Quando publicou o seu A Christmas Carol in Prose, Being a Ghost-Story of Christmas, a 19 de Dezembro de 1843, Charles Dickens jamais imaginaria a quantidade de adaptações de que o mesmo viria a ser alvo, muito menos que os seus três fantasmas viriam a fazer parte de 90 minutos futebolísticos disputados em Alvalade. 90 minutos que atiraram o Sporting para a oitava derrota de época (pronto, podem baixar para quatro se considerarem que frente ao Real e ao Dortmund não conta) e para um angustiante quarto lugar da Liga, com os mesmos pontos do quinto classificado, Vitória de Guimarães.
Mas deixemos o último fantasma em paz, que este Christmas Carol começa com uma viagem ao passado. Uma viagem que durou 45 minutos, os primeiros, onde foi possível recuperar aquele Sporting que, há não muitos anos, nos fazia olhar para a quadra natalícia como uma “maldição” ainda maior do que aquela que viria a apoderar-se do número 7. E ao longo de toda a primeira parte de ontem, exceptuando uma boa jogada, aos seis minutos, que deu a Bryan Ruiz a possibilidade de marcar de cabeça e um remate de raiva, de fora da área, do sempre inconformado Gelson, o que se viu foi um Sporting desgastado física e mentalmente, a falhar passes uns atrás dos outros e com os jogadores à beira de um ataque de nervos de cada vez que tinham a bola nos pés. Valeu que o adversário também estava mais interessado em ver o que o jogo dava e que quando teve a sua oportunidade de ouro a desperdiçou.
O intervalo só podia ser bom conselheiro e a equipa apareceu realmente diferente. Mais solta, mais crente, mais focada no que estava a fazer. Coates foi lá acima na marcação de um canto para defesa com estilo do guarda-redes, Gelson nem precisou de tirar os pés do chão para cabecear para um golo que embateu no poste e Bryan Ruiz aproveitaria a única subida de Marvin para mergulhar e desperdiçar uma oportunidade soberana. Tudo isto em 15 minutos, tudo isto de cabeça, tudo isto numa visita do espírito do Natal do presente onde o Sporting se nos apresenta como uma equipa que ou não chuta à baliza quando deve fazê-lo ou quando o faz precisa de demasiadas oportunidades para materializar o que consegue construir.
E tudo piora quando o adversário faz, precisamente, o contrário: vai lá acima uma vez, aos 70 minutos, atira ao poste e na ressaca marca, com Rui Patrício a mostrar que também é humano. A paulada é tão forte que somos atirados para nova viagem no tempo, aterrando no Natal do futuro. Um Natal ensombrado por uma equipa sem ideias, incapaz de alterar o seu destino nos 20 minutos que faltavam. Sem cabeça, só com coração, dando a intender que tacticamente não há plano B e que de um plantel tão vasto apenas se pode contar com os mesmos. E que mesmo quando esses mesmos até estão a fazer o seu melhor jogo desde o início da época, o desnorte alastra ao banco de suplentes e são substituídos (inacreditável a saída de Bryan Ruiz, o único que estava a ser capaz de jogar entre linhas em toda a largura do ataque). Tudo isto embrulhado em mais um claro exemplo de é fácil não marcar um penalti contra o Sporting ou permitir que só um jogador perca tanto tempo como aquele que, depois, é dado como desconto.
Quando voltamos a aterrar desta história fantasmagórica em três actos, estamos num angustiante quarto lugar da Liga, com os mesmos pontos do quinto classificado, Vitória de Guimarães, a oito pontos do primeiro lugar e já arredados das competições europeias. Ganhar em Belém, na próxima quinta-feira, será apenas um pequeno balão de oxigénio para que o cérebro possa entender melhor tudo o que se fez de mal e que nos conduziu a este inesperado Natal.
