Ninja – agente secreto do Japão feudal especializado em artes de guerra não ortodoxas
Partizan – Exército não regular que tinha por objetivo atrapalhar a comunicação, roubar cargas e executar tarefas de sabotagem.
O mais recente post de facebook do nosso Director de Comunicação, Nuno Saraiva veio reacender o tal “Campeonato da Comunicação” disputado entre Sporting e Benfica e no qual, segundo Bruno de Carvalho, se decide uma parte significativa da Liga, essa sim real. Não é novidade para ninguém que ambos os clubes estão neste “campeonato” paralelo porque têm demasiado para dizer ao seu próprio público, uma corrente de informação que sobra ou não pode ser transmitida pelos meios mais tradicionais.
Na Luz não existe propriamente falta de espaço nos media. A grande maioria dos espaços informativos dos vários meios está povoada por profissionais e responsáveis que veem com muitos bons olhos o alinhamento com o chamado “Nacional Benfiquismo”. Mesmo assim, faltam sempre outros canais que se disponham a ser declaradamente os Ninjas e os Partizans na arte de sujar os adversários, de onde se destaca claramente o Sporting, alvo preferido das “incursões” dos vários Hugos Gil, Guerras e afins. A estas extensões de comunicação ou meios de propaganda é dado salvo conduto para “pilhar” livremente o espaço de informação que o clube, atempadamente lhes soube criar. Sempre que existe uma “bronca” nova que expõe o Sporting, podemos contar que virá destes “amigos” da Glasnost Lampiã. É mais do que óbvio que todos são coordenados e “ativados” no interior do clube, “carregados” semanalmente ou a vulso com informações que devem veicular e sempre modeladas na forma “vejam benfiquistas que os bons somos nós que estes x ou y são capazes de fazer isto e aquilo”. Seria interessante entender como nascem estes “operacionais” e de que forma sobem a “escada do poder” até fazerem parte do payroll de Vieira, mas talvez não seja assim tão diferente do fenómenos dos “boys” na política partidária.
Tive de pensar bastante no que é o contraponto do Sporting. Seria simplista dizer que estamos a caminho de ser uma aproximação do modelo encarnado. Será mais realista olhar para o que tem sido e quais são os objetivos da comunicação do Sporting. Desde que BdC comanda os destinos do clube e face a uma agenda de tolerância zero com o status quo de intermediários, o clube tem uma necessidade suprema de expor a sua versão da “história”. Cercados por uma comunicação social onde a narrativa encaixa o Sporting num papel secundário, foi bastante fácil de entender que para firmar e ver afirmada a sua visão da realidade o clube teria de romper algo no establishment dos media. Vezes sem conta existiram aproximações, diálogos ou “recados” com a via a pactos, para assegurar um mínimo de isenção ao tratar do tema “Sporting”. Tantas foram as tentativas, como os insucessos relativos. Hoje, o Sporting e BdC sabem que não estará para breve o dia em que o “nacional benfiquismo” decida prescindir de parte da maior vantagem conquistada…a hegemonia de opinião. O Sporting sabe muito melhor hoje que ontem, que não há espaço para terrenos neutros. Ou se é pró-Benfica ou não se existe. Se o Sporting quer “poder” nos media vai ter de criar esse media, pois “converter” um meio já existente ao equilíbrio ou isenção é algo que já está para lá do alcance de valores, deontologia ou profissionalismo.
Pode parecer exagero afirmar que o mapa dos órgãos de comunicação está completamente pintado de vermelho, mas a meu ver é mesmo essa a realidade. Resistem alguns focos de independência editorial, mas não são espaços que dependam do futebol para terem importância e como tal, permaneceram imunes às birras e ameaças encarnadas. Por outro lado, mesmo estes espaços temem apontar o dedo seja a quem for e encaram as polémicas desportivas como terreno demasiado perigoso para fazer investigação ou opinião. Uma neutralidade que só favorece a sensação de impunidade de Vieira e seus pares.
Ora, tirando de letra este “mapa mundi”, quais as opções reais do Sporting para se opor e combater os Ninjas e Partizans que o visam diariamente? Existem há muito tempo duas visões que preenchem o universo leonino:
1/ “Olho por olho, dente por dente”, ou seja se “eles” disserem A, nós responderemos Ax2. Se “eles” tentarem B, nós tentaremos Bx2; A cada palmo perdido, uma resposta imediata para conquistar 2 de seguida, seja como for, seja com que armas estejam disponíveis.
2/ “Água mole, em pedra dura…”. o Sporting deve insistir num modelo próprio de comunicação, num registo próprio, modernizando-se, adaptando-se às novas realidades dos media, rejeitando criar os seus Ninjas ou Partizans, mas ao invés encontrar no espaço das redes sociais à sua volta, uma partilha de informação clara e limpa, concentrada acima de tudo em passar mais e melhor Sporting…sujeitando o que os outros clubes fazem ou tentam fazer à insignificância dos seus métodos.
Eu sei que a maior parte tenderá a responder que é adepta da segunda solução. Todos nós como homo sapiens, o faremos sem hesitação. Mas…se olharmos atentamente às vantagens e desvantagens a longo prazo da mesma, podemos, se formos justos com a realidade desportiva portuguesa…perceber que há todas as razões para acreditar que uma abordagem deste género seria (e tem sido) derrotada em toda a linha, só granjeando simpatia e alguns likes no facebook e isso está bem longe do objectivo que é assegurar espaço para o crescimento do Sporting. Olhando para tudo isto com o distanciamento possível, diria que BdC e os Sportinguistas querem um Sporting maior e o espaço para essa afirmação depende, em muito, de como os meios de comunicação difundem o que é o Sporting, dia-a-dia, época a época, jogo a jogo. O Benfica já entendeu, faz tempo, que este crescimento do nosso clube se fará sempre à conta de um espaço que já é seu, que já controla. Vieira e seus compadres, ao contrário dos Papas de Norte, não menosprezaram a capacidade de revitalizar rápido o Sporting e talvez por observarem de perto e coincidirem nos espaços de decisão…empreenderam há muito uma corrida às armas “não convencionais”, recrutando os Ninjas e os Partizans disponíveis com vista a boicotar e sabotar o que fosse possível, licenças foram e são dadas para “matar” tudo o que pode vir a ser uma “bandeira” do Sportinguismo…e deve-se dizer, que só não têm conseguido mais e melhor, porque são obviamente bastante maus nessa função (como provavelmente em todas as coisas que já fizeram na vida). Este exército vermelho “não regular” ou “não oficial” teve (e ainda tem) tudo para ganhar o “Campeonato da Comunicação”. É dono do terreno e dos juízes, escolhe a hora e os dias de jogo, decide com quantos jogadores quer jogar e durante quanto tempo.
