«Fogo, pai! Estás só a dizer isso!»
O pai sou eu e isso, ou aquilo, que eu dizia ao ritmo de um vinil riscado era «que grande passe… que grande golo…». William e Bas Dost, com participação activa de André, tinham-me oferecido uma balada (lá está, André) feita com a beleza de um laivo de contrabaixo numa orquestra afinada, finalizada com um riff de guitarra que trouxe Angus Young para Alvalade. A combinação pode parecer estranha, mas o passe de William Carvalho entra para o leque de momentos de antologia e a finalização de Dost é coisa para estancar o ranho de quem chora à semanas pela partida de Slimani.
Esse foi o momento alto de um jogo com uma primeira parte dominadora, mas mastigada, e uma segunda parte com um ritmo que só não fez o Estoril sair vergado de Alvalade com cinco ou seis batatas no bucho porque falhámos golos cantados e porque nos últimos dez minutos tivemos pessoal menos concentrado do que aquele pessoal que joga na praia e que, mesmo sendo na praia, me enerva pela falta de atitude.
Mas mesmo nessa primeira parte mastigada, houve tempo para nota artística. Bryan Ruiz inventou uma forma de colocar a bola em Gelson Maravilha e o puto fez aquilo que faz não sei quantas vezes durante um jogo: ofereceu uma bola de golo. Dost não se fez rogado e voou para um belíssimo cabeceamento certeiro. O mais difícil estava feito de forma mais fácil do que a outra forma que Alan Ruiz tentou para abrir o marcador. O argentino tem um canhão na canhota, mas é capaz de ser demasiado tentar marcar golos quando o círculo de meio-campo ainda lhe faz sombra nos calcanhares. Talvez tenha a ver com o facto de Alan ainda não perceber muito bem onde deve jogar ou de não gostar de jogar demasiado metido na área ou, em última instância, talvez sinta vontade de fazer visitas a Patrício neste jogos em que o Sporting podia jogar com guarda redes avançado (aquele momento, na segunda parte, em que o Rui vem receber a bola fora da área para fazer parte do carrossel que levou a bola do lado direito para o lado esquerdo da defesa, foi claramente um conselho do Dr. Varandas para a circulação sanguínea).
Já estamos na segunda parte? Ok, é melhor. Bem, Gelson Maravilha conseguiu ser ainda mais rápido do que na primeira parte e conseguiu ultrapassar a defesa ainda mais vezes do que na primeira parte (o puto está a jogar tanto que João Pereira se transforma). William Carvalho continuou a fazer uma barbaridade de recuperações (diz que tinha 39 recuperações em 5 jogos nesta Liga e que, ontem, só na primeira parte fez mais 10!). Jefferson continuou a tentar fazer cruzamentos e a não conseguir acertar um (alguém lhe diga que o Slim está em Inglaterra e para ele apontar o radar ao holandês). E Colossus Coates ficou muito sentido quando Moreira se atirou contra ele e foi fazer queixinhas ao árbitro; tão sentido que quase nem festejou o golo de cabeça que arrumou com o jogo.
Com a partida resolvida, o Leão deixou de ter vontade de coçar as feridas a cicatrizar e atirou-se aos canarinhos para encher a barriga. Bastaram três minutos para acontecer aquela obra prima de que já vos falei e que só não repito para vocês não me dizerem o mesmo que a minha filha me disse. Mas digo-vos que o André Filipe (nos anos 80 toda a gente tinha dois nomes próprios e quando nos chamavam pelos dois nomes próprios ou estávamos na chamada da escola ou tínhamos feito cagada da grossa e os olhos dos nossos pais estavam maiores do que o habitual) já estava em campo desde o intervalo e é bem capaz de ter ganho o lugar como principal companhia do Bas Dost, o tal avançado que alguém ousou questionar e que já vai à frente da lista dos melhores marcadores.
Pouco depois o holandês saiu para descansar e Markovic entrou para acelerar. O problema é que, para já, o sérvio só acelera para a frente… mas, vá, sejamos capazes de aplaudir o lado bom e a bela assistência para o golo de André que não foi golo porque aquele central marreco com nome de cerveja alemã fez um dos cortes mais fantásticos da sua vida (a propósito de cortes fantásticos, que beleza de desarme fez Ruben Semedo, dentro da área, sobre aquele Paulo Henrique que já foi um goleador antes de ter ido para a China entrar em combates ilegais de wrestling).
