Amanhã, dia 3 de Setembro, começa o Campeonato Nacional de Seniores Masculinos, prova que tem o código de PO1 no sítio da Federação de Andebol de Portugal (www.fpa.pt). Vamos hoje dedicar algum tempo a esta prova.
Até ao ano passado, o título de campeão nacional era atribuído através de um play-off, à melhor de cinco jogos. Que me lembre foram sempre disputados os cincos jogos, tivemos sempre pavilhões cheios e uma excelente promoção da modalidade. Este ano a “coisa” mudou.
No final da época passada reuniram-se um conjunto de nove clubes, (ficaram de fora Sporting, Benfica e Passos Manuel) e entre si cozinharam uma alternativa ao play-off, modelo que nunca agradou ao FC Porto. Desta reunião, surgiu uma proposta à Federação de Andebol de Portugal que tinha dois pontos em destaque: 1º o fim do play-off; 2º o alargamento da 1ª divisão para 14 clubes.
Primeiro problema a solucionar: quem seriam as duas equipas extras? Os que desceriam e assim mantinham ou os que na segunda divisão ficaram nos lugares imediatos aos que davam direito a subir. Solução arranjada, os dois que desceriam e os dois da segunda que ficaram perto de subir, jogam um torneio a 4 para apurar dois.
O primeiro ponto percebe-se a sua origem, o segundo ponto foi o “rebuçado” oferecido para que os clubes de menos nomeada apoiassem o FC Porto. Mas o que nasce torto tarde ou nunca se endireita, e a sabedoria popular é muito grande, por isso o que acabou por ficar como proposta final foi um presente envenenado a esses mesmos clubes de menor nomeada.
Passo a explicar. A prova este ano terá na mesma duas fases. A primeira igual aos anos anteriores, ou seja, todos contra todos a duas voltas. No final desta fase, os seis primeiros classificados irão jogar uma segunda fase, outra vez todos contra todos a duas voltas, mas partem com 50% dos pontos obtidos na primeira fase. Por exemplo a equipa que somar 50 pontos parte com 25, a que somar 49 parte com os mesmos 25 e quem somar 48 parte com 24. Os restantes 8 clubes vão jogar uma segunda fase entre si nos mesmos moldes, 50% dos pontos e todos contra todos a duas voltas. Os dois últimos descem à segunda divisão.
Esta forma de organizar a segunda fase é o tal presente envenenado. Ao juntar 8 clubes a jogar para não descer e 6 para apurar o campeão, o que se conseguiu foi ter mais jogos entre as equipas de segundo plano, mais despesas associadas a esses jogos e por isso um sobrecarregar do orçamento dessas equipas.
Primeiro impacto desta decisão, o Passos Manuel abdica de jogar a 1º divisão e o SC Horta não precisa de jogar o torneio de apuramento. Deste modo, o tal torneio fica reduzido a 3, são eles o Fafe da 1ª divisão e Académica de S. Mamede e a Sismaria da 2ª divisão. Esta prova disputou-se em concentração (19 a 21 Set.) tendo o Fafe conseguido a última vaga para a 1ª divisão.
A nosso ver o terminar com os play-off foi um passo atrás na consolidação do andebol como uma modalidade forte e competitiva. Basta olhar para as grandes competições internacionais e ver que o play-off é o modelo mais emocionante e competitivo que se pode apresentar. Os clubes em Portugal tem dificuldade em reunir fundos para cobrir o orçamento e se a modalidade se torna aborrecida e sem competitividades os patrocinadores abandonam e procuram outras modalidades com mais e melhor visibilidade.
Em síntese, a nosso ver, vamos ter uma prova com 4 ou 5 candidatos, Sporting, FC Porto, Benfica, ABC e Madeira SAD, sendo que o Madeira SAD irá aparecer como o outsider resultado de uma melhoria do seu plantel em relação ao ano passado. O risco de termos um campeão muito antes do final é maior e isso pode condenar a competição a uma menor emoção e por isso a menos gente nos pavilhões.
