O Tottenham foi na realidade o grande opositor ao título conquistado pelo Leicester. A equipa de Maurício Pochettino acaba também por fazer um campeonato excepcional, desvalorizado pelo feito de Ranieri, com uma equipa que começa muito mal o campeonato (3 pontos em 4 jogos) e mesmo assim consegue recuperar e fazer novamente uma reta final abaixo das expectativas (2 pontos em 4 jogos). Foi a equipa que mais gosto me deu ver jogar na Liga!
Olhando para o 11 base vemos que a equipa é ainda jovem (alguns fizeram a époda estreia) com muita qualidade e margem de progressão: Na baliza, Lloris foi o titular da baliza e teve uma boa época. Embora, ache que não está ao nível de Chech, Courtois ou DeGea; pessoalmente até prefiro Forster (Southampton) ou Adrián (West Ham) mas não será pelo francês que os Spurs terão problemas.
Na defesa, o quarteto é constituído pela dupla de centrai belga, Alderweield e Vertonghen, que se complementam muito bem e que são das melhores duplas da liga. À direita, Kyle Walker que para mim é o melhor lateral direito da atualidade. Do outro lado, outro inglês, Rose que também tem se revelado um excelente lateral.
No meio-campo, o “conhecido” Dier que agora terá Wanyama como companhia ou alternativa juntamente com Dembélé que deixa sempre a impressão que ainda não atingiu o melhor nível e incapaz de ser tão regular como o que seria desejado. Atrás do avançado, Lamela, Dele Alli, Son e Chadli vão rodando apesar do argentino e do jovem inglês, que foi a grande revelação do ano passado serem mais vezes aposta. Eriksem é indiscutível, o dinamarquês acabou o campeonato com 13 assistências, superado apenas por Ozil, e foi o organizador do jogo atacante dos londrinos. Mas verifica-se que a maior lacuna na equipa é não ter um extremo de topo… (A sério que o Hulk foi para a China?).
No ataque, o melhor marcador do campeonato com 25 golos, Kane. O inglês foi um “furacão” desorientando totalmente as defesas contrárias e levando muitas vezes os adeptos dos Spurs à euforia. Falta um outro PL que possa ser opção e saltar do banco para tentar resolver e dar descanso a Kane.
Pelo que vi do ano passado parece-me que o Tottenham vai pelo menos intrometer-se na luta até ao fim. Mas este ano estão também na Champions League e isso pode afetar a participação no Campeonato embora tenham boas opções no banco. Principalmente se for buscar um extremo (aceitam-se sugestões) pode ir longe esta equipa.
P.s. – “Tens de ver isto” (jogo/jogos mais interessante/s da semana): Manchester United vs Leicester City- domingo, 7 de agosto às 16H. Em Wembley, duelo entre Mourinho e Ranieri no primeiro jogo oficial da época. Ibrahimovic só precisou de 4 minutos para marcar um golo “à Zlatan” frente ao Galatasaray será que já está a 100%? Vai Vardy demonstrar que a época passada não foi um acaso? Quem será o desequilibrador de serviço: Rooney ou Mahrez?
*às segundas o ILLUMINATOR saca do seu livro de receitas da Premiere League e confecciona um fish&chips com sabor ao futebol mais entusiasmante do planeta
1 Agosto, 2016 at 13:13
Venha a Premier. “Só” o melhor campeonato do mundo.
Dia 7… United vence 🙂
1 Agosto, 2016 at 13:28
Sem qualquer intuito censor, permito-me propor que este post seja para já retirado da Tasca e publicado de novo amanhã.
A proposta no fundo é a de, por um dia, o frontispício da Tasca ser ocupado pelo post que assinala a morte do Mário Moniz Pereira.
Seria a forma discreta de afirmar que, por um dia, para a comunidade sportinguista, nada mais deve importar do que, cada um à sua maneira, homenagear o Mário.
Pessoalmente, é o que sinto. Tudo o mais, hoje, é irrelevante.
1 Agosto, 2016 at 14:12
+1
1 Agosto, 2016 at 14:13
Em minha opinião Mourinho deu um primeiro passo errado ao regressar ao Chelsea. Disse-o na altura em que ele o fez, confirmei a opinião no momento em que foi posto fora e mantenho-o neste momento, no qual penso que ele deu o segundo passo errado na carreira ao aceitar o Man United.
Mourinho é excessivamente conservador para inovar a sério tanto na escolha de jogadores como, principalmente do ponto de vista táctico. O plantel é excelente, é vasto e vai jogar à Mourinho, uma forma de jogar que toda a gente conhece e que é como que colocar uma legião romana frente a um exército moderno.
