Assim como quem não quer a coisa, o Sporting sai da Mata Real com mais três pontos, com a 11ª vitória consecutiva e com o quarto jogo oficial sem sofrer golos, sendo que há oito anos que a defesa não saía de Paços sem encaixar pelo menos uma bola.
E, como disse Jorge Jesus no final do encontro, foi na solidez defensiva que assentou a vitória do Sporting. Um Sporting sério, concentrado, ao contrário do que aconteceu nos “jogos a brincar” de pré-época, sendo melhor exemplo disso a muralha que se ergue assente em Coates e Ruben Semedo, intratáveis e imperiais, com o uruguaio a entrar para o livrinho de memórias desta época e de outras com aquele corte a três ou quatro minutos do final. É preciso ter uns cojones do tamanho da classe com que esticou a perna e deixou o Cícero a tentar perceber se tinha sido o Colossus se tinha sido o Sasquatch a roubar-lhe a bola e a possibilidade do Paços rematar pela primeira vez à baliza de Rui Patrício.
Sim, estávamos a três ou quatro minutos do final, o que significa que os Castores não chegaram a alvejar uma única vez o dique leonino. Foram incómodos, pois foram, mas mais por culpa de um Sporting perdulário e de um resultado incerto do que por mérito próprio. É verdade que o seu treinador arriscou bem, a uns 20 minutos do fim, e a equipa esticou-se, aproveitando o momento em que o Sporting perdeu profundidade: saída de Alan, entrada de Marvin, com Bruno César a fazer de extremo esquerdo e Bryan a servir de muleta a Slimani. O problema é que Bryan ainda não recuperou das tareias de pré-época e deve ter adormecido tarde a fazer de mestre de cerimónias ao conterrâneo Campbell, o primeiro de dois ou três (disse Jesus e eu sou crente) que chegarão para aumentar o poder de fogo.
Fogo que esteve para ser ateado mais do que apenas uma vez, com destaque para um bombardeiro argelino com os dentes bem cerrados, mas de mira desafinada (que falhanço do caraças na segunda parte, Slim. Tinhas acabado com o jogo e ainda marcávamos mais um ou dois quando eles abrissem). Alan, agora à procura do seu lugar noutra posição, ensaiou duas vezes aquelas coisas bonitas que o vimos fazer de pé esquerdo no youtube, mas o redes impediu-o de celebrar o primeiro de Rampante ao peito. Depois, o menino Gelson, incessante na tentativa de oferecer golos aos companheiros (duas assistências em dois jogos, para já, fora as que vão sendo desperdiçadas o que, por este andar, fará dele um sério candidato a Magic Johnson desta equipa). E, claro, o pulmão e o coração desta equipa: William e Adrien.
William já está naquele ponto em que quanto mais cansados estão os outros, mais ele parece correr. Aquela pinta de Tartaruga Ninja, arqueado com o peso de uma carapaça indestrutível, agora com ordens para pressionar cada vez mais alto e, ontem, quase a ser expulso por um rapaz do apito que foi o pior em campo que transformou duas disputas de bola limpas em dois lances que podiam ter tirado Will do clássico do próximo domingo. Quanto a Adrien… O Captain! My Captain! O homem quer (e pode) estar em todo o lado e é um regalo quando à geometria do seu desempenho táctico junta a classe técnica que tem, mas que nem sempre pode ser expressa. O golo da vitória é um desses momentos, em que sorris tanto quanto ele e em que deixas de ter inveja dos tipos de Liverpool a festejar golos do Gerrard ou dos tipos da Roma a festejar golos do Totti (ou, para os mais antigos, aquele momento em que deixas de ter inveja de quem festejou golos dos Violinos ou do Manuel Fernandes).
Porque a verdade é que, mesmo que a nota artística esteja distante, o que nos é dado é um Leão à imagem dos seus capitães e das suas referências: é um Leão sério e focado no que quer. E, tal como na primeira jornada, ontem voltou a conquistar uma vitória sem espinhas.
21 Agosto, 2016 at 8:38
Jogo tradicionalmente difícil, mas que valeu 3 pontos.
Bom jogo da nossa defesa, Coates e Semedo fortissimos.
William a ser William, aquela trivelada do meio campo a desmarcar o Slimani, que passe do caralho.
Adrien o MVP. Grande jogo do Capitão
21 Agosto, 2016 at 8:54
a exibicao da nossa muralha defensiva, (mesmo com o adaptado Bruno César), foi a razao porque me insurgi contra tantas “aves agoirentas” que massacraram a equipa durante a pré-época…
eu sei que queremos que o SCP ganhe sempre, mas, sem as “tareias” de pré-época, (que fazem com que a maioria nem queira sair da cama de manha), o longo caminho até ao Marques terá sempre menos chances de acontecer…
lembrem-se sempre da pré-época de Matterazi, de onde Inácio viria a colher os “frutos”…
quando os jogos passam a ser a sério, os jogadores conseguem sempre descobrir aquele bocadinho “extra” que faz a diferenca…nao tanto nos jogos a “brincar”…
muito do pessoal critica, porque nao “sente” nos musculos a “tareia” que por ali vai, mas se alguem se “revolta” e diz algo contra a “onda de exigencia” leva logo com “etiquetas”…(voces sabem do que estou a falar, Octávio dixit)…
21 Agosto, 2016 at 8:58
Adrien grande capitão.
a equipa ainda não tem aquele brilho da época passada mas está tão forte como essa equipa.
o Alan Ruiz ainda à procura da forma de jogar da nossa equipa. O futebol dele e o futebol da equipa ainda não estão sintonizados.
