Enquanto formos seguindo as notícias de hoje lembrem-se de uma coisa: só é oficial quando há foto do bacalhau. É que as próximas horas vão ser uma espécie de rodízio de contra-informação e malta a “pescar” cliques, meios de comunicação a capitalizar audiência e até “insiders” a fazer favores a terceiros. Vai ser, como é sempre, um autêntico bacanal de Breaking News, Alertas CM e Notícias de Última Hora, comentados e esmiuçados por profissionais que não têm “tempo para confirmar a veracidade das notícias”.
Confesso que sinto mais receio que excitação e é muito fácil explicar-vos porquê. João Mário, Slimani, Adrien são jogadores fantásticos e embora o dinheiro também não lhe fique atrás, não sei (ninguém sabe) o que vale Bas Dost, Castaignos, André, Elias e todos os outros que chegam em substituição. Rafa seria diferente, mas também seria muito diferente na conta para pagar e na minha opinião, comprar para provar que se pode…é um hábito que reconheço mais aos nossos rivais e à sua necessidade de andar a dizer aos seus adeptos que têm contas bancárias muito grandes.
Aconteça o que acontecer, este será um Verão para recordar. O Sporting entrou definitivamente no high roll do mercado de transferências e mesmo que seja como vendedor, é um pé nas mecânicas de movimentação de capital onde temos de estar se quisermos avançar para o próximo nível de Sporting. O lirismo de um Sporting made in Alcochete é varrido neste Agosto como quem sacode um tapete e tão cedo não ouviremos frases como “queremos ser o Ajax ibérico” ou “o Sporting é um clube formador/vendedor”.
Ponto final no arquétipo de modelos já utópicos em que os atletas atravessavam os escalões de formação, chegavam à equipa principal e permaneciam ad eternum na equipa, quer fossem bons, muito bons ou mesmo muito bons. A saída de Adrien e João Mário (William não tardará) põe fim à ilusão de muitos que sonharam com um Sporting campeão, com base no trabalho de Alcochete. Não dá. Quando são bons, valem dinheiro, quando valem muito dinheiro querem sair e querem muito sair…os próprios jogadores estão pouco preocupados se foram formados na Academia ou se o Sporting os valoriza, o dinheiro chama e (quem os condena) eles seguem-no.
A grande esperança está na capacidade de usar bem o dinheiro recebido e muito racionalmente substituir as peças perdidas. Não com remendos (que me parece o caso destes dias) mas com jogadores que a curto médio prazo consigam atingir o patamar dos que lhes deram lugar. Acima de tudo é no scouting que concentra a solução de um clube vendedor que quer ganhar títulos. Há clubes que o conseguem, a maioria espalha-se ao comprido e desperdiça as verbas em enganos e prejuízo, em encher a marmita a empresários na tentação de ir ao 1º mercado de atletas…não entendendo que a roda do dinheiro só gira para um dos lados. Imaginem uma cadeia alimentar. O Sporting está lá para cima, mas não está no topo. É predador, mas não caça acima do seu porte, nem deve tentar fazê-lo.
Por isso, o melhor que vos posso aconselhar é: expectativas moderadas, terço nas mãos e F5. Seja o que Bruno puder (e o que o Varandas deixar).
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
1 Setembro, 2016 at 0:20
Adrien nós vamos precisar muito de ti para conseguirmos ser campeões!!!
1 Setembro, 2016 at 0:20
Estou curioso para ver qual o impacto de Bas Dost na equipa do Sporting, uma vez que na minha ideia será sempre o caso mais complicado. Com jogadores como Campbell e Markovic para o lugar de JM – eu adoro o JM – mas acho que näo saimos a perder. Caso o Bas entre logo a matar do tipo Montero aqui a uns anos (mesmo näo tendo o Bas feito qualquer jogo anteriormente), temos tudo para defender a lideranca do campeonato, sempre com o foco em outras competicöes, uma vez que finalmente temos 11 de qualidade, e um banco repleto de possiveis titulares. O ano passado sempre tive a ideia de que tinhamos um excelente 11, mas sem grandes recursos no banco, Montero era a excepcäo. Abraco a todos e viva o Sporting!!
1 Setembro, 2016 at 0:20
Alguém se lembra há 4 anos como estávamos ?
1 Setembro, 2016 at 0:21
Medo!!!!!
