Ponto prévio: considero despropositado o Sporting vir agora, passados quase 80 anos desde a mudança de formato da competição, reivindicar a contabilização dos 4 campeonatos de Portugal conquistados, somando-os ao palmarés oficial de campeão nacional. Como também considerei despropositado a revisão que foi aplicada há uns anos, quando a FPF incluiu a conquista de 4 ligas experimentais no palmarés de campeão nacional. E porque a FPF abriu a “caixa de Pandora”, passou então a ser legítimo que, passado estes anos todos, possamos reivindicar algo que por lapso, inacção ou comodismo, deixámos que se perdesse.
No passado domingo li uma entrevista que o DN fez a alguns “historiadores” desportivos e reparei que um deles deixou-nos a seguinte pérola: «O Campeonato de Portugal era uma prova em sistema de eliminatórias, em que os participantes eram apurados pelos campeonatos regionais”, razão pela qual defende que “pode ser considerado como antecessor da Taça de Portugal” e nesse sentido admite que “eventualmente, o seu palmarés podia ser incluído no da actual Taça de Portugal”, que começa a ser disputada na época seguinte (1938/39) à extinção do Campeonato de Portugal.». Ora, visto assim, a coisa até pode fazer sentido. Era uma prova a eliminar que acabou, tendo na época seguinte sido criada outra com igual formato, chamada Taça de Portugal. O “problema” é que o vencedor do Campeonato de Portugal era aclamado como campeão de Portugal, enquanto o vencedor da Taça de Portugal era…o vencedor da Taça de Portugal. Portanto, estamos a comparar alhos com batatas.
E nos outros países? Será que os respectivos palmarés também discriminam os campeões apurados em eliminatórias e em ligas? Olhemos então para a forma como é contabilizado o palmarés de campeão nacional noutros países (a fonte é a Wikipédia):
– Em Itália, o campeonato de futebol disputa-se desde 1898. Até 1905 era disputado através de jogos a eliminar. A partir desse ano começou a ser disputado sob a forma de liga, onde todos jogavam contra todos. O palmarés oficial contabiliza os campeões de Itália desde o primeiro campeonato, em 1898;
– Na Alemanha, o campeonato de futebol disputa-se desde 1903. Até 1933 era a eliminar, passando depois deste ano a ser disputado em forma de liga. O palmarés oficial contabiliza os campeões da Alemanha desde 1903;
– Em Espanha e Inglaterra, as competições a eliminar não se chamavam campeonatos mas sim Taças (Taça do Rei e Taça de Inglaterra) e mantiveram sempre esse formato e nome até hoje. Os respectivos campeonatos não substituíram essas competições;
A teoria dos historiadores ouvidos pelo DN é facilmente desmontada, por analogia a outros países. A reivindicação do Sporting, mesmo com oito décadas de atraso, é legítima. Será necessário recorrer à UEFA ou à FIFA para obrigarmos a FPF a fazer o mesmo que as suas congéneres europeias?
ESCRITO POR RCG
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
12 Outubro, 2016 at 7:14
“O Campeonato de Portugal era uma prova em sistema de eliminatórias, “, ate aceito que ė um argumento, mas então vamos aplica r também às provas europeias: só ha campeões europeus desde 1991? Esta é a pergunta que os desmonta todos?
12 Outubro, 2016 at 7:16
O problema é considerar-se uma Liga Experimental como o campeonato real, e o campeonato como Taca.
Ou seja, pelo nome é obvio que o Campeonato é a prova que apura o campeão nacional. Mesmo que seja por eliminatórias. Ou vamos agora considerar a taca da Liga como prova que conta para o campeonato também porque apenas entram equipas da Liga principal?
Considerar uma prova experimental como oficial seria o mesmo que considerar um jogo da pré-epoca como oficial (por exemplo, a taca do guadiana agora passar a contar como prova oficial) passados vários anos apenas para aumentar o palmarés.
