Ouvi esta tarde na TSF umas declarações do jogador Martim Águas do 1º de Dezembro. Perguntarão: “mas o que é que este marmelo tem a ver com o Sporting?” Vamos lá a isso!
Há 10 anos atrás Martim era jogador do Sporting, Sub14, se as minhas fontes não me falham. Por essa mesma altura, o pai deste senhor, Rui Águas de seu nome, entrava na estrutura da formação do Benfica com o propósito de a restruturar e tornar a melhor do país. Ora, nada melhor que o próprio filho que jogava no SCP como bandeira de uma mudança de paradigma. Rescindiu com o SCP e assinou pelo clube do papá e do vovô. Seguiram-no alguns outros num processo que deu na altura alguma agitação, pouca, pois as direcções eram pouco dadas a agitações com os rivais.
Dizia o papá do menino por esses dias, e recordo-me perfeitamente do conteúdo pelo que não vou procurar nos media as palavras concretas:Sou um homem do futebol, reconheço um grande projecto e o Benfica está a arrancar um projecto fantástico e como pai quero que o meu filho faça parte dele. Este no Sporting porque era o melhor, mas deixou de ser! (palavras interessantes, de elevada modéstia, tendo em conta que ele fazia parte desse projecto)
Passados 10 anos, o Martim diz que está muito satisfeito por ir defrontar pelo 1º de Dezembro a sua equipa do coração. Deve por certo estar satisfeito com a formação de excelência que lhe deu a oportunidade de chegar à primeira equipa do Benfica, nem que seja como adversário e com as cores do 1º de Dezembro. (Na verdade até sabemos todos que lhe foi dada a oportunidade de se banhar no Seixal e jogar com a equipa B. Tanta emoção apenas numa semana!! Aguenta Martim!). Diz então o ex-petiz: “É um prazer jogar contra o Benfica, como é normal, crescendo na minha família eu só podia ser deste clube, pensar nele e sofrer por ele!” Que pinta!!
Ou seja, é assim como uma doença degenerativa! O avô, José Águas, grande benfiquista, era uma pessoa a quem reconheço qualidades futebolísticas e humanas, com quem nunca simpatizei muito mas que sempre respeitei. O papá, Rui, passou pelo projecto da formação como passou por muitas outras coisas, bom futebolista e como pessoa nunca valeu um chavo! O Martim… bem… deixemos o Martim curtir a sua semana de sonho!
E é aqui que entra a família Veloso! Miguel mais ou menos por esta altura estava a fazer o caminho contrário, porque era gordo e não tinha qualidades para a melhor formação bla bla bla! Felizmente que a tal doença degenerativa não o infectou. Entendeu a diferença de tratamento num e noutro clube. E optou por ser um dos nossos, com reconhecimento e orgulho no rampante! Mesmo tendo a certa altura que optar pelo rampante em detrimento do pai! Não se deixou infectar, portanto!
É um exemplo vivo daquilo que nos distingue! O jogador não tem que ser formatado a estereótipo, é formado como pessoa, estuda e joga futebol. O seu futebol! A formação não tem que ganhar sempre, tem que ser realmente formada a render um dia no futuro ao nível dos melhores. Esta é a FORMAÇÃO SPORTING/AURÉLIO PEREIRA. Como dizia Cantona um dia destes, aqui eles são exigentes, acompanham os miúdos, mas deixam ao longo dos anos intactas as suas características selvagens como se vê por exemplo em Gelson, como em tantos outros!
Numa altura em que a campanha continua a tentar convencer o mundo daquilo que Rui Águas deu como boa nova a todos, nós continuamos a ser SPORTING! A mostrar a cada ano que a nossa metodologia gera recursos continuamente e de qualidade média muito elevada!
ESCRITO POR Rumo à Presidência – A voz do Sócio Comum
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
12 Outubro, 2016 at 21:34
Rui Águas trocou o futuro de Martin por um emprego. Hoje não o diz, mas pensará, mais valia ter ficado desempregado….
12 Outubro, 2016 at 21:36
Ora nem mais, foi egoista.
12 Outubro, 2016 at 21:51
enfim…a sina de se ser lampiao…primeiro pensa-se na “promocao” das trafulhices da agremiacao a que se pertence…depois vem o “bem-estar” da familia…(as mulheres maltratadas e os filhos “manipulados” que o digam, nao é Miguel Veloso??)
