Um dos produtos mais conhecidos da Alemanha é o Oktoberfest, uma festa originária de Munique onde a cerveja é rainha e que se foi internacionalizando com o passar dos anos. E quem olhasse para a forma como o Sporting se apresentou em campo durante a primeira meia hora de jogo (para não dizer toda a primeira parte), diria que alguns dos jogadores tinham vindo directamente desse festa para o relvado e que, na bancada, muito boa gente tinha feito o mesmo. «Bora lá, que os gajos não jogam nada!», foi das frases mais inacreditáveis que podia ter ouvido quando o que eu via lá em baixo era os gajos de amarelo a trocarem a bola com uma qualidade a roçar a perfeição, saindo a jogar de toda e qualquer tentativa de pressão.
Claro que falar de pressão é subjectivo. Não sei se como milhares de adeptos Jorge Jesus terá acreditado que o Dortmund chegava suficientemente lesionado a Alvalade para de lá não poder sair vitorioso (dava jeito era perceber que desses oito ou nove lesionados só dois ou três são titulares indiscutíveis), mas a verdade é que a utilização de Markovic no apoio a Bas Dost se revelaria um tremendo erro. Primeiro, porque o holandês ainda está a anos luz de ser um avançado pressionante; segundo, porque Elias não tem a predisposição e a capacidade de ocupar espaços que Adrien tem; terceiro, porque Markovic gosta tanto de pressionar como eu gosto de fazer macramé (e ontem juntou-lhe o extra de perder todos os duelos físicos e ficar sem bola sempre que queria arrancar). Resultado, William Carvalho via-se envolto numa teia amarela e a defesa apanhava com as vagas de ataque sem barreiras prévias. Depois, a qualidade individual dos jogadores alemães fazia o resto, como se viu nos dois golos (aquele Aubameyang é impressionante) e entre esses dois golos o Sporting foi uma equipa atarantada.
Acordou duas vezes, é verdade, primeiro numa fantástica triangulação entre Dost, Markovic e Elias, com o brasileiro a fazer o que faz melhor e a surgir embalado para finalizar (o que só não aconteceu porque o redes adversário teve o momento andebol da noite); depois num golo anulado a Coates que dividirá opiniões eternamente (para mim é o redes que choca com Bas Dost, mas acredito que poucos árbitros não assinalassem falta sobre o guarda redes numa situação daquelas). E se esse golo anulado já era castigo pesado, o segundo dos alemães, mesmo em cima do intervalo, foi uma machadada na fé e o exemplo claro de como fomos macios durante toda a primeira parte (diz que fizemos duas faltas ao longo dos primeiros 45 minutos. Sem palavras…)
Para a segunda tudo tinha que mudar. Bem, Bruno César demorou a entrar e Gelson, que já havia sido o mais irrequieto na primeira parte, voltou a ser quem lançou a vontade de mudar as coisas. A trivela, logo a seguir ao recomeço, foi fantástica e a porrada que o nosso menino levou logo a seguir foi o sinal de que os alemães não estavam confortáveis no jogo, apesar da vantagem. Entretanto, com a equipa mais compacta, William podia respirar e acrescentar aos passes teleguiados (basta lembrar aquele para Bryan, na primeira parte) aquela espécie de levitar com que domina todo o meio-campo, o que fez com que a equipa fosse metendo o Dortmund cada vez mais no seu meio-campo.
Livre dentro da área a castigar um atraso com o pé que o guarda-redes agarrou. Alvalade em suspenso, gritando baixinho “chuta, chuta chuta!”. E ele chutou, com tanta força que a bola passou por onde tinha que passar e só a voltaram a ver quando a rede estava a mexer. O Sporting voltava ao jogo com quase meia hora para jogar e o vulcão de Alvalade entrava em erupção, ao lado da sua equipa. Viria o momento da partida, naquela arrancada de Marvin, naquele centro fantástico, naquele movimento belíssimo de ponta de lança de Bas Dost, naquela cabeçada que parecia uma pedrada e que deixou milhões de mãos desesperadas na cabeça. O 2-2, feito naquela altura, tinha tudo para ser a cambalhota no jogo.
Não foi e não seria, pese o facto do Sporting continuar a dominar e a tentar, com destaque para aquela arrancada de Campbell que levou a bola a Gelson e para o remate cruzado a que André chegou atrasado. Os alemães começavam a queimar tempo, os adeptos leoninos exigiam a não devolução da bola chutada para fora. Cruzamento para a área, o redes aos papéis e Schelotto a conseguir cabecear-lhe a bola para as mãos quando ele ainda estava no chão. Estava e por lá ficou. Ele e tantos outros. Faltavam cinco minutos, depois vieram mais cinco. Dez. Dez minutos em que não mais se jogou e onde os alemães mostraram como se mata um jogo quando se está à rasca. Não é bonito, pois que não é, mas nesta coisa dos adultos o que há mais são resultados conquistados à custa de coisas feias. Resta saber se teremos aprendido algo com esta aula prática.
19 Outubro, 2016 at 8:30
Bom dia. Duvido que o JJ tenha aprendido seja o que for e os exemplos são inúmeros.
19 Outubro, 2016 at 12:09
logo a abrir uma expressão CMTV 🙂
20 Outubro, 2016 at 15:14
O mesmo JJ que nos vergonhosos mandava o Artur deitar-se para o chão simulando uma lesão? 🙂
19 Outubro, 2016 at 8:30
Bom dia tasqueiros,
Confesso que ontem e depois de ver os 10 minutos finais ainda fiquei mais fodido com a derrota em Madrid, tivemos a prova que fomos uma equipa burra e de anjinhos. Nunca houve a inteligência de fazer como ontem o Dortmund fez, queimar tempo, lesões constantes, trocar a bola, todo um manual.
E nunca mais é sábado…
19 Outubro, 2016 at 8:39
JJ já não aprende coisa nenhuma.
Leva e levará sempre a sua avante.
Ontem, mais uma vez, vários erros de casting, não acredito que ele não veja o que o comum adepto vê ao fim de 20 min de jogo. Alterar seja o que for é que tá quieto, o ego não deixa pq o JJ está sempre certo.
Contra o porco alterou a posição do Ruiz e B.César e ganhou o jogo, mas esses já estavam em campo.
19 Outubro, 2016 at 9:00
ora a principais conclusões :
1- não andar uma parte inteira aos papeis …. aos 20 minutos eu ja tinha mexido na equipa ( e sim tinha mesmo )
2º aprender que a merda fo fair play é uma treta …. Madrid Guimaraes a ver se abrem a pestana ….
3º fonix estou lixada …
4º vendam o elias para chhina e vao buscar o wallison …
19 Outubro, 2016 at 9:04
“4º vendam o elias para china e vao buscar o wallison ”
Só podemos vender algo se existir comprador e eu nem uma imperial dava pelo ET.
19 Outubro, 2016 at 9:12
epa nem me digas isso …
5º a vergonhosa assobiadela que brindaram o markovic digna de uma equipa pequenina de adeptos pequeninos ( vai embora lampião!!! ) por isso ninguem nunca quis voltar …. ninguem troca os outros por nós …. damos tanta importancia aos lampiões como cantar o verde o branco ( graças a deus nao nasci lampião) quando se joga com um tondela desta vida … agora podem me tratar mal …. nestas coisas nós os adeptos temos de aprender … os detratores de JJ ADORARAM A ASSOBIADELA … ninguem precisa de nos deitar abaixo nos fazemos isso muito bem ….
19 Outubro, 2016 at 9:26
Bela não assobiei mas compreendo as pessoas que o fizeram, e só o fizeram quando foi substituído
Foi um erro de casting gravíssimo para o jogo é só a equipa técnica é que demorou quase 70 minutos a perceber
95% do que decidiu, decidiu tudo mal
Só tem de dar tudo o que tem, entrar em jogo sem atitude não faz cá falta nenhuma, dêem essas hipóteses aos nossos
Ele até pode treinar como o Ronaldo, se em campo não é capaz nem tem capacidade anímica não pode entrar, muito menos ser titular
Perdemos o jogo pela demora a perceber que estávamos a jogar com 10
19 Outubro, 2016 at 9:33
o jogo comecaste a perde lo não foi pelo Markovic ….foi no Elias …. o elias tem para mim o papel mais importante desta equipa e simplesmente não existiu … markovic jogou mal …sim jogou mas pelo menos esforçou se correu … tentou pressionar os centrais ( sim ele é que andou a pressionar os centrais ele ) … eu nem queria acreditar …. o Elias para mim foi menos que zero …. odeio o homem ( mas mesmo esse não levou os meus assobios )
19 Outubro, 2016 at 9:39
O Elias jogou mal, porque o gajo que tá à frente dele nem sequer se esforça para correr e pressionar..e quando isso acontece tens o elias e o william a levar com o meio campo todo deles e a unica coisa a fazer é ir recuando até à defesa..Bas Dost e Markovic ontem em campo em termos de pressão foram BOLA..e assim começas logo a jogar com menos dois e para o meio campo aguentar isso??? ah pois é..n tou com isto a desculpar o Elias, mas é muito mais dificil…Mas quem pôs o Markovic em vez do B César é que tem de aprender de uma vez por todas
19 Outubro, 2016 at 9:50
diz la o quer o Ruiz fez de melhor que o markovic diz la ? …. alias não mudo de ideias o Elias nem tentou jogar não tentou ponto.
