acho que dentro das opções, esta é a mais acertada. Cabe ao Sporting também se mexer.
9 Julho, 2016 at 10:54
Ah! o Cardozo nunca interessou, nem interessa ou interessará ao Sporting Clube de Portugal. É o típico jogador microcéfalo de que o Gatunos gosta. Foi deles, ajudem o côxo a ir para o Porco,. que eu fico ainda mais feliz.
9 Julho, 2016 at 2:36
A Tasca agora censura comentários??
9 Julho, 2016 at 3:11
Meus, nunca.
9 Julho, 2016 at 8:31
Quando mudas de nick (ou de email) ficas em fila de espera. Como é que achas que o Cherba mantém isto limpo de lampiões declarados? Não sei bem qual é o processo, mas imagino que haja uma lista de nicks/emails autorizados pelo patrão.
9 Julho, 2016 at 15:15
ou se estiveres a enviar msgs de um IP que nao seja o que normalmente usas…
9 Julho, 2016 at 2:55
O presidente do rio ave confirmou o empréstimo, por mais de uma época, de Héldon.
9 Julho, 2016 at 3:26
Lucas Silva no Sporting!!!! 😉
9 Julho, 2016 at 3:54
que grande jogador. Pena não jogar na posição que joga no Sporting…
Estou curioso para ver a selecção de quem segue para estagio. Deve haver muita gente que vai ter de ir rodar noutra equipa e cheira-me que para a semana vamos ter vários empréstimos e saídas.
Lucas Lima no SCP por empréstimo do real segundo abosta.
Vários esquerdinos no plantel
9 Julho, 2016 at 9:26
é o Lucas Silva. devia estar a pensar no outro
10 Julho, 2016 at 6:22
Patrício,
Cedric, Pepe, Fonte, Raphael
Willian, Adrien Silva, João Mário, André Gomes
Ronaldo, Nani.
(A meu ver deveria jogar o Rafa em vez do A. Gomes mas acho que este será o onze do FS.)