De há uns quarenta ou cinquenta anos para cá, portanto e do ponto de vista do Direito, há muito pouco tempo, vem-se falando de um conceito “novo”, o conceito da responsabilidade civil (e criminal) pela assunção de um grau de risco, implicado nas nossas acções, por cujas consequências passamos a ser responsáveis independentemente de as praticarmos com a finalidade de delas extrair as consequências que acabaram por ocorrer.
Isto é mesmo sem culpa, somos objectivamente culpados e a responsabilidade que nos cabe é “Objectiva” ou “Pelo Risco” que assumimos, consciente ou inconscientemente.
O Futebol beneficiaria enormemente pela adopção do conceito de responsabilidade pelo risco, como critério para o estabelecimento de punições severas para aqueles jogadores, Treinadores, Clubes e Federações que permitam aos seus jogadores acções como, por exemplo, a agressão perpetrada por Dimitri Payet sobre Cristiano Ronaldo.
Se o gajo quis atirar com Cristiano para uma mesa de operações, se o quis afastar dos relvados temporária ou definitivamente, ou não, se o acto que praticou resulta de instruções directas ou indirectas, concretas ou vagas do seu treinador, trata-se de questões que para aqui não são chamadas. A imprudência terá de ser suficiente para o responsabilizar, o jogador,o seu treinador e a sua Federação pelas consequências das agressões perpetradas, porque lhes cabe objectivamente a correspondente responsabilidade (pelo risco) tendo de, desse facto, decorrer consequências pesadas para todos eles.
Os códigos de conduta e os códigos disciplinares de todas as organizações de futebol do Mundo deviam consignar uma pena dura para casos destes e a irradiação do jogador, pura e simples para os casos de se comprovar ter havido intenção de lesionar o adversário, diminuí-lo para o jogo ou afastá-lo do jogo.
Jogadores “criminosos” como Payet deviam, no mínimo, ser constituídos no dever de indemnizar e deviam ficar suspensos da actividade, não podendo jogar nem sequer treinar enquanto o Jogador que lesionaram não regresse à sua actividade primeiro, de treino e depois de entrada em jogo. Se o lesado não puder voltar a jogar, aquele que o lesionou de forma tão violenta, também não. Ponto. Era isto que gostaria de ver posto em prática a curtíssimo prazo pela UEFA, pela FIFA e pela Federação Portuguesa de Futebol.
Por outro lado, entendo que compete à Federação Portuguesa de Futebol de apresentar formalmente queixa do ocorrido nos comités de Ética da UEFA e da FIFA e pedir-lhes a ambos que tenham uma atitude capaz de afastar estes cenários, definitivamente, do mundo do Futebol.
ESCRITO POR Mário Túlio
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
13 Julho, 2016 at 13:50
Não vejo onde é que este golo fopi superior ao do Éder…
Se virmos com “olhos de ver”…
No golo do Éder o guarda-redes até poderia ter feito melhor porque a bola não passou pelo meio de uma barreira de pernas e jogadores…
No caso do golo que o Patricio sofreu…a bola passou por um emaranhado de pernas e o Rui nem a viu a não ser dentro da baliza…
Mas melhor que estes dois, foi sem duvida o do Ronaldo…até pela elevação quase impossível…!
A “dor de c…” é terrível…!
“Engulam” lá a nossa vitória…!!
SL
13 Julho, 2016 at 14:20
Um pedido de informação…:
A que horas joga o nosso Sporting…?
Onde podemos ver…?
Obrigado…!!
SL
13 Julho, 2016 at 14:32
19:30.
SportTV
13 Julho, 2016 at 16:55
Obrigado amiga
Beijinho e SL
14 Julho, 2016 at 18:28
O jogo já começou, às 18:00. E estamos a ganhar 1-0 com um golo de penálti. Marcou e bem o Alan Ruiz.
13 Julho, 2016 at 15:21
Será que estes também querem repitar a final… depois de repetirem a meia-final?
http://desporto.sapo.pt/futebol/euro_2016/artigo/2016/07/13/euro2016-jogadores-franceses-terao-usado-doping-contra-a-alemanha
13 Julho, 2016 at 16:37
Payet foi com maldade ao joelho do Ronaldo, claramente com intenção, se não de o lesionar, de pelo menos dar aquele aviso ao que ia, tanto que nessa jogada ele deu porrada no sanches e no seguimento foi com tudo ao joelho do Ronaldo. Até aqui no Brasil, os comentadores do jogo, inclusivamente ex jogadores e tudo disseram foi intencional, claramente.
Devia ser castigado.