O Sporting começa a dar os primeiros passos rumo a qualquer coisa que pareça de facto estruturado e funcional. A função de Nuno Saraiva, a pontualidade espaçada das intervenções de BdC, um equilíbrio entre as linhas editoriais dos veículos de informação do clube são pontos a acompanhar, mas convém que todos reflictam primeiro no decisão entre o ponto 1 e 2 acima referidos, ou em algum formato que venha a aglomerar as vantagens de ambos. Isso é mesmo o fundamental. Antes de fazer algo, convém mesmo observar onde o fazemos e sequer se faz sentido fazê-lo.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
17 Agosto, 2016 at 13:15
Seat and listen…
Processar a mesma… Todos os dias, todas as horas, sobre todos os assuntos que sejam vitais…
Uma rede de informação, espaçada e anarquica qb, sem que se saiba bem de onde vem, que sem ser presente seja latente.
E mais uma vez… seat and listen… Observar, recolher informação, confrontar a informação com as fontes.
Dá trabalho? Dá. Dará frutos? O conhecimento é poder, e sempre assim foi.
17 Agosto, 2016 at 14:05
Poder é poder. E neste momento o nacional lampionismo tem poder sobre todas as formas generalizadas de transmissão de conhecimento. Enquanto houver mais benfiquistas neste país e enquanto forem ganhando o povo está-se a cagar para a verdade.
17 Agosto, 2016 at 13:21
É isso mesmo …o Leão de Plástico “toca onde doi”…
A força da Comunicação Social é muito forte…
Pode até ser a maior mentira sem pés nem cabeça…haverá sempre alguém que a “dará como certa…porque vinha no jornal ou a ouviu na TV…”
E sendo assim tão “valiosa” a CS na transmissão, de igual modo…do que é verdade ou da mentira…
Não poderá deixar o nosso Sporting de estar atento “às manobras”…e responder com “fogo pesado e certeiro”…
Reportando-me por exemplo ao “gosma da selva”, ou do mesmo modo ao “panchoguerra” é notória a “certeza” com que eles propalam uma mentira “acreditando” nela…
Pode o dr Rogério Alves contrapor àquele arrazoado desconexo, a sua sábia argumentação, que o “estupido” do “gosma” voltará a mostrar aquele “sorriso palermoide” enquanto que continua a falar “sobre” as explicações dadas… porque o que lhe interessa é lançar mentiras e não permitir que “racionalmente sejam desmontadas… ”
Contra esse “status” é mesmo necessário ripostar e faze-lo com “artilharia pesada”, procurando sempre repor a verdade…e “desbroncar” o adversário…pois essa é apenas a linguagem que eles entendem…
Devemos tentar manter uma postura à medida das nossas tradições e modo de viver o desporto e a vida…
Mas não podemos “fazer de conta”…que todos usam da mesma postura, de que normalmente nos orgulhamos…
E por isso às vezes…é necessário usar “armas semelhantes”…para nos defendermos dos usuais ataques…
SL
17 Agosto, 2016 at 13:23
Dos textos mais importantes que li no ultimo ano. E para aqueles que só sabem criticar a comunicação do Sporting e de BdC… venham de lá essas estratégias infaliveis de como virar o tabuleiro.
17 Agosto, 2016 at 13:29
Esta batalha, brilhantemente descrita pelo Leão de Plástico, que todos nós, sportinguistas detectámos rapidamente, e onde só somos chamados e obrigados a pelejar por iniciativa do adversário.
Isso é algo que nunca lhes perdoarei.
E eu, que sempre fiz questão de escrever, pelo menos correctamente o nome do clube rival, de há um par de anos para cá, ou desde que vi um presidente a querer levantar um clube e ser tão cobardemente atacado por isso mesmo, passei a designá-los de carnide, ou mesmo merda. Tenho um novo lema “benfica é merda”.
Porque não fomos nós a remexer neste esterco, a usar de estratagemas fora das 4 linhas, a organizar a opinião do país contra um clube, a sua estrutura, os seus jogadores e até, os seus adeptos.
Perdi o respeito por um clube que foi grande e era um rival desportivo. Passei a tratá-los como inimigos, porque o são. São inimigos do clube do qual sou sócio. Do qual o meu pai era sócio e do qual herdei esta única coisa, ser sportinguista.
Portanto, e por tudo isto, são meus inimigos.
17 Agosto, 2016 at 13:35
E também significativo, de há uns tempos para cá, tenho vindo a “desamigar” certos adeptos rivais que encaram este estado de coisas vergonhoso com um “nacional porreirismo” ou a apelidarem-nos de calimeros.
Mando logo para o caralho.
Há 3 tipos de benfiquistas neste momento.
– os que não sabem nem querem saber. Querem é bater os cascos a vitórias do clube. Gajas na maioria.
– os que sabem e não querem saber. Desde que ganhem tudo é válido. Os adeptos “portistas” do carnide. Têm uma vida pessoal miserável e quem lhes tira poder gritar pelo carnide, tira-lhes a única alegria. Portanto estão informados. Mas não querem saber. Gajos dos NN, etc.
– os que sabem mas, por vergonha, fingem que não sabem ou é tudo mentira. A maioria. Invadem os blogues rivais para dizer que é tudo mentira. E que o caminho da direcção carnidense é o mais correcto. Ainda que numa semana o presidente lhes diga uma merda (que aplaudem pela grande visão), e na semana seguinte pratique o oposto (que aplaudem, depois de interpretar bovinamente) fazendo figura de estúpidos.
Não tenho respeito por nenhum deles, como é óbvio.
17 Agosto, 2016 at 13:50
“Perdi o respeito por um clube que foi grande e era um rival desportivo. Passei a tratá-los como inimigos, porque o são. São inimigos do clube do qual sou sócio. Do qual o meu pai era sócio e do qual herdei esta única coisa, ser sportinguista.
Portanto, e por tudo isto, são meus inimigos.”
Revejo-me nestas suas palavras. Não direi que é com muito orgulho, tendo em conta valores que defendo, mas é um estado de alma que não consigo evitar! A juntar ao comportamento lampião ainda temos a asquerosa cs que os incensa.
Remato dizendo que ao “Nacional Benfiquismo”, eu responderei com um cada vez maior anti-lampionismo. E arrisco afirmar que será uma esmagadora maioria de Sportinguistas a pensar como nós…
SL
17 Agosto, 2016 at 14:44
Valdemar,
E tu sabes bem o que é pelejar, em especial no Artista do Dia onde a merda lampiã abunda em quantidades brutais…
Depois da marcação ao Presidente.
Depois da marcação aos dirigentes.
Depois da marcação aos jogadores.
Depois da marcação aos bloguers.
Agora a marcação aos adeptos que mais escrevem.
É esta a guerra que os lampiões montaram e que curiosamente nos acusam de sermos os provocadores.
Por mim, sou adepto do olho por olho, dente por dente e sempre gostei de batalhas tipo Braveheart com o Bruno Mel Carvalho Gibson à frente dos leões indomáveis.
SL
17 Agosto, 2016 at 17:29
A caixa de comentários do artista do dia é pacífico.
Alguma vez ouviste falar de um blog medíocre e de má reputação a quem apelidavam de Cabelo do Aimar?
Aí, sim. Pérolas a porcos, visto ser um blogue lampião.
Enfim, velhos tempos.
17 Agosto, 2016 at 15:52
Excelente comentário, Valdemar.
17 Agosto, 2016 at 16:40
Não são apenas nossos (Sporting) inimigos, são também inimigos do desporto e, acima de tudo, do Estado de Direito. Isto, sim, é que é muito grave.
