Com os campeonatos parados e já quase tudo dito sobre os grandes destaques da temporada passada é altura de nos prepararmos para assistir a mais uma campanha dos nossos juniores, que incorporaram os juvenis da temporada passada, equipa B, que tem algumas novidades que deixam água na boca e muita qualidade para fazer um brilharete, e ainda os juvenis, uma equipa que este ano é muito muito jovem, mas que certamente dará conta do recado.
E enquanto esperamos ansiosamente pelo desenrolar de mais um ano a sério, naquela que é a melhor Academia em Portugal, assistimos ao esforço enorme de um dos que cumpriu na mesma todos os escalões e brilha agora na mais importante competição desportiva da história.
Quando penso em Ricardo Esgaio penso, não raras vezes, em Daniel Carriço. Um jogador que não poucos sportinguistas diziam não ter estofo para o Sporting. Um jogador que mostrou conhecimento táctico para cumprir várias posições, formado no clube e com características de capitão. E Daniel lá foi à sua vida, para ganhar 3 Ligas Europas como titular, ser um dos indiscutíveis de um enorme treinador e de um grupo de adeptos espetacular. E em nós ficou sempre aquela dúvida se não teríamos sido precepitados em julgar dispensável um jogador que tanta falta nos fez por vezes.
Esgaio é hoje o capitão de uma selecção Olímpica que merece tudo pela injustiça que foi feita com o seu seleccionador. É o topo da hierarquia porque é o mais internacional presente, cumprindo o lado direito e esquerdo com imensa qualidade, capacidade defensiva e ajudando o ataque. Tem-se apresentado de forma simplesmente exemplar, com a maturidade e intensidade que já lhe conhecíamos mas que apenas podemos ver mesmo quando está ao serviço de Portugal.
Esgaio tem tudo, para mim, mas tem tido dificuldades em impor-se no onze do Sporting, ainda que não me lembre de um jogo mau que tenha feito de verde e branco.
Está por isso na altura de definirmos o que pretendemos de um dos mais inteligentes jogadores que formámos nos últimos anos. Depois da renovação, já este Verão, chegou um sinal claro de que seria aposta, mas a falta de minutos parece manter-se e a incerteza de qual a posição que será utilizado também.
Será Ricardo um 8 adaptado por Jorge Jesus? Será que vai ser a alternativa a Schelotto ou é terceiro na hierarquia? Vai ser extremo?
Para já é capitão e trabalha para trazer uma medalha para Alvalade, que nos encherá todos de orgulho a acontecer. Mas está na altura de ser opção regular, por tudo aquilo que tem feito.
p.s. – entretanto, parece que Palhinha vai jogar a próxima época no Belenenses. Abordaremos o tema lá mais para a frente.
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
9 Agosto, 2016 at 16:16
Para mim, Esgaio deveria ser o nosso lateral esquerdo!
… com as devidas adaptações elaboradas pelo mestre Jesus, bem entendidos…
9 Agosto, 2016 at 18:46
Falta a profundidade no corredor… JJ quer um lateral a ir à linha e cruzar.
9 Agosto, 2016 at 21:24
Boa ideia!
9 Agosto, 2016 at 16:16
Para mim uma excelente alternativa a João Mário nesta tática de Jesus. Não vi nada em Meli a mais do que ele… só talvez mais tatuagens!
9 Agosto, 2016 at 16:21
Engraçado, há muito tempo que penso que é nessa posição que ele deve jogar!
Julgo que o Meli é mais para as vezes do Adrien e não tanto do J. Mário. Veremos onde o Mestre o põe a jogar.
9 Agosto, 2016 at 17:17
Mas já viste o Meli jogar o tempo suficiente para saber se vai ser melhor que o Esgaio ou não?
9 Agosto, 2016 at 17:50
Eu não disse que o Esgaio era melhor. Disse que não vi nada em Meli a mais do que ele… condicionado obviamente ao pouco que vi de Meli…
9 Agosto, 2016 at 16:18
Gosto di Esgaio mas, parece-me que a sua polivalência o está a prejudicar!
PALHINHA
O médio do Sporting, João Palhinha, foi emprestado esta terça-feira ao Belenenses. Depois de ter sido cedido na temporada passada ao Moreirense, o médio português vai voltar a rodar num clube da Liga NOS.
