Vou debruçar-me sobre um tema e termo relativamente recente. O Nacional-Benfiquismo.
Tal como todos os ismos deste país o NB caracteriza-se por uma intolerância desportiva e consequentemente por uma inabilidade de reconhecimento do mérito. Mas no NB é negado sequer aos outros ismos a existência.
Traduz-se numa frase que se ouve amiude “Somos os Máiores”, por dá cá esta palha. Não que o Nacional-Benfiquista não aceite intelectualmente a diferença entre maior e melhor. Ele sabe que é pior que outros mas prefere ter a segurança dos números. Prefere a batota moral de dizer que somos melhores porque somos mais. Tal como uma infecção, por exemplo, um vírus, eles preferem ser muitos ainda que venham a morrer com o paciente.
O Nacional Benfiquista, como o reconhecer, como lidar com ele… Este é um assunto melindroso. Se o reconhecimento é fácil, pois o sentimos e vemos por todo o lado, o como lidar com ele é daquelas coisas que não nos podemos levar pela emoção e dar-lhe uma carga de antibiótico em cima dele (as chamadas bengaladas higiénicas). Se optarmos por ignorá-lo, para o Nacional-Benfiquista é a prova provada que é superior à restante população. Nem lhe passa pela cabeça que do nosso lado apenas não queremos descer ao seu nível.
Têm e usam chavões que depois não conseguem suportar (à e tal o Figo é o melhor do Mundo…. mas o Rui é um principe), e com ele não devemos usar a ironia, por duas razões. Primeiro podem não a reconhecer, e isso torna a ironia um desperdício, e reconhecendo a ironia não aceitam como tal e levam à laia de insulto.
Desportivamente o Nacional-Benfiquista (aqui já anteriormente chamado de Homo Lampionensis), é então alguém que desportiva e moralmente ainda não tem os polegares oponíveis. Num estado anterior de evolução moral e desportiva poderiam facilmente apelar ao nosso mais altruista sentimento de compaixão fosse dar-se o caso da sua proliferação e quase insuportável presença em tudo o que é desporto.
Acabo então esta dissertação sobre o Nacional-Benfiquismo com um exemplo. Nesta passada jornada havia quem soubesse que a bola na trave, contra o Setúbal, havia entrado. Quando lhes disse que sim a bola havia entrado chamaram todos os nomes ao árbitro, e nem lhes passou pela cabeça verem a repetição da jogada (lá está o não reconhecimento da ironia, frustante).
ESCRITO POR Parramau
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
24 Agosto, 2016 at 14:17
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Mais um post sobre os milhafres…. Enfim… Desse clube(zeco) só me interessa que está a 2 pontos de distância no campeonato.
Ao que interessa:
– O João Mário sempre vai jogar contra os andrades?
– Que história é essa de o SCP só adquirir 50% do Baladas?
SL
24 Agosto, 2016 at 14:26
será que não metemos dinheiro nenhum e só se amortiza a dívida do Elias???
não me pareçe
24 Agosto, 2016 at 14:26
parece
24 Agosto, 2016 at 14:35
Eles devem-nos 3M de euros supostamente segundo li ontem…3M por 50% do passe não é um erro…é um assalto! Ainda meter mais dinheiro nisso pior ainda…
24 Agosto, 2016 at 14:42
E é não esquecer que o SCP detém % do passe do Elias numa futura transferência.
24 Agosto, 2016 at 14:29
Faltam 8 dias para o mercado fechar, e há jogadores por colocar, reforços por fechar, e vendas(?) por efectuar.
Este fds jogo importante, para vencer ou para ganhar.
O resto, por enquanto, é acessório.
24 Agosto, 2016 at 14:22
Falando de nacional-benfiquismo, deixo aqui outro exemplo. Um dos papagaios da propaganda, dizia há uns meses (quando o Rafa parecia mais próximo dos porcos) que não fazia falta e não teria lugar no carnide. Em face das últimas notícias, a contratação do Rafa já é uma demonstração de poderio negociar e total domínio do mercado por parte do carnide. WTF?
Ainda sobre o post, estimo bem que essa arrogância continue pois o efeito normalmente é o oposto. Qual Asterix só nos tornará mais fortes como sendo a última “aldeia” que resiste aos gauleses. É o fomentar da filosofia F&R que nos vai tornar imbatíveis
24 Agosto, 2016 at 14:23
Há quem ainda discuta a semiótica: nacional-lampionismo creio ser o melhor termo, por se ajustar à existência de um estado lampiânico.
24 Agosto, 2016 at 14:27
Clube das gaivotas?!?
WTF !!!!
Eu quero é um BACALHAU … à LE!!!!
