E o segundo classificado na época passada foi…o Arsenal. Os últimos jogos do Tottenham foram um autêntico desastre (2 pontos nos últimos 4 jogos) e permitiram à equipa de Wenger uma inesperada ultrapassagem.
E falar dos londinos sem falar do francês não faz sentido. Desde 1996 no Arsenal, o francês conquistou o título de campeão pela última vez na época 2003/04 (Sem derrotas e 30 golos de Henry!). Sendo que em 2014 quebrou um jejum de conquistas de 10 anos (!) com o triunfo na “FA Cup”, que é a taça de Inglaterra, feito que viria a repetir na temporada seguinte e a que juntou também 2 Supertaças. Apesar de muitas vezes dar espetáculo e praticar geralmente bom futebol é pouco, muito pouco… Como atenuante também referir que fica complicado quando as estrelas saem para os rivais: Ashley Cole, Clichy, Sagna, Nasri, Van Persie, Adebayor.
Mas a contratação de estrelas a “conta-gotas” não ajuda, num ano foi Ozil, no outro Aléxis, depois Cech. Crescimento muito lento para quem tem tanto dinheiro. Não conheço muito bem o Xhaka, mas depois da recusa de Vardy, diz-se que aposta é no Mahrez, mas o que me parece é que vamos ter um Arsenal muito parado. Veio também mais um jovem central do Bolton, Rob Holding, terá sido boa opção?
Enquanto isto em Londres, os rivais vão dando passos significativos: Chelsea com Kanté, Tottenham com Wanyama (encaixava tão bem no Arsenal) e West Ham que resiste ao assédio por Payet e junta também Feghouli. E já que o tema é contratações muita atenção a Pierre-Emile Höjbjerg contratado pelo Southampton. É muito bom jogador o dinamarquês e mais uma razão para continuar a acompanhar a aventura de Cédric no estrangeiro ( bem que o Mané podia ter lá ficado…).
Também é preciso dizer que esta equipa é muito “castigada” por lesões desde Ramsey, Cazorla, Aléxis, par não falar em Wilshere e cª… Mas pede-se mais e melhores companheiros a uma equipa que tem Chech, Bellerin, Koscienly, Ramsey, Ozil e Aléxis. Será desta Wenger?
Hoje teremos também o primeiro duelo Mourinho vs Guardiola ao serviço dos “Manchester” supostamente é amigável mas com estes dois não há tempo para brincadeiras.
*às segundas o ILLUMINATOR saca do seu livro de receitas da Premiere League e confecciona um fish&chips com sabor ao futebol mais entusiasmante do planeta
25 Julho, 2016 at 9:53
Infelizmente o derby de Manchester foi cancelado devido à forte chuva em Pequim….
25 Julho, 2016 at 12:22
Que pena!
25 Julho, 2016 at 9:55
Este Arsenal é um case study.
Resistir a 20 anos de Wenger e ainda existir?!
Acho que ainda preferia o Eriksson a este gajo.
Mas como eu torço mais pelo Liver tou-me bem nas tintas para o Arsenal. Clube morninho… Nao me aquece nem arrefece.
25 Julho, 2016 at 10:23
Faz me confusão um clube com tanto dinheiro e considerado um grande invista tão pouco e tão mal
25 Julho, 2016 at 10:28
O Arsenal vive o mesmo problema à muitos anos! O Problema não foi a saída do Henry…o problema foi a saída do Vieira! O meio campo do Arsenal desde essa altura à muito macio, a forma de jogar do Arsenal é sempre a mesma, os jogadores contratados são sempre para os mesmo lugares (Mahrez é só mais um avançado para juntar a tantos outros)! E depois o Wenger é o gajo mais teimoso da história…rebenta dinheiro com putos (os nossos Rosseis , mas os nossos são de 1M, os dele são 20 ou mais M) e depois lá compra uma vedeta por 50, normalmente um avançado! O Wenger acha que fez esse ano perfeito porque tinha uma linha avançada extraordinária mas a verdade é que esse ano existe porque tinha uma grande defesa e um meio campo espectacular a juntar de facto a avançados espectaculares! Se o homem parasse um minuto tinha ido buscar o Kanté assim que pudesse, cabia que nem uma luva! Ia buscar um central como deve ser e depois sim, podia ir buscar o avançado da praxe…Ou (espero que não) vir buscar o William mas isso espero que ele nunca se lembre! Para não falar de ser das equipas fisicamente mais frágeis que já vi! E é uma coisa que acontece à tempo demais para ser um acaso ou um azar…
Ainda por cima o Wenger é um maniento estúpido…anda a dar jogadores aos rivais como se o Arsenal fosse um clube pobre e que não paga muito e depois anda a contratar meias lecas para o meio campo por 20 e 30 M! Nós temos os nossos Rosseis mas eles custam 1M e nós temos já de origem um grande meio campo!
