Caros Tasqueiros, escrevo-vos no rescaldo de mais um original almoço de alguns dos frequentadores deste espaço.
Em primeiro lugar, sublinhar bem que esta coisa de me reunir com um grupo de malta que não conheço de lado nenhum não faz nada, mas mesmo nada o meu estilo. Sou higienicamente misantropo e gosto sobretudo de passar o meu tempo com aqueles que aprecio com alguma segurança. E nestes 40 e tal anos já tenho uma colecção suficientemente grande de bons amigos para dispensar grandes procuras e riscos.
Mas aí está: isto NÃO foi um almoço entre desconhecidos! Todos, de uma ou de outra maneira, nos conhecemos mais ou menos profundamente, e de que maneira! Já sabemos as manias de alguns, as preocupações de outros, os ódios de estimação de certos, as preferências de sicrano e as dúvidas de beltrano. Daí a atracção, daí a estranha familiaridade, entre malta de todos os sexos, idades, profissões, etc…, unidos pela paixão por este Clube, e reunidos graças a esta Tasca! E o Cherba “is the man”. Depois de 8 anos de incansáveis posts, está na hora de lhe fazer esta pública homenagem!
Isto já foi um Cacifo, dele, do Sousa Cintra, do Jordão e do Douglas (sobretudo). Um espaço parecido com este, só que muito, muito mais pequeno. Eram estes poucos a postar e umas dúzias, poucas, a comentar. Aí, então, é que era fácil reconhercermo-nos! Cada post teria meia dúzia de comentários, algumas dezenas era uma multidão. A evolução já a conhecem, aqueles bons posteiros abandonaram o barco, para nossa tristeza, mas ficou o resistente e resiliente Cherba, que chamou para o seu lado a Maria Ribeiro, o Javardeiro, o Sá, o Mário Túlio, entre outras estrelas, mudou a placa do estabelecimento e agora a chafarica é isto que sabemos, posts frequentemente com centenas de comentários e o grupinho (entretanto diluído) de outrora potenciado várias vezes nesta multidão de hoje, com toda a saudável diversidade que isso obrigatoriamente traz.
O que me leva, depois da nota histórica, ao ponto que gostava de sublinhar: com a fama e a multidão, vieram também algumas profundas divergências mal geridas e um certo e desnecessário “tribalismo dentro da tribo” ao de cima.
Eu já fui em tempos “croquete”, cheio de fé nas glórias passadas de Duque e no génio prospectivo do Freitas, que fariam do fantoche Godinho o que queria. Defendi o meu ponto de vista aqui, contra a globalidade da malta do blog que está desde os primeiros tempos do lado de BdC e fi-lo com a convicção de quem defendia o melhor para o meu Clube, para o nosso Sporting. Nunca depreciei esse senhor que me parecia caído do nada, que alguns diziam ser um perigoso lunático, mas que me parecia um sincero adepto, como eu. E tristemente, passados dois anos apenas, constatei ter feito uma opção profundamente errada. As dúvidas se havia de sair Djaló ou Postiga para entrar o Saleiro, ou se seria melhor deixar estar, substituiu-se por uma situação de bancarrota, com um plantel pejado de pernetas velhos, lesionados e mal treinados.
Felizmente houve um par de adeptos a mexer-se com uma moção, e que orgulho tive nesses adeptos! Felizmente houve uns representantes da mesa da Assembleia Geral corajosos, e que orgulho tive nesses representantes! E felizmente lá houve eleições e lá se corrigiu o erro do passado, não desdenhando do Couceiro e da sua provável boa vontade. Mas era altura de mudar, e que orgulho tive dos sócios! E cá estou agora, de corpo e alma com esta opção, que fortunadamente desta vez se afigurou mais do que certa. E agora já sou “brunete”, ou “ovelha”, conforme aquilo que os meus mais assanhados interlocutores acham que mais me insulta.
Moral da história? Estou-me a cagar para os rótulos que me pretendem colar. Se acreditar no Duque como acreditei fazia de mim croquete, pois que se foda. Se acreditar, e agora admirar, o trabalho de BdC faz de mim outra coisa que gostem de me chamar, também caguei.
Não estejam tão preocupados com os adjectivos qualificativos, com os preconceitos, com os rótulos, pois o que realmente nos define é aquilo em que nós acreditamos e não o nome que lhe dão. E a diferença de opinião é salutar. Podemos estar certos, e nesses casos oxalá façam as coisas à nossa maneira, ou estar errados, e então oxalá façam o contrário daquilo em que acreditamos, para o bem do Clube. E se existem uns mal fodidos que pensam que com rótulos nos inibem, pois até esse direito julgo que têm, é deixá-los estar. E os desvarios de comentários que se cometem são isso mesmo: desvarios de comentários! Depois ao vivo é que nos entendemos, e penso que entendemo-nos bem, logo não faz sentido que o convívio blogueiro se deixe afectar pela divergência. Excessos de linguagem são frequentes e irrelevantes, por isso deixemo-nos de picuinhices. Defendamos aquilo em que acreditamos sem querer necessariamente que desapareça a diferença. Saibamos respeitá-la!
Eu por mim falo, que estou longe de ser perfeito, que não tenho paciência nenhuma para ler “trolls” como o Riga ou o Trolha (por exemplo), e quanto a escrever-lhes, só se for para dizer coisas menos agradáveis. Mas isso não quer dizer que faça questão que desapareçam do mapa. Nem que deixaria de lhes falar civilizadamente ao vivo, no almoço ou na roulotte, como bons sportinguistas que julgo que são, como todos julgamos ser.
