Pode parecer estranho afirmá-lo depois de uma derrota, mas a exibição do Sporting em casa do campeão europeu é daquelas que deve ser recordada durante muito tempo. Não sei se com Jorge Jesus no banco até final o resultado seria mesmo outro (e, atenção, a expulsão do técnico leonino é mais um “preciosismo” do árbitro com uma dualidade de critérios gritante e caseira, nomeadamente na amostragem de cartões amarelos), mas sei que o que fizemos no Bernabéu merecia outro desfecho.
Porque a verdade é que, desde o primeiro minuto, o Sporting foi mais equipa do que o Madrid. Jesus montou uma teia quase perfeita a meio-campo, desviando Bruno César para o apoio directo a Adrien e pedindo a Ruiz para ser um falso extremo esquerdo que surgia várias vezes junto a Bas Dost. Na defesa, a ordem era para não jogar tão subida, encurtando as possibilidades do adversário fazer o que mais gosta: jogar em profundidade. E do papel para o relvado, a táctica resultou em pleno, com Modric sem espaço para pensar e com Ronaldo e Bale a passarem mais tempo a atirarem-se para o chão e a pedirem faltas imaginárias do que a jogar à bola.
Isso e muito fizeram os nossos. Gelson calou quem dizia que o puto chegaria a um palco destes e tremeria. Não só não tremeu como foi uma seta sempre apontada à área adversária, colocando a cabeça em água a Marcelo, acertando na baliza sempre que rematava ou fazendo cruzamentos a cheirar a golo, sem esquecer a disciplina táctica no plano defensivo. E se o miúdo foi figura maior, Bruno César e Coates foram a guarda de honra. O brasileiro, autor de um golaço, é um dos destaques da equipa neste arranque de época e jogando ao meio empresta ao nosso futebol uma fantástica capacidade de pensar rápido e de fazer passes de ruptura. Quanto ao uruguaio, meteu no bolso Benzema e parecia estar em todo o lado onde fosse necessário (aquele corte de carrinho dentro da área, sobre Ronaldo, é impressionante).
Depois, a equipa. Toda ela. Um bloco quase perfeito, com uma personalidade de deixar qualquer adepto de sorriso rasgado. Bola no pé, sem medo e com propósito. William a baixar, centrais a abrir, laterais a subir, pressão alta, Adrien e Bryan Ruiz a contemporizar quando assim tem que ser, a defesa com uma tranquilidade assinalável (ainda me rio quando recordo o atraso de cabeça de João Pereira num momento de pressão adversária) e um Leão a dizer com voz grossa “venham atrás da bola se quiserem que se vocês são o Madrid nós somos o Sporting!” (e, já agora, olhem para bancada e escutem os nossos, aqueles que se fazem escutar onde que que seja!).
Sim, tudo isto merecia outro desfecho. Merecia que o voo de Patrício desviasse a bola rematada por Ronaldo e que ela não teimasse em bater no poste e em entrar. Merecia que a mais gritante falta de concentração colectiva, aos 94, não fosse castigada com um segundo golo. Mas faz parte da regra do jogo que ele só termine quando o árbitro apita. Tal como as substituições servem para alterar o que se passa no relvado e a verdade é que nesse capítulo a vantagem foi para os espanhóis. A saída de Gelson permitiu aos brancos irem subindo cada vez mais no terreno e Elias não conseguiu ser o tampão que Adrien estava a ser (até porque Bruno César já não tinha o gás que tinha tido). Fica, também, a ideia que Campbell deveria ter entrado uns dez minutos mais cedo, assim que se percebeu que o adversário estava a crescer e nós estávamos a recuar, além de que Bryan e Dost tinham desaparecido da partida.
E com tudo isto, no espaço de cinco minutos, viajámos do céu ao inferno. Pelo meio, ficou a certeza de estarmos a construir uma grande equipa e de que este Sporting tem futebol para dar e vender. O futebol que, domingo à noite, terá que voltar a aparecer em Vila do Conde.
