Diz que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) tomou posição relativamente à questão do número de títulos de campeão alcançados pelo Sporting Clube de Portugal. Aproveitando a renovação do seu site oficial, a FPF associa o Campeonato de Portugal à Taça de Portugal, o que significa que as quatro conquistas desse Campeonato não somam aos 18 títulos de campeão nacional alcançados.
Não vou perder mais tempo a alimentar este episódio. Apenas vos digo que a melhor resposta é deixarmos a pele em campo para ser campeão este ano e iniciar uma sequência de conquistas o mais longa possível!
16 Dezembro, 2016 at 14:05
continua tudo na mesma… a FPF não reconheceu nem alterou nada.
No separador taças de portugal considera-se que a taça de portugal não é igual ao campeonato de portugal. Estão separados.
No sparador campeonatos de portugal considera-se a primeira divisão diferente do campeonato experimental. Estão separados.
a FPF considera 4 competições diferentes, cada uma delas atribuindo um título diferente.
Não entendo este chinfrim.
16 Dezembro, 2016 at 14:07
a FPF não deu nenhum provimento à mentira lampiónica de juntar taças e campeonatos de portugal…
eu sei que eles estão a propagandear isso… mas não é isso que está na página.
16 Dezembro, 2016 at 16:24
Ainda há pouco fui ao banco e um parvo de um lampião fingindo que falavra para um porquista disse «li que a fpf tirou 4 campionatos ao Sporting porque não contavam como campionatos». Eu disse em voz alta para toda a gente ouvir 2 penaltis foram roubados ao Sporting no jogo com os lampiões.
16 Dezembro, 2016 at 14:20
O título está incompleto.
Falta “outra vez”
16 Dezembro, 2016 at 14:24
Se os Campeonatos de Portugal são antecessores da Taças de Portugal, então temos 20 Taças de Portugal.
Se os Campeonatos de Portugal são….ah….Campeonatos Nacionais, então temos 22 títulos de campeão.
Se não são uma coisa nem ou outra (e não querem contabilizar títulos anteriores a 1939), então porque ofereceram 3 titulo ao carnide em 2006?!?
16 Dezembro, 2016 at 14:26
Parece-me que não fizeram coisa absolutamente nenhuma, e continuamos com o mesmo número de títulos (em cada competição).
Apanha-se de tudo para desinformar as populações.
Este mundo vai directo para o inferno.
16 Dezembro, 2016 at 14:32
Eu cagava na federação e passava a ostentar 22 títulos de campeão nacional.
16 Dezembro, 2016 at 15:07
Isso!
16 Dezembro, 2016 at 17:30
Eu fazia mais: desvinculava-me desse bando de merdas e pedia à Liga Espanhola para participar nos campeonatos espanhois. Mesmo que fosse preciso começar na terceira divisão.
E jogadores do Sporting nessa selecção de brochistas na qual já não me revejo, nem um! Eles que sejam alguma coisa com as tangas do Seixal que eu fico aqui sentadinho a rir-me.
16 Dezembro, 2016 at 18:03
Era o melhor que fazíamos, seria difícil manter os jogadores começando numa terceira divisão mas com o tempo iríamos chegar à primeira espanhola, acho que valeria a pena.
16 Dezembro, 2016 at 14:46
O Sporting deve cagar na piolheira lampiónica e em tudo o que ela representa, incluindo os merdia e a federação. Desprezo total.
PS – Bolas, a piolheira está com dificuldade em encontrar um sportinguista que concorra contra o Bruno de Carvalho. Querem ver que vai ter de ser o Rui Gomes? Ou quem sabe o L ou o “Ricardo Leão” vão ter de dar a cara.
16 Dezembro, 2016 at 18:07
Os palhações do camarote, isso era fazer como fizeram ao ned stark, cabeça fora e no espeto só pra enfeitar, e ainda juntava o gordo nojento guerra, o mafioso filho da puta vieira e o papa bufas corrupto de merda pinto da bosta, o vitó preira ladrão e mais uns quantos que andam a pedi-las!
16 Dezembro, 2016 at 14:48
Então, se associam o Campeonato de Portugal à Taça de Portugal, por que motivo não agregam os títulos do dito campeonato aos da taça?
😉
SL
16 Dezembro, 2016 at 16:20
Tiveram 70 e tal anos para o fazer e só se lembraram de dizer isso aos clubes agora?!?