Se fosse apenas uma questão de trafulhice no futebol e outros desportos, era chato mas não passaria disso. O problema é que mete corrupção, lavagem de dinheiro, droga, fuga ao fisco, benesses do Estado e autarquias, incumprimento da lei…
17 Agosto, 2016 at 17:31
Nem mais, panta-Leão.
Recordemos a rir os tempos em que eles queriam que nos aliassemos a eles para limpar o futebol é desporto nacional.
Hipócritas.
17 Agosto, 2016 at 13:42
Eu acho que na era BdC, o Sporting já tentou de tudo na sua política de comunicação. Começou pela 2ª opção, depois como era silenciado e deturpado pelo nacional-lampionismo, enveredou pela 1ª opção, do “olho por olho, dente por dente”, e agora encontra-se numa fase híbrida entre a 1ª e a 2ª opção.
Se para o exterior, o Sporting e principalmente o seu presidente, são demonizados pela máquina de propaganda lampiã, internamente a política comunicação tem sido eficaz e prova disso é o aumento do peso da nossa presença nas redes sociais, aumento exponencial do número de associados, as assistências aos jogos, Sporting TV e a crescente #ondaverde em redor do clube.
17 Agosto, 2016 at 14:51
Bom comentário, boa analise das estratégias. Continuo sem saber qual a melhor forma de lidar com esta mafia que é a comunicação do benfica. Em todos os quadrantes da CS há um representante dos direitos benquistas.
De qualquer forma e claramente não sendo um expert na matéria só exijo que o Sporting mantenha os valores e ideais que nos fazem ser deste Grande Clube. Sempre lutar contra o que achamos não ser correcto e NUNCA usar as mesmas armas (por tentador que possa ser…).
Vamos aguardar para ver como corre esta nova etapa da comunicação do clube.
No comunicado de ontem do nosso mais recente director de comunicação, bastante bem escrito por sinal, discordo que se continue a dar importância (embora perceba porque o faz) ao anormal insignificante do hugo gil. So para se ter noção, eu só conheço esse anormal depois do nosso presidente ter falado dele a primeira vez (para mim um acto de publicidade gratuita a anormais…).
SL
17 Agosto, 2016 at 13:45
A comunicação do Sporting tem de ser melhorada a todos os níveis e a todos os Sportiguistas.
A melhor maneira de lá chegar é sermos todos nós competentes na luta diária para o engrandecimento do Sooring e dos seus valores e deixar de entrar em “guerras” de palavras com aquela gente.
Cada vez que começarem a falar por cima de um Sportiguista … É virar costas e deixa los a falar sozinhos. Depressa vão entender que este jogos é de todos e não apenas deles.
Quando se retirar um “Fernando Mendes” de um canal para lá por um “Carlos Severino” esse Soortinguista deve entende que o seu papel é ser mais “Fernado” do que “Carlos”!
Entrar numa discussão com um Lampeão, além de ser descer de nível e estar a lutar com armas completamente diferentes.
Temos que calar… Ganhar … Ganhar… É só depois argumentar!
Espero que ninguém da estroctura do Sporting volte algum dia a fazer analogias do Benfica a carros desportivos!
A sobranceria é o primeiro passo para a derrota!
17 Agosto, 2016 at 15:49
Lamento entrar por um pormenor de estilo, ou forma, e não de conteúdo, mas quando escreves estroctura perdes um bocadinho de seriedade, de credibilidade. Se queres defender o Sporting, tenta fazê-lo objectivamente, sem “pontas por onde se pegar” para iniciar a desconversa e/ou fuga à questão, por exemplo. Um corrector ortográfico e já está, a mensagem a passar sem ruídos e interferências. Mas o que me deixa tramado é que as próprias caixas de comentários já indicam os erros ortográficos …
17 Agosto, 2016 at 16:48
Por ter erros ortográficos deixa de ser objectivo? Só pega nos erros ortográficos quem não quer debruçar-se sobre o conteúdo.
17 Agosto, 2016 at 14:29
A vergonha com que eles invadem os blog leoninos para espalahr mentiras e contra-informação mostra que, infelizmente, eles próprios encaram isto como uma guerra. Cabe a nós defender o nosso clube e emparedar estes células, de forma a que elas não se tornem cancerígenas e não nos contaminem por dentro.
17 Agosto, 2016 at 14:30
Quando é que chega o Bentner?
17 Agosto, 2016 at 14:53
Quando acordar.
17 Agosto, 2016 at 15:30
Acho que está á espera da boleia do Bas Dost, que foi só ali apanhar o Castaignos.
17 Agosto, 2016 at 14:33
Bom tupperware hoje.
Se por um lado o tema é extremamente pertinente, acho que a análise em relação ao que o Sporting vem fazendo, é curta.
Não teremos nós os nossos “hugo gil”. Não teremos nós o nosso morsa guerra?
Claramente que sim e se a ideia era usar as mesmas armas, saímos a perder. Por cada hugo gil há um pasquim tonho ou cigano de Alvalade (vide FB).
Por cada morsa nós lançamos um Dolbeth.
Sendo que ambos os caminhos fracassaram, então se calhar deveríamos ser muito mais cirúrgicos nas intervenções e intervenientes. A chegada do Saraiva tem sido uma lufada de ar fresco.
17 Agosto, 2016 at 14:42
Fodasse… comparar o Dolbeth à morsa? Tens certeza?????? Há uma pequena diferença entre os dois… o Dolbeth não inventa, não lança carvão, não mente descaradamente so para lançar a suspeita!
Tu não podes confundir os estilos aguerridos com o conteúdo!
Acho que o Dolbeth não merecia essa ofensa! Até pelo percurso profissional de ambos! Que eu saiba, o Dolbeth não é nem nunca foi um moço de recados! Ao contrário da outra puta!
Eu que até gosto de ler o que escreves… na minha opinião estiveste muitissimo mal!
17 Agosto, 2016 at 14:51
De facto, admito que sigo pouco ou nada a morsa para poder aferir da veracidade do que diz mas aqui estava simplesmente a comentar o estilo em oposição ao conteúdo.
O mesmo se aplica às páginas de FB. Muitas vezes podem até veicular as maiores verdades mas o estilo não é diferente. Deixo até um exemplo:
Há coisa de semanas e curiosamente quase em simultâneo, várias páginas afectas ao Sporting publicaram um ataque pessoal a alguém que alegadamente terá ajudado o carrallo a esconder-se na altura em que estava prestes a dar o sim ao carnide. Chegaram ao cúmulo de publicar fotos dele com a filha.
Senti uma vergonha indescritível.
17 Agosto, 2016 at 20:00
Pois…na verdade não devemos calar-nos…
Mas “temos” de discernir o que se “deve ou não deve…”, antes mesmo de aquilatarmos se podemos ou não…!!
Abr e SL
17 Agosto, 2016 at 14:48
Barbosa,
Dolbeth, com todos os defeitos que possa ter, é um grande sportinguista e chama os bois pelos nomes.
Tanto assim foi que nem se estreou no mesmo programa por onde ainda anda a morsa pois deve ter dito ao gordo que lhe enfiava um murro nas trombas.