O Sporting este ano apostou forte, os seus objetivos são ambiciosos e espera-se que consiga uma tripleta; Campeonato, Taça de Portugal e Taça Challenge. Amanhã, no pavilhão do Casal Vistoso em Lisboa, pelas 18 horas teremos o primeiro jogo oficial para os leões, enfrentando a AA Águas Santas. Espera-se um jogo equilibrado, com ligeiro favoritismo do Sporting, mas onde vai ser necessário muito empenho e dedicação para levar de vencido os Maiatos. Esperamos que os sócios compareçam e apoiem para que o caminho para o triplo objetivo seja real e menos doloroso.
*às sextas, o Carlos Ruesga avança para a linha de sete metros e explica-nos o porquê da expressão “futebol… pé! andebol… mão!”
2 Setembro, 2016 at 20:11
Bolas não vou poder ir. Avante.
2 Setembro, 2016 at 21:54
E “troca” o Seixal …peloVistoso…??
Abr e SL
3 Setembro, 2016 at 10:23
Amora meu caro é na amora ☺
2 Setembro, 2016 at 20:12
Exceptuando o futebol, todas as modalidades portuguesas deveriam apoiar e incentivar o paly-off, pois, geralmente, ocorre numa altura em que já não há futebol e pode-se assistir a 3,4,5 jogos do mais alto nível que há na modalidade em Portugal. É verdade que penaliza o líder do campeonato regular, mas nas modalidade a nível europeu (exceção do hóquei e talvez do futsal, mas aqui não somos nem fomos campeões europeus ou mundiais, exceptuando uma vez a nível de clubes) somos pequenos e temos de jogar nas melhores condições possíveis a nível internacional.
2 Setembro, 2016 at 20:28
Amanhã lá estarei.
( Sem gamebox modalidades no bolso 🙁 )
2 Setembro, 2016 at 22:04
já te explicaram que problemas houve para não haver GB Modalidades?
2 Setembro, 2016 at 22:24
Tambem tou curioso.
2 Setembro, 2016 at 22:33
Não. 🙁
Fui à secretaria e também me responderam que ainda não havia e não sabiam quando ia haver.
E ninguém me pediu ajuda para resolver o problema. São muito orgulhosos! 😀
2 Setembro, 2016 at 22:55
pode ter a ver com a inauguração do Pavilhão. vendendo GB, quem tinha GB tinha de ter entrada garantida. assim, vão poder vender bilhetes pontuais para esse dia ao preço da GB do ano inteiro.
2 Setembro, 2016 at 23:22
Qual é o problema de quem tem gamebox ter entrada garantida?
É o mesmo que me dizeres que não vale a pena haver gamebox futebol porque no jogo contra o real madrid vendiam cada bilhete a preço de gamebox…
SL
2 Setembro, 2016 at 23:39
Pois…..para a inauguração do pavilhão vão aparecer todos. Enquanto andámos a amargar por esses pavilhões no cu de judas, “ninguém” se ralava em apoiar as modalidades.
Pois eu espero, sinceramente, que tal como na venda de bilhetes que “premeiam” a “fidelidade” , o façam também agora para o pavilhão.
3 Setembro, 2016 at 1:01
Maria muitos que contribuíram e vivem a mais de 300km também merecem a oportunidade de estarem na inauguração …. aceito as vossas dores, vivem perto e apoiam mais mas este ano é extraordinário….
3 Setembro, 2016 at 9:45
Isso é tudo muito bonito, mas é conversa igual à final da taça.
Ai e tal todos os Sportinguistas têm direito. Claro que sim.
Mas faz algum sentido quem sempre foi fiel às modalidades (gamebox mod) ficar de fora da inauguração do pavilhão porque há Sportinguistas de longe a ocuparem esses lugares?