Enfim, serve este longo texto para me congratular por aquilo que “isto” se tornou, neste monstro de confluência de espírito leonino e talvez para contribuir para que se volte a uma pureza original, em que nos podemos mandar todos foder sem abichanar, nem com isso deixarmos de conseguir beber um copo juntos a seguir!
Saudações Leoninas a todos, e ao Cherba em particular!
ESCRITO POR Placebo
*às quartas (por razões óbvias este texto é publicado mais cedo), a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
5 Dezembro, 2016 at 7:17
Bonito.
Apesar das diferenças a é o Sporting que nos une. Não se esquecam disso quando criticam levianamente quem, semana a semana, trabalha para nos dar alegrias.
Já agora, ele tem o seu próprio clube de fãs (Not! Lol) mas pôr o Trolha nessa categoria era de evitar. É bruto, sim, mas raramente discordo dele. Há pessoas que ficam ofensidas com a linguagem. Outras ficam plasmadas com a estupidez humana.
5 Dezembro, 2016 at 7:18
*pasmadas
5 Dezembro, 2016 at 7:39
Atenção que não viso ninguém em particular. Há coisas que me tiram do sério e se fosse a comentar a cada vez então aí é que a diplomacia ia toda com o boda.
5 Dezembro, 2016 at 7:56
Ahahahaha. O “moral da história” revela um novo Placebo 🙂
Grande texto, pá. Aliás, como é hábito nos teus comentários. Cheios de inteligência e humor.
Há uma coisa que me deixa perplexo. Há alguém neste blogue que não apoie o BC?Repito (tipo malheiro): Há alguém neste blogue que não apoie BC?
É que eu acho que não. Podem existir visões diferentes, não se concordar com tudo, mas foda-se… toda a gente está com o presidente.
Há realmente malta que em vez de dizer algo interessante, opta por alimentar exactamente o que não interessa.
Faz parte.
5 Dezembro, 2016 at 8:50
Excelente post. E sem dúvida que o mais importante é o sportinguismo de quem aqui anda. Depois seria interessante que existisse respeito pela opinião alheia mas isso já é mais difícil para alguns. Seria bom que antes de insultarem alguém ou se acharem arautos ou modelos de sportinguismo pensassem que do outro lado estão pessoas igualmente sportinguistas e que um dia destes podem estar ao lado na bancada ou num almoço da Tasca. Parabéns ao Cherba e a todos os que continuam a lutar para tornar este espaço um lugar de troca de ideias e de discussão salutar de sportinguismo. Os outros… pode ser que evoluam.
5 Dezembro, 2016 at 9:39
Embora para alguns/algumas parece que vai ser difícil…
5 Dezembro, 2016 at 9:13
Bom dia para a Familia da Tasca…
O Alentejo ” convida” à calma e à reflexão… e ” ajuda” a escrever post’s destes…
Eu também já ao longo dis anos ” apoiei” muita gente ” errada” o que nunca deixei foi de ser sportinguista e por isso a minha ” bússula” está sempre virada para a defesa do Sporting…
Abr ao amigo Placebo extensivo a todos os outros companheiros da Tasca e como sempre…
Viva o Sporting…
SL
5 Dezembro, 2016 at 9:16
Placebo posso aplaudir de pé o teu excelente texto? Chlap chlap chlap.
Acrescento no entanto, respirou-se melhor no almoço da Tasca sem a presença de alguns.
5 Dezembro, 2016 at 14:26
Oh Alexia, não seja assim…
A ginja até sobrou…!! 🙂
Beijionho e SL
5 Dezembro, 2016 at 14:44
Sobrou a ginja porque ninguém ficou intoxicado com a qualidade do ar, senão tinha marchado a ginja toda. 😉
Beijinhos e uma boa semana.
5 Dezembro, 2016 at 20:27
Felizmente o que se entornou em cima do prato de fruta foi chocolate e não ginga 🙂
SL
5 Dezembro, 2016 at 20:54
Graças a Deus.
5 Dezembro, 2016 at 17:54
Alto lá! Isso quer dizer o quê? Respirou-se melhor com a minha ausência. Não me digas. Agora vou chorar.
5 Dezembro, 2016 at 20:55
Ed nada disso 😉 sentimos a sua falta.
Um beijinho.
5 Dezembro, 2016 at 9:40
Bom dia. Um excelente texto, na generalidade, primando pelo desassombro…
Destaco “Excessos de linguagem são frequentes e irrelevantes, por isso deixemo-nos de picuinhices. Defendamos aquilo em que acreditamos sem querer necessariamente que desapareça a diferença. Saibamos respeitá-la!”
Um apelo que parece não ter resultado…
Realço também os comentários do braveheart e Silvinho.
Saudações Leoninas
5 Dezembro, 2016 at 9:53
Grande texto Placebo. Mas infelizmente a ideia do texto caiu rapidamente. Ha pessoal que nao vive sem meter veneno, e depois ainda quer aplaudir o texto de pé. Oh the irony
5 Dezembro, 2016 at 9:59
Bons Dias, Caros Tasqueiros.
Antes de mais, votos de uma excelente semana para todos.
