«Às tantas, Hillary Clinton diz a Donald Trump que o facto de ele não tornar pública a sua declaração de rendimentos permite suspeitar que ele não paga impostos. Ele responde: “Isso faz de mim esperto”.
Esperteza nada saloia, esta de não pagar impostos… Foi no debate desta semana entre os dois candidatos à presidência dos Estados Unidos e no dia seguinte lembrei-me deste episódio quando li o texto de Bruno de Carvalho no DN. Porque se o Benfica não mostra as contas consolidadas, podemos suspeitar das razões. O que esconde quem esconde?
Na semana passada aqui falámos dos lucros do Benfica, que sendo muito bons têm latentes um passivo que continua a crescer. Se as contas fossem consolidadas (isto é, de todo o grupo Benfica), seria o passivo maior?
Bruno de Carvalho é muito desembestado, às vezes insuportavelmente desembestado, mas besta não é. As perguntas que faz sobre as contas do Benfica e sobre as relações com o BES/Novo Banco fazem todas sentido – e Bruno tem a legitimidade de ter hoje as contas muito mais transparentes do que antes dele o Sporting tinha. Estas perguntas são aliás feitas pelos jornais há quase três anos sem que Luís Filipe Vieira lhes tenha dado resposta.
Quando Vieira chegou à Luz não havia candeeiro que acendesse: Vale e Azevedo tinha deixado um rasto de cacos. Ninguém lhe tira isso. Mas tira-nos ele a possibilidade de análise completa ao não publicar as contas como o Sporting e o Porto publicam: consolidadas. O Benfica tem os melhores resultados das sociedades anónimas portuguesas. Mas não as mais transparentes.»
Pedro Santos Guerreiro, in Record
29 Setembro, 2016 at 14:32
Desculpa mas este gajo é lampião.
Não é benfiquista.
Benfiquista vou chamar ao primeiro lampião que admitir o trivergonha, o colinho e o estado lampionico.
E que tenha alguma vergonhas dos títulos no n futebol e alguns nas modalidades desta era Vieira.
O título deste post devia ser algo como:
Palavras de um lampião atento
29 Setembro, 2016 at 17:40
Totalmente de acordo.
Até porque, mais uma vez, tem de referir a suposta forma-de-estar do presidente do Sporting o que, para o caso, é absolutamente irrelevante e desnecessário.
Já li coisas deste indivíduo antes e, para mim, o sentimento é igual para todos:
Desprezo e escárnio. São vermes para os quais o respeito é uma palavra desconhecida.
Um Benfiquista (se ainda existirem, de facto) neste momento teria vergonha de se afirmar como tal. Andaria ‘escondido’ por não se rever em nada do que se passa no clube nos últimos 15 ou 20 anos (provavelmente bem mais, mas por comedimento fico-me por aqui).
SL.
29 Setembro, 2016 at 14:34
Mau…
Há muita “coisa a mudar” no panorama futebolistico nacional…!
Mas então…desde quando “se pode” questionar publicamente…”as duvidas” nas contas do benfas…?
“Há qualquer no ar…!”
Querem ver que ainda acabam por descobrir que o “rei vieira vai nun…”…?
E por falar em coisas “esquisitas”…
Digam lá que o seleccionador nacional não tem valentia…!!
Onde estão os jogadores dos galináceos…na selecção nacional…?
SL
29 Setembro, 2016 at 14:58
Pedro Santos Guerreiro: Candidato nº1 ao desemprego.
SL,
29 Setembro, 2016 at 16:38
Ou a vice-presidente de um tacho a criar.
29 Setembro, 2016 at 15:03
Não deixa de ser uma afirmação rara de se ver e que tem alguma relevância tratando-se de um jornalista de economia. No entanto, trata-se de uma “verdade de La Palice”: o Carnide não tem as contas consolidadas, não parece ter interesse em ter, logo qualquer conclusão real sobre a saúde financeira do clube é meramente especulativa. Nada do que diz é particularmente novo ou sequer controverso. Como se deixa subentender, parece claro que escondem alguma coisa.
