O fim-de-semana estava a ser perfeito, quase perfeito, até ao momento em que o Tondela gelou Alvalade e no último segundo, outra vez, fomos derrotados no Dragão Caixa, em Andebol. Mas no que toca à formação leonina, são raros os finais de semana que não terminam com um pleno de vitórias e desta vez juntámos a equipa B à festa.
Nos juniores, um tal de Pedro Marques (não sei se já ouviram falar) voltou a bisar e começa a entusiasmar seriamente as redes sociais. Não são apenas os números, longe disso, é a frieza e o posicionamento, aliados a um espírito batalhador e um daqueles jogadores que parece que nasceu, pura e simplesmente, para fazer golos. Pedro Marques precisa de 3 oportunidades para marcar duas vezes, quase dá a sensação que aquele escalão é uma brincadeira para o seu talento. Pode ser o que lhe apetecer, se mantiver a vontade de evoluir e a confiança assustadora nas suas capacidades. A vitória selou-se nos 3-1, frente à Naval, num jogo sem espinhas.
O Sporting mantém a liderança da sua série, a seis pontos dos Belenenses, com 36 golos marcados e 5 sofridos. O Belém, segundo classificado, tem 16 golos marcados e 9 sofridos. Isto só para ser ter uma ideia da limpeza que está a ser.
Os juvenis brindaram-nos com a vitória da semana, ao serem protagonistas de uma reviravolta épica, como há muito não se tinha memória. O Sacavenense, nosso adversário em Alcochete, estava apenas a 3 pontos, no segundo lugar, e já provou ser uma equipa com muitos valores de futuro a quem prestar atenção.
A dois minutos do final os nossos juvenis perdiam por 2-0 e estavam reduzidos a 10 elementos apenas. A reviravolta começa com Bernardo Sousa, o médio de classe que dá nas vistas semana após semana e que tem feito uma interessante parelha com Diogo Brás. O Sacavenense ainda ajudou, com um auto-golo, mas foi Paulo Rodrigues, ponta-de-lança de 16 anos, quem selou a vitória por 3-2 (clica aqui para veres o resumo)
O Sporting coloca-se assim num confortável primeiro lugar, com 9 vitórias em 9 jogos, 47 golos marcados e 4 sofridos, com uma diferença de golos que é mais do dobro do segundo classificado, União de Leiria, e com cinco pontos de vantagem.
Os Iniciados são quem tem de penar mais na sua série, porque a concorrência não é brincadeira nenhuma. A vitória por 2-0 frente ao Sacavenense é incontestável e surgiu de forma natural, mas a vantagem na série é de apenas 1 ponto e o Benfica já leva uma melhor diferença de golos. Os míudos têm 43 golos marcados e apenas 1 sofrido, já o Benfica tem 52 golos marcados e 3 sofridos.
Fica a clara sensação de que não só a liderança desta série, mas também do campeonato, se vai decidir nos confrontos entre os velhos rivais, onde para já levamos vantagem. É a equipa da nossa formação, possivelmente, que pratica o futebol mais atraente, mas também a que tem a concorrência mais feroz.
Numa breve nota, a equipa B somou a sua segunda vitória consecutiva e parece finalmente estar a entrar nos eixos. Leonardo Ruiz foi o grande protagonista ao apontar dois golos (2′ e 47′) e não existem dúvidas de que estamos perante um diamante em bruto. Ronaldo Tavares, que marcou a jornada passada e entrou muito bem neste jogo, tem vindo a crescer de forma e os dois prometem garantir muitos pontos à equipa de João de Deus. Mama Baldé e Pedro Empis, os dois laterais da nossa formação, bem como Pedro Delgado são alguns dos meninos que merecem a nossa atenção. Mas também Edu Pinheiro, decidido a agarrar a titularidade, e o inegável Matheus Pereira, que cria perigo constante e soma assistências jogo após jogo.
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
25 Outubro, 2016 at 17:44
O Pedro Marques não faria de certeza pior que o André “Baladas” gosto de Jesus mas duvido que lance o Pedro Marques mas neste momento já merecia pelo menos ser convocado para a equipa principal e basta ler o que diz o seu antigo treinador no Belenenses para perceber que é um miúdo bem graúdo.