16 Dezembro, 2016 at 17:25
E A FPL no seu melhor!
Federação Portuguesa Lampiónica
16 Dezembro, 2016 at 14:57
Depois do que observamos durante estes últimos dias, sobretudo depois da ROUBALHEIRA de que fomos alvo na ‘etar de carnide’… Não seria de esperar mais nada do que não seja CARVÃO, ás pazadas…
Se repararem bem, tem sido uma sequência de notícias arrasadoras contra o SCP… Contudo, cá continuamos, nas Taças e na tentativa de disputar o título nacional…
Infelizmente para mim, que já acredito na conquista desse título. Oxalá este grupo de jogadores consigam fazê-lo, e aí será com todo o prazer que me retratarei e farei ‘mea culpa’… No entanto, todos os sinais são apenas e tão só evidências de um gigante SISTEMA que está instalado no futebol em Portugal. Para mal dos nossos pecados, não é só no futebol, mas em toda esta triste e miserável sociedade portuguesa que é um antro de CORRUPÇÃO e de corruptos. Se as nossas autoridades fossem de facto actuantes e os tribunais fossem lestos, tinham que construir o dobro das prisões que já temos… É mesmo uma tristeza…
Esta fpf é apenas mais uma triste demonstração do que acabei de referir, um conluio de favores e favorzinhos, gente sem moral, que apenas vai decidindo ao sabor das ordens do ‘dono’… Mais uma decisão ultrajante, e são tantas mas tantas, contra o SCP.
O desânimo é grande, enorme mesmo, pois as expectativas eram altas para esta época… No entanto, esta ganilha de corruptos consegue sempre descer mais uns degraus… É verem o que um palhaço, de nome carlinhos janela, diz sobre o estado do SCP… Está no site d’ O Artista do Dia… Quando eu e muitos como eu avisavam sobre o que esta e outras personagens (carlinhos freitas, etc) estavam realmente a fazer no SCP, muitos ainda duvidavam… Ora vejam lá bem a estirpe destes cães, destes verdugos, enfim esbirros que até as familias nem podem ouvir falar deles… Foi gente desta que amesquinhou o SCP, e que agora, perante o notável crescimento da marca Sporting Clube de Portugal, continuam a mandar lama á maior Instituição desportiva em Portugal…
Para mim, basta! Esta gentalha tem que sentir a nossa fúria! Temos que chegar a roupa ao pêlo destes hipócritas!
SL
16 Dezembro, 2016 at 14:58
*…que já NÃO acredito na conquista deste título…
16 Dezembro, 2016 at 16:31
Não és só tú. Estou farta de ver o Sporting vilipendiado de todas as formas e feitios pelos DDTs deste miserável país. Já duvido muito que se consiga ganhar um campeonato enquanto não acontecer algo que esta canalhada lampeónica sinta verdadeiramente na pele.
16 Dezembro, 2016 at 15:01
Isto só muda quando o Sporting tiver pessoas colocadas onde é preciso: Liga, FPF, arbitragem, justiça, selecções… E arranjar meia dúzia de apoiantes entre os clubes da 1ª Liga e outros tantos da 2ª Liga.
Enquanto não se mexerem não vamos sair disto… E quanto mais tarde se começar, mais tarde vamos lá chegar!
16 Dezembro, 2016 at 15:14
Isto só vai mudar, quando nos Centros decisores houver pessoas de caracter, sejam ou não do Sporting…!!
Isto só vai mudar, quando finalmente se coneguir banir, também do desporto, a corrupção, e os corruptos sejam todos condenados e presos…!
Quando vai ser isso…??
Não sei…mas temo que ainda leve mesmo muito tempo a acontecer…!!
Abr e SL
16 Dezembro, 2016 at 17:35
Isso.
Não contem comigo para aplicar o “é fazer como eles”. Eu não sou benfiquista, não condeno a corrupção só quando vem dos outros.
O meu Sporting não é isso, e se um dia fôr, deixo de ver futebol.
16 Dezembro, 2016 at 15:15
Em Itália no ano de 2006 rebentou o escândalo do Calciopoli sobre a corrupção no futebol italiano. A Juventus desceu de divisão e começou o ano com 17 pontos negativos e ainda viu perder os 2 titulos conquistados nos 2 anos anteriores.