19 Dezembro, 2016 at 10:25
Já aqui não escrevia há um tempo, mas depois do jogo em que mais revoltado saí de Alvalade em anos (e que me valeu quase andar à batatada com um dos adeptos do “Joguem mas é à bola que o resto aparece sozinho”), tenho de partilhar a minha opinião com vocês:
Ontem foi apenas o culminar de uma sucessão e somatório de problemas:
1. Não temos plantel, por culpa própria – De todas as contratações, o Bas Dost é o único que se aproveita. De todos os outros, mais valia ter os da equipa B ou os emprestados, porque se é para aquecer o banco, qualquer um serve. Foi dinheiro esbanjado à fartazana, o que me leva à conclusão de que o JJ não pode ter mão livre em contratações. Poderá dar a opinião, mas no final de contas terá de trabalhar com o que lhe dão. É um mago na parte do “comigo jogam o dobro”, mas dos que ele escolheu, estão todos a jogar metade. Ou zero, nos casos de Alan Ruiz e companhia.
2. O Sistema está a fazer uma demonstração de força, que é muito mais eficaz com as debilidades que temos apresentado.
Posto isto, o que é que se pode fazer: contra o sistema, está tudo feito, e não podemos controlar, por isso só nos resta arrumar a casa. O campeonato está mais do que perdido, portanto é apontar à Taça e a um lugar na Champions. De caminho, despachar todo o entulho que se foi buscar no verão, e apostar no que temos em casa.
Quanto a mim (e a nós), é para apoiar, sempre, assim façam por merecer.
19 Dezembro, 2016 at 14:46
Mais coisa menos coisa 😉
19 Dezembro, 2016 at 10:28
Infelismente tb acho q o campeonato acabou para nós! Em Janeiro, e já n falta muito é corrigir as asneiras q se cometeram no mercado de Inverno e tentar ganhar alguma Taça.
19 Dezembro, 2016 at 10:28
Eu não queroi saber o que JJ diz, nem quanto JJ ganha! Eu estou-me a cagar para o “JJ comentadeiro”. Nem sequer dessa coisa de salários, que desconheço: o dele, o dos jogadores, o do Presidente, o do Paulinho…. Isso é conversa de vão-de-escada, de (outras) tascas, de donas de casa sem mais que fazer!
Sei as contas do Clube, e gosto, muito!
Sei de onde vimos, e gosto para onde vamos, muito!
Por isso permitam-me: não quero que NADA DISTO se altere! NADA! Então e os sobressaltos de resultados que me deixam fodido, sem voz, com dor de corno como ontem que não podia, que deixam um adulto estupidamente com vontade de chorar, e que o atiram para a cama na esperança que a noite tudo melhore (e melhorou!)? E que me “afastam” do primeiro lugar?
Porra, se me dissessem, há 2-3 anos, que nenhum ponto perdido com as galinhas ou os morcões me iriam deixar indignado como hoje deixam, seja em casa seja fora, eu não acreditava. E há 3-4 anos nem sabia bem se o Sporting ia continuar a ser Sporting, ou se ia ter que ser refundado. E há 1-2 anos custou a ter a pior assistência deste ano! Porquê? Porque jogava-se pior, muito pior! Porque cada jogo não era indiscutivelmente para ganhar! Porque as lides da perseguição do 1º lugar eram uma miragem há muito desaparecida!
Já sei o que muitos se preparam para dizer nesta altura da frase (é sempre a mesma m****): “não há paciência para essa conversa”, “é preciso exigência”, “então e os resultados?”, “e o investimento desta época?” (a saíde de JM e Slim, talvez…)!
Mas onde é que mandar JJ embora é “exigência”? Ou sequer minimamente inteligente? Em que é que o paleio duvidosamente reproduzido pela Comunicação anti-Social tem assim tanta importância? Não gostam do paleio?: as vossas televisões não têm o botão de silenciar? Não têm outros canais em vossas casas? O QUE ESTÁ AQUI EM CAUSA NÃO É COSMÉTICA, É UM TREINADOR!!! E É UM PRESIDENTE PARA O NOSSO CLUBE!!!
Por isso acalmem as passarinhas, em vez de serem tão afoitos a tentar foder todo o castelo de cartas, só porque cairam umas cartas de cima há pouco! Cartas DE CIMA, que podemos tentar re-erguer, com calma e inteligência, e acabar a merda do castelo! Talvez não este ano, infelizmente (BLASFÉMIA!!! HERESIA!!! FALTA DE ESPÍRITO DE VITÓRIA E DE CULTURA DE EXIGÊNCIA!!!), afinal podemos estar pior do que imaginamos há uns meses atrás (e estamos, não é preciso ser genial para o perceber, qualquer sportinguista bipolar-agoirento o consegue…), em que desvalorizamos as saídas dos (afinal) fundamentais JM e Slim (e sim, o mesmo se aplicaria a William, a RP, entre outros…), mas esta merda NÃO É para recomeçar do zero!!! NÃO É inteligente defender isso!!!