SL,
1 Setembro, 2016 at 0:25
Obrigado Bruno de Carvalho.
1 Setembro, 2016 at 0:21
Até o Paulo Sérgio foi treinador
1 Setembro, 2016 at 0:49
mas com a quantidade de pinheiros que temos no plantel o homem dava em maluco
1 Setembro, 2016 at 11:01
Ou virava lenhador!
1 Setembro, 2016 at 0:22
Eu só penso no que seria o Sporting hoje caso não tivesse havido caso na fatídica noite de 26 para 27 de Março de 2011.
1 Setembro, 2016 at 0:44
Não penses nisso… é sadismo!
1 Setembro, 2016 at 0:45
lol
misturei duas frases e saiu borrada
“Não penses nisso… é masoquismo!”
ou
“Não partilhes isso… é sadismo!”
You choose it 🙂
1 Setembro, 2016 at 0:22
E qdo o nosso PL era o Djaló?????
1 Setembro, 2016 at 0:22
O Rafa só está confirmado no Twitter
1 Setembro, 2016 at 0:22
Daqui a 9 meses temos que comprar o coates.
Agora podemos negociar o elias para a china por 8 milhões, se quisermos
1 Setembro, 2016 at 0:25
Mas o mercado na China não fechou já ?! Vamos ficar com um parasita…
1 Setembro, 2016 at 0:27
O elias ainda agora chegou, já o querem despachar?
1 Setembro, 2016 at 0:31
Por mim nunca tinha vindo, só aqueles sorrisinhos de merda no aeroporto…
1 Setembro, 2016 at 11:03
Puni-la… Parasita… Com o sentido que lhe queres dar… São todos os seres humanos!
O Elias é nosso jogador… Logo é o melhor do mundo! Ponto!!!
1 Setembro, 2016 at 0:25
o numero de socios vai continuar a subir!
1 Setembro, 2016 at 0:26
Ja começo a ver reaçoes de carnidenses todos fodidos por termos ido buscar o markovic de borla kakakakakakkakaka Priceless… a chapada de luva branca depois do cornillo…..
1 Setembro, 2016 at 0:27
Acho que ficaram muitas pontas para o mercado de Janeiro…
1 Setembro, 2016 at 0:27
Lol. Tão bom.
1 Setembro, 2016 at 0:26
E já agora que estão quase todos cá eu pergunto: que é feito do Zezinho?? Era bom esse chavalo.
1 Setembro, 2016 at 7:06
Acho que rescindiu há umas semanas.
1 Setembro, 2016 at 0:28
Já nem nos lembramos da vitória contra o Porto, começa a ser hábito, ganhar ao Porto, e nestes 4 dias que grande movimentação do Sporting no mercado. Bas Dost; Campbell; Elias; Markovic; tudo jogadores com tarimba e grandes jogos disputados, só estes 4 ganhavam ao porto com o onze deles! ihihihihih (exagero)
Devemos ser cautelosos e não entrar em loucuras desmedidas, de que somos os maiores quando ganhamos, que somos uns infelizes quando perdemos – não !! Humildade e muito trabalho, e muita paixão em campo !!
os 5 primeiros jogos são vitais do campeonato a meu ver, temos de conseguir 15 pontos !!
ok, com o Adrien a titular (para unir os egos e o compromisso de que este tem de ser o ano)
VAMOOOOOOS CARALHOOO !
1 Setembro, 2016 at 0:28
Bruno de Carvalho ofereceu hoje, logo após o fecho de mercado, um manual de gestão financeira e futebolística à comunicação social.
1 Setembro, 2016 at 0:29
Ultima hora: No fecho do mercado o esselbê conseguiu garantir o fiscal de linha do lado poente do próximo jogo fora. #carr€gaboifica
1 Setembro, 2016 at 0:31
🙂 Ainda antes da deita!
SL
1 Setembro, 2016 at 0:36
Antes de sair do trabalho disse à um lampião:
Então o marcovik já está em Alvalade? !
O lampião entrou no elevador não sei se foi a rir ou a mijar se pelas pernas abaixo de medo.
1 Setembro, 2016 at 0:29
Feito! Limpar a cabeça do Adrien (não é preciso pedidos de desculpa… basta um recompromisso com os objectivos do clube). A questão da braçadeira deve ser resolvida internanente, mas não me choca que mude de braço (para mim o verdadeiro capitão é o Rui). O trabalho do BdC é fantástico.