12 Outubro, 2016 at 22:08
como na máfia… não dá pra escolher. A famiglia está primeiro.
12 Outubro, 2016 at 22:05
não é maravilhoso quando eles se suicidam desportivamente? ainda para mais um suicídio assistido pela família.
o 1º de dezembro está nos últimos lugares e provavelmente vai jogar nos distritais na próxima época. Vou enviar uma coroa de flores para o martim.
12 Outubro, 2016 at 22:09
O Rui Aguas pensou que estando na melhor formação do dubaiii que conseguia manter-se e colocar uma cunha na equipa principal… era o 2 em 1, mas saiu mais o 0 em 0. Dois fora das lamparinas…
Veloso gostei enquanto jogador e continuo a gostar sempre que fala do nosso clube. Veloso o Miguel, o Veloso senior teve o que um pai quer para um filho, o melhor!
e hoje o Miguel Veloso é jogador profissional. :p
12 Outubro, 2016 at 22:57
Quando o Sporting veio para os EUA tive o prazer e a sorte de assI stir o treino no Fenway Park. Eu, o me filho Nathan, o meu irmao benfiquista e o seu filho Lied son (hahahah). Começamos a falar com o Veloso e ele começou a rir ao saber o nome do meu sobrinho. O meu irmao disse-lhe que ao Veloso que ele nao devia dizer nada pq o pai dele é benfiquista, e ele , Veloso, jogava no Sporting. MV respondeu e disse-lhe que ele do Vermelho nao gostava.
12 Outubro, 2016 at 23:33
Ainda hoje me lembrei que já tinha lido por aqui um comentário que dizia isso do Miguel Veloso, em relação a uma provocação que lhe fizeram tendo ele respondido que não gostava do vermelho.
Obrigado por mais uma vez teres partilhado essa história Uncle P, é sinal que afinal ainda tenho a minha sanidade mental em altas :p.
A Tasca é mesmo caralhete, spot virtual leonino nº1, destacadíssima!
SL
12 Outubro, 2016 at 23:06
Rui Águas, esse ídolo do SLB.
Então quando se mudou para lá do Douro…
12 Outubro, 2016 at 23:20
Se ele tem subido a senior no Sporting em vez de ir para Sesimbra, será que teria chegado a senior do benfica?
12 Outubro, 2016 at 23:48
Já que para a maior parte da CS isto vai passar ao lado, que tal um destaque a esta matéria. (Desculpem se isto já foi abordado por aqui, mas hoje não tive disponibilidade para consultar os muitos comentários).
As vendas de João Mário e Slimani foram alvo de destaque num artigo da norte-americana Bloomberg. Os negócios que levaram o médio dos ‘leões’ para Inter de Milão e Leicester City, respetivamente, são destacados.
Num artigo extenso, a mesma publicação faz uma comparação com outros negócios do clube usando, para isso, nomes sonantes como os de Nani ou Cristiano Ronaldo.
A publicação fez as contas e explica que só a cedência de João Mário ao Inter de Milão rendeu mais do que as vendas do futebolistas de Valência e Real Madrid em conjunto.
O relatório e contas também foi alvo de uma abordagem, sendo realçado que os 31,9 milhões de euros de prejuízo não são um problema, tendo em conta os negócios de Slimani e João Mário, que terão deixado, conjuntamente, 54 milhões de euros ‘limpos’ nos cofres verde e brancos.
Como pano de fundo, surge a Academia de Alcochete, que tem grande potencial para continuar a produzir ativos de grande valor, que se tornem rentáveis para o Sporting.