19 Outubro, 2016 at 10:27
correu?
o markovic andava a marcar o 31 deles, e para marcar o jogador tem de estar à tua frente, nunca nas tuas costas…
19 Outubro, 2016 at 9:40
O jogo começamos a perder por todos, uns jogaram pior que outros mas só duas faltas na primeira parte? Sendo que uma foi a pseudo falta do Dost sobre o redes no golo anulado (sempre contra nós os apitadores dasse), não se pode estar a ver jogar 45 minutos de forma passiva, sem intensidade, sem faltas, sem meter o pé. Escolher alvos é ajudar quem nos quer foder
19 Outubro, 2016 at 9:31
True.
19 Outubro, 2016 at 9:36
Deviam ter metido a assobiadela no cú, adeptos de merda é o que é.
19 Outubro, 2016 at 9:41
É isso Alexia
19 Outubro, 2016 at 9:54
+1
Só “mudava” o termo…:
“No rabo”. 🙂
SL
19 Outubro, 2016 at 10:03
Adeptos de merda????
Marcovic de merda!!!!!!
Não entendo o que veio fazer… Já quando jogava no Benfica achava que era uma Amélia.
Temos vários miúdos melhores que esta mariazinha!!!!
19 Outubro, 2016 at 16:38
Tudo dito. Que vergonha alheia.
E bem que falas que os jogadores também ficam com rancor. Foi o mesmo com o Teo. E o tipo quando estava para aí virado, era um segundo avançado do crl, como se vê na recta final do campeonato. Assim como o Markovic será, quando entrar nos eixos.
E o que aconteceu com o Teo? Assobiado. E enquanto não bazou de Alvalade, não descansou. Agora está o JJ aos papeis sem saber quem meter lá.
Para gritarem pelo João Mário / Adrien que nos envergonhou no verão, esquecem tudo.
Adeptos das vitória? Não. Mas não lhes falta muito para isso.
Tribunal de Alvalade = Merda. Para mim é assim desde que assobiaram o Patrício na sua própria casa.
19 Outubro, 2016 at 12:14
pois… e se calhar ele não queria a tua imperial… já tentaste ver por esse prisma?!
Ontem teve uma belíssima oportunidade para marcar um golo e guarda redes fez uma enorme defesa.
E agora também se percebe porque não vedemos o Adrien… pois faz muita falta.
Ter nivel europeu… tem de ter lá dentro jogadores com esse nível.
o Elias está muito melhor hoje do que á 1 mês atrás.
e para deitar a baixo… já cá temos na tasca gentinha que sobre!
19 Outubro, 2016 at 18:06
” 4º vendam o elias para chhina e vao buscar o wallison …”
O Elias até pode sair oferecido…e concordo com o regresso do Wallyson que seria um excelente substituto do Adrien!
19 Outubro, 2016 at 9:03
é mesmo a única coisa menos má que terá ficado do jogo de ontem: aprendizagem. deixarmo-nos de complexos e fazer feio quando for preciso
19 Outubro, 2016 at 9:09
Ouço e leio isso desde sempre, a verdade é que seremos anjinhos já está no adn do clube, BdC bem tenta mudar e vem mudando mtas coisas mas é complicado…muito complicado. Ontem mais uma amostra de intensidade e querer….uma amostra.
19 Outubro, 2016 at 9:13
Este sistema tácito 442 com estes jogadores simplesmente não resulta, sofremos golos em todos os jogos. Claro que JJ, o 11.º treinador mais caro do mundo, nunca vai mudar não fosse ele o grande casmurro.
19 Outubro, 2016 at 9:14
A primeira parte foi dada. Markovic macio demais. Mas não podemos deixar de criticar uma arbitragem terrível. Um jogador alemão que é assistido em campo e não sai, amarelo a Bruno César depois de ter sido provocado (amarelo para os dois), etc etc etc. Sábado lá estarei novamente para apoiar. De referir que acho horrível adeptos a associarem o Markovic, não se assobia quem veste a nossa camisola.
19 Outubro, 2016 at 10:11
Ora bem! nessa última frase está tudo.
19 Outubro, 2016 at 10:19
A lei mudou, quando existe falta e quem a comete leva amarelo o adversário não tem de sair de campo após ser assistido
20 Outubro, 2016 at 15:25
Não sai porque as novas regras dizem que se a falta dá um cartão, o jogador assistido não precisa sair…
Convém estar atento a estas pequenas nuances!
19 Outubro, 2016 at 9:14
Há coisas curiosas que às vezes me surpreendem: O Dortmund fez anti-jogo, como já tinha feito em diversas ocasiões na época passada e mesmo este ano tenho ideia de já ter sido criticado por isso. E mais, nós gostamos de criar alguns mitos, e um deles é que o Dortmund é um clube simpático. Não é! Aqui há uns anos fui ver um jogo com o Estugarda e, assim do nada apareceu a claque dos gajos e literalmente varreu toda a esplanada onde o pessoal bebia umas jolas tranquilamente. Eu fiquei com um dedo partido, mas o gajo que me tentou assaltar deve ter comido por uma palhinha durante meses.
Fica o aviso para quem for lá. Cuidado que os gajos são uns valentes filhos da puta.
Quanto ao jogo, achei que a abordagem inicial foi incorrecta, nestes jogos temos de ter 3 gajos no meio campo, e poderíamos ter chegado ao intervalo pior ainda…
A defesa fez o possível contra jogadores de enorme qualidade que trocavam a bola como se fossem o Barcelona. E eles apareciam sempre em vantagem numérica! Isso só se resolvia se tivéssemos mais um gajo no meio campo, com a descida dos extremos para compensar os laterais que assim poderiam até defender mais por dentro e não tão à queima.
No fundo, defender em 451 e desdobrar em ataque no 433. Este sistema até beneficiaria o jogo dos nossos extremos que são uns velocistas, Gelson, Markovic e Joe Campbell.
JJ acredita tanto no modelo de jogo de 442, e bem na minha opinião, porque 95% dos jogos é para serem jogados assim, mas não aceita mudar quando o adversário tem armas que ele não tem. Acredito, aliás, que se JJ estivesse do outro lado seríamos cilindrados.
Posto isto, o que me interessa é que se tenha aprendido a lição. E só mais uma coisa, nunca na puta da vida Markovic e Campbell serão segundos avançados. São extremos e podem ser muito úteis aí. Os nossos segundos avançados são… eu acho só temos um, Bryan Ruiz. O Alan Ruiz é um 10 e o castaignos e o André são pontas de lança.
19 Outubro, 2016 at 9:14
William jogou taaaaaaaaaaaaaaaaaanto ontem….(Tambem gostei muito do Bas Dost mesmo não marcando; e Coates excelente jogo; Patricio como sempre)
19 Outubro, 2016 at 9:22
Ofensivamente fez um jogo perfeito. Nos dois golos não ficou bem na foto, apesar de, no 1.º a culpa não ser exclusivamente dele. No 2º é de uma displicência atroz.
19 Outubro, 2016 at 9:29
Que poderia ter feito no 1º?
No 2º a atribuir culpas a alguém atribui ao Elias, sem comentarios ao movimento que faz.
19 Outubro, 2016 at 10:36
E o domínio (ou falta dele do William)? Explica-me o que é que ele tenta fazer ali, naquele momento do jogo e naquela zona do campo? Sou o maior defensor do William, mas quando mete água há que dizê-lo sem complexos. Este péssimo na 2.º golo. Vê a jogada de novo.
19 Outubro, 2016 at 11:03
Ele se não tem cuidado nesse lance partiam-lhe a perna (do meu ângulo d evisão tive essa percepção).
19 Outubro, 2016 at 9:18
Bom dia e Muitos Parabéns ao Farnerud,
Claramente foi mal escolhido a entrada para o 11 do Markovic, o Bas Dost (Bas aquela testada tinha que dar golo pah) é um jogador que não anda pelas mesmas áreas que o Slimani logo não pressiona tanto, mas se ele não pressiona, quem joga atrás dele tem de o fazer e Markovic nunca o fez. Havia um espaço enorme entre o meio campo defensivo do BVB e o nosso meio campo que permitia os alemães embalarem para a frente a partir dessa zona. Pessoalmente, acho foi por aqui que o BVB ganhou o jogo.
Boa atitude na 2ª parte, grande RUI, Gelson e Coates durante 90 minutos, péssimo Joel Campbell, só me lembrei que estava em campo quando perdeu uma bola infantil no nosso meio campo e quando, mesmo com o jogo a acabar, em posição frontal, decide fazer um passe em vez de rematar e seja o que Deus quiser.
Matheus não fica a dever nada nem ao Campbell nem ao Markovic, terá a sua oportunidade mais cedo ou mais tarde.
19 Outubro, 2016 at 9:27
Esqueci-me de referir em relação ao Rúben Semedo, fisicamente não me pareceu a 100%
19 Outubro, 2016 at 11:07
Exactamente! Também tenho essa impressão. O Ruben não estaria a 100%, pois deixou-se papar várias vezes em velocidade, que é um dos pontos fortes do nosso central.
19 Outubro, 2016 at 11:13
eu nem toquei nesse ponto porque foi das coisas que mais me incomodou. Então na segunda parte, quando ele estava do meu lado, era notório o esforço de cada vez que tinha que arrancar. Deixa lá ver se vai a jogo com o Tondela…
19 Outubro, 2016 at 11:20
Pelos vistos não fui o único a notar…Aplaudo o esforço do Rúben, apesar do jogo menos conseguido, fez o que o corpo deixou fazer, possivelmente a vontade dele era fazer mais.
Contra o Tondela, só faz sentido jogar se estiver a 100%, se não estiver é preferível meter o Paulo Oliveira e não arriscar a piorar a lesão.