Como já alguém já aqui disse, só temos duas soluções: ganhar ou ganhar
SL
1 Setembro, 2016 at 0:31
Presidente está de parabéns tem feito um trabalho exemplar , esta do marcovik e do adrien é preciso telos no sitio.
Parabéns mais uma vez estou muito orgulhoso de ser do Sporting.
1 Setembro, 2016 at 0:31
O JJ depois das 00H00 deve ter estado aos saltos
A campanha lampia a funcionar:
Rafa rejeita Sporting
Rafa liga a salvador: presidente deixe me ir
Rafa liga a orelhas: presidente não desista de mim
Como não lhes achar piada..loooool
1 Setembro, 2016 at 0:32
O JJ depois das 00H00 deve ter estado aos saltos
A campanha lampia a funcionar:
Rafa rejeita Sporting
Rafa liga a salvador: presidente deixe me ir
Rafa liga a orelhas: presidente não desista de mim
Como não lhes achar piada..loooool
SL
1 Setembro, 2016 at 0:33
Importante:
Ponto 6 do comunicado do Sporting:
6 – É compreensível que, nesta fase, os agentes e representantes dos atletas sejam factor de desestabilização e de pressão enorme sobre os jogadores, nunca devendo o Clube e os seus associados deixar de ter o carinho pelos mesmos por acções que apenas acontecem por influência de terceiros.
1 Setembro, 2016 at 0:51
Peço desculpa pelo atrevimento mas, ou o Adrien se explica muito bem e mostra que o Jornalista de o jogo manipulou a informação prestada durante a entrevista, misturando-a com afirmações feitas por terceiros, o Pai de Adrien e o seu Agente ou é culpado de traição ao Clube que lhe deu TUDO.
Caso infelizmente, tal se verifique, tem de ir embora em Janeiro e antes de mais, perder quer o título de “Aurélio”, quer a posição de “Capitão”, dado que não é um exemplo para ninguém, novos, adultos ou velhos. Adrien terá querido ser “Carrillo”, Bruma ou Rojo?
1 Setembro, 2016 at 1:08
Daqui a 2 grandes exibições já estamos todos capazes de o perdoar.
É o futebol.
Não é racional.
SL
1 Setembro, 2016 at 1:16
Malta que vive no passado. Diga-me lá qual foi o último jogador do Sporting que fez a carreira completa no clube?
E já agora o que acha o sr. do CR7? Se calhar tem mais respeito por ele do que pelo nosso capitão e no entanto disse que a vinda do Nani para o Sporting foi um passo atrás na carreira.
Enfim, moralistas fanáticos que vivem de lançar exigências impossíveis sobre os outros.
1 Setembro, 2016 at 1:01
alguns desses agentes andaram por aqui e por aí a incitar ao ódio ao Adrien a ver se conseguiam uma onda de fundo…
Preferia que o Rafa não tivesse ido para o carnide mas se arrotaram 20 milhões, siga a marcha. Se o Markovic tiver ao nível que teve no clube da cocaína vai ser reforço.
Não veio nenhum lateral. É pena. Mas como o boss disse que estava tudo bem lá atrás…
1 Setembro, 2016 at 0:38
Houve excelentes contratações. Outras acho que não faziam falta nenhuma . Temos um plantel com 29 jogadores ( na minha opinião é um exagero ) e desses, apenas 9 são portugueses.
1 Setembro, 2016 at 0:59
Um treinador do mundo não escolhe os jogadores pela origem geográfica ou pela nacionalidade, escolhe-os pela qualidade que possuem ou que ele estima que possam desenvolver, diria o JJ. Acresce que os jogadores portugueses (ou com origem em Portugal) são caros.
Não me escandaliza o padrão multinacional do nosso plantel. Quanto ao número de futebolistas que o compõem, também me parece exagerado. Mesmo imaginando que há algumas cartas fora do baralho (Petrovic, Spalvis, Matheus, Jefferson), continua a ser gente a mais. Gerir tantos egos não é fácil e fazer de conta que eles não contam também não é boa solução.
Ainda um ponto. Deixa-me parvo quem se atira ao poço por causa da contratação do Elias e faz uma festa pela aquisição do Markovic. É que, olhando ao rendimento dos dois jogadores (ao longo da carreira e especialmente nos dois últimos anos), se há “craque” fiável é o Elias e não o Markovic.