25 Outubro, 2016 at 21:54
“Não apressem”…tenham calma e deem-lhe tempo…!!
SL
25 Outubro, 2016 at 22:19
O Pedro é um miúdo extremamente maduro, endurecido pelas circunstâncias da vida que, embora jogue desde muito novo, só começou a sério há 2 ou 3 anos. Queimou etapas, andou sempre acima da idade e soube sempre entrar em patamares superiores com uma força e uma disciplina férreas. Nunca lhe foram concedidos “períodos de adaptação” e nunca deles precisou para se afirmar imediatamente. A este respeito basta exemplificar que, quando se estreou nas selecções, já só nos sub 19, saltou do banco e… no primeiro toque na bola, lá dentro.
Não é só a média de golos que impressiona. Foi, no inicio da época, um oasis numa equipa B que jogava pior que muitas do CNS. Marca grandes golos e maus golos. Capitaliza em golos os chutões e os chuveirinhos. Mas marca golos, golos, golos.
Se alguém se estiver a dignar a ver os jogos dele com atenção que me responda quantos avançados se dão à marcação e se desmarcam – sempre de costas para o marcador e para a linha de fora de jogo – como ele? É que nem na equipa principal. Quantos marcam de primeira sem ajeitar? Quantos marcam em desequilíbrio como ele? Peço-vos que não façam comparações com os nomes de quem fez golos como ele faz, mas é incontestável que o puto sabe muito, muito de futebol e entende o que é ser ponta-se-lança como poucos.
No jogo com o Tondela só conseguia pensar no Pedro e em como ele, há poucas semanas, saltou do banco num jogo contra o Gil Vicente, em que jogávamos mal e perdia-mos 1-0 e, transformou dois chutões contra o autocarro numa reviravolta. Daquelas em que só se comemora o golo da vitória.
Muito novo? Talvez queiram falar do último Milan-Juventus. De quem ganhou, de quem era o seu guarda-redes e de quem marcou o golo da vitória.
25 Outubro, 2016 at 22:21
*perdíamos
25 Outubro, 2016 at 17:49
o sacana do pequeno sacavenense que marca o primeiro golo, a chamar-nos “filhos da puta”. E, depois, a fúria com que os nossos celebram a reviravolta. Não há como não gostar disto!
25 Outubro, 2016 at 17:59
O Bernardo Sousa <3
25 Outubro, 2016 at 18:24
O Bernardo Sousa teve um festejo qeu só me fez lembrar Adrien!
25 Outubro, 2016 at 20:18
… mauzinho….
25 Outubro, 2016 at 18:39
No final a equipa também esteve bem ao confortar o GR adversário que teve o falhanço no último golo.
25 Outubro, 2016 at 18:46
Bom serviço , muito bom para quem não usa o facetrooks.
Mas e há sempre um destes,é pena não ter um link para um resumo do Sporting B .
25 Outubro, 2016 at 19:03
Matheus
Esgaio
Pedro Marques
Pedro Empis
Na equipa A por favor … Já no próximo treino.
Mandar vir o Iuri e o Geraldes em Janeiro.
Com estas pérolas e andamos a jogar com Elias,Andres,Markovic…
25 Outubro, 2016 at 19:21
No verão todos foram unânimes na qualidade das movimentações no mercado.
A grande maioria compreendeu que os jovens iam jogar menos e a B + empréstimos serviria para rodarem sem parar.
Nesta altura, é justo dizer que perante o que apresentam alguns reforços (outros nem calçam) uma oportunidade a alguns miúdos é aceitável.
No entanto… vamos deixá-los crescer mais um pouco e tentar recuperar as caríssimas contratações.
Muitos ainda vão render.
25 Outubro, 2016 at 20:33
Eu não. Eu queria o Podence o palhinha e o Iuri. Pelo menos.
25 Outubro, 2016 at 22:27
Palhinha sim pq jogava de certeza. Os outros iam parar… ou andavam na B como o Matheus.
25 Outubro, 2016 at 20:03
não em queres meter lá a mim também 🙂
25 Outubro, 2016 at 20:35
… eu não posso porque há blocos de cimento com mais técnica do que eu. Sou assim para o futebol o que o Zé Cabra é para a música.. .
