Já sabemos como é Jorge Jesus. Quando um jogador parece não funcionar numa posição, a imprensa insiste na história e os adeptos pedem a alteração, são mais as vezes o treinador leonino insistirá que a sua opção técnica é a certa. Os casos são imensos, principalmente na amaldiçoada lateral esquerda, mas a experiência também nos leva a concluir que insistir até final da época na mesma tecla só nos levará ao desespero a cada onze oficial que sair.
E, por isso, será com naturalidade que veremos Bruno César ser o titular na defesa esquerda durante grande parte dos jogos para o campeonato e enfiado lá para a frente sempre que o jogo for de alto risco.
Ainda assim, o mais amador jogador de FM sabe que, nos primeiros jogos, promover alterações profundas na equipa é sinónimo de empate ou derrota. As rotações ao longo da época são aconselháveis e motivo de aplauso, nesta fase em que nos encontramos o mais seguro é mesmo… jogar pelo seguro, e fazer alinhar as pedras fundamentais sempre. Porque estão rotinadas, porque sabem o que fazer, porque são os melhores jogadores disponíveis num grupo extenso.
Jesus sempre foi perito em compreender este conceito. Há quem diga que até o fez, durante muito tempo em exagero, causando lesões de esforço em parte dos atletas principais. Mas no Sporting parece ter alguma tendência de ir rodando a equipa em momentos que lhe parecem de pouco risco. O problema é que no futebol, cada vez mais, não existem momentos de pouco risco. Nem contra o Tondela, nem contra o Real Madrid, muito menos contra o Rio Ave em Vila do Conde (equipa contra a qual não fazemos 6 pontos numa temporada há muitos anos).
Perder pontos contra o Estoril seria o princípio de uma crise que dispensamos num campeonato que queremos disputar até final. Pela distância pontual que significaria, pela diminuição da confiança da equipa e pelo clássico desmoralizar de adeptos que se verifica nestas alturas. Como tal, para amanhã, acerta-te Jesus. É só colocares em campo os homens que mais merecem a tua confiança, os mais talentosos, os mais rotinados, os que mais-aquilo-que-te-apetecer. Aqueles que, para ti, te darão a garantia de vitória. Depois vais ajustando dentro daquilo que o jogo te pede (antes dos 89′ se for possível).
Bas Dost tem de jogar, Gelson tem de jogar, William, Adrien, Coates, Semedo. O onze base que já está na cabeça de Jorge Jesus há muito e que decidiu alterar para um jogo que não contava perder, nem sequer empatar. O caminho é longo, os adeptos marcam presença, os jogadores estão comprometidos e em bom momento de forma. Alvalade não espera menos que uma vitória, dê por onde der, até que o João Capela (cof cof cof) apite e mande tudo para o banho.
Acerta-te Jesus. Apenas tens de fazer o que sabes para ser campeão. Para já, não fujas desse caminho. Para a frente, vamos vendo.
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
22 Setembro, 2016 at 17:59
Só dependemos de nós e, na impossibilidade de fazermos 102 pontos, há que tentar fazer 99.
22 Setembro, 2016 at 18:04
Infelizmente já não chegaremos à centena de pontos. 😀
Mas podemos fazer ainda 99. O que implicará que os bois apenas poderão fazer 94.
22 Setembro, 2016 at 18:13
Se fizermos 99 eles só podem fazer 93.
22 Setembro, 2016 at 18:36
94. 102-6-2=94
23 Setembro, 2016 at 14:11
Tão perto… Já empataram com Setúbal: 92.
22 Setembro, 2016 at 18:10
Quando li o título, ainda pensei vagamente que fosse sobre o outro potencial mais melhor bom extremo português do futuro. Vocês sabem: o novo joguete das Lavandarias Mendilhões! 😀
Em relação ao texto, tudo muito bem dito. Mas nós sabemos bem que, certo ou errado, o nosso Jota não deixa que ninguém lhe diga o que deve ou não fazer com o plantel. Portanto, sabendo isto, é lidar e, acima de tudo, apoiar do princípio ao fim da joga. Depois, se tivermos que apontar o que quer que seja, apontemos. Mas sempre, sempre com a consciência que o Jota é sempre mais teimoso que todos nós juntos! 🙂
22 Setembro, 2016 at 18:36
Jesus na sala de imprensa.
http://ontvfree2.me/ver/sporting-tv-online
22 Setembro, 2016 at 18:38
Estou aqui para falar do jogo do Estoril.
22 Setembro, 2016 at 18:42
CMTV a falar de Capela e a meter nojo.
22 Setembro, 2016 at 18:44
Cara Maria Ribeiro,
Após o desastre com o Rio Ave, não me parece haver risco de o nosso treinador inventar novamente.