19 Outubro, 2016 at 9:20
Tudo o que foi escrito é verdade, mas…. fui só eu que vi:
—> penalty por marcar a nosso favor com 0-0
—> Golo limpo anulado quando havia 0-1
—> penalty sobre o schelotto na 2ª parte mesmo em frente dos cornos do árbitro de baliza?
20 Outubro, 2016 at 15:33
Só um faccioso acha que o lance do Schelotto é penalti…
19 Outubro, 2016 at 9:26
Bem, a azia já passou e meio a sério, meio a brincar vou focar-me até sábado no facto de termos perdido por 2-1 com dois tubarões que podem perfeitamente ganhar esta competição. Ou seja, comparando com anos anteriores estamos cada vez a tentar ser mais uma equipa de Champions que uma equipa de LE.
“William Carvalho via-se envolto numa teia amarela”.
Verdade, Cherba. Foi por aqui a chave do jogo. Se já não esperavamos grande coisa dos laterais (eles tinha a lição bem estudada e atacavam quase sempre pelo nosso lado esquerdo, Elias foi um completo “fantasma” no meio campo. Se com bola há ali potencial, sem ela tem muito trabalho pela frente. Posicional… e psicológico. AKA vontade, tusa, raça.
JJ, contra uma equipa destas (sobejamente conhecida) devia ter apostado num esquema como em Madrid. Se não somos capazes de assumir o jogo, então esperamos por eles com meio campo bem povoado (Ruiz e BC mais recuados) e depois é meter o Gelson a correr com o Dost a finalizar.
Não tenho dúvidas que vamos seguir na LE (e podemos ganhá-la), por mim vamos a Alemanha jogar à defesa e sem grandes preocupações, depois é tentar empatar com o Real e ganhar na Polónia.
É que o mais importante agora é o Tondela. Eu jogava com o DOST, Matheus e Gelson. Atrás o Bryan se estiver bem fisicamente, senão o André ou o Ruiz.
No entanto, acho que depois dos assobios ao Markovic (podem todos ir assobiar para o caralho) é mesmo ele que vai jogar.
Neste momento, já só penso em ultrapassar o autocarro do Petit, completamente lotado com lutadores de Muay Thai.
19 Outubro, 2016 at 9:27
Independentemente de não termos jogado nada ou quase, na primeira parte, não mereciamos a derrota pelo que jogamos na segunda parte. Bas Dost teve na cabeça o que seria o início da reviravolta ( Slimani teria cabeceado para o contra-pé do redes à semelhança do que fez contra o FCPorto)
O Golo anulado ao Coates, só o foi porque era do Sporting, se fosse ao contrário, seria golo do Dortmund, o Bas Dost nem saltou o guarda redes é que foi contra ele e contra um colega de equipa.
Junto a minha voz a quem considerou um erro a inclusão na equipa do Markovic, não entendo porque não se dá oportunidade ao Matheus, de certeza que faria melhor e que ajudaria a defender, coisa que o Markovic não fez nem fará.
Se antes já era difícil o apuramento, agora é quase uma tarefa impossível, no entanto pode ser que tenhamos uma pontinha de sorte e arbitragens que “errem” menos.
Agora é recuperar a equipa para o campeonato, ainda nada está perdido.
Eu ACREDITO!
SL
19 Outubro, 2016 at 9:29
Não mencionaste o pênalti Cherba, ainda não vi o resumo, mas no estádio pareceu pênalti
19 Outubro, 2016 at 9:36
não acho que seja
19 Outubro, 2016 at 10:00
Narashima vi pela televisão e também fico com a ideia que não há nada
19 Outubro, 2016 at 10:32
ok, tks aos 2 😉
20 Outubro, 2016 at 15:37
Eu acho que é.
O gajo do Dortmund vai com as mãos nas costas do Dost… Vê-se isso muito bem. mas pode ser uma questão de intensidade… 🙂
19 Outubro, 2016 at 9:36
Isto de “ser” uma equipa de Champions tem muito que se lhe diga. E o Sporting não é.
Os alemães correram e pressionaram, nunca deixaram os centrais (ou o William) sair a jogar. Obrigaram-nos a colocar a bola nos laterais, e aí era lance perdido…
Sim, o Adrien faz falta.
Sim, ha ali 2 ou 3 elementos a quem faltam ganas.
PS: voltámos aos tempos do presidente-comentador? Em dia de jogo importante? Para quê, ao certo?…
19 Outubro, 2016 at 9:38
Uma nota para a arbitragem: é preferível deixar jogar e passarem uns contactos em claro do que marcar todo e qualquer toque da treta.
19 Outubro, 2016 at 9:40
A merda toda é que os alemães estão protegidos pela put@ da Gazpron e o resto são tretas.
Lá vêem os adeptos anjinhos dizerem que devíamos ter jogado a 300% … viu-se o anti-jogo que os alemães fizeram nos últimos minutos, tivéssemos feito o mesmo e tínhamos vindo de Madrid pelo menos com 1 ponto e o resto são tretas.
Continuem com a merda do fairplay que os outros cagam-nos e mijam-nos em cima.
Enquanto não abrirmos os olhos e não virmos que o futebol do sec. XXI não é para meninos, não ganhamos nada.
19 Outubro, 2016 at 10:09
“viu-se o anti-jogo que os alemães fizeram nos últimos minutos, tivéssemos feito o mesmo e tínhamos vindo de Madrid pelo menos com 1 ponto”
Não foi só em Madrid, tivéssemos feito o mesmo em Guimarães e trazíamos os 3 pontos.
Não somos anjinhos Alexia, somos é “românticos”, queremos jogar bonito, dar espectáculo e ter fair play com os adversários, isto é uma filosofia à Arséne Wenger…O problema é que há vitórias que não se conquistam a jogar bonito, temos que ser velhacos.
19 Outubro, 2016 at 9:41
Só vi a segunda parte, que pelos visto foi o nosso melhor. quando vi Markovic no onze fiquei assustado, porque se junta Dost que não tem capacidade de pressão como tinha slimani e Elias, que não tem estado mal, mas não pressiona como Adrien. ou seja, seriamos muito macios na frente. Dei o beneficio da dúvida porque B. César não tem estado bem nos últimos jogos, mas depois de o ver em campo, não gostei. e não gostei porque este esteve bem melhor que o Markovic.
Nós não precisávamos de Markovic, precisávamos sim, um defesa esquerdo! até podia vir nos mesmo moldes, mas era de um defesa esquerdo! o sérvio tem qualidades, mas não defende e assim fica difícil no modelo de JJ.
Acho que essa é a diferença para este ano, alguns jogadores que não pressionam tanto na frente e que deixam a defesa em apuros. de resto é o normal da sina do Sporting, bolas que deviam entrar e não entram, o arbitro a roubar um golo limpo e pronto! podíamos ter 3 vitórias e assim só temos 1…
O Rúben é batido pelo aubameyang? fica mal na figura? fui ver ao tranfermarkt e só o valor dele é superior, e por larga margem, a todos os nossos defesas! é bom não esquecer contra quem estávamos a jogar. Agora, fica um amargo de boca pois parece-me que tínhamos equipa para ganhar este jogo.
william tem uma visão de jogo fabulosa
19 Outubro, 2016 at 9:44
O nosso melhor treinador no período BdC foi Leonardo Jardim, o resto é peanuts….
Com um plantel de metade do valor , do que JJ tem, foi buscar William, reciclar Adrien para titular… e ainda nos deu 3.000.000 a ganhar….
Eu assumo o que sempre assumi que JJ não é o treinador ganhador que todos apregoam, ele teve a sorte da vida de ir parar a carnide num altura de usurpação do poder nortenho.
JJ é isto… e isto eu não gosto, nem serve para o que queremos…
Observem o próprio Dortmund…. quem eram Kloop e Tuchel antes de chegarem a vestir de amarelo??
Não, não acho que o macaquinho fosse a nossa solução, mas há mais por aí a escolher da nova vaga…
A única grande vantagem de JJ no Sporting, já se esgotou: o que sabia dos métodos cardinenses
Vamos falar das coisas boas de JJ
Promoção de Rúben Semedo e João Mário a titulares
Rentabilizar Slimani de uma maneira óptima
Construir uma equipa tipo na época passada de muita qualidade
Para mim é só isto que tem que apresentar…e como não quero bater no ceguinho, para mim basta falar de um pequeno episódio de que ele não apreendeu um caralho de um ano para o outro…. BASÓFIA… perdemos o campeonato quando em novembro do ano passado, carnide estava nas ruas da amargura e este galinho da india andava a cagar postas de pescada, cagou tanto que o orgulho ou vergonha lampionica foi tão grande que eles se uniram e com a ajuda da estrutura nos limparam o cebo…
Portanto o que eu gostava mesmo é que viesse um valencia ou um atlético cá buscar o nosso mister no fim do ano e nos deixasse o valor do Leonardo no mínimo…mas isto são sonhos, não que JJ não abandonasse o barco mal pudesse… mas porque ninguém vai dar dinheiro por JJ… a gente fala de gelados na testa dos outros, mas se calhar nos temos um bem espetadinho na nossa… oito milhões ao ano, mais prémios é muita fruta… para uma supertaça…sim não tenho nenhum bom felling para este ano, espero me enganar e estar a celebrar o campeonato, as taças de Portugal, da liga e da Liga Europa (brilhante premonição Presidente, o mal é que o gajo não consegue meter a equipa a jogar á bola, este ano)
Já estamos quase a ter o mesmo número de derrotas em outubro do que tivemos o ano passado inteiro… valente!
