Confesso que não estava habituado a tantos jogos com resultados negativos e mesmo sabendo que não contam para nenhuma classificação não consigo ficar indiferente a placards onde o nome do meu clube aparece do lado perdedor. Palavras como “amigáveis”, “particulares” ou “preparação” deviam fazer-me desconsiderar a quantidade de bolas dentro da baliza adversária ou na nossa…mas há qualquer coisa de incompatível entre ser adepto e permanecer alheado quando um coxo qualquer bate o nosso guarda-redes.
Mesmo que saiba que Petrovic não é William, procuro nas movimentações do sérvio a mesma qualidade e dinâmica a que estou a habituado a ver no português. Amigável ou não, desejo sempre a manutenção de um nível de exibições elevado e nesta pré-temporada tem sido árduo “encher a barriga” com o que salta do ecrã. O pensamento depois de hora e meia tem sido um permanente e forçado flashback às exibições da época passada e um anseio que regressem de vez, assim que a bola comece a rolar oficialmente. Sei que é bem diferente procurar definir um plantel em vez de um 11. Que é bastante distinto preparar, ao mesmo tempo, as primeiras e segundas linhas…mas assim que o árbitro apita para o início do jogo, a vontade que tenho não é ver os sistemas de jogo ou os autonomismos, mas sim belas jogadas concluidas com belos golos.
Sei que o “defeito” é meu e que devo levar a sério a expressão “jogo de preparação”. Eu tento, mas está para lá do meu alcance assobiar para o lado com derrotas por 0-5, por mais “particulares” que sejam, para mim não são nada “amigáveis”.
De tudo o que já vi, arrisco a dizer que nos falta um Guarda-redes para substituir (com segurança) Patrício, um central que venha competir (a sério) com os titulares Coates e Semedo, um “8” que permita dar descanço a Adrien e dois avançados que venham fazer esquecer as saídas de Teo e Barcos, assim como a lesão de Spalvis. Ao todo 5 jogadores, que poderão ser mais, caso alguma venda entretanto se realize. Num segundo plano, olho com preocupação para as exibições de Jefferson e entendo como lógicas as notícias que dão conta da procura do Sporting por um lateral esquerdo, na antevisão do que poderia ser uma transferência do brasileiro. É certo que faltarão poucos dias para fazer todos estes negócios, mas não deixa de ser também verdade que existem ainda muitos jogadores excedentários há espera de definições nos seus clubes de origem e muitos mais a “queimar” a entrada no último ano de contrato. E menciono estes, porque me parece estar fora do leque de soluções a divisão de passes com Jorge Mendes ou empréstimos com a opção de compra por 15 milhões de euros ou coisas semelhantes. Ao Sporting não irá chegar nenhum Rafa, Danilo ou Moutinho e muito menos um Jimenez, há muito que saímos desses esquemas (se é que alguma neles participámos). Assim restam os negócios possíveis, as “terrenas” aquisições por poucos milhões, os empréstimos com opções semelhantes, algum jogador “livre” de ocasião. É este o nosso mercado e como já vimos em épocas anteriores, manobrá-lo bem significa ter alguma paciência para não falhar o melhor timing. Cedo ou tarde demais e perde-se a oportunidade de receber o jogador ao preço mais acessível.
Seja como for, faltando os que faltarem, estou optimista como sempre. Assim como não consigo indiferenciar-me dos amigáveis, também não sou capaz de refrear a minha esperança no sucesso. Antes da bola rolar (a doer) não tenho premonições negativas, pessimismos ou preságios de desgraça. A equipa do Sporting, para mim, é sempre favorita e mesmo que do outro lado estejam Chelseas, Manchesters ou Barcelonas, há sempre um capital de fé inabalável no que o futebol tem de melhor, a surpresa. Não me esqueço das “odds” que eram dadas a Portugal antes do Euro e como ainda pioraram depois da fase de grupos. Nada está ganho, nem perdido…até ao último segundo de uma partida. Uma lição que nos devia refrear na caguice e no pessimismo.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
28 Julho, 2016 at 8:02
” Seja como for, faltando os que faltarem, estou optimista como sempre. Assim como não consigo indiferenciar-me dos amigáveis, também não sou capaz de refrear a minha esperança no sucesso. ”
SL
28 Julho, 2016 at 8:03
Bom dia.
Já voltaram os nossos europeus e no sábado já teremos provavelmente o Rui Patrício a titular e os outros com alguns minutos.
Penso que o que podia desbloquear as contratações que precisamos – PL, central, lateral esquerdo, 8… seria uma grande venda e esta seria preferencialmente JM. Não está em causa o valor dele, mas o facto de na sua posição termos soluções e se calhar estar na altura ideal para o fazer. Claro que isso só deverá acontecer se a proposta nos for favorável.
Quanto ao resto… teremos de ter calma. Ontem o Carnide que festejou o nosso empate (e derrota nos penalties) com o 4º classificado, teve a mesma sorte em casa e com o 12º italiano. Os adeptos lampiões iguais a si próprios e depois de não jogarem com aquela equipa há mais de 50 anos depois de um trágico acidente que vitimou os jogadores da equipa italiana na altura, saíram rapidamente do estádio e marimbaram-se para a homenagem.