Fidelidade tem que ser premiada, por muito q isso custe a outros Sportinguistas.
E ninguém é mais ou menos Sportinguista por isso.
P.s. Eu nunca tive gamebox de modalidades
3 Setembro, 2016 at 10:24
Todos merecem estar no pavilhão. Assim como todos mereciam ter estado na final da taça. Mas tenho que concordar com os critérios de venda de bilhetes. E não sei quantas box modalidades foram vendidas nos anos anteriores. Só comprei nos últimos dois anos, por isso nem sei se iria ter direito com este critério.
3 Setembro, 2016 at 0:54
Foda-se, falta de profissionalismo por parte do SCP.
Inadmissível.
Compreendo 6-8 jogadores a entrar no futebol após a terceira jornada.
O sistema de transferências é ridiculo, devia acabar a Mondim de Julho.
Mas isto não tem lógica.
2 Setembro, 2016 at 20:37
Off:
25 jogadores eleitos para a Champions (Lista A):
Guarda-redes: Rui Patrício e Beto;
Defesas: Schelotto, Jefferson, Coates, Zeegelaar, Paulo Oliveira, Douglas, João Pereira, Rúben Semedo e Ricardo Esgaio;
Médios: Petrovic, Bruno César, William Carvalho, Elias, Adrien Silva, Meli, Bruno Paulista e Alan Ruiz;
Avançados: Markovic, Joel Campbell, Bryan Ruiz, André, Castaignos e Bas Dost
2 Setembro, 2016 at 22:57
Lampião é burro mesmo….
Então não é que inscrevem o Guedes na Lista A, e se calhar também o Lindelof também dava para inscrever na Lista B…. e deixam de fora o Danilo e Zivkovic (o tal que dissem melhor que Markovic)
Burro mesmo…..
2 Setembro, 2016 at 23:13
Não tinham chances, o problema é não terem o numero de jogadores formados localmente que abrisse vaga para outro, se colocassem o orelhas jr na B perdiam mais outro na A passavam de 24 a 23, era igual.
2 Setembro, 2016 at 20:50
So uma pergunta, o gelson e o matheus podem jogar, se tiverem na lista b?
2 Setembro, 2016 at 20:51
Podem.
2 Setembro, 2016 at 20:53
Obrigado
2 Setembro, 2016 at 20:53
Expectativa enorme relativamente ao andebol. Amanhã nem devo poder acompanhar o jogo mas vou tentar deixar a gravar.
2 Setembro, 2016 at 20:59
Não sou adepto do modelo de playoff em desportos em que o empate seja possível.
O playoff tem o seu quê de “injusto”, como se viu o ano passado. O Porto arrasou tudo, entretanto Benfica arranja uns reforços em Janeiro, e faz frente no playoff… e afasta o Porto.
Sinceramente, o playoff só é agradável quando há 3 ou 4 equipas fortes; por exemplo no futsal qual a piada de termos 10 anos seguidos de Sporting-Benfica? Para além da fase regular de pouco servir… basicamente é encher chouriços.
Tivesse o Porto o ano passado aplicado ao EsseEle os correctivos da época regular, e arreado no ABC a seguir, ninguém sentia a falta do playoff.
2 Setembro, 2016 at 22:14
O empate obriga ao desempate!
Prolongamentos e depois 7 metros!
Estas modalidades precisam de ter emoção e isso só se consegue com a decisão em play-off.
Como disseste o Porto era praticamente campeão em janeiro… já viste a quantidade de espectadores que se perdiam?
Jogos que foram transmitidos e com gente a ver na tv e que não teriam ninguém?
Estou mais inclinado para o play-off mesmo sabendo que pode perder quem ganhou mais!
Abraço SL
2 Setembro, 2016 at 21:02
Transmissão na andebol.tv para quem segue via internet
2 Setembro, 2016 at 21:21
Campbell, o jogador mais corajoso deste plan7el.