Gelson é o substituto do João Mário mas é um jogador diferente e aqui temos de andar o mais rapidamente que conseguirmos.
Em jogos de muita marcação e pouco espaço é preciso um pouco mais de magia, a magia que João Mário tinha. Seja Meli ou Matheus há que procurar esse jogador.
a questão do ponta de lança é fundamental. Venha depressa o tal pokemon. Slimani vale cada cêntimo mas é preciso uma alternativa.
21 Agosto, 2016 at 9:07
Gelson não tem nada a ver com JM. Pode ser o substituto mas JJ altera ligeiramente a táctica.
Com Gelson prefere JP (mais defensivo) mas com um jogador mais interior deve apostar no schelotto para ir à linha.
O puto é um desequilibrador, tem raça, ajuda na defesa e há-de melhorar no último passe.
21 Agosto, 2016 at 9:20
se o João Mário sair e se já tivermos dentro da equipa um segundo João Mário pronto a estrear…
melhor.
Se o Matheus fosse mais forte mentalmente até podia ser ele mas o JJ é que sabe.
o futebol do Gelson precisa de mais espaço. É diferente.
21 Agosto, 2016 at 9:39
Gelson será mais usado como arma a vir do banco, pelo menos este ano.
Isto, tendo em conta a vinda de campbell.
21 Agosto, 2016 at 21:06
Não concordo.
O JJ vai alternar os jogadores consoantes, os adversários, provas e níveis de estamina.
Este ano é dois por lugar. Assim os árbitros vão se ver aflitos para nós foderem!
21 Agosto, 2016 at 12:05
É não esquecer que o Gelson já leva 2 assistências.
21 Agosto, 2016 at 12:07
Em relação ao Matheus, julgo que nesta altura o melhor para ele será um empréstimo, de modo a poder jogar com regularidade…
21 Agosto, 2016 at 14:49
Boa observação, na justificação da opção por JPereira quando jogar gelson
21 Agosto, 2016 at 9:01
Nota artística agora é mesmo o que menos importa.
Campbell vem ajudar e muito, mas deve vir um DE.
Sobre o outro PL… ou será grande negócio de fecho de mercado ou então só em Janeiro.
Vem aí o porto… lá se safaram ontem mas terça têm de se entalar. Moral em baixo para sábado…
21 Agosto, 2016 at 9:55
Pelo que percebi das palavras do JJ já não vem nenhum defesa…
21 Agosto, 2016 at 10:10
Acredito no lateral esquerdo.
21 Agosto, 2016 at 21:07
O Porto se vencer em Roma… , Chegam a Alvalade e levam na pá!
21 Agosto, 2016 at 9:19
Em primeiro lugar…
Bom dia para a familia da Tasca e desejos de um óptimo Domingo…
Depois os parabéns ao companheiro “Paito”…
Muitos anos de vida e alegrias dadas pelo “Rampante”…
A “prenda” já chegou ontem…!!
Abraço do Max…!
Agora do jogo de ontem…:
Realmente…como foi possível o “apitador” dar aquele amarelo ao William…?
É que se o tal “dono do apito tem mantido o critério”…o William não só teria ido tomar banho mais cedo…como ficaria na bancada no próximo domingo…
Que “coragem” têm estes individuos na “aplicação de leis próprias”, aos nossos jogadores…!!
Adrien…é um regalo ver aquele homem a lutar em campo…
É de ficarmos estarrecidos quando lemos nos jornalecos… notícias a dizer que…: “Adrien quer sair e nem sei quem…oferece 8 milhões por ele”…
Nem como anedota “se come” uma noticia dessas…!
Ainda estou a “tirar medidas” àquele corte do Coates…o homem… “mata-me” do coração…!!
Agora mais três pontos no próximo jogo e garanto-vos que daqui a mais três ou quatro jogos…estaremos em primeiros destacados…!!
Abraços do Max para toda a Familia…!!
SL
21 Agosto, 2016 at 10:39
Obrigado, grande prenda a de ontem!
21 Agosto, 2016 at 9:28
Nota-se que está a faltar ali um 2 elemento na área para rentabilizar as bolas que chegam a área, pelo menos enquanto o Slimani não entrar no ritmo.
O João Mário é um equilibrador, é aquele tipo de jogador que parece que faz tudo bem: cruza, remata, passa sempre bem, ao contrário do Gelson, que parece que nunca decide bem, mesmo quando faz a assistência para o golo. Mas é um desequilibrador nato.