Wenger parou completamente no tempo e anda completamente encostado e acomodado…e não é de agora. É de há muitos anos…não sei como é que os adeptos do Arsenal têm paciência para ele…para mim tanto melhor! Há um tempo gostava do Arsenal…Overmars, Anelka, Bergkamp e outros faziam a minha delicia! Mas já essa equipa perfeita não me entrava muito no estreito, e desde há muito que não sou fã do Arsenal. Não desgosto, não odeio, apenas não sou fa
25 Julho, 2016 at 12:27
O William que curiosamente gosta muito do Arsenal e usa o número 14 por causa do Henry…
25 Julho, 2016 at 10:34
Pano para mangas.
Wenger ja devia ter saido.
Wenger contrata mal. Basta ver o episodio do kallstrom.
E eu que tanto gosto do Arsenal.
Era “so” comprar um matador, o Jackson tinha encaixado como uma luva aqui, e uma defesa toda nova.
25 Julho, 2016 at 10:38
O Xhaka é um grande grande jogador (vai ser dos melhores do mundo), mas todo o meio campo precisa de reforços.
Precisam também de extremos e de defesas para fazer banco. Enfim, precisavam de pegar em 150 milhões e investir forte. Mas, o mais grave, é mesmo o facto de contarem praticamente só com Giroud como 9 de raiz.
William era perfeito para esta equipa, mas o homem não dá mais que 25 milhões. Recuou na contratação de Jackson Martinez, Draxler, tinha agora Mario Gomez disponível. Faz-me tanta impressão a forma como é gerida a questão das transferências.
O futebol tem boas ideias, dá espetáculo, mas os jogadores não têm calo de campeões nem existem soluções.
Outra coisa muito estranha no clube é a quantidade de lesões sofridas todos os anos. São meses e meses a recuperar jogadores, muitos deles por questões musculares ou de esforço, repetidamente. O Arsenal não se “modernizou” nesse aspecto e parece não preparar as cargas a cada jogador. O Van Persie saiu de lá e o problema das costas também desapareceu…
25 Julho, 2016 at 11:04
Possibilidades para extremos tem ele no plantel! Se tivesse um matador como deve ser podia jogar nas alas com Alexis, Walcott, Chamberlain, Wellbeck, o Ozil (que ele tanto gosta de meter na ala)…Para mim, em caso de limitação financeira era nos extremos que eu não tocava…mas aprece que é onde ele quer gastar mais (novamente…)
No fundo é olhar para uma equipa que por ano não gasta tão pouco quanto isso (gasta fundamentalmente mal porque gasta muito (15, 20, 25 M) em jogadores muito incertos) e perceber que tem de comprar jogadores para todo o lado, o que diz bem do que andou o Wenger a fazer nos últimos 6/7 anos…
25 Julho, 2016 at 10:39
Ah, e o Mario Gomez está a caminho do BVB. Cuidado Ancelotti, não penses que já ganhaste. Estão a ser os campeões do mercado.
25 Julho, 2016 at 10:56
A contratar bem e barato…Eu não gosto do campeonato alemão por isto…normalmente o dinheiro ganha, não é a qualidade do trabalho. Mas uma vez por outra la há umas vitórias de fora do Bayern…obrigando o Bayern a comprar meia equipa do campeão…
25 Julho, 2016 at 12:34
E o que é que achas do regresso do Gotze? Os adeptos não se importaram?
O Dortmund se fosse buscar um redes de topo (sem ser o Patrício…por exemplo o Begovic ou o Sommer), um central (Subotic está lesionado?) e em vez de ter optado pelo regresso do Gotze gostava muito de ver lá o Isco! Mas estão fortes melhoraram o plantel apesar de não ter colmatado as saídas.
