Foram muitas as promoções na equipa B, para a frente de ataque, que se verificaram nas últimas semanas. Para além da chegada dos reforços Leonardo Ruiz, Liam Jordan, Bilel Aouacheria, Ricardo Almeida e a aparente integração de Pedro Marques (que cumpriu já 25 minutos na equipa B), subiram também Gil Santos, Bruno Fernandes, Jovane Cabral e o já famoso Ronaldo Tavares. Muitos dividirão o seu tempo entre os sub-19, principalmente na fase final, e a competição profissional da Segunda Liga, mas a frente de ataque que há semanas parecia lançada ao abandono, ganha agora nomes de qualidade e matéria prima para golos de todas as formas e feitios.
De todos estes jovens, que merecerão o nosso destaque ao longo da longa e penosa temporada nos pastosos relvados da Liga II e entre os trolhas que habitam a competição, temos claramente de mostrar a nossa surpresa perante o fenómeno Elves Baldé.
Falamos apenas de um juvenil, que foi um dos melhores dentro de uma geração de jogadores já elogiada e comentada. Elves emprestou às alas a velocidade e irreverência que tem caracterizado Alcochete, o perfume de futebol de rua com uma maturidade que surpreendia na sua tenra idade.
O prémio chegou muito antes do previsto. Com o número 89 e apenas 16 anos, Baldé é hoje opção ao serviço de João de Deus e até titular na última vitória leonina. O mais novo do actual plantel e arrisco-me afirmar o mais novo a jogar na equipa secundária do Sporting, desde que a mesma foi criada.
A sua juventude vai certamente trazer-lhe alguns problemas numa competição tão complicada e tão longa. Não vai figurar sempre no onze, não vai marcar golos e fazer assistências todos os jogos, como era seu costume no ano anterior, mas o facto do Sporting reconhecer qualidade para lhe dar este chance é prova que estamos perante um talento de características únicas, que bem lapidado pode ser um caso sério.
Muitos poderão perguntar, não estaremos a queimar etapas a um jovem jogador? Não existe fórmula sagrada para todos os jogadores. Existe sim a avaliação de cada caso, e cada um tem a sua maturidade, a forma de lidar com o crescimento desportivo e com a evolução do que lhe é pedido há medida que avançam os escalões de formação.
Muitos de nós juraríamos a pés juntos que Iuri Medeiros estaria na equipa principal antes de Gelson Martins. No entanto Gelson prepara-se hoje para a titularidade, nunca teve nenhum empréstimo e Iuri prepara-se para finalmente começar a crescer no contexto competitivo do Sporting, depois de dois empréstimos bem sucedidos.
Emprestar, rodar, jogar na equipa B, todas estas soluções são mais ou menos adequadas face ao atleta que estamos a trabalhar. Para muitos, chegar aos 18 anos (como Bruma ou Dier) à equipa principal é algo que surge com naturalidade, sem qualquer problema. Para outros é necessário crescer um pouco longe de casa, para ganhar a experiência que o talento não disfarça, e ainda muitos que precisam de crescer sim a partir do banco de suplentes.
Elves Baldé está a queimar todos os pontos que achamos ser certos para integrar um jogador, porque alguém viu nele capacidade para o futebol profissional com apenas 16 anos. Pelo andar da carruagem… Jesus pode começar a olhar para ele.
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
16 Agosto, 2016 at 11:44
Boa análise e boa interpretação da filosofia da formação do SCP
16 Agosto, 2016 at 11:45
Muito pelo contrário que se diz. É precisamente com jogadores mais talentosos que se devem quebrar etapas. Quando um jogador é demasiado influente num escalão, deve ser subido para o escalão seguinte de forma a aumentar-lhe o desafio e a dificuldade de forma a ele crescer.
Pois nos escalões mais jovens, qualquer jogador com força e velocidade e alguma técnica se vai superiorizar e ultrapassar tudo e todos, mas quando chega cá mais acima, começa a não conseguir passar por tantos. E quanto mais jovem ele sentir essa dificuldade, mais cedo irá desenvolver a capacidade de encontrar outras formas de resolver os problemas sem ser pela força e velocidade.
16 Agosto, 2016 at 18:40
É tudo isto!!!
16 Agosto, 2016 at 11:49
Fiquei impressionado a ver este miúdo no ano passado ainda com 15 anos quando foi chamado aos juniores e agora com 16…já na equipa B.
Rápido, com grande poder de desequilíbrio e boa tomada de decisão! Pode estar aqui um grande diamante para ser lapidado!
Tem contrato até quando, sabes Maria?
16 Agosto, 2016 at 12:18
Nem sei se já tem contrato profissional, julgo que não.
16 Agosto, 2016 at 12:26
Obrigado. Então parece me que é necessário segurar o miudo!
16 Agosto, 2016 at 12:57
Se não tem contrato profissional, como vamos fazer isso?
16 Agosto, 2016 at 13:23
Com atenção e cuidado.