O post do Caro Placebo acaba por ser oportuno, atendendo à importantíssima semana que temos pela frente, e em que – definitivamente – temos, enquanto Sportinguistas, convergir no apoio ao nosso Clube e aos nossos atletas.
Espero que, no fim da semana que hoje se inicia, estejamos na Liga Europa e no primeiro lugar do Campeonato! 🙂
SL
5 Dezembro, 2016 at 10:15
E de facto esta semana precisamos mais que nunca de nos mobilizarmos. Temos dois jogos muito importantes. Um decide da nossa continuidade na Liga Europa e vamos jogá-lo com 6 graus negativos à hora do jogo, contra uma equipa muito motivada que já empatou com o Real e com adeptos fanáticos.
O outro será contra os lampiões. Aqui será fundamental que não o percamos e se possível que o ganhemos. Pede-se humildade antes e depois do jogo, seja qual for o resultado. Se ganharmos passamos para a frente já. E candeia que vai à frente… mas faltarão ainda 20 jogos. Um jogo importantíssimo porque não acredito que os lampiões percam mais jogos com os pequenos ou mesmo que empatem facilmente…
Vai ser uma semana complicada com ataques a tentar castigar jogadores nossos, a provocar-nos, a tentar desestabilizar. Que saibamos dar a resposta fora e sobretudo dentro de campo.
5 Dezembro, 2016 at 11:25
Sobre isso, li hoje declarações do Marta Soares e honestamente preferia que estivesse calado.
Mesmo que ele quisesse dizer outra coisa qq, os jornais aproveitariam sempre para dar outro sentido.
É de surra que os lixamos no domingo. De surra cá fora… e com tudo lá dentro.
5 Dezembro, 2016 at 11:28
+1! Está na altura de perceber que quanto mais bazófia menos resultados temos! Chega de bazófia! Quando estivemos apertados sem estar em 1 e sem caganzices foi quando surgiu sempre o melhor Sporting!
5 Dezembro, 2016 at 11:35
+10000
E que tal ganhar primeiro….o Campeonato e não um simples jogo e depois sim mandar “bocas”?
Custa assim tanto terem a “matraca” fechada e falarem antes de tempo?
5 Dezembro, 2016 at 11:40
Nem mais. E espero que se passarmos para a frente do campeonato como todos desejamos não surjam bocas parvas como já aconteceu. Que aprendamos com os erros passados…
5 Dezembro, 2016 at 12:14
+outro aqui
5 Dezembro, 2016 at 11:50
Respeito que prefira uma postura de peito feito, mas normalmente corre mal.
Ainda me lembro da deslocação ao porto para “invadirmos a aldeia”.
Resultado: declarações coladas no balneário e levámos 3 batatas.
Não tem nada a ver? Se calhar tem.
5 Dezembro, 2016 at 12:56
Não acho que as declarações do Marta Soares estejam fora do contexto, sejam exageradas ou bazófia, se calhar era preferível não ter dito nada, mas já que disse, só tem é de demonstrar publicamente que acredita na equipa….
Bazófia para mim é uma sondagem telefónica, num canal televisivo (não digo qual é porque não difundo marcas que não me respeitam) que dá 87% de votos na vitória do Carnide e 1% no empate…..ser celebrada como um facto consumado, mesmo antes de se jogar o jogo
SL
5 Dezembro, 2016 at 13:16
Mas isso está no ADN deles…que se enforquem na sua própria bazófia.
5 Dezembro, 2016 at 14:14
Lá está. Algo bom para colar no nosso balneário 🙂
5 Dezembro, 2016 at 10:34
Bons dias!
Para fechar este grande post só um brinde de ginja!
5 Dezembro, 2016 at 10:44
É isso tudo Placebo! 😉
5 Dezembro, 2016 at 10:50
Placebo, que gosto ler-te / ver-te por aqui. Aplaudo de pé, deixemo-nos de picuices e toca a apoiar o Sporting, incondicionalmente. O nosso presidente já o disse varias vezes, a bem do Sporting aturo todos os FDP que forem necessários.
E connosco tem que ser assim também. Apesar de todos termos a nossa própria visão e julgarmos que nós é que sabemos tudo e que somos mais Sportinguistas que os outros. Normal, afinal o Sporting é o nosso grande amor e com isso ninguém brinca, nós não deixamos.
Cherba, já lá vão 8 anos? Parece que foi ontem que entrei pelo Cacifo pela primeira vez. Quando é que convidas o Douglas para postar aqui um texto dos dele? Tinha graça!
5 Dezembro, 2016 at 21:49
Eu tb adorava os textos do Douglas!
Mas imagino que ninguém terá mais saudades desses textos do que o Cherba, a quem deixo aqui o meu obrigado por estes 8 anos!
5 Dezembro, 2016 at 10:51
Aplaudo o texto mas acho que a referencia aos Trolls era de evitar…sobretudo um que faz parte deste espaço como tantos outros.
5 Dezembro, 2016 at 21:49
apoiado
5 Dezembro, 2016 at 10:53
Eu por acaso já tive vários blind dates 😀
É o seguinte, já li por aqui que houve choveu ginginha no almoço de Natal… mas o que eu realmente queria saber é se alguém suspirou por mim. Pela minha ausência. Não importa se foi suspiro de alívio 😀
5 Dezembro, 2016 at 10:58
Sobre o jogo:
Mais uma grande partida do Gelson. Não é só qualidade técnica. É também muita generosidade na forma como ele se entrega ao jogo. Mais uma vez, acabou o jogo com várias recuperações de bola. O Gelson leva a sério o lema do clube.