Ou seja, o mesmo de sempre: haja, no mínimo, a lucidez de só se pôr em causa (intra-muros) JJ e BdC na mesma frase em que se apontam alternativas, e após crítica séria das mesmas (e nada de demasiado delirante sff…). Eu, pessoalmente, não acredito que vá haver o que quer que seja de minimamente credível, até porque o caminho actual, mesmo em dia de sobressalto em que se junta a poeira que nos atiram aos olhos a um banano futebolístico dos lampiões do Norte, é um caminho que nos vai levar aos triunfos tão ansiados, não tenho disso a menor dúvida, e que JÁ NÃO SÃO APANÁGIO DESTA CASA! Ninguém do Sporting, exceptuando alguns muito, muito velhos, está “habituado a ganhar”, e os que estiveram já se esqueceram de certeza, deixem-se de merdas de delírios de grandeza! Para voltarmos a ser grandes, vamos ter que RECOMEÇAR a sê-lo!! E é isso que temos feito, com BdC e JJ. Agora, voltar a recomeçar DO ZERO?
Por isso façam um enorme favor ao Clube: deixem-nos lá todos a trabalhar no sentido que o têm feito, com a calma necessária! Esqueçam as vossas surreais expectativas, as vossas desilusões pessoais do momento. Isto não é só “fight”, é sobretudo “resist”!
Não espero menos de BdC que encerrar estas conversinhas e conversonas de merda, sem apelo nem agravo. JJ é para levar à cova com ele! E em 2017 vamos dizer-lo claramente, NAS URNAS, ele que não duvide disso por um segundo!!!
SL
19 Dezembro, 2016 at 10:43
Completamente de acordo.
É com esta direção que quero continuar, e com este treinador que vamos ser campeões.
Mas… não vou com tantos paninhos quentes como tu. Tu não queres saber do ordenado do JJ, olhas para as contas num todo e é legítimo. Agora, deixá-los trabalhar?
Foda-se, meu… mais calma? Mais apoio? Apesar da bipolaridade, se há coisa que JJ não se pode queixar é condições para trabalhar… a todos os niveis!
19 Dezembro, 2016 at 10:48
JJ é muito provavelmente o Melhor treinador que poderemos ter… MAS…. não pode ter carta branca para mandar no futebol!
JJ tem que ser o Treinador!! Apenas e só o Treinador!!
Por isso… o Bruno que fale grosso com o JJ!
JJ tem que baixar a garimpa e entender o ADN do clube!! Aqui não há vouchers…. mas há :
… uma Massa Adepta sem Igual!! Ontem 42 mil almas….
… uma formação do caraças!! Não sou utópico para achar que é possível ganhar só com putos da formação, mas porra…. as Contratações têm que ser cirúrgicas e acrescentar valor!! Se é para serem segundas linhas…isso fazem os putos e fazem com muito mais compromisso com o clube!!
19 Dezembro, 2016 at 12:48
Acredito que com um Rui Jorge, por exemplo, não estaríamos a 8 pontos das galinhas, fora da europa e com uma camioneta de entulho para despachar o mais rapidamente possível da equipa principal…
19 Dezembro, 2016 at 13:18
Entulho é o que escreves por aqui quando apanhas sinal de wifi.
Mata-te, caralho.
19 Dezembro, 2016 at 14:13
mata-te tu, panão!
19 Dezembro, 2016 at 17:10
Rui Jorge????
Céus…
19 Dezembro, 2016 at 10:57
Não peço mais calma nem mais apoio. Apenas o mesmo de sempre este ano, receando que se possa estar a perder esse apoio (ou seja: “não menos”). Mas julgo que não se vai perder nada, é só as vitórias voltarem, com um grande Janeiro e um Fevereiro melhor ainda, só ultrapassados por um brilhante Março, Abril e Maio, e vai ficar tudo bem, conosco no Marquês a beber uma Bock! 😉
19 Dezembro, 2016 at 11:17
És um sonhador. Bem hajas. 🙂
19 Dezembro, 2016 at 10:45
Fodasse é isto!