Dolbeth nada tem a ver com a merda lampiãnica.
Estará sempre bem entre os nossos.
Arrisca-se a partir os dentes a algum filho da puta lampião se entrar nesses programas com paineleiros lampiões.
SL
17 Agosto, 2016 at 14:52
Não simpatizo com a maneira de expor do Dolbeth …
Mas “ele não merece” essa comparação…!!
Quase me apetecia dizer…:
“Eu também sou Dolbeth “…!!
Abr e SL
17 Agosto, 2016 at 14:57
Abraço Max. Tentei explicar mais acima a comparação, talvez sem sucesso.
17 Agosto, 2016 at 14:59
Nesse excelente comentário, só não concordo com a comparação da morsa. Não é por mais nada, não conheço bem a morsa nem o Dolbeth, é só mesmo porque nada nem ninguém se compara com aquele animal! 😉
De resto, impecável e um bocado no sentido do que escrevi acima, lutar contra o que achamos não estar correcto nunca usando as mesmas armas. Mantendo os valores e ideais tão próprios do clube, somos o Sporting Clube de Portugal.
Nunca vou concordar em usar as mesmas estratégias de comunicação da mesma forma que nunca vou concordar em fazer negócios “a la miguel rosa”, da mesma forma que nunca vou concordar em negócios trafulhas com atléticos ou wolves destas vida. Fight en resist.
17 Agosto, 2016 at 15:02
Uma forma de lutar contra esta mafia é, sempre que possível e resguardando a imagem do presidente, desmascarar os trafulhas da lixeira da luz. O comunicado de ontem do saraiva faz isso bem! O truque agora está em expor esse comunicado ou intervenção o melhor possível.
Ainda na onda fight em resist, vamos deixar morrer a expressão “estão carregados pelo benfica”?
17 Agosto, 2016 at 15:25
“Ainda na onda fight em resist, vamos deixar morrer a expressão “estão carregados pelo benfica”?”
Essa é que eu não percebo mesmo como deixamos cair o assunto!
Perde-se tempo com um labrego como o gil e afins e depois para o que é realmente importante…. SILENCIO.
Porra!! Ninguém está a pedir que se acuse o slb de comprar as outras equipas! Até porque não há provas….
Mas porra…. será assim tão complicado puxar o assunto para “Primeira Página” da actualidade “exigindo” uma investigação por parte da Liga, uma vez que as escutas dizem respeito a competições organizadas pela Liga.
Podemos inclusive ser “cínicos” / “irónicos” e dizer que nenhum clube está livre de ser envolvido por terceiros em escutas, pelo que é fundamental esclarecer a questão para que ninguém fique com o nome manchada.
É que bate bocas no facbeook e saraivadas servem para a malta rir e dizer “boa. bem dada nos lampiões e o caralho”, mas em termos práticos no relvado com a bola rolar….. vale 0000000!
Já puxar o assunto da eventual compra de jogos por parte do carnide…. mexe no ego dos profissionais que defrontam o carnide todas as semanas….
17 Agosto, 2016 at 20:11
Concordo na integra.
O mal e por vezes nos cairmos no engodo deles isso desvia-nos daquilo que devíamos andar a bradar aos céus…
Mas nao, em vez de expor os negocios da mafia, andamos a responder a gente que nem resposta merece, e cujo intuito é dirigir a conversa para onde eles querem…
existem batalhas que nos trazem proveito, outras nao trazem proveito a ninguem, servem apenas de entretenimento, perdemos tempo a responder, a esses porcos, e entretanto perdeu-se a oportunidade, de expor mais uma negociata.
17 Agosto, 2016 at 15:13
Isto.
Lutar como Sporting Clube de Portugal. Começo a ver muito “lampionismo” em certas atitudes.
17 Agosto, 2016 at 15:22
Disseste tudo.
“lutar contra o que achamos não estar correcto nunca usando as mesmas armas. Mantendo os valores e ideais tão próprios do clube, somos o Sporting Clube de Portugal.”
É isto
17 Agosto, 2016 at 15:23
Podes não concordar (e eu sigo nessa linha também.) mas o processo já está em marcha. Esta lampionizacao e clima de bufaria e condicionamento da opinião é a maior crítica à actuação da direcção. Direcção essa que pode até estar isenta de culpas na estratégia montada pois contratámos uma agência especificamente para esse propósito mas em última instância a culpa vai-lhes cair aos pés. Se reparares no exemplo que dei ao Lyonne mais acima, fica demonstrado o que digo
17 Agosto, 2016 at 15:36
Talvez por nao ter FB desconhecia a existência disso. Espero que tenha sido um caso isolado e não se adopte esse tipo de comportamentos… Como diz o Bruno abaixo, a aceitação pela maioria dos Sportinguistas não iria ser a mesma dos lampioes .
SL
17 Agosto, 2016 at 15:38
Como eu gostava que vocês tivessem razão mas depois vou lendo alguns comentários
(Mesmo aqui na tasca) e já não estou tão convencido
17 Agosto, 2016 at 15:45
Eu tambem gostava que tal nao acontecesse, mas, como diz a Maria, a lampionização do SCP ta em marcha
17 Agosto, 2016 at 15:29
As mesmas armas nunca funcionarão.
Se pessoal do SCP fizer uma pagina ao estilo do Pinóquio Gil, ela nunca terá a mesma aceitação por parte dos Sportinguistas como tem a do Gil com os lamps. Porque nós não somos lampiões. Logo uma merda feita à imagem de algo lampião nunca irá funcionar entre nós.
17 Agosto, 2016 at 18:39
Comparar o Carlos Dolbeth com o morsa é uma aberração.
O Dolbeth chama s bois pelos nomes, diz verdades e é incômodo por isso.
O morsa mente, inventa e é um papagaio.
SL
17 Agosto, 2016 at 14:37
Para mim… das primeiras políticas a serem implementadas devia ser o extremar de relações com a CS. De que vale BdC dizer para não comprarmos jornais ou dar cliques a certos sites, se depois os “profissionais” dessas casas pavoneiam-se à vontade por Alvalade?
Por mim, o primeiro passo era decretar blackout a tudo e a todos, e so se falava pelos canais do clube! Conferencias de imprensa antes dos jogos so na Sporting TV, flash interview depois dos jogos na Sporttv so para dizer “boa noite e obrigado”, e conferencia de imprensa novamente só para a Sporting TV.
Porque só assim, é que os adeptos Sportinguistas irão ver de uma vez por todas previlegias as fontes de informação internas e cagar no resto!
E pela crise economica, veja-se o caso da burla, os 3,5 milhoes de adeptos do Sporting farão uma mossa quase irreparavel nessa CS vendida!
