Como esta semana só se fala de Pokémons, ando dedicado a caçar alguns… muito meus e próprios. Mas para partilhar, claro. Aqui vai.
Começou este espaço oval semanal como espaço de divulgação do nosso rugby e de histórias ligadas ao mesmo. Acho que tenho cumprido, tenho trazido algumas histórias, outras estórias, e curiosidades.
Tenho tido um bom feedback dos habitantes desta Tasca, o que muito me honra. Dar a conhecer o rugby e em particular o nosso rugby, é uma missão e um privilégio que aqui me foi possível efectuar, o que desde já agradeço penhoradamente.
Falando então da caça aos Pokémons, fui-me por à coca do meu Pókemon oval… e posso dizer que temos tido feedback, superior ao esperado. Num Universo tão vasto e rico como o nosso, o planeta verde oval está visível e aguarda visitas. Está mapeado o caminho. Um dos mais raros Pókemons já é nosso.
Para a época de 2016/17 vou continuar a trazer notícias das nossas séniores, algumas entrevistas, curiosidades e outras coisas que vão aparecendo. Da nossa formação, de que espero boas exibições e dos nossos leões mais novos.
Agradeço a forma carinhosa como me têm tratado e tratado o nosso rugby, e em Setembro cá estamos em força. Têm sido meses intensos de muito trabalho mas muito gratificantes. Agora é descansar, a todas(os) Tasqueiras(os), boas férias, até Setembro.
*às quintas, o Escondidinho do Leão aparece com uma bola diferente debaixo do braço, pronto a contar histórias que terminam num ensaio
21 Julho, 2016 at 14:04
Boas férias, Escondidinho.
Acho que vou aproveitar as férias para ir procurar a tal oval lá no Museu. 😉
Até Setembro!
21 Julho, 2016 at 14:50
Boas férias e cá te esperamos em Setembro.
Um abraço
21 Julho, 2016 at 14:51
Boas ferias.
Em Setembro cá estaremos para ler estas perolas 🙂
21 Julho, 2016 at 15:05
Boas procuras!
21 Julho, 2016 at 15:26
Tenho Pena de termos deixado de ter Rugby Senior Masculino, tal como Basket Sénior Feminino e de, neste caso, nãao termos também a versão Masculina. Lá chegaremos Roma e Pavia não se fizeram num dia.
Quanto a ROMA direi mesmo que se pensava ter sido edificada em menos tempo que aquele que afinal demorou.
Como as minhas amigas e amigos Tasqueiros sabem, procuro muitas vezes encontrar na Civilização Greco-Romana mas, principalmente, até, naquela que foi estritamente Romana, exemplos, paradigmas, padrões que a fizeram grande e sobre os quais, aplicando-os ao nosso Sporting sonho com a sua Grandeza e a sua Vitória, a “Ovação” e o seu “Triunfo” final.
Para aqueles que já se esqueceram ou que por qualquer razão não sabiam e com isso nunca se preocuparam, aqui fica a novidade, um pouco off topic, já que em Roma não havia Rugby mas havia corridas de bigas e quadrigas (os verdes, os brancos, os azúis, os amarelos, etc.) e desportos de sangue que moviam paixões muitíssimo mais acesas que um Sporting Benfica ou um Inter Milan ou um Real Barcelona.
As corridas e os Jogos, envolviam apostas onde se ganhavam e perdiam fortunas capazes de fazer do Donald Trump um mero gajo abastado.
Havia agentes de Gladiadores ao pé dos quais o Jorge Mendes seria um menino do côro castrado, acabadinho de sair de uma Catedral de Viena, depois da Missa de Natal.
Quando o sangue não corria na Arena era certo que corria durante semanas nas ruas e vielas da Velha Cidade. Em ROMA, depois da merdice que a Doyen anda há anos a fazer, os seus administradores teriam sido todos assassinados, quando da primeira trapaça que engendraram.
O “Presidente” dos Verdes teria talvez 1,60m de altura, 50 anos de idade mais coisa, menos coisa, um olho vazado, a cara coberta de cicatrizes de facadas, o nariz partido pela enésima vez, faltar-lhe-iam a maior parte dos dentes, era certamente possuidor de um hálito fétido, negociava em cereais e bens roubados, tinha uma quadrilha de assassinos a soldo, extorquia dinheiro a comerciantes a troco de protecção, e dirigia um sindicato d estivadores, numa taberna, junto a um cruzamento qualquer de duas vielas da Subura profunda. Bairro pobre e esconso de Roma que, albergava no Século I a.C., muito provavelmente, 1 Milhão de pessoas encavalitadas em prédios de cinco e seis andares e equiçíbrio precário, à razão de uma família por divisão, ao longo de vielas escuras, mal cheirosas e estreitas que permitiam aos moradores dos andares mais altos, passar para prédios do outo lado da rua, daltando da sua, para a varanda do vizinho que vivia em frente. Era este o cenário. O Presidente dos Verdes, não se chamava Bruno, chamar-se-ia Marcus ou Celius ou outra coisa qualquer do género. Debaixo da túnica escondia sempre dois puggia e muitas vezes, fixado ás costas, numa bainha de ráfia, o velho gladius que, guardara da sua passagem pelo exército. Não era flor que se cheirasse, até porque cheirava pessimamente.