Para mim, a única dúvida é a de quem acompanha o Bas Dost no ataque…
SL
22 Setembro, 2016 at 19:13
Nao ha risco? Vai uma apostinha? 😀
22 Setembro, 2016 at 19:19
Caro Bala78,
Vale! 🙂
Para mim, é questão se joga o Bryan Ruiz no apoio ao Bas Dost (com Bruno César na esquerda) ou o Alan Ruiz (com BCésar a DE). Não vejo mais grande coisa…
SL
23 Setembro, 2016 at 9:25
nao me referia a este jogo. provavelmente nao vai inventar. mas “inventanço” é coisa que seguramente nao vai faltar esta época
22 Setembro, 2016 at 18:46
Nuno Luz armado em parvo.
22 Setembro, 2016 at 18:54
Mas levou boa resposta.
22 Setembro, 2016 at 18:55
não é esse o seu estado natural?
22 Setembro, 2016 at 19:37
Armado em parvo não, é parvo mesmo.
22 Setembro, 2016 at 21:01
Possivelmente estaria “a tentar” disfarçar…!!
SL
22 Setembro, 2016 at 18:57
Boa conferência no global. Como sempre, SIC, CMTV e TVI a tentar meter carvão. Boas perguntas (pelo menos foram sobre o jogo de amanhã e sobre o possível escalonamento da equipa) da RTP e Bola TV.
22 Setembro, 2016 at 21:54
Não é Bola TV é Sportv (ouvi outra vez, pareceu-me na akltura que era a Bola TV, mas corrijo, foi a SportTV).
22 Setembro, 2016 at 18:58
Não há mesmo margem de erro para amanhã!!! Seria complicar muito uma tarefa que já não é fácil…em casa é para ganhar.
Falta saber quem joga a LE se o Marvin ou o B. César para perceber quem vai ser o 11 elemento talvez Campbell ou Ruiz A se o brasileiro for lateral.
22 Setembro, 2016 at 19:13
Off- Topic [Sporting vs Légia]
Alguém com Gamebox na Superior Sul B que não vá ao jogo ou que não se importe de ver o Sporting vs Légia noutra bancada pode me emprestar a Gamebox para esse jogo?
Ou então em última hipótese algum sócio que queira comprar Gamebox para a Superior Sul B e que não se importe de ficar sem ver este jogo…
Quem puder que mande email para mim sff ( [email protected] ) ou responda aqui. Uma vez que estou a trabalhar posso demorar um bocado a responder…
22 Setembro, 2016 at 19:37
Boa posta Maria.
Neste momento também estou com aquele nó na garganta com receio que o Bruno César volte a jogar a LE…
Seja como for acredito que vamos ganhar e vamos recuperar os níveis de confiança perdidos.
Quanto à sua CI de há momentos de JJ… gostei! Não se perdeu em explicações quando o pateta do Nuno Luz perguntou pelo jogo de há 3 anos, e chutou para canto. Perfeito.
À CMtv devia simplesmente de responder ‘sim’ Ou ‘não’ e cortar ao máximo o tempo de antena a esses seres asquerosos.
22 Setembro, 2016 at 19:56
Keep calm and love Jesus.
And give a chance to Jefferson, please.
22 Setembro, 2016 at 20:02
Numa primeira fase da integração, os jogadores fazem tudo certo nos treinos e cometem muitos erros nos jogos. O sistema de jogo de Jorge Jesus, não é fácil de interpretar. É preciso mais que joigadores talentosos para o acerto do passo com o treinador e a equipe já entrosada e habituada a jogar desta maneira cansativa mas eficaz. São precisos jogadores disciplinados mentalmente fortes e capazes de dar o melhor sob pressão. Para aprenderem o sistema os jogadores têm necessariamente de dispôr de ferramentas intelectuais mais complexas que as disponibilizadas pela tabuada.
Foi isso que surpreendeu JJ na chegada ao Sporting: – Os jogadores têm a formação intelectual necessária para entenderem, digerirem e aplicarem a metodologia de jogo JJ. Se nem todos têm o secundário completo muitos terão pelo menos o 11º ano. desenvolveram faculdades intelectuais de raciocínio e visão no espaço que não obtêm a fazer letra desenhada nos dois primeiros anos de escolaridade.