Não vejo ninguém assim tão forte como isso (incluindo o Porto que continua com problemas de centrais) e nós temos ainda todos os jogadores que ganharam os últimos 9 jogos da época passada. Precisamos é de alternativas e de banco e daí falar-se na possibilidade de reforços. Quem sabe até final da semana teremos alguma novidade? Mas como comecei por dizer, para o equilíbrio das contas, seria importante uma venda que facilitasse as entradas que necessitamos.
Temos ainda cerca de duas semanas e meia até início do campeonato e esperemos que tudo se componha. SL
28 Julho, 2016 at 8:03
Bom dia.
É verdade que no ano passado estivemos muito perto, fomos mesmo a melhor equipa e reforçámos uma posição de terem mesmo de contar connosco.
Aparecemos com Jardim, ganhámos uma taça com o Silva mas foi com Jesus que vimos uma máquina em campo, fantástica na defesa e poderosa no ataque.
E é com Jesus que continuamos. É uma garantia brutal (sejam que jogadores forem) de que vamos estar fortes e lutar até ao fim.
Venha o PL e um médio centro… e se der um LE.
Os rivais… lampiões com um ataque fortíssimo, suportados pelas ajudas do sistema… mas tal como nós não fizeram nada na pré época. Os tripas com tugas e jovens (atenção que há muita qualidade nos juniores e na B), mas sem centrais. Nuno ES parece o elo mais fraco.
Vai ser equilibrado.
28 Julho, 2016 at 12:51
A recta final da última época foi fortíssima, e para quem dizia que as rectas finais do Jesus seriam sempre fracas, enganou-se redondamente.
Coincidência ou não, a fase coincidiu com a reentrada de Teo Gutierrez no onze titular.
Antes desses últimos 10 jogos, tivemos graves problemas de concretização. Penso mesmo que se revelou fatal.
28 Julho, 2016 at 12:54
Acho que ninguém discute a qualidade do Teo e JJ nunca facilitou. Era sempre ele e SLI.
O problema infelizmente é outro. Fica ou não fica, comprometido ou não.
28 Julho, 2016 at 13:14
É uma questão sensível.
O que diferencia Teo de Vukcevik, Rochemback, Jefferson ou Slimani?
Teo deu e tirou à equipa, os outros também.
Teo criou menos empatia do que Montero, mas deu mais golos na primeira época. Como seria a segunda?
28 Julho, 2016 at 13:43
Desde que ele queira…
28 Julho, 2016 at 8:05
E concordo com as NOSSAS NECESSIDADES:
UM GR “SUPLENTE”
UM LE “TITULAR”
UM MEDIO ROTATIVO ” SUPLENTE”
UM AVANÇADO “TITULAR”
UM PL “SUPLENTE”
SL
28 Julho, 2016 at 8:18
Mas para isto tem de haver uma venda significativa.
Não temos cheta!
28 Julho, 2016 at 10:48
Bom dia,
Acho que temos guarda redes suplente!
De resto concordo a 80%!!!
Acho que temos avançados!
Acho que precisamos de um PL tão bom ou melhor que Slim!
LE forte rápido e inteligente/rato “ce necessita”!!!
28 Julho, 2016 at 8:07
futebol é feito de feelings!
Mais um chavão:
“Não interessa como começa mas sim como acaba”. Também eu espero que este ano acabe no Marquês!.
28 Julho, 2016 at 10:49
Vamos acabar lá!!!
28 Julho, 2016 at 8:10
Mais uma grande posta, Leão de Plástico!
28 Julho, 2016 at 8:20
Desta vez não concordo com algumas coisas que o LdP escreveu, o que é raro.
Ainda que ninguém goste de perder ou empatar jogos, devemos ter em atenção que jogámos contra equipas de Liga dos Campeões, não contra mija-na-escada, e fomos encurtando as diferenças (em termos de resultado) para essas equipas.
Outro factor que pesa na nossa equipa é o das valentes cargas físicas / má forma de alguns jogadores à chegada, que vai mostrando melhorias substanciais de jogo para jogo.
Não concordo, também, com a necessidade de mais um central: R.Semedo, Coates e Naldo são óptimos, Paulo Oliveira e Ewerton fazem bem o lugar.
Penso que é mais urgente encontrar um bom lateral esquerdo e tentar de despachar o bufas.
Falta um ou dois avançados.
Quanto ao substituto do Adrien, não sei se não o encontraremos em casa, embora tenha que ser trabalhado: Esgaio ou Wallyson.
Não sei porque se foi buscar 1 matreco por ano (Slavchev, Bruno Paulista e Petrovic) para a mesma posição e sem resultado positivo – tirando o Petrovic, que ainda tem tempo para nos mudar a opinião.
28 Julho, 2016 at 12:53
+1
28 Julho, 2016 at 8:28
Miguel Borja do Atletico Nacional para a frente de ataque ? Seria boa opção ?
28 Julho, 2016 at 8:47
já marcou 1 golo mas já desperdiçou mais uma boa oportunidade!
28 Julho, 2016 at 8:52
Bom jogador
28 Julho, 2016 at 8:59
E o Ousmane Dembelé? Será que o Borussia emprestava?
Ou o Jonathan Calleri do Sao Paulo, 3 golos em 5 jogos…
28 Julho, 2016 at 10:23
O Dembele esquece.
O Calleri por empréstimo era capaz, mas ele é muito caro (para o comprar em definitivo)
28 Julho, 2016 at 10:27
Vi um artigo que falava em um milhao, mas foi antes do Sao Paulo ter jogado a Libertadores. Por 1m, tem números interessantes.