9 Agosto, 2016 at 16:49
Bem, que seja os nossos ouvidos naquele balneário, para quando se passarem as coisas do costume.
Neste momento estava a jogar um pouco melhor que o Petrovic mas talvez JJ tenha esperança que o sérvio (?) se adapte e evolua muito rapidamente.
9 Agosto, 2016 at 17:08
Não creio que Palhinha se tenha destacado mais que Petrovic, no entanto, não lhe ficou atrás e fez uma pré epoca muito interessante.
Nesse sentido, acho que o empréstimo é bom para ele e para o Sporting, visto que o destino de Petrovic é o banco de suplentes durante boa parte da época, William não dá hipóteses…se Palhinha ficasse era um desperdício de talento, ele nesta fase precisa de jogos e de competitividade para crescer como futebolista.
9 Agosto, 2016 at 17:14
sim porque, além do William ter tido 2 semanas de férias, vai mesmo jogar as 34 jornadas, a Champions (6 jogos), selecção e taça de Portugal.
terá recaídas, precisa de descansar e, pela APAF, à 4ª jornada já estará em risco de exclusão.
Petrovic terá de jogar, para mal dos nossos pecados.
9 Agosto, 2016 at 17:15
Este ano o visado pelos cartões amarelos vai ser o Rei Patricio.
9 Agosto, 2016 at 17:20
e o Alan Ruiz
9 Agosto, 2016 at 18:48
Beto 🙂
9 Agosto, 2016 at 17:19
Adoro estas conclusões sobre as contratações quando a época ainda nem começou. O Slimani também era um tosco e não tinha nível para ser titular do Sporting…
9 Agosto, 2016 at 17:20
mas mexia-se, o que era algo promissor.
para gente que tem dificuldades em andar já bastaram o Had e o Purovic.
9 Agosto, 2016 at 17:51
Concordo 100%! Até podem vir a ser uns cepos no Sporting mas porra deixem-nos jogar um bocado.
Quanto ao Esgaio é obviamente para manter no plantel. É um Joker!
Z
9 Agosto, 2016 at 17:25
Prefiro que jogue o Petrovic do que estar a ver o Palhinha no banco ou na bancada a estagnar a sua evolução…além do mais recuso-me a passar rótulos de mau jogador a alguém que acabou de chegar ao clube e que necessita de tempo para se adaptar
9 Agosto, 2016 at 16:20
Infelizmente o Esgaio é sempre o bode expiatório nomeadamente na seleção, foi vê-los a todos a criticá-lo no jogo com as Honduras, até posts vi a dizer que tinha sido o pior da seleção sub21 no Euro e agora era o pior da seleção olimpica. Para mim seria segunda opção na lateral esquerda, não sendo a posição onde renderia mais acho-o superior a Zeegelar, e não vindo ninguém era o ideal, acho que Esgaio pela sua polivalência merece ir para o banco mais vezes e não ficar quase sempre na bancada.
9 Agosto, 2016 at 18:00
O Marvin fez exibições extraordinárias no rio ave nos últimos dois anos, era titularissimo e um dos melhores jogadores da equipa. Sabe o q é jogar na primeira liga e além disso sempre jogou na ala esquerda.
Pelo contrário o esgaio n tem experiência d primeira liga e está mais habituado a jogar do lado direito.
N entendo estas críticas ao Marvin. Bem sei q os JO felizmente estão a correr bem ao nosso país em termos do futebol mas só o facto d ele estar lá (ao contrário d outros jogadores) já quer dizer alguma coisa.
9 Agosto, 2016 at 16:22
Previsivel o emprestimo de Palhinha depois desta pre-epoca, bom para ele bom para o clube
9 Agosto, 2016 at 16:25
Acho que o que falta ao Esgaio é ser uma aposta regular a titular, só jogando se pode mostrar o que se vale.
9 Agosto, 2016 at 16:35
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Para mim, o Ricardo Esgaio não tem grandes características para jogar a ala direito (não tem drible, não é desequilibrador) ou a lateral esquerdo.
Pelo que no esquema do treinador do SCP o Esgaio só teria possibilidades a lateral direito. Como para isso já temos o João Pereira e o Esqueleto….
Infelizmente é um jogador a quem não antevejo futuro no SCP… se calhar o melhor seria tentar o empréstimo a uma equipe estrangeira (para se tentar valorizar)…
SL
9 Agosto, 2016 at 17:15
Imagino que o João Pereira não dura para sempre.