Logo a seguir, Jesus deu descanso a Adrien e lançou Elias. William ficou preocupado e, um minuto volvido, tentou mostrar ao regressado que o ritmo de cá não é o do brasileirão: recebeu um passe de Coates à saída da área do Sporting, fez aquela dança em que rodopia sobre si mesmo e cria uma força de ar capaz de afastar todos os adversários e arrancou por ali fora a correr naquele seu estilo em que parece não ir a correr, mas que quando se dá por ele já desmarcou o Marko na direita e está dentro da área a finalizar por cima da barra um golo que ele merecia por tudo e por mais alguma coisa. Pelo meio, Bryan Ruiz percebeu que necessita, urgentemente, de uma sequência de banhos de sal que o limpem do mau olhado que o impede de marcar golos, mesmo quando os quase 42 mil adeptos presentes em Alvalade já estão a gritar golo.
E com tanto golo falhado e 3-0 no marcador, o ritmo baixou. O Estoril foi lá abaixo e, no primeiro remate à baliza, marcou. Depois voltaria a marcar, no segundo remate à baliza. Uma pessoa fica irritada, mesmo que pelo meio William voltasse a ir por ali fora, metesse em Bryan Ruiz e este cruzasse para André desviar à ponta-de-lança. É que um gajo gosta de goleadas, não de meias goleadas. Mesmo que estas cheguem e sobrem para ganhar e preparar descansadamente o próximo jogo da Champions.
24 Setembro, 2016 at 19:00
Pronto…
“Está encontrado” o vencedor do encontro…!!
Este jogador é fabuloso…!!
http://4.bp.blogspot.com/-viAiGqvSYCI/Uew1O8qUhbI/AAAAAAAAAk4/H_UPgeouCh0/s1600/images+vaca.jpg
SL
24 Setembro, 2016 at 19:10
2 bolas ao poste na mesma jogada e falhanço de baliza aberta…
o chaves não acerta na fechadura.
24 Setembro, 2016 at 19:10
A unica diferença desta primeira parte para Vila do Conde foram as bolas que entraram.
#vacalampiónicanoseumelhor
A surpresa é o jogo da mala não ter chegado ainda a Chaves. Espero que não chegue no intervalo. Não vou ver a segunda parte…
24 Setembro, 2016 at 19:18
Juro que nunca vi tanta vaca na minha vida, NÃO JOGAM UM CU ESTES LAMPIOÕES DE MERDA!!!
Isto vai ter de acabar um dia com uns morteiros de BAS DOST!
24 Setembro, 2016 at 19:33
Estes caralhos dos lampiolhos ainda vão ganhar este jogo com um golo ás 3 tabelas!!
Vaqueiros!!!
24 Setembro, 2016 at 19:42
Nao jogam um crl estes gajos mao conseguem sempre arranjar maneira de ganhar, impressionante.
24 Setembro, 2016 at 19:43
Já se previa esta merda… enfim…
24 Setembro, 2016 at 19:44
Caro(a)s Tasqueiro(a)s…
Depois de mais uma boa vitória do nosso Sporting Clube de Portugal nada como recordar o que, na minha óptica, tem sido um fraco desempenho da equipa a defender … Em 6 jornadas 6 golos sofridos… Tudo bem que apenas em 3 dos 6 jogos disputados na Liga sofremos golos, mas … sofrer 1 golo com o porto acho normal, agora sofrer 3 com o rio ave e 2 ontem com o estoril??????
O maior problema surge nos atacantes e na forma como ou não pressionaram os adversários ou perderam a bola… Contudo, se ontem, até foram falhas dos jogadores do meio campo no 1º golo e do jefferson no 2º, já no rio ave… Foi um descalabro em 15 minutos… E ressalvo isto porque já em Madrid, perdemos uma oportunidade única de escrever a ouro mais uma gloriosa página da nossa incrivelmente rica história.
No entanto, depois de muito pesquisar, eis que encontrei algumas peças que constituem o “fechar do puzzle” sobre aquela ‘debacle’ em Vila do Conde… Além de que o Rio Ave é, sem qualquer dúvida umas das 7 ou 8 melhores equipas em Portugal nos últimos 6 ou 7 anos, tendo nas suas fileiras jogadores experientes e com qualidade, também não é menos verdade que o Rio Ave, mais ou menos há 6 ou 7 anos também passou a fazer parte da “parceria estratégica” com o tal superagente de jogadores de futebol… O tal que tem sucursais da “lavandaria do Mendes e Cª Lda” em Braga, Rio Ave, benfica… etc, etc… E, não será dificil entender que, muito dificilmente o SCP podia sair vencedor daquela partida… No entanto, houve erros individuais que atenuaram essa ‘jogada de bastidores’… Não serve isto de desculpa, mas tão só como ALERTA.