17 Agosto, 2016 at 14:45
Eu não sei que fase é esta mas eu tenho gostado desde que entrou o novo director…ele responde à comunicação social. Depois temos o JJ todas as semanas também a responder e BdC mais tranquilo e a falar menos…suspeito também que teremos um Otávio mais interventivo…
De resto parte do foco da comunicação do Saraiva e do Otávio (e das redes sociais embora aí não seja o foco mas sim apenas uma ajuda…com fotos ou gozo com o que é noticiado) deve ser desmentir falsidades que vêem na imprensa ou que vêem no estado lampianico! Tentar descredibiliza-los ao máximo é o único caminho! Não pode é ser um presidente a mandar bocas a comentadores porque assim a mensagem não passa…
Quanto à eficácia só mesmo quando ganharmos! Porque 90% dos comentaristas e jornalistas ou é do estado lampianico ou comenta em função do resultado! Só ganhando se leva ainda mais ao ridículo o estado lampianico e se tem abonos dos resultadistas…claro que os lampiões grunhos não há hipótese mas os sportinguistas mais alienados e cuja opinião acaba a ser o que é mais dito e os lampiões mais normais acabam por cair na real de vez!
Por isso só ganhando se inverte esta tendência de CS toda lampiã. ..
17 Agosto, 2016 at 14:55
A pura verdade é esta. Sem vitórias podemos tentar as estratégias todas. Claro que é um ciclo vicioso pois é muito mais difícil ganhar sem ter a conivência da CS mas ganhar títulos virá forçosamente antes da mudança de paradigma
17 Agosto, 2016 at 15:02
A CS vale o que vale…
Quando o EsseEle levava na anilha, os milhões (jimenez, o italiano, tarabate) que o VItória deixava no banco eram uma vergonha. Quando ganharam, era gestão de excelência.
Se a equipa perder, bem podem encher os jornais de unicornios e arco-iris, que o pessoal continua a espumar. Se a equipa ganhar, podem associar o Vieira ao Bibi da Casa Pia e mostrar fotos do Vitoria com roupas do Estado Islamico, que a malta continua a apoiar.
17 Agosto, 2016 at 16:06
Eheheheh. Na mouche.
17 Agosto, 2016 at 14:51
Esqueçam a comunicação social. É uma batalha perdida. E é simples explicar porquê: os nossos rivais têm vantagem competitivas sobre nós que ao conseguiremos contrariar com muitas e muitas vitórias desportivas.
Nao estarei muito errado se disser que nao ha nenhum distrito onde somos a maioria dos adeptos. Por isso não há nenhum local onde somos a maioria dos consumidores. E os media sao produtos comerciais. A recente colagem do Record ao benfica deveu se a isso. Enquanto nao o fizesse nunca poderia aspirar a ser o maior diário português. Coisa que o conseguiu e, com isso, criou uma crise tal na bola que está à venda, como todos os que trabalham na area sabem .
O porto é maioritário no seu distrito e tornou se um simbolo regional de tal forma que conta com o apoio de muitas instituições regionais.
Por isso nao há estratégia para os media que possa ser vitoriosa.
O nuno saraiva, como bom jornalista que foi sabe isso. E por isso a estratégia so pode ser a conunicacao (ou marketing) directa. Não é possivel de outro modo. Falar diretamente para os nossos usando canais diretos ou das redes sociais. Criando dinâmicas autônomas dos media tradicionais. Isso é o futuro.
17 Agosto, 2016 at 15:06
Se por um lado concordo com o que dizes, não te esqueças que nem sempre os que estão em maior numero consomem mais. Em noite de bar aberto, aparece toda a gente. 🙂
17 Agosto, 2016 at 15:08
Tens razão. Mas nao havendo estudos sociológicos que distingam padrões de consumo o que vale é a quantidade.
17 Agosto, 2016 at 15:10
Eu sei, estava a ser advogado do diabo. 🙂
SL
17 Agosto, 2016 at 15:20
Obvio!
17 Agosto, 2016 at 15:28
Caro Tadeu,
Em primeiro lugar não é nada óbvio. Tanto não é porque se assim fosse seria muito difícil de explicar a razão pela qual o Sporting fez um tao bom negocio com a NOS. Pelo menos em relação ao consumo televisivo desportivo existirá certamente uma estataistica em função da simpatia do clube. Da mesma forma que acredito que cada jornal fará o seu. Não é por não os conhecermos que algo se torna óbvio.
Em segundo lugar, desconheço tais estudos que acredito piamente existirem (seria falta de profissionalismo dos principais jornais não os fazerem) e por isso assumi no comentário acima ter falado sem conhecimento de causa.
SL
17 Agosto, 2016 at 15:38
De óbvio não tem nada.
Ou tu achas que em Portugal todas as pessoas têm o mesmo poder de compra e o mesmo padrão de consumo?
Pegando no exemplo da NOS…
A NOS de “estupida” não tem nada, pelo que se pagou mais ao Sporting é porque “se calhar”….. nos estudos que fez percebeu que entre os Sportinguistas existe uma maior predisposição e mais €€€ para subscrever um serviço que permita ver o jogos do Sporting, enquanto que …. na lampionagem…. ainda que sejam mais…. gastam menos €.
Por isso…. de óbvio não tem nada!
17 Agosto, 2016 at 16:09
Por acaso, eu acho que o negócio da Nos foi uma grande vitória do Presidente, também porque incluímos ativos que o benfas não apresentou. Não sei se foi a oportunidade, o facto de sermos a seguir, mas a Nos, sendo uma empresa de capital angolano, precisa do Sporting, para completar a oferta de futebol em África.
Acho que foi isso que fez a diferença.
Isto é só uma opinião pessoal, eu até acho que os sportinguistas consomem menos media do que os demais, principalmente porque têm levado tanta porrada que se habituaram há mais tempo a não comprar produtos mediáticos. POrque é que eu digo isto? Por causa do sucesso dos blogs do Sporting (basta ver nas tabelas que os blogs afetos Sporting são consistentemente superiores aos dos benfas) e das vendas do Jornal Sporting (tem o dobro da tiragem de qualquer produto do carnide). Ou seja, nós já há muitos anos nos habituamos à comunicação direta antes de ela ser pensada pelo clube enquanto estratégia.
Continuo a achar que é difícil estabelecer um padrão de consumo dos sócios de clubes. E admito que as vitórias empurrem a venda de mechandising, por exemplo. E aí, o benfas ganha-nos por muitos. Um produto do benfica vende, em média, mais 50 por cento que o seu equivalente do Sporting. Isto é o que todos os gajos que trabalham em mechandising dizem à boca cheia.
17 Agosto, 2016 at 16:35
Não confundir merchandising, nem compra de jornais com Consumo de Televisão.
Que o benfas vende mais em merchandising não tenho dúvida…. mas quanto a estarem dispostos a pagar para verem o seu clube na Televisão…. se calhar ai a conversa é outra.
17 Agosto, 2016 at 18:35
ola. o principal driver da venda de merchandising são as vitorias, ora se o Sporting nao ganha o campeonato há 14 anos é natural que venda menos. Por isso qualquer comparaçao tem que ter isso em conta. por isso em termos de potencial a diferença nao sao os 50% mas a diferença do numero de adeptos defletido pelo poder de compra. Assim como para os patrocinios o que interessa sao as vitorias pois o que as marcas contabilizam sao os impactos que os consumidores têm com uma dada marca… e se vences tens mais tempo de televisao a mostrar a “tua” marca mais fotos de capa em jornais a mostrar a “tua” marca e isso é que transforma um patrocinio em caro ou barato comparando com o preço que essa marca teria que pagar para obter a mesma capa de jornal, etc
17 Agosto, 2016 at 15:32
🙂
17 Agosto, 2016 at 18:49
O jornal A Bola é o jornal oficioso dos lampiões e está FALIDO. O grupo Global Media, que inclui O Jogo, está FALIDO. Ambos estão à procura de comprador para não fecharem as portas.
