Meu caro Elias,
Fui uma das muitas pessoas que pertencem à família leonina que em 2011 vibrou com a contratação do chamado “Tico”, na altura por 8 milhões de euros. Falávamos nada mais nada menos do que um dos melhores médios em ascensão do Brasil, com uma primeira experiência na Europa, mas que parecia demasiado encaminhado para o estrelato para poder assinar pelo nosso clube.
O plano era simples, pagar bem por um grande jogador, que se iria valorizar ao serviço do Sporting e render muitos e bons milhões passado umas temporadas. E, por algumas semanas, acreditei que poderia mesmo ter sido assim. A incompetência começa logo com a exclusão da Liga Europa daquele que era, na altura, o melhor médio do plantel, uma vez que já a teria disputado ao serviço do Atlético. Mas a titularidade no campeonato parecia convencer e o talento que mostrava em campo ia deixando todos os sportinguistas com uma certeza: temos craque.
Não vale a pena esmiuçar mais uma vez o que terá acontecido nos meses que se seguiram, principalmente no final da temporada 2011/12. O Sporting entrou numa roda viva, tudo começou a ruir e, em muitas situações, viria a projectar a minha frustração em jogadores como Elias. Nós adeptos temos esta mania, de achar que eles lá dentro também jogam por carinho e por brio. Já sabemos que não. São profissionais, fazem do futebol a sua vida, e é o dinheiro ao fim do mês que também os ajuda a levantaram-se todos os dias para fazer o seu trabalho.
Um dia disse que Elias tinha sido o jogador que mais raiva me tinha dado ao serviço do Sporting Clube de Portugal. Porque reclamava dinheiro na imprensa, porque não se esforçava dentro do campo, porque tinha sido um dos responsáveis pelos péssimos resultados desportivos e financeiros do Sporting, porque ganhava demais e fazia de menos. Tudo isto era ainda agravado com o facto de todas as pessoas que seguiam a sua carreira saberem que se tratava de um médio com uma qualidade muito acima de média. Mas isto do amor a um clube faz-nos engolir alguns sapos. E o Elias será um dos maiores de sempre.
Hoje, com a calma destes anos passados, com a distância de quem apenas se lembra daqueles tempos e já não os sente, e com orgulho do trabalho que temos feito (adeptos e estrutura), consigo perceber que também para Elias o rancor deve ser recíproco. Ele abraçou um projecto de um clube que não lhe podia pagar, ele estagnou a sua evolução como futebolísta porque lhe prometeram lutar por títulos. Ele saiu de um clube como o Atlético porque pensava que ia assumir o estrelado ao serviço do Sporting. Ele entrou num clube e foi treinado por cinco homens diferentes em dois anos, vendo sair e entrar colegas quase todos os meses. O Elias terá sido tão tóxico para o Sporting como o Sporting foi para a sua carreira, que o forçou a voltar para o Brasil e interromper a sua afirmação europeia ainda em idade de atingir o seu pico de forma.
A presença de alguém que fez parte daqueles tempos num plantel que tanto acarinhamos é difícil. Traz à memória todo o esforço e desilusão que foram necessários para reerguer um clube falido e ferido, que se tentava livrar de jogadores mercenários, empresários corruptos e voltar a andar.
Mas a vinda de Elias enterra também o machado com um passado que temos de começar a ignorar. Aquele Sporting, onde ele entrou, já não existe. Por muito que esteja ainda presente na nossa memória, o mesmo deixou de ser termo de comparação para o que quer que seja. Agora é tempo de avaliarmos um clube tendo em conta o que cresceu em três anos e não o quão mal estava há quatro.
Por isso, sempre que virmos o Tico em campo devemos lembrar-nos disso mesmo. Aquele nunca poderá ser o Elias infeliz, porque o Sporting que ele conheceu já morreu. E ainda bem!
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
1 Setembro, 2016 at 23:15
O Elias é craque. Ponto final. E duvido que o Jorge não saiba utilizar isso a favor da equipa.
(o molho dos pipis estava uma delícia! lá fui ao final molhar o pão outra vez. E ainda bem!)
2 Setembro, 2016 at 8:11
Molho dos pipis… ok… Esquece.