O clube das galinholas de carnide tem diversos contratos publicitários onde, se não estiver em 1º lugar na tabela classificativa, não recebe importantes quantias de dinheiro… Como tal, dá sempre jeito ter uma, duas, três, ou mais… “parcerias estratégicas”, com alguém que tem uma ‘lavandaria’ que lava mais branco…
É que o SCP estava a ganhar uma embalagem, sobretudo depois da portentosa exibição no Santiago Barnabeu, que iria ser muito complicado parar… Foi logo no jogo a seguir… Eu já vejo futebol há algumas décadas para perceber como isto é feito…
No entanto, o bom trabalho que está a ser feito em Alvalade está mesmo a assustar esta ganilha toda… Os corruptos do norte andam ‘á beira de um ataque de nervos’… Os de carnide vão disfarçando tudo o que podem, mascarando contas, aldrabando tudo e todos devido aos ‘avençados’ na comunicação social… Mas mesmo assim não nos irão conseguir demover do nosso caminho!
THE ROAD TO GLORY!
Vamos SCP! Contra tudo e contra todos os que nos querem mal!
SL
P.S. – Só para enviar um valente e sonoro LÃPIÕES QUE VÃO PARA A REAL PUTA QUE OS PARIU … A todos os que me tentaram lixar o computador, e que me fez estar quase uma semana sem internet… São os tais que andam camuflados nos sites do rascord, do sapo desporto, da bola, etc… Onde tenho metido ácido sulfúrico com fartura nos comentários que lá tenho deixado…A esses todos, aquilo que a gente sabe…
24 Setembro, 2016 at 19:48
O clube das galinholas de carnide tem diversos contratos publicitários onde, se não estiver em 1º lugar na tabela classificativa, não recebe importantes quantias de dinheiro
Podes dizer onde conseguiste escavar tão importante peça de informação?
24 Setembro, 2016 at 21:54
O Sporting perdeu o jogo por culpa própria não vale a pena criar ilusões nem teorias.
24 Setembro, 2016 at 22:44
Ilusões ou teorias????????????????????????
Deves ter algo parecido com uma prótese mamária dentro da caixa craneana…
É por causa de pensamentos como o deste implante mamário que o SCP chegou onde chegou há 4 anos atrás…
Não vás pedir que te façam uma lobotomia não…
24 Setembro, 2016 at 19:45
Quando só se põe um homem na barreira numa situação daquelas, o resultado estava mesmo à vista!
24 Setembro, 2016 at 19:50
Falhanço do vukcevic!
24 Setembro, 2016 at 19:53
vaca na defesa e bolas paradas no ataque chega
24 Setembro, 2016 at 19:56
tá feito, mais uma vaquita…
24 Setembro, 2016 at 19:57
Nunca vi tanta sorte. Filhos da puta dos lampiões. Nasceram com o cu virado para a lua.
24 Setembro, 2016 at 19:58
E vão 2. Pra semana há mais.
Mais uma bola parada (com ressalto).
Isto vai ser duro
24 Setembro, 2016 at 19:59
Isto não é sorte, é muito esquema mafioso. Aqueles falhanços do Chaves na primeira parte estão ao nível dos do Braguilha na jornada anterior.
Isto não começa a passar dos limites. Isto JÁ passou dos limites! Mas já se sabe que ninguém está interessado em ir até ao fundo das questões. Há empregos e estilos de vida a manter.
24 Setembro, 2016 at 19:59
Cagões Cagões Cagoões!!
Nunca vi disto!!
24 Setembro, 2016 at 20:00
o Benfas é a versão XXI do FeCePe.
Um bom GR, defesas centrais, e um tipo na frente que marque golos.
Jogam pisso, e marcam de bola parada.
Mesmo tendo tarolos como o Guedes ou Horta lá vão ganhando e fazendo figura que jogam bem
24 Setembro, 2016 at 20:04
o Benfas é a versão XXI do FeCePe.
Com a diferença que o FeCePe ainda se esforçava em jogar alguma coisa. O Ceboladas Que Nunca Perde Por Culpa Própria, com um plantel com soluções como nem Jesus teve em seis épocas, consegue meter aquela equipa a jogar como tal!
24 Setembro, 2016 at 20:04
Gostava que alguém me relembre, quando é que nós tivemos uma vaca tão grande, como este cabrões… tem continuamente… é que me irrita profundamente.
Gamanços da APAF são de prever…agora a sorte do jogo, continuamente, fodaseee… irrita e moí !!!
Ontem o Estoril faz 3 remates durante 90 minutos, mete 2 batatas lá dentro….
Portanto digam-me qual a época, qual a sequência de jogos, em que fomos bafejados pela sorte… que eu já não me recordo….