Gostei da segurança defensiva, sobretudo nas bolas paradas, que sempre foi o nosso calcanhar daqueles.
A exceção é o Marvin, típico jogador que faz 2 faltas e recebe 2 amarelos.
O meio campo é aquela base…do campeão europeu.
O Ruiz anda-se a esconder um pouco, precisa ali de um compatriota que fale a mesma língua para fazer coisas bonitas. O outro Ruiz tenho muitas dúvidas, ele gosta da equipa, mas este sistema tático não gosta dele. A equipa precisa de 2 avançados para fazer (muitos) golos e ele é mais beijinhos.
21 Agosto, 2016 at 9:31
Estes primeiro jogos da época são sempre tão dificeis como importantes.
É nesta fase que as equipas pequenas arriscam tudo porque ainda há muito campeonato para jogar, e quando se trata do Paços a jogar no seu quintal, ainda se torna mais dificil.
Sou sincero, só vi a primeira parte, e reparei que a partir dos 25 minutos começamos a dominar e a encostar o Paços, parece (pelo que li), na segunda parte poderíamos ter dado a machadada final no jogo por diversas vezes e não fomos eficazes no último passe ou remate, assim pomo-nos á mercê de algum momento de desconcentração ou de um ressalto para que o adversário possa marcar…é sempre disso que tenho receio.
Mas ao que parece o Paços foi incómodo mas não criou perigo, graças a uma dupla de centrais que cada vez está mais rotinada e como tal, cada vez melhor.
William está em grande forma, Adrien cada vez gosto mais dele, Slimani ainda não está no ponto mas nota-se logo a diferença quando ele está em campo, Alan Ruíz vai ser um caso muito sério quando estiver 100% enturmado com os colegas, e…Mané, afinal entra nas contas, o que me deixa satisfeito.
3 pontos mais, no próximo domingo…mais 3 e é assim que o caminho se faz…caminhando passo a passo!
21 Agosto, 2016 at 9:33
ah, e Gelson??? que máquina, ataca, dribla, ajuda a defesa, está grande este miúdo!
21 Agosto, 2016 at 9:53
MELHOR:
COATES !!!!!
PRÉMIOS RECONHECIMENTO:
RUI (sem nenhuma grande intervenção mas sempre a transmitir segurança)
J PEREIRA (nunca me passou pela cabeça que começasse a epoca a titular…)
RUBEN (quase ao nivel do Coates…)
WILLIAM E ADRIEN (meio campo campeão europeu… Muito bem!)
NECESSIDADE MAIS PREMENTE:
DEF ESQUERDO – MEGA URGENTE !!!!!!!!
B Cesar para jogos em que necessitemos de ser mais ofensivos ainda disfarça desde que melhore a condição fisica… Ontem estourou aos 65 minutos…
Marvin — pode ser sempre expulso em qq jogo… Mas gosto de alguns pormenores… Ontem teve uma arrancada deliciosa….
Jefferson: ADEUS!
O que ainda me PREOCUPA:
TER O GELSON (ainda está verdinho…) NO LUGAR DO J MARIO:
Coloca vários problemas e, sobretudo, William e Adrien sao obrigados a um esforço extra….
ALAN ainda anda perdido o que se pode considerar normal… Mas tem de dar da perna… Sabe rematar …. 🙂
B Cesar fisicamente estourou aos 65 minutos… Mas, pasme-se, acabou o jogo !!!!!!
A condição fisica de Alan e Bryan também deixa muito a desejar… Estamos no inicio…. Veremos!!!!
Resumo:
Merecemos ganhar num jogo onde 6 jogadores estiveram em bom plano ….
Gostei da aposta no MANÉ…
Em contrapartida o IURI, em quem eu apostava tanto….
Acreditava que o IURI podia ser o substituto do J Mario…. Ao JM também lhe faltada intensidade …. Lembram-se … Mas depois … 🙂 … Que jogador JM !
Continuamos às vezes muito verdinhos… Interpretando mal os vários momentos do jogo…. Lembro-me de acções do Gelson e Paulista….. Sao novos que tem de aprender rapidamente a serem ” ratos”…..
Fiquei admirado com a MÁ ARBITRAGEM… ERA DOS POUCOS….
GRANDE AMBIENTE EM PAÇOS !!!!!
🙂
SL
21 Agosto, 2016 at 15:22
Acho que o melhor foi o Adrien. E achei o R. Semedo melhor que o Coates apesar daquele corte no fim espetacular!
Grande ambiente em Paços… 6.271 espectadores! Estádio cheio e apoiar como deve ser.
PS: Gelson só é preocupação para os adversários. “Deixem-no” crescer a titular.
21 Agosto, 2016 at 9:54
Não percebo quando dizem que Gelson decide mal. Já leva 4 assistencias (embora só 2 tenham dado golo). No ano passado marcou prai uma mão cheira de golo e outra de assistencias quase sempre vindo do banco. O rapaz tem 20 anos e está a fazer apenas a Segunda época. Quantos passes para golo querem que ele faça por jogo? 10 em 10? 5 em 5? Ninguém faz isso.