25 Julho, 2016 at 12:47
Os adeptos odiaram na sua maioria ahah o Twitter do Dortmund nesse dia ia rebentando. Mas não deixa de não ser um acto de alguma humildade do rapaz, que assumiu um erro pediu desculpa e apenas aceitou voltar ao Dortmund. Se jogar como sabe, é difícil parar uma frente de ataque com Reus, Gotze, Shurrle, Mario Gomez, Aubameyang, Dembele, Emre Mor…
Eu adoro o Dortmund e gostei que ele tivesse voltado.
25 Julho, 2016 at 13:08
Eu sabia que era melhor apostarem no Isco 😀
A mim faz-me um pouco confusão ver o “traidor” voltar embora reconheça também que foi muito humilde e poderia ter ido para outro lado qualquer.
Mas também não o acho um grande craque e a experiência no Bayern só veio acentuar as minhas desconfianças. Só técnica não chega…e além de ter sido o herói do Mundial 2014 fez muito pouco e nem sei se tira o lugar ao Kagawa.
Mas fica o Dortmund com um ataque muito temível, vamos ver se a defesa está à altura!
25 Julho, 2016 at 10:54
Bom aqui está um post que eu passo!
Spooooorrrrtiiiiinggg! :))
25 Julho, 2016 at 11:03
O Arsenal é aquela equipa que promete muito e nada cumpre.
25 Julho, 2016 at 11:13
O Arsenal, desde que me conheco que é a equipa do ‘quase’. Do ‘este ano é que é’. Do ‘morrer na praia’. Do dar espectáculo e acabar sem nada.
Quase faz lembrar certas épocas de um outro clube que todos aqui conhecemos…
25 Julho, 2016 at 11:57
Caro Pedro,
Nos últimos 12 anos o arsenal tem alternado entre o 2º e o 4º lugar no campeonato.
Atendendo a que, no que toca a candidatos ao título, o Chelsea, o United e o City são sempre mais cotados para o efeito, não se pode dizer que o Arsenal (e o Wenger) tenham – muito pelo contrário – “underachieved”.
SL
25 Julho, 2016 at 12:01
A questão é se o Arsenal tem ou não condições como clube para estar entre os candidatos. E na minha opinião tem claramente! Aliás mais uma vez este ano anda nas mesmas posições e é porque o Tottenham deu um trambolhão se não ficava em 3º com 2 clubes com muito menos condições à sua frente!
25 Julho, 2016 at 12:03
Além disso normalmente fica nesses lugares à rasquinha e nunca tem sido mesmo um competidor pelo titulo…
25 Julho, 2016 at 12:25
Caro Tiago Coração de Leão,
O Arsenal TEM condições para estar entre os candidatos. Os QUATRO candidatos tradicionais. E, entre os mesmos, parece-me que o Arsenal é o MENOS favorito do grupo.
Para a época que se inicia temos o Mourinho (e o Ibrahimovic) no United; o Guardiola no City. Não serão estes os dois MAIS favoritos? e ainda temos o campeão Leicester (impossível repetir a época passada!), o Chelsea (não sei como está em termos de contratações), o Tottenham (que tem feito coisas engraçadas), etc..
O cenário não me parece ser o mais favorável para considerar o Arsenal como um dos grandes candidatos à Premier…
SL
25 Julho, 2016 at 12:41
Eu também considero o mesmo…acho é que com um treinador a sério já não era assim! Um treinador que comprasse bem mesmo gastando o mesmo, que trabalhasse bem a equipa fisicamente e que fizesse uma equipa sólida seriam uns sérios candidatos…com o Wenger acho que são os menos favoritos e provavelmente andarão novamente e como sempre entre o 5 e o 3 sem nunca ameaçar verdadeiramente o título…
25 Julho, 2016 at 13:29
O Chelsea vai ser o mesmo ‘meh’ do ano passado. Contrataram o Kanté, mas nao sei se ele vai ter lugar naquele meio-campo ou vai ser outro Obi Mikel. De resto, andam atrás dos mesmos jogadores de um Everton (Koulibaly e Witsel) logo prevejo que nao haja grandes surpresas da parte deles.
O mesmo se passando com o Liverpool, que customava ser o ‘Sporting de Inglaterra’ e agora é o ‘Guimaraes de Inglaterra’.
25 Julho, 2016 at 11:56
Contratem o Bergkamp e o título não foge.
25 Julho, 2016 at 12:00
Ora aqui está uma dupla que nunca gostei: o Arsenal e o francês trombudo.