29 Setembro, 2016 at 15:10
Batem leve, levemente…
Este é um dos primeiros sinais (concretos) do que aí vem.
‘Jornalista’, com tarimba em economia, director do mais influente jornal tuga, vermelho…
Por enquanto é assim: leve, levemente, como quem não quer a coisa…
Faltará pouco para ser forte, fortemente.
E então, o Mário Túlio verá realizado o seu desejo tantas vezes repetido: o benfas na segunda e o Vieira na prisão
SPOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!
29 Setembro, 2016 at 15:11
E no meio disto tudo, a CMVM não exige contas consolidadas a uma entidade cotada em Bolsa.
Se fossemos nós, tínhamos as acções suspensas até apresentar contas consolidadas.
29 Setembro, 2016 at 15:22
É o amigalhaço vermelho, Carlos Tavares.
29 Setembro, 2016 at 15:11
São movimentações normais em tempo de eleições.
Nada mais.
29 Setembro, 2016 at 15:17
Não me parece que o Orelhas venha a ter concorrência. Acredito que este texto não tem outra intenção do que a que foi expressa.
29 Setembro, 2016 at 15:39
Ele é benfiquista?
29 Setembro, 2016 at 15:40
Pensava que não. Mas é um excelente jornalista. E chega.
29 Setembro, 2016 at 15:58
Eu também o considero um excelente jornalista e achava por isso que não era lampião :-).
29 Setembro, 2016 at 16:00
por acaso é …mas é daqueles que já se cansou de comer gelados com a testa
29 Setembro, 2016 at 16:22
A importância deste texto está no facto de ser escrito por Pedro Santos Guerreiro, um dos poucos jornalistas credíveis que hoje temos.
Pode dar-se o caso de lhe faltar tema para a crónica e saiu assim… Ou pode ser uma maneira de dizer em público o que já se fala nos bastidores.
1 Outubro, 2016 at 0:44
É lampião assumido. E sabe muito bem que as contas do Benfica são melhores que as dos rivais em 2015 porque fez vendas de jogadores-Gaitan e Renato-antes de 30 de Junho. Mas ele sabe muito bem que há falta de transparência e aproveitamento até à exaustão do tratamento contabilístico que é dado ás compras e às vendas. Já expliquei isso há tempos porque é que fazem vendas e compras cruzadas a valores altos:antecipam proveitos e diferem custos melhorando os resultados.
29 Setembro, 2016 at 16:20
Mau… acho que vou começar a ver uma fila grande nos centros de emprego… Muito jornalista a ficar desempregado!!!
29 Setembro, 2016 at 16:22
Ainda mais grave do que a falta de transparência e da consolidação, na minha opinião é a forma como os responsáveis, secundados por uma corte de avençados, procuram destacar alguns aspectos que entendem como muito positivos e dessa forma demonstrar que as suas contas são melhores que a dos rivais. (As nossas contas são boas porque outros são piores).
Além disso, nem sequer apresentam as ideias que no mínimo pudessem conduzir a analise para conclusões que os problemas estão identificados e foram ou vão ser tomadas medidas correctivas. Ainda à 2 anos, LFV e bem declarava que os gastos teriam de ser adequados à realidade, que tinham acabado as contratações de milhões e a massa salarial teria de ser reduzida rapidamente. Na pratica assistimos exactamente ao contrario e ainda por cima desta vez não houve declarações, mesmo que falsas a anunciar a necessidade de alterar o rumo.
– Lucro de 22M – Num ano em que realizaram mais de 100M de receitas extraordinárias, 35M na LC e 80M em vendas, transforma sem necessitar de pensar muito, mas muito curto o lucro apresentado.
– Record de facturação, 211M, se considerarmos que mais de metade são receitas extraordinárias identificadas no ponto anterior, estamos perante um record que provavelmente no próximo ano será batido pelo Sporting, basta que às vendas já realizadas de JM e Sli acrescente mais uma venda de milhões.
Só se entende que relevem este aspecto caso já tenham como garantido todos os anos passarem a fase de grupos da LC e a estratégia de todos os anos encontrarem compradores dispostos a pagar muito bem por 2 ou 3 dos seus principais atletas.