No site da Juventus (podem ir ver que eu fiz o mesmo) eles têm 34 títulos ganhos (2004-2005 e 2005-2006 estão lá registados como titulos ganhos) no da serie A têm 32 títulos (menos esses dois titulos).
Para mim, tou-me a cagar para o que diz a FPF… Nós ganhámos 22 titulos de campeão nacional (competições diferentes) no campo sem favores de ninguem.
Se a FPF não concorda problema deles… Não nos podem proibir de escrever no site que ganhamos 22 titulos, não nos podem proibir de meter cartazes com isso escrito…
O resto é para lampião ver… por isso… Siga lá limpar os Lampiões do Norte no próximo Domingo e ganhar em Maio o nosso 23º titulo de campeão nacional e a 16ª Taça de Portugal.
16 Dezembro, 2016 at 15:21
É cagar e andar: são 22 títulos de campeão ou 19 taças de Portugal. Para todos os efeitos são nossos e o carnidense nunca ganhou nenhum.
16 Dezembro, 2016 at 15:28
Piolheira. Definição de piolheira: é o Fidel em Cuba e o Soares em Portugal. É os merdia darem HORAS e HORAS de “notícias” sobre o estado de “saúde” de um velho de NOVENTA E DOIS ANOS!! Qual é o espanto?? É o “pai do regime” mas está no fim da vida, ponto! O que assistimos é PROPAGANDA ao “governo”, mais nada! É o desfilar de beija-mão ao moribundo, as personalidades à porta do hospital muito “comovidas”, etc, etc, etc.
D-E-G-R-A-D-A-N-T-E!! P-I-O-L-H-E-I-R-A!!!
16 Dezembro, 2016 at 15:29
Vamos ter quinze dias de luto nacional, vai uma aposta?
16 Dezembro, 2016 at 15:31
Não gosto do Soares e até concordo com o que escreveste…. mas acho que não é um bom principio trazer Politica para aqui.
16 Dezembro, 2016 at 15:38
+1
Se quando o assunto é Sporting as divergências já são muitas, juntar política é atirar gasolina para a discussão.
Eu nunca votei no partido do MS mas acho que o Jordão se excedeu nas “considerações”…
16 Dezembro, 2016 at 15:47
É um exemplo de como este país é terceiro-mundista, porque não é só relativamente ao futebol que os merdia metem NOJO!
16 Dezembro, 2016 at 15:54
Acho que ele estaria a falar do…Soares
Dias…!!
Abr e SL
16 Dezembro, 2016 at 15:34
O clube lampião de Carnide não passou a ostentar 3 estrelas no emblema, alegando que cada uma representa 10 campeonatos? Fazem isso por sua auto-recreação, porque isso das estrelas não está regulamentado. Na Europa cada estrela significa um campeonato europeu, ou um título mundial de selecção se for esse o caso. B.Munique ostenta 4 estrelas, uma por cada título europeu. Brasil, 5 estrelas pelos seus 5 títulos mundiais. Para os carnídeos são campeonatos nacionais.
Mas a ostentação de estrelas é prerrogativa do próprio clube. Tanto que R.Madrid, Barcelona, Porto, e muitos outros, não exibem estrelas. Por isso, se o Sporting passasse a exibir e estrelas no emblema e os carvoeiros viessem perguntar o porquê, dizíamos que cada uma representava 11 títulos. Porquê? Porque sim.
16 Dezembro, 2016 at 15:40
Podíamos colocar 5 estrelas = 5 Violinos.
16 Dezembro, 2016 at 17:00
Ou 5 estrelas, uma por cada um deles 😉
16 Dezembro, 2016 at 17:08
É isso! A ideia era essa!
16 Dezembro, 2016 at 15:37
É vergonhoso quererem na FPF reescrever a história, à boa maneira de ‘outras senhoras’.
Agora, vêem com a lenga-lenga de que os Campeonatos de Portugal contam como Taças de Portugal. Se toda a gente sabe que a Taça de Portugal só começou a ser jogada em 1939 tendo o primeiro vencedor sido a Académica, como é que querem inventar que a Taça de Portugal começou a ser jogada em 1922, o ano que se sagrou o primeiro vencedor do Campeonato de Portugal?
