Malta, isto vai ser rápido, que vocês estão com falta de tempo.
Scouting. Andamos a falar tanto de scouting aqui na Tasca que parecemos aqueles hipocondríacos de volta dos medicamentos, com medo dos efeitos secundários.
Vamos lá ver: precisamos de um génio do scouting para contratar internacionais A do Brasil, da Argentina, da Sérvia, da Grécia, da Bélgica ou da Holanda? Estou a falar de gente que já está na selecção principal do seu país, ou seja, na montra, na elite, no quintal dos famosos. Precisamos mesmo? Não chega ter a Sport TV na televisão lá de casa?
E para contratar excedentários do Real Madrid, do Barcelona, do Chelsea, do Atlético de Madrid, faz falta aquele scouting mesmo, mesmo bom, assim tipo as gajas de Ermesinde? Ou para estar em cima das revelações do Corinthians e do Boca Juniors, precisamos de scouting? Não basta uma antena satélite como a do GAG?
É que é isto que o Benfica tem feito, desde 2009. Reforçar-se com internacionais A, os topos de gama, que já jogavam nas selecções principais dos seus países. Ou que vieram dos maiores clubes do mundo. Atenção: estou a falar dos gajos que realmente contam, ou seja, aqueles que se fixaram no onze titular, nomeadamente com Jorge Jesus. Esqueçam, portanto, todos os outros nomes que também custaram dinheiro ao Vieira, mas entram directamente na categoria lixo.
Querem exemplos de bom scouting? Em sete anos consigo encontrar 6. Mas, como imaginam, neste período o Benfica contratou centenas de jogadores. Os eleitos: David Luiz, que veio da série C brasileira; Di Maria, mas já era campeão mundial sub-20 pela Argentina e titular no campeão Rosário Central; Bruno César, mas já era a revelação do Brasileirão pelo Corinthians; Oblak, contratado na Eslovénia; Siqueira, que andava pelo Granada; Talisca, descoberto no Bahia.
Também temos o Emerson e o Melgarejo, perfeitos desconhecidos à chegada do Lille e do Paraguai, mas, por outro lado, são o Emerson e o Melgarejo. Se estão a pensar no Cardozo, já era internacional A. E também o Enzo Perez. E o Ramires. E já agora o Markovic. Se estão a pensar no Matic, veio do Chelsea. O Nolito foi comprado ao Barcelona e o Rodrigo ao Real Madrid, tal como o Javi Garcia.
Entretanto falta-me tempo, tal como a vocês, mas suspeito que este exercício, aplicado aos plantéis do Porto, nos leva a resultados semelhantes. Daí a conclusão: o scouting do Sporting é mau? Não sei, se calhar é, de facto têm chegado demasiados coxos, mas, no final do dia, o segredo está na massa, que é como quem diz no investimento. Ou, mais correctamente, na capacidade para investir, que tem sido muito diferente quando se fala de Sporting, Benfica e Porto.
Acredito que este mercado absolutamente histórico mudou as regras do jogo. Dito isto, scouting para quê? Para descobrirmos mais slimanis, claro. Para comprar menos e comprar melhor, algo que realmente o Sporting precisa. Já agora: pérolas da academia + investimento em topos de gama + slimanis. É assim que vejo a construção dos próximos plantéis em Alvalade.
ESCRITO POR kovacevic
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
7 Setembro, 2016 at 12:58
Entao temos slimani e carrillo contra cao d’agua, patanisca, dimaria e bruno cesar.
Nao vejo grandes diferenças de mérito nos scoutings dos dois. Afinal o nosso excelso mister já encontrou alguma coisinha (bem) feita quando chegou a alvalade
7 Setembro, 2016 at 13:13
Estou pouco me lixando para as glinhas e respectivo parceiro porco. O nosso scouting tem sido péssimo!! Basta verificar o resultado da venda de jogadores que não vieram da formação. Miserável e não foi por falta de investimento.
7 Setembro, 2016 at 13:19
Claro, Slimani vendido por 30 + 5 milhões é um fracasso de todo o tamanho!!!
7 Setembro, 2016 at 13:26
Slimani é uma anomalia dentro de um padrão miserável. É a excepção que confirma a regra.
