O Sporting recebeu e venceu no passado dia 27 o Belenenses, no jogo a contar para a décima jornada do Campeonato Nacional de Andebol. Este esperado regresso às vitórias aconteceu perante um Belenenses que tem vindo a fazer uma prova caracterizada por altos, como a vitória (14-17) na Maia frente ao Águas Santas, e baixos como a derrota em casa (27-28) frente ao Boa Hora.
Com um plantel jovem e com ambição o Belenenses apresentou-se no Pavilhão do Casal Vistoso com uma defesa 6:0 muito profunda com grande pressão sobre a primeira linha leonina. Contudo o bom desempenho defensivo do Sporting possibilitou logo um parcial de 3-0 quer foi gerindo até aos 16 minutos quando o marcador registava 10-6 favorável aos leões. Os 10 minutos que se seguiram foram determinantes para o resultado ao intervalo e o Sporting passou dos já referidos 10-6 para 19-9 colocando a diferença em 10 golos, que se manteve até ao intervalo com uns claros 21-11.
A diferença no resultado ao intervalo permitiu ao treinador leonino rodar e dar minutos a todos os jogadores e possibilitando até a estreia do ponta esquerda Bruno Gaspar que viria a fazer dois golos. Quem teve igualmente um desempenho de registo foi Frankis e Ruesga com cinco golos e diversas assistência de grande qualidade, quer para os pontas quer para o pivot Zabic.
A segunda parte não trouxe nada de novo ao jogo e o Sporting foi gerindo a diferença alcançada ao intervalo, permitindo ligeiras aproximações como os 8 golos de diferença aos 32 minutos (22-14) e conseguindo alargar diversas vezes até aos 12 golos como os 26-14 aos 39 minutos ou os 19-17 aos 45 minutos chegando à diferença máxima aos 58 minutos com 37-24, 13 golos de diferença. Até ao final o jogo foi marcado por duas decisões estranhas da dupla de arbitragem. Primeiro com a amostragem do cartão vermelho a Bosko num lance normal de jogo em que até Carlos Siqueira (atleta do Belenenses) estranhou a decisão dos árbitros. Posteriormente mostraram também o vermelho direto a Fábio Semedo do Belenenses, num lance que nos pareceu mais de compensação do que merecido.
O campeonato completou 10 jornadas e os cinco primeiros da tabela venceram todos. Destaque ainda para a vitória tangencial do Boa Hora frente ao Avanca e do Águas Santas sobre o Horta.
Este fim-de-semana a prova vai parar para jogos da seleção (podemos seguir os jogos da seleção nacional em https://livestream.com/andeboltv ou ao vivo no Pavilhão da Luz, dia 6 de Novembro pelas 15:00 contra a Eslovénia) e regressa no dia 9 de Novembro com um Benfica – ABC e dia 12 com o Sporting a visitar o ISMAI, na Maia.
*às sextas, o Carlos Ruesga avança para a linha de sete metros e explica-nos o porquê da expressão “futebol… pé! andebol… mão!”
4 Novembro, 2016 at 18:26
Eu vi a segunda parte do jogo…Este Sporting vai ser mesmo muito dificil de bater…
Qual é o critério de desempate no final?! É que sinceramente antevejo Sporting e Porto empatados…não estou a ver perderem pontos com outras equipas e muito dificilmente perderão os seus jogos em casa entre elas! Eu sei que estou a abusar mas não sei se o cenário de empate é tão irrealista quanto isso…
4 Novembro, 2016 at 21:55
O critério de desempate no final é a classificação da primeira fase.
Na primeira fase os critérios são os seguintes:
1- Pontos entre as equipas
2- Diferença GM-GS nos jogos entre as equipas
3-diferenca GM-GS totais
(…)
Há mais factores de desempate mas preciso consultar o regulamento específico da prova.
SL
4 Novembro, 2016 at 18:26
Só dia 12…
#fuck
4 Novembro, 2016 at 18:49
Não pude ver este jogo. 🙁
O jogo com os lampiões será no Casal Vistoso? Diz que sim….mas para um jogo desses o pavilhão não tem condições de segurança.