16 Dezembro, 2016 at 15:46
Um off,
Parece anedota mas acabei de passar pelo Vale e Azevedo. Foi ao Mcdonalds numa grande superfície comercial em Sintra. Já está na rua?
16 Dezembro, 2016 at 15:49
E pagou?
🙂
16 Dezembro, 2016 at 15:50
Ahahah, não sei, não fiquei para ver.
16 Dezembro, 2016 at 15:53
Quando até o filho conta uma destas, é sempre de desconfiar em tudo:
https://www.youtube.com/watch?v=Qh5Vmvsmki0
🙂
16 Dezembro, 2016 at 16:33
Sendo lampião não deve ter sido expulso por isso só pode ter sido opção técnica ou lesão. ..
16 Dezembro, 2016 at 15:49
Para mim são 22 campeonatos, e assim deverá manter-se na nossa história.
16 Dezembro, 2016 at 16:32
Já disse que não é um tema que me apaixone muito mas ganhar o campeonato nacional devia ser suficiente para se chamar campeão nacional…digo eu…
16 Dezembro, 2016 at 17:03
olha aqui uma petição “engraçada”
http://peticaopublica.com/psign.aspx?pi=PT82154
16 Dezembro, 2016 at 17:16
04 Junho 1922
O Campeonato de Portugal
Em 1922 foi criado o primeiro campeonato de futebol organizado pela UPF. Os vencedores desta competição eram considerados os campeões da modalidade em Portugal. O FC Porto venceu a 1ª edição, após ter derrotado o Sporting por 3 a 1 na finalíssima, a 18 de junho de 1922.
25 Junho 1939
A Taça de Portugal
Na época 1938-39, o Campeonato de Portugal foi substituído pela atual Taça de Portugal. A Académica venceu a 1ª edição desta competição, ao derrotar o Benfica na final por 4 a 3.
http://org.fpf.pt/pt-pt/Institucional/Sobre-FPF/Historia
Isto é muito claro. Entre 1922 e 1939 o campeonato de Portugal apurava o campeão nacional, como diz a FPF, o campeão da modalidade (que é futebol) em Portugal. Portanto campeões de Portugal = Campeões nacionais.
A partir de 1939 o campeonato nacional foi substituído por uma competição que se designou Taça de Portugal e que portanto não mais servia para apurar o campeão nacional. Portanto tirar ao Sporting os títulos de campeão nacional a partir da tese que o campeonato de Portugal equivale à Taça e portanto não designa o campeão da modalidade em Portugal é inconstitucional porque se trata de uma violação do princípio de confiança que rege um Estado de Direito.
“O princípio da confiança é violado quando haja uma afectação inadmissível, arbitrária ou demasiadamente onerosa de expectativas legitimamente fundadas dos cidadãos (Acórdãos do Tribunal Constitucional n.os 287/90, 303/90, 625/98, 634/98, 186/2009, disponíveis em http://www.tribunalconstitucional.pt).
A ideia geral de inadmissibilidade poderá ser aferida, nomeadamente, por dois critérios: – a afectação de expectativas, em sentido desfavorável, será inadmissível, quando constitua uma mutação na ordem jurídica com que, razoavelmente, os destinatários das normas delas constantes não possam contar; e quando for ditada pela necessidade de salvaguardar direitos ou interesses constitucionalmente protegidos que devam considerar-se prevalecentes, devendo recorrer-se aqui ao princípio da proporcionalidade, explicitamente consagrado, a propósito dos direitos, liberdades e garantias (artigo 18.º, n.º 2 da Constituição) (Acórdãos n.os 287/90 e 186/2009).”
http://www.fd.unl.pt/docentes_docs/ma/ct_ma_9845.doc
Ora quem jogou o campeonato nacional desde 1922 até à sua extinção em 1939 jogou-o sem nunca considerar que no futuro os seus títulos de campeão nacional poderiam ser rasurados, nunca imaginou que a competição criada em 1922 para eleger o campeão da modalidade em Portugal fosse anos mais tarde considerada não eleger o campeão nacional da modalidade e isto é uma clara violação do princípio de confiança o que significa que é digna de um trafulha, de um vigarista.
A meu ver se houver uma possibilidade de levar o caso a tribunal deve ser levado porque o caso a nosso favor é claro.