Onde é que estão as audiências? Os jornais vendem pouquíssimo.
O beifica compra os merdia, e através dos seus homens lá colocados, a predisposição para o nacional-lampionismo já existe. Duvido que nós pudéssemos fazer o mesmo. Nem acho desejável estar a financiar parasitas. Quando faltar o guito aos lampiões deixa de haver palhaço. Ou não notaram que a comunicação dos fruteiros desmoronou-se nos últimos anos? O que lhes vale é que são muito menos mediáticos do que o Sporting, e por isso a pressão dos merdia também não os afecta tanto. É como se estivessem longe, o que só mostra como no fundo continuam um clube regional.
17 Agosto, 2016 at 14:53
Continuo sem perceber como um director de comunicação perde tempo a responder a anormais.
Continuo sem perceber o que se ganha com este tipo de resposta.
A melhor resposta é ganhar!! Vão ver como acalmam logo.
17 Agosto, 2016 at 14:58
Pois…
Em vez de responderem a anormais Giles, porque não por-lhes um processo por difamação?
17 Agosto, 2016 at 15:18
+1
17 Agosto, 2016 at 15:34
Nao deixando de concordar contigo a 100%, acrescentar só que no comunicado de ontem, falar desse anormal, pareceu-me um meio para explicar um modus operandi.Espero que não se torne regra.
SL
17 Agosto, 2016 at 15:43
Já o referi aqui também, não compreendo como o nosso clube ainda “mantém” comentadores nos vários programas desportivos. Ou estão lá por vontade própria?
É que mais valia mudar o nome dos programas para ” vamos falar mal do Sporting!”.
Eu já adoptei a minha postura, assim que se fala de futebol..viro costas
17 Agosto, 2016 at 15:20
Sou da mesma opinião!
17 Agosto, 2016 at 14:57
Estas “políticas de comunicação”, oficiais ou não, só servem quando se está por baixo.
O ano passado foram SMS; patrocínios guineenses, Mosquitos (oh football leaks, este ano é para arrancar ou como é?), as fortunas do Jesus.
Curioso, quando o Benfica estabilizou, estas “notícias” acabaram.
17 Agosto, 2016 at 15:07
Um campeontato que desprezo , este da CS. Mas admito que é importante. Nao sei se vale os 25% que BdC falou mas é importante. Mas desprezo. Para mim, o futebol nao tem nada a ver com isto. Dito isto…Nuno Saraiva parece-me a pessoa certa. Desde que não se dê a importancia às lamparinas que as lamparinas não merecem.
PS: o Wolfsburgo parece que, abruptamente, desistiu do Zaza e está no encalce de…Mario Gomez. Signigica isto que o Bas Dost estará mais perto de nós…?
http://www.gazzettaworld.com/news/transfer-market/rumour/wolfsburg-gomez-juventus-ace/?refresh_ce-cp
17 Agosto, 2016 at 15:14
Sinceramente, nem um nem outro.
Na minha opinião nao vai chegar ninguém que se tenha falado até agora.
Seremos surpreendidos na sexta por um comentário do ngouveia a dizer quem esta na cuf a fazer os exames médicos. 😉
Para mim, há de vir um brasileiro (poderá ser de outro pais da america do sul) relativamente jovem e com bom potencial (estilo cardozo mas sem ser parvo).
17 Agosto, 2016 at 15:17
oxalá
17 Agosto, 2016 at 15:25
Para mim so faz sentido perder todo este tempo, se estivermos à espreita de uma oportunidade para trazer um grande nome! Se não for para isso… porque que ainda nao fomos buscar ninguem? Nao faz sentido!
17 Agosto, 2016 at 15:39
Mas há grandes nomes nos campeonatos sul americanos. Tens é de pagar bem! E acredita que nem são precisos grandes olheiros. Por lá sabem bem quem tem valor, tens é de te chegar à frente com $$$. 😉
Cardozo custou 12 milhões ou parecido.
17 Agosto, 2016 at 16:07
mas gajos da america do sul são sempre incognitas pelo menos nos primeiros tempos…
17 Agosto, 2016 at 16:04
Lol eu não digo mais nada!!!
e a minha amiga está de férias! ainda bem
17 Agosto, 2016 at 15:18
O Bas Dost era mesmo grande contratação!
17 Agosto, 2016 at 15:29
De top… seria o Mario Gomez, mas esse é €€€€ inacessível €€€e.
Mas com Dost…. também ficamos muitíssimo bem!
E Dost e Slimani fariam uma dupla….
Não era para suplente!.
Imaginem estes 2 “Armários” contra as defesas do campeonato português….. e com William, Adrien, Ruiz e Gelson (Bruno Cesar, … Alan Ruiz…) servir os “armários
17 Agosto, 2016 at 15:32
Mario Gomez a caminho do Wolfsburgo ao que tudo indica, só complicações de ultima hora fazem cair o negócio. Di Marzio confirmou
17 Agosto, 2016 at 15:32
O que abre espaço para negociar o bas dost
17 Agosto, 2016 at 15:40
Venha ele 🙂
17 Agosto, 2016 at 16:08
eu acho que a vir Dost é pq Slimani está vendido
17 Agosto, 2016 at 16:30
Tu e “50% dos Sportinguitas”.
Mas eu faço parte dos outros 50 % 🙂
Mas porque carga de água não podemos jogar com Slimani e Dost em simultâneo?
Vamos jogar na Premier League ou contra o Barcelona e Real Madrid?
Se fosse com esses…. entendia ser “loucura” meter estes “2 cavalos” no 11 titular… mas porra para jogar contra o arouca, tondela e afins…. é para os encostar logo a abrir e ganhar “À bruta”! 🙂
E depois venha um 3º avançado….que pode ser o Castagnos que só rendeu na Holanda, tendo “falhado” no Inter (mas ai era fácil falhar) e na época passada no Frankfurt. Mas por 2 / 3 milhões era bem sacado.
17 Agosto, 2016 at 17:34
poder podemos sempre… não há é guito para gastar em Dost sem Slimani sair. acho eu pelo menos.
eu tb acho que um 442 dos antigos com dois pontas era capaz de funcionar em Portugal
17 Agosto, 2016 at 15:38
Opção 1, sem quaisquer dúvidas.
OFF Topic: Mas que grande partida, ahahahahahah
http://www.dn.pt/desporto/interior/a-insolita-e-original-partida-a-um-clube-rival-5342857.html
17 Agosto, 2016 at 15:39
Só entendo o Bas Dost se o Slimani sair. Ou se for para ganhar todos os jogos à bruta, com 10 jogadores acima de 1,80 m. Parece-me que precisamos mais de alguém tipo Lima ou Rodrigo no Benfica do JJ.