16 Agosto, 2016 at 13:24
Oferecendo-lhe contrato profissional. Já tem 16 anos.
16 Agosto, 2016 at 21:10
Mas então porque ainda não o fizemos. E começa a a ter um certo mediatismo… Depois…
16 Agosto, 2016 at 21:25
O rapaz tem qualidade mas esta exposição prematura não me parece que seja boa ideia. Nem se sabe se tem contrato que defenda os nossos interesses , estamos a atrair atenções e julgo que já é a 2ª vez neste espaço que se chama a atenção para as qualidades do miudo.
16 Agosto, 2016 at 11:55
Boas Maria, sabes o que é feito do Bruno Fernandes ? Acho que ele não tá no plantel da equipa B.
O ano passado prometeu na fase regular dos sub-19 mas uma lesão estragou tudo.
16 Agosto, 2016 at 12:03
Foi integrado na equipa B, sim, pelo menos consta no plantel da mesma.
16 Agosto, 2016 at 12:24
Onde viste que está integrado na equipa B ? (O site oficial do Sporting CP desleixa-se um bocado na equipa B )
16 Agosto, 2016 at 14:45
No zero zero já está
16 Agosto, 2016 at 15:00
mas o zerozero pode ter posto lá todos os ex-juniores. Não sei a veracidade disso, gostava de mais informação oficial por parte do Sporting CP no seu site oficial.
16 Agosto, 2016 at 15:16
O Bruno continua a fazer parte da equipa b, está na fase final da recuperação da lesão que o manteve afastado durante muito tempo.
16 Agosto, 2016 at 15:37
Não estava, colocaram apenas esta semana. Deve estar integrado no plantel B.
16 Agosto, 2016 at 11:56
Grande futuro tera este menino ( desde que compreenda que é preciso trabalhar sempre, todos os dias e com a mesma intensidade ).
Nao engana, muita tecnica e velocidade ( desculpem dizer isto mas como este so o Amunike de verde e branca ).
Notasse a idade porque nem sempre decide bem e quer fazer tudo rapido demais mas isso vai aprender com o tempo…..
16 Agosto, 2016 at 12:04
Os jogadores devem evoluir de acordo com as suas competências e não por etapas pré-estabelecidas… O problema de Elves e de outros talentos da equipa B pode ser apenas um… com este treinador ‘abençoado’ algum deles consegue evoluir?
Depois de mais uma semana cheia de entulho, recordar uma listinha…
Pedrag RAJKOVIC (guarda-redes)
MAYKE (lateral direito)
DÓRIA (central)
INSÚA (lateral esquerdo), mas MAS é interessante (o marralhar desta direção em qualquer negócio normalmente dá asneira… RAFA, DANILO, CERVI, MITROGLOU…).
DRIUSSI (médio) Leandro Paredes era o preferido, mas já nem vale a pena pensar nisso… vale mais de 20 milhões.
LUUK DE JONG e SELKE (avançados). Vai ser complicado, mas até final de agosto deve aparecer uma proposta de 30 milhões por Slimani. Dava para estes dois e ainda investir em… MITROVIC (Tripla para render 100 golos numa época). RUIZ pode ser uma grande surpresa, para quem anda distraído.
Empréstimos… a falta de capacidade do costume… CHABY e SLAVCHEV têm mais do que talento para evoluirem na primeira liga. Assim, só estão a perder tempo.
16 Agosto, 2016 at 12:30
Grande guardião esse, mas neste momento não me parece que ele queira vir para ser “eterno” suplente do Rui Patrício.
Mayke e Doria para que ? Já há que chegue e sobre.
Insua não é o mesmo de 2011, cuidado.
Mitrovic é “impossível” o ordenado e o preço não são comportáveis em Portugal.
Selke podia ser interessante, mas contra Portugal desperdiçou imenso.
16 Agosto, 2016 at 12:14
O Tempo e o Modo. Não há fórmulas únicas, não há metodologias completamente transversais de treino nem modelo exclusivo generalizado a todos os escalões. o “quadradismo” não é sinónimo de profissionalismo, enquanto este interpreta a realidade e desenvolve a fórmula mais adequada a torná-la palpável, bem sucedida e vitoriosa.
Não há momentos exclusivos. A carreira de um jogador não é o
“Cursus Honorum” Romano:
28 anos, Questor
31 anos, Édil
34 anos, Pretor
37 anos, Cônsul
Estas “idades mínimas” foram sendo reduzidas (desde o século I a.C.) até chegarem ao ponto acima referido (Séc.II d.C) e depois dele, ao ponto em que a idade para disputar o lugar de pretor deixou de ter limite mínimo.
Foram muitos anos até se descobrir que a “Idade Certa” depende dos homens. Aos 17 anos Cristiano jogava na equipe A. A precocidade é um forte indício de excepcionalidade. Não sendo condição essencial nem necessária, é indício seguro daquilo que se espera do atleta.César chegou ao consulado aos 40 anos , dois anos antes de o limite mínimo em vigôr na época em que viveu. Precoce mas, pouco.