21 Agosto, 2016 at 10:13
O último passe ainda é com pouco critério, mesmo com as assistências. Nada que os minutos de jogo não resolvam.
21 Agosto, 2016 at 10:17
Apeaar das assistências decide mal pelo menos 60% dos lances. Mas com jogos nas pernas vai melhorar muito
21 Agosto, 2016 at 10:30
Será? 60%? Mais de metade? Não concordo nada. Uma coisa é decidir sempre para golo, outra é decidir mal Tudo o que lhe chega. Se me disseres que em metade dos lances para golo (ou perigosos) ele decide mal em metade, aceito. E é uma boa percentagem. Agora decide mal mais de metade de todos os lances que lhe chegam aos pés? acho exagerado.
O problema é que o seu jogo é tão vertical e a percentagem de vezes em que ele passa pelo seu adversario é tão alta que a quantidade de vezes em que ganha o espaço e “tem de” assistir é bem superior do que noutro tipo de jogadores mais cerebrais (como JM).
21 Agosto, 2016 at 10:50
Sim, tou a falar de lances perigosos. Nesses ainda tem de melhorar. E sim, acho que nesses ainda decide mal mais de metade deles. O que vale é que cria muitos 🙂
21 Agosto, 2016 at 11:02
Não é tanto decidir mal quanto apresentar (ainda) deficiências técnicas no passe. Nos lances em que a linha de passe é muito estreita falha invariavelmente. Falha inclusive passes fáceis. A ideia que tenho é que é um miúdo com pouca escola. A quem, porventura por ser tão talentoso, nunca foram “limadas” as dimensões menos competentes do seu jogo.
Não sei se não lhe faria bem um ano fora numa equipa com jogo ofensivo organizado desde que jogasse sistematicamente. Ficando, o mais provável é continuar a ver a maior parte dos jogos do banco. E isso poderá ser a receita para se tornar num “novo Mané.”
21 Agosto, 2016 at 11:13
Eu só falo do último passe. O decisivo.
Mas atenção… isto é uma crítica construtiva num jogador que vai brilhar.
21 Agosto, 2016 at 10:32
O Gelson chega com muita facilidade a área contaria, mas não se aproveita um terço dos centros que faz. Se lhe pedires para centrar tenso a meia altura a coisa complica-se. Mas isso treina-se. Se ele já tem esta influência com estas limitações, imagina quando não as tiver.
21 Agosto, 2016 at 10:39
Mas também não está lá outro que faça melhor que ele. Julgo eu.
21 Agosto, 2016 at 11:00
Tens um especialista do drible e em acelerar jogo, também queres um especialista do cruzamento? No mesmo jogador? Se calhar daqui a uns anos (e mesmo assim duvido que Gelson venha a ser conhecido por “meter a bola onde quer”). Gelson não precisa de ter uma eficacia de 100% no cruzamento pois tem bem mais oportunidades (porque é especialista em criá-las) do que um jogador normal. Se falha o primeiro, é certo e sabido que rapidamente cria outro lance para poder cruzar outra vez. E como isto acontece muitas vezes num jogo, fica a “sensação” que ele cruza ou passa mal. pessoalmente, acho que Gelaon melhorou em tudo do ano passado para este. Sobretudo no discernimento dos lances.
21 Agosto, 2016 at 11:11
Nani conseguiu isso.
O talento está lá. E como não vira a cara à luta, com trabalho e jogo é uma questão de tempo.
21 Agosto, 2016 at 14:24
Pelas suas características, vejo o Gelson como um Mané.
Nunca será um Nani.
Mais facilmente o Mateus se comparará a Nani do que o Gelson.
Apesar de serem ambos muitos jovens ainda para se poder concluir sobre a sua evolução.
SL
21 Agosto, 2016 at 15:26
Também não percebo tantas criticas e desconfiança com o Gelson.
Gostava de ver as estatísticas dele para comprovar a ideia errada que alguns têm (percentagem de passes e dribles bem sucedidos). Eu acho que lhe falta arriscar ainda mais, partir para cima deles… (e como é óbvio tem de evitar fintar o mesmo defesa duas vezes).
21 Agosto, 2016 at 9:58
Óbvio que vamos melhorar, e enquanto não fechar o mercado nunca vai haver 100% de estabilidade seja em que clube for.
Estamos à ir com pinças ao mercado e campbell é um achado que aumenta bastante a qualidade do nosso ponto fraco(neste momento) que é o processo ofensivo como disse o Mister JJ.
Do nosso jogo destaco:
Adrien, incansável
William, mais rápido e corre mais com bola.
Ruben semedo, gazela
Alan Ruiz, sem cerimónias, sem medo de rematar.
Fazendo só um contraponto, sou daqueles que tirando os óculos e o clubismo, não acha o Renato Sanches nada de especial e não acredito que se transforme naquilo que o pintam, mas não me custa admitir que André Silva do frutas e Nelson semedo do vouchers merecessem metade do destaque que teve o Renato.