Eu quero é que o André (se assinar) cale os críticos!
Eu quero é ganhar aos porcos!
Eu quero o SCP CAMPEÃO!!!!
SL
24 Agosto, 2016 at 14:35
o lampião é aquele gajo que um dia que tenha tido sucesso nalguma competição é capaz de destruir a taça só pra outros não a ganharem…
no fundo é aquele filho da puta que todos conhecemos lá na rua que só por ser o dono da bola lhe dá o direito de fazer as regras e escolher os jogadores pra fazer a equipa.
24 Agosto, 2016 at 14:37
nunca desfiem um lampião…
não vale a pena, não percebem nada do que é competir. São estúpidos por direito.
24 Agosto, 2016 at 14:47
Cansa-me estar sempre a ler sobre o benfica.
24 Agosto, 2016 at 15:19
Bem, tens bom remédio.
24 Agosto, 2016 at 15:57
Então devias vir mais vezes a este blog
24 Agosto, 2016 at 14:50
O Nacional-Benfiquismo contemporânea é uma doutrina desportiva hegemónica de legitimação divina, que não admite a existência de outros pensamentos. Teve a sua origem no início do século passado e passou por uma crise existencial alguns anos após terem escorraçado um dos seus maiores ícones, Inzébio “O Património Nacional”. Com a sua reintegração na estrutura e também na FPF, foram dados passos para o regresso em força do NB, que voltou a dominar, anos mais tarde, após canonização do ícone transformado em Deus Eusébio. Nos dias de hoje a doutrina é “alimentada” por caixas com a imagem venerada do seu vulto maior.
24 Agosto, 2016 at 15:43
Estado Lampiânico. É uma sociedade secreta nada discreta, baseada na doutrina do Nacional-Benfiquismo, fundada num ritual junto à campa do Eusébio, onde os principais membros juraram fazer tudo, mas tudo, para glorificar sua morte.
Com fundação em Janeiro de 2014, tem no seu palmarés, 3 campeonatos em 3 épocas.
24 Agosto, 2016 at 14:53
Nacional-Benfiquismo?! Vai ser 2-0…2 golos do Tobias…não tem nada que saber…
De resto não quero saber mais anda dos lampiões…
24 Agosto, 2016 at 15:06
touché!
24 Agosto, 2016 at 14:56
Em relação a estrume, nada a dizer!
SL
24 Agosto, 2016 at 14:59
Caros Tasqueiros,
Ok, umas palavras sobre o tal “Nacional-Benfiquismo”: é um fenómeno recente, alicerçado nos recentes campeonatos ganhos.
Não existia nenhum “Nacional-Benfiquismo” quando os andrades andavam a ganhar 3 campeonatos em 4 e a serem campeões europeus;
Não existia nenhum “Nacional-Benfiquismo” quando estiveram quase 10 anos sem ganhar um campeonato;
Não existia nenhum “Nacional-Benfiquismo” quando andavam a perder Taças de Portugal para o Vitória de Guimarães, quando andavam a perder meias finais da Liga Europa para o Sporting de Braga, e quando ajoelhavam no Ladrão.
São actualmente tri-campeões e, por isso, ninguém os consegue aturar (sendo que o último campeonato ganho dá-lhes especial alento para atentar contra o SCP).
Solução?
Simples: GANHAR!
Ganhar o campeonato nacional 2016/2017.
E por aí fora.
SL
24 Agosto, 2016 at 16:30
Não havia nacional-benfiquismo quando lhes foi perdoada a dívida fiscal pela Manuela Ferreira Leite através de acções não cotadas em bolsa?
Não havia nacional-benfiquismo quando a maior parte do orçamento do seu novo estádio foi atribuído pelo Estado?
Não havia nacional-benfiquismo quando o novo estádio ignorou o PDM e foi construído em zona arborizada?
Não havia nacional-benfiquismo quando o centro do Seixal foi construído com dinheiro público?
E o que é que ganhava o benfica nessa altura?
24 Agosto, 2016 at 21:38
Caro Panta-Leão,
Em relação aos assuntos que menciona, se algo ocorreu de errado, qualquer cidadão/munícipe tem acesso – se o pretender – aos documentos em causa e, na posse dos mesmos, apresentar as reclamações/reivindicações que entender junto a quem de direito.
Porque é que, até à data, nada foi feito por ninguém sobre os assuntos só me leva a PRESUMIR que não houve fogo por trás do fumo…
SL
24 Agosto, 2016 at 15:27
Contra o nacional benfiquismo…
Só há um remédio…:
Ganhar…ganhar…!!
Eu quero é o Sporting Campeão…!!
SL
24 Agosto, 2016 at 17:17
Ia jurar que a bola entrou