2 Setembro, 2016 at 21:57
Boa noite…!!
Parece que há um companheiro a quem devemos dar os parabéns…!!
Então…
Parabéns ao companheiro …
“Marco Gonçalves”…!
Muitos anos de vida …muita saude e tudo isso com muitas vitórias do Sporting à mistura…!!
Abr e SL
2 Setembro, 2016 at 22:43
Obrigado Sr Max.
Um abraço de alguém que muito gosta de ler o que vai escrevendo.
SL
3 Setembro, 2016 at 11:00
O Max é incrivel. Obrigado por salvar as Honras da Tasca!
2 Setembro, 2016 at 22:06
muita crença na magnífica equipa que foi construída este ano.
sobre o modelo competitivo, compreendo que para modalidades mais “pequenas” o play-off faça sentido. no entanto, seria este o modelo que eu defenderia para a 1ª liga de futebol. traria um maior conjunto de grandes jogos e, no global, seria uma competição mais competitiva.
2 Setembro, 2016 at 22:26
Totalmente contra este modelo no futebol. Acho que ao existir um maior número dos chamados “jogos grandes” acabarias por banaliza-los, fazendo com que perdessem o interesse.
3 Setembro, 2016 at 0:57
Acho que era mais na divisão do campeonato a metade, depois duma primeira “ronda “.
Metade para ser campeão
Metade para não descer.
Bem melhor do que campeonatos de 14 equipas.
Terias mais jogos entre equipa com os mesmo objectivos
3 Setembro, 2016 at 2:45
+1
2 Setembro, 2016 at 22:28
Muito esperançado nesta equipa. Espero que correspondam as expectativas que todos depositamos neles.
2 Setembro, 2016 at 23:20
Muita fé neste grupo. Gostei muito do que vi em Viseu.
Sou a favor dos playoffs. A emoção e publicidade que as modalidades ganham supera a tal injustiça que possa acontecer perante os mais regulares.
Aliás… por mim o campeonato de futebol tuga tinha 16 equipas. Os 8 primeiros jogavam depois novamente mesmo não sendo playoffs.
Temos jogos deprimentes. Mas compreendo que no futebol seja complicado.
2 Setembro, 2016 at 23:49
Sou a favor dos play-offs nas modalidades mas também é importante que a competitividade aumente porque há equipas muito fracas.
Vamos ver o que amanhã conseguimos fazer…e estou curioso para ver como funciona a equipa!
Estranho ainda não existir a Gamebox Modalidades nem esclarecimentos…
3 Setembro, 2016 at 0:15
Eu vou ser muito sincero.
Adoro ver jogos do play off e acho q torna a modalidade mais interessante.
Mas por outro lado acho q o modelo referido no texto torna o campeonato muito mais justo.
A questão é quase a mesma no futebol entre manter a liga dos campeões ou criar a superliga europeia. Escolher entre desporto ou dinheiro.
Concluindo em relação ao campeonato de andebol acho q a discussão vai ser principalmente entre sporting e benfica. Têm os melhores planteis.
O porto e o abc também terão uma palavra a dizer mas (na minha opinião) partem atrás.
3 Setembro, 2016 at 0:18
Off: Bruno de Carvalho
«[O Adrien] é daqueles jogadores que sempre me encantaram como atleta e como pessoa. É um jogador e um capitão à Sporting e isso é muito bom. Estou certo de que os sportinguistas vão saber retribuir-lhe, e a todos os outros, a vontade que têm em vencer pelo clube. Tudo o resto são situações normais, que todos sabemos vivê-las. É para isso que cá estou e a equipa que lidero também»
«Vamos comemorar muitas coisas com os nossos adeptos e os nossos capitães. O mercado já fechou, agora há que ganhar jogos e conquistar pontos, não só no futebol, mas em todas as modalidades. O Sporting reforçou-se ao mais alto nível em todas».