Os únicos campeonatos em que penso Mourinho ainda possa vir a ser bem sucedido, seriam o Italiano e eventualmente o Português à frente de um dos três grandes.
Na Premier League, na Bundesliga, na Liga Espanhola e mesmo na Liga Francesa, Mourinho é mais do mesmo. Chegou ao Topo, manteve-se no topo e caiu do topo. Já não é o melhor treinador Português da actualidade. Esse dá pelo nome de Jorge Jesus, o homem que olha o futebol de um prisma diferente, para quem Cruift foi um ídolo mas que em termos tácticos o superou já há muito.
Fizeram bem a Jorge jesus os anos que passou no benfica. Dispôs de um excelente plantel pela primeira vez na vida e tornou-se-lhe desse modo possível testar praticamente as ideias que lhe assolam a mente, 24 horas/24 horas. Aprendeu muito e desenvolveu muito.
À frente do Braga, inovou, claro mas, não dispunha do plantel necessário para poder testar as suas ideias ao limite.
Quando chegou ao Sporting encontrou uma equipe estruturada sobre jogadores da Academia e ficou surpreendido com a extrema qualidade do nosso futebol de formação. Comparando-o com o do benfica, percebe-se porque raio de razão os jogadores da formação do Gatunos não tinham lugar na equipe principal e a razão é só uma Qualidade Insuficiente quer na Equipe B, quer nas camadas jovens que não têm competências de ordem táctica de excelência e não estão formados para aprender. Consequentemente, chegam aos seniores e não aprendem depressa, nem aprendem quase nada.
A formação do benfica não se preocupa com a formação intelectual e emocional dos jogadores e as equipes jovens, tendo elementos de grande valia técnica acabam sempre por ceder sob pressão táctica do adversário.
Os expoentes máximos da formação do benfica chegavam à equipe sénior e não eram capazes de lidar com a pressão. Por outro lado estavam tapados no plantel e tinham pouca motivação para aprender com o que viam dado que, minutos não poderiam ter muitos.
Diga-se em abono da justiça que Renato Sanches foi o primeiro que vi capaz de lidar com a pressão de jogar na equipe senior de um dos três Grandes. Ah mas, Renato Sanches não é da formação do benfica, é da gormação do “Águias da Musgueira” e chegou ao benfica já “crescidinho” if you know what I mean.
André Almeida. Azarex, é refugo da formação do Sporting e chegou ao benfica a fazer a barba todos os dias.
E Semedo? Bem, Semedo é outra história. Não é da formação do benfica. Salvo erro é da formação do Sintrense ou de outro qualquer clube menor da região de Sintra.
Mas há os senhores 15 Milhões, André Gomes, Ivan Cavaleiro, Bernardo Silva. Esses não contam? Não são da formação do Benfica?
Esses foram negócios do Jorge Mendes. nenhum valia essa verba quando foi vendido e Ivan Cavaleiro, por exemplo, nunca valerá, como a não vale André Gomes e talvez, agora, depois de duas épocas no Mónaco, Bernardo Silva venha a valê-los.
O problema está no foco que se dá aos atletas da formação: Ganhar ou aprender? Se é ganhar, só, será sol de pouca dura.
Ano passado lembro-me bem da surpresa evidenciada por Jorge Jesus com a rapidez de apreensão dos seus processos pelos jogadores da equipe do Sporting, designadamente, pelos mais novos.
A formação do Sporting prepara os jogadores em muitas vertentes para lá das técnicas e tácticas necessárias. Prepara-os para aprenderem e prepara-os para pensarem pelas suas próprias cabeças. Não lhes dá o peixe, dá-lhes a cana de pesca. Daí a diferença. Daí o facto de a Selecção Nacional ter sido Campeã Senior com 10 jogadores da formação do Sporting e um da formação do benfica, outro da formação do Águias da Musgueira e finalmente, o resto, nem sei de onde vieram.
Tive um Professor na Faculdade , já no quinto ano que na primeira aula do ano colocava ao anfiteatro dos alunos a seguinte questão:
– As Senhoras e os Senhores-dizia referindo-se à rapaziada- vão licenciar-se este ano, pelo menos grande parte de vós o vai fazer. Uma vez “licenciados”, ficam com licença para quê? Durante um par de minutos fazia-se silêncio e depois era o habitual rumor da troca de opiniões entre colegas, em sussurro, até que o Professor apontava um de nós e pedia: – Responda-me lá o Senhor. Invariavelmente sob as mais diversas formas a resposta ia sempre bater ao mesmo: Ficamos Licenciados para exercer a profissão.