28 Julho, 2016 at 10:52
1M por empréstimo, mas sem opção de compra, ou a haver seria prai de 15M ou 20M.
Não gosto muito destes negócios, mas poderia ser interessante.
Nem que depois se pagasse para o vender em seguida, como o Colon fez com o Alan Ruiz.
28 Julho, 2016 at 9:20
já andou pela europa mas não ficou…
interessante.
28 Julho, 2016 at 10:14
Uma época no Livorno, ainda jovem, será que mostrou todo o seu potencial ?
28 Julho, 2016 at 9:50
parece que ganhou a libertadores ontem…
o preço disparou.
28 Julho, 2016 at 9:04
fala-se ai num tal de ferreyra do shakhtar…
estava a pensar num outro jogador, com menos mobilidade e com mais altura.
mas se o paulo fonseca emprestar o jogador, porque não?
28 Julho, 2016 at 10:21
Não tem jogado (não sei o motivo), mas o ano passado (pelo menos na Liga Europa contra o SC Braga) foi titular nos dois jogos.
A vir por empréstimo teria que haver opção de compra.
28 Julho, 2016 at 9:19
No fundo, o nosso ataque deste ano segue os mesmos moldes dos anos anteriores, como o LdP referiu.
Ao contrário do que se tem falado, sou da opinião que, para atacar o mercado e adquirir jogadores para certas posições, estamos dependentes não tanto de uma grande venda, mas sim das vendas de jogadores que consideramos dispensáveis:
DE – só chegará um lateral esquerdo caso Jefferson seja vendido.
DC – Estamos dependentes da saída de 1 ou 2 centrais, sendo que entre Ewerton, Naldo e P. Oliveira apenas 1 deverá ficar.
PL – Aqui mais do mesmo, Teo está de saída para o Rosário mas por empréstimo, logo o milhão que recebemos não chega para atacar o mercado, Barcos ainda não convenceu e também se fala que pode sair, Spalvis lesionado…mesmo sem contar com o Teo, temos 3 PL no plantel, se juntarmos Alan Ruiz e Podence sobe para 5 os avançados.
MC 8 – Aqui estamos dependentes da saída de Aquilani e esperemos que ainda nos dê algum encaixe que permita suprimir os encargos que tivemos com ele este ano.
Olhando por este prisma, pessoalmente e do ponto de vista financeiro, temos de despachar primeiro os jogadores com quem não contamos para então atacar o mercado.
28 Julho, 2016 at 10:22
Sim.
Mas não te esqueças que o Mané também deve ser vendido.
28 Julho, 2016 at 10:49
Pois tinha-me esquecido de Mané…Pena não termos aceite aqueles 9M do Mónaco
28 Julho, 2016 at 11:10
Agora se o vendermos por 5 já não é muito mau.
5M com 25% numa futura transferência deve ser um negócio possível neste momento.
28 Julho, 2016 at 14:27
Pode ser que tenha um bom contributo nos Jogos Olímpicos, haverá certamente muitos olheiros nesta competição, normalmente há, por isso é uma oportunidade para ele se mostrar…
28 Julho, 2016 at 13:34
Se é que essa proposta alguma vez existiu
28 Julho, 2016 at 11:11
Sem dúvida. O problema é alguém pegar no entulho… alguns nem dados os querem (pelos ordenados que teriam de pagar). Por isso e mais realisticamente só poderemos fazer encaixe a sério com uma grande venda. Mas se acontecesse o que dizes (despachar de vez a malta que podia estar noutra carreira ou em outras paragens) seria mel.
28 Julho, 2016 at 14:23
Leonissimo, sem dúvida uma grande venda resolvia quase todos os problemas relacionados com a entrada de jogadores, visto que ganhávamos outra força para atacar o mercado nas posições onde há carência de jogadores.
O nosso problema é a carência de qualidade em posições onde até existem pelo menos 2 soluções, como é o caso do DE e PL. Contratar uma 3ª opção, poderia ser o passo mais lógico, mas cria-nos 2 problemas:
1º Financeiramente, tem um impacto maior pois essa 3ª opção tem de ser capaz de entrar de caras num 11 titular, logo toca a abrir os cordões á bolsa.
2º Desportivamente, aqui o problema é que, tendo 3 opções para uma posição, significa que o jogador que queremos despachar pouco tempo de jogo vai ter e se não jogar…desvaloriza.
Por isso temos que ser muito inteligentes e definir bem as nossas prioridades, na minha opinião e poderás ter uma diferente como é lógico, só há neste momento 2 posições prioritárias a reforçar…Um médio box to box para alternativa ao Adrien e um PL (de qualidade) para cobrir a possível saída de Teo e que tenha qualidade para substituir Slimani quando este estiver na CAN.
As restantes posições, DC DE e GR, neste momento e apesar se serem posições que interessa reforçar, têm que 1º existir saídas nos respectivos sectores.
28 Julho, 2016 at 9:29
Milik, quanto custa?
28 Julho, 2016 at 9:42
A academia ou o pavilhão.
28 Julho, 2016 at 10:18
Com ou sem recheio?
28 Julho, 2016 at 10:29
Milik assinou pelo Nápoles por 35 milhões
28 Julho, 2016 at 10:31
Tás smp em cima do acontecimento Maria!