15 Setembro, 2016 at 13:33
A maquina a funcionar em dia de SCP:
Colossos ingleses de olho em jogadores das águias
10:19 – 15-09-2016
15 Setembro, 2016 at 13:36
Se assim é fico feliz… quero que os nossos fiquem por muito tempo 😀
15 Setembro, 2016 at 14:11
Eu dispenso colossos ingleses de olho nos jogadores do Sporting…
16 Setembro, 2016 at 14:56
Isso é tudo noticias ‘plantadas’ pelos avençados da ‘lavandaria do Mendes e Cª Lda’…
15 Setembro, 2016 at 13:59
Apesar de estar bastante chateado tenho que ter memória!
Há 4 épocas atrás tivemos a pior classificação de sempre (7 lugar) em 110 anos de história…
Hoje estou chateado porque perdi pela diferença mínima na casa do actual campeão europeu, q tem um orçamento q não é comparável e q foi considerado o melhor clube de futebol do século XX!
Bem haja presidente BdC!
SL
15 Setembro, 2016 at 14:08
Exato… como as coisas mudarão… mas estou como tu prefiro ficar chateado por perder (de forma injusta) em margem mínima com o actual campeão europeu.
Muitos antes do jogo só não queriam perder de goleada e ficariam felizes.
15 Setembro, 2016 at 14:06
FDP do Ronaldo… Pró C******
Merda
Puta de sorte
15 Setembro, 2016 at 14:07
Hoje só o Valium me anima…
15 Setembro, 2016 at 14:22
Hoje nem um serralheiro me resolve o dia… E bem preciso de um!
#putadedia
15 Setembro, 2016 at 14:07
Em 94(?) fomos a madrid, fizemos um jogão…enviámos 3 bolas ao poste. Perdemos 1-0.
Em Lisboa, já no final, Juskowiak envia a bola ao poste e a bola atravessa toda a baliza junto á linha…Cadete a olhar para a bola n teve reacção nenhuma.
Ontem ao ver o cruzamento de Gelson para Dost lembrei-me desse lance…teve medo de sujar os calçoês?!?!?
15 Setembro, 2016 at 14:21
Para mim não há jogo mais demolidor que aquele que nos podia ter levado à final da taça Uefa.
Meia final com o inter de Klinsmann, Brehme e Lothar Mathaus.
Incrivel como empatámos aquele jogo a zeros. Incrivel, incrivel… para depois perder por 2-0 contra uma equipa a quem não ficamos a dever nada!
15 Setembro, 2016 at 14:39
A nossa sina na Europa é sempre esta, raramente temos a estrelinha da sorte no nosso lado.
Lembro-me do jogo com o Wolfburgo há 2 anos em que podiamos bem ter ganho por 3 e acabámos empatados a 0
A última vez que a estrelinha esteve connosco foi em Alkmaar…para depois nos lixar na final da Uefa…aquela bola ao poste do Rogério que podia dar o 2-2, dá o 1-3 para os russos
15 Setembro, 2016 at 14:59
Contra o City tivemos estrelinha nos últimos minutos. Mas mesmo assim íamos sendo varridos. Com alguma sorte podíamos ter ido à final, pois fomos superiores ao Bilbau.
15 Setembro, 2016 at 15:14
Fomos anjinhos com o Bilbau, aquele golo do Llorente com centrais de outro nivel não acontecia.
Mas também te digo, da maneira que estava o Atlético nesse ano, com o Falcao a marcar em quase todos os jogos, se fossemos á final perdiamos na mesma. Lembra-te que o Bilbau levou 4 nessa final.