19 Dezembro, 2016 at 10:55
+1000
19 Dezembro, 2016 at 11:12
excelente Placebo, é isso tudo!
há gajos que para eles isto estava sempre numa roda viva, a mudar presidente, treinador, roupeiro, médicos etc….
pergunto-me é como que com tanta mudança querem ganhar exigência de vitória????
19 Dezembro, 2016 at 14:51
Opá… gostava de ter escrito este texto!
Thanks!!!
Sporrrrrtiiiiinggggg
19 Dezembro, 2016 at 10:29
É simples, para jogarmos a beata que jogamos, independentemente do colinho que se vê noutras bandas, é apostar na prata da casa e ver miúdos no relvado ao invés de Srs bem pagos que pouco fazem:
Gauld neste momento é melhor que Ruiz (qq dos 2!!!!).
Geraldes pode substituir Adrien (adeus Elias)
Preciso de falar do substituto do William? (deveria ter cá ficado)
Laterais só indo ao mercado
Matheus Pereira é melhor do qualquer outro extremos, excepto Gelson.
Podence vale mais do que Andre; “Castanhas” juntos.
A resposta está nossos, para que perder a identidade de um clube para jogar isto?
Jesus tem de apostar dentro de casa.
19 Dezembro, 2016 at 10:32
e com estes a paciência dos adeptos muda, se muda… são nossos!
19 Dezembro, 2016 at 10:47
Infelizmente não é bem assim.
Vi ao meu lado assobiarem o mané…
19 Dezembro, 2016 at 10:49
Mas agora querem-no de volta! Só para o poderem assobiar novamente!
Filhos da puta, caralho!
19 Dezembro, 2016 at 11:07
Ó Balakov, eu até o Figo vi ser assobiado várias vezes por “jogar mal”. Rui Patrício? Não era redes para o Sporting ainda há uns anos atrás. E Nani, e Pedro Barbosa, e Liedson (quando jogava no Sporting, sim, até no jogo da despedida!), e já agora William ontem (!!!), e tivesse o CR7 ficado mais um pouco e também teria sido seguramente “brindado”.
Não quero com isso dizer que eles mereçam incondicionais palmas de cada vez que jogam, independentemente da exibição. Mas eram escusados os assobios durante os jogos, e essa tua ilusão sobre a valorização da Formação por parte de sócios e adeptos nos jogos a doer é mesmo só isso: uma ilusão! Como bem se vê aqui na Tasca, uma coisa, e apenas uma coisa interessa a demasiados: resultados.
#ofairplayéumatreta
19 Dezembro, 2016 at 16:48
Percebo e respeito o que afirmas. Mas em suma o que se retira é o seguinte, ao invés de se andar a gastar dinheiro e jogar mal, que se jogue então mal valorizando os nossos, tens o exemplo já dado do R. Patricio, fez-se com as dores do crescimento.
Rumo a belém
19 Dezembro, 2016 at 10:30
BdC cometeu um erro grave , achou que com JJ o problema do futebol estava resolvido , enganou-se e a fatura vai sair cara não que acho JJ mau treinador ou uma má aposta pelo contrário , contratar o melhor treinador nunca poderá ser um erro , coisa diferente é dar carta branca ao homem ! mas não foi só BdC e a administração a errar o Sporting errou e quando digo Sporting somos todos nós que embriegados com pavilhão novo ( otimo ) aposta forte nas modalidades ( otimo ) descuramos o que realmente faz mover tudo isto , que quer se queira quer não é o futebol e os resultados , nós ainda temos o handicap de termos de lutar contra tudo e contra todos , pelo que tem de haver mais exigencia nas contrataçoes só pode vir pró Sporting se for para acrescentar algo caso contrário é melhor não contratar , estariamos piores com Palhinha, M.Pereira,Iuri, Podence ?? só por exemplo , o Sporting não pode ir buscar meia duzia de jogadores ao mesmo tempo na esperança de lhes relançar a carreira !!!! não faz sentido … duvida pela duvida que se aposte nos miudos que já cá estão !