3 Setembro, 2016 at 0:25
É bem!
3 Setembro, 2016 at 0:55
Muito bem presidente
3 Setembro, 2016 at 1:18
Muito bem
3 Setembro, 2016 at 9:00
Bom dia. Com muitas horas de atraso,
inteiramente de acordo com as declarações de BdC.
Um apelo à união e, em meu entender, uma clara melhoria em termos comunicacionais.
SL
3 Setembro, 2016 at 10:25
Grande presidente ☺
3 Setembro, 2016 at 17:54
BdC, a continuar neste registo, passa a merecer os maiores elogios em vez de críticas em relação à forma como faz a Comunicação. Esteve muito bem aqui como tem estado ultimamente
3 Setembro, 2016 at 0:34
Cherba desculpa este off, se assim entenderes num tópico sobre as listas da UEFA coloca está curiosidade :
” As águias não conseguiram formar a lista de 8 atletas porque têm apenas três via clube ”
“Um facto curioso é que Nélson Semedo não é um jogador formado no clube. O lateral chegou em 2013/14”
A melhor formação só dubai
3 Setembro, 2016 at 0:48
Ó Pedro Miguel estás a ofender a memória do inzébio e a renegar a super estrutura.
Então não se vê o projeto da formação do seixal, com a construção de edifícios e mais edifícios e mais uma bancada, perdão estava a perder-me no raciocínio, a aposta na equipa A de atletas made in dubai, tipo andré gomes (espera este também não é seixal), que até já alinham nos maiores dos maiores da europa (toda a gente sabe que os maiores são o: slv, o Monaco, o Sevilha, o milan, Wolverhampton, o zenit e o maior de todos o Valencia), recuperando a ideia Saponic, Zivkoc, Celis, Benitez, epá são tantos que até lhes perco a conta.
Agora a sério, salva-se o Bernardo e mais ninguém, o resto tem que nascer 10 vezes.
3 Setembro, 2016 at 0:59
Blasfémia Blasfémia
O quisto o quisto
3 Setembro, 2016 at 0:50
Desculpem o off mas eu quero ver o Boavista na segunda … nada contra o Boavista mas aquele golo sofrido pelo guarda redes do Boavista no final do jogo contra os bostas tirou-nos o campeonato
3 Setembro, 2016 at 0:51
Fartinho de ver putas sérias….
3 Setembro, 2016 at 0:59
Possivelmente podem descer na secretaria e nunca mais têm força para chegar ao escalão máximo. Ao carnide, se o processo judicial for bem defendido, pode-lhes ser imputada responsabilidade e dolo, desta vez com inteção e perderem o último título.
3 Setembro, 2016 at 8:49
Esquece. Boavista seria sempre o visado…
3 Setembro, 2016 at 0:58
Onde Porco ou Gatunos metem a mão é sempre para estragar porque sempre trazem na manga qualquer coisa que os possa beneficiar por fora, com efeitos lá dentro.
Um Play-Off com uma final à melhor de cinco tem, para Porqueiros e Gatunos o seguinte inconveniente: – É impossível arranjar cinco pares de árbitros que joguem na equipe deles em cinco jogos seguidos. Não há, não acontece, porque não podem ser sempre os mesmos árbitros. Por isso, num campeonato organizado da forma estabelecida é muito mais fácil em determinados jogos inclinarem “arbitral e arbitrariamente o campo a favo r deles e inclusive em jogos nos quais não participam mas, em que participam adversários directos seus, inclinar da mesma forma o campo contra os seus adversários.
De onde é que isto vem? Vem da falta de valores e de critérios vem do princípio da subordinação dos “fins” aos “meios” Vem de se reconhecerem inferiores mas quererem ganhar de qualquer forma nem que seja pelo recurso à corrupção do sistema de arbitragem para que funcione em quaisquer circunstâncias a seu favor.