Fico sempre muito contente quando o Sir William de Carvalho marca um golo. Já o podia ter feito de cabeça contra o putedo (defesa do Iker na sequência de um canto) e de penalty, contra o Nacional. O nosso médio tem melhorado de forma substancial o seu jogo de cabeça, que defensiva como ofensivamente.
Excelente primeira parte da equipa.
5 Dezembro, 2016 at 11:01
Off: Podence a fazer estragos contra o Nacional. Que partidazo! Xico Geraldes, excelente nas transições ofensivas e a melhorar nas recuperações. Jogador mais musculado. Ainda não aguenta 90 minutos de total intensidade, mas para lá caminha.
5 Dezembro, 2016 at 10:59
TIRO (PISTOLA AR COMPRIMIDO 10M)
João Costa (Campeão Nacional Individual)
Licínio Santos (Vice-Campeão Nacional Individual)
Domingos Rodrigues (4º)
Sporting CP / João Costa, Licínio Santos e Domingos Rodrigues (Campeão Nacional Colectivo)
Fem
2º SCP
Ana PAIS (5ª)
Mafalda SERAFIM (7ª)
Sara CARVALHO (9ª)
5 Dezembro, 2016 at 11:25
Era pedir a um desses “olhos de lince” que dessem uma piriscada na testa de um dos “bois de preto” ( agora de vermelho… vestidos de a rigor )
5 Dezembro, 2016 at 11:02
Velhos tempos em que o cherba gostava do Grimi.
5 Dezembro, 2016 at 11:05
Do jogo de Sábado, primeira parte em que ficaram a dever alguns golos. Algum desperdício, o Rui Costa também tirou um golo feito ao Bas Dost com uma intervenção à marafona, o segundo tempo foi para gerir. Falta uma goleada à maneira para criar medo nos adversários, não aprecio que os Tondelas apareçam em Alvalade com a mania de que podem discutir o resultado.
Vai ser uma semana de barulho, foram casos em todos os jogos, o William “agrediu”, parece que o Gelson fez uma falta no 2º golo, o joao Pereira pisou a cara de um adversário, o 2º golo do maretmo é ilegal, o benfica foi prejudicado, mas o Vitória é um bacano e nem criticou a arbitragem, ao contrário do Jesus que refila e condiciona mesmo quando ganha. E as contas do 1º trimestre estão aldrabadas. Não sei se me esqueci de alguma coisa.
5 Dezembro, 2016 at 11:08
Também rebentaram o lábio ao Gelson. Também terá sido agressão?
O Penalty do porco é uma anedota. Não houve agarrão, houve sim um pousar da mão no braço, mais do que normal. O penalty que nos foi sonegado contra o Nacional foi muito mais evidente e todavia não foi assinalado.
Se o André Silva jogasse de verde-e-branco por certo a nossa CS já teria activado um contador com os minutos que o avançado leva sem marcar golos.
5 Dezembro, 2016 at 11:29
Se te esqueceste, os programas televisivos hoje tratam do resto.
5 Dezembro, 2016 at 16:05
“Falta uma goleada à maneira para criar medo nos adversários, não aprecio que os Tondelas apareçam em Alvalade com a mania de que podem discutir o resultado.”
Eu prefiro que apareçam em Alvalade com a mania de que podem discutir o resultado. O problema é mesmo esse e é por isso que estacionam invariavelmente o double-decker. O Arouca, por exemplo, mesmo a levar 2 não subia no terreno: preferem levar 1 ou 2 do que 5 ou 6. Mais vale pensarem que têm alguma hipótese…
5 Dezembro, 2016 at 11:07
Em relação ao artigo só me apetece dizer: “o fair-play é uma treta”.
#oSportingénossooutravez
5 Dezembro, 2016 at 11:11
Trolha, no pós jogo da Taça da Carica não estiveste muito feliz nos comentários, principalmente quando vieste com as estatísticas do Matheus Pereira.
Eu sei que até tens uma boa prosa quando falas de futebol, mas repara, o brasileiro em 20 minutos de jogo criou oportunidades de golo que muitos não criaram num jogo inteiro. Sim, o Matheus não tem assistências e golos pela equipa A (pudera) mas em contrapartida tem trabalho feito na equipa B.
5 Dezembro, 2016 at 11:20
É preciso ver que o Matheus entra sobre brasas para provar que tem lugar na equipa A. O Campbell fez vários jogos menos bons e agora está a provar a utilidade que tem… Para mim o Matheus merece claramente mais oportunidades na A e não é apenas por um jogo na Taça da Liga que deve ser avaliado. E isso é inquestionável, até pelo trabalho que tem feito na B.
5 Dezembro, 2016 at 11:24
Era dar ao Matheus todos os minutos que o Matkovic ja teve. E depoia logo se via quem fazia melhor
5 Dezembro, 2016 at 11:34
O Markovic é craque. Para o ano vai explodir.
5 Dezembro, 2016 at 11:42
Em simultâneo com os teus neurónios? Timing sensacional.
5 Dezembro, 2016 at 11:51
Bom dia para ti também.
5 Dezembro, 2016 at 11:55
Agora não posso, ainda estou à procura do teu sentido de humor.
5 Dezembro, 2016 at 12:01
Foi expulso pelo Rui Costa por jogo violento.