25 Outubro, 2016 at 23:16
Matheus claramente devia ser opção , mais um excelente jogo na B
25 Outubro, 2016 at 19:27
Quem quiser ver ou rever o jogo da equipa b, a Sporting TV está a passar o jogo novamente, neste momento, a começar agora.
SL
25 Outubro, 2016 at 19:29
Grandes miúdos!! Há muito potencial para aproveitar!
E o pormenor do Francisco Geraldes no último jogo do Moreirense? E a assistência com açúcar do Iuri no golo do Boavista?
25 Outubro, 2016 at 19:41
Francisco Geraldes tem pinta de jogador !!
25 Outubro, 2016 at 22:28
Vai ser o nosso 8…
25 Outubro, 2016 at 22:31
Estivesse ele no plantel e não se não aproveitaria a lesão do Adrien para lhe fazer o que o William fez ao Rinaudo.
25 Outubro, 2016 at 22:33
100% contigo… mas a vinda do Elias… O Meli… supostamente seria o último da lista.
25 Outubro, 2016 at 21:16
Nos iniciados passam quantos à fase seguinte?
25 Outubro, 2016 at 21:19
4
25 Outubro, 2016 at 21:43
Um pequeno off: http://entredez.blogspot.pt/2016/10/as-incidencias-do-jogo-e-as-analises-do.html?m=1 – sobre as incidencias do jogo. E digo mais isto em relação aos árbitros e as acçoes que têm nos jogos do Sporting. O Elias faz uma falta, amarelo. Os gajos do Tondela,cada um, fazem 20 faltas, nao se passa nada. O que vai na cabeça dos jogadores do sporting? Nao é nada fácil estar dentro de campo, ver estas injustiças jogo apos jogo, e estar normal da csbeça dentro de campo. E é assim que os árbitros condicionam os resultados
25 Outubro, 2016 at 22:16
E o Riquicho? Já treina? Já jogou?
Quanto ao Pedro Marques parece ser mesmo um caso sério…só não sei se a subida à equipa B seria benéfica dada a desorganizaçao e (falta de) qualidade. Mas quem me ficou na retina foi o Abdu Conté!!!temos lateral para o futuro…
https://omeiocampo.wordpress.com/2016/10/21/scouting-pedro-marques/
25 Outubro, 2016 at 22:53
O edu jogou?
Que tal a exibição?
25 Outubro, 2016 at 23:02
Off.
Amanhã às 21… Futsal.
Só para ver se o Wolfish está atento 🙂
25 Outubro, 2016 at 23:04
Boas Noites, Caros Tasqueiros.
OFF-TOPIC:
Estava aqui a pensar no que significaria o SCP não ser campeão nacional este ano (pensamento este fundamentado, claro, nos últimos resultados), e gostaria de colocar a seguinte questão aos Caros Tasqueiros, no que toca a um aspecto parcial desse cenário (os outros têm a ver com a Direcção e com os jogadores):
– SE os milhafres forem campeões este ano, qual fica (ou passa) a ser o argumento para defender que o Jorge Jesus é melhor treinador que o Rui Vitória?
SL
26 Outubro, 2016 at 0:09
Fodasse!
26 Outubro, 2016 at 0:33
Falando somente por mim…
Se o Sporting não for campeão, é-me indiferente se o Jesus é melhor que o vitória.
Se o Sporting for campeão, é-me indiferente se o Jesus é melhor que o vitória, mas vou tentar dar-lhe um abraço (ao Jesus. ao vitória mesmo que quisesse não teria braços para isso).
26 Outubro, 2016 at 0:48
És algum masoquista?
26 Outubro, 2016 at 1:51
Portanto, para si, o jogo é limpo e tem mesmo a ideia de que é possível que Rui Vitória tenha tido todo o mérito o ano passado?
Isto já não é surrealismo. Isto é DADA.
27 Outubro, 2016 at 11:10
O Rui Vitória teve o mesmo mérito o ano passado que o JJ teve nos 2 anos anteriores e no campeonato do túnel!