28 Julho, 2016 at 10:44
🙂
28 Julho, 2016 at 12:14
Esta miuda come Twitter ao pequeno almoço.
28 Julho, 2016 at 9:38
Ainda sobre Jonathan Calleri:
http://www.estadiodeportivo.com/betis/2016/06/05/sao-paulo-da-perdido-calleri/73837.html
EUR 1m??? Era de se ver se dava…
28 Julho, 2016 at 10:44
Está a ser apontado ao Sevilha… Parece-me estar num circuito que não é para nós.
28 Julho, 2016 at 9:39
É um facto que ninguém gosta de perder e eu também fico lixado quando o meu Sporting perde, mesmo que seja a feijões e ainda menos gosto quando essas derrotas são por números expressivos, como foi o caso desta pré-epoca.
Agora temos que ver o contexto em que a equipa se apresentou, para estes jogos:
1- Jogos com equipas de dimensão elevada, estando na sua maioria em fases de preparação mais adiantada e com eliminatórias da champions à porta
2- Cargas físicas elevadas, como é normal com Jesus e jogos de três em três dias. Quase faz lembrar aqueles jogos de boxe em que o pugilista está a levar, cai e quando se levanta leva logo outra vez.
3- Equipa desfalcada dos seus 5 melhores jogadores. (Slimani começou uma semana mais tarde e os Aurélios não estiveram presentes).
Perante isto e lembrando que a última pre-epoca de JJ no rival, teve contornos idênticos só podemos ficar descansados e confiar nesta equipe técnica e dirigente que com certeza nos levará ao tão ansiado título.
28 Julho, 2016 at 9:41
Ir buscar um guarda redes livre.
Não precisamos de central nenhum.
Investir num oito e num avançado bom. Volto a dizer, bom.
Querem dinheiro? Saídas de Teo e Aquilani. Vendas de Mané e jefferson.
Eu sei eu sei, Aqui a escrever parece que é fácil…
28 Julho, 2016 at 10:14
Concordo com tudo, até com a última frase 😉
28 Julho, 2016 at 10:27
Também acho que o central é desnecessário, até precisamos de vender o que temos a mais.
28 Julho, 2016 at 15:11
Também concordo.
É isso mesmo!
28 Julho, 2016 at 9:43
Com esta equipa ou com reforços, o Sporting é claramente superior a 14 das 18 equipas do campeonato. A nossa Liga é uma trampa, composta por equipas da treta, que pouco ou nada jogam. Desde que os jogadores apresentem boa condição física e entrem em campo concentrados (algo que não aconteceu naquela fase do avanço “confortável”), é tudo para ganhar com mais ou menos dificuldade. Em relação ao confronto directo com os restantes adversários, em 11 para 11, o Sporting não fica a perder.
O problema é o desgaste das outras competições, que vai obrigar a alguns “suplentes” assumirem mais responsabilidade. E aí, as opções parecem curtas, para já. Vai depender do crescimento de alguns jogadores, em termos de maturidade e regularidade. Ou então, da entrada de novos jogadores.
28 Julho, 2016 at 9:45
Há que vender…
Uma grande venda para ganhar liquidez, e pequenas para libertar tesouraria.
De tostão em tostão, há já uns valentes milhões empatados em jogadores que de Alvalade saltam para o aterro.
28 Julho, 2016 at 10:00
O Sporting devia ter comprado o danilo… 1 euro, que pechincha.
28 Julho, 2016 at 10:14
O Sporting precisa de comprar:
1) Um GR
2) Um 8
3) Um ponta de lança com faro de golo
O ponta de lança é o mais urgente, na minha opinião, porque estamos completamente dependentes do Slimani. Tenho fezada que o Wallyson recupere e seja opção este ano. Seguir com atenção o Francisco Geraldes no Moreirense.
Não percebo a conversa do central. Há ainda Naldo e Paulo Oliveira!! Dão mais do que garantias de qualidade.
Mesmo a conversa do lateral esquerdo…há Marvin, há Bruno César que muito boa conta do recado deu e há ainda Jonathan Silva. Não podemos entrar em loucuras!
E até a conversa do segundo avançado…há Alan Ruiz, Podence, Bryan Ruiz pode lá jogar, o próprio Mané.
O Sporting precisa de vender Aquilani, Barcos, Jefferson, o Gloria a dios…
E sinceramente acho que o João Mário ainda sairá mas encaro isso de forma normal, acredito que o Gelson está mais do que preparado para assumir a titularidade.
28 Julho, 2016 at 10:31
Também nao percebo a conversa do segundo avancado, JÁ COMPRÁMOS!!! (Alan R.) E ainda temos o Bryan, que é ‘só’ a melhor posicao dele, e o Podence, e o Matheus…
LE também só se for uma pechincha muito boa, tipo o Insúa por empréstimo. GR a mesma coisa (Eduardo para suplente, por exemplo, ou como se fala, o Beto.)
Os outros, precisamos sim. Miguel Veloso seria uma boa também (para 8), e alguém como Jonathan Calleri para suplente do Sli, já que Spalvis só para o ano…
28 Julho, 2016 at 10:39
Claro! O Alan Ruiz tem de perder os tais 3Kg (depois de já ter perdido 6Kg) e temos ali jogador! Nem podia ser outra coisa, jogadores de 5M têm de ter qualidade inquestionável…
28 Julho, 2016 at 10:44
“O Sporting precisa de vender Aquilani, Barcos, Jefferson, o Gloria a dios…”
Juntaria a esta lista o Ewerton, o Mané (com muita pena minha) e o Bruno Paulista (não percebo o que veio cá fazer).