1 Setembro, 2016 at 23:17
Nao podia concordar mais.
1 Setembro, 2016 at 23:22
Espero que remate melhor desta vez. Tem que dar ao pedal.
Tem muita qualidade, vamos ver se a mostra
1 Setembro, 2016 at 23:27
Muito boa esta posta!
2 Setembro, 2016 at 10:09
Oi Filip! Quando puderes manda feedback!
1 Setembro, 2016 at 23:29
É isso Maria, eu tb penso assim. Elias é craque, é bom de bola e acredito que nos vai mostrar o que vale. Arrisco mesmo a dizer que pode muito bem sentar o Adrien…
SL
2 Setembro, 2016 at 8:56
Espero que não, pois desejo que no final deste campeonato, o Sporting seja campeão e possa fazer muito dinheiro com esse activo.
2 Setembro, 2016 at 9:49
Eu acho que o Adrien sai em Janeiro, mas isso é só para vermos nessa data! O Elias, podem dizer o que quiserem, para mim, veio para ocupar a vaga que o Adrien ia deixar em aberto, como ficou temos agora mais um jogador para uma posição já preenchida. Eu posso estar errado, mas até Janeiro o Adrien perde o estatuto de titular, não vai ser para já, mas o Adrien vai perder o estatuto de titular! Essa é minha opinião, posso estar completamente enganado e errado, mas é a opinião que eu tenho!
2 Setembro, 2016 at 10:42
Explica-me a tentativa de contratação do Lucas do Real.. de certeza que o JJ sempre quis mais um jogador para aquela posição. Ainda por cima o Adrien é castigado muitas vezes.
1 Setembro, 2016 at 23:31
Ele saiu de um clube como o Atlético porque o treinador o descartou, optando por ficar com João Miranda, Falcão e Salvio.
Por um motivo ou outro, a passagem dele na Europa foi um fracasso.
Espero que desta vez mostre o valor que lhe reconhecem no Brasil.
2 Setembro, 2016 at 9:45
Ele foi dispensado uns dias depois de ter encavado o Guimarães com 2 golos na liga Europa. Estava a afirmar-se como o motor da equipa.
2 Setembro, 2016 at 10:15
Olha que azar. Quando começa a fazer alguma coisa vai de vela.
Epá, espero mesmo que ele seja o que por aí pintam. Agora não venham pôr paninhos quentes. Se o próprio admite que teve problemas fora de campo e que dentro dele não fez nada……
2 Setembro, 2016 at 18:40
O caso do Elias no Atlético é igual ao do Jonas Panilas no Valencia, excesso de estrangeiros e tem de sair alguém
1 Setembro, 2016 at 23:31
Quando penso no regresso do Elias, agora com a super contratação Adrien, pergunto-me como vai ser isto.
Resposta: meio campo a 3 na Champions, com 2 pontas e um avançado, a começar já daqui a 15 dias em Madrid.
1 Setembro, 2016 at 23:41
William a rodopiar em super slow motion atrás do Adrien e do Elias (e do Meli, lá mais para a frente), enquanto penteia o bigode e pisca o olho ao Patrício? Pingo na cueca!
1 Setembro, 2016 at 23:52
A visão é mais ou menos essa, sim!!! Enfim, sonhos molhados interrompidos pelo próximo pesadelo: mercado de inverno.
Bom, haja fé e tomates.
2 Setembro, 2016 at 0:15
Na Liga dos Campeões, não acredito num 4-4-2 ao estilo do campeonato.
Aliás, contra o Porto viu-se um início de jogo com um meio campo desequilibrado, tendo sido preciso passar o B Cesar para o meio dando uma ajuda na pressão aos dois do miolo.
Outra coisa: o Adrien falhou bastantes jogos o ano passado (cansaço, amarelos). Quem o substituia a 8? Pois, o João Mário.
Provavelmente, sem ‘birra Adrien’ o Elias estaria, a esta hora, descansadinho no Brasil. De qq forma, sem certezas quanto à fiabilidade do Meli, foi-se buscar um excelente jogador que será de bastante utilidade.