4 Novembro, 2016 at 19:17
A malta e oa porcos a dividir a bancada… ui ui …
4 Novembro, 2016 at 20:00
Resumo do jogo para quem ainda não viu
https://www.youtube.com/watch?v=8o7iptQuNs0
Link do meu canal no youtube https://www.youtube.com/channel/UCR3g5TbaCcZyJeHxv-MnYHw para quem gosta de seguir as principais modalidades de pavilhão do clube… Tem também direito a uns vídeos extra…
4 Novembro, 2016 at 23:08
Fixolas a cena das modalidades.
4 Novembro, 2016 at 20:11
Mais uma boa vitoria. Este ano tem e vai ser nosso
4 Novembro, 2016 at 21:37
Tenho visto todos os jogos da Equipe o que, para mim, antigo praticante desta modalidade nos meus tempos do Liceu Pedro Nunes tem sido, além de uma alegria e um prazer uma honra por ver de novo o Sporting no Andebol com uma equipe de classe Europeia.
Com este plantel e no seu Segundo ano Zupo vai conseguir dar cartas. O jogo, no pavilhão do porco, dito “dragon/caixa” foi um episódio triste de arbitragem merdosa e cobarde ou, cobarde e corrupta. Entre os dois tipos ou um misto de ambos, o diabo que escolha. Como estão dois árbitros a repartir as responsabilidades um pode ser merdoso e cobarde e o outro corrupto e cobarde que o resultado vai dar no mesmo.
O porco, sem a vantagem competitiva fornecida pela arbitragem profundamente , vergonhosamente, parcial jamais teria ganho o jogo e penso mesmo que com uma arbitragem séria teria levado a ensaboadela que levou o ABC. É-nos possível a superação de nós mesmos que foi conseguida durante a maior parte da partida porém, jogar com 1 guarda-redes e dois jogadores à frente dos seis metros é impossível.
Já na primeira parte tínhamos sido brindados com uma arbitragem asquerosa. Porém, na Segunda Parte, os árbitros colocaram o porco a jogar todo o tempo com 9 jogadores. Eles os dois e os remanescentes sete.
Este Jardim à beira mar plantado é um pantano onde rastejam sanguessugas e parasitas de apito na boca e dedo no cu. Escumalha que vende a alma por dez reis de mel coado, uns cagados de medo físico, outros aterrorizados por coacção moral exercida pelas mafias do Norte e do Sul e outros, porque a vendem para terem as contas bancárias bem recheadas ou talvez até cofres “Fichet” encravados nas paredes mestras das moradias de mau gosto na Quinta do Barão.
A Federação, a exemplo das Federações do Atletismo, hóquei e futebol é mais um coio de vendidos aos interesses de benfica e porto.
Por isso, quando vejo por aí gente a protestar porque só sabemos atacar os “rivais”, rivais que são inimigos efectivos e com os quais estamos em guerra, só me apetece distribuir fruta à antiga, isto é, umas bofetadas assestadas nas bochechas maldosas ou ingénuas, não sei mas, que não defendem o interesse do Sporting, lá isso não defendem mesmo.
Apaneleiramo-nos e deixamos que nos conduzam pela trela ao destino final? É isso que querem? Nunca ouviram falar no “quem cala, consente”, ditado popular que deve ter, pelo menos 500 anos?
Pois é meus amigos: EU NÃO ME CALO! Ainda há-de nascer o fdp que seja capaz de me fazer calar. Temos um direito irrenunciável à indignação e quem o não exerça e se não indigne com o desmando e a corrupção que nos rodeia é porque tem muito a perder com a ordem e mais, ainda, a ganhar com a “desordem”.
Nunca fui nem burro, nem do tipo “come e cala” e detesto ver noutros, designadamente, “sportinguistas híbridos” a complacência que é apanágio dos tíbios e pobres de carácter.
4 Novembro, 2016 at 22:02
muito bom…
muito bom mesmo…
o “politicamente correcto” veio “apaneleirar” muita gente…
4 Novembro, 2016 at 23:09
Excelente texto Amigo Túlio.
4 Novembro, 2016 at 22:17
CHALLENGE CUP Masculina
3.ª Eliminatória
1.ª Mão
Dia 19-11-16
Sporting – ASD Romagna Handball (Itália) (18H00)
2.ª Mão
Dia 20-11-16
ASD Romagna Handball – Sporting (18H00)
4 Novembro, 2016 at 23:10
O segundo jogo no dia 20?
4 Novembro, 2016 at 23:53
pRESUMo que sejam os dois jogos cá em Portugal