A contratação do Markovic não me aquece nem me arrefece, e deprime-me que o critério para a aplaudir seja “a bicada aos lampiões.” Até porque leões não dão bicadas, isso é mais de galináceos.
1 Setembro, 2016 at 1:19
O Elias é tudo menos fiável. Nisso estão bem um para o outro.
Quanto às “nacionalidades” não tenho nada contra o jogador estrangeiro. Mas recordo-me bem do orgulho que tínhamos em apresentar onzes com 9 ou 10 jogadores portugueses.
1 Setembro, 2016 at 1:28
Fiável quanto à qualidade do seu futebol, não como pessoa.
Orgulho, Maria, orgulho a sério, partilharemos todos quando voltarmos a ser campeões. Outros “motivos de orgulho” consolam mas não satisfazem verdadeiramente.
1 Setembro, 2016 at 1:36
A experiência europeia do Elias não foi propriamente um sucesso.
1 Setembro, 2016 at 1:48
Pois não. Mas estamos a falar em termos comparativos. Até agora o Markovic teve uma época de jeito na carreira. Recomenda-o? Seguramente menos do que o Elias que, no período europeu anterior, experimentou contextos difíceis (Atlético com excesso de extra-comunitários, Sporting ao deus-dará).
1 Setembro, 2016 at 7:20
Dá orgulho, sim.
1 Setembro, 2016 at 11:12
Mas jogas com 6 facilmente!e quase todos da academia!
JJ mostrou na pre época que queria mais e melhor!
Esta aposta é para sermos campeões!
1 Setembro, 2016 at 1:04
Liga dos Campeões.
Daí a necessidade de haver rotatividade na equipa.
Tão e somente.
1 Setembro, 2016 at 0:38
Não nos podemos queixar da “matéria prima” este ano.
Agora à que “materializá-la”. 😉
1 Setembro, 2016 at 0:38
O Adrien ficou. Bruno de Carvalho não se deixou nem chular nem encavar, nem pressionar.
Penso que temos agora uma equipe efectivamente mais forte, apesar das saídas de Slimani e João Mário.
Uma Super Defesa, liderada por Patrício; Um Super meio Campo com William, Petrovic, Elias, Adrian , Bruno César, Meli e Bruno Paulista
E um ataque que, para Portugal, é do outro mundo: Bas Dost, Bryan Ruiz, Alan Ruiz, Castaigno, André; Joel Campbell, Markovic, Gelson e Matheus Pereira.
Se quisermos podemos jogar com Patrício e mais dez (avançados, claro).
Neste momento, para nos podermos bater com os melhores de igual para igual só precisaríamos de um lateral direito e outro esquerdo de dois patamares acima daqueles que temos, cada um deles.
Precisamos também de dois meses para fazermos nova pré-época…
1 Setembro, 2016 at 0:39
Agora é trabalhar e trabalhar e ganhar, no fundo Esforço, Dedicação, Devoção e Glória em todas as modalidades, sem exceção!!!
1 Setembro, 2016 at 0:41
+1
1 Setembro, 2016 at 0:42
SIGAAAAA
1 Setembro, 2016 at 0:42
A Direcção fez o seu trabalho (o tal LE…), cabe à equipa técnica fazer o seu.
Não há argumentos de plantel curto.
No burgo, é para aviar os Tondelas e Cia.
1 Setembro, 2016 at 0:44
Jogadores livres ainda podem assinar?
1 Setembro, 2016 at 0:46
podem em qualquer altura. Não há prazo.
1 Setembro, 2016 at 0:47
Sim, desde que às 23:59 do dia 31 de agosto estivessem sem clube.