28 Julho, 2016 at 10:57
Bruno Paulista do que lhe vi é bom de bola. Nunca percebi porque não calça??!
28 Julho, 2016 at 15:27
Está sempre lesionado…desde que chegou deu mais trabalho ao Varandas que ao JJ + JdDeus…ainda por cima lesionasse sempre em treino, nunca em jogo…
28 Julho, 2016 at 19:13
Deu para ver que tem um excelente pé esquerdo, boa meia distância e é agressivo. Se se libertar das lesões pode surpreender.
28 Julho, 2016 at 11:51
Leão esqueci-me do Ewerton, concordo. Não consigo dizer do Mané. 😉
Como o Tadeu também gostei do pouco que vi do Paulista!
28 Julho, 2016 at 15:14
Também é a minha opinião…
28 Julho, 2016 at 10:32
Acho que precisamos mesmo de um PL, mas que um que tenha cabeça e não um Teo.
Sem golos não se ganham jogos, e olhando para o campeonato passado…não gostava de uma repetição do mesmo.
Sem esse esforço estamos a hipotecar a época, sem estar ter começado.
LE – até tenho gostado de Marvin, parece mais solto e focado. A capacidade fisisca está lá.
DC – Não gostei muito de Coates, aprece demasidao lento/pesado. Não sei mesmo se a melhor dupla para o inicio da época não será Naldo -RSemedo. Naldo até tem a seu favor a capacidade de criar mais perigo em lances de bola parada que os 2 metros de Coates.
GR – Nim
28 Julho, 2016 at 10:34
Numa liga como a nossa há duas posições que estando preenchidas com jogadores de Top é meio caminho andado para o sucesso, a saber : Guarda redes e Avançados \Pontas de lança. E o mais curioso é que isso acontece na maioria das modalidades, vejamos as equipas de Futsal do Sporting e as equipas de futebol e hóquei do benfica.
Ter excelentes jogadores nestas duas posições normalmente valem títulos em Portugal.
28 Julho, 2016 at 10:49
Objetivamente, só precisamos de um avançado/ponta de lança.
Isto se o Teo sair, claro. O resto são melhoramentos, que só podem ser feitos quando sair alguém. Não podemos contratar mais um lateral esquerdo, correndo o risco de ficarmos com 3 no plantel.
Daquilo que vi até agora, a contratação do Petrovic pareceu-me desnecessária. Palhinha já estava ali prontíssimo. Mas claro, a qualquer momento o William também pode sair.
28 Julho, 2016 at 10:58
Precisamos também de um ‘8’, o Adrien nao é de ferro.
28 Julho, 2016 at 11:00
Para mim, a saída mais preocupante do nosso plantel, de Janeiro para cá foi a de Montero. Melhor que Teo, melhor que Barcos, com uns pés que só têm par acima dos quarenta Milhões, Montero foi um abono de Família num estado social que ainda funcionava. Quando ele entrava em campo, estávamos sempre melhor que com ele no banco. “Este” Jesus sabe imensamente, infinitamente mais de futebol que eu que, nada sei. Montero faz-nos falta e devia ter sido segurado a murro e pontapé se fosse necessário. 5 Milhões e um barco a diesel…
Agora, não sabia que Barcos estava de saída porque isso, para já deixa-me preocupado. Espero mesmo que Teo não volte porque é um irresponsável com a mania que há-de ter uma estrela no passeio da fama em Hollywood.
Espero que JJ saiba que, Lima está livre e pode ser uma boa substituição para… Tanaka. Spalvis foi uma mocada nas nossas esperanças e se por acaso sair um dos Mosqueteiros, hipotecamos as primeiras 3 ou 4 jornadas? Se isso acontecer, bye-bye Love, bye-bye happiness…
Slimani, quando chegou, não tinha pés, tinha um par de tijolos. Depois, gradualmente, os tijolos foram substituídos por “pés de matreco”, de seguida, por botas cardadas e hoje em dia, não sendo um Montero ou um Bryan, não se pode já dizer que seja um tosco com os pés como era o Mário Jardel ou o Cardozo do fifique.
Gostava de ver o Barcos a acertr na baliza. Se os golos são como o Ketchup, vão começar a aparecer. Parece-me hoje 100 vezes mais jogador que aquilo que foi possível entrever ano passado. É uma esperança se, contrariamente ao que diz o Leão de Plástico, não vier a sair. Até porque já fez dupla de ataque de grande sucesso com Alan Ruíz.
Na pior das Hipóteses temos disponível o nosso RONALDO da B…que, se transitar para as mãos de JJ pode ser muito útil em Janeiro, na Ausência de Slimani.
Até lá mantenho a minha esperança na confiança em JJ e, especialmente, em Bruno de Carvalho. Não me preocuparia tanto com os centrais, nem com um 8 de substituição mas, sim, com um ponta de lança móvel a sério daqueles que chegam e pegam de estaca, fazendo esquecer a angústia da pré-época de uma vez por todas.
28 Julho, 2016 at 13:26
O Montero, provavelmente, custou-nos o campeonato.