Ou já esqueceram o que disseram do Colo Colo de Carnide durante estes anos? E ainda dizem…
Mas afinal os vouchers fazem efeito ou não? É que se não fazem e o mérito era do JJ nem percebo esta polémica toda… 😉
No ultimo ano do JJ nos vermelhos foram beneficiados nos seguintes jogos:
2ª Jornada Boavista-Benfica 0-1 (Marco Ferreira) Golo legal anulado ao Boavista (-2p)
4ª Jornada Setubal-Benfica 0-5 (João Capela) Penalti perdoado ao Benfica com 0-1 (=)
5ª Jornada Benfica-Moreirense 3-1 (Luis Ferreira) Jogador Moreirense mal expulso com 0-1 (?)
6ª Jornada Estoril-Benfica 2-3 (Vasco Santos) Jogador do Estoril mal expulso com 2-2 (-2p)
8ª Jornada Braga-Benfica 2-1 (Marco Ferreira) Penalti perdoado ao Benfica ainda Braga não ganhava (=)
9ª Jornada Benfica-Rio Ave 1-0 (Manuel Mota) Golo mal anulado ao Rio Ave por fora de jogo impossível do fiscal ter visto (-2p)
10ª Jornada Nacional-Benfica 1-2 (Bruno Paixão) Golo mal anulado ao Nacional (-2p)
14ª Jornada Benfica-Gil Vicente 1-0 (João Capela) Golo do Benfica irregular (-2p)
18ª Jornada P.Ferreira-Benfica 1-0 (Bruno Paixão) Penalti perdoado ao Benfica e penalti inexistente para o Benfica (=)
21ª Jornada Benfica-Setubal 3-0 (Manuel Oliveira) Penalti e expulsão perdoados ao Benfica com 0-0 e 2ª golo irregular (?)
22ª Jornada Moreirense-Benfica 1-3 (Jorge Ferreira) Penalti perdoado ao Benfica e jogador do Moreirense expulso (?)
Nem à frente do Sporting tinham ficado!
25 Outubro, 2016 at 23:18
Estava a ver os juvenis e estava um pouco desiludido. Parecia um jogo da primeira equipa. Jogadores apaticos, adversario em anti jogo primario, jogador dos nossos e que acaba expulso.
Ate que aos 88 vem o momento balakov. Posso estar a ser mauzinho, mas nao me lembro de um livre em folha seca desde entao.
Este bernardo tem um pe esquerdo fenomenal. E e macico. O que lhe possa faltar em velocidade, sobra lhe em velocidade… de pensamento e de execucao. Tem garra de leao. Sendo do norte, diminuem as hipoteses de ser leao de berço. O que so aumenta o meu apreco pelo seu amor a camisola.
Sou daqueles que sempre adorou o sa pinto. Muito mais do que qualquer figo ou jvp desta vida.
Depois foi garra. Golo, ir buscar a bola ao fundo das redes e partir pra cavalgada seguinte.
Vibrei. Ajudou a comecar a sarar as feridas da alheira de tondela.
E gostei do djalo. Tem atitude, velocidade, forca. Tem a pibta de ruben semedo.
O bras e o que conheco melhor. Gosto muito do seu futebol envolvente. Faz tudo bem. Tanto na finta, como no cruzamento. Passe e remate. Mas deixa sempre aquela sensacao que podia ainda fazer melhor. O que ste pode ser bom sinal… ou entao temos barbosa style. Veremos se consegue evoluir na regularidade qd der o salto para os seniores.
Mais uma vez boas indicacoes do bavikson.
O edmilson que me tinha deixado excelentes indicacoes, nao fez nada de jeito.
A medio prazo quero uma dupla atacante pedro marques podence.
25 Outubro, 2016 at 23:35
http://www.sporting.pt/pt/noticias/modalidades/atletismo/2016-10-25/obikwelu-patricia-mamona-marta-onofre-e-vera-barbosa
25 Outubro, 2016 at 23:59
Bonito o que estão a fazer com o Chico. É um dos nossos e dar-lhe a possibilidade de iniciar a carreira de treinador é o melhor que podíamos fazer por ele. Quem sabe por nós também.
As medalhas olímpicas, com cadência e não as esporádicas, começam a ganhar-se com 20 anos de antecedência, criando as condições materiais e humanas.
26 Outubro, 2016 at 0:16
Porto ganha ao Benfica?!
Nós vamos à Luz ganhar!
Podemos ficar à frente antes do Natal?!
Estou certo?!