16 Setembro, 2016 at 14:58
Ainda tenho o bilhete desse jogo guardado…
O Oceano falhou 2 golos nesse jogo… Mas o Oceano era uma locomotiva, por vezes descontrolada…
15 Setembro, 2016 at 14:42
Ontem chamou-me a atenção este comentário:
RUI
14 Setembro, 2016 at 22:40
Estamos todos fodidos por têr perdido nos últimos segundos no Barnabeu…só mostra que , finalmente , estamos TODOS no bom caminho. Sporting a voltar a sêr Sporting … andou-se muitos anos a brincar ao Sporting e nós adeptos tivemos a nossa cota de culpa também.
Só posso tàr orgulhoso com esta mudança de mentalidade da nação Leonina.
Real , champions , golos nos últimos segundos já se torna um hábito…coitado do Semeone.
E destaco esta parte: “…só mostra que , finalmente , estamos TODOS no bom caminho. Sporting a voltar a sêr Sporting … andou-se muitos anos a brincar ao Sporting e nós adeptos tivemos a nossa cota de culpa também.
Só posso tàr orgulhoso com esta mudança de mentalidade da nação Leonina.”
Eu assumo a culpa que me cabe no que toca ao “deixar andar” e à credulidade dada a quem não a mereceu!
Saudações Leoninas
15 Setembro, 2016 at 15:31
Depois de uma noite mal dormida, só agora consigo escrever algumas linhas. Fizemos uma excelente exibição, estivemos tão perto do sonho: estar a ganhar por 1-0 aos 89′ e depois acabar por perder o jogo é amargo demais. O futebol tem destas coisas. Aquele caralho que no Europeu não acertou o filho da puta dum livre, ontem aos 89′ minutos aponta um livre de forma superior. O grande Rui ainda fez uma defesa soberba mas a bola teimou em bater na parte de dentro do poste e entrou. Temi pelo pior, mas a equipa até se aguentou nos 3, 4 minutos seguintes. Já estava a aceitar o empate, afinal empatar em casa do Real Madrid num jogo de Champions é um grande resultado, quando na última jogada do encontro perdemos o jogo. Foda-se, não quis sequer ouvir comentários, para mim tinha acabado.
Estou farto de vitórias morais, quero titulos. Fizemos um grande jogo, fizemos 0 pontos. Espero que este valente murro no estomago não tenha efeitos negativos para domingo. A jogar assim somos campeões. E nós temos de ser campeões.
15 Setembro, 2016 at 15:36
Nos comentários dos jornais espanhóis há uma choradeira assinalável dos patéticos de Manzanares: querem o Mestre, pós Simeone. Logo que se confirme que estaremos na Europa em Fevereiro, eu tentaria prolongar-lhe o contrato por mais um ano. Pelo que jogámos ontem, superiorizarmo-nos a espanhóis e alemães no confronto directo é mais plausível do que parecia. Não duvido do treinador: sem a expulsão, ninguém, nem o boi, nos teria tirado pelo menos um ponto.
15 Setembro, 2016 at 17:59
Mas o contrato não é de 3 anos?
15 Setembro, 2016 at 21:07
É (já foi prolongado por um). O que eu sugiro é ainda mais um, até aos 65 anos do J. Pensa no Gelson e no Semedo (ou no B. Ruiz e no B. César). Não é o dinheiro mais mal gasto da história do Sporting… SL
15 Setembro, 2016 at 15:38
Eu fui o tal que comprou os bilhetes para o sitio errado do estádio. estava a 20 metros da affición do RM. Devo dizer que fomos super bem recebidos e gritámos como em Alvalade!!!
A entrada foi sem espinhas, eu entrei com a verde e branca cheio de orgulho!
Muito bonito ver Madrid de Verde e Branco:)
O resultado? Safoda, fomos grandes! grandes a sério.
Eles só perguntavam: “quem é o 77???”
SL
15 Setembro, 2016 at 15:54
Grande Saiote!!! Ainda bem que correu tudo bem prós teus lados. Pena o resultado. Mas a exibição e o ambiente em Madrid foi inesquecível e esse ninguém nos tira.