Elves Baldé pode revelar-se um caso sério no futebol mundial, se a precocidade, de facto for um indício seguro e ele para o ano vier a integrar os “As”. Caso não aconteça, não é um desastre e nada quererá dizer senão isso mesmo que mais um anito e aí estará ele a fazer uma carreira como o Gelson está a iniciar desde o ano que passou.
16 Agosto, 2016 at 14:52
Haverá sempre quem fuja ao conceito de normalidade do que é regra. Vide por exemplo aquele que para mim foi o melhor general romano (e talvez da Antiguidade) de seu nome Publius Cornelius Scipio. Aos 25 anos era já Procônsul e aos 31 (!!!) Cônsul. Em termos comparativos um Júlio César chegou a Cônsul aos 39 anos.
16 Agosto, 2016 at 15:02
Mário, o meu comentário crítico feito ao João de Deus é feito com base em muito jogo visionado da nossa equipa B e não em dois ou três jogos. O que o João de Deus tem conseguido – às vezes aquém do esperado – é feito à conta de jogadores de muita qualidade: Podence, Xico Geraldes, Matheus Pereira e outros tantos. Eu vi o jogo contra o Covilhã, e a verdade é para ser dita: se não fosse O Pedro Silva tínhamos apanhado uma abada. Eu vi jogadores do Covilhã a arrancar lá de trás e a levarem a bola conduzida durante muitos metros sem que ninguém o metesse abaixo, ao ponto de colocarem em pánico a nossa defesa. O Empis é daqueles gajos que tem talento nos pés, mas falta-lhe o tal pêlo na venta. Olho para ele e parece-me um copo de leite sem raça. Mas há outros. O nosso jogo actualmente não é de muita posse, é mais futebol directo em que a bola é despejada para o «preto» de serviço.
16 Agosto, 2016 at 15:04
Aconselho seriamente o João de Deus a preparar trabalho específico para o nosso Ronaldo Tavares. Uma hora extra de trabalho específico para trabalhar, jogo aéreo, recepção de bola e remate. Caso contrário, esqueçam o rapaz.
16 Agosto, 2016 at 15:13
Uma HORA EXTRA Diária!
16 Agosto, 2016 at 16:58
Tenho tenho essa opinião sobre o Ronaldo Tavares…
16 Agosto, 2016 at 12:23
Tenho muita fé neste menino. Acho que pode ser um caso muito sério. Se não me engano, marcou um golo soberbo de livre, na derrota por 3-4 com o Porto, na época passada, fazendo o empate a três golos. Depois, não foi lesto a ir ao encontro da bola, e deu origem a uma série de erros que levaram ao 3-4 final, nos últimos instantes do jogo. Os altos e baixos próprios do crescimento num menino de 16 anos.
Gostaria, sinceramente, de ter o mesmo optimismo em relação ao Ronaldo Tavares…
Mas esta é apenas a minha opinião…
SL
16 Agosto, 2016 at 12:37
Algum de vocês já leu as declarações do Barcos agora que chegou ao Velez?
16 Agosto, 2016 at 13:19
Que disse?
16 Agosto, 2016 at 15:45
Não foram muito giras… mas é deixar seguir
16 Agosto, 2016 at 17:45
Nunca mais vai representar o Sporting. Faltou o respeito pelo Sporting nas declarações. Era jogador que não contava que proferisse tais declarações.
16 Agosto, 2016 at 12:48
Bons dias, Caros Tasqueiros.
Quanto a: “Muitos poderão perguntar, não estaremos a queimar etapas a um jovem jogador?”, só um pequeno comentário:
Quanto a mim, o primeiro critério para a “evolução/promoção” de um jovem jogador deverá ser, sempre, o talento. E não a idade. E o segundo critério, o das necessidades da Equipe A (que é a que interessa – para mim a Equipe B não corresponde a mais do que a antiga equipe de “reservas” de um Clube).
Por mim, não tenho qualquer problema em ver evoluir na Equipe A um jogador com 17, 18 anos, desde que tenha o talento para o efeito e desde que a Equipe precise do seu contributo (por mais intermitente que seja).
A título de meros exemplos, o Ruben Neves, o André Silva e o Renato Sanchez.
Agora, quanto ao nosso Clube (Equipe A), a coisa não é assim tão simples, uma vez que estando o SCP a organizar um plantel para ser campeão, dificilmente haverá minutos para atribuir a jovem jogados QUE NÃO SEJA um “fora-de-série” (ou um fora-de-série em potencial).
Gelson Martins (com 20 anos na equipe A) foi fruto quer da sua qualidade, quer das necessidades da equipe (depois do caso Carrillo). Outros poderão surgir, casuisticamente.
SL
16 Agosto, 2016 at 12:51
OFF-TOPIC:
Li num pasquim que entre os empréstimos de Téo e Barcos o SCP poupou €4M/ano em salários. Se a isto somarmos a cedência do Aquilani (que estará iminente), o SCP só nestes três jogadores terá ganho uma “almofada” de €5,5/€6M/ano para reforço salarial.