Já pedi recurso ao Meirim.
5 Dezembro, 2016 at 11:39
“…no pós jogo da Taça da Carica não estiveste muito feliz nos comentários, principalmente quando vieste com as estatísticas do Matheus Pereira”
Só porque o meu comentário não foi de acordo com a tua opinião não significa que seja infeliz. É o que é, um comentário.
Em relação ao resto…
O plantel é calculado antes de começarem as competições oficiais.
Investe-se €1.5M no Lazar Markovic para depois metê-lo fora da convocatória? Markovic é na verdade um jogador com características excepcionais, sobretudo na velocidade e capacidade de finalização. Jorge Jesus (o tal gajo que o cherba nunca gramou) sabe disso. E JJ sabe também que com a saída do Teo ficámos com um problema no 11 – que até agora ainda não foi resolvido.
Existe um período de adaptação. O tal que também André, Elias, Petrovic, Castaignos, Meli, Spalvis e outros necessitam.
Matheus Pereira e Gélson tiveram as mesmas chances, um não rendeu tanto quanto se previa e o outro explodiu. Gélson Martins é hoje o melhor assistente da Liga Portuguesa (!) já com 7 assistências. Está à frente de gajos como Brahimi, Sálvio, Corona, Pizzi, Rafa ou mesmo Bryan Ruiz.
Matheus Pereira é um jogador que me agrada muito. São jogadores como ele que me fazem gasta dinheiro no desporto-rei e espero que sejamos todos muito felizes com ele a render aquilo que espero dele.
Se há coisa que defendo intransigentemente é a aposta nas escolas do Sporting. Não há nada mais puro do que isso, é a génese do DNA do Sporting Clube de Portugal.
5 Dezembro, 2016 at 11:08
Like Placebo!
É isso mesmo, penso de certa forma como tu, estou-me positivamente a cagar para quem me chama Brunista ou lá o que quiser…o que me interessa é o que penso e como penso pela minha cabeça, estou porreiraço da vida.
Não gosto de dizer mal porque fica bem termos alguma coisa para dizer mal, só porque somos diferentes do outros (balelas), há malta que tem como ponto de honra dizer mal para não parecer tão fanático ou para dar um ar de pessoa de bons principios…mas desde já digo, no que toca á defesa do Sporting Clube de Portugal quero é que esses principios se fodam!
Quero é ver o Sporting campeão, e se o for com um penalty mal marcado no último segundo, azar do car…….. pois também já fomos vezes sem conta prejudicados!
Muito bem Placebo!
5 Dezembro, 2016 at 11:10
ainda este fim de semana, tivemos que marcar 4 para contarem 2!
e acham que o presidente não deve estrebuchar???? pró caralho para os puritanos!
5 Dezembro, 2016 at 12:25
Mario, nem tu acreditas no escreves…
Os nossos princpios nao devem nem podem nunca ser postos em causa. Neste momento, quanto a mim, o nosso presidente tem na sua maior forca uma luta de PRINCIPIOS! Uma luta contra poderes instalados de mendilhoes, doyens e outros jogos sujos. Essa luta levou-nos por um caminho muito dificil de percorrer e ja tivemos varias consequencias adversas por isso. Abdicar daquilo que nos move e dizer que vale tudo para ganhar e virar as costas ao que de bom esta direcao tem feito pelo futebol. Tambem me estou a cagar se me chamam brunista, troll ou chico esperto mas no dia em que ganhar por erros de arbitragens anormais, haver portas 18 e mendilhoes no meu clube ou cafe com leite e frutaria, a vitoria vai-me saber a fel.
2 – Tambem acho que era um bom timing para falar. Nas jogos em que ganhamos e somos roubados devemos fazer um estardalhaco brutal.
3 – Nao sei se sou puritano ou nao mas nao posso concordar que se fale por falar. Por exemplo, agora era um bom timing para falar visando a arbitragem e nao o benfica. Ate por uma questao de principios, nao posso concordar com frases como “era bom os adversarios comecarem a dar mais luta”. Sao so estupidas… Falar sim; dureza, sim mas sempre com criterio. Evitar falar dos adversarios injustificadamente.
SL
5 Dezembro, 2016 at 12:34
eu não acredito no que escrevo? percebi bem ou explicaste-te mal?
se foi isso que quiseste dizer então troca-me lá por miudos em que parte do meu comentário te leva a dizer que “Não acredito no que escrevo”
SL
5 Dezembro, 2016 at 12:59
Se quando dizes:
“… ou para dar um ar de pessoa de bons principios…mas desde já digo, no que toca á defesa do Sporting Clube de Portugal quero é que esses principios se fodam!
Quero é ver o Sporting campeão, e se o for com um penalty mal marcado no último segundo, azar do car…….. pois também já fomos vezes sem conta prejudicados!”
Se quando dizes isto nao estas a por em causa os bons principios do clube realmente entendi mal (na verdade e ambiguo porque podes estar a dizer que se fodam os bons principios ou que se fodam os princpios de quem da ar de bons princpios – bem… E no minimo confuso. Como depois dizes que nao te imprtas de ser beneficiado por arbitragens assumi que era a primeira opcao).
Dequalquer forma nao invalida tudo o que escrevi depois.