7 Setembro, 2016 at 13:56
Montero: compra 2M venda 5M
Naldo: compra 2,5M venda 3,75M
Naby-Sar: compra 1M venda 2M
Shikabala: compra 190 mil venda 570 mil
Fonte: Transfermarket
Que padrão miserável…
7 Setembro, 2016 at 14:04
Sarr????
Ah bom, pq deu 1M de lucro é positivo. O facto de ser um enterra é irrelevante.
Heldon
Matias Perez
Sambinha
Cissé
Andre Geraldes
Vitor
Magrao
Piris
Wender
Rabia
Gazela
Drame
Gauld, rosell, slavchev e outros não entram, porque o JJ ainda lhes vai pegar e fazer deles jogadores.
8 Setembro, 2016 at 7:54
O Ever estava a falar de vendas “miseraveis”de jogadores que não são da nossa formação, eu só demonstrei que tivemos lucro até com flops…
7 Setembro, 2016 at 14:04
Cuidado com as enormes vendas…
Não adianta desconversar, temos tido vendas de merda e ainda bem que o presidente até isso começou a mudar,está cada vez melhor 🙂
7 Setembro, 2016 at 14:16
Sei que parece estranho, pois esteve para acabar, mas o SCP já existia antes de BdC.
Hildebrand, Stojkovic, Gil Baiano, Marian Had, Néné, Rodriguez, Balajic, Boulahrouz, Pranjic e Joãozinho. Farnerud, Gerson Magrão, Carlos Miguel, Angulo, Hanuch, Julian Kmet, Robaina, Elias, Mahon, Cristiano, Fumo, Missé-Missé, Vitali Kutuzov, Milan Purovic, Manoel, Pongolle, Mota, Bojinov, Spehar, Tello, Cissé…
Podia continuar a tarde toda.
7 Setembro, 2016 at 14:56
Conta me lá onde queres chegar?!
Vai direito ao assunto… Com tanto nome perdi me!
7 Setembro, 2016 at 15:18
O nosso “scouting” tem variado entre o muito fraco e o péssimo. É uma área onde se pode melhorar imenso.
7 Setembro, 2016 at 15:39
Tiuí, Mexer, Carlos Bueno, Joao Alves, Kirovski…
Mas também Liedson, Acosta, Marius Niculae, André Cruz, Facundo Quiroga…
7 Setembro, 2016 at 13:15
Deves pensar que scouting é ver jogos na TV. Ou mesmo ao vivo.
7 Setembro, 2016 at 13:26
um bom scounting tinha-se evitado o gauld e o slavchev..
7 Setembro, 2016 at 13:58
O Gauld ainda não o descarto, agora o Slavchev já não acredito muito nele.
De qualquer maneira eu gostava de saber qual é o departamento de Scouting de qualquer clube do mundo que acerta sempre?
7 Setembro, 2016 at 14:07
O Slavchev foi, em teoria uma boa compra….na pratica não!
7 Setembro, 2016 at 15:01
O slachev, o gauld foram más compras, ainda para se tiveres em conta o ano em que se realizam.
Havia pouco dinheiro para investir, mas se somares….. slachev, rabia, gauld, sacko, sarr, etc…. se calhares chegas aos 10 milhões ou ficas perto disso e com esse montante mais valia “arriscar” em 2 / 3 jogadores com um perfil de risco inferior, porque risco vai existir sempre a não ser que estejas a contratar o Cristiano Ronaldo.
8 Setembro, 2016 at 7:59
Por essa lógica nunca terias contratado o Slimani.
Nunca se vai acertar sempre, mas fico satisfeito se num pacote de 10 milhões tiver sempre um slimani com slachev, rabia, gauld, sacko, sarr.
1 que vai valer 30 milhões (+ retorno desportivo) + 6 de onde terás no minimo o mesmo retorno financeiro a mim parece-me bom investimento.
É claro que se podermos evitar os 6 “tiros ao lado” tanto melhor, mas investimento comporta sempre um risco, senão não seria investimento
7 Setembro, 2016 at 14:35
… e o Rosell, e o Dramé… e mais uma série deles…
7 Setembro, 2016 at 13:31
Um “scouting” eficaz é fundamental para um Clube como o SCP, que se vê obrigado a “comprar pouco, barato, e bem”.
