O ano passado quando foi anunciado Zupo como treinador do Sporting, comentei com alguns amigos que teríamos um treinador com um palmarés como nunca tínhamos tido. Um treinador que já ganhou a Liga dos Campeões. Contudo o balanço da época foi negativo. Este facto foi assumido pelo clube e a direcção decidiu voltar a dar crédito a Zupo. Desta vez permitiu-lhe construir um plantel à sua imagem e ambição. 2016/2017 marca para o Andebol do Sporting uma época diferente. O Plantel tem 18 jogadores, dos quais 7 são estrangeiros e alguns com experiências na liga dos Campeões, caso de Ruesga (ex Barça) e Bozovic (ex Metarlug).

Vamos procurar fazer uma análise mais profunda do plantel com o objectivo de dar a conhecer as opções que estão agora à disposição de Zupo.

Na baliza teremos 3 Guarda-Redes com características distintas.

Aljosa Cudic (1,90m – 28 anos) transita do ano passado depois de uma época que parece ter ficado aquém das expectativas. Parece que está reservado o lugar de segunda opção para este ano.

Matej Asanin (2,06m – 22 anos) um jovem croata que já representou o Admar Leon em Espanha e o Handball Sport Verein de Hamburg na Alemanha. Uma envergadura extraordinária e com alguma experiência internacional, espera-o a titularidade e dele vai depender muito do sucesso da equipa.

Manuel Gaspar (1,93m – 17 anos) um juvenil internacional sub-18 por Portugal e com um enorme potencial. Terá uma excelente oportunidade para crescer e potenciar as suas qualidades.

 

Pontas esquerdos com muita qualidade.

Pedro Solha (1,84m – 34 anos) um jogador com muitos anos de Sporting e que vai ser importante para transmitir o que significa vestir a verde e branca. Ainda é um atleta com muito a dar ao Sporting.

Ivan Nikcevic (1,81m – 35 anos) internacional pela Sérvia com muita experiência internacional, 135 jogos pela selecção e 491 golos ao que se junta mais de 100 jogos na Liga do Campeões. Como cartão de visitas fica a época anterior no Wisla Plock (Polónia) onde fez 39 golos só na Champions.

Bruno Gaspar (1,76m – 18 anos) jovem internacional português com participação regular nos juniores onde tinha papel de destaque. Vai ter uma época de aprendizagem e pode continuar a jogar nos juniores onde poderá tirar partido do que aprende com os seniores.

 

Pontas direitas nacionais.

Pedro Portela (1,86m – 26 anos) o melhor ponta direita nacional poderá ter uma época de sonho. O facto de estar a ficar no ponto quanto à idade e a qualidade dos colegas podem fazer deste ano um ano de ouro para Portela.

Francisco Tavares (1,84m – 19 anos) um jovem que fez na época passada a sua primeira experiência nos seniores com uma regularidade surpreendente. Foi opção para substituir Portela e recebeu de Zupo muita confiança.

 

Pivot de outro nível.

Michal Kopco (1,97m – 28 anos) internacional sérvio, chegou proveniente do Tatran Presov, clube eslovaco que representou nas duas últimas épocas, tendo-se sagrado campeão por cinco vezes na Eslováquia.

Igor Zabic (2,01m – 26 anos) internacional esloveno com papel importante no bloco central da defesa. Depois do Celje Pivovarna Lasko da Eslovénia e dos húngaros do Orosházi FKSE , chega ao Sporting onde vai reforçar o bloco central da defesa.

 

Laterais esquerdos com conhecimento do que é o campeonato nacional.

Frankis Marzo (1,93m – 28 anos) trata-se de um jogador cubano que está clube desde 2011 onde tem jogado como lateral direito apesar de não ser canhoto. Um atleta com elevada qualidade e capacidade de adaptação pelo que espera-se que este ano possa brilhar agora no lado esquerdo.

Bosko Bjelanovic (1,96m – 29 anos) internacional português com muita experiência de Sporting, onde já foi capitão de equipa, e que tem um papel importante no plano defensivo.

Edmilson Araújo (1,87m – 22 anos) jovem internacional que poderá ter na próxima época a sua época de explosão. Um jogador muito rápido e potente capaz de fazer coisas difíceis mas que precisa de jogar com mais regularidade.

 

 

Centrais experientes e com capacidade de comando.

Carlos Carneiro (1,84m – 34 anos) internacional português com muita experiência e que este ano pode representar um papel importante na equipa. Espera-se que a concorrência que vai ter no lugar o torne mais forte e capaz.

Carlos Ruesga (1,84m – 31 anos) internacional espanhol, chegou do Barcelona após uma época na sombra de Raul Entrerríos vai tentar relançar a sua carreira em Portugal. Campeão do mundo pela Espanha em 2013 e depois de jogar no Portland Sant António e nos húngaros do MKB Veszprém vai ser uma referência no nosso campeonato. 

João Pinto (1,89m – 26 anos) jogador com características especiais que lhe permite jogar como Central ou em qualquer dos lados na primeira linha. É um atleta com enorme dedicação ao jogo e que aproveita todos os momentos que o treinador lhe dá para tentar brilhar e ajudar a equipa.

 

Laterais direitos de grande qualidade.

Janko Bozovic (2,03m – 31 anos) internacional pela Áustria, apesar de ter nascido no Montenegro, é um lateral direito com muita qualidade e muita experiência internacional. Vindo de um dos maiores clubes de andebol da Macedónia e com diversas participações em provas europeias de selecções e de clubes pode ser o nosso bombardeiro para a próxima época.

Cláudio Pedroso (1,98m – 30 anos) internacional português, formado no Passos Manuel onde despertou o interesse do rival da segunda circular. Depois de ter sido dispensado a época passada ao Madeira SAD onde fez a sua melhor época em termos de números de golos e assistências.

 

Em resumo reunimos um plantel com muitas opções e que pode tornar a época de estreia do Pavilhão João Rocha como uma época ímpar na modalidade. O Campeonato Nacional é o principal objectivo, mas a participação na Taça Chalenge não deve ser descorada e podemos tornar-nos no primeiro clube português a vencer duas vezes o troféu.

A equipa já começou a sua pré-época na terça-feira, 26 de Julho, e o primeiro jogo de preparação, está agendado para dia 13 de Agosto, em Espanha, com o Frigoríficos Morrazo Cangas que ficou em 5º lugar na Liga ASOBAL. O segundo jogo, já em território Português, no dia 17 de agosto diante do CF “Os Belenenses”, no Pavilhão Acácio Rosa. Nos dias 20 e 21 de Agosto, o Sporting CP, marca novamente presença no Torneio Internacional de S. Mateus, em Viseu, que conta com a presença do FC Porto, SL Benfica e dos russos do Cheskov Medvedi.
A equipa ao comando de Zupo Equisoain, também vai estar no Torneio de Benidorm, nos dias 27 e 28 de agosto. No dia 27 joga com o BM Benidorm e no dia 28 enfrenta o Fertiberia Porto Sagunto, ambas as equipas disputam a Liga ASOBAL em Espanha.

A aposta da direcção merece o nosso apoio e a inauguração do Pavilhão João Rocha vai permitir concentrar as modalidades e dar-lhes o aplauso que merecem… vamos comprar a Gamebox Modalidades para podermos ter equipas que ambicionam ganhar tudo em que participam, nacional e internacionalmente. Força Sporting!!!

 

*às sextas, o Carlos Ruesga avança para a linha de sete metros e explica-nos o porquê da expressão “futebol… pé! andebol… mão!”