– 60% das receitas são provenientes do mercado externo, mas queriam que fossem de onde? Quem compra jogadores, quem paga os prémios da LC, enfim …
– Mencionam um crescimento do activo, mas esquecem de referir que nesse activo encontramos mais de 50M em empréstimos feitos pela SAD às empresas do grupo(SGPS e Clube), mais grave ainda, fazem um aditamento a um contrato de 15M elaborado em 2001 por 40 anos, portanto ainda a 25 anos de terminar, acrescentado mais 40M relativos ao uso pela SAD da marca Benfica. Com isto mantém o valor no activo e o Benfica Clube limpa 40M do seu passivo. Como é possível limpar uma divida assim? O accionista Novo Banco, a CMVM nada tem a dizer?
Imagino só, se fosse a Direcção do Sporting a utilizar uma engenharia destas de forma a aumentar o activo da SAD e a diminuir o passivo do Clube, o que não seria dito e feito diariamente pelos mais improváveis analistas ( Até o Calado agora também faz analises económicas e financeiras)
Só mais uma nota, e porque isto já está longe e já perdi mais tempo do que desejava a olhar para as contas de um clube com velhacos e trapaceiros, por fora e por dentro, termino assim:
Nas ultimas contas que publicaram com algum detalhe, em 31/03/2015, podemos verificar na Nota 10 das contas, que entre 01/07/2015 até 31/03/2016, foram contabilizados 47M relativos à aquisição de jogadores. Descrevem que se trata da aquisição de 50% do Pizzi, 50% do Jimenez, 90% do Cervi, Jovic, Saponjic e dos valores pagos pelas renovações de Gaintan, Jonas e Jardel.
Pelos valores conhecidos temos 7 + 11 + 4 + 7 + 3= 32M, com isto ficamos a saber que as renovações de Gaitan, Jonas e Jardel custaram 15M ou está aqui escondido o verdadeiro custo de Carrillo
29 Setembro, 2016 at 17:06
Só mais uns pormenores que esqueci de referir e é um dos inúmeros erros que os analistas do tipo Calado (és um poeta) cometem:
Confrontados com 81M e vendas e apenas 22M de lucros, disparam, mas o Benfica também investiu muito em aquisições.
As aquisições não entram no apuramento do lucro, o que entra são as amortizações dos passes de jogadores adquiridos em anos anteriores, e nestas contas o Benfica registou em amortizações de passes 36M, este valor nas contas dos próximos anos vai agravar-se pelo facto de passar a integrar as amortizações das aquisições de milhões feitas neste defeso (Jimenez,Rafa,Pizzi,Mitroglu) só nestes o gasto em amortizações de certeza vai aumentar quase 10M, ou seja, os 36M apresentados este ano nos próximos anos provavelmente já estará bem perto dos 50M. Só para comparar, o Sporting em amortizações apenas regista 9M, também vai aumentar mas muito longe dos valores do aumento que vão ser registados no Benfica nos próximos anos.
A diminuição da divida aos Bancos, que no fundo não diminui, apenas foi substituída por obrigações e não ficava admirado se o pagamento dos juros das obrigações seja superior ao spread pago aos bancos, o único ganho evidente nesta operação é o facto de atirarem o pagamento para um prazo mais longo.
Mas que ninguém fale aos Benfiquista na necessidade de uma reestruturação, a exemplo da feita no Sporting, pois com isso perdiam o controle dos negócios em Mendilhões e o que para eles interessa são os tri, tri, tri, mesmo que obtidos de forma trapaceira.
30 Setembro, 2016 at 22:35
Uma reestruturação não representa só a perda do controle do negócio futebol, muito provavelmente representa, também, a impossibilidade de negócios paralelos e, aparentemente, pouco claros.
29 Setembro, 2016 at 16:26
Excelente artigo !!
As declarações do Benedito alguém sabe alguma coisa ?