SL
5 Dezembro, 2016 at 13:11
eu acredito no que escrevo, até porque o que escrevo é o que penso.
com isto quero dizer que:
os bons principios do clube nunca serão postos em causa desde que gente do nosso clube não entre num “jogo da mala”
poderemos ser beneficiados sem que para isso sejamos corruptos, por isso falei de ganhar o campeonato com um golo de penalty mal assinalado no último segundo, até porque já fomos prejudicados sem dó nem piedade e aí sim, por arbitragens viciadas.
não sou mais papista que o Papa mas essa história de querer parecer bem aos outros (adeptos dos rivais) dizendo mal do que é meu…não contem comigo para esse peditório, sim porque há muita gente que quando está ao pé dos adversários (amigos do dia a dia) não defende bem o nosso clube, deixando-se ir nas graçolas e contribuíndo para as mesmas…a esses posso já mandá-los para o caralho que os foda pois eu sei que eles existem (não sei se aqui na Tasca há dessas espécies) mas no meu trabalho já tratei mal um sportinguense por uma situação dessas.
com tudo isto poderei dizer que posso bem com a desgraça dos outros, desde que não afecte o meu clube!
5 Dezembro, 2016 at 13:13
Subscrevo.
5 Dezembro, 2016 at 13:21
Caro Mário Schmeichel,
“poderemos ser beneficiados sem que para isso sejamos corruptos, por isso falei de ganhar o campeonato com um golo de penalty mal assinalado no último segundo, até porque já fomos prejudicados sem dó nem piedade e aí sim, por arbitragens viciadas.”
Obrigado pelo esclarecimento, que também não tinha percebido o alcance “à primeira”.
Numa coisa tem toda a razão: ao longo dos anos já fomos tão prejudicados pela arbitragem que um erro decisivo a nosso favor já está mais do que na hora! 🙂
Agora, quanto a:
“não sou mais papista que o Papa mas essa história de querer parecer bem aos outros (adeptos dos rivais) dizendo mal do que é meu…não contem comigo para esse peditório (…)”
Pergunto o seguinte, para total esclarecimento meu da sua linha de pensamento: SE o SCP fosse campeão graças a um erro (não “encomendado” nem “comprado”, claro está!) da arbitragem a nosso favor, o Caro Mário Scmeichel admitiria esse benefício perante terceiros ou não?
SL
5 Dezembro, 2016 at 13:40
Sim, sem problema algum
5 Dezembro, 2016 at 13:47
Ah, Ok.
Percebido.
E subscrevo.
SL
5 Dezembro, 2016 at 14:03
😉
SL
5 Dezembro, 2016 at 14:23
Bem Mario, antes dessa historia de mandar toda a gente que faz isto e aquilo para o caralho podias ter dito apenas que explicaste mal ou eu percebi mal e afinal nao metes os principios do clube (que afinal sao os nossos) em causa. Era so isso que queria saber porque realmente nao percebi. Pela consideracao que tenho pelo teus comentarios fico satisfeito de o saber.
Depois a conversa paralela que tens sobre o defender o clube em todo o lado, nao percebo o intuito com que o fazes nesta discussao nem muito menos a acho suficientemente relevante.
SL
5 Dezembro, 2016 at 15:25
Ireland
como também tenho consideração pelo que escreves, digo-te que a exposição breve que fiz a uma defesa incessante do Sporting seja onde for é bem “metida” nesta conversa, a meu ver claro.
Pois quem de certa forma sobranceira, critica o clube por “dá cá aquela palha” é o primeiro a participar no deboche do clube com os adeptos fervorosos dos outros clubes.
Vou-te dar um exemplo:
quando me veêm com a conversa – “ah e tal não gosto nada do teu presidente, ele fala muito e beca-beca pardais ao ninho”
o que eu lhes respondo é que – “vocês são o melhor barómetro para analizar o trabalho do BdC, se gostasses dele é que eu ficava preocupado”
mas…há outros que neste tipo de conversa, entram no combóio e mesmo que não engracem com o presidente NUNCA o devem fazer, mas FAZEM!
é para esses paneleiros que eu os mando para o caralho que os foda!
SL
5 Dezembro, 2016 at 15:50
Não só percebo bem o que dizes como concordo.
Só fiquei apreensivo quando pensei que estávamos a entrar numa onda de vale tudo para ganhar porque neste mundo cão do futebol os nossos adversários são uns verdadeiros filhos da puta. O teu segundo comentário descansou-me porque a nossa identidade deve ser mantida e devemos estar todos ao lado do presidente na luta contra a falta de ética no futebol europeu e luta pela verdade desportiva (video-arbitro, etc…). Espero também que tenhas percebido o sentido e intuito dos meus comentários.
SL
5 Dezembro, 2016 at 17:27
sim Ireland, sem problema, por vezes uma pessoa a escrever com a ânsia de acabar a sua ideia, passa por cima de algumas coisas que poderíam ficar melhor esclarecidas, sem dúvida.
Mas não, não sou apologista de ganhar a qualquer preço, se bem que se ganharmos com um golo fora de jogo ou um penalty que não o é, também não me choca nada, é que sabes, tinham de nos dar de barato uns 10 campeonatos para ficarmos com as dívidas saldadas.
SL
5 Dezembro, 2016 at 11:18
Foi um bom almoço, no meio de muita malta já conhecida, outros que reencontramos nestes almoços e sempre algumas caras novas. Um almoço de Sportinguista só poderia dar num tempo bem passado.