17 Agosto, 2016 at 15:50
Esse já temos: Allan Ruiz 🙂
17 Agosto, 2016 at 15:59
Gosto do Alan Ruiz, mas acho que lhe falta velocidade para esse papel, vejo-o mais no lugar do João Mário.
17 Agosto, 2016 at 16:03
E Iuri no lugar de João Mário? Gostava muito que esta fosse a época de afirmação do açoreano.
17 Agosto, 2016 at 17:01
O Sporting da época passada não era de ter os extremos velozes a irem à linha de fundo. Aliás, muitas vezes Bryan Ruiz e João Mário foram os nossos “extremos”. Portanto, Alan Ruiz parece-me bem capaz de jogar nessas posições, apesar de achar que JJ tem em mente usá-lo na posição deixada vaga pelo Teo.
17 Agosto, 2016 at 15:59
Não percebo qual o mal de ganhar todos os jogos à bruta……… 😉
17 Agosto, 2016 at 16:00
verdade.
34 jogos ganhos à bruta se calhar até tinha mais piada.
17 Agosto, 2016 at 17:36
33 que 1 já está ganho!
17 Agosto, 2016 at 15:40
Ainda hoje havia uma noticia ridicula sobre o Garay querer voltar para os lampiões.
E atentem, o jogador é que terá pedido ao grande lider para voltar, ele que até está na disposição de baixar o salário…
Gelado para a testa mais fresco que este não sei se será possivel encontrar.
E os lampiolhos papam isto á grande, é só gente cheia de orgulho por jogadores destes querem voltar. Parece que já não se lembram que saiu por 6 milhões e porque queria mais €€€. Agora vai baixar o ordenado…
17 Agosto, 2016 at 15:59
Sim, sou um romântico, mas defendo que o único modo de desmontar alguns esquemas é trabalhando na sombra, em silêncio e a longo prazo. Não vale a pena berrar, porque “eles” são mais. E gritam mais alto. E têm altifalantes.
Jornalismo de investigação é a solução.
Custa dinheiro, toma tempo. Mas os resultados costumam ser eficazes. Muito mais que pegar em factos aqui e ali, e deixar comentadores e adeptos a brincar ao “juntem os pontos”.
PS: Fit for Fun, montado por Luciana Garcia (não Erica, não é esse tipo de montaria) na final do concurso de saltos
Emanuel & Ribeiro na final do K2 1000
17 Agosto, 2016 at 16:00
Lucinana Diniz
17 Agosto, 2016 at 16:20
Confesso que no panorama actual o Saraiva é uma lufada. Estamos em guerra.
Ah e tal… O presidente vai connosco para as trincheiras. É giro mas leva um balázio e vai com os porcos. E bem a jeito se colocou no ano passado.
Eu entendo quem teme que a estratégia seja uma espécie de lampionismo pegado. Pelo menos não será uma estratégia à PC ligada directamente à corrupção.
Abomino páginas tipo tonhos e ciganos, pq são Hugo Gil style, mas delicio-me com o artista do dia ou mister do café porque combatem a propaganda lampiã com factos e com um nível de inteligência brutal, fazendo inveja a qualquer burns desta vida.
Gosto de ver o Presidente resguardado e pronto para as grandes batalhas, mas não podemos descurar a CS e Saraiva tem sido brilhante, na minha opinião.
Ao contrário do que fazia o milhafre no nosso canal (era bom no Twitter e Fb), é com as Saraivadas que estamos a “atingir” os nossos adversários.
17 Agosto, 2016 at 16:24
De acordo. O Artista do dia especialmente, está num plano completamente diferente. Grande trabalho do MdC. Pena as caixas de comentários cheias de lampiões. Não há pachorra
17 Agosto, 2016 at 16:30
Misturar na mesma frase tonho e ciganos com o artista do dia e o mister do café devia dar cadeia.
Quando ao Saraiva não aprecio o estilo. Muito Mr Burns.
17 Agosto, 2016 at 16:40
o Artista do Dia faz um enorme trabalho! Não é por acaso que os lampiões não largam a caixa de comentários, pois cada post do MDC é um tiro em cheio no porta-aviões do estado lampianico.
O Mister do Café é mais recente, mas faz um trabalho soberbo de investigação apresentando sempre FACTOS.
—————
Tonhos e ciganos….. são “lixo lampiónico” na versão Sporting.
———-
Saraiva
—-> Que sirva para resguardar o Presidente…. òptimo, mas dar importância ao porco gil é começar a ser o “nosso” Mr. Burns e isso…. não gosto.
17 Agosto, 2016 at 17:06
Não é dar importância, é demonstrar e desmontar um esquema de desinformação lampiónica.
17 Agosto, 2016 at 17:15
Atenção que o ataque ao Gil não é à pessoa em si. É um bronco que dá erros uns atrás dos outros.
Mas é um espaço que bate todos os recordes de acesso lampião e faz de propaganda a mando do carnide.
É por isso a referência a este anormal.
17 Agosto, 2016 at 17:25
Se tu próprio apelidas esse gil de bronco e anormal…. acho que está tudo dito.
Os Sportinguistas que já conhecem o gil…. vão continuar a conhecer o que já conheciam antes desta “Saraivada”….
Os lampiões…. vão continuar iguais.
Por isso…. faz algum sentido que o Director de Comunicação dê importância a um bronco fazendo-lhe referencia especifica ?
Para mim não…. mas se há quem ache que sim… respeito, pois cada um tem direito a pensar e a ter a sua própria opinião 🙂
17 Agosto, 2016 at 17:30
Neste caso do Gil, tem muito mais força e importância do que muitos pensam. Molda o pensamento do benfiquista e transforma-o num lampião.
17 Agosto, 2016 at 17:40
Tem a importância que lhe queremos dar.
Agora estamos preocupados com o pensamento lampião? Tomara a nós que eles continuem a comer gelados com a testa. Quando abrirem a pestana já fecharam a barraca.
17 Agosto, 2016 at 17:55
Pelos vistos sim….
17 Agosto, 2016 at 19:48
Sendo eles os tri campeões e sendo eles os donos disto tudo, a nossa liga não é só jogada nas 4 linhas… infelizmente tb temos de nos preocupar com isto.
Se isto se resumisse ao que pensamos no mundo da web… era dar zero de importancia. Mas há muita gente espalhada por esse país que só lê jornais e vê programas se debate.
Infelizmente a propaganda lampiã é o maior alvo a abater.
Isto não invalida claro que devamos sempre olhar para dentro e tratar primeiro dos nossos problemas.
17 Agosto, 2016 at 17:31
Faz sentido quando é para demonstrar a teia montada. Nada mais. Desde que não se faça disso regra….
17 Agosto, 2016 at 20:02
Concordo.
17 Agosto, 2016 at 16:21
Ainda sobre os avançados e comunicação. Já vi sempre alguns chicos espertos em blogs a levantarem a lebre de que o slimani tem propostas de 25 milhões (ou 30) e depois pedem a opinião aos comentadores se ele deve ou não sair.
isto não é inocente, não podemos olhar para todos os gajos que escrevem aqui como sendo puros e castos. Quando se escreve uma possibilidade e pede-se a opinião faz-se, aquilo que se discute em estratégia de comunicação, um ensaio de mercado. Ora, aqui o objetivo não é pedir opinião ou testar reações, mas criar uma dinâmica de recusa, com muitos likes e amens a frases do tipo “slimani não pode sair” para se caminhar para “se slimani sair a culpa é do BdC”.