Tal só reforça a minha idéia que a composição do plantel será finalizada rapidamente com a contratação de dois avançados.
SL
16 Agosto, 2016 at 13:10
Copo meio cheio: poupa-se 5M nesses tres
Copo meio vazio: gastou-se 6M nesses tres??
16 Agosto, 2016 at 13:34
Nuno, o Crente em Jesus,
Em termos de estratégia, não vejo nada de mal em pagar salários elevados a jogadores contratados a “custo zero”. É tudo uma questão de números, e será sempre mais adequado suportar maiores encargos em ordenados (que são pagos mensalmente) do que em custos de aquisição (que a maior parte das vezes são pagos “à cabeça”).
Posto isto, e quanto ao “copo meio-vazio”:
O Téo não foi assim tão má aposta. Jogou bem, marcou 15 golos (todas as competições). Obviamente, ninguém lhe fez nenhum exame psicológico aquando da contratação 😉
Com o Barcos acho que tivemos, até ao momento, tantos custos como golos/produção: ZERO (os salários da época passada foram suportados pelo anterior clube – se não estou em erro).
Já o Aquilani…. Blhék. Não foi de grande utilidade, apesar de ainda ter jogado alguma coisa…. Uma aposta que não rendeu…
SL
16 Agosto, 2016 at 14:09
Livramento, pode tratar-me por Nuno… ou apenas por Jesus 🙂
O Teo é aquilo que se falou… um tipo que salta anualmente de clube em clube não é de confiança. Dentro de campo, pouco a apontar. Pode ser que daqui a um ano se farte lá do Rosario e regresse. Até porque Portugal tem sol e praia, diz que ele gosta disso.
Terá sido algo mal aproveitado, na perspectiva de ser um bom parceiro de treino para o Joao Costa
16 Agosto, 2016 at 12:52
Espero estar enganado, mas vindo da GuinéBissau e com um físico tão imponente, pode-se tratar de um “catanado”.
Se assim for, mais uma razão para ser colocado a jogar com os mais velhos.
16 Agosto, 2016 at 13:35
+1…sinceramente miúdos da Guiné que parecem fisicamente e mentalmente muito desenvolvidos para a idade…não acredito que tenham a idade. ..
16 Agosto, 2016 at 13:44
Eu nao queria ser o primeiro a dizer, mas…ya.
16 Agosto, 2016 at 14:09
Mais um que desconfia sempre de jovens talentos africanos
16 Agosto, 2016 at 14:51
não desconfio sempre, mas desconfio dos que são fisicamente muito aptos para a idade, que são uns cavalões. E é porque há abundantes casos por aí para desconfiar.
Infelizmente, o Elves pode ser um desses, espero bem que não.
17 Agosto, 2016 at 17:43
Também concordo que podem ser catanados e é preferível que joguem em escalões superiores, pois só assim poderão ser rentabilizados
16 Agosto, 2016 at 12:52
Bela posta, Maria!
Off: hoje que comprei sardinhas não há carvão?
16 Agosto, 2016 at 13:07
Cada vez que leio este apelido faz-me pensar que um certo empresário não apenas gere a carreira de, como também participa na concepção destes Baldés todos 😀
16 Agosto, 2016 at 13:12
Se calhar são todos feitos in vitro.
16 Agosto, 2016 at 13:52
OFF:
Fantástica prova do brasileiro Thiago Braz da Silva, no salto com vara, conquistando a primeira medalha de ouro para o Brasil nestes JO. Saltou 6,03 mts, batendo o anterior campeão olímpico e recordista mundial, Renaud Lavillenie com 6,16 mts e que hoje fez apenas 5,98.
O atleta brasileiro bateu o seu record pessoal de 5,93 (máximo sul-americano) e já não tentou a subida da fasquia.
SL
16 Agosto, 2016 at 14:07
Na verdade, foi a segunda medalha de ouro para o Brasil, já tinham ganho o ouro no judo, Rafaela Silva na mesma prova onde a Telma Monteiro ganhou o bronze, se não estou em erro.
16 Agosto, 2016 at 14:47
verdade
16 Agosto, 2016 at 14:50
Sérgio Leão, reproduzi apenas o que o comentador disse.
SL
16 Agosto, 2016 at 17:24
Deve ter sido um lapso do comentador. Acontece aos “melhores”.
SL
16 Agosto, 2016 at 15:41
Certamente ele referia-se ao atletismo.
16 Agosto, 2016 at 15:07
Cheira-me a esturro essa vitória. Caso não saibas, um português, que estava a trabalhar no comité qualquer coisa de anti-dopagem brasileiro demitiu-se recentemente e levantou muita dúvida em torno do desporto brasileiro, em que as directrizes seriam a de ganhar a qualquer custo, esse brasileiro é uma merda de um desconhecido ao pé do francês.