Olhem para o nosso Director do Futebol, o amigo Octávio, imaginem-no de túnica suja, cingida por um cinto verde e desfeado como descrevi acima, ao pescoço uma corrente de bronze de onde pende um artefacto que idealiza o Sol mas que não é senão uma soqueira de bronze disfarçada de adereço. Imaginem-no rodeado de capangas, contratados entre ex-gladiadores desempregados e pensem numa conferência de imprensa, dada à saída do Circo Máximo, depois de uma corrida que tivesse perdido. Que perguntas fariam os jornalistas? O que lhes iria acontecer logo de seguida, independentemente da pergunta que fizessem?
Tudo em nós, na Europa, designadamente, nas Províncias de Roma que é de onde somos oriundos e onde vivemos, tem a nascente na ROMA de antanho e no seu louco Império.
Os Romanos tinham uma maneira curiosa de contar os Anos, os meses, os dias e as horas do dia. Um relógio de Sol representava a Vrdade, desde que não houvesse núvens e os anos contavam-se a partir da data de fundação da Cidade “Ab Urbe Condita”(desde a fundação da “urbe”).
Assim, Roma foi fundada no ano de 753 a.C., de acordo com o nosso calendário e Júlio César pensa-se tenha nascido no ano 653 Ab Urbe Condita ou seja, no no ano 100 a.C. Agora há razões documentais para pensar que tenha nascido em 102 a.C (651 AUC). Parece o benfica. Porém a verdade é outra. Dada a diferença de didade para Marcus Tulio Cicero, parece que, afinal nasceu no ano de 98.aC. Uma vez que é certo era 8 anos mais novo que Cícero e Cícero nasceu no Piceno em Junho do ano 7 do Século II a.C. De César sabe-se que Nasceu 6 dias depois das calendas de Quintilis, ou seja, como o ano Romano começava em Março, a 21 de Julho do Mês que, Augusto o Primeiro Imperador, mandou fosse designado de Julius em homenagem ao seu Pai adoptivo, o Divino Júlio (César) obviamente.
Em Roma, nas ruínas do Forum Romanum fizeram-se novas escavações, passou-se para lá da “Lapis Niger, uma plataforma de rocha negra sobre a qual os mais antigos restos do Forum tinham sido edificados e datados de meados do Século VIII a.C.
Foram encontrados, mais fundo, os restos de uma muralha de turfa datando de finais do Séc. X a. C. ou início do Século IX a. C.
Duma assentada, tal qual o benfica, ROMA envelheceu cerca de duzentos anos numa hora. ROMA é assim uma cidade que está prestes a fazer 3000 aninhos de idade, exactamente como o benfica.
Mas isto tudo vem a propósito dos AURÉLIOS, uma Família tradicional Romana que fazia parte da Nobreza-Plebeia. permito-me não vos maçar com este conceito que é uma contradição nos seus próprios termos e uma aberração intelectual, tal como o conceito de “dolo sem intenção” inventado na FPF e de que ninguém, nem os Romanos, alguma vez ouviram falar. Caso tivessem ouvido, bem, cagavam-se de tanto rir.
A Mãe de Júlio César era uma Aurélia e Júlio César conquistou a Gália, tal como os Aurélios conquistaram França, com os Gauleses sempre a afirmarem que, não só eram em maior número que o Filho de Aurélia, como eram, não só maiores mas, também, melhores.
Foi o inverso que ficou provado pelos feitos do Filho de Aurélia, tal como agora o ficou também, pelo feito dos “Aurélios”, os Filhos de Aurélio.
Não percam hoje às 22.35 a entrevista a Aurélio Pereira, em exclusivo na Sporting TV.
As coisas, apesar de tudo estão muito melhores. Só os vermelhos e os azúis estão na mesma.
21 Julho, 2016 at 15:32
Interessantes factos, Mário!
Fez-me lembrar o ‘Astérix Gladiador’ (aliás, a série em geral) onde de facto os ‘comerciantes’ de gladiadores tinham esse aspecto e postura…bem como o público.
21 Julho, 2016 at 15:29
Um abraço e nunca deixes de contribuir com esta rubrica.
21 Julho, 2016 at 18:03
Boas férias. Triste por ir deixar de receber notícias da equipa sénior masculina mas contente por continuar a ler o que escreves (confesso que com a extinção da equipa temi que a rubrica acabasse).
Boas férias!
21 Julho, 2016 at 20:24
Obrigado. Penso que vão servir para deacansar o corpo e a mente. Para a(o)s Tasqueira(o)s, boas férias também.
um abraço ()val.
21 Julho, 2016 at 20:33
Boas Férias escondidinho, é sempre um prazer ler os teus textos, cá te esperamos 😉