Eu não nasci ontem. Isto são testes para desgastar a presidência.
Não sei se o Slimani sai ou não. Sinceramente ficarei chateado enquanto adepto acéfalo que sou quando vejo o verde e branco. Mas enquanto adepto consciente espero que seja vendido. Aliás, espero que todos sejam vendidos pelo máximo que for possível. Eu lembro-me de há quatro anos o clube esteve para abrir falência e falava-se na criação de um novo Sporting a partir das divisões secundárias de modo a fugir aos pagamentos aos bancos.
Temos um estádio de merda, sem pista de atletismo, construído à revelia dos interesses técnicos do jogo de futebol ou dos adeptos. Alienámos património ganho duramente para alimentarmos as empresas do senhor Soares Franco. demos notoriedade ao Roquete que entregou a amigos direitos de superficie do clube. Compramos paletes de jogadores de merda (boullarouz, Labyad, Pongolle) por balúrdios sem termos dinheiro para lhes pagar. Vendemos dos poucos bons jogadores que tinhamos (Wolfswinkel) para pagar a luz. Repito, para pagar a luz. Alienamos passes de jogadores como o João Mário por 400 mil.
Por isso, sinceramente, o Bruno de Carvalho tem toda a latitude para decidir o melhor nas vendas dos jogadores. Como tem a responsabilidades dos maus negócios (Slavchev? Gauld? Paulista?) também tem a responsabilidade total nas vendas. O que ele decidir será o mais certo.
Por mim, quando mais depressa nos libertarmos da banca melhor. Se existisse alguém que me dissesse que o Sporting ao vender o Rui, o Ruben, o William, o Adrien, o João Mário, o Gelson e o Slimani ficava sem dívidas à banca eu assinava de cruz. Quero é estar livre de prisões financeiras para ter o meu clube de volta. Enquanto não nos libertarmos desses grilhões não é possível
Mas isso é a minha posição pessoal. O BdC é o nosso líder e acredito que ele fará o que melhor sabe na gestão de compras e vendas. E será leal com o clube. Isso a mim basta-me.
17 Agosto, 2016 at 16:27
LIKE 😉
17 Agosto, 2016 at 16:32
Análise perfeita. Tão perfeita que me deixa francamente pessimista quanto ao futuro. Há muito que reflicto sobre isto e que concluo que poderemos estar diante de uma guerra perdida. Acho mesmo que a única forma de não nos beliscarmos mais ainda é não entrarmos na guerra. Não entrarmos mesmo. De uma forma geral, o nosso adepto é muito mais esclarecido do que eles – e isto têm uma valor inestimável, é a isto que nos devemos agarrar, ignorando completamente este folclore meio infantilóide a que se sujeitam homens como o Pina e o Rogério Alves, já para não falarmos nos incautos que aceitam ser humilhados no CM e na Bola TV, por exemplo. Que me importa a mim que os nossos os ridicularizem! Eles, como muito bem é dito no excelente artigo desta página, não se importam de ser ridicularizados porque sabem que conseguem atingir os seus propósitos. Os nossos estão naqueles programas apenas porque eles precisam de alguém para legitimar as arruaças. Não seria melhor então deixá-los a falar sozinhos, ou seja, pura e simplesmente deixarmos de aparecer. Reduzirmos a nossa intervenção apenas à nossa gente, quero eu dizer. Este é um tema que muito me preocupa e que nos deveria pôr todos a pensar – e a remar para o mesmo lado. Esta é uma hora decisiva, absolutamente decisiva, os sportinguistas que hesitem nesta hora, os adeptos do “cataventismo”, não merecem a honra de ser Leão.
17 Agosto, 2016 at 16:34
Tenho pensado nisto e tenho ponderado ambas as soluções. Somos muito bons na segunda e fracos na Primeira. A qualidade dos blogues Sportinguistas é elevada eficaz, enquanto comunicação de âmbito interno. Do ponto de vista externo, daquilo que é a opinião pública não-Sportinguista, infectada pelo bacilo carnidensis, há que fazer alguma coisa.
Estou contigo quando dizes que procurar que os media recuperem equilíbrio, isenção, equidade é aquilo a que os ingleses chamam “wishful thinking” e nós diremos aqui que se trata de um sonho inexequível. São necessários Jobs for the Boys que, o benfica criou, na comunicação social, à imagem daquilo que PSD e PS e outros partidos da partidocracia criaram na esfera do Estado e das empresas que diariamente favorecem e diariamente lhes pagam.
Há que pegar em muitos Milhões de Euros e enterrá-los nessa actividade suja da “criação de Jobs for the Boys”. É o que faz o benfica desprezando a situação Financeira do Clube que é calamitosa e falimentar. O Vieira assim vai tapando o Sol com a peneira e peneirando para os olhos dos benfiquistas a areia toda que precisa para se manter fora da prisão, isto é, para se manter na presidência do Clube, única forma que conhece de evitar ser detido, interrogado, acusado, julgado e condenado, a exemplo de todos os presidentes que o benfica teve nos últimos vinte anos, com a honrosa excepção de Manuel Vilarinho. O resto é uma quadrilha completa, Vale Tudo e Azevedo, Manuel “Gamásio” e finalmente, desde 2003, o Vieira dos Camions, conhecido cadastrado da praça Nacional.
Em minha opinião tudo ficaria resolvido se os benfiquistas optassem por eleger para a presidência do benfica um Homem Sério mas, a probabilidade de isso acontecer é muitíssimo reduzida.
Resta-nos ou deixar que as coisas fiquem como estão e ir rebatendo a desinformação benfiquista e desintoxicando as massas Sportinguistas que cada vez estão mais difíceis de enganar. Vamos desmentindo e ridicularizando, os jornais vão ter de deixar de contar com o mercado Sportinguista e as televisões com a audiência Sportinguista porque, criar um desportivo diário aparentemente não ligado ao Sporting, é inviável; criar um novo canal de televisão generalista independente de todos menos de nós, também não é solução. Andar por aí a pagar a corruptos para dizerem a verdade, é um paradoxo e nós, não vamos por caminhos tão retorcidos.
As coisas que fiquem como estão e nós vamos fazendo frente àquilo que se nos defronte.
Outra solução é “à la Pinto da Bosta” arranja-se um gang para arrear nos jornalistas e comentadores que mijem fora do penico. Depois acaba-se como Pinto da Bosta, acusado de associação criminosa em processo crime.
Mas se for para arrear, apesar da minha vetusta idade, contem comigo para espetar uns murros e uns pontapés num gajo e noutro e mais outro, quem quiser avançar, que se não esqueça de mim.
17 Agosto, 2016 at 17:16
Aqui esta a resposta do porquê do Carnide não se preocupar em delapidar a equipa despachando os seus principais jogadores. A par da cs continuam com uma super equipa da apaf.
17 Agosto, 2016 at 18:07
☺