Os jogadores Sul-Americanos, excepção feita, na nossa equipe a Bryan Ruiz (quem viu o documentário sobre a vida dele até chegar ao Sporting?) não têm à sua disposição essas ferramentas e, por isso, a aprendizagem vai ser mais lenta. Eles chegam lá (não estamos a falar de Física Quantica ou de aprender Latim e Grego clássicos) agora, vão demorar e às pasadas de cinco ou seis, em simultâneo, a confusão é generalizada. A mudança de chip da ofensiva para a defensiva, a necessidade de se recolocarem no terreno e de reagirem à perda de bola num ápice é suficiente para, nos primeiros meses, lhes dar cabo dos toutiços.
Estou com a Maria. Espero que o JJ tenha aprendido isso em Vila do Conde. Se não podia jogar com os principais titulares da equipe A, devia ter recorrido à equipe B para preencher alguns lugares, pelo menos. Não sendo possível a táctica teria de ser diferente. Bloco mais junto, menos subido no terreno, trocas de bola para fazer os adversários chegar o mais depressa possível a um nível de elevado desgaste mental e físico sem ameaçarem, contudo, a nossa baliza.
Isso não foi feito. Tem de pensar no assunto e encontrar uma solução pois, vamos receber o Legia e a seguir temos uma visita a Guimarães; depois recebemos os Bosches e a seguir, vamos à Luz. Há que pensar estrategicamente para depois se poder definir a táctica adequada. É tão simples quanto isso mas, para JJ, não é tarefa fácil pois a estratégia planeada por ele é definida em função do sistema táctico que escolheu, ao invés daquilo que devia fazer.
Sendo a nossa estratégia uma estratégia vencedora a táctica é a de assegurar a vitória atacando com o maior números de jogadores possível e não permitir vantagens numéricas ao adversário no nosso meio campo mas, se jogamos em 4x4x2, no momento defensivo temos de concentrar 5 ou 6 jogadores no meio campo e estarmos em vantagem numérica face ao adversário que quer sair a jogar ou que, pura e simplesmente conseguiu recuperar a bola e vem para cima de nós com 3 ou 4 jogadores.
Jota-Jota, acorda rapaz! Queres poupar jogadores poupa mas, assegura a alteração táctica que dê satisfação à estratégia planeada antecipadamente. Queremos “isto”, temos “estas armas” (estratégia) é a fase da avaliação da conciliação de objectivos com os recursos disponíveis. A táctica, o modo de, na prática, usar os recursos para que assegurem a satisfação dos interesses estratégicos, já condicionados por uma exiguidade de recursos, ainda que essa exiguidade seja, apenas, momentânea. O Plano Estratégico adequa-se aos recursos e os recursos têm de ser adequados aos objectivos traçados. Penso que temos tudo isso mas, num desfasamento temporal notório que gradualmente deixará de se verificar.
Jota-Jota, põe-te a pau com os conceitos e não faças mais burricadas.
22 Setembro, 2016 at 20:48
Aqui está a CI de hoje.
Algumas notas:
– Aos 6min vejam bem ao que vem o CM. Temos que por cobro a isto. Não podem continuar assim. Aquilo não é uma pergunta. É uma provocação.
– O fdp do Nuno Luz logo de seguida vem puxar a conversa do limpinho, limpinho e tenta entrar em diálogo com o JJ. Muito bem novamente o press officer que o manda calar.
– A última pergunta parece-me plantada. Dá-me a clara impressão que este jornalista nos fez um jeitinho.
Como ndr só para dizer que desta vez o JJ esteve muito bem.
https://m.youtube.com/watch?v=lmiXMxh7-ZM
23 Setembro, 2016 at 1:17
Obrigado pelo link!
22 Setembro, 2016 at 20:52
Nuno Luz é uma nulidade. Bendito saco de mijo, fizeste mais pela humanidade que muita gente ao longo da História. Foi pena não terem também lá enfiado uma poia, e uma chumbada de pesca.
(Jorge… Jorge? Mas eu conheço-te de onde? Para ti é Dr. Jorge)
Rui Silva… razões familiares. Olalá…
(e parece que o Mbengani foi com ele… lá se foi o título de corta-mato)
22 Setembro, 2016 at 21:14
As razões familiares só podem ter sido $$. Sei de fonte segura e já tinha dito aqui, que na época passada, praticamente todos os atletas do Sporting tinham sido aliciados pelo carnide com ordenados a dobrar. Manuel Damião mais o varista Edi Maia, mais 2 atletas femininas cederam. O Damião foi um favor que nos fizeram porque só dava prejuízo, estava sempre lesionado e o que ganhava de vencimento quase que dava para pagar os ordenados de todos os outros atletas de fundo. Saiu para o carnide, parece que continuou com as lesões e nós fomos novamente campeões de corta-mato.
Este ano devem ter feito o mesmo tipo de abordagem…
22 Setembro, 2016 at 21:04
Para amanhã é apresentar o 11 que de momento dá mais garantias e durante o jogo dar tudo até cair para o lado. O 1º que cair exausto será substituído. Se existir 4º, terá de se levantar e dar tudo até final.