16 Agosto, 2016 at 17:32
Aí estás a levantar suspeitas sobre o rapaz sem fundamento, por essa ordem de ideias o Usain Bolt também era uma merda de um desconhecido quando apareceu, não é por aí.
Não digo que mais tarde não se descubra que houve doping, mas até prova em contrário, acho exageradas essas declarações. E os franceses com azia a gente sabe bem como são, inventam qualquer merda para denegrir e rebaixar os outros.
16 Agosto, 2016 at 14:11
OFF
Triplo salto
O favorito ao ouro, o americano Christian Taylor, acabou de saltar 17,86m. A medalha não está entregue, mas quase.
16 Agosto, 2016 at 14:11
Vem aí o Pimenta!!!!!
(Evora em quinto, final sim, medalhas, como era esperado, nem de longe)
16 Agosto, 2016 at 14:16
5º lugar também.
16 Agosto, 2016 at 14:22
Pimenta rebentou-se todo logo no principio. Não percebi a táctica…
16 Agosto, 2016 at 14:24
foi a de sempre…
16 Agosto, 2016 at 14:37
Eu não percebo grande coisa de canoagem mas do que vi ontem e hoje, ontem não rebentou tão cedo. Parece que pensou estava melhor do que realemente estava. Foi pena…
16 Agosto, 2016 at 15:06
A tática do Pimenta é ter a mania que é mais que os outros. Depois do que fez ao Emanuel Silva, merece merda. Aliás, comigo nunca mais representava o país.
16 Agosto, 2016 at 15:08
O que é que ele fez?
16 Agosto, 2016 at 15:21
O Ralph Meade respondeu em baixo. Basicamente, achou-se o supra-sumo da canoagem e que era bom demais para não correr em K1. Um fedelho fanfarrão a recusar-se correr com o Emanuel Silva, que anda a ganhar medalhas desde 2004.
16 Agosto, 2016 at 15:40
Obrigado.
16 Agosto, 2016 at 14:31
pode ser que o homem chegue aos 18 metros. 🙂
16 Agosto, 2016 at 14:37
https://www.google.pt/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=nelson+evora&mie=oly%2C%5B%22%2Fm%2F07k60%22%2C6%2C%22g%22%2C1%2C%22%2Fx%2F3fqmpgmtd81k9%22%2Cnull%2Cnull%2Cnull%2Cnull%2Cnull%2Cnull%2Cnull%2Cnull%2Cnull%2Cnull%2Cnull%2Cnull%2Cnull%2Cnull%2C19%5D
Não vai consegui chegar às medalhas.
16 Agosto, 2016 at 14:44
pode ser que lhe aconteça como ao chinês e faça um salto perfeito sem saber bem como! 🙂
16 Agosto, 2016 at 15:07
6º lugar
16 Agosto, 2016 at 14:37
Subiu a marca em todos os saltos até agora.
Já fez melhor do ano!
O outro china saltou 17,50 m sem saber ler nem escrever, não volta a saltar acima disso…
Portanto o Nelson na segunda série vai voar para o bronze
Eu acardito!
O Pimenta é que foi pena, parece que geriu mal o esforço. O Espanhol que levou o Ouro na série a eliminar nem lhe fez cócegas
16 Agosto, 2016 at 14:39
se o Elves tem assim tão boas perspectivas há que fazer um contrato profissional ao mesmo tempo que se testa o jogador em competição mais exigente.
16 Agosto, 2016 at 14:53
kafkiana a série final com 2 nulos…
muitos nervos e uma marca longe demais para alcançar.
16 Agosto, 2016 at 15:04
3 saltos nulos na série final…
16 Agosto, 2016 at 15:05
Um off: vou ser mau.
Há quatro anos, o Pimenta cagou no Emanuel Silva, fez birra e queria correr sozinho. Apesar de uma série de especialistas recomendarem o contrário. O Emanuel, como grande sportinguista que é, calou-se, não comentou e deixou-o seguir sozinho. Foi sempre uma vedeta, achando-se uma espécie de escolhido da canoagem.
Hoje, fodeu-se. Tenho pena enquanto português, mas não fico triste enquanto sportinguista. Amanhã, é a vez do K2, com o nosso Emanuel mais o João Ribeiro. E espero que o Pimenta se porte bem no k4, que temos uma equipa fortíssima e equilibrada.
16 Agosto, 2016 at 15:07
Disseste tudo.
16 Agosto, 2016 at 15:12
Ralph, percebo a tua opinião mas também temos de ver o lado do Pimenta. Ele prefere correr em K1, achou que tinha hipóteses de ganhar (e a verdade é que tinha) e decidiu arriscar. Em K2 só iria conseguir superar o que já tinha alcançado se ganhasse o ouro. Tudo o resto era igual ou pior.
Não o conheço nem o acompanho para saber se se acha um escolhido da canoagem nem defendo a forma como tomou essa decisão. Apenas tento perceber o que o levou a seguir esse caminho.