19 Outubro, 2016 at 9:53
Esse JJ, que pelos vistos não vale nada para ti, “só” bateu o record de pontos da primeira liga o ano passado, teve foi o azar(vouchers e afins) de os de carnide terem batido o record por mais.
E a basófia sempre a teve e sempre terá…
19 Outubro, 2016 at 10:01
Sporting perde…lá vêm os Dreadbear, os Octávios, etc
19 Outubro, 2016 at 10:24
fizemos 86 pontos o ano passado! só não fomos campeões porque o benfas tem isto tudo minado. o homem não é perfeito mas é do melhor que anda ai.
20 Outubro, 2016 at 15:50
Concordo.
O JJ é bom, como era o Jardim, como era o Marco, como é o Vitória.
Ganhou 3 títulos nos vergonhosos mas um foi o do “túnel” e o outro foi o do “colinho”. E no ano do Jardim, se não são os empates gamados com o Rio Ave e o Nacional em casa (oferecidos pelos APAF Xistra e Mota), não sei se tinham ganho esse campeonato ou, pelo menos, se iam à final da LE.
É bom que se perceba que da equipa do Jardim estão lá os 3 campeões da Europa (o ano passado estavam mais os 2 que foram vendidos no verão). O resto nem se compara.
Nem dá para imaginar o que faria o Jardim, e até o Marco, com um plantel destes – que pelo que gastaram até podia ser melhor!
O JJ não é o que falam dele e muito menos o que ele pensa que é!
Mas é verdade que só perdemos o campeonato do ano passado porque os vergonhosos jogam com 15 sempre que é preciso!
Se acham que o Dortmund fez anti-jogo, e fez, o que fez o vergonhoso em Alvalade o ano passado, que até bolas do banco metiam em campo?
19 Outubro, 2016 at 9:47
O jogo de ontem é resumido pelo seguinte: o melhor jogador em campo (William) esteve envolvido nos dois golos do Borussia, em duas perdas de bola. Porquê? Porque faltou Adrien!
Elias e Markovic têm o nivel de pressão e agressividade defensiva dum infantil.
A ausencia de Adrien (já para não falar da ausencia de Slimani – Bas Dost faz o que pode a nivel defensivo) prejudica imenso a equipa. Na época passada, o segredo da equipa esteve na pressão a campo inteiro, sendo Slimani sempre o primeiro defensor. E Adrien raramente se deixa passar por um oponente.
Ontem, nos primeiros 45 minutos, o Sporting fez…uma falta! Logo por azar, a falta inexistente que anulou o golo de Coates. Mas uma falta (!!!) em 45 minutos traduz a completa passividade do meio campo e da frente avançada em anular o jogo adversário.
A tendencia obvia que temos é de crticiar os centrais ou laterais, mas os dois golos sofridos ontem resultam de perdas de bola decorrentes da completa falta de pressão alta que a equipa fez. A tal pressão alta que Jesus tanto apregoa e que na época passada nos ia dando o título por pouco.
Esta época, os pontos perdidos, seja no campeonato seja na Champions resultam de passividade do meio campo e frente de ataque, essa que foi a marca registrada da época passada.
Elias não pressiona. Bruno César não pressiona. Markovic não pressiona, Campbell não pressiona.Bas Dost não pressiona.
E Porquê? Porque são jogadores fundamentalmente criativos. Que servem para desiquilibrar pelo que produzem não pelo que destroiem.
Como resolver este imbróglio complicado? ADRIEN SILVA VOLTA DEPRESSA E A 200!
Porque ontem vimos um William Carvalho monstruoso a defender e a atacar, a fazer passes de 30, 40 metros, a pegar na bola , fintar 2,3,4 e assisitr para golo! Vimos tudo isto em William mas tudo isto é ineficaz se William tiver Elias nas costas!
Sinto que a equipa vai evoluir monstruosamente com o regrsso de Adrien porque entretanto Elias vai adquirindo rotinas.
É mentale fisicamente muito exigente jogar no sistema tático de Jorge Jesus e só jogadores com muita Alma é que pegam de estaca e não vacilam. Adrien é esse jogador. E sinto que, com o crescimento monstruoso de William e Gelson (meu deus, já não tenho palavras para Gelson!*) a equipa vai atingir a curto prazo o seu auge e assim vai ser que as falhas dos laterais e centrais vão acabar por ser mitigadas.
Acreditem, caros tasqueiros, o problema da equipa está na mudança do chip: saíram dois jogadores essenciais na pressão-alta defensiva, João Mário e Slimani, e estamos neste momento sem o grande guerreiro, o jogador mais “Jesuíta” da equipa, Adrien Silva.
Na Liga estamos em segundo a 3 pontos e já jogámos contra um rival direto, ganhando.
Na Champions estamos em 3º num grupo em que raros fomos os que acreditámos no segundo a seguir ao sorteio que poderíamos passar.
Vamos continuar a acreditar. Esta equipa só tem potencial para continuar a crescer. Saiba Jorge Jesus aprender com os erros (já o provou no benfica) e…SAIBA A DIREÇÃO CONCENTRAR-SE NA UNICA COISA QUE INTERESSA: O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!!!
* PS: não podia deixar de realçar mais uma vez a fantástica exibição de GELSON MARTINS. Que crescido está o míudo!! que maturidade, que preponderancia exibe na equipa, sabendo que desequiliba como poucos no mndo e mesmo assim nunca deixa de olhar para os companheiros e ver linhas de passe. Incrível crescimento. Não será desperdiçada esta fulgurante carreira. E o que assusta cada vez mais (no bom sentido) é que ainda vai crescer mais. Não tenha lesões e vai ser o melhor jogador da nossa Liga e preponcerante para o titulo.
PS 2: ontem ao olhar para Markovic (ou Campbell) e ver Matheus no banco, pensava: a subida em defintivio do brasileiro está para muito breve. Para mim, é para ontem!
19 Outubro, 2016 at 13:01
Excelente análise…
19 Outubro, 2016 at 9:49
O Gelson!!!
Que jogador que temos ali..o puto não tem medo de encarar 2 ou 3 jogadores..vai sempre para cima..sem medo de arriscar..fdx que player 🙂
19 Outubro, 2016 at 9:49
o treinador que comece a apresentar algum trabalho de casa face aos recursos que tem e às escolhas que fez porque isto está a tomar um caminho desagradável.
continuamos com os mesmos 14-15 jogadores… não vejo mais ninguém a ser trabalhado.
e a qualidade dos nossos jogos vai-se degradando porque a base vai ficando cansada.
e quando o Gelson não puder, Jorge?
19 Outubro, 2016 at 10:01
“continuamos com os mesmos 14-15 jogadores”
Essa é que é essa… e já se fala aqui no mercado de Janeiro.
Por este andar, para o ano o GaG não faz mais nada.
19 Outubro, 2016 at 10:22
eu quero os jogadores cá…
mas quero que eles joguem melhor.
não me sirvam aquela primeira parte medonha.
19 Outubro, 2016 at 10:01
A Liga dos Campeões não é o campeonato português!! A abordagem não pode ser a mesma! Para quê alterar a estratégia que foi utilizada contra Real e Légia?
O Bruno Cesar devia ter começado de início para ajudar no meio campo. Já havia o défice de agressividade com a troca forcada de Adrien por Elias…e ainda se troca Bruno Cesar por Markovic?!
O Weigl (o trinco) é um miudo de 21 anos que mexe os cordelinhos deste Dortmund e fez o que quis na 1a parte. Recebia a bola sempre sozinho e fazia jogar a equipa a seu ritmo. Marcou inclusivamente o segundo golo. Mais de 45 minutos para corrigir esta situação? Percebeu-se isso no estádio ao fim de 10 minutos!
Elias joga a passo. O Francisco Geraldes é um miudo também de 21 anos mas “ainda não estava preparado” para jogar neste Sporting. Enfim…
20 Outubro, 2016 at 15:58
+1
19 Outubro, 2016 at 10:02
“Aula prática” de desrespeito e indiferença em relação aos sócios do Sporting é o que se fez na porta 3 separando fisicamente a entrada para a bancada sul da entrada para a bancada nascente com dois canais muito desiguais quanto à sua largura. O que franqueia o acesso à bancada nascente é muitíssimo mais estreito e está mal posicionado: junto à parede do estádio e “saliente,” i.e., à direita dos sinais/letreiros que indicam que, para os seus sectores, a entrada no estádio se faz à esquerda, fazendo com que muitos sócios, para lhe acederem, sejam obrigados a fazer um movimento de retorno.
Com esta alteração, em dias como os de ontem, em que a grande afluência combina com a chegada tardia ao estádio de um grande contingente de sócios (porque trabalham, não são estudantes ou reformados que possam dispor do seu tempo livremente!), verifica-se inevitavelmente um efeito de afunilamento que, combinado com as forças de constrição geradas por quem, atrás, de lado e vindo da direcção oposta, impaciente, pressiona para ingressar no estádio, cria uma situação de risco real para a integridade física e mesmo a vida de todos os que ali estão, especialmente de crianças.
Ontem, nesta inacreditável confusão de empurrões e cotoveladas, ao meu lado uma Senhora perdeu os sentidos (sim, desmaiou!), outra respirava pesadamente e queixava-se de que se sentia mal. Eu, para passar ao exemplo pessoal, de um cotovelo que se “afundou” nas minhas costelas, sofri uma contusão com hematoma extenso. Na altura, tal a dor e tais as dificuldades respiratórias, até pensei que mas tivesse fracturado.
