O Sporting recebeu e venceu no passado dia 27 o Belenenses, no jogo a contar para a décima jornada do Campeonato Nacional de Andebol. Este esperado regresso às vitórias aconteceu perante um Belenenses que tem vindo a fazer uma prova caracterizada por altos, como a vitória (14-17) na Maia frente ao Águas Santas, e baixos como a derrota em casa (27-28) frente ao Boa Hora.

Com um plantel jovem e com ambição o Belenenses apresentou-se no Pavilhão do Casal Vistoso com uma defesa 6:0 muito profunda com grande pressão sobre a primeira linha leonina. Contudo o bom desempenho defensivo do Sporting possibilitou logo um parcial de 3-0 quer foi gerindo até aos 16 minutos quando o marcador registava 10-6 favorável aos leões. Os 10 minutos que se seguiram foram determinantes para o resultado ao intervalo e o Sporting passou dos já referidos 10-6 para 19-9 colocando a diferença em 10 golos, que se manteve até ao intervalo com uns claros 21-11.

A diferença no resultado ao intervalo permitiu ao treinador leonino rodar e dar minutos a todos os jogadores e possibilitando até a estreia do ponta esquerda Bruno Gaspar que viria a fazer dois golos. Quem teve igualmente um desempenho de registo foi Frankis e Ruesga com cinco golos e diversas assistência de grande qualidade, quer para os pontas quer para o pivot Zabic.

andebolscptv

A segunda parte não trouxe nada de novo ao jogo e o Sporting foi gerindo a diferença alcançada ao intervalo, permitindo ligeiras aproximações como os 8 golos de diferença aos 32 minutos (22-14) e conseguindo alargar diversas vezes até aos 12 golos como os 26-14 aos 39 minutos ou os 19-17 aos 45 minutos chegando à diferença máxima aos 58 minutos com 37-24, 13 golos de diferença. Até ao final o jogo foi marcado por duas decisões estranhas da dupla de arbitragem. Primeiro com a amostragem do cartão vermelho a Bosko num lance normal de jogo em que até Carlos Siqueira (atleta do Belenenses) estranhou a decisão dos árbitros. Posteriormente mostraram também o vermelho direto a Fábio Semedo do Belenenses, num lance que nos pareceu mais de compensação do que merecido.

O campeonato completou 10 jornadas e os cinco primeiros da tabela venceram todos. Destaque ainda para a vitória tangencial do Boa Hora frente ao Avanca e do Águas Santas sobre o Horta.

Este fim-de-semana a prova vai parar para jogos da seleção (podemos seguir os jogos da seleção nacional em https://livestream.com/andeboltv ou ao vivo no Pavilhão da Luz, dia 6 de Novembro pelas 15:00 contra a Eslovénia) e regressa no dia 9 de Novembro com um Benfica – ABC e dia 12 com o Sporting a visitar o ISMAI, na Maia.

*às sextas, o Carlos Ruesga avança para a linha de sete metros e explica-nos o porquê da expressão “futebol… pé! andebol… mão!”