16 Agosto, 2016 at 15:17
A dupla Pimenta/Emanuel seria a mais séria candidata ao K2, porque os dois têm uma potência elevada e com ritmo regular (que é o que se exige nas duplas). Ele queria ganhar em K1, apesar da federação e do seu treinador de então o contrariarem. Ele mudou de treinador e decidiu correr sozinho. É puto e tem muito a ver com as birras do clube náutico de Ponte de Lima em relação a Braga e Viana do Castelo.
Eu sei que o K1 1000 é uma espécie de prova-rainha da canoagem mas não gostei minimamente da forma como ele se portou. Tinham ganho a prata e teriam tido hipóteses (mais sérias do que ele isolado) de ir ao ouro. O que ele fez não foi bonito.
16 Agosto, 2016 at 15:08
O pimenta falou em factores externos a condicionar a sua performance. WTF? Eu vi a corrida e não entendo a que se refere…
16 Agosto, 2016 at 15:15
Algas,que apanhou a partir dos 400m, pelos vistos já não é o primeiro a queixar-se disso.
16 Agosto, 2016 at 15:16
Deve ter sido só na zona dele.
16 Agosto, 2016 at 15:21
Algas e Lixo, ontem naquela pista uma pagaia trazia algas agarradas
16 Agosto, 2016 at 15:28
Mas esse problema tiveram todos ou não?
16 Agosto, 2016 at 15:38
Hoje não sei, ontem viam-se mais na 3 e 4
16 Agosto, 2016 at 15:29
se existia lixo, protestem a prova.
16 Agosto, 2016 at 15:13
respeito o atleta porque já venceu em pequim e em muitas outras competições mas fazer 3 saltos nulos na série final é inadmissível.
16 Agosto, 2016 at 15:15
Fonix, os americanos em velocidade esmagam toda a concorrência…até satura de tão repetitivo.
16 Agosto, 2016 at 15:23
Como não são Russos para quem manda, é tudo normal…
16 Agosto, 2016 at 15:29
Há pouco um Queniano nos 2000m ganhou a brincar. No fim da corrida nem estava ofegante. Parecia ter dado um passeio….lol
16 Agosto, 2016 at 15:33
tas a incluir os Jamaicanos nesses Americanos certo ?
16 Agosto, 2016 at 15:34
Estava a falar da prova das senhoras.
16 Agosto, 2016 at 15:34
Vi os apuramentos para os 400 m e as americanas era uma brincadeira.
16 Agosto, 2016 at 15:45
Os americanos em velocidade ainda nem viram ouro.
Pode ser que se safem nas barreiras
16 Agosto, 2016 at 15:22
“Aceito a vossa energia positiva e rezem por mim. Rezem para que não me magoe, que o resto faço eu!”
Não sabia que ele tinha dito isto. Bazófia da forte dá nisto. Faz-me lembrar algo.
16 Agosto, 2016 at 15:32
Criou-se a ideia de que Nelson poderia trazer uma medalha. Era muito difícil para não dizer quase impossível, uma vez que este ano ainda nem tinha chegado aos 17,00 m. O Nelson de Pequim já não existe, que chegava até perto dos 18,00. Teve lesões, está oito anos mais velho… Já foi top3 mas já não é.
O Taylor no primeiro salto ganhou o ouro, basicamente.
16 Agosto, 2016 at 15:52
Devias ir trabalhar para um jornal/site/rádio/televisão na área do desporto.
Ou se calhar não…
16 Agosto, 2016 at 16:04
han?! ahahah
16 Agosto, 2016 at 16:08
Análise certeira. E concisa.
Mas é melhor vender sonhos
16 Agosto, 2016 at 15:35
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
OFF-TOPIC, e só para auscultar a opinião dos Caros Tasqueiros.
Quanto a esse rumor/notícia/carvão da possibilidade de o SCP receber uma oferta no valor de €25M pelo Islam Slimani (West Bromwich), que consideram ser o mais adequado para o nosso Clube, sabendo que (acho que serãofactos):
– A cláusula de rescisão encontrava-se no montante de €30M, mas já não estará válida;
– O jogador tem 28 anos de idade;
– O jogador já terá expressado a vontade de sair do SCP;
– A época já começou;
– O Slimani foi o jogador mais determinante do SCP no ano passado;
– Actualmente, o Slimani é o único avançado (não adaptado ou adaptável) do plantel (pelo menos até que o Spalvis recupere)
SL
16 Agosto, 2016 at 15:40
O mais adequado, por 25 milhões, é manter Slimani. E passo a explicar porquê:
Desses 25 milhões, parte iria certamente para agente e jogador, que têm alguma percentagem de transferências. Cerca de metade directamente para os bancos, acordo da reestruturação financeira que temos sempre de respeitar.
Nos cofres do Sporting entraria algo como 10 milhões de euros. Slimani é um avançado TOP, o nível de exigência do Sporting nesta altura faz com que tenhamos de ir buscar um avançado TOP para o substituir. Com 10 milhões não conseguimos fazer isso tão em cima do fecho. O Jesus teria de desenrascar e o melhor é não arriscar.