9 Agosto, 2016 at 17:28
Caro Panta-Leão,
SE o João Pereira durar, tipo, duas épocas mais, que fazemos com o Esgaio (que em teoria é o TERCEIRO lateral direito do plantel)? Fica sem jogar? Emprestamos durante duas épocas? E que fazer dos Riquichos, então?
Para mim, era emprestar (estrangeiro) uma época. E depois tentar vender.
SL
9 Agosto, 2016 at 18:24
Pois, é o “problema” de ter tanta fartura para o lado direito (e nada para o lado esquerdo). A concorrência de Esgaio são os que fazem parte da equipa principal e os que vêm da equipa B: qualquer um dá luta.
Ainda assim, não creio que o João Pereira dure mais que 1 época ao nível exigível pelo Sporting e JJ.
9 Agosto, 2016 at 16:35
Esgaio é para jogar no lugar de Adrien.
Se for preciso também assume a posição do William.
Depois as laterais. Com clara apetência para jogar no lado direito.
No entanto, em todas estas posições é a 3ª opção.
9 Agosto, 2016 at 18:02
Porra esqueçam essa história do esgaio a 8. N faz sentido nenhum!
9 Agosto, 2016 at 18:07
e porquê?
9 Agosto, 2016 at 16:47
“Quando penso em Ricardo Esgaio penso, não raras vezes, em Daniel Carriço. Um jogador que não poucos sportinguistas diziam não ter estofo para o Sporting.”
e muitos dos que aqui param, são os culpados por essa situação.
São os mesmos que exultam com Stojkovic, Capel, Shikabala, Schelotto e Miguel Lopes e desdenham de Patrício, Nani, Cédric, André Martins, Carriço, Esgaio e, agora, Iuri.
Patrício, Tobias, Esgaio, Wallyson, Iuri, Gelson, Geraldes. Se já deixámos fugir tantos, que estes sejam o Sporting do futuro (já que não os querem no presente).
9 Agosto, 2016 at 17:01
Acho que convém distinguir os sportinguistas que:
a) gostavam do Capel e do Shikabala dos que gostaram do Miguel Lopes e gostam do Schelotto.
b) gostavam e gostam do Patrício, do Nani, do Adrien (sim, este também foi muitas vezes criticado. culpa de ter renovado contrato com o ladrão godinho) e do Iuri, dos que gostam do Carriço ou do André Martins.
9 Agosto, 2016 at 17:07
João,
é verdade. Corro o risco de ser injusto para alguns.
Mas olhe que na bancada e também em muitos blogs, a maioria que gosta desses “não jogadores” (embora Capel, Lopes e Schelotto sejam excelentes profissionais), era quem não queria os outros no Sporting ou não lhes via capacidade para tal.
A questão é simples, de futebol sabem pouco.
9 Agosto, 2016 at 17:45
Octavio,
Sabedorias à parte…há uma grande diferença entre “não gostar” e ir para o estádio manifestá-lo. Os segundos nunca irei compreender.
9 Agosto, 2016 at 20:03
pois, nem eu…
9 Agosto, 2016 at 16:49
Acredito que o Esgaio vai ter oportunidades está época. Não como primeira opção, mas até pela sua polivalência, penso que vai poder ter a oportunidade de demonstrar valor, seja á direita ou á esquerda (nas alas do ataque já não o vejo como opção).
Agora tivesse ele mais 15 ou 20 cm e seria um dos preferidos do JJ. Esta visto que a estatura dele joga contra ele nas preferências do nosso treinador.
9 Agosto, 2016 at 17:44
o Adrien tem 1,75m e o Esgaio 1,73.
Não ne parece que a tua afirmação agora faça sentido.
9 Agosto, 2016 at 18:05
O adrien é um jogador d qualidade mundial. O esgaio n tem nada a ver com o adrien. O esgaio n é um 8!
9 Agosto, 2016 at 18:08
Presumo então que só jogadores de qualidade mundial são válidos para jogar na posição 8…
9 Agosto, 2016 at 21:45
Bruno.
Na minha ideia não consigo ver o Esgaio a 8… Nem sequei a ala.
Considero sim que é uma boa opção para lateral.
Agora a questão da altura era uma referência o facto do JJ gostar de laterais altos e possantes e (infelizmente) o 1,73 do Esgaio não joga a favor dele.