Errado, respondia o Professor, ficam com licença para aprender a profissão. Nada mais. Ficam com as ferramentas mas, terão de aprender a usá-las, terão de ouvir muito e meditar muito, terão horas de gigantesca incerteza e a certeza de que não sabem nada. Agora, ficam plenamente competentes para aprender. Quando sairem, vão ter de aprender ou vão ter de se dedicar a outra coisa qualquer. Nestes cinco anos, conquistam a cana de Pesca e daqui para a frente terão de aprender a pescar. Quando finalmente nos preocupávamos em ler o que estava escrito no quadro, liamos a seguinte frase, escrita a giz cõr de rosa: “Um Pai de 40 anos e um Filho de dez saem de casa cada um com a sua cana de pesca. Que vão fazer?”
Aquilo que tinhamos entendido como uma pergunta parva de um professor a armar ao pingarelho, era o sumário da nossa lição desse dia.
Agora conhecíamos a resposta: – O Pai vai pescar e o filho vai aprender a pescar.
No campeonato Inglês todos esperam que o Mourinho tenha aprendido a pescar mas, não creio que seja tanto assim.
Jorge Jesus sabe pescar como ninguém. Este ano já inovou, mais uma vez, da forma como concebeu a pré-época. Os jogadores ou aprendem ou, então, não servem para o Sporting porque levam aviamentos de 5 a 0 de equipes com as quais teriam a obrigação de se bater de igual para igual. Têm de aprender muito depressa porque em Janeiro há um novo defeso e daqui até Janeiro, é tempo de prospecção e eventualmente, até, de contratação. grande surpresa vai ter o Melis, depois de tanto aplauso, em pé, do público em Alvalade, no Sábado passado.
Por isso, para mim, Mourinho que, compra jogadores que já sabem tudo, vai de novo enfrentar grandes surpresas se o tempo que teve disponível lhe não serviu para aprender a inovar.
Para mim, o melhor Treinador Português da actualidade é Jorge Jesus, period. Não sei quais as suas competências na gestão do plantel de um Real Madrid, ou Bayern de Munique ou Barcelona e por isso, não devia arriscar uma opinião mas, se tivesse nas mãos o Ferrari Madrileno, estou convencido que era voraz a comer todos os títulos que se visse na necessidade de disputar.
Seria considerado o “Melhor Treinador do Mundo”? Talvês, it depends. Depends on what? Results, my friend, results!
1 Agosto, 2016 at 15:01
Mourinho é o melhor treinador português.
JJ é o melhor da nossa liga.
JJ sempre foi um desastre na champions, foi a duas finais da liga europa e perdeu-as.
Jorge Jesus em 7 épocas a treinar grandes em portugal foi campeão 3 ,menos de metade.
Já Mourinho triunfou em Portugal, Itália e Inglaterra. Em Espanha, não acho que tenha triunfado, apesar dos títulos que conquistou.
Jorge Jesis põe as suas equipas a jogar um fabuloso futebol, mas falha muito nas competições europeias.
Jorge Jesus tem o mérito de ter sido ele a quebrar hegemonia do Porto no futebol português e será ele que guiará Sporting nos seus exitos, mas esta abaixo de Mourinho.
1 Agosto, 2016 at 15:07
“JJ sempre foi um desastre na champions, foi a duas finais da liga europa e perdeu-as.”
Claro que sim….. até porque a subida no ranking da UEFA (6º lugar) por parte do teu clube foi obra do Orelhas e não por causa dos bons desempenhos europeus.
Quanto a perder finais europeias….. há 20 anos que não as cheiravam….. mas o Treinador que é “mau”…. levou-os a 2 finais…
1 Agosto, 2016 at 16:00
Ricardo,
Peseiro também foi a uma final europeia, Domingos também foi e não é por isso que digo que eles são excelentes treinadores.
O 6 lugar do ranking do benfica deve-se aos jogos na liga europa se fossem só contabilizados os da champions o benfica não era top 20.
Eu disse que JJ era o melhor treinador da nossa liga, mas entendo que é inferior a Mourinho.
1 Agosto, 2016 at 16:18
Curiosa memória selectiva.
Ficamos a saber que na era pré-JJ no carnide…. eles certamente que estavam no Top 10 europeu e que JJ não fez nada de especial na Europa.
Certamente que o Rui vai chegar a várias finais europeias e ganhar…. lol
E já agora….na C. League… o JJ também foi aos quartos-de final tendo sido eliminado pelo Chelsea que viria a ser campeão europeu nessa época.