2 Setembro, 2016 at 1:18
Não creio… O Lucas vinha para 8… e ser a sombra do Adrien…
Z
2 Setembro, 2016 at 9:16
lá vai o Adrien fazer desaparecer o Modric outra vez…
mas ainda há o Kroos.
1 Setembro, 2016 at 23:40
O elias foi a par do pongolle dos maiores barretes desportivos e financeiros que enfiamos em toda a historia.
ganhava segundo se dizia na época perto de 180000 euros por mês e não jogava um caralho
este presidente e bem despachou o gajo
inacreditavelmente voltaram a chamar o gajo e ao que consta pagaram ou vao pagar 3 milhões por ele.
Quanto vem ganhar não se sabe
os jovens da formação esses são todos emprestados.
1 Setembro, 2016 at 23:51
Os jovens da formação que saíram não têm qualquer hipótese de jogar nesta equipa. Com ou sem Elias.
Qual a vantagem de os ter 1 ano parados?
O Adrien, o William e o João Mário também foram emprestados. E só lhes fez bem, como está à vista!
1 Setembro, 2016 at 23:42
Elias é a antítese de Aquilani…abrange muito mais área de terreno, transporta bem a bola e é um mole de merda se o deixarem! Aquilani adora jogar futebol mas só naquele quadradinho….mete a bola à distância e tudo o resto que se mexa! Elias entra melhor no lugar do Adrien que o Aquilani, são mais parecidos! Um belo suplente do Adrien…vamos ver se a condição de suplente não trás o pior dele ao de cima…a mesma dúvida que o André me convoca…
1 Setembro, 2016 at 23:44
Boas Noites, Caros Tasqueiros.
Um post dedicado ao Elias? LOL.
SL
1 Setembro, 2016 at 23:46
E um belíssimo post, diga-se. Leste?
1 Setembro, 2016 at 23:56
Caríssimo Cherba,
Li. E faltou alguma coisa.
Tipo:
Ó Elias, não te esqueças que te contratamos a pensar em substituir o Adrien.
Oh caraças, o Adrien ficou.
Deixa lá, e não te preocupes com não jogares ou apenas o fazeres esporadicamente.
Esquecemos tudo o que disseste sobre este Presidente e esta Direcção, mas vais ser um suplente de luxo!
SL
1 Setembro, 2016 at 23:59
Não me parece que o Elias tenha sido contratado simplesmente para colmatar a saída do adrien. A intenção era mesmo ter os dois na minha opinião
2 Setembro, 2016 at 1:20
Claro! E por isso já tinhamos tentado o Lucas Silva. Elias é a sombra do Adrien, como seria o Lucas…
Z
2 Setembro, 2016 at 0:07
Da mesma forma que acredito que o Elias fará, no mínimo, 20 jogos esta temporada, também acredito que será vendido por mais de 5 milhões quando JJ e o Bruno quiserem.
PS. Este gabigol faz-se jogador, parece que finalmente o brasil fez um avançado ao jeito de romário/ronaldo.
2 Setembro, 2016 at 18:45
Mais 5 milhões????? O Elias é um jovem promissor com apenas 31 aninhos….pronto a ser trabalhado pelo Jesus….
2 Setembro, 2016 at 0:11
Parece que vamos pagar 1.6 milhões de euros pelo salário do markovic e em novembro volta o futebol leaks (será?).
2 Setembro, 2016 at 0:31
Depende de a quantos pontos for o ben… Oh, cala-te, aquilo é um projecto sério.
2 Setembro, 2016 at 1:22
Acho que o salário seria a pagar a meias com o Liverpool
2 Setembro, 2016 at 0:16
Na Liga dos Campeões, não acredito num 4-4-2 ao estilo do campeonato.
Aliás, contra o Porto viu-se um início de jogo com um meio campo desequilibrado, tendo sido preciso passar o B Cesar para o meio dando uma ajuda na pressão aos dois do miolo.
Outra coisa: o Adrien falhou bastantes jogos o ano passado (cansaço, amarelos). Quem o substituia a 8? Pois, o João Mário.
Provavelmente, sem ‘birra Adrien’ o Elias estaria, a esta hora, descansadinho no Brasil. De qq forma, sem certezas quanto à fiabilidade do Meli, foi-se buscar um excelente jogador que será de bastante utilidade.