16 Agosto, 2016 at 15:47
Acho muito difícil o Slimani sair. Dos “imprescindíveis” o único que poderá sair é o João Mário, não estou a ver BdC a abrir mão de Patrício, William, Adrien ou Slimani.
16 Agosto, 2016 at 16:31
Eu acho que pode sair. Mesmo sem cláusula. Basta um clube de inglaterra que tenha começado mal bater a nota.
E aí, não chega um avançado. Têm de vir 2.
16 Agosto, 2016 at 16:54
Sim, a sair o Slimani (acho difícil) teriam de vir 2 Avançados.
16 Agosto, 2016 at 16:20
Boa tarde, caro Livramento.
Na minha opinião, Slimani “NÃO PODE” sair do Sporting. Neste momento é um jogador importantíssimo e, apesar da CAN, não esquecer que até lá faltam quatro meses e meio. Não estou a ver no mercado um jogador que se lhe assemelhe e, voltando-me até para “estrelas” já aqui ventiladas, só mesmo um avançado que substitua o Teo e um segundo PL como alternativa, NÃO para substituir Slimani. O campeonato já decorre e, para as nossas aspirações internas, não há lugar para experimentalismos. Vejo que a SAD deve rever a sua massa salarial e mantê-lo pelo menos mais uma época.
Quanto à vontade de sair do jogador e à cs merdosa que temos, Slimani dava uma novela mexicana…
SL
16 Agosto, 2016 at 16:32
Haver no mercado há, com mais técnica inclusivé. Mas… muita pasta.
16 Agosto, 2016 at 18:50
Braveheart, com mais técnica não duvido mas como “primeiro defesa” não conheço. E quanto à “pasta”, estamos conversados,
por isso considero o Slimani fundamental para o ataque ao título.
SL
17 Agosto, 2016 at 2:09
Tb eu…
16 Agosto, 2016 at 17:50
Obrigado pelo imput dos Caros Tasqueiros.
Quanto à “Questão Slimani” (se é que é verdadeiramente uma questão), penso o seguinte:
– Atendendo a como se encontra o plantel do SCP (falta de avançados), a venda, neste mês de Agosto, do Slimani seria algo que poderia dinamitar a época toda do Clube;
– Isto mesmo que eventual proposta chegasse, por exemplo, aos €40M (há um mês atrás vendia o Slimani por essa quantia sem pensar duas vezes, agora não): sem se assegurar no mínimo, e simultaneamente, dois avançados “prontos” para “entrar na equipe” o Slimani, nesta altura da época, é instransferível;
– Obviamente, tem que se falar com o jogador e explicar o que tiver que ser explicado de forma a evitar qualquer EVENTUAL menor rendimento do mesmo se ficar “contrariado”.
SL
16 Agosto, 2016 at 15:42
Se fosse financeiramente possível era um haller/ bas dost e depois um jogador que para mim já o teria contratado há uns dois anos (e que tem evoluído) chamado Wanderson Ferreira de Oliveira ( conhecido no mundo/na gíria do futebol como Valdívia) para jogar atrás do ponta de lança. Esse miúdo tem um potencial muito grande, sendo que já é uma aposta válida para discutir a titularidade.
SL.
16 Agosto, 2016 at 15:43
Temos Bolt daqui a 10 minutos. 200 metros.
16 Agosto, 2016 at 15:49
Eu vou ser sincero: Não consigo ficar contente com 5ºs e 6ºs lugares. Não considero uma desilusão como a Telma em 2012 ou as maratonistas este ano mas não acho que seja motivo para festejos e acredito que o motivo de se festejar essas posições é exactamente o que nos leva a não querer mais.
Em Portugal há falta de cultura desportiva. E essa facto aliado à falta de apoios leva a que JO após JO fiquemos sempre com a sensação de que se podia ter feito mais.
O que mudar? Como fazer para alterar esta situação? Mais investimento? Mais infraestruturas? Mais apoios? Mais profissionalização? Essa é um assunto que daria uma grande discussão e que deveria acontecer logo após estes JO, mas todos sabemos que não vai acontecer. Assim que acabar a participação portuguesa os holofotes viram-se para o futebol e só voltam a virar-se para estes desportos daqui a 4 anos… para voltarmos a chegar às mesmas conclusões.
Esta critica não é para os atletas. Aqueles que lá vão a alcançam a melhor marca pessoal ou ficam perto dela, a mais não são obrigados. Superam-se e dão o melhor. A crítica é para o facto de esse melhor não chegar para as medalhas.
Só para termos uma ideia fiz uma pesquisa rápida sobre o historial de medalhas nos JO de 2000 a 2012 entre países com população semelhante à nossa ou até com menos.
Holanda tem 83, República Checa tem 32, Hungria tem 61 e Dinamarca tem 30. Portugal tem… 8.
Para mim não é admissível ir para uns JO com o objectivo de trazer duas medalhas.