28 Julho, 2016 at 13:50
Esta conversa emocional sobre o Montero sem incluir estatísticas nunca funcionará como argumento.
Uma coisa é a empatia, outro é o aproveitamento desportivo.
Estou farto de meter aqui números, mas volto a colocá-los:
Montero fez 23 jogos oficiais na época 2015/2016, foi titular em 15 e marcou 6 golos.
Ou seja, em 15 oportunidades como titular nunca as soube aproveitar (tirando a Liga Europa).
Um clube que quer ser campeão não pode depender de um avançado que É titular mas NÃO MARCA golos.
28 Julho, 2016 at 14:05
Concordo com o trolha.
Montero em 2 anos e meio no Sporring marcou somente 37 golos em 94 jogos.
28 Julho, 2016 at 14:11
e não esquecer que desses 37 golos, 16 foram marcados em meia época, assim que chegou.
28 Julho, 2016 at 14:29
Aqui também vou concordar. Pela altura que saiu, andava-nos a por a todos com as maos na cabeca porque parecia estar a aprender com o Teo: lento, sem vontade, menos um sempre que entrava. Marcou dois ou tres golos cruciais e gostávamos todos dele, mas daí a dizer que nos custou o campeonato…por favor.
28 Julho, 2016 at 11:11
Outro nome: Lucas Albertengo (Independiente.)
25 anos, leva até agora 8 golos em 15 jogos, e pelo vídeo parece ser o que precisamos, móvel e matador, se bem que ‘baixinho’.
https://www.youtube.com/watch?v=0U9R8O5iqQE
28 Julho, 2016 at 11:19
Os nossos 4 mosqueteiros estão parados há 10 dias. É um bom descanso. A pré-época deles está parcialmente feita, foi levada a cabo no Europeu, melhor ou pior, houve intensidade e acabaram por aprender alguma coisa de novo com Fernando Santos. Não aprenderam muito mas, pelo menos aprenderam como não fazer algumas coisas. 10 dias de férias não chegam para dar cabo da forma de modo irreparável, com ganhos de peso e tropeguidão muscular. Que eu saiba não fizeram, para já testes médicos pois, aqueles que fizeram para a selecção, estabeleceram os parâmetros e não há necessidade de os voltar a fazer num espaço tão curto de tempo.
Tenhamos esperança que é momento de preparar o futuro. Vamos consolidar as nossas esperanças a partir de Sábado. (Suspiro de alívio) Ah, já me esquecia, os pasquins já perceberam que ficam todos, Slimani incluído. João Mário está de volta mas, “descontente”; quando estiver contente, é porque tem uma proposta irrecusável pelo Sporting, quando se constatar que fica mesmo, então é porque o Sporting renovou mais uma vez com ele e lhe aumentou o ordenado para vários milhões, pagos em “Sovereigns” ou lingotes de ouro de 24 quilates. Problema: Slimani também quer, William ficar-se-á a saber, tem mais do que isso e Adrien, notar-se-á pela face cavada que está em greve de fome. PUTA QUE OS PARIU!
28 Julho, 2016 at 11:41
Um GR
Um 8
Um Pl
28 Julho, 2016 at 11:50
Um 8
Um LE
Um PL
28 Julho, 2016 at 11:56
A mim o que me preocupa, é mesmo a falta de um PL. Mesmo sem vendas, a aquisição de um PL é fundamental para acreditar no titulo.
28 Julho, 2016 at 11:57
As esperanças renovada a cada início de época não se alteram. Ganhemos ou não os jogos de pré-temporada, sempre tive fé que podíamos ser campeões. Neste momento, mais do que fé, tenho confiança no título. Porque Jesus nos transmite essa confiança e nos dá garantias de qualidade.
Quanto aos reforços, eu apostava num lateral esquerdo, um 8 e um avançado ao nível do Slimani. Chega.
28 Julho, 2016 at 12:00
Nada preocupado… devo ser um irresponsável.
28 Julho, 2016 at 12:46
Continua a faltar poder de fogo na frente, esse continua a ser o nosso maior problema.
A defesa é sólida, e juntamente com o “meio-campo do Euro” estou sossegado em relação aos processos defensivos.
Jogar com um João Mário a falso médio direito, e Bryan na esquerda dá um meio campo mais comprimido mas menos vertical. É por isso que a putalhada lá anda, Matheus, Iuri e Gelson são as setas verticais.
Falta-nos – e caso se verifique a saída do Teo – um avançado com calibre de titular, e outro para o banco que mexa com o jogo em poucos minutos (Barcos demora a aquecer).
Foi a falta de poder de fogo que nos fodeu (para além de outras circunstâncias) o último campeonato.
28 Julho, 2016 at 12:54
“Foi a falta de poder de fogo que nos fodeu (para além de outras circunstâncias) o último campeonato.”
Completamente de acordo. E os merdas têm Jonas e Mitroglu, quando não marcou um, marcava o outro…
28 Julho, 2016 at 12:57
Yep.
28 Julho, 2016 at 13:38
Pois quando o slimani baixou de forma, foi quando perdemos o titulo. Para mim, 1 ou 2 pl, sao urgentes o resto pode esperar para 8, le e dc, temos solucoes de qualidade.
Eu gosto muito do leonardo ruiz, gostava de o ver fazer um jogo pela equipa principal, acho que ele tem aquele killer instinct que nos presicamos. Mais um pl consagrado, acho que ficavamos bem servidos.