9 Agosto, 2016 at 16:56
Sempre gostei muito do Esgaio pela sua qualidade táctica e disponibilidade física. Apenas não concordo com a Maria Ribeiro quando diz “ainda que não me lembre de um jogo mau que tenha feito de verde e branco” – talvez não se lembre mesmo mas o Esgaio já fez alguns jogos um pouco desastrados, com penalties e fífias à mistura; no entanto isso é normal com qualquer jogador e apenas demonstra um pouco o nervosismo e o sentido de responsabilidade do jogador (o peso da camisola), fazendo-me até o Pereirinha nesta característica.
Aliás, as semelhanças com Pereirinha são algumas: qualidade de passe, velocidade e cultura táctica acima da média. A diferença estará, talvez, no “pulmão” que o nazareno demonstra possuir, e que dura o jogo todo.
9 Agosto, 2016 at 17:19
Desculpem o OFF mas este arraso á imprensa desportiva portuguesa deve ser lido por todos.
http://sportwitness.co.uk/portugal-daily-talisca-wolverhampton-wanderers/
de destacar a seguinte frase:
“…it’s becoming hard to believe in any of them.”
9 Agosto, 2016 at 17:35
Apesar do artigo dizer “The €25m fee should be divided between a payment up front and a few performance bonuses”…
Acho um perfeito absurdo pagar-se mais de €100M pelo Pogba. Mas, de vez em quando, há loucuras assim (Higuain, Martial).
€50M pelo André Gomes? Esquisito.
Mas um clube da segunda divisão inglesa estar disposto a pagar €25M pelo Talisca????? Algo de muito errado se passa aqui!
SL
9 Agosto, 2016 at 17:57
Nada errado. É apenas o Rei Midas a vender!
Ele já disse que esta época as vendas vão ser superiores a 200 milhões 🙂
E se ele diz é porque é! Só é pena não papgar os 600 milhões que esse pulha deve ao Novo Banco e que consequentemente faz com que Todos Nós tenhamos que pagar!
9 Agosto, 2016 at 18:15
atençao que AG e os 50 M tambem sao divididos, (nao sei ao certo como) sei que uma parte paga á partida, e a outra parte por premios geralmente ridiculos estilo ganhar bolas de ouro, fazer 30 golos etc etc…
9 Agosto, 2016 at 17:29
Por mim, Esgaio e Mané voltavam após os JO para ficarem pelo menos até ao defeso de Inverno: João Mário deverá ser vendido e Ricardo pode ser mais vezes utilizado nessa posição. O regresso de Mané ajudaria a colmatar o nosso défice de avançados.
Quanto a Palhinha, bom empréstimo (tal como o de T. Figueiredo). Espero que tenham salvaguardado a prerrogativa de os sacarem dos destinos após meia-época, consoante o interesse do SCP (por ex. evitar novos casos como o de Chaby ou reforçar outra equipa na 2ª volta).
9 Agosto, 2016 at 17:40
Prefiro sempre, mas sempre, um jogador da formação a quem vem de fora; neste caso do Palhinha, o empréstimo parece-me o melhor para ele.
Em relação ao Petrovic, convém lembrar que Naldo, Bruno César, Schelloto e até o Slimani também não valiam charuto e hoje em dia está mais do que demonstrada a utilidade que têm no plantel.
Penso que vai ser mais fácil dar minutos aos miúdos da frente, tipo Iuri ou Gelson, do que seria ao Palhinha.
9 Agosto, 2016 at 17:52
Um misto de sensações este Petrovic.
Já vi bons pormenores e parece-me ser inteligente e que sabe o que fazer dentro de campo (sabe quando e como passar ou quando transportar a bola) o que é fundamental para poder ser alternativa a número 6, em particular, para assumir a posição de terceiro central em construção.
No entanto, já vi também muitas jogadas que, se não são explicadas por limitações técnicas gritantes, terão de ter justificadas por uma forma física muito débil em contexto de pré-época.
Concluindo, o Petrovic até agora tem desiludido. Esperemos que seja apenas uma adaptação mais difícil do que o normal.
9 Agosto, 2016 at 17:46
Off topic
O “nosso ” Gastão Elias está a jogar com um americanos qualquer. O jogo está a dar na RTP1
SL
9 Agosto, 2016 at 17:48
Como já afirmei, Esgaio poderia bem ser o lateral esquerdo que precisamos pois tem cultura táctica acima da média.