In: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/669008/negocios-de-joao-mario-e-slimani-elogiados-por-norte-americanos
13 Outubro, 2016 at 1:12
Conheço o Martim desde que me lembro, bem como o seu pai Rui. Fomos colegas de turma vários anos e mais tarde voltamos a encontrar nos na faculdade. Acompanho a carreira dele desde o início e, como tal, creio que a troca dele do Sporting para o Benfica poderá não ter sido o melhor passo, mas também creio que sendo ele, o pai e o avô do mesmo clube para onde ele foi teria feito o mesmo. Um dos sonhos dele era jogar pelo benfica tal como o pai e o avô, tal como o de qualquer rapaz de 14 anos seria jogar no seu clube de coração. Rui Águas esteve pouco tempo no Benfica pois seguiu para Braga, tal como a sua família incluindo o Martim que passou a jogar por lá nas escolas do Braga. Provavelmente esta troca constante de ritmos impediu o de atingir outro patamar no futebol. Parece me limitativo este post pois estamos a falar de pessoas que incomodam 0 o panorama desportivo do Sporting, e o próprio Martim sabe que o Sporting tem as melhores escolas do país e uma das melhores do mundo, tal como eu acredito e orgulho me disso enquanto Sportinguista. Ora limitar a visão por correlação familiar, é um bocado limitar a visão do que é o futebol e as relações familiares. Teria todo o gosto que o meu filho fosse jogador de futebol no meu clube de coração, se tivesse essa possibilidade faria o, portanto percebo está atitude perfeitamente. Sei que se tivesse sido ao contrário hoje poderíamos ter um bom jogador de verde e Branco.
Saudações Leoninas
13 Outubro, 2016 at 8:29
Belíssimo texto!
13 Outubro, 2016 at 9:15
Belo texto.
Nao percebi foi o ” nick”… Nem a oportunidade do mesmo.
13 Outubro, 2016 at 9:33
Vives no meio da mata do Bussaco mas de parvo não tens nada. 😉
13 Outubro, 2016 at 9:38
Estava a pensar no mesmo…
Z
13 Outubro, 2016 at 9:52
O Nick é como outro qualquer. Se não estou em erro já o vi algumas vezes.
Nada de filmes 🙂
13 Outubro, 2016 at 18:30
Aquele nick NÃO é como outro qq. NUNCA o cá vi… Mas isso de ver é o de menos.
Para mim é nick de gajos com processo de intençoes.
Nem eu nem o nick somos inocentes.
13 Outubro, 2016 at 10:02
Um nick destes, Até pode ser BdC…
De qualquer modo, alternativas à botar faladura assim, venham elas!
Arrotos de croquette ressequido, eruptacoes de camarote essas é que podem ir com o real caralho.
13 Outubro, 2016 at 11:05
não te metas com o meu companheiro de trabalho.
malcom . existem pessoas que não gostam que publiques coisas dessas.
13 Outubro, 2016 at 11:07
não entendem que o meu companheiro malcom é um grande defensor desta direção.
malcom, faz lá um desenho
13 Outubro, 2016 at 9:58
http://www.bloomberg.com/news/articles/2016-10-12/ronaldo-s-first-club-vows-to-get-higher-returns-in-player-market
ok … para os que estiverem interessados em ler
13 Outubro, 2016 at 10:10
Há muito que defendo que não é obrigatoriamente os melhores talentos que eu acho que o Sporting deve ter na academia! Prefiro mil vezes um talento e um potencial médio mas um bom coração e uma cabeça boa dele e dos que o rodeiam do que um grande talento com um coração e uma cabeça média dos que o rodeiam…
Acho que nós sabemos bem fazer de um talento médio um excelente jogador no mínimo! Principalmente nas alturas em que apostamos a sério na academia. Os exemplos de talentos médios na formação que dão grandes jogadores e de grandes talentos que só dão merda são mais que muitos.Já uma cabeça média é uma incógnita gigante e já demasiadas vezes se virou contra nós! Claro…haverá sempre os casos muito especiais em que ambos se juntam e esses são as maiores pérolas que podem sair da academia! É por isso que eu não ligo aos títulos jovens…porque não medem minimamente o cumprimento do principal objectivo da academia…fazer jogadores para a equipa principal e que dêem efectivamente retorno ao Sporting!
13 Outubro, 2016 at 10:53
Isto
13 Outubro, 2016 at 10:32
Falta acrescentar que vários “Quadros” (cromos?) da formação do Sporting foram aliciados para o Seixal com ordenados milionários quando comparados os vencimentos muito razoáveis que já auferiam no Sporting. Porém, o benfica não é o Japão que, nos anos sessenta foi buscar quadros à indústria Americana e Inglesa, bem como à Alemã para copiarem os produtos ocidentais e relançarem a Indústria Japonesa que tinha sido destruída à bomba durante a guerra
Começaram pelas máquinas fotográfica e pelos relógios de pulso, seguiram-se os automóveis com a Datsun (actual Nissan) a Honda e a Kawasaki que daí derivaram uns para o desenvolvimento da Toyota (Toyota Dyna, Dinheiro Dinâmico” Lembram-se) para o fabrico de motores, tractores agrícolas e equipamento de remoção de terras bem como motores de explosão OEM (Honda que ainda hoje é o maior fabricante de motores mundial) e para estaleiros Navais e Indústria pesada (Kawasaki) que continua a construir grandes navios mercantes e fábricas por todo o Mundo civilizado e incivilizado, além de Pipelines e refinarias de Petróleo. No final dos anos setenta, quando trabalhei no Irão, a Kawasaki tinha cerca de 30.000 empregados, só no Médio Oriente!