Uma nota para o clube da fruta, o resultado é enganador.
Por vezes fizeram-me lembrar o Sporting do ano passado com boas tabelinhas e apesar de ter sido só 1-0, foi um autêntico massacre, mesmo sendo contra o Estoril, não acho que seja de descartar o frutas da luta pelo título.
SL
21 Agosto, 2016 at 21:19
Mas há alguém no seu juízo perfeito que descarte o FCP de ser campeão??!!
Só se estiver bebado!
21 Agosto, 2016 at 10:21
A propósito do Campbell, ontem no Mais Tabaco, afirmação do Dani:
– o Joel Campbell tem muito talento, o problema é a falta de compromisso com as equipas por onde tem passado. Ao que parece, a sua vida extra-futebol, deixa um pouco a desejar.
Eu ia tendo uma síncope de tanto rir.
21 Agosto, 2016 at 10:22
Vida extra-futebol…?
Dani…não há espelhos lá em casa rapaz…?
SL
21 Agosto, 2016 at 10:23
Fez-me imaginar a Cicciolina a dizer que a Érica Fontes era muito atrevida.
21 Agosto, 2016 at 13:00
Já há bacalhau:
https://www.facebook.com/SportingClubePortugal/photos/a.402235511554.185820.98098491554/10153684742171555/?type=3&theater
21 Agosto, 2016 at 10:39
Qual Dani?
O que era conhecido por metade das prostitutas de Amesterdao?
21 Agosto, 2016 at 11:04
Metade?!
Metade era dos vendedores de coca. Das prostituas era 100%
21 Agosto, 2016 at 15:30
😀
21 Agosto, 2016 at 12:51
Estava lá o nessa altura em Erasmus. E sim, até os holandeses, que estão habituados a ver de tudo, chamaram a polícia a meio da noite para acabar com uma festa de no apartamento do Dani.
Tenho pena pelo Dani, assim que ficou na bancarrota, acabou por dar o cu à TVi.
Um pouco como as putas holandesas que ele tanto gostava.
Karma is a bitch.
21 Agosto, 2016 at 10:21
O Expresso tm uma crónica do jogo assim a “atirar” para a brincadeira…
Há lá algumas engraçadas…
Vejam esta sobre o Wiiliam..:
“WILLIAM CARVALHO
Viu o primeiro cartão amarelo do jogo depois de derrubar um jogador do Paços de Ferreira por meio de telecinesia, uma prática sobrenatural que consiste em afectar o movimento de objectos ou pessoas apenas com o poder da mente, e que é terminantemente proibida pelas leis da FIFA (e da física). A destacar, além dos clássicos rodopios de esclarecimento, uma grande abertura para Slimani ao minuto 63.”
Só o apitador …”é que viu”…!!
Possivelmente “a ordem” seriam mostrar dois amarlos ao William…mas o homem teve ” um rebate de consciência” e ficou-s por aquele “fantasmagórico cartão…”…!
SL
SL
21 Agosto, 2016 at 11:42
As crónicas do Rogério Casanova no Expresso são excelentes. Acho que é para continuar ao longo do campeonato. Como acho natural que ele ande por aqui, agradeço antecipadamente o esforço de levar isto até ao jogo do título!
SL
21 Agosto, 2016 at 10:36
O jogadores que se bateram ontem estiveram bem, podia ter sido melhor e merecíamos, mas o que interessa são 3 pontos.
Gosto do Bruno César. . . É um anti herói.
21 Agosto, 2016 at 14:30
+1.
O Bruno César é um jogador que me enche as medidas.
Discreto. Completo. Trabalhador.
Grande profissional.
Ainda tem muitas alegrias para nos dar.
21 Agosto, 2016 at 10:41
Foi possível superar o 2º de três obstáculos que correspondem à fase de arranque sem arranhões.Falta o mais difícil. Ontem Adrien, soberbo, e Slimani, algo trapalhão mas abnegado, mostraram o ADN do leão.Excelentes prestações de Coates, R Semedo, William e Gelson. Este averbou a 2ª assistência em dois jogos e outras não convertidas. O puto é essencial para agitar o jogo evitando que se torne morno, embora possa ser bonito. Mas persiste o problema da última época, a pouca eficácia. Três ou quatro oportunidades claras e só uma convertida. Nisso o Carnide tem clara superioridade há que reconhecê-lo.Será que vai ser possível encontrar solução de qualidade? Eu tinha muita fé no TEO e no Barcos mas faltou a paciência para motivar o primeiro e para esperar pelo reencontro do segundo com os golos, algo que sempre fez na sua carreira.
21 Agosto, 2016 at 10:46
Portanto a duvida para domingo ,quem jogará a defesa esquerdo?
21 Agosto, 2016 at 10:53
Bruno Cesar
21 Agosto, 2016 at 11:14
Yep
21 Agosto, 2016 at 11:19
Bis e muito bem
21 Agosto, 2016 at 14:36
Qual é a dúvida, se existe um que ataca e defende melhor que qualquer outro dos dois ?