O Sporting está no seu direito pois não faz sentido não contar como oficial, mas se não for para a frente tambem nao me aborrece. Agora, considerar-se uma prova experimental como oficial é que não pode ser.
12 Outubro, 2016 at 7:51
O lampionismo em todo o seu esplendor.
Hoje numa noticia do DN acerca dos taxistas:
“Na manifestação foram ainda detidos outros dois suspeitos, um por dano a uma viatura da PSP e outro por arremesso de tocha (arma proibida) e ofensa à integridade física qualificada. O suspeito que terá atirado a tocha aos agentes é Hugo Caturna, membro da claque benfiquista No Name Boys, que foi condenado a oito anos e meio de prisão em 2010 no megaprocesso da claque, pena depois reduzida a quatro anos e meio, suspensos na execução.”
Eh isto o lampionismo. Estao convencidos que o serem lampioes lhes da iumunidade. As consequencias disto poder ser e serao certamente muito perigosas.
12 Outubro, 2016 at 9:09
Mas o Sporting ganhou ou não 4 campeonatos de Portugal, fazem parte do palmarés do clube ou não?
Se a resposta às 2 perguntas é afirmativa, tudo o resto é conversa para boi dormir e conversas de merd@ para entreter.
12 Outubro, 2016 at 10:20
Nem mais!!!
12 Outubro, 2016 at 12:54
Não é conversa para boi dormir coisa nenhuma! Nem percebo como podem dizer uma coisa destas…
Os Campeões de Portugal foram encontrados, primeiro pelo Campeonato de Portugal (até 37/38) e depois nos moldes que se conhecem até aos dias de hoje. Tudo o resto é que é conversa para boi dormir.
Conseguirem colocar as 4 ligas experimentais como algo oficial e, pior ainda, contabilizando-as como campeonatos nacionais é que é uma anormalidade. E sendo uma anormalidade, conseguida com a pressão dos lampiões, há que desmascarar isso e fazer valer o que era oficial na altura.
O que o BdC defende é a verdade e isso devia levar todos os sportinguista a estar ao lado do clube nesta batalha.
Reparem que o Colo Colo nem é prejudicado pois mas eles só defendem o indefensável porque isso retira títulos quer ao Sporting, quer ao Porto. Nem consigo entender como, por exemplo, o Belenenses não se junta a esta luta pois é um dos mais interessados nisso, tal como o Marítimo!
O BdC também podia chamar o Belenenses para o lado da verdade e lutarem juntos por isso!
É mais que justo!
12 Outubro, 2016 at 13:08
Conversa para boi dormir, no sentido de ser uma conversa estéril, a discussão que se gera à volta do tema, se o Sporting deve ou não lutar por isso.
Deve lutar até às ultimas instâncias.
12 Outubro, 2016 at 9:13
Tal como nao achei correcto quando atribuiram estes titulos ao carnode, tambem nao gisto de ver o SCP “exigi-los”
12 Outubro, 2016 at 9:14
Carnide*
Merda*
12 Outubro, 2016 at 10:02
Mas um termo…
Não é sinónimo do outro…?
Abr e SL
12 Outubro, 2016 at 10:29
Exatamente Max 🙂
12 Outubro, 2016 at 10:22
🙂 eu também não gosto de muita coisa
12 Outubro, 2016 at 11:00
O Sporting não está a no direito em que o campeonato de Portugal que apurava o campeão de Portugal entre nas contas dos restantes 18 campeonatos de Portugal?
12 Outubro, 2016 at 11:38
Exacto!
Tanto que os Campeonatos de Portugal nem sequer somam ao palmarés da Taça de Portugal.
Era a principal prova futebolística da época e como dizes apurava o Campeão de Portugal.
O revisionismo lãmpianico atirou-os para o caixote do lixo da história enquanto se “oficializaram” como títulos de campeão 4 provas experimentais. EXPERIMENTAIS!