É bom lembrar que a grande maioria dos que ali estavam pagaram, a tempo e horas, a um preço elevado e manifestamente inflacionado, gameboxes. Com isso adquiriram, entre outros, o direito de aceder ao seu lugar sem serem tratados como gado encurralado ou sardinhas em lata, sem serem objecto de sevícias físicas.
E não é que é mesmo assim, como gado encurralado, sardinhas em lata, carne para canhão, gente que pode ser chocalhada, empurrada, brutalizada, que somos tratados?
Os autores desta façanha são energúmenos e criminosos. O primeiro deles é o máximo responsável pelo clube. E é tanto mais quanto, obviamente, a criação dos dois canais com as características diferenciais que apresentam é um frete feito às claques do clube. Tudo para as ter a comer nas palminhas. Que se dane que, para isso, se sacrifique muito mais do que o bem estar circunstancial a própria integridade física de sócios que não pertencem às claques, alguns dos quais, como eu, têm mais anos de associado do que o próprio Presidente.
Bruno de Carvalho, quem é que o V.Exa. julga que é para nos desrespeitar, tratando-nos de um modo animalesco, como se fossemos bestas de carga? Nem um animal se trata assim!
VÁ PARA O CARALHO!!!
Vá para o caralho segunda vez, seu arrivista de merda, quando, em dia de disputa de um importantíssimo jogo para a Liga dos Campeões com uma grande equipa germânica, não encontra melhor assunto para falar do que o Carnide.
Vá impingir os seus complexos de inferioridade aos seus correligionários servis e deixe-nos em paz.
PARA O CARALHO!!!
19 Outubro, 2016 at 10:08
De acordo com a péssima entrada, como também refiro a seguir…
Em desacordo com o resto “da conversa”…
Mas isso é outro assunto…
SL
19 Outubro, 2016 at 10:44
A que “resto” se refere ao certo, Max? Que a solução de desdobrar a entrada em duas seja criminosa? Que sejam assacadas responsabilidades ao Presidente? Dos termos de que me socorro? Não, Max, o que se passa com o acesso ao estádio não é falta de organização. É, antes, uma organização que visceralmente despreza os sócios do clube. E essa tem um responsável máximo. Dá pelo nome de Bruno de Carvalho. E hoje merece-me as palavras mais duras.
SL
19 Outubro, 2016 at 10:09
Só para rematar: enquanto tudo aquilo que descrevo se passava, o canal de acesso à bancada sul estava às moscas. Às moscas, quase sem movimento!
19 Outubro, 2016 at 11:29
Perfeitamente de acordo com a situação inqualificável das entradas…
Perfeitamente de acordo com anecessidade de mudar…pois antes (há 4 ou 5 jogos atrás) esse problema não se colocava (da primeira vez que me deparei com a mudança acabei por entrar na zona das claques e vi-me em palpos de aranha para conseguir “voltar ao local correcto” da minha entrada… )…
Portanto concordo com tudo isso e discordo da maneira como se refere ao Presidente, que me dispenso de “expressar”…
SL
19 Outubro, 2016 at 12:06
Se quiser ignore o “tratamento” e imagine formas mais deferentes/diplomáticas, mas responda-me a uma só questão: quem é, em última instância, o responsável pela situação da porta 3? E acrescentará, com um pouco de boa vontade, resposta a outra. O que nos fazem é ou não uma manifestação intolerável de indiferença pelo nosso bem-estar? Se alguém, ali, tem a infelicidade de cair no chão (não que haja muito espaço para que isso aconteça), dificilmente deixará de ser espezinhado.
Desculpe, Max, mas neste contexto não dá para recorrer a eufemismos. De bardamerda para cima, é exactamente o tipo de linguagem que os responsáveis merecem que lhes dirija.
SL
19 Outubro, 2016 at 10:55
Já te perguntaste se quem faz essa merda de canal é a empresa de segurança?
Devias ir reclamar em local próprio porque na internet não resolves esse problema.
19 Outubro, 2016 at 11:10
Os problemas com as entradas em jogos um bocadinho mais movimentados é recorrente e tem vários anos!
Ainda no jogo do Leggia foi ridiculo, como sempre! O que acontece é que nestas condições e quando a fila começa a avolumar-se os gajos deixam de revistar e entra tudo para aliviar a fila! Mas o Sporting continua a achar que tendo 47.000 adeptos e pouco tempo para entrar (por causa do horário a meio da semana) pode manter metade da porta 2 fechada (o acesso à superior)!
No Leggia a confusão no bengaleiro foi tal que para ir buscar uma mochila demorei à volta de 30 minutos….para ir deixar demorei pouco menos…
A entrada no estádio é uma merda e é uma merda à muito tempo! Não venhas com a empresa seguradora! Se este problema existe à muito tempo a culpa claro que é do Sporting! Se ninguém do Sporting sabe que este problema existe…nem sei bem como qualificar por isso só posso assumir que cagaram nisto já à muito e consideraram que o preço de ter entradas como deve ser é demasiado alto face ao beneficio.
19 Outubro, 2016 at 11:01
Estas questões mereciam uma queixa ao sporting, pela actuação nas entradas do estádio, dos seguranças da 2045.
19 Outubro, 2016 at 11:06
Gregor,
não sei o que se passou, mas sei que a entrada pela 3 é um problema que se arrasta. A única vez que a minha filha entrou em pânico no futebol foi, precisamente, num jogo em que ficámos na sul e tivemos que entrar por aí. Obrigou-me a varrer quem estava à volta para perceberem que ali estava uma criança e ainda hoje ela me pergunta, volta não volta, “não vamos entrar na porta da confusão, pois não?”.
É um problema que não deve ser ignorado.
19 Outubro, 2016 at 11:12
O problema da porta 3 já tem pelo menos 10 anos…
19 Outubro, 2016 at 11:33
Mas nunca como agora senti tais dificuldades…
Quando vou eu sózinho…mesmo velho cá me desenrasco (ainda não sofro de claustrofobia…sim porque fico às vezes literalmente “afogado” no meio daquela malta mais nova…e nem sempre respeitosa dos direitos dos outros…)…
Agora quando levo o neto (sete aninhos…) é um pouco mais aflitivo…
Abr e SL
19 Outubro, 2016 at 11:55
há muito que se podia fazer, Max, incluindo existir uma (pelo menos) fila prioritária, que quem leva crianças pequenas poderia utilizar. Já nem falo da dificuldade que um pai tem em levar a filha à casa de banho, sendo ela demasiado pequena para entrar sozinha na das mulheres e estando a dos homens à pinha com gajos de pila na mão. Fico-me por aqui porque o tema é outro e porque estes “pormenores” me tiram realmente do sério quando nos queremos apresentar como grandes…
19 Outubro, 2016 at 12:19
Sei bem o que é esse duplo problema, Cherba. O meu filho mais velho hoje entra pelo seu próprio pé, mas em 2003/04/05/06, por aí, quantas não tive também de varrer à volta aos berros para o proteger dos apertos… A minha filha mais nova só nos acompanha quando eu sei que tenho condições de controlar o acesso (nomeadamente, quando posso chegar com grande antecedência). Ainda assim, vou com o credo na boca não surja uma surpresa desagradável qualquer.
As casas de banho, pois aí não há alternativa a pedir a uma Senhora que escolte as nossas filhas. Felizmente, há sempre alguma prestável que a isso se dispõe. A minha agora já não precisa. Mas já precisou no passado.
19 Outubro, 2016 at 14:21
Havendo apenas 4 entradas era importante por exemplo uma primeira barreira com o máximo de filas possíveis para mostrar primeiro o bilhete. Depois a revista idem, ainda antes da entrada na zona do recinto. Mas isso custa dinheiro porque tinham de pai triplicar o nº de pessoas a ver bilhetes e a revistar, o que me parece que o Sporting não quer fazer, independentemente das consequências.
No mínimo dos mínimos o dispositivo e a forma de entrada em jogos de semana têm de ser completamente diferentes porque há muita gente a trabalhar, que se tem ainda de deslocar e por isso antes das 7 é muito dificil chegar ao estádio! Chegarem cerca de 40.000 ao mesmo tempo exige um dispositivo completamente diferente! Mas volto ao que disse antes…isto é muito fácil e tenho a certeza que foi ponderado (seria de amador não ponderar um problema destes)! E chegou-se à conclusão que a comodidade e facilidade não vale o dinheiro que se ia gastar…
É como digo…a porta 2 metade está fechada! Antigamente, havia o dobro das entradas na porta 2 e agora afunila tudo ali! A vantagem que tem face à porta 3 é que cá fora o espaço é muito amplo por isso não fica tudo ensanduichado como é na porta 3…
20 Outubro, 2016 at 1:52
Como é que é Cherba? Apagas comentários porque se chama filho da puta a utilizadores anónimos que ninguém sabe quem são, nem de que clube são, mas mandar o Presidente do Sporting Clube de Portugal para o Caralho 2x no mesmo comentário já deixas passar?
20 Outubro, 2016 at 11:45
O que seria da “Tasca” sem a vigilante tropa-fandanga dos Nogueiras e quejandos sempre de lápis azul em riste?
20 Outubro, 2016 at 15:35
Epá, não tenho capacidade para fazer censura, mas se a fizesse era de lápis verde, não azul, esse azul que falas deve ser herança dos tempos do Soares Franco e da aliança com os corruptos do norte.