Para mim pode lá continuar mais 20 anos e de preferência sem ganhar nada.
25 Julho, 2016 at 12:01
Não gosto do Arsenal por causa do estádio. Faz lembrar a lixeira.
25 Julho, 2016 at 12:44
Foi a mesma firma de arquitetura e engenharia.
25 Julho, 2016 at 12:45
Caso para dizer que os gajos foram repetitivos na fórmula. Criatividade.
25 Julho, 2016 at 12:34
Tudo isto se poderia resumir numa frase: Wenger há muito que já esgotou o seu prazo de validade no Emirates.
25 Julho, 2016 at 13:08
As ideias defensivas do Wenger estão ultrapassadas. Não há como fugir a isto. E se ele tivesse pelo menos 1 central acima da média ( já nem digo de topo mundial), penso que poderia ajudar um pouco aos problemas defensivos que época após época acabam com as esperanças dos londrinos (e minhas). Com a entrada do Cech melhoraram nesse capítulo, mas quando ele se lesionou foi o que foi. O Holding é um jogador na linha do Chambers, polivalente, pode ser útil durante a época
Na frente, o problema é outro. Wenger em termos ofensivos é dos melhores do mundo, mas com Giroud na frente não dá para fazer muito mais. O Welbeck e o Walcott podem jogar lá, mas não são pontas de lança de raiz. Gostava de ver lá o Jackson, ou o nosso Slimani.
Mahrez- Ozil- Alexis… Pode funcionar
25 Julho, 2016 at 13:17
O Koscienly é um central muito bom. Dos melhores na época passada. Falta-lhe um parceiro melhor….
O Giroud apesar de às vezes ser muito perdulário foi o 6 melhor marcador da Liga! Falta ter uma outra opção mas acho que tem capacidade para ser o PL titular.
25 Julho, 2016 at 14:18
O Arsenal é um caso estranho.
Se por um lado considero o “monsieur” Wenger como o segundo melhor técnico de Inglaterra de tempos recentes (ultrapassado apenas por, claro, Sir Alex) pela sua capacidade de produzir jogadores atrás de jogadores, a verdade é que isto acaba por ser determinante nos seus falhanços: a sua teimosia, a meu ver, e o seu orgulho, em conjunto, dificultam sempre a compra de grandes jogadores, pois parece-me que ele considera sempre um jovem ou um ativo “perdido” no plantel como a solução do problema, o que, lá está, nem sempre é verdade. Parece perdido no tempo, preso a uma era que já lá vai à 15/20 anos, onde não havia tanto dinheiro e onde os jogadores e não os investidores ganhavam campeonatos.
E se por um lado admiro este estilo Old School e esta tentativa de desvalorizar as compras, a verdade é que essa filosofia prejudica o clube e é, a meu ver, o que impossibilita um Arsenal campeão.
Que seria deste Arsenal com um Higuain ou um Benzema? Até mesmo o Slimani faria furor em Londres comparado com o Giroud e o Walcott. (O pobre do Welbeck, que até considero bom, vive no hospital)
Se adicionássemos ainda um DC bom para substituir Mertesacker e fazer parceria com o Koscielny, não sei não.
De resto, é FUNDAMENTAL destacar um aspeto nem sempre exposto: apesar da contenção económica elevada de há uns anos atrás devido à construção do Emirates, Wenger conseguiu sempre manter a competitividade (4º lugar pra cima), apesar de jogar com equipas muitas vezes fraquíssimas (http://cdn.fansided.com/wp-content/blogs.dir/209/files/2015/12/A11.png , para um jogo da Champions que contava) o que acho de louvar: não é para todos os técnicos (Mourinho não conseguia digo eu).
Mas não há como esconder que Wenger, nesta altura, está a prejudicar o seu clube, porque não se atualizou e permaneceu no seu tempo.´
De destacar também que em termos de futebol praticado, o Arsenal de Wenger está lá em cima (https://www.youtube.com/watch?v=9GYx7U6RDY4)
25 Julho, 2016 at 21:12
Mourinho definiu Wenger com a maior perspicácia: an expert in failure.
O problema do Arsenal são os seus adeptos passivos. O clube investe mal muito por culpa de continuarem a tolerar Wenger. É um treinador que já teria sido despedido em qualquer outro (grande) clube da Premier.