2 Setembro, 2016 at 0:24
Não gosto do Elias, foi, para mim, uma péssima contratação a todos os níveis, a minha memória não é curta para este “craque”.
2,5M, 31 anos, eventualmente a receber um ordenadão … meu rico Aquilani ou André Martins.
Mas… veste a mais bela camisola do mundo, apoiarei até que seja possível.
2 Setembro, 2016 at 0:31
Olha, afinal o Mika ainda era do carnide, mais uma bagunça de direitos económicos e desportivos:
“vem a Boavista SAD, para os devidos efeitos informativos , comunicar que, após prévio acordo e consentimento da outra entidade, a Benfica SAD, detentora dos direitos desportivos do jogador, cuja conduta exemplar neste processo, na pessoa do seu Presidente, devemos realçar, transferiu para o Sunderland Association Foootbal, da Premier League Inglesa, o jogador Mika (Michael Domingues).”
Espera lá, se os direitos desportivos são do carnide, o Mika nunca poderia jogar contra a casa mãe!!! Perda de pontos na secretaria, 6 na última época e mais 6 por jogar ou aparecer na ficha de jogo nos dois jogos na época 14/15, o que significa que o carnide perde dois títulos na secretaria.
Malta que percebe de justiça desportiva a minha leitura está certa?
2 Setembro, 2016 at 8:45
Cherba, anda cá.
2 Setembro, 2016 at 9:01
ai eu agora percebo de justiça desportiva? 😀
2 Setembro, 2016 at 9:47
O gajo certo para espalhar isto.
Isto é ou não um rebanho?
2 Setembro, 2016 at 9:53
Tem dias que é um rebanho
Outros parece uma alcateia
Outra uma vara
A malta é bipolar e depois de beber uns copos nunca se sabe em que animal se transforma 😀
2 Setembro, 2016 at 11:01
É da ginja.
2 Setembro, 2016 at 10:05
Atenção, parece-me que nessas épocas os emprestados podiam jogar (ou não se as equipas recebedoras assim o entendessem) contra as equipas “mãe”!!
Esta época é que não podem!!
OK??
SL
2 Setembro, 2016 at 10:10
No ano passado não podiam…
2 Setembro, 2016 at 10:17
Certo, luisvt.
2 Setembro, 2016 at 9:13
‘BORA LÁ, CARALHO!
ENTALAR OS CABRÕES NA SECRETARIA!! ISTO TEM QUE IR P’RA FRENTE, HOJE!
2 Setembro, 2016 at 9:14
Pavel, e mandar um email para o Sporting?
2 Setembro, 2016 at 12:15
já seguiu
2 Setembro, 2016 at 9:17
uma excelente questão essa, tb tenho muitas duvidas sobre se podia jogar contra as galinhas, assunto que merecia uma analise e um comentário mais oficial. SL
2 Setembro, 2016 at 9:52
Claro que não vai dar em nada, mas é só para chatear 🙂
2 Setembro, 2016 at 10:00
Braveheart, pode não dar, mas que nos esclareça quem sabe de justiça desportiva. Apertar com eles!
SL
2 Setembro, 2016 at 9:57
Bom dia a todos.
Li o comentário do Pavel no TM, seriam oito e dez o máximo. Estranhei que não houvesse ainda opiniões sobre o comentário e não me pronunciei porque aqui (BA) o sinal é fraco sem ser no portátil.
Agora que estou neste, digo que seria muito interessante que o assunto fosse devidamente aprofundado.
Apertem com eles!
SL
2 Setembro, 2016 at 10:12
Vendo o que se passou com o caso Harramiz, quem perderia os pontos era o Boavista e não o benfica…
2 Setembro, 2016 at 10:12
mas digo isto sem ter ido ver nenhum regulamento!
2 Setembro, 2016 at 10:29
Exacto. Com base no Harramiz os lampiões perdiam 0 pontos e o Boavista é que seria penalizado.
Por isso… é uma “não questão”, pois quem infringiu os regulamentos foi o Boavista.