Tenho pena de não ter visto algumas caras que fazem já parte da mobília e que fazem igualmente falta.
5 Dezembro, 2016 at 19:21
Subscrevo totalmente o teu comentário!
5 Dezembro, 2016 at 11:38
Dois pontos positivos (e raros), não sei se referidos antes
Um golo de LIVRE DIRECTO!!!! ALELUIA!!
Remates de fora da área. Adrien não tem medo de puxar da culatra e mandar uns estoiros.
5 Dezembro, 2016 at 11:41
Adrien e Chuta-Chuta são os nossos dois jogadores que não têm medo de rematar. Pelo menos aqueles em que isso é mais evidente…
5 Dezembro, 2016 at 11:43
Infelizmente não foi possível nem passar pelo almoço nem pelo jogo! É o 1o que falho este ano mas teve de ser…a família falou mais alto e tive de me aguentar!
Ainda assim o que posso dizer é que a tasca é é será o local onde eu mais gosto de discutir futebol! Onde me fazem pensar mais, onde me fazem rever a minha posição mais vezes, onde me divirto mais e onde encontro mais gente como eu! Adoro a tasca e todos os tasqueiros, tenham eles as posições que tiverem…por mais díspares que sejam da minha opinião! Por mesmo assim me fazem pensar nisso e ponderar hipóteses que sozinho ou com poucos não pensaria!
Como o placebo sou um convertido a BdC e não um apoiante de inicio! Embora a minha escolha tenha sido outra (Dias Ferreira e Futre) também não votei originalmente no BdC! O que me mete muita pena é foi das primeiras vezes que pensei que o Sporting devia ter 2a volta e ter sempre um presidente eleito por mais de 50%! Hoje sou 200% BdC! Hoje sou 200% tasca!
5 Dezembro, 2016 at 11:45
não percebi qual foi a comichão que o JMS provocou nos ouvidos da bancada…
então o homem não pode respirar um pouco sobre a possibilidade de passarmos para a frente do campeonato?
5 Dezembro, 2016 at 11:46
Pode é estar calado…
5 Dezembro, 2016 at 11:52
e estar calado porquê?
5 Dezembro, 2016 at 11:54
Pelo que digo abaixo, se quiseres ler…
5 Dezembro, 2016 at 11:58
Ehehe.
Bem, respirar pode e deve.
O gajo não disse nada de grave, mas numa semana como esta em que há a real possibilidade de passar para a frente, eu preferia low profile.
Preferia o silêncio nesta altura… opinião pessoal, nada de mais.
5 Dezembro, 2016 at 11:54
Em relação às declarações de JMS não quero valorizar isso excessivamente. Felizmente hoje sai uma entrevista do presidente em que não houve lugar a bazófias e em que se defende que o campeonato vai ser até ao fim. E esperamos que assim seja com a vitória a sorrir-nos no fim, ao contrário da época passada em que merecíamos ganhar e infelizmente não conseguimos ser campeões.
Mas vou dizer porque acho que JMS ou outro qualquer devem ser mais prudentes… em primeiro lugar tudo o que se diz é aproveitado pela CS e até exagerado, o que pode ter acontecido. Depois, nunca gostei de bazófias e temo-nos dado mal com isso. Deixemos isso para o património dos lampiões. Prefiro ser humilde e depois ganhar, do que o contrário. Além disso, estas coisas depois são-nos atiradas à cara e dispensa-se. Mas ainda mais importante que isso… pode mesmo ser usado para motivar os lampiões – já houve muitos casos de colarem notícias deste tipo nos balneários para motivar jogadores rivais.
Mas o que interessa verdadeiramente é todos lutarmos para tirar os lampiões da frente do campeonato e que nunca mais lá voltem até ao fim. É difícil mas já pareceu mais improvável…
5 Dezembro, 2016 at 11:55
entendi…
5 Dezembro, 2016 at 11:57
Ok. É apenas o que penso. Se calhar o homem não disse exatamente o que está no título. Mas com a CS que temos… e atenção que nesta semana vamos ter mais ataques, armadilhas e insinuações para os nossos lados. Eles estão a ficar à rasca… SL
5 Dezembro, 2016 at 12:02
sim, sem dúvida..acho que devemos virar-nos neste momento mais para dentro e dar sempre a noção que estaremos atentos aos jogos de bastidores, nada mais que isso.
SL
5 Dezembro, 2016 at 12:09
Ora nem mais!
E isso até parece simples!
5 Dezembro, 2016 at 12:11
Mário, não é só a questão do low profile e estarmos apenas concentrados em nós…há também o facto de existir na 4ª feira um jogo importantíssimo para a LC.
5 Dezembro, 2016 at 12:41
por isso mesmo devemos estar concentradissimos em nós, mais que nunca, até porque os próximos 4 jogos são Legia (fora) lamps (fora) Setubal (fora) e Braga (casa)
5 Dezembro, 2016 at 14:15
E belém fora…
5 Dezembro, 2016 at 15:27
pois, faltava-me esses ainda
5 Dezembro, 2016 at 12:16
É isto
5 Dezembro, 2016 at 13:26
Bom! Consenso e bom senso…
SL
5 Dezembro, 2016 at 12:28
Por acaso o JMS disse nao me aqueceu nem arrefeceu.
Nao percebi nenhuma bazofia excessiva mas sim uma tentativa de motivacao para o plantel.