E esta luta pelo reconhecimento dos Campeonatos de Portugal não é novidade desta direção nem surgiu agora do nada. É uma velha luta de muitos Sportinguistas (que infelizmente esteve adormecida) e desde que me lembro de ser do SCP que me recordo desta polémica.
12 Outubro, 2016 at 9:18
Um grande sportinguista (comquemsporting.blogspot.pt) já demonstrou que tanto por razões de direito como por razões de facto o SCP tem toda a legitimidade, e faz muitíssimo bem, em reivindicar a contabilização dos 4 campeonatos de Portugal conquistados, somando-os ao palmarés oficial de campeão nacional.
12 Outubro, 2016 at 9:20
Como o próprio nome indica: “campeonato de Portugal”.
A história não pode ser apagada.
Agora, é inadmissivel que a FPF não se pronuncie sobre este tema, e vá assobiando para o lado. Mas é mais do mesmo, mostra o amadorismo e imcompetência das estrututras federativas (todas) do país. Compostas por “amadores” e descontextualizados da realidade desportiva actual e das suas necessidades.
12 Outubro, 2016 at 11:38
De amadores não têm nada.
Ou melhor, são amadores dum certo clube, que tanto amam que tudo fazem para o manter na frente.
12 Outubro, 2016 at 9:22
Para mim isto resolvia-se de forma muito simples.
Cada clube era obrigado a colocar como oficial o nome do título que ganhou, em vez de andar a transformar uns títulos noutros.
Ou seja, o SCP passaria a indicar que ganhou X Campeonatos de Portugal, X Taças de Portugal, X Supertaças, X Ligas Experimentais, X Taças das Taças, X Campeonatos Nacionais, etc..
Obviamente que a partir do momento em que se criou o Campeonato Nacional da 1ª divisão já não se vai distinguir esse da Liga, pois o formato manteve-se.
E assim o SLB diria que ganhou X Campeonatos de Portugal, X Taças de Portugal, X Supertaças, X Ligas Experimentais, X Campeonatos Nacionais e 2 Taças dos Campeões Europeus (e não Liga dos Campeões). E o FCP diria que ganhou 1 Taça dos Campeões Europeus e 1 Liga dos Campeões, por exemplo.
12 Outubro, 2016 at 10:30
Isto
12 Outubro, 2016 at 10:57
Mais nada.
12 Outubro, 2016 at 11:42
Mas as provas mudam de nome. É normal.
O Real ganhou 10 campeonatos europeus. Não podemos agora separar as provas porque os nomes mudaram como querem fazer os adeptos do barcelona.
A Liga Europa veio da Taca Uefa. Não vamos agora mudar o palmarés. Todos sabem o que significa.
O campeonato nacional comecou em 1921 e mais nada.
Ligas experimentais não podem contar como sendo oficiais porque são… experimentais. Da mesma forma que o carnide não deveria ser autorizado a ter três estrelas na camisola porque foram campeões europeus 2 vezes. Se cada estrela for por cada liga dos campeões perdida então faz sentido.
12 Outubro, 2016 at 12:24
As estrelas foram colocadas depois do revisionismo da contabilização dos campeonatos onde passaram de 27 para 30 e colocaram 1 estrela por cada 10 títulos.
12 Outubro, 2016 at 12:57
Durante muitos anos foi assim!
Deixou de ser quando as ligas experimentais passaram a títulos oficiais de Campeão de Portugal!
12 Outubro, 2016 at 9:23
Acho que tudo se resume á finalidade das competições, o Campeonato de Portugal é ou não reconhecido como a competição que definia o campeão nacional???
Parece que ninguém se lembrou de fazer esta simples questão aos supostos historiadores e era o que bastava para suportar a nossa argumentação.
Os vencedores da Taça dos Campeões Europeus não eram designados como “Campeões Europeus”?? Ou só existem campeões da Europa a partir da criação da Champions League?