22 Setembro, 2016 at 21:37
Ainda estou a recuperar dos 2 valentes murros no estômago que levei a semana passada. O que eu sei é que os filhos da puta das galinhas já estão lá em cima e mais uma vez por demérito nosso. O jogo de Vila do Conde foi das coisas mais estúpidas que alguma vez tinha assistido no futebol. Como pode uma equipa com a qualidade do SCP ter uma desconcentração de 15 minutos que resultou em 3 golos. Fomos uns anjinhos do caralho e mais uma vez estamos a meter-nos a jeito para os outros nos ultrapassarem. Demérito total nosso de não estarmos em 1º lugar nesta altura no campeonato. Acordem, o que se passou em Vila do Conde foi muito mas mesmo muito mau. Não se admite que aconteça uma 2ª vez.
Amanhã temos forçosamente que ganhar.
22 Setembro, 2016 at 21:55
Caro Vasco,
Não se preocupe. Não vai acontecer uma segunda vez.
SL
22 Setembro, 2016 at 21:49
Apostava em:
Patricio, Pereira, Coates, Semedo, Marvin, William, Adrien, Gelson, Bruno César, Bryan, Bas Dost
22 Setembro, 2016 at 21:57
quer-me parecer que amanha é dia de Elias de inicio…(porque o “outro” gosta de fazer 90 minutos a 100% mas é nos jogos europeus…e assim fica mais “descansadinho” e depois já pode “jogar o jogo “completo em Guimaraes a seguir, em vez de fazer só meia-parte como de costume a seguir a jogos europeus…)
(claro que o outro é o tal que “ama” muito o SCP…desde que nao seja perto da altura das renovacoes…)
22 Setembro, 2016 at 22:42
todos temos o nosso “odiozinho” de estimação, não é?
Z
23 Setembro, 2016 at 5:01
Yep! 🙂
À primeira todos “caiem”, à segunda “caiem” os mais distraídos… à terceira só cai quem quer 🙂
22 Setembro, 2016 at 22:52
Estás a ser injusto, o Adrien deu tudo contra o rio ave
23 Setembro, 2016 at 5:06
Em que época?
Não foi nesta de certeza, vai lá ver a 1a parte e vê se aquilo é dar tudo…
Na 2a parte, deve de ter “levado” nas orelhas e então sim melhorou, mas na 1a parte não lhe “apetece muito,( como de costume a seguir a jogos europeus), não foi o unico, mas é recorrente…
22 Setembro, 2016 at 22:43
o JJ quer continuar a dar minutos ao Markovic e talvez também ao Elias… Talvez jogue o Markovic com o Dost e o Brian poupado para a champions…
Z
22 Setembro, 2016 at 21:58
Parabéns aos tasqueiros RAF77 e Zapater
22 Setembro, 2016 at 23:10
Lá estão vocês já a falar do jogo da champions (que vai ser dificílimo, diga-se). O nosso próximo adversário chama-se Estoril e até às 23h é a equipa mais difícil de bater em todo o mundo.
23 Setembro, 2016 at 0:08
JJ respondeu bem a tudo, baixou a bola é verdade, mas não deixou nada sem resposta.
Não foi o Bruno César que esteve mal, foi o Campbell que não ajudou, parecia um mono, por mim Matheus, na época passada contra o FCP fez um jogão !
O problema é a Champions, todos querem lá estar e alguns deles vieram para jogar no palco da Europa, só que não dá para todos e quando têm que jogar nos Arcos fazem-se de vedetas.
Nesta primeira fase da época, jogadores como Podence ou Iuri ( no campeonato nacional ) seriam mais úteis que Markovic ou Alan Ruiz… estes dois, são jogadores que só vão render mais tarde, depois de Janeiro.
SL
23 Setembro, 2016 at 0:14
Ah pois é!!
Mas o pessoal gosta é das trutas
23 Setembro, 2016 at 7:46
Fodasseee…mais uma capa nojenta da burla….
Isto realmente só vai á Kloppadaaa….
Para vocês (burla,rascord,nojo,cm,dn) não falo…. vocês metem palavras que não são minhas na mesma… !!!
São mesmo cabrões mesquinhos, e arraçados de cão de fila e de filhos da puta!!!
SPORTINGGGGG!!!!!
23 Setembro, 2016 at 10:33
E o Sporting vai jogar! E eu vou ficar, LOUCO DA CABEÇA LÁLÁLÁ LÁ!!!
https://www.youtube.com/watch?v=CfAmgUQ8UMI