1 Setembro, 2016 at 0:46
Que trabalheira do “garoto”
CHEGADAS:
Beto (Sevilla) Definitivo
Marcelo Meli (Boca Juniors) Emprestado
Federico Ruiz (Colón) equipe B* Definitivo
Lukas Spalvis (Aalborg BK) Definitivo
Alan Ruiz(Colón) Definitivo
Pedro Delgado (Internazionale) equipe B* Definitivo
Sebastián Coates (Sunderland) Emprestado
Radosav Petrović (Dynamo Kyiv) Definitivo
Joel Campbell (Arsenal) Emprestado
André (Corinthian) Definitivo
Douglas Teixeira (Trabzonspor) Definitivo
Luc Castaignos (Eintracht Frankfurt) Definitivo
Bas Dost (Wolfsburg) Definitivo
Elias (Corinthians) Definitivo
Markovic (Liverpool) Emprestado
SAÍDAS:
Héldon (Rio Ave) Emprestado
Mica Pinto (Belenenses) Definitivo
Luís Ribeiro (Estoril Praia) Definitivo
André Geraldes (V. Setúbal) Emprestado
Tobias Figueiredo (Nacional) Emprestado
Francisco Sousa (Gondomar) Definitivo
Jorge Silva (Leixões) Definitivo
Seejou King (Desp. Aves) Definitivo
Miguel Lopes (Akhisar) Emprestado
Rafael Barbosa (U. Madeira) Emprestado
Zhang Lingfeng (Torreense) Definitivo
Domingos Duarte (Belenenses) Emprestado
Filipe Chaby (Sp. Covilhã) Emprestado
Cristian Ponde (Sp. Covilhã) Emprestado
Oriol Rosell (Belenenses) Emprestado
Simeon Slavchev (Lechia Gdansk) Emprestado
Hadi Sacko (Leeds United) Emprestado
Ousmane Dramé (Moreirense) Definitivo
Zezinho (Levadiakos FC) Definitivo
Ryan Gauld (V. Setúbal) Emprestado
Francisco Geraldes (Moreirense) Emprestado
Aya Diouf (Sertanense) Emprestado
Tomas Rukas (U. Leiria) Definitivo
Guilherme Oliveira (Cova da Piedade) Emprestado
Teo Gutiérrez (Rosario Central) Emprestado
Kikas (Leixões) Definitivo
André Martins (Olympiacos) Definitivo
João Palhinha (Belenenses) Emprestado
Federico Ruiz (Sintrense) Emprestado
Alberto Aquilani (Pescara) Definitivo
Naldo (FK Krasnodar) Definitivo
Hernán Barcos (Vélez Sarsfield) Emprestado
João Mário (Internazionale) Definitivo
Jonathan Silva (Boca Juniors) Emprestado
Ewerton (Kaiserslautern) Emprestado
Iuri Medeiros (Boavista) Emprestado
Carlos Mané (Stuttgart) Emprestado
Daniel Podence (Moreirense) Emprestado
Islam Slimani (Leicester) Definitivo
Zakaria Labyad Rescisão
Salim Cissé (Olhanense) Definitivo
Wallyson Mallmann (Standard Liége) Emprestado
1 Setembro, 2016 at 0:52
Se vais pôr nas entradas os da equipa B, faltam-te aí uns quantos. 🙂
1 Setembro, 2016 at 0:54
Só “uns”?! 🙂
1 Setembro, 2016 at 0:56
Sim, ainda faltam vários realmente mas dá para ter uma noção do que é gerir tantos jogadores entre entradas e saídas. É brutal a movimentação.
1 Setembro, 2016 at 1:26
Coitado do Gag….
Gag, por mim podes cortar alguns que tlv não valha a pena acompanhar
1 Setembro, 2016 at 0:46
Defesa esquerdo livres?
Antunes mais….
1 Setembro, 2016 at 0:50
O antunes tem contrato.
E lá se foi, uma vez mais, a possibilidade de contratarmos o sneijder, mas já esteve mais longe.
E o belfodil sempre pode ir para o porto 🙂
1 Setembro, 2016 at 0:53
Fds fiquei na mesma 🙂
1 Setembro, 2016 at 0:51
Dia do catano.
Vou dormir!
1 Setembro, 2016 at 0:52
ao ver o atual plantel do Sporting deteto um problema grave , só jogam 11 + 3 , não vai ser facil gerir isto , JJ vais ganhar muito cabelo branco!!!
1 Setembro, 2016 at 0:53
11+3 à semana e 11+3 a meio da semana 🙂
1 Setembro, 2016 at 1:00
Mas olha que a brincar tens toda a razão, o jj fez bem as contas 14 jogadores ao domingo, mais 14 há 4f atenção a um jogador do Real um tal de Ronaldo é dar lhe logo.
1 Setembro, 2016 at 0:55
Ya vai ser um festival mas de futebol .
Ganda Sporting