O único que tem capacidade para fazer censura é o Cherba e que a exerce para calar ofensas a quem ofende os de “verde-e-branco”, mas permite que se ofenda Atletas, Técnicos e Presidente do Sporting Clube de Portugal:
Alguns exemplos só dos últimos dias:
José Silva
18 Outubro, 2016 at 20:36
O Bruno César deve estar a perguntar que mal fez ele ao iluminado que é treinador do Sporting….
Markovic? Puta que o pariu!
A equipa a correr e a pressionar e este filho da puta a passear.
Elias e Zeegelaar = Merda sem nivel
Jesus péssimo mais uma vez
Nalitzis
18 Outubro, 2016 at 21:03
O Markovic É ESCABROSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!
Oscar Neves
18 Outubro, 2016 at 21:43
Temos uma boa equipa, temos belos jogadores, mas depois temos 3 ou 4 que só fazem merda atrás de merda.
Desculpem, mas quem joga como o Marvin (que merda mesmo) e o Semedo (neste jogo) somando a nulidade do Ruiz e do Markovic, estas coisas têm mais tendência a acontecer.
Foco precisa-se.
Dreadbear
18 Outubro, 2016 at 23:23
“Sinto muito se vou ofender alguns elementos mais sensíveis, aqui na Tasca.”
“JJ vai para o caralho!!!”
“É só ENTULHO, escolhida a dedo e com uns belos salários…”
Gregor Samsa
19 Outubro, 2016 at 10:02
Responder
“Bruno de Carvalho, quem é que o V.Exa. julga que é para nos desrespeitar, tratando-nos de um modo animalesco, como se fossemos bestas de carga? Nem um animal se trata assim!
VÁ PARA O CARALHO!!!
Vá para o caralho segunda vez, seu arrivista de merda, quando, em dia de disputa de um importantíssimo jogo para a Liga dos Campeões com uma grande equipa germânica, não encontra melhor assunto para falar do que o Carnide.
Vá impingir os seus complexos de inferioridade aos seus correligionários servis e deixe-nos em paz.
PARA O CARALHO!!!”
Todos estes comentários escaparam sem nenhuma observação da parte do moderador, mas outros têm direito a marcação cerrada e a comentários apagados por ofensas aos críticos da equipa.
Parece que a política que ser quer implementar na Tasca é que se pode injuriar Atletas, Técnicos e Presidente do Sporting Clube de Portugal, mas não se pode injuriar quem profere estas ofensas.
20 Outubro, 2016 at 17:30
Olha, Nogueira, deixa-me começar por dizer que se amanhã houvesse eleições, caso ele se candidatasse, eu votava no Bruno de Carvalho.
Contraditório?
Do meu ponto de vista, pouco. Na terça-feira senti que culminou o desrespeito de quem manda no clube por mim: do tipo, és bom para pagar quotas, gameboxes, missões pavilhão, calar, comer e andar! Nada mais. Vê lá que nem nos sentimos obrigados a dar-te condições mínimas de acesso ao lugar que adquiriste.
Senti-me, em suma, mandado para o caralho! (isto para não mencionar, outra vez, a mazela física que não é brincadeira nenhuma que trouxe para casa, que nem o Senhor Presidente nem qualquer outro dirigente alguma vez experimentaram a entrar em Alvalade)
Limitei-me, ainda sobre o efeito da dor (persiste hoje, ontem estava mais vincada), a “responder na mesma moeda.” “Mandar para o caralho” não é, neste contexto, uma injúria, antes uma forma deliberadamente viva de protestar contra a indiferença a que eu e mais uns milhares de sportinguistas fomos votados por esta Direcção ao patrocinar uma solução de acesso ao estádio pela porta 3 aberrante e, insisto, potencialmente trágica.
Não é o próprio Presidente que quer que o vejamos antes de mais como um adepto fervoroso? Então não se queixe de que nós, com ele, troquemos “mimos” destes, em bom vernáculo, quando faz “merda da grossa.” São as palavras da truculência futeboleira que se empreende com os próximos a quem não se quer fundamentalmente mal.
Já por aqui me mandaram à merda (o Sá) e justamente “para o caralho” (Trolha – mas, atenção, este também já me chamou “companheiro”) e não saí a terreiro a gritar “aqui-d’el-rei,” “infâmia, infâmia!” que me ofendem! Pelo contrário, são dois tasqueiros pelos quais nutro respeito e leio com interesse. Mais: nada disto mudará mesmo que me voltem a dirigir um nome daqueles “valentes.”
Entendido?
Paz. Não venho aqui para me zangar “para todo o sempre” com um leão como eu. Tu ou outro qualquer.
20 Outubro, 2016 at 21:51
A questão foi colocada ao Cherba, não foi a ti, como me acusaste de censurador, respondi-te da melhor forma que entendi, juntando alguns factos que suportam a minha indignação pelo tratamento discriminatório do dono do Tasco, ao apagar um comentário do Trolha, que insultava os tasqueiros que ofendem os nossos, e não tem o mesmo tratamento para quem desrespeita de forma insultuosa os Atletas, Técnicos e presidente do Sporting Clube de Portugal.
19 Outubro, 2016 at 11:50
Como o Cherba e o Tiago chamam a atenção, o problema não é de hoje. O que é recente é a solução aberrante que adoptaram que o agravou – agravou muito! – mas só para quem procura aceder à bancada nascente (nos dois anéis, níveis A e B).
Responsabilizar a empresa de segurança não faz muito sentido. Por um lado, nenhum de nós pode sequer pedir responsabilidades a esta. Foi ao Sporting que adquirimos o direito de ingresso, é portanto ao Sporting que temos de pedir satisfações. Por outro lado, a solução dos dois canais implicou a edificação de uma divisória (em grade metálica) já no interior do estádio. Não foi certamente a empresa de segurança que decidiu instalá-la. Como não foi certamente esta a decidir que o canal de acesso à bancada nascente fosse tão exíguo.
A apontar alguma coisa à empresa de segurança, o que poderá ser? Falta de agilidade. A partir do momento em que a afluência ao canal de acesso no exterior do estádio à bancada sul baixou para níveis insignificantes, devia automaticamente ter sido usado para, igualmente, funcionar como canal de acesso à bancada nascente.
O Sporting e o seu Presidente não podem lavar as mãos disto, como se não fosse nada com eles. Não pode. Isto é muito grave e um dia termina em tragédia.
Se o meu testemunho é muito intempestivo? Sê-lo-á. Responde diretamente à minha fúria – que não se apaziguou – e ao facto de, do episódio de ontem, ter saído ferido.
Vou a Alvalade há muitos anos, não assobio jogadores do nosso clube, por mais infelizes prestações que estejam a ter, conduzo-me com civismo mas também paixão pelo clube.
Não admito a ninguém que me trate como um naco de carne que pode ser chutado da direita para a esquerda e de volta.
19 Outubro, 2016 at 13:09
Gregor, tb tenho crianças e coloco-me na pelo do cherba em relação ao episódio que contou.
A minha entrada é pela porta 3, mas como vou para a bancada B posso entrar na porta 4 que ninguém me diz nada. Na porta 3 apalpam-me até os tomates, o que seria bom se fosse uma gaja. Na 4 é “toca a despachar”.
Este problema já tem anos e deve ser resolvido. Não estou de acordo com os termos que empregaste (cada um com a sua), mas sou inteiramente da opinião que este assunto deve ser resolvido pela direção do clube e deve ser reportado pelos canais próprios.
Se vai haver resposta ou não… não sei. Mas dizer que a culpa é da empresa de segurança é qq de espectacular…
Que eles possam ser a “cara” da entrada, entendo… mas a responsabilidade é sempre de quem os contrata, gere e organiza.
19 Outubro, 2016 at 13:54
Brave, obrigado pela dica. Vou então voltar a (tentar) entrar pela 4. Utilizei-a muitas vezes até que um dia me barraram a entrada dizendo-me que a “minha” porta era a 3.
19 Outubro, 2016 at 14:38
Tens lá um acesso que diz “lugar de leão” e nunca fui barrado, pq na realidade ali acedes à bancada que queres.
20 Outubro, 2016 at 11:25
Testá-lo-ei já no sábado. Thanks.
19 Outubro, 2016 at 15:44
O problema é que o estádio tem vários erros de construção e esse especificamente da porta 3 tem a complicação de estar numa zona em que uma parte da estrutura que não pertence ao Sporting, o “celebérrimo” Alvaláxia. Enquanto não se acabar com essa merda do Alvaláxia, não haverá nenhuma intervenção que resolva o problema das entradas e da má conservação daquela zona.
Desejo uma dor de corno permanente aos palhaços que aprovaram a venda do património não desportivo. Esses deviam de levar com apertões nas entradas até ao resto da vida, para saberem dar o valor.
20 Outubro, 2016 at 11:23
Terás provavelmente toda a razão (e partilho o teu voto), mas isso não invalida que se dispensem soluções que só pioram as coisas. É o caso da aberração que criaram. E dessa responsabilidade não se podem eximir o clube e os seus presentes dirigentes.
19 Outubro, 2016 at 11:53
…já com saudades do Godinho…?
19 Outubro, 2016 at 11:57
deixem-se dessa merda, caralho! Discordar de algo que uma direcção faça não significa estar com saudades da anterior
20 Outubro, 2016 at 1:22
Discordar de Bruno de Carvalho não tem mal, eu j+a discordei, aliás já tomei a liberdade de discordar ainda o Blog aqui não admitia críticas e portanto seria hipócrita querer cercear o direito e até o dever da crítica.