12 Outubro, 2016 at 9:29
A prova ser disputada em elimatorias ou todos contra todos é irrelevante: apurava o campeão de Portugal e ponto final.
Sou de Carcavelos e sempre me fez confusão como é que um clube que ostenta no seu palmares um campeonato de Portugal não pode ser considerado campeão nacional.
12 Outubro, 2016 at 10:29
Somos… e essa pulga aumentava quando olhava para os 4 do Sporting que não entravam para as contas.
Faz me lembrar aquelas fotos das dinastias ou ditaduras onde se apagam algumas das personagens.
O Carcavelos tem um campeonato, como o Belenenses e o Boavista… ponto!
12 Outubro, 2016 at 12:42
O Belenenses julgo que tem 3. 2 campeonatos de Portugal e um Campeonato da 1 divisao.
12 Outubro, 2016 at 9:58
Sabem o que eu vos digo?
Se me dissessem que mantemos os 18 e que daqui a 4 anos temos 22… eu assinava já!
12 Outubro, 2016 at 10:07
E se nos reconhecessem hoje 22 e daqui a 4 anos tivéssemos 26, não era melhor? 😀
12 Outubro, 2016 at 10:49
Era sim. Mas esses títulos foram conquistados, quer sejam reconhecido ou não, e ajudaram a que nos tornássemos a maior potencia desportiva nacional.
12 Outubro, 2016 at 10:06
Bom dia para a Familia da Tasca…!!
Boa saude para todos/as…
O tema do post é interessante, não o comento porque não tenho suficientes bases para dizer algo que “se aproveite”…
E assim…
Um abraço para toda a Familia…e até mais logo…!!
SL
12 Outubro, 2016 at 10:34
É isto que não entendo em alguns Sportinguistas… estamos num post que em princípio o tema só nos pode ser favorável se todos lutarmos para o mesmo lado e com isso ser nós entregue por mérito 4 títulos de campeão nacional.
No entanto ainda consigo vislumbrar por aqui alguns a porém paninhos quentes nas inverdade trabalhada pelos nossos rivais durante décadas.
Somos quatro milhões
Temos 22 títulos de campeões nacionais.
Para me atirarem a baixo… já tenho azuis e vermelhos…. não necessito da força de alguns Sportinguistas!
12 Outubro, 2016 at 11:00
mesmo , apoiado , como em muitas outras coisas o principal problema do Sporting parece-me ser precisamente os Sportinguistas que continuam a nao saber o que querem do Sporting .
12 Outubro, 2016 at 11:21
Amigo Tadeu…
Eu acho que tudo o que é de direito pertença do Sporting…
Se deve exigir…até às ulçtimas consequencias…
Eu só não entro na discussão “dos direitos”…
Por manifesto desconhecimento da minha parte…!
Mas…é nosso…?
Então…
Ponto Final…venham de lá os títulos…!
Abr e SL
12 Outubro, 2016 at 11:19
Eu não sou dos que dão um chouriço a quem lhes der um porco. A deturpação da verdade quanto aos títulos Nacionais é a intenção de troca de um chouriço por um porco. Se aqueles campeonatos Nacionais não são aceites como títulos Nacionais, quem foi campeão nesse intervalo de tempo? O Cascalheiras? Enquanto se conseguir manter os braços ao altos erguendo a cortina vermelha, o Sol deixa de ser visível só que, não há ninguém que consiga manter o pano erguido por muito tempo e um dia ou baixa os braços ou alguém lhos faz baixar e esse alguém é o Sporting Clube de Portugal.
Como se já não bastasse a mentira do presente, querem deturpar o passado e manipular presente e futuro. É uma corja de sabujos e sicários. Atenção que o Patrão “vai dentro” antes das eleições e a vergonha daí resultante, vai acabar com o capote de toureio à roda dos campos de futebol.
Não falta muito para que tal deixe de acontecer.
12 Outubro, 2016 at 11:32
A questão é que a Liga experimental e o campeonato de portugal estavam a funcionar em paralelo.