19 Dezembro, 2016 at 10:43
+100000000000000000000
19 Dezembro, 2016 at 11:46
Concordo também, mas a mola real, infelizmente, não tem sido o futebol. As modalidades têm sido muito importantes para o Clube. Para além de outras proezas, o título europeu feminino na época passada.
Dão muito prestígio internacional por mais que os pasquins da nossa praça o minimizem!
19 Dezembro, 2016 at 10:51
Mike, terá sido carta branca? Foi decisão em conjunto?
Presumo que a nível de futebol, JJ só aceitou ficar tendo de facto os poderes quase todos. Mas não todos, no que toca à parte financeira quem manda é o presidente.
Mas nós não estamos lé dentro e não temos os detalhes.
Por isso, enquanto for uma presunção e não uma certeza… a responsabilidade não pode ser só do JJ. É da direção, do departamento de futebol.
Digo isto para o bem (epoca anterior, qualidade apresentada, luta até final) e para o mal (fora da europa e do campeonato em dezembro).
19 Dezembro, 2016 at 10:54
Não sabemos de facto se foi carta branca …. mas se “JJ só aceitou ficar tendo de facto os poderes quase todos.”….. então foi um erro estratégico na mesma!
E isso aplica-se a JJ como a outro Treinador qualquer. O Sporting não é um milionário com rios de dinheiro para gastar…. pelo que chame-se JJ, Leonardo Jardim ou Zé da Esquina…. Nenhum treinador do Sporting pode ter o poder que JJ demonstrou ter… principalmente na preparação desta época!
19 Dezembro, 2016 at 11:10
É dessas coisas que se começa a dizer, provavelmente repetindo o veneno que um paineleiro lampiânico qualquer meteu a circular, e que “pega”. Isso da “carta branca”, e de “não gostar da formação”, entre muitas outras coisas….
19 Dezembro, 2016 at 13:43
Apostar nos miúdos é uma coisa e enfrentar o Real Madrid, o Dortmund e mesmo o Légia com miúdos da escola é outra completamente diferente.
Vamos com calma que entre Bruno de Carvalho e a equipe técnica sob o comando de JJ havemos de vencer. #0 anos de malabarismos, malbaratismos e desavenças internas a todos os níveis não se corrigem em dois.
O tempo é essencial. Se me dissessem, podíamos ter tido mais sorte no sorteio da Champions, podíamos. Podíamos ter jogado melhor? Podíamos com Slimani, Teo e João Mário no onze. Com tudo remendado, jogadores por integrar e metade da equipe renovada, não.
Se vamos ganhar este campeonato? Why not? O mais provável é não o ganharmos, vamos lutar, vamo-nos esfarrapar mas, não depende só de nós. Que vamos ganhar dois ou três campeonatos nos próximos cinco anos? Vamos. Por isso, ponho as mãos no fogo. Vamos ganhá-los. Tenhamos calma…
19 Dezembro, 2016 at 14:56
Essa coisa da carta Branca é uma mentira repetida muitas vezes…. vezes de mais para pessoas que achava terem dois dedos de testa!
19 Dezembro, 2016 at 10:43
Vai ser uma semana longa…
19 Dezembro, 2016 at 10:45
Decepcionante…
é o termo que me salta á cabeça nesta altura, por mais uma época deitada ás malvas, pois na conjectura actual não é possível esperar que o benfas perca oito pontos, ainda para mais com as artimanhas que poluem o nosso futebol.
Um plantel que praticamente todos nós no início da época achávamos ser de mão cheia…não o é, tem inclusivé muita carência, principalmente nas faixas laterais, na minha opinião, principalmente no flanco direito (João Pereira durante 90 minutos de ataque não faz um cruzamento sem bater em alguém).
Pergunto-me se Meli não é jogador para este meio campo a perder gás de jogo para jogo?
Adrien e William estão em fase má, muito trapalhões com a bola nos pés e a passá-la péssimamente, Bryan Ruíz é uma sombra do ano passado e não pode com as pernas, olho para o jogo da equipa e imagine-se, a bola é passada constantemente para o miúdo Gelson á espera que ele resolva tudo, aliás neste momento é o nosso único desiquilibrador, mas ainda lhe falta alguma coisa para ser um jogador de mão cheia, o que é natural.