Por exemplo…. o nosso próximo jogo é com o Moreirense, onde temos o Francisco Geraldes e o Podence emprestados. Agora imaginem que o Moreirense resolvia utilizá-los contra Nós.
Porque raio teríamos que ser punidos por um erro do Moreirense?
Pois… com os lampiões é igual.
2 Setembro, 2016 at 10:31
Exato.
2 Setembro, 2016 at 10:21
O Boavista perdia… 0 pontos, não será?
SL
2 Setembro, 2016 at 10:29
Não faz sentido nenhum que seja o slb a perder os pontos…
2 Setembro, 2016 at 10:38
Pois, falei de mais… 🙁
2 Setembro, 2016 at 0:35
O eliseu e o rafa estavam a precisar dos primeiros minutos da época, daí serem convocados e jogarem na seleção.
PS. Já podemos cascar no éder e mandá-lo plantar batatas ou o salvo conduto dele ainda dura mais uns meses?
2 Setembro, 2016 at 0:47
Atenção que o Rafa jogou a final da Super Taça e conseguiu falhar um golo de forma escandalosa, não me lembro contra quem foi.
2 Setembro, 2016 at 8:47
Era um jogo treino.
2 Setembro, 2016 at 0:41
Bem, no porto saiu a única pessoa que percebia de futebol e de modelo desportivo (alexandre pinto da costa também percebe, mas terá o futuro barrado enquanto lá andar o pai). Será que o vamos ver no carnide com o marco silva ou teremos antero pronto para uma guerra com vista à presidência do porto?
2 Setembro, 2016 at 0:46
OFF:
Pedro Batista ON-FIRE no Sporting Grande Jornal da Sporting TV
https://www.youtube.com/channel/UCR3g5TbaCcZyJeHxv-MnYHw/videos?shelf_id=0&view=0&sort=dd
2 Setembro, 2016 at 1:14
Nogueira,
já percebi que estás fã das intervenções do Pedro. Se quiseres dar-lhe um bacalhau e dois dedos de prosa pessoalmente posso passar-lhe a mensagem.
2 Setembro, 2016 at 1:15
O que dizer de Elias? Que nem todas as pessoas têm a oportunidade de refazer os erros cometidos. Qua a saiba aproveitar!
Z
2 Setembro, 2016 at 1:48
Boa posta Maria! Resta apoiar, o sucesso dele é o nosso sucesso!
2 Setembro, 2016 at 2:47
Ótimo. É isso mesmo.
E o Wallyson que foi emprestado ao Standard Liege. Vai jogar sabem com quem? BELFODIL ahahahah SL
2 Setembro, 2016 at 3:20
Off.
O Rafa tem uma entrevista a declarar-se Sportinguista e o estado lampiônico para prevenir já mandou espalhar que o Rafa aparentemente preferia ficar no Braga a vir para o Sporting. (vejam a capa do rascord) Patético tudo isto. O estado lampiónico é terceiro-mundo dentro de Portugal.
2 Setembro, 2016 at 10:51
Mas parece que o rafa quis mesmo o carnide. É um sportinguista daqueles!
2 Setembro, 2016 at 6:23
☺ vamos ver.
2 Setembro, 2016 at 8:04
Excelente post e análise muito lúcida, o género de lucidez que faz muita falta.
Elias joga muito e vai jogar muito.
A rotação da equipa este ano é para levar a sério.
Nos jogos mais exigentes é natural que a posição de segundo avançado venha a ser ocupada por Elias ou Meli, como fez Bruno César contra os tripas, deixando Gelson, Campbell e companhia à solta como alas “interiores”.
2 Setembro, 2016 at 8:09
Elias é craque, e vai prová-lo, lembro-me perfeitamente nos primeiros tempos que jogou no Sporting, o zuca parecia que trabalhava a gasolina e os outros a gasóleo tal era a velocidade do tipo, vi-o partir em desvantagem em relação á bola e em 10 metros chegar primeiro que o adversário á mesma.
Agora, com outra tarimba e ainda com muito para dar ao futebol (31 anos não é velho) vai ser uma das figuras deste campeonato (escrevam isso num post-it para não se esquecerem).