Só se entretanto aparecer outro melhor ou se este se lesionar
SL
21 Agosto, 2016 at 10:47
Jogo sofrido em Paços de Ferreira, como de costume um campo difícil de ultrapassar, três pontos ganhos muito importantes.
Patrício foi um espectador atento que teve de saltar para dentro do campo quando o trio maravilha do apito, deixou passar um fora de jogo de quase dois metros.
A defesa foi imperial , uma dupla de centrais que começa a dar que falar ( Sr. Santos, a seleção precisa de renovação! Será preciso naturalizar algum brasileiro?), na direita estamos bem servidos, mas o lado esquerdo põe algumas interrogações. B. César é um adaptado que se adapta bem, mas Martin deixa dúvidas quanto à sua adaptação ao nível de exigência do mestre Jedi (perdão, Jesus).
O meio campo do Sporting é hoje um dos melhores da Europa, com o maior número de campeões europeus por metro quadrado. William muito bem caracterizado pelo Cherba, tartaruga ninja com uns pés de ouro e uma inteligência tática de mestre. A trivela que isolou Slimani é um hino ao futebol.
O capitão, está a subir ao Olimpo, de facto quem mais estará tão perto dos deuses do futebol? A sua ubiquidade é um dom a que muito poucos mortais podem alvejar.
João Mário, não esteve presente, mas a sua falta sentir-se, pudera, aquela magia avaliada em 50 Milhões de Euros, sente-se em qualquer equipa. Gelson esteve bem, mas não é o Mago, pelo menos por agora. É diferente e obriga a outros movimentos da equipa, ainda menos rotinados.
Bryan Ruiz, como diz o Cherba ainda anda à procura das forças que deixou em Alcochete e noutros campos da pré-epoca.
A frente foi ontem o elo mais fraco. Slimani, de ressaca de uma tremenda bebedeira mediática que não lhe tolhe os movimentos e a vontade, mas que lhe afeta a cabeça, como afectaria a qualquer um de nós se nos oferecessem 2 ou 3 milhões.
Alan Ruiz, bom jogador que pode vir a ser muito influente na equipa, mas ainda anda à procura da rolha. Para um sul americano isto das táticas e dos movimentos do mestre deve de ser uma grande confusão. Depois de digerir todo este banquete de coisas novas e habituar o estômago a esta comida forte servida pelo mestre será um bom garfo.
A equipa em geral sentiu na minha opinião o esforço que tem realizado no último mês e meio, por isso juntamente com alguns reforços que se adivinham, só pode melhorar daqui para a frente.
l
21 Agosto, 2016 at 11:01
3 pontos.
Num Clube em que por melhor a exibição, por mais avassalador o domínio, por maior a roubalheira da arbitragem a inclinar campos, por melhor o trabalho de técnicos e dirigentes ao longo do ano, em caso de perda de algum ponto se mete tudo em causa… está óptimo!
Entretanto, pode ser que o lítio faça efeito….
21 Agosto, 2016 at 11:10
Infelizmente estava no avião e perdi o jogo.
Já percebi que jogámos o suficiente sem deslumbrar e que no fim ficamos um pouco apertados sem ter realmente sofrido perigo.
Nao foi mau e já cá cantam mais 3 pontos. Faltam 90! Os próximos 3 são importantes… Mandar o porco ao chão sabe sempre bem e mostra aos adversários directos (porto e benfica) que podem começar a usar calções castanhos porque estamos aqui e não é para brincar.
Quanto ao mercado, espero que o JM não tenha sido convocado por novelas… Espero que já estava vendido ou mesmo lesionado. Venha um PL e LE que sejam mais valias se for possível. Tenho muita esperança que o Spalvis seja uma máquina. Vejo malta a desdenhar não percebo porque… A partir de janeiro falamos.
SL
21 Agosto, 2016 at 11:19
Parabens para o Paito e um grande dia para ti…
21 Agosto, 2016 at 11:27
Parabéns Paíto. Que contes muitos com saúde e que vejas o Sporting muitas vezes campeão.
21 Agosto, 2016 at 12:11
OFF-Equipa B.
O que é que se passou ontem na Academia que só se ouvia falar em condições climatéricas? Deve ter sido a palavra mais repetida na transmissão da equipa B? Mas afinal o que é que se passou? Passou por lá algum tornado? Caiu granizo? Chuva torrencial? O que é que se passou? O trambolho do comentador da nossa estação de tv não parava de falar em condições climatéricas que eu cheguei a ficar assustado. Depois lá me disseram que fazia muito vento na academia. Hummmmm… e que os meninos não sabem jogar em posse e muito menos com a bola rente ao chão. E depois temos um treinador que vai para os jogos de camisinha branca – porque ele devia ter um casamento, ou um baptismo no final do jogo – e que com aquele discurso no final da partida não deve ajudar os «meninos» a jogar e a aplicarem-se como deve ser.