A unica razão porque o merdica usou a experimental foi porque eles ganharam essa prova e os outros não. Eles ganharam 3 vezes e o porco uma.
Se usassem o Campeonato de Portugal o Sporting e o porco teriam 4 titulos e eles apenas três. Ou seja, “davam” quatro titulos aos rivais e eles ficavam na mesma com 3 extra.
Esta é a verdadeira razão, tudo o resto é treta!
O Campeonato comecou em 1921, não em 1934. Isso é obvio, a competicão mudou de eliminatórias para campeonato corrido mas é a mesma coisa. Ou vamos agora afirmar que no futsal o vencedor é quem está à frente do campeonato no final e quem vence o Playoff é apenas o vencedor duma taca qualquer?
12 Outubro, 2016 at 12:34
É exactamente isso.
12 Outubro, 2016 at 12:44
«Atenção que o Patrão “vai dentro” antes das eleições e a vergonha daí resultante, vai acabar com o capote de toureio à roda dos campos de futebol.»
Se esta profecia se realizasse, não cortava o direito ou o esquerdo porque não os tenho, mas subia à estátua do Marquês e gritava FINALMENTE, para todos em Lisboa ouvirem.
12 Outubro, 2016 at 12:47
“Como se já não bastasse a mentira do presente, querem deturpar o passado e manipular presente e futuro.”
Eh exactamente por isso que dizem que foram fundados em 1904, caro Mario. Na verdade foram fundados em 1908 por um homem que era Sportinguista e ate jogou no nosso clube. 1904 eh a data de fundacao experimental!
12 Outubro, 2016 at 13:02
Continuo à espera disso acontecer…
Mas espero sentado!
🙂
É que eu acho que NUNCA acontecerá…
12 Outubro, 2016 at 13:45
Pode ser que te enganes.
12 Outubro, 2016 at 13:51
Enquanto for presidente dos lampiões ninguém lhe toca…e mesmo depois disso tenho muitas duvidas…
12 Outubro, 2016 at 14:04
Diz antes enquanto fôr presidente 😉
Porque é que achas que o PdC se mantém na presidência mesmo caquético? E porque é que achas que casou com uma brasuca? Pois …
12 Outubro, 2016 at 11:24
Subscrevo totalmente o primeiro parágrafo. Mas estou muito mais preocupado em ganhar este Campeonato!!! Depois cada um festeje o que quiser… 😀
12 Outubro, 2016 at 11:31
O Benfica aproveitou a história como melhor lhe convém, como de resto é apanágio em tudo, até na data de fundação. Quer concordem, quer não, os titulos da Liga Experimental foram efectivamente creditados e somam aos campeonatos nacionais vencidos.
Também não percebo alguns sportinguistas aqui. Se aqueles títulos experimentais não lhes forem retirados, porque não havemos nós de reclamar os títulos legítimos e oficiais de campeão nacional da mesma maneira?
Porque andam sempre os mesmos a defender os seus interesses e falsidades e não pode o Sporting defender legitimamente o que é seu, por direito?
12 Outubro, 2016 at 11:40
Aqui não se escrevem nomes de clubes rivais com letra maiúscula.
12 Outubro, 2016 at 12:40
Busted.
12 Outubro, 2016 at 12:49
Ontem a noite passaste fome, ja vi. Escreve-se “boifica” mas le-se “merda”.
12 Outubro, 2016 at 15:29
Estou mesmo a ver…:
Colocou no tradutor do google o termo “boifica”…
E deu-lhe essa tradução não foi…?
Abr e SL
13 Outubro, 2016 at 7:33
Xiça, não perdoam uma 😉
12 Outubro, 2016 at 11:48
O futsal vai mesmo dar na Sporting TV? Na programação não há nada…
12 Outubro, 2016 at 12:10
Sim vai!