Não podendo ser assim, seria sempre um dos suplentes, independentemente do jogo, pois faz todas as posições laterais da defesa e meio campo, bem como todas as posições do meio campo. Seria sempre uma mais valia no banco.
O Palhinha não me convence como jogador, pois vejo nele um gajo que adora destruir jogo, correr atrás do adversário e tentar roubar a bola de qualquer forma e em último caso fazer falta, mas na parte da construção é pouco mais que zero, pois apenas se limita a libertar a bola para o jogador mais próximo e não se envolve nas jogadas de ataque, bem como não oferece linhas de passe. Será sempre menos 1 na manobra ofensiva da equipa, o que pedirá ainda mais esforço do resto da equipa.
9 Agosto, 2016 at 17:54
Do ponto de vista meramente técnico, ir para uma equipa na qual o treinador gosta de jogar em posse de bola, pode ser uma boa experiência para o Palhinha. Precisa de dar mais no capítulo ofensivo.
9 Agosto, 2016 at 17:52
O Esgaio padece do mesmo do AM. Neste esquema nunca vão evoluir.
Aprecio muitas das qualidades dele mas a ficar será sempre o desenrasca de serviço. Bom para nós, não tão bom para ele.
9 Agosto, 2016 at 17:52
A sério que querem um destro a jogar a LE? Mesmo?!
Z
9 Agosto, 2016 at 17:57
O Esgaio não é propriamente cego do pé esquerdo.
Já houve grandes laterais esquerdos que apesar de serem ambidestros jogavam predominantemente com o direito.
9 Agosto, 2016 at 18:10
Assim é mesmo natural que o queimem… 🙂
Z
9 Agosto, 2016 at 18:16
Atenção que eu não defendo o Esgaio a lateral esquerdo mas para complementar o que escrevi antes:
Nilton Santos (4 mundiais pelo Brasil, foi votado um dos melhores laterais esquerdos de sempre)
Marinho (Brasil 1974)
Junior (Brasil 1982)
Brehme (Alemanha 1990 – marca o penalty que dá o título com pé direito), Lahm (ainda jogou alguns anos como lateral esquerdo) e até
Maldini (até uma idade perto da de profissional – ele começou com 16 anos na equipa A – era destro).
Há mais alguns casos de adaptações como Zanetti no Inter de Mourinho.
SL
9 Agosto, 2016 at 21:37
Candela, da Roma.
9 Agosto, 2016 at 21:40
Azpilicueta.
9 Agosto, 2016 at 21:38
Com os canhotos que temos… Sim.
9 Agosto, 2016 at 17:56
1. Daniel Carriço, excelente profissional. Não tem nem nunca teve nível (jogo de cabeça sofrível, velocidade e mudança de velocidade limitadas, técnica individual medíocre) para jogar no Sporting (muito menos com o Jesus, que quer defesas altos e fisicamente poderosos).
2. Ricardo Esgaio, idem, com a agravante de que, ao contrário do Daniel Carriço, esse sim um primor de inteligência futebolística (tira o máximo partido das suas capacidades – concentração, posicionamento, controle dos espaços, antecipação das movimentações ofensivas dos adversários), não é um exemplo de inteligência, embora domine os fundamentos tácticos do jogo (honra à formação que lhe foi dada), que é justamente o que lhe permite ser polivalente (ainda que isso, de facto, o prejudique).
3. Quando leio a Maria Ribeiro, interrogo-me (mas interrogo-me mesmo!) se saberei alguma coisa de futebol. É que na grande maioria dos casos não poderia estar mais nos antípodas das análises individuais que nos oferece. Nada de errado aqui; muito menos razões para desqualificar ou até insultar o outro. São diferenças de perspectiva que podem ser enunciadas sem reprovar/desclassificar quem quer que seja.
9 Agosto, 2016 at 17:56
Eu gosto do Esgaio…joga simples, tem boa decisão, é polivalente e tem golo! Se não me engano foi 2 épocas o melhor marcador da B.
Acho que a polivalência acabou por não jogar a favor dele até agora. Ainda não se fixou em nenhuma posição o que não o faz evoluir! Que não se perca é o que desejo!
9 Agosto, 2016 at 18:10
em 2012/2013 na equipa B marcou 17 golos em 27 jogos
em 2013/2014 na equipa B marcou 16 golos em 39 jogos
Não presta???