Há muitos anos atrás, quando dias da Cunha andava de braço dado com Pinto da Bosta, convencido que apoiando-o recolhia algumas migalhas, caídas da mesa do Don Corleoni mas, andava era a ser encavado todos os dias (da cunha, com e sem ela), chegou a contar-se a seguinte piada:
O Sporting tinha a equipe de futebol recheada de jogadores de raça negra, Já não me lembro quantos eram mas, eram muitos, sete ou oito, ou talvez mesmo nove. O Sporting andava também a perder jogos consecutivamente, umas vezes por culpa própria, como é natural que aconteça mas, na maior parte das vezes porque era roubado escandalosamente, o que também nos não admira nada. Nessa altura os árbitros gamavam nos nossos jogos para dar ao Porco. Eram uma espécie de Robin Hoods do Norte, tiravam aos ricos para dar aos pobres. Era essa a imagem que o Pinto da Bosta fazia passar. Mas, voltando à anedota. o Dias da Cunha estava no gabinete quando toca o telefone. Atende e diz: es-es-tou? Era o Pinto da Bosta que estava a telefonar para lhe dizer: – Ó António, disse-te para comprares “os pretos” mas, não eram esses, são os outros”. Nessa época, os árbitros apitavam sempre de preto pois, ainda não estavam na moda as cores amaricadas da Benetoni.
Eles têm vindo a perder poder, assim como o Gatunos mas, ainda desfrutam de muito mais poder informal que nós. Temos de estar muito atentos e denunciar tudo o que cheire a esturro nas arbitragens pois, é o único modo que temos de virar o tabuleiro contra os Porqueiros no Andebol e contra o Gatunos no Hóquei e no Futsal. Atenção, intensa atenção é o modo de assistirmos aos jogos, sejam de futebol, sejam das modalidades. Eles são ladrões por natureza e não se ensaiam nada em roubar desde que isso nos exclua e lhes dê o título porque isso é aquilo em que estão intensamente treinados e de que não conseguem dispensar. Que filhos da puta, porra!
3 Setembro, 2016 at 2:39
A Mamona foi ao maluco beleza, desliguem a net aos depravados 🙂
3 Setembro, 2016 at 6:59
Mais off:
a propósito daquilo que andam a dizer sobre nós:
http://www.uefa.com/uefachampionsleague/news/newsid=2400411.html
a propósito do nugget do Bessa: é impressão minha ou trocado em miúdos isso querer dizer que esse pato era afinal dos orcs e estava Proibido de os defrontar pelo Regulamento? Se assim for, tem de haver sanção para AMBOS. Espero que o Sporting faça imediatamente todas as diligências formais para apurar este caso, até às últimas consequências.
3 Setembro, 2016 at 8:51
A responsabilidade é 100% do Farense pois só o Farense podia tomar a decisão de fazer alinhar o jogador, ou não. O Gatunos objectivamente, não racha lenha nessa matéria e lava daí as suas mãos. Nem sequer tem competência para intervir, não tem qualquer obrigação de alertar o árbitro, nada.
O que tem de ser investigado é aquilo que o Farense ganhou com esse facto pois, aquilo que perdeu, tem um preço e esse preço foi pago. Em vez de perguntarmos onde está o Wally temos de saber:
1. Que mala foi entregue ao Farense;
2. Quanto ia dentro da mala;
3. Que destino deu o Farense ao dinheiro:
4. Quem lhe entregou a mala,
5. Porque razão fez o Farense um acordo que, objectivamente tinha consciência de o ir prejudicar gravemente.
A questão é de corrupção activa e passiva. Consequentemente é um caso que tem de ser objecto de investigação pela PJ de Faro.
Houve contas do Farense pagas por terceiros?
Quem foram esses terceiros benfeitores?
Uma vez estabelecido esse link (ordenados, fornecedores, liquidação de dívidas em processo executivo com penhora, etc)
O Presidente do Farense tem de ser detido e interrogado, à boa maneira da PJ.