O Boifica é diferente, prefere investir em bois e pretos (de apito claro), gasta uns trocos em publicidade no Dubai e desaproveitou completamente o know how que foi pescar nas águas turvas em que se movimentava o Sporting aBdC (antes de Bruno de Carvalho).
Podiam ter recorrido aos bons valores que tinham em casa (Mário Wilson, por exemplo) mas, não o fizeram. Preferiram burros que conseguissem montar que algum cavalo que os pudesse derrubar e usaram entre outros o fiel Moser e o fiel Chéu, tal como o Simões e o Rui Águas, tudo burros convencidos de terem herdado, por artes mágicas, o coeficiente de inteligência de Leonardo…
Produziram estrelas vibrantes chamados Ivans e Renatos e o expoente máximo, André Gomes e Gonçalo Guedes. Vão no bom caminho, naquele que nos interessa a todos nós, Sportinguistas, o caminho que indica os prejuízos continuados, mal disfarçados pelos Mendilhões que lhes vão caindo no colo. Depois de bem “entregues” esses Mendilhões vão dando para pagar 1 ano de ordenados a dois ou três jogadores e ponto final. Sobra o prejuízo gradualmente disseminado por sociedades do Grupo Boifica, cujas contas não são consolidadas com as das restantes empresas do conglomerado, de cara menos suja.
O Alcapone foi detido por fraude fiscal e o mesmo há-de acontecer a outros energúmenos cuja fama se queda por este Jardim à Beira-Mar plantado que, é Portugal. Neste momento, o Portugal dos pequeninos de espírito, a caverna do Ali-Bábá ou qualquer outro epíteto que, como Ramalho Ortigão ou Eça de Queiróz, queiramos usar para designar a miséria em que nos tornámos. É só escolher entre “A Choldra”, “um sítio mal frequentado”, etc. qualquer das expressões é hoje reutilizável e recuperável com plena propriedade em cento e cinquenta anos, quase, nada mudou pois, aquilo que mudou, foi destruído. Passámos da Monarquia apodrecida à República das Bananas importada dos exemplos centro-americanos de descalabro total, saltámos quarenta anos pelo Estado Novo e andamos há outros quarenta a viver no Estado Podre. Já não há desculpas. Há que fazer no Boifica e no Futebol exactamente aquilo que há a fazer no País e no Estado. E que é isso? É fazer em Portugal, em todas as áreas, a começar pelo Futebol, aquilo que foi feito no Sporting. Basta deixar de roubar, de favorecer amigos, de produzir e de poupar para podermos investir e rentabilizar os recursos disponíveis. Sem favores, sem copadríos, sem corruptos a mamar. É necessária e urge, “a Barrela Total”. A missão cabe às novas gerações, já não à minha. A minha geração, a geração corrupta, provou ser iníqua. Uma geração que o Futebol Português não merecia e o País, ainda menos.
13 Outubro, 2016 at 10:40
“Como disse um dia Abraham Lincoln, “pecar pelo silêncio, quando se deveria protestar, transforma os homens em cobardes” e isso, podem estar seguros, nós nunca seremos porque jamais nos calaremos sempre que esteja em causa a defesa do Sporting Clube de Portugal e dos Sportinguistas.”
Por… Nuno Saraiva
13 Outubro, 2016 at 11:17
Para os lados do Carnide ninguém se safa.
Vejam o caso do filho/a do Nené.
13 Outubro, 2016 at 11:21
Enganou muita boa gente…dizem! 😉
13 Outubro, 2016 at 11:25
Daquela familia a única coisa que se aproveitava era a tia do petiz que joga no 1ª de Dezembro e era há uns bons anos atrás…
13 Outubro, 2016 at 11:43
Xiça que degradação que é a gaja, foi a vergonha da família.