Uma das alterações positivas que se verificou foi a de a Equipe Técnica passar a ter “peso” nestas decisões.
É óbvio que “erros de casting” existiram, existem e continuarão a existir. Ninguém é infalível.
Mas, no SCP, estes “erros de casting” acabam por sair caros, uma vez atenta a situação económica do Clube (casos mais notáveis, dentre os mais recentes, Gauld e Slavchev).
SL
7 Setembro, 2016 at 13:32
O meu comentário é constituído por imagens, já que falo demais e escrevo ainda mais. Por isso, para mudar o rumo das coisas, já que uma imagem vale mais que mil palavras, aqui fica o que penso ser verdadeiramente importante que continue deste modo para termos sempre aquilo que de melhor há no Mundo no nosso plantel A.
https://www.youtube.com/watch?v=AeGXSTXXctg
7 Setembro, 2016 at 13:41
O scouting tem sido bom?
De todas as contratações feitas pré-JJ, quantos estão no plantel?
Jefferson, Paulo Oliveira, Jug (+-)
Slimani não está porque foi (bem) vendido
Até o treinador, na sua entrevista, diz o que pensa dos jogadores que encontrou, e dispensou
7 Setembro, 2016 at 13:45
Nao percebo como podes incluir um campeão mundial sub 21 nos grandes actos de scouting.
Aproveito para fazer um semi off tópico:
Para mim onde o Sporting devia gastar uma bela fatia do orçamento era na scouting da formação. Sempre fomos melhores, temos história e infraestruturas decentes. É sempre bom ver chegar um campbel ou bas doost (estou ansioso para ver o holandês jogar!) mas ninguém me tira o entusiasmo de ver os nossos putos aparecerem. Infelizmente este ano nenhum me encantou especialmente (que saudades de ver um quaresma, ronaldo, simao ou até mesmo hugo viana aparecerem no jogo de apresentação a partir tudo)… Não sei se nos próximos anos teremos melhor sorte. O presidente que vendeu jogadores para pagar luz conseguiu o maior crime de todos, desfazer uma equipa de sucesso na academia. Por isso devíamos aproveitar uma boa fatia do lucro do Joao Mario (simbólico vir da formação) para ganhar novamente uma rede de prospecao e uma formação impar. O nosso scouting tem de ser isso! Prefiro pagar bem a gajo para conhecer bem miúdos habilidosos em viana do castelo do que pagar a gajo para ver jogos da terceira divisão brasileira…
SL
7 Setembro, 2016 at 17:45
Já agora, sabes o que este Presidente tem feito a este respeito?
7 Setembro, 2016 at 17:52
Já ouvi dizer que é um objectivo recuperar o Scouting em Portugal.
Tens mais info sobre isto?
7 Setembro, 2016 at 13:59
Desculpem mais este off mas depois dos últimos posts e de ter falado sobre ele no meu ultimo comentário descobri que godinho lopes tinha uma coisa positiva:
Era uma merda de um presidente mas um alicerce para a sanidade mental do cacifo/tasca.
SL
7 Setembro, 2016 at 14:48
Isso é porque estavam todos de acordo que ele era mesmo uma grande merda 🙂 eheheheh
7 Setembro, 2016 at 15:07
É o que muitos cromos mereciam… É por isso tivemos tanta merda à frente do nosso Sporting … Porque temos ainda muito vincada na nossa matriz portuguesa e tacanha e provinciana, de atacar os nossos e achar que o que vem de fora é que é bom. … Ou se os que estão no poder é porque fazem parte do círculo de amigo dos poderosos então é porque é bom.
Ou … Bom bom é mesmo o Don Sebastião!
Quando alguém é de facto bom… Para os Tugas… O melhor é deitar a baixo!!!… Para que assim não fiquem tão expostas as deficiências de cada qual.
Não é JJ e Bruno?
O País é à escala da nossa ambição como povo!
7 Setembro, 2016 at 14:58
E o resumo do post é
—-> “Como podem ver os lampiões também se fartam de comprar entulho”
Lá está a velha questão de que o que interessa é comparar com os lampiões!
Eu quero que os lampiões de fodam!!