O Benfica tem muito dinheiro para encher malas. Milhões! Milhões resultantes da lavagem de dinheiro da droga através dos Clubes fantasma do Paraguai e do Brasil, da compra de jogadores que não tem de pagar, jogam um mesito na B e desaparecem mas, jogadores, cujo pagamento, consta das contas que apresenta. Depois recebe a”MALA” com o estorno e fica com guita disponível para a corrupção activa de agentes do futebol (Vitópreira, árbitros, clubes). Tem andado nisto insistente e sistematicamente ao longo dos últimos 10 anos.
Por exemplo o Mendilhões tem 4 milhões de euros para lavar. vende um jogador Paraguaio ao Gatunos que, não lhe custou nada e cobra-lhes 4 Milhões. Dá por recebidos 4 milhões, emite recibo e fica logo com essa guita lavadinha e a cheirar a sabão azul e branco. Por outro lado, o Gatunos tem 4 milhões colombianos para lavar. vende um jogador da treta que é engraxador de rua em S. Paulo ao Brasa por 4 Milhões e dá entrada da massa que vem na mala do mendilhões passando recibo ao gatunos. No meio disto tudo há comissões para todos e fica tudo feliz. Os pseudo jogadores vão vender artigos de desporto para lojas na terra deles e recebem umas massas por fora para comprarem um carrito usado lá no sítio. Entretanto, viajaram, conheceram o Seixal, ganharam um ordenado que nunca tinham sonhado ganhar durante 6 meses (para aí 1000€/mês) tiveram cama mesa e roupa lavada, transportaram uns pacotitos de pó branco numa visita de combóio a Coimbra, ganharam mais umas massas e ficaram com a viagem documentada fotograficamente para manterem a boca fechada e não irem dentro. É uma alegria. Quem lhes cai em cima????? Só se for a puta que os pariu porque não vejo mais ninguém.
Como se prova isto?
Interrogatórios, mais interrogatórios e mais interrogatórios. É assim, desde que alguém esteja disposto a interrogar até estalar um maxilar!
3 Setembro, 2016 at 9:05
Off… ou então não:
https://blogsportugal.com/
Vejam bem quem está na liderança…
Outrora avençado… hoje passas ao babado.
@cherba
3 Setembro, 2016 at 10:26
Parabéns Cherba.
Parabéns Tasqueiros.
Viva o nosso grande amor, capaz de tudo.
SL
3 Setembro, 2016 at 10:47
Obrigado e parabéns Cherba, sendo que estendo os parabéns a todos os tas queiras, bravo pessoal!!!
3 Setembro, 2016 at 10:48
*Tasqueiros (o corrector automático tem destas coisas)
3 Setembro, 2016 at 11:04
E já agora? Tasqueiros e Tasqueiras…
3 Setembro, 2016 at 11:13
🙂
3 Setembro, 2016 at 11:25
E quem não é da tasca.
Vai pó Record!
Lá lá lá lá lá lá
3 Setembro, 2016 at 10:43
Bom dia tasqueiros!
Depois da noite louca de 4a para 5a esta tasca estava a precisar de ser arejada! Mas tb ja deu para perceber que o dono deve sofrer de “garotice” pois ela está sempre aberta! 🙂
Parabens a todos que fazem desta tasca, uma tasca muito especial.
Claro que, se esta tasca tivesse outra cor… Seria reconhecida no Dubai como a melhor tasca do mundo!
SL
3 Setembro, 2016 at 19:31
Gostei dessa observação no final 😉
3 Setembro, 2016 at 14:05
https://www.youtube.com/watch?v=1pQaLqZJVzA&list=RDyh-QNg4D9GI&index=10
Aproximação ao “Sporting e os seus inimigos”
3 Setembro, 2016 at 17:56
Espero um grande campeonato e uma grande época desta equipa de andebol.