Do que eu trato no meu remoque é do adjectivo “arrivista” atirado a Bruno de Carvalho. Ser arrivista é um acto de gestão? Não me parece. É um adjectivo croquette. Porquê? Porque o croquettismo é a versão Sporting daquela mundividência aristocratoide mediante a qual há uma casta, uma classe social, nascida para mandar e há o resto que nasce para obedecer. Arrivista é o que esta mundivência aristocratoide chama aos que, para si, tendo nascido para obedecer aparece aí mandar.
20 Outubro, 2016 at 11:36
Touché, JRamos. Não me ocorreu essa leitura mas talvez me devesse ter ocorrido. Sublinhando que não serei suspeito de simpatia pela triste “dinastia” que nos governou, tantas e tão duras as críticas que lhe enderecei, reconheço sem dificuldade que “arrivista” é o tipo de adjectivo que facilmente se formará na boquinha de um desses “beaux esprits” (ironia minha) para desqualificar quem não tem “berço” e, ainda assim, alcança posições de poder. Não todos, mas alguns. Para saber o que é um arrivista é preciso um mínimo de instrução. Não estou a ver que seja o caso de alguém como o Soares Franco.
“Mea culpa” então.
20 Outubro, 2016 at 14:29
Siga a marcha…venha o Tondela.
SL
20 Outubro, 2016 at 1:58
E mandar o presidente pó caralho já se pode dizer? Que belo moderador me saíste, qualquer dia estás na CMerdaTV.
19 Outubro, 2016 at 13:05
Comentário estúpido do dia…
19 Outubro, 2016 at 10:04
Bom dia para a Familia da Tasca…
Sabem porque perdemos?
Porque os outros foram melhores (são)…
E mesmo no período em que equilibramos… Já estávamos a perder por 2…
Assobiar…?
Não foi para isso que fui Alvalade…!!!
Sábado há mais …não assobiadelas espero…
Mas apoio até ao fim…
Infelizmente parece que ainda há quem vá ao Estádio… Sem sabet qual o seu papel…
Um reparo…: a péssima organização para poder entrar para o Estádio no meu sector…
Abr e SL
19 Outubro, 2016 at 10:05
Uns treinos com uma equipa de rugby a sério, abriam logo a pestana… mas sem o JJ e quejandos a assistir, era largá-los e ir buscá-los no fim do treino… 2:30/3:00 por semana, punham aquela malta toda a saber o que custa…
19 Outubro, 2016 at 10:08
um treinador a pedir tempo para conhecer os novos jogadores e para que estes aprendam como joga a equipa.
ora tempo é uma coisa que infelizmente não temos. Os jogos não param e há que andar mais depressa com o tempo que o treinador quer ou julga ter.
os detalhes ficam pra outra altura Jorge, agora a tropa manda desenrascar!
está a faltar o controlo que tínhamos e com isso os resultados dos nossos jogos estão a tornar-se perigosos.
19 Outubro, 2016 at 10:30
Para o Elias, o Campbell e o Alan Ruiz ainda admito que precisem de mais tempo para entrarem no esquema, agora o Marcovic que já trabalhou com o JJ é que esperava que nesta altura estive melhor.
19 Outubro, 2016 at 10:15
Apesar de não duvidar da competência do JJ, acho que o controlo que o Dortmund teve foi consentido pelo mau posicionamento do Elias no momento defensivo. Normalmente o Adrien pressiona muito mais à frente e tem pulmão para depois recuar. Esta situação foi agravada com o posicionamento e falta de agressividade defensiva do Markovic. Ainda agora estou para perceber porque não foi o Bruno César a começar o jogo nessa posição.
19 Outubro, 2016 at 10:28
Crucificar o Markovic e o Elias, numa equipa que jogou apática na primeira parte, parece-me um exagero.
Markovic puxou sempre a equipa para a frente, ainda que estando mal no passe. Não pressionou, é verdade, mas o Teo também não pressionava quando jogava atras do Slimani. Elias foi algo macio no 2 golo, mas não o vi parado e até podia ter marcado. Pareceu-me até que foi substituído na sua melhor fase.
Não foi por eles ou por um jogador em especial que perdemos. Perdemos porque a equipa foi mal montada para este jogo (William, Elias e Bruno teriam feito um meio campo mais compacto) e entrou demasiado apática num jogo destes.
19 Outubro, 2016 at 10:34
Eu acho que perdemos porque os outros foram melhores…
E contra factos …”batatas” para os argumentos…
Abr e SL
19 Outubro, 2016 at 11:59
O Teo pressionava.
19 Outubro, 2016 at 10:32
E já agora,porque o Dortmund é de facto uma grande equipa. Como equipa é até superior ao real.
19 Outubro, 2016 at 10:37
Ora aí …é que está o busilis…
Uma coisa são os nossos ” desejos”…
Outra bem diferente… a realidade, nua e crua…
SL
19 Outubro, 2016 at 11:15
um gajo fica fodido por ter perdido, mas foi um grande jogo de bola em todas as vertentes
19 Outubro, 2016 at 11:36
Nem mais…(é preciso às vezes “descermos” à terra e constactarmos que “somos bons”…mas ainda “não temos os argumentos” que outros têm e por isso “são melhores”…é que isto de “ser pobre”…é lixado…!)
E alguns até já tinham “saudades” de poder exercitar o assobio…!
Abr e SL
19 Outubro, 2016 at 13:11
Os gajos jogam tanto… apesar do sorteio, acreditamos sempre. Mas a realidade é que são de outro nível.
19 Outubro, 2016 at 10:38
Primeira parte patética na abordagem ao jogo. Deviam pensar que lá pelo Borussia ter 9 jogadores lesionados, podiam entrar em campo a mastigar o jogo que o golo iria aparecer mais tarde ou mais cedo. Obviamente que apareceu, mas para o Borussia, pois quem tem aqueles jogadores na frente arrisca-se a marcar sempre.
Não gostei da atitude na 1ª parte, o jogo foi perdido na 1ª parte, depois foi lutar contra a maré. Não tivemos sorte no “momento do jogo” em que Bas Dost podia ter empatado minutos depois de termos reduzido e aí podiamos ter até dado a volta ao marcador. Mas verdade seja dita, o Borussia foi sempre uma equipa perigosa e mesmo na nossa melhor fase podia ter marcado (ex. remate à barra).
Vendo as coisa pelo lado positivo: Perdemos apenas por 2-1 com 2 tubarões do futebol europeu, todos sabiamos que o mais normal era ficarmos em 3º lugar neste grupo, e deverá ser essa a nossa classificação final. Foco no campeonato e restantes competições nacionais e tentar chegar à final da Liga Europa.
19 Outubro, 2016 at 10:42
Desiludido com a equipa (pelo que não fez em 45 minutos).
Desiludido com este treinador.
Não se pode andar na champions com estes 2 laterais…e um elias em versão brasileirão.
19 Outubro, 2016 at 10:42
Bons Dias, Caros Tasqueiros.
Agora “a frio”…
Estamos “fora” da Liga dos Campeões. Ok. Era esperado, mal o sorteio nos “ditou” o Real Madrid e o Borussia Dortmund.
Diferentemente dos jogos contra o Real Madrid, o Rio Ave e o Guimarães não fico desta vez amargurado com o resultado. O Borussia Dortmund é superior ao SCP e provou isso em campo. Tem jogadores de qualidade muito superior e tacticamente esteve muitíssimo bem.
Sim, é verdade que na nossa “máxima força” (isto não obstante o Dortmund ter jogado algo “desfalcado”) poderíamos ter dado maior luta. Como o Caro Converge diz (e bem!) acima, o Adrien realmente faz muita falta a esta equipe, a qual se transfigura completamente na sua ausência. Há um motivo pelo qual o Adrien é, quase sempre, o elemento mais faltoso do SCP: porque ele sabe quando deve cometer falta para impedir transições ofensivas perigosas do adversário!
Se somarmos à ausência do Adrien as “ausências” do Markovic e do Elias (este no que toca ao compromisso defensivo)… Quanto aos nossos “desiquilibradores” (Gelson + Ruiz) os mesmos foram superiormente defendidos pelos jogadores do Dortmund que – esses sim – tinham a lição bem estudada.
Ok, os 70 minutos em Madrid já foram esquecidos, e já “voltamos à terra”. Altura para nos concentrarmos naquilo para o que estamos mais vocacionados, que é o campeonato português.
E por favor, Caros Tasqueiros, não comecem já a falar de ganhar a Liga Europa!
SL
19 Outubro, 2016 at 13:12
A verdade é que podemos ganhá-la 🙂
Não quer dizer que chegues sequer à final.
19 Outubro, 2016 at 10:57
Sinceramente ontem no estádio mandei uns quantos para a puta que os pariu e hoje continuo sem paciência para merdas…
É verdade…não ganhámos a uma equipa muito melhor, muito mais cara e com muito mais soluções que nós! Que escândalo! Treinador é uma merda, jogadores são uma merda…
Puta que vos pariu! Há adeptos que deviam era comer merda ás colheres! E ainda assim era mais do que o que têm na cabeça! Tou mais farto de alguns adeptos do Sporting do que dos nossos adversários!
19 Outubro, 2016 at 11:01
Subscrevo.
19 Outubro, 2016 at 11:32
É isso!
Depois ainda falam que “Somos os melhores adeptos do Mundo”… temos ainda muito a aprender com os adeptos do Dortmund por exemplo e com a mentalidade e cultura do adepto inglês.