9 Agosto, 2016 at 18:13
Lá está Jorge…embora alguns tenham sido de penalty (era o marcador de serviço) é inegável que o Esgaio tem muito golo! Aparece e finaliza bem!
9 Agosto, 2016 at 19:30
Isto..
9 Agosto, 2016 at 18:11
É inteligente ir esverdeando o benfica B…
9 Agosto, 2016 at 18:15
No Sporting actual o Esgaio não preenche um requisito importante, é baixo demais e não é um génio. Jesus acha que Podence é um génio e reconhece nele determinação e vontade para chegar a número 1 do Mundo. Se vai ser capaz ou não, o futuro o dirá mas, o Messi chegou lá em épocas recentes e o Maradona, noutras épocas mais recuadas. É mais fácil vir-se a ser número UM se o físico ajudar o trabalho insano. Um metro e noventa dava muito jeito a Esgaio e a Podence mas, faz mais falta a esgaio. Se tivesse 1,90m de altura era titular indiscutível na lateral do Sporting. Schelotto bem podia treinar 24/24…
9 Agosto, 2016 at 18:27
Não sei não. Mesmo que tivesse a envergadura de 1,90 suspeito que o Jorge Jesus não o poria no lugar do Schelotto. É que lhe falta outra coisa que o JJ não dispensa num lateral: velocidade. Qualquer extremo de meia-tigela passa por ele na boa. Veria o Esgaio a fazer um papel no meio-campo, nas laterais não. Nem na direita, muito menos na esquerda.
9 Agosto, 2016 at 18:19
Gostava de ver as nossas Leoas a jogar em Alvalade mas, infelizmente, vão jogar na Academia.
9 Agosto, 2016 at 19:09
A comparação com o Carriço é muito feliz! E eu acredito no Esgaio como acreditava no Carriço! Que trabalhe com força numa posição ou 2, que se especialize e será uma jogador de nível que poderá ser muito importante para o Sporting!
9 Agosto, 2016 at 20:38
Objectivamente:
– O Esgaio é um bom jogador jovem, com muitas qualidades, inteligente a jogar, raçudo e Sportinguista;
– O Esgaio não é um jogador brilhante, nunca será um fora-de série mas os campeões não se fazem só de foras-de-série;
– O Esgaio até poderá não resultar mas para tal é preciso mostrar isso e a intermitência com que jogou nunca proporcionou que fosse provado este ponto;
– O Esgaio já devia ter sido emprestado uma ou duas épocas a clubes da 1a divisão. Esteve meia época emprestado à Académica mas foi pouco e penso que esta questão, talvez por necessidades de profundidade do plantel principal em determinados momentos, não foi bem gerida;
– O empréstimo do Palhinha é mais uma boa notícia. Ganha o Palhinha que, em condições normais, jogará mais minutos do que aqueles que jogaria no Sporting e o Sporting que pode ver um activo continuar a valorizar fortalecendo mais um clube em todos os jogos da época e enfraquecendo-a nos jogoa contra nós.
– A estratégia dos empréstimos (e um clube com a nossa formação pode arrasar neste ponto) é fundamental actualmente. O Sporting tem de colocar os seus jogadores jovens com maior potencial e que não conseguirão fazer muitos minutos no plantel principal nas outras equipas da Primeira Liga.
Fortalecemos as equipas contra adversários, enfraquecemos contra o Sporting pois criaram dependência em relação ao emprestado, o jogador ganha experiência, evolui de forma a valorizar-se o activo e será sempre benéfico para todas as partes. O Benfica e o Porto têm esta estratégia há muito tempo, mas agora é igual para todos visto que não podem jogar contra o clube de origem. Se é legal, então também aqui só temos a ganhar.
SL
9 Agosto, 2016 at 20:43
Faltou dizer que o Porto e o Benfica têm esta estratégia há muito tempo embora tenham de comprar bastantes jogadores para a colocar em prática.
Compram aos clubes da Primeira Liga (de preferência potenciais alvos de clubes rivais) e na América do Sul para poucos meses depois, os emprestarem a clubes da Primeira Liga.
9 Agosto, 2016 at 21:24
Esguaio = lahm
Só eu penso assim?!
9 Agosto, 2016 at 23:25
🙂 estava para dizer o mesmo!
10 Agosto, 2016 at 11:54
Lahm = Esgaio Turbinado