O Sporting é o clube português com os adeptos mais comprometidos com a sua instituição desportiva. De acordo com o estudo efetuado pela Universidade Europeia, em parceria com o SAPO Desporto, o emblema leonino apresenta o valor mais alto – numa escala de 0 a 10 – no que toca ao compromisso de adeptos para com o clube.
Com 9.2 em 10 o Sporting ficou na posição cimeira, ligeiramente acima do Benfica e do FC Porto. Os adeptos leoninos são, segundo a Universidade Europeia, os adeptos mais ‘ferrenhos’ em Portugal. Depois de analisar todos os dados que foram fornecidos pelos leitores do SAPO Desporto, a Universidade Europeia colocou o Benfica e o FC Porto um pouco abaixo. ‘Dragões’ e ‘águias’ ficaram pelos 9.0 em cada 10 no que toca ao compromisso com os respetivos clubes.
Num estudo pontuado por muitas semelhanças, a Universidade Europeia chegou à conclusão de que os ‘três grandes’ apresentam dimensões semelhantes com exceção de sentimento de pertença. Neste campo, os adeptos do FC Porto consideram-se mais ligados ao clube enquanto parte integrante da cidade. Com efeito, 7 em 10 adeptos consideram que o FC Porto é um símbolo do Porto. Em Lisboa, este valor é mais baixo. Tanto com Benfica como Sporting os números baixam. Apenas 5.5 em 10 consideram que o respetivo clube faz parte da cidade de Lisboa.
O estudo da Universidade Europeia coloca o Benfica como o clube com mais adeptos, mas é o Sporting que tem maior percentagem de sócios. Em termos de números, considerando a amostra fornecido durante os questionários feitos na página do SAPO Desporto, os ‘encarnados’ detêm 45% da amostra dada. O Sporting ‘recolheu’ 28% dos utilizadores enquanto que o FC Porto se ficou pelos 18%. O restante está dividido pelos outros clubes portugueses.
Comum aos três grandes está o sentido de rivalidade. Grande parte dos adeptos que participaram no estudo destacaram as rivalidades entre clube com valores altos. Nos três casos, mais de 9 em cada 10 adeptos reconhecem que as rivalidades entre clubes existem e que são de elevada importância.
O estudo da Universidade Europeia teve como amostra os utilizadores do SAPO Desporto que participaram no inquérito. A amostra integrou 1.505 questionários válidos recolhidos no site entre os dia 28 e 29 de Julho de 2016.
23 Agosto, 2016 at 11:54
Pedro Guerra e Hugo Gil merecem de imediato queixas-crime por difamação de André Geraldes e Frederico Varandas.
O Departamento Jurídico do Sporting não pode deixar estes energúmenos incólumes e impunes.
Atenção que isto não é brincadeira nenhuma. É para fazer e divulgar que se fez. À queixa-crime deve unir-se uma acção cível que no muito provável caso de a PJ ou MP a considerar procedente e determinar a constituição destes dois filhos de puta, arguidos em processo crime, por difamação, levando em “anexo”um pedido de indemnização de 2 Milhões de euros a cada um, por danos morais ao Dr. Frederico Varandas e a André Geraldes.
Não houve publicidade do Sporting sobre esta matéria mas, estou certo que as queixas-crime e os pedidos de indemnização cível estão feitas e pedidas, respectivamente consoante a natureza das iniciativas.
23 Agosto, 2016 at 12:42
Quanto ao André calma pessoal, vamos ver no que dá, pode ser que tenhamos uma bela surpresa! De resto acho que dentro em breve vou ter um novo Ídolo! Aposto tudo no Campbell! SL.
23 Agosto, 2016 at 16:38
Quanto ao estudo, quero lá saber o que eles dizem. Somos os melhores, mas muito à frente do Carnide – então dos andrades nem se fala. O melhor estudo que posso apresentar é a minha vida, a minha vivência desde menino. A minha geração, as gerações que me antecederam, não temos nada que ver com aquela gente. Eu sou do tempo em que o campo do Carnide tinha mil, duas mil pessoas (não há assim tanto tempo) e nós, apesar de não ganharmos nada há 17, 18 anos (literalmente nada se exceptuarmos aquela Taça com o Marítimo), enchíamos o velho Estádio (que levava mais gente que o actual) até em jogos com o Guimarães e o Boavista. Enchíamos o Estádio para ver o Agostinho ganhar a Volta; enchíamos a central e a superior sul nos meetings de atletismo. Não conheço um único Sportinguista que não perceba nada de bola, ao passo que a grande maioria dos tipos do Carnide dizem são do Carnide como é de “Portugal” o adepto vulgar da Selecção, ou seja, não percebem nada daquilo. E isto vê-se bem se atentarmos no modo como a Propaganda do Carnide (Paki, Gomes da Silva) passa a mensagem aos seus prosélitos: falam para eles como se estivessem a comunicar com atrasados mentais.
23 Agosto, 2016 at 19:21
Sporting, o Meu Grande Amor!
Claro que já devem ter visto a visita do Eric Cantona a Alcochete, mas para quem não viu aqui fica o link!
https://www.youtube.com/watch?v=p0oV4CFzeMw
Pelo menos o filho dele já soube escolher o caminho certo!
SL