21 Agosto, 2016 at 12:14
Tão cedo não voltarei a tocar no assunto. Há muita coisa que me tirou do sério. Ver jogos da equipa B? Para mim, este ano, acabou. Não volto a perder tempo a ver um jogo de sapateiros sem qualidade para envergar a verde-e-branca. E reiteiro: é despachar o treinador. Dar-lhe carta branca para comprar jogadores, ou andar a brincar com shortlists à FM é um perigo à solta!
21 Agosto, 2016 at 12:14
Parabéns Paíto! Abraço e SL!
21 Agosto, 2016 at 14:48
Calma DeF,
Até pareces que não sabes o que se passa na B.
São putos que estão a adaptar-se a um escalão diferente.
Qual é o teu stress ?
Sabes que ainda estão muitos jogadores ainda para entrar, não sabes ?
Estás a precisar de enrolar qualquer coisa.
Anda, põe MENOS tabaco nisso e faz juz ao Grande Lebowski e à sua banheira preferida.
Abraço e SL.
21 Agosto, 2016 at 12:26
O nosso guarda-redes ofereceu o segundo golo ao Fafe e no quarto é mal batido, além de que antes já tinha havido uma falha do nosso defesa que deixou o fafense isolado.
Foi uma segunda parte desastrada em que a partir da primeira contrariedade, logo a abrir, foi tudo abaixo.
21 Agosto, 2016 at 12:20
Quanto à nossa equipa ontem em Paços: enquanto estivemos bem fisicamente o Paços não incomodou nadinha. Mesmo observando os castores a disputar todos os lances durante os 90 minutos como se fossem os mais importantes da sua via. O árbitro é um boi. Nem me acredito que ele seja leão. Caso apareças por cá na Tasca, quero que saibas que além de ter uma cara feia és um incompetente de todo o tamanho. A Macron deve ter um fraco departamento de RH para ter delegado em ti a responsabilidade da marca em Portugal. Inacreditável dualidade de critérios. Agressão a Slimani que ficou por castigar. E outras tantas situações: amarelo ao Sir, inexistência de amarelos para o Paços, etc.
Quase todos os nossos Players foram heróis. Destaque para o Adrien, Sir, Semedo, Coates, Gelson, Chuta-chuta… o Jay-Jay tem de parar de insistir tanto no Bryan. É ganda player, mas há dias em que ele tem de ir para o banco. Ou ser substituído mais cedo. Temos Podences, Matheus e outros tantos para quê?
Parabéns SPORTING CP! Parabéns à nossa ONDA Verde!
Viva o Sporting Clube de Portugal!!!
21 Agosto, 2016 at 12:32
Jogo de equipa com tranquilidade de campeão! Uma equipa que não se atrapalha com a pressão final de um 1-0, para mim a maior diferença face ao ano passado por esta altura!
O jogo foi difícil como previsto! O Paços em casa é um dos jogos mais complicados do campeonato! Mas a defesa esteve implacável, assim como o duo de meio campo! Assim vai ser sempre muito difícil marcar golos ao Sporting! Do meio campo para a frente é que está um bocadinho mais perro…Gelson desestabiliza mas muitas vezes ainda decide mal…Bryan Ruiz num jogo destes picado e físico sente dificuldades, Alan Ruiz vai mostrando muito potencial mas ainda algo perdido e Slimani teve uma estreia este ano cheia de raça mas com pouco mais que isso…
O JJ diz que vêm 2 ou 3…não sei se o Campbell não vem para a direita e depois vêm mais 2 para a frente. .
21 Agosto, 2016 at 12:34
Hoje é a final do futebol de praia, novamente contra o braga. Os nortenhos ontem tiveram um jogo muito complicado contra o Belenenses e pode ser que isso jogue a favor do Sporting, que há dois anos seguidos, pelo menos, perde a final contra o braga.
Mas acho muito revelador que os lampiões não assumam a entrada nesta modalidade, escudando-se atrás da Casa do beifica de Loures. Alguém acredita que essa casa tinha dinheiro para pagar aos jogadores, ou que a Laso (por acaso um empresa caloteira…) ia patrocinar aquilo sem a chancela do clube?
O beifica não quer assumir o risco de perder o campeonato para o braga, actual tricampeão desta modalidade, e está à espera que acabe o ciclo bracarense para depois formalizar a modalidade. Deixa o Sporting ganhar o campeonato e vão ver quanto tempo dura a casa lampiónica de Loures no futebol de praia…
21 Agosto, 2016 at 14:40
Horas?
21 Agosto, 2016 at 15:52
18:15
http://grandeartistaegoleador.blogs.sapo.pt/agenda-leonina-467365
21 Agosto, 2016 at 12:40
Plenamente de acordo com o post. Também acho que o corte de Coates é uma coisa do outro mundo. O plantel é curto…o banco ontem era pobre.
21 Agosto, 2016 at 13:14
Gostei muito das palavras do William no final do jogo. Não as vejo como um remoque ao João Mário, mas como uma afirmação de maturidade do nosso Sir.