13 Outubro, 2016 at 11:53
Nunca teve muito juizo mas há uns séculos atrás até era gira…
13 Outubro, 2016 at 12:00
Largos séculos diga-se. 😉
13 Outubro, 2016 at 12:02
Bem também não foram assim tantos… era eu miudo e ela arrasava, era mesmo gira. E eu ainda não tenho 300 anos lol
Havia também a Adelaide Ferreira, mas para a Lenita era muito mais gira 🙂
13 Outubro, 2016 at 11:33
Reconheço que Maradona foi no seu tempo o maior…!
Não simpatizo muito com “o decorrer” da sua vida passada e presente (o futuro…embora não acredite que mude…não deverá ser muito diferente…)…
Agora o que eu acredito…é que ele sabe do que fala…
E “quando abre a boca”…oi, oi…vem aí tempestade…
Olhem mais estas…:
“… Maradona: «No futebol há uma máfia muito grande»
El Pibe falou sobre Ronaldo e Messi, que disse estarem acima de todos os outros jogadores no futebol atual. Em entrevista à Marca, falou ainda sobre o estado do futebol, que disse estar entregue aos interesses de empresários
Por Redação Há 51 min
Maradona: «No futebol há uma máfia muito grande»
Diego Maradona colocou Cristiano Ronaldo e Lionel Messi no topo da hierarquia do futebol. Numa extensa entrevista dada ao jornal espanhol Marca, o antigo futebolista deixou elogios aos dois jogadores, que disse serem superiores a todos os outros na atualidade. «Não posso dizer que Messi é mais do que Cristiano, nem que Cristiano é mais do que Messi. Gosto dos dois, quero-os na minha equipa. Cristiano encanta-me porque dá sempre a cara. Sobre Lionel [Messi], já disse muitas vezes e aborrece-me repeti-lo: ele não tem de ser campeão do Mundo para ser considerado um fenómeno», disse antes de disparar em direção dos críticos do craque do Barcelona. «Deixem-no em paz. O miúdo tem todo o direito de renunciar à seleção, como fez neste verão. E depois saem de joelhos a pedirem-lhe que volte. Os mesmos que o criticavam antes», apontou.
Maradona, que participou nesta quarta-feira no Jogo da Paz, em Roma, falou ainda sobre Neymar, que considerou estar quase ao nível de Ronaldo e Messi. «Eu sabia que o Brasil não ia ficar de braços cruzados. Depois de Rivaldo, Ronaldinho e Kaká, aprece este Neymar. Encanta-me vê-lo jogar», referiu.
Na mesma entrevista, El Pibe deixou ainda críticas ao estado do futebol atual, que disse girar em torno de interesses de empresários. «Tenho vontade [de voltar a treinar].
Mas no futebol há uma máfia muito grande. O mundo dos treinadores está dominado pelos empresários e não pelos méritos de um e de outro. Há muitos agentes a que, se não lhes pagas, não vais para nenhum clube.
Há 15 anos um treinadores chegava a um Milan ou a um Real mais livremente. Agora são mandados por empresários.»
Maradona deixou ainda elogios a Gianni Infantino e apontou o dedo ao ex-presidente da UEFA, Michel Platini, que está a cumprir uma suspensão de quatro anos válida para todas as atividades relacionadas com o futebol. «Cuspiu no prato onde comeu. Perdemos o respeito por ele.»…”
Pois…infelizmente não é apenas no mundo dos treinadores, pois o mesmo acontece…
No mundo dos jogadores…
El Pibe não disse, mas nós sabemos que é verdade…
“…Há muitos agentes a que, se não lhes pagas, não vais para nenhum clube …”
SL
13 Outubro, 2016 at 12:06
Por favor alguem da nossa nação Sportinguista me indique um site onde possa ver o jogo logo mais contra o famalicão.,
13 Outubro, 2016 at 13:13
http://idimsports.eu/watch/474548/1/watch-famalicao-vs-sporting-cp.html
13 Outubro, 2016 at 14:29
Obrigado caro amigo.
13 Outubro, 2016 at 14:26
Para quando posts sem referências às galinhas? Nós somos bem maiores que eles, não precisamos estar sempre a comparar-nos com eles e baixar ao nível deles. Será difícil?