16 Agosto, 2016 at 16:09
Um grande problema está no enorme clubismo e na competitividade precoce dos Portugueses. Na maioria dos paises a competição oficial começa nos sub 18, noutros a competição oficial começa nos seniores, até lá é o desporto escolar que em Portugal anda pelas ruas da amargura. Os 48 anos de ditadura, enraizaram a politica dos 3 F, apenas davam importancia ao futebol, e haviam os carolas, pessoas de boa vontade, mas na sua maior parte pouca formação e que por deformação de epoca apenas ligavam ao futebol.
Por aquilo que leio, visto não ter vivido na epoca, a unica coisa boa da mocidade portuguesa era o desporto escolar, onde se fomentavam as varias modalidades, esse modelo poderia ser mantido, mas como se pretendeu o corte total com o passado, tudo isso foi ao ar.
Até ao final do seculo passado, as modalidades tinham atletas e ate tinham resultados, não de excelencia, talvez, mas eram meritorios. A partir dessa altura o desporto passou a ser visto como negocio, surgem Figo e Cristiano. Miudos e pais têem ilusões de fama e cifrões e tudo se volta para o futebol, o futsal como é jogado com os pés (afinal todos nascemos a dar um pontapé numa pedra, não tem de ser trabalhado), ainda se safa. Todos querem ser treinadores de futebol. As modalidades como exigem trabalho e dão menos reconhecimento imediato ficam para trás.
16 Agosto, 2016 at 16:38
SouSporting,
Carlos Lopes ganhou a primeira medalha do atletismo após os 48 anos de ditadura. Em 2 anos de democracia com o trabalho do Prof. Moniz Pereira foi conseguida essa evolução, depois já passaram mais 40 anos. Estar a atribuir ao fim do desporto escolar em 1974 a culpa pelos maus resultados parece-me errado. Será mais fácil apontar ao sedentarismo dos nossos jovens, à falta de cultura desportiva, a um conjunto enorme de factores que daria uma reflexão prolongada 😀
SL
16 Agosto, 2016 at 16:43
A culpa é da McDonald’s!
🙂
16 Agosto, 2016 at 18:52
E do Bairro Alto! 😉
17 Agosto, 2016 at 0:12
Eua pensar que era do Salazar… 😀
16 Agosto, 2016 at 20:05
Mas o fim das bases do desporto escolar só se fizeram sentir 20 anos depois, porque passou a ser residual o interesse de formadores noutras modalidades que não o futebol.
Dou um exemplo tirei o meu primeiro curso de treinador de Andebol em 1991, eramos 30 em cada turma, isto só em Lisboa. Hoje não chega a 30 em todo o pais.
16 Agosto, 2016 at 16:17
Não me querendo alargar muito, vão ver o que tem em comum a ascensão de certos países nas diferentes modalidades.
EUA ou Inglaterra na ginástica, Brasil no atletismo, Portugal na canoagem.
16 Agosto, 2016 at 16:58
Alonga-te lá Nuno!!
16 Agosto, 2016 at 15:58
Esta história do desporto português nas olimpíadas parece os incêndios. Todos os anos arde floresta, depois discute-se o porquê e chega-se às conclusões: falta de limpeza, desorganização do território, etc… e no Verão seguinte, volta a arder. Mais discussão, as mesmas conclusões. Ano após ano. Até que alguém se decida a limpar as matas, organizar o território, etc…
16 Agosto, 2016 at 16:39
Excelente exemplo para mal dos nossos pecados
16 Agosto, 2016 at 16:50
OFF:
O Bolt parecia um puto a correr contra os irmaos mais novos. A dada altura ve-se ele a abrandar, e a deixar o tipo nigeriano (?) quase apanhá-lo, do tipo ‘quase ganhaste, pá, anima-te!’ Tal e qual como eu fazia com a minha irma quando éramos putos.
16 Agosto, 2016 at 16:59
Na velocidade diria que é Bolt….e os outros!
Antes que alguém questione, quero informar que terminei as minhas férias e que a partir de hoje deixo de poder dar assistência á Tasca no Aeroporto, pelo que se solicita outro voluntário. Três semanas … acho que já cumpri a minha missão. O Tasqueiro que queira passar 1/2 semanas de férias no aeroporto que se chegue à frente!
O que restou do stock de cajus e pevides ( adquiridas quando o stock de cajus foi abaixo), foram entregues no quiosque do Mirito, sportinguista indefetível do Larangeiro.
– Alguém que vá esperar pelo Mário!
16 Agosto, 2016 at 17:09
A Croácia após a desagregação da Jugoslávia, participou em 6 edições dos Jogos. Já angariou 24 medalhas. Tantas quantas Portugal em 24 edições.
Portugal tem uma população estimada (censos 2011) em 10.5 M de habitantes não contando com a diáspora.
A Croácia tem 4,5 M.
16 Agosto, 2016 at 20:07
E não se pode dizer que apostam nas modalidades em vez de investir no futebol.
17 Agosto, 2016 at 8:21
ELVES IS ALIVE!!!!