Todos os desportos têm adjectivos que os definem. Alguns até têm adjectivos comuns, mas um pouco mais deste ingrediente e menos de outro, transformam por completo o sentir, a Alma desse desporto e os diferenciam. Como costumo falar de rugby, e é comum associar ao desporto o respeito pelas regras, o fair play pelo jogo, a amizade com outros jogadores e até a solidariedade para com a equipa, o assumir responsabilidades.

Tudo é verdade, e tudo se pode condensar com alguma facilidade numa palavra… alegria. No rugby a alegria é uma constante.
A Alegria da manhã começada e a perspectiva de ir treinar com os amigos.
A Alegria dos jogos, dos pequenos combates individuais, o prazer que daí se retira.
A Alegria de saber que se está a “lutar” pelos amigos e companheiros… não há nada mais nobre que lutar e defender uma causa, uma ideia, uma camisola com os amigos…
A Alegria do fim dos jogos, estar com os outros jogadores, trocar impressões, tentar fazer melhor o passe para a esquerda, aprimorar o drop kick…
A Alegria de ser reconhecido, ser chamado aos estágios das selecções… sei de “um atleta” que da primeira vez que foi chamado, ficou com olhos rasos…
No rugby, como dizia o nosso associado Nelson Mandela, já falecido, – Eu nunca perco, eu ou ganho ou eu aprendo. E essa Alegria é o que nos motiva sempre a fazer melhor e a honrar o Desporto e a Equipa.

Porque quando se faz um desporto com Alegria, num Clube como o Sporting, isso não pode ser considerado um trabalho, um fardo… é um prestígio, ir para o campo e ouvir Chegou o Sporting, ver turistas que só de conhecerem as nossas camisolas pedem autógrafos e selfies… o irmos na rua e aplaudirem os nossos pequenos Leões…
Somos o Sporting Clube de Portugal, ponto.
E isso, meus caros… é uma Alegria imensa.

rugbyscp

*às quintas, o Escondidinho do Leão aparece com uma bola diferente debaixo do braço, pronto a contar histórias que terminam num ensaio