Concordo que a intervencao careca de utilidade mas mais do que isso…
5 Dezembro, 2016 at 12:57
Aqui fica a transcrição e cada um ajuíza como entende…
“Uma vitória ou um empate na Polónia permite ir à Liga Europa e isso cria mais confiança e dá mais força para vencer os obstáculos que se seguem. O Sporting vai a Varsóvia com uma única ideia: ganhar o jogo para ir à Liga Europa.” (Até aqui subscrevo inteiramente).
Depois:
“O Sporting, para cada jogo, só tem um objetivo vencer. Vencer já o Légia e ir à Luz vencer, conquistar os 3 pontos.
Quem terá de ter atenção redobrada é o Benfica. O Sporting está embalado e estou convicto que não será o Benfica que vai parar o Sporting.”
Todos queremos que assim seja como ele diz. Mas em relação às duas últimas frases, para já ainda somos nós que vamos atrás do prejuízo. E também esperamos que não seja o benfica a parar-nos. Nem a APAF. Só aqui acho que escusava de o dizer de forma a levar a aproveitamento. Não é grave, mas dispensável…
5 Dezembro, 2016 at 13:02
Silvinho, longe de estar a defender a intervencao do JMS. Parece-me consensual no blog que este momento e de concentracao e silencio.
Apenas ja vi bastante pior… 😉
SL
5 Dezembro, 2016 at 13:06
Sem dúvida que sim. E neste momento a prioridade é arrear nos lamps. Eles vão fazer de tudo… para já andam a envenenar contra o William. Dizem que não presta mas querem tirá-lo do derby…
5 Dezembro, 2016 at 13:06
Apenas receio que voltemos a entrar nesta onda. Se ficar por aqui… não é grave.
5 Dezembro, 2016 at 14:17
Bem, não comprando o Record só sabia do título.
E de facto, apenas o último parágrafo poderia ser evitado, de resto tudo normal.
5 Dezembro, 2016 at 13:04
Já BdC diz “nós não estamos numa corrida de 100 m, nós estamos numa maratona. E na maratona quem é mais regular é aquele que ganha. E quem é mais inteligente na fase final é aquele que ganha. É importante que as pessoas percebam que o futebol é assim. Hoje estamos a sete, amanhã estamos a dois, depois estamos à frente e depois não estamos. Eu nunca quis ser campeão de Inverno. Eu quero é ser campeão em Maio e sobretudo consegui-lo por mais de 3 milhões e meio de sportinguistas que o merecem. Equipa técnica, dirigentes e atletas estamos todos em sintonia, naquilo que é um objectivo importantíssimo mas que temos de respeitar”.
É este o registo…
5 Dezembro, 2016 at 12:20
silencio é a alma do negócio 😉
5 Dezembro, 2016 at 12:20
árbitro italiano no jogo da champions…
cuidado.
os italianos a apitar são de princípio a fim numa tendência de jogo.
5 Dezembro, 2016 at 12:39
Ja comemos com um italiano com o Real que inclunou e bem o campo. A UEFA tem-nos uma raiva tal que ate prewfere apurar os vandalos dos adeptos polacos para a Liga Europa.
Vai ser contra 14.
5 Dezembro, 2016 at 12:44
A explicação é muito simples 😉 batemos de frente com muitos assuntos “tabu” e portanto somos um alvo a abater … e não só em Portugal.
5 Dezembro, 2016 at 12:22
Esta semana devia ser de contenção e quiça ao extremo, com a implementação de blackout … mas o bombeiro não sabe estar calado ou não fosse acima de tudo politico.
5 Dezembro, 2016 at 12:45
Post fantástico, Placebo (se fosse o Cherba a escrever já tinha sido acusado de alguma coisa 3:) )
Muita pena de não ter estado presente, independentemente de ter muita ou pouca vontade de privar com cada um dos presentes (assumo que nem vi quem foi mas, certamente, terão estado pessoas que estimo e outras que me são mais indiferentes).
O almoço era da Tasca, pela Tasca e agradecimento ao Cherba por tudo o que este espaço representa.
Isto já foi melhor do que é (falo da convivência entre tasqueiros) mas continua a ser do caraças.
Tivesse eu ido e o Cherba não escapava ao discurso.
Quanto à liberdade de opinião e o respeito pela mesma é chover no molhado. Basta ler os comentários todos os dias (felizmente não leio sempre) para perceber que respeita e age de boa fé e quem não o faz.
O meu principal agradecimento ao Cherba são as amizades que aqui fiz e a forma como ele (e alguns tasqueiros) mudou a forma como hoje vivo o nosso Sporting.
5 Dezembro, 2016 at 12:50
Em relação ao post só me apraz dizer que, tendo uma oportunidade, iria comparecer sem problemas. Estivesse quem estivesse.
Este espaço é tão meu como de qualquer outro (excepção feita ao Cherba) e teria muito gosto em conviver com os restantes tasqueiros.
SL
5 Dezembro, 2016 at 14:38
+1
Abr e SL
5 Dezembro, 2016 at 12:51
Volto à Tasca para saudar os que estiveram reunidos no Congresso anual Tasqueiro e restantes membros ausentes, principalmente aqueles que se encontram espalhados pela galáxia leonina .
PS – Numa tasca o grau de alcoolémia é sempre variado o que leva às vezes a discussões inúteis e vazias. Haja um pouco de compreensão para os excessos quando não se passa para os limites do insulto e da intolerância. Todos somos leões…