Só me recordo é do contrário…
24 Setembro, 2016 at 20:09
O único jogo desde que à época começou em que tivemos alguma sorte e só ao princípio foi o Marítimo em que eles tiveram 2 oportunidades flagrantes e não entrou nenhuma. De resto não me lembro de mais sorte nenhuma em qualquer dos restantes jogos.
24 Setembro, 2016 at 20:07
Ainda bem que vocês pensam que é só vaca, sorte, cu virado para a Lua, etc. É que eu já perdi a inocência há muito…
24 Setembro, 2016 at 20:30
Como já alguém disse, pela vossa sanidade mental, não vejam os jogos dos rivais. Se eles perderem pontos, melhor, mas não é saudável consumirmo-nos com os jogos dos outros.
O futebol é para ser desfrutado, e por isso ou vejo o Sporting – que adoro – ou bom futebol que posso ver desapaixonadamente. Ver o beifica é ver algo que detesto, por isso evito, e assim também não contribuo para as audiências deles.
Os tipos têm gajos que finalizam bem. Não estão pressionados, pelo contrário são completamente protegidos. Se os adversários não têm a frieza para concretizar as oportunidades que criam só dão confiança aos lampiões e depois quando eles têm oportunidades não perdoam e ganham com naturalidade sem jogar muito. É o estatuto e a calma proporcionada a quem “venceu” os três últimos campeonatos. Algo de que o porto já beneficiou também e entretanto perdeu, porque já não é campeão.
24 Setembro, 2016 at 20:48
Acho que não percebes.
O que me revira as tripas é que a cartelização deste futebolzinho português faz com que, ao Sporting, se exija-repito-exija perfeição. Quando nem sequer em ligas de uma só equipa como a italiana, a alemã, a escocesa, a suíça ou a grega, nem Juve, nem Bayern, nem Celtic, nem Basel ou nem Olympiakos conseguem obter tamanha utopia! Por que raio se haverá de exigir isso ao Sporting?
Bardamerda, pá! Está na hora desta corja ser limpa de uma vez!
24 Setembro, 2016 at 22:21
Concordo inteiramente.
24 Setembro, 2016 at 20:18
Para quem quiser seguir
http://portal.fpa.pt/fap_portal/do?COM=DS;1;111;+PAGE(2000091)+COD_COR_CAIXA()+K-CATEGORIA()+K-ID(149092)+RCNT(1)
Não acho que passe em qq canal tv
24 Setembro, 2016 at 20:37
O carnide consegue sempre o que quer…
24 Setembro, 2016 at 20:38
0-28 no futsal?
Tadinhos dos outros. 🙁
24 Setembro, 2016 at 20:50
Têm de parar de jogar contra benjamins
24 Setembro, 2016 at 21:56
Vamos cilindrar esta época!
A UEFA é já em Outubro!
24 Setembro, 2016 at 21:21
Adorei
24 Setembro, 2016 at 21:36
felizmente o calendário afastou-nos de um dortmund fortíssimo nesta altura…
só dentro de 3 semanas… e até lá, eles estarão mais desgastados.
24 Setembro, 2016 at 21:48
Incrivel como o comentador da tvi35 festeja os golos do enfiq no hóquei …
24 Setembro, 2016 at 22:07
Eu por acaso estou a ver e ele também tem festejado efusivamente os golos do porto.
Neste momento está 13-7 (q jogo maluco)
24 Setembro, 2016 at 22:09
O andebol dá em algum lado? 🙁
24 Setembro, 2016 at 22:15
acho que nao…
so mesmo acompanhando o marcador na net 😛
24 Setembro, 2016 at 22:24
🙁
Já estou a acompanhar aqui :
http://matchcenter.fpa.pt/pt/match/sc-horta-vs-sporting-cp/38588/
24 Setembro, 2016 at 22:19
Porra… pensava que dava…
Onde estás a acompanhar, Nuno?
24 Setembro, 2016 at 22:20
Twitter 🙂
24 Setembro, 2016 at 22:21
santinho
24 Setembro, 2016 at 22:20
http://portal.fpa.pt/fap_portal/do?COM=DS;1;111;+PAGE(2000091)+COD_COR_CAIXA()+K-CATEGORIA()+K-ID(149092)+RCNT(1)
é o que se arranja
24 Setembro, 2016 at 22:28
thanks.
O matchcenter antes acompanhava os jogos com qualidade… agora nem isso.
24 Setembro, 2016 at 22:16
1-3 no andebol
24 Setembro, 2016 at 22:37
8-9
Algum açoriano que esteja a ver que aperte com eles!
24 Setembro, 2016 at 22:55
9-11
intervalo
24 Setembro, 2016 at 23:14
12-17
2a parte
24 Setembro, 2016 at 23:15
13-18