E não é por os lampiões também terem “torrado” muito dinheiro em entulho que eu fico contente.
Nas diversas participações já colocaram o nome de muito lixo contratado…. e ai temos lixo com TODAS as Direções.
Não foi por acaso que o JJ chegou e disse “que é isto?”
E não é por em alguns casos “teoricamente” não ter perdido dinheiro que deixam de ser maus negócios.
Exemplo —> Sarr / Shikabala. Ai e tal compramo por X, mas vendemos por X+Y. Nessas contas de merceeiro falta considerar os salários dos rapazes, prémios de assinatura e comissões. Mas se calhar foram uns gajos porreiros e recebiam conforme o rendimentos, ou seja….0
7 Setembro, 2016 at 15:09
“E o resumo do post é
—-> “Como podem ver os lampiões também se fartam de comprar entulho”
Lá está a velha questão de que o que interessa é comparar com os lampiões!”
Caro Ricardo Coração de Leão,
Aproveito esta trecho do seu post para pedir o seguinte esclarecimento:
Talvez seja uma coisa “lisboeta”, não sei (sou Minhoto, desde que comecei a acompanhar o futebol – início década de 80 – sempre vi o SCP como tendo DOIS adversários), mas não compreendo muito bem aquilo que me parece ser uma verdadeira obsessão com os milhafres.
Não se consegue ver um post na Tasca que não tenha comentários sobre os milhafres e/ou comparações SCP/milhafres e/ou insultos aos milhafres.
Isto NÃO me parece, decididamente, competição natural e salutar pelo “domínio” do futebol português.
Que se passa?
a) Complexo de inferioridade?
b) Inveja?
c) Vontade de maldizer?
d) Outro (se sim, qual)?
NOTA: Não pretendo ser inflamatório. Obviamente, se vamos discutir neste espaço e SCP e, por inerência, o fenómeno desportivo português é inevitável falar-se dos milhafres. Assim como dos andrades. Mas a contínua insistência em se falar dos milhafres deixa-me verdadeiramente perplexo.
SL
7 Setembro, 2016 at 17:30
+1 .
É factual, sou de Aveiro, talvez seja mesmo um problema regional ou da metrópole de Lisboa!?
Não, aprendi a ter o habito de ler apenas as noticias referentes ao meu clube. Informação dos rivais tenho sobretudo quando estou com amigos rivais.
Mas posso dizer que estes mesmos meus amigos sabem em primeiro das noticias do grande Sporting que dos seus clubes.
Estamos a andar bem portanto!
Acho que temos de olhar mais para nós unicamente, o benfica e o porto não são exemplos, exemplos são clubes como o Dortmud.
É uma perseguiçãoao William depois do jogo de ontem. Que se fazer ??
-nada, eles que falem sozinhos, vejo por vezes sportinguistas a descerem ao mesmo nivel para defender o Sporting.
Sporting defendemos nós todos os fim de semana, no estadio, no sofa, no cafe quando entramos em campo. E como disse JJ 50.000 lugares não vão ser suficientes.
Abc camaradas
7 Setembro, 2016 at 15:19
Será que ouvi bem? Será que ouvi o Incompetente Santos que armou mal a equipe, sacudir a água de cima do capote para cima dos jogadores? Será que ouvi bem?
Este gajo que sabia que a Suíça é o nosso principal adversário nesta fase de qualificação, que só se apura uma equipe directamente para o campeonato do mundo, em vez de pôr a jogar a equipe que venceu a França, com o meio campo do Sporting da época passada, se pôs a inventar ao serviço do “Mendilhões”, chupámos dois na pá porque o Bernardo Silva e o João Moutinho não defenderam, não fecharam como deviam, em apoio aos laterais, já que a Suíça só atacava com perigo pelos corredores laterais?
Viram o Incompetente sabujo do Medes/Vieira a culpar os jogadores? Os campeões Europeus SÃO UMA EQUIPE IMATURA? Olhem-me para este filha de uma ganda puta! Só ele é culpado por ser burro e sabujo. Mais ninguém.
7 Setembro, 2016 at 15:20
Ricardo, o resumo do post é: sem dinheiro não há scouting que nos valha.
Não neste nível em que estamos agora.