16 Dezembro, 2016 at 17:36
+1
16 Dezembro, 2016 at 17:34
Já estive no site. Taça e Campeonato de Portugal estão em segmentos diferentes mas estão ambos na página da Taça de Portugal. Enquanto que os titulos de Liga experimental estão na página da Liga de futebol.
Existem provas suficientes de que o campeonato de Portugal, disputado em formato de eliminatórias era a competição que atribuia o titulo de campeão de Portugal.
O Sporting tem de canalizar esforços para isto e identificar formas legais de contestar a decisão. Entretanto para mim o Sporting tem 22 campeonatos.
Porcos nojentos da FPF demonstram bem a podridão e subserviencia em que vivem.
16 Dezembro, 2016 at 17:43
O Sporting deve meter estas Taças junto às outras do campeonato nacional da 1ª Liga e mandar cagar a FPF.
A aprovação do que quer que seja da parte da FPF vale tanto como um saco cheio de merda.
16 Dezembro, 2016 at 20:09
Os troféus do Campeonato de Portugal estão no museu Mundo Sporting, junto aos troféus do campeonato da 1ª Divisão.
…os da Taça de Portugal estão noutro expositor.
16 Dezembro, 2016 at 18:26
Só falta ver a carnidagem dizer q ganhou duas ligas dos campeões e tá tudo certo.
16 Dezembro, 2016 at 19:24
Mas é isso que eles dizem e pensam.
16 Dezembro, 2016 at 18:53
Mesmo depois de desenterrada toda a documentação que PROVA-repito-PROVA-repito-PROVA o que o Sporting tem dito, acontece isto.
Isto diz muito mais sobre a própria FPF do que sobre o Sporting.
16 Dezembro, 2016 at 21:26
O Campeonato de Portugal era uma prova de âmbito nacional que determinava o campeão de Portugal, através do confronto dos diversos campeões distritais, em eliminatórias sucessivas até encontrar o vencedor final, o Campeão Nacional.
A Liga Experimental, foi como o nome indica, uma prova experimental que visava testar um formato mais competitivo e que fosse mais rentável financeiramente. A selecção dos clubes participantes (8) era feita por convite dos melhores classificados dos 4 Campeonatos Regionais considerados teoricamente mais competitivos. Apenas Lisboa, Porto, Setúbal e Coimbra eram contemplados. Braga, Aveiro, Algarve, Alentejo, Açores, Madeira, ficavam de fora e clubes como Marítimo e Olhanense com títulos de Campeões de Portugal, estavam excluídos de lutar pelo título de campeão da liga experimental.
É esta liga experimental que mais parece a actual Taça da Liga, que a FPF considera como prova legítima de apuramento do campeão nacional, em vez do Campeonato de Portugal, prova verdadeiramente de âmbito nacional onde todos os clubes podiam participar.
A FPF é uma aberração, mesmo à imagem daqueles que defende, o estado lampiânico.
16 Dezembro, 2016 at 22:18
E é isto! Bela síntese Nogueira, só não percebe quem não quer.
17 Dezembro, 2016 at 0:31
Isto foi concertado com os merdia lampiânicos, que foram obviamente avisados de que esta página do site da FPF ia estar online, senão ninguém dava por isso hoje e não era assunto. É uma maneira muito cínica e sorrateira de tomar posição numa matéria em que lógicamente não têm razão.
Mas já se sabia que esta seria a “posição” que tomariam, a partir do momento em que no tempo do Merdail a FPF homologou as ligas experimentais como campeonatos, uma vez que assim os campeonatos de Portugal teriam de deixar de ser considerados campeonatos nacionais. Pensavam eles que considerando os CP como Taças de Portugal seria uma decisão salomónica que acalmaria os ânimos, mas só confirma o absurdo da situação.
O beifica movimentou influências na FPF e conseguiu que a federação fizesse um revisionismo à história do futebol. Isto é um FACTO, e a prova é a própria FPF que a providencia, pois na página da História da FPF a versão original é em como os Campeonatos de Portugal eram campeonatos nacionais e não Taças de Portugal.
A partir daqui acho que pouco respeito se pode ter por aquelas figuras patéticas que “regulamentam” o futebol português, e o Sporting tem toda a legitimidade de contabilizar os Campeonatos de Portugal como entende, porque nem foi o Sporting que começou esta “guerra”.
Tenho pena que os outros clubes lesados (com excepção dos fruteiros, porque são cúmplices desta merda toda) sejam tão miseráveis que comem e calam tudo.