29 Setembro, 2016 at 16:37
que gostava de se ver novamente no Sporting, mas por vontade dos sócios…. logo vai ter de esperar uns anitos…
29 Setembro, 2016 at 18:31
Acredito que haja gente maldosa a querer instrumentalizar o João Benedito, mas não creio que ele caia nessa armadilha. Desde logo porque ele não deve candidatar-se quando ainda é muito novo e contra o Bruno de Carvalho, ainda para mais quando as pessoas que o podem estar a desafiar não o fazem porque confiam nele, mas apenas porque vêem nele um meio para afrontar a actual direcção do Sporting. O João de certeza que não quererá ser um fantoche e ainda ficar mal visto por associação.
29 Setembro, 2016 at 16:42
Peço desculpa pelo off-topic…mas não esquecer que às 17:30 há sorteio da Taça de Portugal!
A próxima eliminatória é jogada 15 de outubro (sábado) sendo que dia 18 terça jogamos com o Dortmund. Por isso das 63 equipas possíveis gostava de apanhar uma fraquinha até para permitir estrear alguns jogadores. Mas quem vier tem que ser para ganhar porque para mim a Taça é um dos objetivos principais deste ano!
29 Setembro, 2016 at 16:51
Eu queria que nos calhasse uma mesmo muuuuito fraca para ver, quem sabe, Pedro Marques estrear-se pela equipa principal, acompanhado de Castaignos.
29 Setembro, 2016 at 17:09
No fundo queres que nos calhe um repescado, tipo a naval que apanhou 8 na I eliminatória e eliminou o fafe na II.
29 Setembro, 2016 at 16:44
Um tipo com olhos na cara e cérebro
29 Setembro, 2016 at 17:17
A menos de 15 minutos do sorteio aposto que jogámos fora, contra:
1. Vitória
2. Rio Ave
3. Braga
4. Carnide
5. Andrades
29 Setembro, 2016 at 17:28
o fifica e os Andrades… já não nos querem apanhar nem em casa deles…ui ui muito medinho!!! 🙂
pode vir quem vir…. vamos ganhar!
29 Setembro, 2016 at 17:31
Pena… benfica.
29 Setembro, 2016 at 17:48
Famalicão-Sporting para a Taça de Portugal.
29 Setembro, 2016 at 19:03
Só uma coisa, eu quero lá saber que as contas do Benfica estejam mal, aliás o que qualquer sportinguista deve querer é que a pressão Da dívida do Benfica aumente de tal forma, que aquela merda expluda. Para quê, andarmos a tentar alertar para a situação dramática deles, é deixar aquela merda arder. E depois sentar no sofá e comer bolachas, enquanto desfrutamos do espetáculo.
29 Setembro, 2016 at 20:31
Esse gajo é lampião , li de manhã no café e até tentei tirar uma foto ao artigo para mostrar aos lampiões que soubessem ler , mas descobri o porquê de haver tantos analfabetos em Portugal.
29 Setembro, 2016 at 23:38
Ah ah ah gajo lê com cada coisa.
Lampião, jornalista, credível na mesma frase!!?!!
Ah ah ah…. mesmo tratando -se dum santo guerreiro..
Ah ah ah… um gajo lê cada coisa…. lampião credível
Façam um favor a vos próprios , vão ler outros artigos de opinião do gajo que acordou, que não papa gelados e vejam a coerência..
Hummm cheira a rato!
E o navio deve estar com um buraco.
30 Setembro, 2016 at 0:00
Deve estar para cair algum santo do altar…
Entretanto, na rtp 3 discute se a Champion de ontem. Sobre o Nápoles _ benfas:
Título — “Benfica marcou 2 golos”
E é só.
(Ufa! Tudo normal de novo)
30 Setembro, 2016 at 22:48
Pois está (quase) certo, mais correcto ficaria se tivessem acrescentado “conseguiram”. Esses 2 golos são quase uma vitória, pois o 4-0 tendia a agravar-se e ninguém via os vermelhos com capacidade para apoquentar o redes italiano; talvez por isso, de repente os italianos deixaram de correr, espreguiçaram-se … e os benfas puderam aproveitar.
… e lá conseguiram disfarçar a vergonha de um autocarro de portas escancaradas.