UEFA FUTSAL CUP Main Round
SPORTING CP – Sarajevo 17:00h – Quarta-Feira
SPORTING CP – Halle Gooik – 17:00h – Quinta-Feira
SPORTING CP – Rietti – 20:00h – Sábado
http://www.sporting.pt/pt/noticias/modalidades/futsal/2016-10-11/sporting-tv-transmite-os-tres-jogos-dos-leoes-na-uefa-futsal
https://www.facebook.com/sportingtvoficial/photos/a.1507314456146845.1073741828.1501739620037662/1786808331530788/?type=3&theater
12 Outubro, 2016 at 12:46
Obrigado!
12 Outubro, 2016 at 12:50
Vai sim. Confirmado.
12 Outubro, 2016 at 12:50
Oups! O Pumba ja tinha respondido. Pumba!
12 Outubro, 2016 at 11:59
Fiquei sem perceber o ponto de vista do autor do texto, porque começa por dizer que acha DESPROPOSITADO a reivindicação da contabilização dos 4 campeonatos de Portugal conquistados…, para no final considerar LEGÍTIMA ???
Bem, na minha opinião o Sporting não está a fazer nenhum tipo de revisionismo, apenas está a classificar os títulos pelo mesmo grau de importância, ou seja, nós fomos 22 vezes campeões nacionais (18 campeonatos da Liga + 4 campeonatos de Portugal). Esta reivindicação (junção dos títulos) apenas peca por tardia, tendo em conta que se enquadra nos mesmos moldes que são contabilizados os títulos de campeão nacional nos outros países da Europa, tal como nos é apresentado pelo autor do texto, e ainda havia mais exemplos.
Podem ver o vídeo colocado pelo http://comquemsporting.blogspot.pt/ [https://www.youtube.com/watch?v=GRLl-RcvCo8de] de 1938, numa altura que o carnide tinha sido campeão da liga experimental e o Sporting vencedor do Campeonato de Portugal, quem era apelidado de Campeão Nacional.
12 Outubro, 2016 at 12:26
https://www.youtube.com/watch?v=GRLl-RcvCo8de
12 Outubro, 2016 at 12:12
No site da liga: “1921
Primeiro campeonato de futebol organizado pela Federação Portuguesa de Futebol designado por Campeonato de Portugal.”
Logo primeiro campeão!
12 Outubro, 2016 at 13:53
É bom que se reúnam todas as provas para provarmos a nossa razão.
12 Outubro, 2016 at 12:14
Ou vejo mal ou é incrivel nem FPF nem Liga terem disponível para consulta os palmarés
12 Outubro, 2016 at 12:52
Estao a espera do briefing com quem sabemos. So depois de receberam as ordens do Comite Central do Lampionismo eh que tem autorizacao para abrirem a boca.
12 Outubro, 2016 at 13:24
OFF:
http://diariododistrito.pt/index.php/news/5955/141/Eu-o-Benfica-e-a-Camara?utm_source=dlvr.it
Quem quiser uma leitura para a hora do almoço, recomendo o link supra, ficamos esclarecidos pela forma como os DDT’s negoceiam em tudo…
12 Outubro, 2016 at 13:27
Atenção que ao carnide tanto faz porque nos anos da liga experimental eles também ganhar 3 títulos oficiais e são esses que eles contabilizam como 35. Aí tudo bem.
A liga experimental não é para aqui chamada.
O Sporting tem 22 títulos na competição que apura o campeão nacional. Ponto.
Esta merda nem tem discussão.
As contas do carnide são as mesmas mas os argumentos que eles dizem para contrariar a nossa legítima reclamação davam para escrever um tratado de estupidez é desonestidade intelectual.
Eles estão mais desertos para dizer bi18 do que 36 e aí se vê a raça dessa gente.