1 Agosto, 2016 at 14:26
A par do Leichester (antes de perceber que era possivel ganhar o campeonato e começar a jogar para os pontos…que é perfeitamente normal) e do West Ham, o Tottenham foi a equipa que mais gosto me deu ver jogar no ano passado! Pochettino é um grande treinador, montou a equipa a jogar bem e equilibrada, com o Dier basicamente nas compensações das subidas constantes do Walker, que assim está à vontade. Depois uma grande mobilidade dos 3 avançados, com trocas constantes e entradas pelas costas. Um grande trabalho dele, depois de um grande trabalho que fez também com o Southampton…
Eu gosto bastante deste Tottenham mas temo pela sua regularidade com a champions pelo meio…se nos extremos têm alternativas que valem +- o mesmo que os titulares, no resto não creio que sejam sequer próximas dos titulares. Foi por isso que jogaram a liga Europa com os suplentes quando perceberam a real possibilidade de ganhar o campeonato. A minha previsão para o Tottenham é lutar pela liga Europa com Liverpool, Everton, West Ham e outros que se possam intrometer. Não os vejo a conseguirem ser tão fortes como Chelsea, MU, MC e até para bater o habitual 3/4 lugar do Arsenal…
1 Agosto, 2016 at 14:40
Há uns anos que não vejo o Campeonato Inglês, desde que a benfica tv passou a transmitir os jogos.
Quanto às equipes, planteis e treinadores, não faço ideia nenhuma. Não tenho opinião. Vou confiando nesta coluna para ficar informado.
Obrigado.
1 Agosto, 2016 at 15:01
Agora vai dar na Sport TV.
1 Agosto, 2016 at 15:02
Tottenham esta época fica abaixo do 4 lugar.
1 Agosto, 2016 at 15:26
Atrás de quem?!
1 Agosto, 2016 at 16:03
Man. City (vencerá o campeonato)
Man. Utd.
Chelsea
Arsenal
Tottenham
Liverpool
West Ham
1 Agosto, 2016 at 17:05
Luta pelo 1º Tottenham/Man. City (vencerá o campeonato)
Luta pelo 3º Man. Utd/Chelsea/Arsenal
Leicester/West Ham a ter em atenção
1 Agosto, 2016 at 18:41
Até o punha mais abaixo, esta época para eles vai ser como foi o inicio da época passada para o Liverpool.
1 Agosto, 2016 at 15:08
Loris é claramente bom GR, mas sofre sempre golos que um keeper com mais 8/9 cm não sofreria. Rose é excelente a atacar mas a defender não ocupa bem os espaços. Vertonghen é experiente mas perde muitos duelos individuais.
Dier passou a contar com concorrência à altura, e a grande falha da época passada (suplente para o Kane) já chegou. Jansen é uma cópia do Kane e grande goleador na Holanda. Eriksen é brutal, mas continua a ser encostado à esquerda, Dele Alli ainda tem muito para aprender (espero que esteja melhor) e Lamela já mostrou mais na época passada. Mas faltam soluções de banco, pois Chadli e Son são curtos. Dembélé é um monstro no meio-campo quando quer jogar à bola.
Resumindo, mantendo a base da época passada, têm tudo para voltar a ficar nos 4 primeiros. Vamos a ver como irá funcionar a rotação do plantel e as variantes tácticas pois este ano já possuem 2 PL e 2 trincos ao mesmo nível.
O United para mim vai ser mais do mesmo, pois com aquela defesa composta por jogadores medianos a roçar o fraco, vão continuar a sofrer golos em grande e sem um verdadeiro homem para pegar no jogo e levar para a frente, irão ter dificuldades em asfixiar os adversários quando assim for necessário. O Mourinho não me convence, e se os adeptos do United queriam voltar aos tempos aureos do futebol espectáculo, esqueçam.
1 Agosto, 2016 at 23:23
Não sabia que já tinham a alternativa ao Kane… Melhor marcador da liga holandesa 20M€ deve ser bom mas nunca o vi jogar.
Também gostava de ver o Eriksen no meio (daí também a necessidade de irem buscar um extremo).
Quanto ao United não nos podemos esquecer que o forte do Mourinho é a consistência defensiva.
2 Agosto, 2016 at 8:15
Quando as grandes ‘figuras’ da tua defesa sao Rojo (…) e Smalling (……….) there’s only so much you can do.
2 Agosto, 2016 at 10:43
Mas ele tem esses pq quer. € não falta para comprar quem quiserem. Faz lembrar o Real que compra avançados às paletes, mas não é capaz de arranjar um lateral direito que faça realmente a diferença.
Já o United quando jogava à bola tinha tudo menos um lateral direito
1 Agosto, 2016 at 16:54
Dia 7 é supertaça?
1 Agosto, 2016 at 21:00
É.