Os jogadores não devem acreditar em tudo o que lêem nos jornais e ouvem nas televisões e nas rádios. Devem perceber que por vezes as notícias que dão conta do interesse de outros clubes neles visam apenas instrumentalizá-los contra o Sporting. E já deviam ter maturidade para perceber que estão num grande clube que luta por títulos, um clube com infraestruturas excelentes, um clube que paga bem, que tem adeptos que apoiam os jogadores em todo o lado, um clube onde existe um bom ambiente, que tem um dos melhores treinadores do mundo, que tem uma direcção competente que faz tudo pelo clube, um clube que joga nos grandes palcos e tem uma grande notoriedade internacional.
Sair do Sporting só por causa do salário é redutor, quando se pode ter tanto mais que não se tem na esmagadora maioria dos clubes lá fora. É por isso que perdi o respeito pelo Ilori ou pelo Montero. O William já percebeu isto tudo, e ainda bem para ele, porque só mostra que é inteligente e se tiver de sair, daqui a uns anos, será pela porta grande e como uma “estrela”, não como aspirante que vai ter de provar tudo lá fora.
21 Agosto, 2016 at 13:33
isto! ISTO!
Cherba, este comentário do Jordão merecia ser um post!
21 Agosto, 2016 at 14:07
O William deve ter dito outras coisas que não ouvi.
No que ouvi, ele disse: “estou focado e contente por estar cá”…… “vou continuar a trabalhar e o que tiver de acontecer acontecerá.”
Não é o que todos dizem? Pelo menos eu, nunca ouvi nenhum a dizer : “Epá, se me aparecer um a pagar o triplo vou-me logo embora”.
21 Agosto, 2016 at 18:27
“Sobre o João Mário não tenho nada a comentar, ele é que sabe. Não estou a par do assunto. Eu estou focado e contente por estar no Sporting”.
Simples e eficaz. Ainda sou do tempo em que poucos jogadores estavam contentes por estar no Sporting e o que os contentava era a hipótese de sair. Há inúmeras declarações nesse sentido de jogadores há alguns anos, mas não me apetece pôr aqui porque é deprimente. Procura, se quiseres.
http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2016/08/20/william-carvalho-joao-mario-nao-tenho-nada-a-comentar
21 Agosto, 2016 at 13:31
Espero que o interesse do Lyon no Adrien não se materialize numa grande proposta.
O nosso capitão não sai. Ponto!
21 Agosto, 2016 at 13:43
Muinta fortes, vamos ficar muinta fortes.
21 Agosto, 2016 at 13:51
William a ser William? Ainda o vi falhar 5 ou 6 passes, ontem. Agora William é sempre William, não sabe jogar mal.
No ano passado, por esta altura Adrien fazia de William e William, quando voltou, era uma sombra de si-mesmo. Neste momento temos o William moído por uma pré-época de curso intensivo, depois de uma época extenuante e de um Europeu Galopante. Neste momento temos William a fazer de William, o que é apesar de tudo muito melhor que Adrien a fazer de William. Dentro de 4 ou 5 encontros, digamos, um “mesito”, teremos, simplesmente, Sir William, the best 6 on Earth. Para o final desta época será um jogador completamente maduro, à vontade em todos os pontos do campo e em todos os momentos do jogo.
William, pode ser o que quiser no futebol: Ponta de Lança, Central, Trinco, Médio Ofensivo, lateral, you name it. Dentro de um ano, com Jorge Jesus ao leme, William valerá 70 Milhões. Havemos de o ver rematar de fora da área com uma eficácia incrível, ainda com a verde e branca vestida.
A pré-época deixou marcas em todos os novos jogadores (no Alan são 10Kg a menos); o Podence deve ter crescido 3 cm e os outros andam côxos dos músculos. Lá irão rapidamente. A preparação física para força, rapidez e intensidade, faz entrever bons substitutos para a rapaziada da época transacta.
A vontade de serem campeões está obviamente disseminada no Grupo. Todos querem, todos lutam, todos comem a relva, a começar por Patrício que, se não comer a relva, passa uma hora e meia a ver gajos ao longe, de costas para ele.
Coates e R Semedo estão intratáveis, João Pereira parece o coelhinho da Duracel e Bruno César tem-se revelado de enorme utilidade, sacrificando-se em prol do Grupo mas, mantendo as garras todas de fora em permanente exibição.
Quanto ao jogo de ontem pode dizer-se que não gostei do jogo mas, gostei muito do jogo. No ano passado por esta altura eram 2 jornadas, 4 pontos e este ano, as mesmas duas primeiras jornadas renderam 6.
Eu acredito.
21 Agosto, 2016 at 14:18
Paços é sempre um campo difícil e voltámos a ter as dificuldades de sempre.
A nossa defesa “ganhou” o jogo.
Ruben e Coates estiveram enormes.
A bola do golo é ganha na raça mas Slimani voltou a ter momentos à Marega.
William tem um passe soberbo. Adrien marca um grande golo.
Na primeira parte tinha um olho no andebol e outra no futebol. Com atenção só vi a segunda parte e não gostei.
De resto….. GANHÁMOS!