12 Outubro, 2016 at 15:12
Tanto faz? Só o facto do Sporting ficar com mais títulos, é motivo para estarem contra. O azar deles é que se o campeonato de Portugal vier a ser contabilizado, as 3 ligas experimentais nunca podem ser contabilizadas por decorreram ao mesmo tempo que o campeonato de portugal. Vontade deles até haveria, já que são ridículos por natureza.
12 Outubro, 2016 at 20:20
ou seja nós passamos a ter 22 e eles 31… é assim?
12 Outubro, 2016 at 13:48
Epah….acho louvável todos os que defendem o palmarés do Sporting com unhas e dentes e que fazem disto ponto de honra…a sério! E percebo a seriedade do tema..
Eu só não sou um deles…não sei porquê o palmarés do Sporting sempre foi o que menos me interessou! Era puto e andava no meio das taças no antigo estádio e aquilo a mim não me dizia nada…quero é olhar para a frente, quero é saber o que somos e queremos ser hoje e no futuro! O que fomos ou ganhámos não é algo que me fascine muito…
Querem ter ganho 35?! Epah…tudo bem…querem 20?!?! Seja…Eu quero é ganhar este ano em várias modalidades!
12 Outubro, 2016 at 13:58
Mais um apelo.
Uma das obrigações do universo Sportinguista consiste na defesa intransigente do seu clube, e intrinsecamente ligado a isso está a reposição da verdade às manobras lunáticas da direcção do Traficante da porta 18.
Antigamente o Sporting reagia, agora age, e por isso a maioria do lampião com 2ª classe não entende. Pensava que podia bater no Sporting como bate na mulher, mas perante tal resiliência fica frustrado. Frustrado e violento.
A um passo das próximas eleições do Carnide e depois de tanto carvão e barulho por parte da sua estratégia comunicacional, digam-me… afinal do que é que NÃO se tem falado nos media? Quais os tópicos que têm escapado das manchetes de jornais e da investigação jornalística?
Eu ajudo…
Não se tem falado do rol de mentiras que fizeram parte de todas as candidaturas do Vieira para continuar a ser presidente do rival, e consequentemente cavalgar no ranking dos homens mais ricos de Portugal.
Mais de 500M de euros de passivo e ninguém levanta dúvidas sobre a sua gestão do clube?
Nenhum ficou minimamente envergonhado com a corrupção dos vouchers?
A falta de alternativas ao Traficante nas próximas eleições indica que os sócios do rival são e gostam de ser coniventes com o que o seu presidente está a fazer no desporto português, e isso, do ponto de vista do sincero adepto do desporto nacional é completamente inaceitável.
Não contem connosco para pactuar com esta escumalha que polui o desporto português com negociatas sujas.
12 Outubro, 2016 at 14:10
“Não contem connosco para pactuar com esta escumalha que polui o desporto português com negociatas sujas.”
Diria mesmo mais… “… que polui o desporto E A SOCIEDADE PORTUGUESA NOS SEU TODO…”
SL
12 Outubro, 2016 at 15:32
Trolha…
Não se admire com isso…
Viu as declarações de um tal taxista que dá pelo nome de “jorge máximo” ( os meus lá no canil, dão pelos nomes de …: tucha, faísca e pipoca…!)…?
O “resto ” deles, se não são como esse…são muito parecidos…!!
Abr e SL
12 Outubro, 2016 at 16:36
É uma questão de princípio. O Sporting deve bater-se por esta causa, não pela vaidade de ter 22 em vez de 18, mas para provar que resiste aos revisionismos históricos. Deve promover acções na FPF, suportadas por factos históricos, ao mesmo tempo que o faz através da CS. Andar a dizer unilateralmente que são 22… não serve.
Os adeptos podem sempre chatear a FPF, é escrever-lhes e inundar caixas de correio a perguntar quais as bases da contabilização das Ligas experimentais, e não dos campeonatos de Portugal.
A FPF, cobardemente, mantém-se em silêncio. O Madaíl, tipo político sem espinha, nem dá a cara.
12 Outubro, 2016 at 16:47
Ora é isso mesmo.