28 Julho, 2016 at 13:31
Exatamente, os erros dos árbitros só podemos criticar não podemos acabar com eles.
Agora os nossos erros temos que os melhorar.
Ter um ataque com Jonas e Mitroglou vale títulos.
Juntos marcaram 52 golos.
Nós tivemos somente Slimani.
28 Julho, 2016 at 13:41
Estamos a 15 dias do inicio do Campeonato e sem resolver as carências principais detectadas. As nossas dificuldades na abordagem do mercado são óbvias. É urgente resolver o problema do ataque e do GR. Para 8 julgo que o B César tem condições.Na lateral esquerda podia ser melhor mas supera-se. PL é que não se vê forma de contratar alguém indispensável para podermos vencer, que renda como 2º Avançado, 20 Golos. Teo irrita-nos mas focado chegaria lá. Contudo, aquela ânsia de querer estar sempre onde não está, dificulta. A verdade é que foi a sua ausência na viragem do ano que nos fez perder o titulo. Se fosse possível estabilizá-lo teríamos a solução. Sem isso o mais provável é ficarmos mais fracos que na última época. O recrutamento de um GR suplente será mais fácil. O Carnide jogou pouco mas teve 3 Pl´s muito eficazes, nós não conseguimos transformar eficazmente o enorme caudal de jogo ofensivo que criamos.É essa eficácia que é necessária,e havendo-a, noutras posições ,como alguém dizia, por vezes até “uns paus de cabeleira” podem ser suficientes.
28 Julho, 2016 at 13:57
Concordo com este comentário, embora tenha uma pergunta: o que realmente aconteceu a Teo quando viajou para a América do Sul?
Devemos duvidar do atleta? Da mesma maneira que demos a dúvida quando o Liédson chutou a bola para a bancada e ficou de fora do dérbi?
Parece-me claramente existir uma dualidade de juízos, em relação a diferentes jogadores do nosso plantel.
A verdade é que Slimani voltou a comprar os adeptos com os seus golos. Quando Teo voltou também marcou, qual a diferença?
Slimani também quis o Marselha…
28 Julho, 2016 at 14:03
O Slimani nao anda de 2 em 2 semanas a dizer que isto e aquilo enquanto faz fretes em campo, sem querer correr e a prejudicar a equipa com as suas birras.
Só isso.
28 Julho, 2016 at 14:09
O William também andou a fazer fretes e a prejudicar a equipa quando não correu naqueles jogos que o J até o tirou ao intervalo?
O Teo esteve 1 mês sem competir e como qualquer outro jogador, perde o ritmo dos colegas, pois eles disputarem nesse período de tempo 7 jogos. Quando voltou à sua forma, marcou mais que o Slimani.
28 Julho, 2016 at 14:12
Faltam aqui mais opiniões destas, para equilibrar a balança.
Fazem o filme que um gajo é mau da fita, quando vendo o debate de forma pragmática e transparente vê-se é falta de argumentos.
Isso e dualidade de critérios a analisar estes episódios com os diferentes jogadores envolvidos.
28 Julho, 2016 at 15:17
Fazer fretes foi vir lesionado dos sub21?
28 Julho, 2016 at 16:07
Era uma questão, pois estavam a dizer que o Téo fazia fretes e não corria, e como bem sabemos o William nos primeiros 10 jogos depois de voltar, não corria nem metade do Patrício.
28 Julho, 2016 at 14:10
Mas meteu em causa a época desportiva do Sporting ao forçar uma saída para França. Este é um facto COMPROVADO, já que o atleta foi afastado do plantel e treinou à parte. Só não foi castigado porque se retratou perante o presidente.
Isto não conta?
Volto a dizer, Slimani comprou os adeptos de volta com os golos, mas continua a ser um indivíduo incerto que poderá dar uma machadada nas costas do clube em qualquer momento.
Dito isto, qual a real diferença para Teo?
Eu digo: foi a manipulação que alguns de vocês levaram pela comunicação social do Verefique. Não souberam analisar a situação e em vez de defenderem o atleta e o clube, caíram que nem uns papalvos.
Se o atleta não tem rendido desportivamente eu seria o primeiro a criticá-lo, mas não foi o caso.
28 Julho, 2016 at 14:13
Mas nao rendeu durante a primeira metade da época.
E Bruno, o William é avancado??? Ah.
28 Julho, 2016 at 14:16
“E Bruno, o William é avancado??? Ah.”
É assim que a Tasca anda. smh
28 Julho, 2016 at 14:18
Nao é pedido ao William que corra tanto como o Teo. É um jogador posicional, e o Teo um jogador móvel. Um William sem correr, ainda faz as suas funcoes. Um Teo sem correr, nem tanto.
Capisce?
28 Julho, 2016 at 14:29
Nem por sombras….o médio corre muito mais que o avançado…é uma questão estatística. Garanto-te que o William corre muito mais KM que o Teo por jogo…
28 Julho, 2016 at 14:30
Ou se preferires do que qq avançado ou 2º avançado…
28 Julho, 2016 at 16:03
A mim pouco me importa se correm muito ou pouco, desde que corram bem. Quero lá saber de um Brahimi que se farta de correr com a bola, mas dali a sair um bom passe ou uma jogada de perigo vai uma grande distância.