7 Setembro, 2016 at 15:43
A questão é que tens por exemplo a ano do Sarr, gauld, Sacko, Slachev em que basicamente gastas 10 milhões (ou perto disso) em lixo.
Se o Scouting fosse bom em vez de comprar um camião de jogadores em que a probabilidade de sucesso era superbaixa…. comprava-se menos gastando o mesmo, mas em jogadores em que a probabilidade de sucesso seria maior.
O Scouting caso tenha qualidade…. adapta-se sempre ao dinheiro disponível.
E acertar sempre….ninguém acerta, pois um jogador pode ter potencial e na realidade chegar cá e não render.
Pegando em contratações recente….
“teoricamente” o Bas Dost é de baixo risco… e deverá corresponder, mas só poderemos confirmar em Maio .
Por contra…. face ao historial…. o André é de “alto risco”, mas até pode surpreender e ser o Goleador.
7 Setembro, 2016 at 15:55
Ou não se contrata…
Se sabem que a probabilidade de encontrar ouro a custo da uva mijona é perto de nulo, mais vale ficar quieto.
Ainda mais quando há jogadores da formação.
Ou é para fazer a diferença, ou não vale a pena.
E é aqui que coisa bate: um Slimani ou um Montero (ou aquele Leonardo Ruiz) são boas apostas porque não há pontas de lança de jeito na formação. Não percebo a utilidade de ir buscar jovens centrais como Sarr ou Rabia quando há Tobias, Semedo, Paulo Oliveira. Ou de ir buscar o clone escocês do Iuri. Ou de ir buscar extremos quando a Academia já tem (supostamente) matéria para fazer evoluir.
Já nem entro pela manifesta falta de qualidade de alguns elementos, como Cisse ou Geraldes, porque pronto…
7 Setembro, 2016 at 15:56
As contratações que na teoria são boas e não correm bem, enquadro no grupo em que “acontece… faz parte deste negócio”.
O que me fode são aquelas que à partida estão condenadas… ou de muito difícil sucesso.
Eu quero sempre acreditar que vai aparecer um Balakov… e que vamos ter mais Slimanis.
7 Setembro, 2016 at 16:07
CAríssmo
Só para não dizerem que o pessoal fala mal desta direcção e no tempo dos croquetes é que era bom, um exemplo: Pedro Silva.
Acompanhei ao vivo esse enorme jogador em diversas partidas, e era claro o que ali estava. Um tipo que defendia mal, avançava no terreno e demorava uma eternidade para voltar, pesado, lento. Tecnicamente não era mau, tinha um bom remate, mas os defeitos físicos liquidavam todo o virtuosismo técnico, que nem era nada de especial.
Quem é que ali viu um defesa direito à altura dos pergaminhos do Sporting? Sério, eu gostaria de ler o relatório do scouter que aconselhou a sua contratação, para aferir das múltiplas qualidades que nunca consegui visionar.
7 Setembro, 2016 at 17:32
Não digas isso que nos jogos olímpicos seria ouro no lançamento da medalha…
7 Setembro, 2016 at 15:46
pois eu cá achava que o “socuting” do carnide era o catálogo do Jorge Mendes… mas se calhar estou errada…
7 Setembro, 2016 at 17:27
Ora bem.
7 Setembro, 2016 at 15:54
Temos um historial de bradar aos céus no que respeita a contratações feitas por esse mundo fora. Dá para brincar com isso, mesmo não tendo piada nenhuma.
Caguei nas comparações, se outros fazem ou não. Problema deles.
É uma lista enorme (tanto entulho)… Ao longo dos anos, imagino a quantidade de dinheiro desperdiçado só em comissões. Falo desde sempre, não especifico apenas o período recente onde o treinador era MS.
Ah e tal, faz parte do negócio… muitos são jovens… há azar em algumas contratações… pois. Ou o scouting lá fora é feito como deve ser, mesmo gastando mais algum em massa humana, ou então não vale a pena. Para aqueles que falhamos… aparecem alguns que valem desportivamente (ajudam nos títulos) e mais tarde resultam em grandes negócios.
Mas onde eu queria chegar era ao scouting em Portugal. Outrora fomos donos e senhores desta área, depois fomos ultrapassados. Ou porque algum do “know how” rumou a outras paragens, ou porque os rivais aparecem aos pais dos miudos com mundos e fundos e nós não conseguimos acompanhar.