SL
15 Setembro, 2016 at 16:09
Ficámos a ver-vos ao longe, o espectáculo foi bonito!
quando foi o golo do chuta-chuta, o hooligan tuga do lado entornou um copo de agua por cima dos espanhois, tal o entusiasmo. Um espanhol gritou: “calma, es solo agua!!!!” e desatou a bancada toda a rir:)
Estamos todos de parabéns. Valeu a pena a viagem!
15 Setembro, 2016 at 16:35
Também fiquei longe dos nossos mas no sector onde estava os nossos eram quase metade!
Os adeptos do Real eram de facto muito tolerantes… mas também muito fraquinhos a apoiar a sua equipa!
15 Setembro, 2016 at 17:10
Sabes que metade deles eram turistas japoneses:)
15 Setembro, 2016 at 17:31
estava preocupada contigo então foste para lado dos malucos 🙂
15 Setembro, 2016 at 17:45
sim, estava lá mesmo encostado. os gajos fazem muito barulho:) mas nós cantamos melhor!
15 Setembro, 2016 at 15:41
E publico isto à parte porque obviamente o merece: os Adeptos Sportinguistas deram um recital memorável em casa do actual campeão. Pobres drampiões, quando quiserem explicações sobre a nossa diferença, perguntem aos madrilenos. Muitos de nós ficaram sem voz mas conseguimos ser ainda melhores do que a equipa no estádio. Próxima paragem, Vila do Conde. SL
15 Setembro, 2016 at 15:50
No final, muitos adeptos do Madrid a darem-nos os parabéns!
Gostava de ver se tivessem perdido, mas estou convencido que seria igual.
A auto estrada Madrid-Lisboa parecia um comboio de Alta Velocidade tuga:)
15 Setembro, 2016 at 16:40
Uma loucura. Gostava de ter números oficiais, que claro são impossíveis de quantificar. Mas acredito que seriam 10 mil no minimo
15 Setembro, 2016 at 16:42
Pensamentos após o jogo :
– Tive que ir comprar aquela camisola porque é qualquer coisa de fenomenal!
– Daqui a 2-3 anos estamos a lutar pela champions se tudo continuar a correr como esta
– Bas Dost tem que chegar 1 segundo mais cedo a cada cruzamento, só ontem eram dois lances de golo que tinham resolvido a questão.
– Gelson a continuar assim pro ano bate o recorde da venda do J. Mario
e agora siga para Domingo!
15 Setembro, 2016 at 18:05
Mas o contrato não é de 3 anos?
Quanto a Gelson… “NOT for sale” !!!
15 Setembro, 2016 at 17:06
Não vou escrever sobre ontem.
Já tudo foi dito (e provavelmente melhor do que eu o faria).
Deixo-vos só com uma ideia:
O Sporting agiganta-se, meus amigos.
Continuemos nós a fazer o nosso papel que do lado do clube estão a fazer o dele.
SL.
15 Setembro, 2016 at 19:31
Jorge Jesus: «Daqui a uns meses os 50 mil lugares no estádio não chegam»
15 Setembro, 2016 at 17:24
Acredito nesta equipa, no staff, no presidente, nos adeptos, nos jogadores. Ontem todos demonstraram com todas as forças, o orgulho e a raça do Sporting. Ainda acrescento, durante o jogo, lembrei me com muitas saudades o grande SLIMANI.
Ontem com ele em campo, o resultado talvez fosse outro.
Bu mats
15 Setembro, 2016 at 17:45
hoje não consigo falar.
parabéns a todos presentes em madrid.
15 Setembro, 2016 at 18:06
alguem tem link para os diarios desportivos? queria ver o que dizem hoje…
15 Setembro, 2016 at 19:01
Hoje, mais a frio mas ainda com alguma azia acho acima de tudo deixámos não só uma imagem como uma marca! Dentro de campo como grande equipa e apinhada de talento e fora de campo como adeptos extraordinários! Na Europa, particularmente em Espanha, quem não conhecia ficou a conhecer seja por experiência própria seja pelos relatos! Agora temos a responsabilidade de assegurar que essas marcas ficam gravadas profundamente tendo iguais performances nos próximos jogos!