E essa tua opinião sobre o Téo, também se aplicava a um Cardozo? Ele corria muito? Ah Ok, agora podemos ir ao caso do Cardozo não ser um 2º Avançado e por isso não precisar de correr tanto. Mas então e o Slimani que é o suposto Ponta de Lança e vem mais vezes atrás que o Téo? E que por acaso, até corre mais que ele?
28 Julho, 2016 at 13:50
Uma pena o Burak ter ido para a China, é jogador que rende no minimo 20 golos epoca, seria grande alternativa ao Sli
28 Julho, 2016 at 14:03
O que se viu nesta pré-época foram jogos contra adversários que para além de terem cultura táctica, todos eles jogavam com 11 jogadores, ou seja, o keeper também participava no jogo “ofensivo” o que torna extremamente complicado a uma equipa conseguir ter sucesso no pressing. A nossa equipa vive um pouco desta forma de jogar para poder ter as linhas juntas. Voltou a ver-se os pesadelos do ano passado nas mudanças repentinas de flancos que os nossos adversários fazem deixando a equipa completamente balanceada para o lado oposto para o qual vai a bola.
Ora, esta realidade não se verifica no nosso campeonato e na época passada quando uma ou outra equipa tentou fazer essa gracinha em Alvalade, passámos por dificuldades em assumir o jogo pois passamos muito tempo sem a bola.
Resumindo, a nossa estratégia precisa de 2 factores muito importantes para ter sucesso: Boa forma física (para poderem estar em todo o lado) e jogadores acima da média tacticamente (para poderem antecipar as jogadas).
Concordo que falte 1 Ponta de Lança matador, pois não podemos estar dependentes de Slimani. Nem sempre estará bem e precisamos de preparar o futuro, com ou sem ele.
Claramente que um Defesa Esquerdo de qualidade é algo essencial, pois Jefferson não sabe defender (foi dos poucos que não evoluiu NADA com o J), Marvin não ataca como esperávamos e por isso não traz os desequilibrios ofensivos que o Schelotto proporciona.
No caso dos centrais parece-me que irão manter os 5, até porque está quase sempre um no estaleiro, sendo que o Paulo Oliveira continua a ser o único que tecnicamente não evoluiu nada e faz com que existam inúmeras bolas que seriam para sair a jogar, mas ele decide sempre por dar uma biqueirada para a frente (não notaram a diferença do Jug para o Patrício nesta vertente?) Começámos a ter muito mais bola contra o Lyon porque o Patrício deixou de despejar bolas para a frente.
De resto, acho que deveriamos arranjar um substituto exactamente com as mesmas caracteristicas do Adrien, pois com um jogador destes em campo, metade do jogo está ganho. E como bem sabemos, Adrien é o alvo preferido para os amarelos disparatados dos bois.
28 Julho, 2016 at 14:24
Excelente comentário de um treinador de bancada atento.
Este ano ou metemos as equipas pequenas em linha nos primeiros 20′ da partida, ou então é o reeditar das primeiras partes a 0.
De todos os defeitos que possa apontar ao Carnide, esse não é um deles. Sabem bem o que fazer – especialmente em casa – e apertam com a máquina nos primeiros 15/20′ da partida.
O desbloqueio de um jogo começa nesse primeiro terço da primeira parte.
Penso que te esqueceste de falar de mais um pormenor, que sinceramente, pensei que fosse evoluir muito mais nesta equipa: passe e recepção. São inúmeros os disparates feitos pelos atletas do Sporting, e assim é difícil garantir um ritmo forte na partida. O adversário nota as dificuldades e aproveita-se.
A equipa nas últimas 10 jornadas parecia outra, com um futebol cheio de fulgor.
28 Julho, 2016 at 16:50
Concordo a 100% com o trolha.
Nos jogos em casa os primeiros 15/20minutos tem que ser de sufoco constante . o Adversário não pode ter espaço.
Goste-se ou não o benfica faz isso muito bem essa e uma das armas deles à muitos anos Jorge Jesus fazia isso lá muito bem.
28 Julho, 2016 at 14:10
OFF:
Van Persie confirma que vai para o Rangers.
Parece-me um gigantesco passo ao lado da parte dele…
28 Julho, 2016 at 14:12
Eu estou traquilissimo…percebo o que o LdP diz mas olhando para a equipa apinhada de suplentes percebo que o JJ está a construir o plantel e a equipa parece crescer de jogo para jogo! É verdade que exibicionalmente não tem sido bom mas estou tranquilo…
Quanto a compras…sem vendas para mim precisamos só de 1 GR suplente, 1 Médio suplente e 1 PL suplente. E mesmo assim o PL suplente tou a contar que o JJ não conta com o Barcos (em quem eu sinceramente acredito)…de resto acho que o plantel chega bem para o que nos propomos para este ano! Claro que haveria sempre algo possivel de melhorar, claro que pode ser sempre melhor mas estas posições eu diria que são as de necessidade imperial. Mais do que isto só se houver vendas que precisem de ser colmatadas…sendo que se a venda for por exemplo o JM, não vejo necessidade de ir buscar ninguém…
28 Julho, 2016 at 15:36
Vejam bem os números deste gajo :O
E tem experiencia europeia, e ainda é relativamente novo.
Se bem que na China pagam bem mais que aqui…
https://en.wikipedia.org/wiki/Deshorn_Brown
28 Julho, 2016 at 17:04
Números mediocres em ligas mediocres nem para a equipa B serve