Era aqui que investia. Os putos espalhados pelo nosso país. Acredito que não seja fácil, mas sempre fez parte do nosso ADN.
Mesmo admitindo que os grandes negócios sejam com os sul americanos, que pretendem fazer do nosso país uma ponte para Espanha ou Uk.
7 Setembro, 2016 at 17:47
Temos condições para servir de viveiro a talentos sul americanos sub19, com histórico de internacionalizações nas camadas jovens, para desenvolver e posteriormente vender (após os 23) para o 1.º mercado. Bruno Paulista seria um bom exemplo, por metade do preço.
7 Setembro, 2016 at 16:22
Slimani foi uma exceção (e que exceção…) num scouting que tem sido quase sempre miseravel em varias direções… esta última teve um ano muito mau no ano do Marco em que praticamemte todas as contratacões foram ao lado , salvando-se o emprestimo do Nani. Na primeira epoca esteve bem e com parcos recursos e depois melhorou tambem. Mas convem ver bem que só geramos mais valias se para alem de jogadores experientes continuarmos a apostar em jovens valiosos (de preferencia da formação só devendo vir de fora se forem mesmo mais-valias). Claro que se falhará sempre. O Slavchev por exemplo foi recomendado pelo Balakov… mas que não se arrisque em jogadores que à partida já se sabe que vão ser problematicos. Nem nós nem ninguem tem varinhas de condão que regenerem esse tipo de jogadores… claramente o scouting é uma área a melhorar.
7 Setembro, 2016 at 16:28
scouting é chegar primeiro que os outros aos jogadores que ainda ninguém conhece…
e depois ter uma boa capacidade de desenvolver os jogadores.
credenciados, titulares de equipas grandes são muito caros e como se vêm os casos do Joel e o Markovic, não os podemos comprar.
7 Setembro, 2016 at 16:48
Falando em scouting… Alguém conhece o costa marfinense de 18 anos que está a jogar na equipa do Santini (campeonato francês)? Craque!!! Quem puder que o siga…
7 Setembro, 2016 at 17:53
Nome?
7 Setembro, 2016 at 22:28
(Yann) Karamoh número 7 do Caen.
Leram aqui primeiro… É craque!
7 Setembro, 2016 at 18:02
Yann Karamoh, nascido na costa do marfim, 18 anos.
Internacional FRANCÊS em todos os escalões.
7 Setembro, 2016 at 22:29
Pois não sabia que já era internacional francês… É aproveitar enquanto está barato para o ir buscar!
7 Setembro, 2016 at 18:43
Boas, para falar em scouting, temos que abordar em varios prismas.
1- e muito importante ter uma rede de olheiros competentes, para chegar primeiro aos jogadores com potencial. Para assim ter mais hipoteses de contratar, e a um preco mais em conta.
2- convem ter uma lista o mais vasta possivel, para colmatar qualquer saida.
3- o scouting tem que ter em atencao, as caracteristicas dos jogadores a contratar. Por exemplo, uma equipa como o sporting nao pode ter centrais lentos, pois jogamos com muito espaco nas costas da defesa. Outro exemplo uma equipa que jogue em contra ataque, nao deve jogar com um pl mais fixo e pouco movel pois acaba por ser menos1
4- por fim , as vezes um jogador pode nao render em determinada equipa, mas um treinador conhecendo o jogador. Acaba por o adaptar a outra posicao, ou ate a disposicao tactica da equipa e as suas dinamicas levar a que o jogador renda mais.
Por isso e que, um bom treinador e pago a peso de ouro.
7 Setembro, 2016 at 20:50
1) Não concordo muito com as comparações mas acho os exemplos pertinentes e para pensar…
2) Quem é o responsável atual pelo scouting? JJ !? É preciso alguém que perceba e viva futebol sem ser o treinador.
3) Ultimamente temos feito contratações desnecessárias e a desperdiçar €€€
4) Não me importo de ter um emprestado por ano de um colosso mesmo que não exista opção de compra ou não seja acessível.