15 Setembro, 2016 at 19:37
O Mourinho está a levar…!!
SL
15 Setembro, 2016 at 20:13
Depois de terem passado 24 horas do início do jogo.
A minha convicção que íamos ganhar 1-0
Foi por água abaixo, devido a um livre superiormente marcado de uma falta inexistente.
A minha convicção estava certa, porque ainda não é imune a batotas.
Mas quando o árbitro apitou … Percebi que já éramos!
As substituições, também levaram a que este erro viesse a acontecer.
Quando vi o número 3 para entrar… Tive a plena convicção e disse a quem estava ao meu lado, ” um tiro nos pés!”
Mas a nao falta que originou a expulsão de JJ … É também outro erro provocado pelo Cableireiro. Aqui a equipa de apoio ao JJ tem de começar a fazer lhe a cabeça para ter mais calma. Porque o Italiano, deveria saber de olhos fechados, como é fácil por o JJ a esbracejar e a caminho das bancadas.
Agora são estes detalhes que podem no futuro, sendo evitadas, que as minhas convicções fiquem mais perto de baterem certo e o Sporting passe a ter os resultados consonantes com a sua real valia.
Jogamos … ( a espaços )… Muito à bola!
15 Setembro, 2016 at 20:20
Estava convicto de que podíamos ganhar.
Daí ter escrito antes do jogo que não me agradava muito o que se andava a escrever aqui sobre “garra”, “comer a relva”, como se fossemos uns coitadinhos em busca de umas migalhas.
O Sporting tinha de mostrar aquilo que mostrou, organização, classe, calibre, pedigree.
Recuso-me a aceitar um Sporting a pensar pequeno.
Nunca vi o Sporting assim. Onde entramos é com o sentido de vencer, seja quem for.
O Sporting que eu vi e quero ver é aquele tem um estilo de jogo bonito, com bola no chão e bom toque de bola.
É esse o estilo de jogo do Sporting, sempre o foi.
Esforço, Dedicação, Devoção e Glória
15 Setembro, 2016 at 20:26
De acordo!
Mas nem toda a gente aqui jactaria tem a capacidade de ler futebol e ficam muito agarrados a estórias e a estatísticas.
Futebol é o momento é este é o nosso!
15 Setembro, 2016 at 20:23
Olho hoje para o Braga e vejo onde nós andávamos ainda à dois anos a lutar taco a taco com este futebol fraquito…
A qualidade do nosso futebol disparou realmente para outro campeonato!
15 Setembro, 2016 at 20:24
Ainda não me passou a azia….. 🙁
Tão perto que estivemos. Temos que ir à bruxa.
15 Setembro, 2016 at 20:27
Em Vila do Conde há lá umas boas! 🙂
15 Setembro, 2016 at 21:04
+1 🙁
15 Setembro, 2016 at 22:44
A azia vai passando… devagar.
Só vai terminar com a indiscutível vitória que vamos conseguir em Vila do Conde! 🙂
15 Setembro, 2016 at 23:55
A azia vai passar em Novembro quando ganharmos ao Real Madrid em Alvalade e no final dessa jornada (a 5ª) tivermos 10 pontos, faltando depois a visita ao Legia 🙂
16 Setembro, 2016 at 9:57
Este homem está certo nas contas.
13 pontos
PODEM ESCREVER
16 Setembro, 2016 at 18:10
Isso quer dizer que o Alemães têm entre 3 ou 9 pontos
Arriscávamos a ficar em primeiros do grupo.
Acho que o mais importante é ganhar em vila do conde este fim de semana.
16 Setembro, 2016 at 18:15
Isso quer dizer que ganhamos os nossos jogos em casa e empatamos na Alemanha.
Depois é ir a Varsóvia já com 10 pontos…. ganhar e acabar com 13 🙂