RIP City, 2 de maio de 2014- Jogo 6 entre os Blazers e os Rockets, faltava um segundo para acabar, vantagem para os Rockets (96-98), mas um “buzzer beater” de Lillard atirava o sonho de Houston para outro dia.

Foi este também o fim da parceria de Lin, Parsons, Harden e Howard com a mesma camisola. Apesar de o chinês não ser peça fundamental (este ano regressa a Nova Iorque mas para os Brooklyn Nets) e de Parsons (novo reforço dos Grizzlies)não ter atingido o nível desejado foi com grande surpresa que se ouviram as declarações de Harden ao dizer que o importante e a base da equipa eram ele e Howard e que os outros eram coadjuvantes.

Verão de 2016, Dwight Howard assina pelos Atlanta Hawks. O Barbas está “sozinho” no Texas e pelos vistos a relação com o “Superman” também não correu de feição e começa a ser difícil para alguma estrela jogar ao lado de Harden. Este ano chegaram Prigioni (outra vez), Nenê, Eric Gordon e Ryan Anderson mas nada de especial com todo o respeito pelos nomes citados. James Harden renovou contrato neste verão. Sim é um bocado irritante vê-lo a cavar lances livres, também é preguiçoso na defesa mas é um dos melhores na sua posição (concorrência também é fraca): dribles, triplos, penetração, lançamentos livres são especialidades que tem ao seu dispôr que poucos têm. O futuro dos Rockets está nas suas mãos…talvez não no imediato mas para ir mais além será preciso o número 13 dar o maximo.

Se este ano a chegada aos play-offs foi à última da hora, arrisco-me desde já dizer que para o ano a época vai acabar mais cedo no Toyota Center. Depois de Hakeem “The Dream” , Kenny Smith, Vernon Maxwell e companhia terem levado os Rockets ao bicampeonato em 94 e 95. Quem puder que veja o documentário “Clutch City” (sim não “havia” Jordan mas foi um título ganho com todo o mérito). Serão os Rockets capazes de dar a volta por cima? Neste momento Houston tem um grande problema pela frente…

PS: Grande problema também para a seleçã olímpica espanhola! Se já era impossível enfrentar a super-equipa dos EUA sem Marc Gasol a situação piora ainda mais.

*às sextas o ILLUMINATOR saca um lançamento do meio-campo e conta-nos o que de melhor vai acontecendo na NBA (e depois vai comer o maior hambúrguer que conseguir)