17 Dezembro, 2016 at 13:40
Um Lampião dentro da Federação postou no site da dita organização uma baboseira para que os media Portugueses fossem, como previamente combinado, atrás da pseudo notícia. Caiu tudo na esparrela, como combinado.
O Sporting reagiu e bem. Não poderia deixar de o fazer. Porém, ainda não pôs o dedo na ferida e esse dedo quando colocado faz doer e muito ao Benfica.
O benfica pensa que consegue alterar a história. A soberba e arrogância deste clube de bairro é verdadeiramente assombrosa.
Podem gritar pela própria boca ou pela de terceiros, aos quatro ventos, que foram fundados em 1904. Para sustentar esta mentira podem forjar os documentos e as assinaturas que bem entenderem que, nada disso consegue alterar a História. O único Ser com o poder de “mudar a História” não o faz, nunca o fez e jamais o fará. Porquê? Por absoluto respeito pelo Homem, pela Verdade e pela autonomia da vontade humana da qual Ele mesmo é supremo garante.
Filmes de ficção ciêntifica, baseada na imaginação de alguns escritores de excepção têm-se debruçado sobre este tema. “volto atrás no tempo, mato o avô do Vieira antes que ele case e o Vieira cessa de existir. Na mente dos escritores, no âmbito da ficção pura tudo isso é possível. Vieira sentado à sua secretária de tampo de mármore no gabinete que ocupa na Etar prepara-se para assinar mais um contrato que lhe vai meter ao bolso Milhões e e Milhões de Euros, a coberto de mais uma vigarice. Denrosca a tampa da sua Mont Blanc de estimação chega o aparo ao papel e … “puf” desaparece numa nuvem de fumo. No seu lugar está um Padre Jesuíta designado pelo Vaticano. Fica escandalizado com o contrato que tem à frente mas, atenção, já nem o contrato é o mesmo porque Vieira, nunca existiu, trata-se de um protocolo pelo qual o benfica atribui 3% das suas receitas para fomentar o desporto em países do “Sul”, Africanos e Sul-Americanos, nos quais as carências são enormes.
A Federação Portuguesa de Futebol tem-se mantido calada nesta matéria e em meu entender, bem, até que os clubes lesados pelo espírito celerado do benfica, no seu insaciável desejo de alterar o passado para ser beneficiado no presente e de alterar o curso do presente para que o benefício lhe caia no colo no futuro, dizia que a FPF deve manter-se calada até a tanto solicitada para definir a realidade desacordo com a verdade dos factos, no interesse da defesa dos prejudicados pelas diatribes do SLB.
Se a FPF alinhar com a tese do benfica, está a entrar na mesma máquina do tempo e passa a viver como tem vivido recentemente, no mundo da ficção e da vigarice.
A Federação Portuguesa de Futebol é incompetente para alterar o passado Histórico do Futebol e da Humanidade. A História é o Património Cultural de todos e até, dos benfiquistas, mesmo que o não queiram tal como é, porque alterar o passado não é passível ser feito. É uma impossibilidade de facto, vedada por Deus a Si-Mesmo e ao Homem, por inerência.
A velha frase latina “nemo in allium plus juris transferre potest quam ipso habet” aplica-se directamente a este caso: Ninguém pode legar (às gerações futuras ou presentes, já agora) um direito diferente daquele que faz parte da sua esfera jurídica ao momento do legado. O passado que legamos, a História que ocorreu de facto é legada sem retoques porque, de facto, por maior e mais grosso que seja o pincel, a História é intocável. Está protegida pelo cinto de castidade do tempo que já passou.
17 Dezembro, 2016 at 13:49
Este parágrafo serve para substituir o correspondente do comentário que fiz acima e que, por efeito do copy and paste ficou ininteligível
A Federação Portuguesa de Futebol tem-se mantido calada nesta matéria e em meu entender, bem. O espírito celerado do benfica, no seu insaciável desejo de alterar o passado para ser beneficiado no presente e de alterar o curso do presente para que o benefício lhe caia no colo no futuro, não exige que FPF se intrometa no tema. A FPF só deve falar se a tanto solicitada, para identificar a realidade, estabelecendo a verdade dos factos, no interesse da defesa dos prejudicados pelas diatribes do SLB.