5) Seria interessante os sócios também poderem comunicar com o clima sobre este assunto (eu nem precisava de receber comissão 😀 )
6) Ainda me lembro de há uns tempos o Sadio Mané ser sugerido no blogue SVPN ao Sporting…
7) Porque é que não temos lateral esquerdo ou não fomos buscar o Jonathan???
PS: Escrevi à pressa se não perceberem provavelmente o culpado sou eu 😀
8 Setembro, 2016 at 0:48
Eu acho que ha dois tipos de scouting, na formacao em que deve ser tipo uma rede de pesca em que andamos em todos os campos de portugal, a tentar apanhar o maximo de talento possivel e escolher o melhor.
Depois ha a equipa profissional, em que para mim a funcao do scouting e mais de auxiliar o treinador. Compilando uma lista de jogadores e das qualidades e defeitos dos mesmos, mas depois cabe ao treinador escolher quem quer,afinal de contas ele e que vai para a rua se as coisas correrem mal.
Ultima adenda, o primeiro criterio deve ser procurar primeiro em casa e so depois procurar fora.
8 Setembro, 2016 at 15:06
Há que ter em conta que as contas são mais do que aqui apresentam: por cada 10 Jogadores (número hipotético) há um ou outro que compensa o valor investido nesses dez. Mas os restantes 7, 8 ou 9 jogadores vão ocupar o lugar de alguém (excepto o ciani, esse ficou cá em short-term rental), sobretudo o espaço de jogadores da formação. E ainda há comissões e salários pelo meio.
Exemplo: André Martins. Odiado e amado enquanto jogador, respeitado por todos enquanto sportinguista. Ninguém me convence que ele foi muito mal aproveitado no Sporting. Podia ter saído com outro historial e com dinheiro em caixa. A gestão de carreiras de jogadores é também outra coisa que precisamos de melhorar imenso, porque entre Gerson Magrão a Aquilani ou Elias, o André foi um recurso com muito potencial que desperdiçámos. E atenção, sou a favor da concorrência entre jogadores de forma a elevar o nível, mas há outras formas de gerar receitas. O mesmo se poderia ter dito das somas que poderíamos ter feito com o Veloso, Moutinho e o Djaló, ou mais recentemente com o Mané e o Adrien. Este último pode dividir mais os sportinguistas, mas para mim é claro que haverá muito pouca probabilidade de voltarmos a receber uma oferta destes valores pelo nosso Capitão, e ao mesmo tempo tenho a certeza que se há alguém que me deixa tranquilo que seria capaz de encontrar solução para esta venda seria o JJ. Entre Elias, Esgaio, Paulista, Wallison e porque não o próprio Gauld ou Matheus (sim consigo-o ver a jogar no meio) seriam opções mais que suficientes para garantir a transição. Mas adiante, o Adrien ficou e vou continuar a adorar vê-lo em campo.
O que me leva ao último ponto: precisamos de duas coisas essenciais. A primeira é voltarmos a ganhar a dianteira no scouting doméstico – é aqui onde o Sporting se dá melhor e onde pode gerar mais facilmente a sua própria sustentabilidade. A segunda é olharmos o que as federações espanhola e alemã fizeram (e que em parte Portugal fez com Queiroz no final dos anos 80 e inícios de 90) de finais de 90/2000 para cá: criar uma estrutura profissional de Jogadores e Treinadores de formação com uma identidade e filosofia própria e que seja adaptada não apenas ao ADN do Sporting mas também à realidade dos campeonatos portugueses. Precisamos de voltar a ter os melhores treinadores de formação, e que todos os escalões consigam ensinar os jogadores a jogar em diferentes estilos e posições consoante o que se pretende que a equipa principal seja. Precisamos e podemos aprender muito com o Arsenal, o Barcelona e o Dortmund, só para dar alguns exemplos. Precisamos de colaborações com outros clubes nacionais e internacionais em diferentes níveis (vêem me à cabeça Setúbal, Académica, Leiria, Beira Mar, Cercle Brugge, clubes de segundas divisões espanholas, inglesas e alemãs seria mel) para que os leõezinhos se façam leãozões!
Desculpem, é raro comentar mas quando comento é sempre um testamento
8 Setembro, 2016 at 15:09
Desculpem, queria dizer que ninguém me convence que ele (André Martins) NÃO foi mal aproveitado…