Temos um plantel que pode fazer perfeitamente 2 equipas completas com os jogadores certos em todas as posições do campo, acredito que a não saída de Adrien o vai comprometer com o clube ainda mais, nem que seja para se desculpabilizar em campo, da estúpida entrevista que deu ao jornal tripeiro.
2 Setembro, 2016 at 8:27
Dass, que agora é o Nani a borrar a pintura…
Estes gajos não sabem estar calados… fonix!!!
2 Setembro, 2016 at 8:31
o que se passou?
2 Setembro, 2016 at 8:35
já vi
epá é cagar para essas tretas, nada nos poderá desviar do nosso caminho!
á conquista do 23º campeonato!
2 Setembro, 2016 at 8:43
O extremo do Valencia falou do assunto e particularizou o caso de Adrien, que esteve com um pé no Leicester.
“Gostava que ele tivesse a oportunidade de jogar num outro campeonato. É lógico que isso mexe com a cabeça dos jogadores. Falei com ele e até brinquei com o assunto. Senti-o sempre tranquilo e tenho a certeza de que vai reagir bem ao facto de não ter saído. Vai fazer uma grande época”, salientou Nani, que, desta forma, acaba por descansar muitos adeptos do Sporting. Adrien, o homem de quem se fala, não teve autorização para falar aos jornalistas.” by Nani
————————————————————–
Muito gosta o pessoal de fazer tempestades em copos de água…
2 Setembro, 2016 at 8:55
“Gostava que ele tivesse a oportunidade de jogar num outro campeonato.”
Frase de merda… e mais não digo sobre isto.
2 Setembro, 2016 at 9:09
É que estas merdas não surgem do nada, são os cabroes dos jornaleiros que colocam estas questões. Os jogadores Sportinguistas é que deviam saber melhor..
E outra coisa, mas eles querem o quê? Sair quando lhes apetece? Querem, paguem a cláusula! O Sporting não tem de fazer borlas a ninguém!
2 Setembro, 2016 at 9:10
copo meio cheio, pá!
«Senti-o sempre tranquilo e tenho a certeza de que vai reagir bem ao facto de não ter saído. Vai fazer uma grande época»
2 Setembro, 2016 at 8:55
pois
2 Setembro, 2016 at 9:20
O jornalista deve ter puxado o tema… e esta resposta é exactamente o que esperava.
Devia estar calado, claro. Não comentar. Mas… jogadores de futebol. Isto é normalíssimo.
2 Setembro, 2016 at 8:44
Grande post.
Excelente análise!
Parabéns Maria!
É natural que hajam Sportinguistas contra a vinda de Elias. Mas há que conseguir por os interesses do clube à frente dos gostos de cada um e apoiar em união para sermos felizes em Maio. Acho que nunca tivemos tantas condições para termos sucesso. Arrisco-me a dizer que basta não darmos tiros nos pés. Isto inclui toda a família sportinguista desde adeptos a jogadores até à direcção. Se nos mantivermos unidos e focados, este ano ninguém nos segura!
ALLEZ SPOOORRTING!!
2 Setembro, 2016 at 8:54
Essa do “o Sporting que ele conheceu já morreu” é muito boa! 😀
Obrigado Bruno de Carvalho!
2 Setembro, 2016 at 8:56
Elias e Gelson Fernandes a dupla mais burra que vi no meio campo do Sporting em décadas.
Vamos esperar que com um treinador a sério, o Elias se porte como um jogador a sério, não acredito muito mas sempre que entrar em campo com o manto sagrado terá o meu apoio incondicional.
E O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR
2 Setembro, 2016 at 9:05
Quanto ao Elias…. vem para ser o “Aquilani” desta época.
E tenho esperança que em Dezembro ou no final da época ainda ao conseguimos despachar com lucro para a China, pois bem vistas as coisas é um internacional brasileiro.
2 Setembro, 2016 at 9:18
não me parece Ricardo, acho que o Elias foi contratado para fortalecer as opções de emio-campo e não para ser vendido. muito menos em Janeiro.
2 Setembro, 2016 at 9:34
Se em janeiro aparecerem uns chinocas a oferecer 10 milhões pelo Elias…. O Bruno de Carvalho até pergunta aos chinocas de que cor querem o “lacinho” no embrulho 🙂