19 Outubro, 2016 at 11:43
A maior parte dos adeptos não percebe grande coisa de futebol para além do mais óbvio. Quando não se recuperam bolas é “porque não se corre” entre outras banalidades que pouco tem que ver com a complexidade que o jogo tem hoje em dia. Basta ver a lógica de “se dominamos o Real durante largos períodos o Dortmund não é melhor que nós”. Desde o Sorteio que digo o Futebol do Dortmund está a anos luz do do Real é muito melhor. Ora é possível com um bom treinador equilibrar contra uma equipa que tem jogadores muito melhores mas um treinador muito pior. Agora com jogadores mais fracos e contra um treinador tão bom ou melhor a coisa pia mais fino. Mas o Adepto comum sabe lá quem é o Tuchel. Já agora uma curiosidade o Tuschel fez uma época histórica em termos de resultados num clube modesto depois demite-se (não aceita renovar o contrato) para tirar um ano sem trabalhar durante o qual se dedicou a evoluir o seu modelo de jogo e a beber jolas com o Guardiola a discutir futebol enquanto este último estava em munique.
19 Outubro, 2016 at 11:56
Não vale a pena ligar à maioria dos comentários na Tasco do após jogo, a maioria das críticas são de ressabiados e quem anda aqui com o mínimo de atenção já os conhece de ginjeira. Para esses: “Que la chupen y sigan chupando”. Para os outros que acham que percebem de futebol, oiçam com atenção a análise ao jogo do treinador do Dortmund na conferência de imprensa, antes de dizerem baboseiras.
19 Outubro, 2016 at 11:58
outra vez teorias da conspiração… oh que caralho…
19 Outubro, 2016 at 15:09
Só as tuas é que são teorias reais…
19 Outubro, 2016 at 13:12
E mais… vir falar no valor que se paga ao Jesus em função deste resultado é fantástico…
19 Outubro, 2016 at 10:59
Gostava apenas de tecer 2 comentários acerca do jogo de ontem:
1º – Qual o papel de Raul José no banco?! Não sei… Toda a gente viu o que se estava a passar na primeira parte. O buraco que havia no meio campo, fruto do Markovic não pressionar e recuar, e do Elias se encostar demasiado ao William (e de estes dois se encostarem demasiado à defesa), era por demais evidente. Foram 45 minutos de inépcia por parte de um treinador. Para mim isto é incompreensível.
2º – Não percebe os adeptos que vão para o estádio assobiar jogadores do Sporting. Markovic, não está/estava a jogar nada. Não tinha preocupações defensivas, nem sequer atitude. Mas nada justifica isso. Percebo que os assobios são para lhe fazer ver que assim não serve para o clube. Mas não se esqueçam que quando assobiam, não assobiam só para um dos jogadores. Assobiam para toda a equipa! Porque eles são grupo. Um todo. E todos sentem esses assobios.
Se é para assobiarem, mais vale ficar em casa. Se estão chateados, não se manifestem, não fiquem até depois do jogo apara cumprimentarem a equipa, mas assobiar, aqui (leia-se em Alvalade), NÃO!
19 Outubro, 2016 at 11:17
“Mas não se esqueçam que quando assobiam, não assobiam só para um dos jogadores. Assobiam para toda a equipa! Porque eles são grupo. Um todo. E todos sentem esses assobios.”
Não assobiei, mas tive uma vontade enorme de o fazer. Não critico quem o tenha feito.
Em termos de grupo, passará primeiro por ele perceber que está inserido num, e com esta postura não o ajuda em nada….
19 Outubro, 2016 at 11:47
Também eu tive, mas não o fiz. Nem sequer aplaudi a sua saída.
Quanto a isto: “Em termos de grupo, passará primeiro por ele perceber que está inserido num, e com esta postura não o ajuda em nada….”, só tenho a dizer que para isso é que existe um treinador, uma equipa técnica, e um, ou vários, capitães de equipa. Já para não falar nos restantes colegas…
19 Outubro, 2016 at 11:47
Eh eh eh, só faltava mesmo culpar o Raul José…
Fdx para isto…
19 Outubro, 2016 at 15:17
Sim, ele também é um dos culpados….
19 Outubro, 2016 at 13:14
Papel de um adjunto? Foda-se…
É seguir aquilo que o JJ lhe disse, consoante as possíveis situações de jogo. Mas nunca teria interação do treinador…
Raúl José tem culpa de quê, já agora?
19 Outubro, 2016 at 15:19
De quê?! De não ter mandado um berro que fosse para corrigir jogadores, já que na tua óptica quem manda nas substituições, ou mundaças táticas é o JJ.
A única diferênça entre ter estado lá o Raul ou um Pinheiro, é que o pinheiro estava sempre em pé, e o Raúl tem a possibilidade de se sentar.
19 Outubro, 2016 at 11:27
1º – Desmitificar o “desfalcamento” do Dortmund. Tendo como referência os jogos com o Real Madrid onde nós perdemos por 2-1 e o Dortmund empatou 2-2, os alemães apresentaram 4 alterações no onze e nós 3 em relação a esse jogo. Só para ter uma ideia um dos “novos” a entrar no onze do Dortmund foi o espanhol Bartra, que no Barcelona jogava entre 25/30 jogos por época e Piszczek que foi titular contra o RM esteve no banco.
2º – O Sporting fez uma exibição competente batendo-se de igual para igual com uma equipa que na pior da hipóteses entrará no lote dos 8 melhores desta competição.
3º – A diferença neste jogo esteve na eficácia ofensiva e na inadaptação ao estilo de arbitragem na 1º parte. Os nossos jogadores e as nossas equipas não estão habituadas a árbitros que deixam jogar e os alemães na 1ª parte tiraram partido disso, entravam com tudo e ganhavam as divididas, beneficiando do critério largo do árbitro, que não utilizou no lance do golo anulado ao Coates.
Na segunda parte entrámos mais agressivos e fomos na maior parte do tempo superiores aos alemães e podíamos perfeitamente ter virado o jogo se tivéssemos o mesmo grau de eficácia do adversário (Dortmund 3 remates enquadrados/2 golos, Sporting 5/1 golo).
4º – Sábado temos o jogo com o Tondela que nos tirou 2 pontos na época passada e contribuíram para a perda do título. Jogo importantíssimo e espero que a equipa entre concentrada desde o início até ao fim, para não dar mínima hipótese de reacção ao adversário.
19 Outubro, 2016 at 11:30
Caros, já tinha comentado aqui algumas vezes em relação ao nosso grupo. O Dortmund enquanto equipa é muito superior ao Real Madrid. Tuchel é um dos melhores treinadores da actualidade. O jogo do Dortmund apresenta uma qualidade imensa que o do Real não tem, vive apenas dos seus jogadores que são do melhor que há. O Real na alemanha foi atropelado e marcou 2 golos nas únicas duas oportunidades que teve. Sempre disse que seria mais fácil dominar partes do jogo com o Real do que com o Dortmund. Ontem com B. Cesar no lugar do Marcovic e com Adrien poderiamos ter o jogo equilibrado durante mais tempo. De qualquer modo num dia normal, com 2 treinadores de muita qualidade a equipa com melhores jogadores irá sempre dominar mais tempo.
A falta de intensidade e “faltas” na primeira parte tem também muito que ver com a qualidade da fase de construção do Dortmund que “retira” jogadores adversários com muita facilidade com passes verticais de muita qualidade para o meio do bloco adversário e com uma leitura muito boa (o Weigl é um jogador fantástico em inteligência).
A que ter noção do futebol e da realidade, tomem por exemplo o jogo do Ruben Semedo, foi igual ao de sempre, simplesmente desta vez encontrou um contexto a que não está habituado, no campeonato português a abordagem que faz no primeiro golo (que é a que faz sempre) resulta porque não há nenhum jogador que lhe ganhe os duelos físicos e consiga manter a bola dominada. É assim que os jogadores evoluem, ontem colocaram-lhe um problema que ele no contexto competitivo do Sporting raramente encontra, um adversário que não consegue anular com o duelo fisico e na proximidade, terá de evoluir no seu jogo e encontrar outras soluções para dar o salto para outro nível. O mesmo aconteceu com o Gelson que encontrou uma equipa adversária que faz as contenções sempre certinhas e adversários difíceis de bater em velocidade isso faz com que tenha de procurar outras soluções ( e ele ainda o foi fazendo porque lá está tem qualidade para as encontrar quanto exposição a outros contextos).
19 Outubro, 2016 at 14:26
Bom comentário Amaral.
19 Outubro, 2016 at 11:31
Eu ainda não consegui perceber se a ideia é fazer pressão alta ou entregar a iniciativa aos adversários, quando estes são mais poderosos. Ontem nem uma coisa nem outra…simplesmente não temos jogadores para pressionar alto contra uma equipa com boa circulação de bola…isso foi bem notório nos últimos minutos…com Slimani e Adrien, talvez…com Bas Dost e Elias? NUNCA…o único jogador no plantel com a intensidade do Adrien é o Meli mas por alguma razão nem nas tacas joga…
19 Outubro, 2016 at 16:29
Agora até crónicas de opinião a malhar nos nossos fazem. Não concordo nem com metade do que foi escrito.
19 Outubro, 2016 at 18:39
O momento do jogo é mesmo quando o Bas Dost não faz o 2-2 depois de um excelente cruzamento do Marvin… Seria épico!
Fui o único que achou o que o Patrício esteve abaixo do normal? (Primeiro golo poderia fazer mais).
Dos laterais, Markovic ou Elias prefiro não falar.
Reconhecer também a qualidade da equipa do Dortmund (desfalcados? não se deixem enganar…titulares foram poucos que faltaram).
William esteve muito bem!
20 Outubro, 2016 at 16:20
Não fosse o Patrício e tinhas ido para o intervalo a apanhar 4…