Nunca pensei que fosse tão dificil substituír João Mário e Slimani, o português pela sua classe de controlo de bola e de passe, o argelino pelo sua caracteristica única de pressão constante sobre qualquer defesa.
Sem dúvida que o futebol do Sporting perdeu o seu ADN dos últimos anos, e aqui nada contra Bas Dost que para mim foi a melhor contratação dos últimos tempos, precisava era de um Slimani ao lado.
Juntando a estas maleitas internas todas, ainda temos que levar com arbitragens manhosas, que nos afundam como podem, sabendo eles que levarão alvissaras se o Sporting não conseguír ganhar, ainda ontem Hugo Miguel que eu considerava um dos pouquissimos árbitros que fugia aos tentáculos do polvo, fazer uma arbitragem provocatória marcando faltas e faltinhas em cada encosto nosso, num lance em que poderemos discutir se há penalty ou não, garanto que se fosse a favor das papoilas saltitantes tinha sido marcado.
Época de Natal, o conto do Cherba neste post é “Christmas Carol” mas sem fazer algum esforço poderei traduzi-lo como “Natal, que carola tenho”.
19 Dezembro, 2016 at 10:51
E ai está um comentário que diz tudo!
19 Dezembro, 2016 at 12:07
Bom comentário, Mário Túlio. Com o equilíbrio que nem sempre lhe reconheço, desculpe dizê-lo, algumas vezes delirante, outras bélico.
Tem todo o direito de me mandar para onde quiser… que eu não conto ir…
Mas, embora optando, as mais das vezes por um discurso ponderado e conciliador, não seria eu, se não lho dissesse.
E num momento em que aparecem aqui (poucos) tasqueiros a mostrar o que querem, dando, por exemplo, “pau” (um) e falando “à tio” (outro), em que há tasqueiros a insultarem-se estupidamente, terei também direito a uma crítica directa. Que me desculpe a franqueza.
SL
19 Dezembro, 2016 at 12:20
Desculpem-me o Mário Schmeichel e o Mário Túlio!
Só pode ser da puta da noite mal dormida!
Ao Mário Schmeichel, obviamente os meus parabéns pelo comentário. Ao Mário Túlio, obviamente as minhas desculpas pelo facto de o ter referido sem pés nem cabeça!
Mantenho, no entanto o reparo que lhe faço.
Estou sem saber onde me meter…
19 Dezembro, 2016 at 13:42
Caro jmfs1947
Respeito a sua opinião concordando com ela ou não, quanto mais não fosse pela idade que tem, isso para mim é muito importante.
Agora, deve entender que não escrevo aqui para agradar a ninguém mas sim exponho as minhas ideias sempre no intuito de defender o meu Sporting.
Sempre fui assim na defesa do que amo, nunca fui cobarde e digo o que penso na cara de quem quer que seja.
A minha forma “beligerante” de encarar o fenómeno também me faz pensar que “quem não se sente…” e eu estou farto de roubos e só não vou assistir de cadeirão a estes tipos ( árbitros/ jornaleiros / paineleiros) serem postos na ordem, porque quero lá estar também, pois volto a dizer pela milésima vez, só nos vão respeitar e temer quando lhes retribuirmos o que nos tem feito.
Modus operandi usado por outras paragens que tão bons resultados deu para os outros.
Somos diferentes? Realmente somos…somos uns betinhos pois o que se tem passado connosco se fosse com outros já havia braços e pernas partidas.
Tínhamos de ser 3.500.000 de brunos carvalhos, mas a nossa maneira de estar é críticar porque parece mal estrebuchar quando somos roubamos , nunca entendi essa do ser totó.
De resto, desejo-lhe um bom natal com a curiosidade de um dia partilharmos as nossas vivências de Sporting ao vivo e a cores. Abraço
19 Dezembro, 2016 at 13:52
Mário Schmeichel, eu concordei com o seu comentário!
O “delirante” e o “bélico”, embora descontextualizado, foi para o Mário Túlio!
Em suma, e disso me penitencio, devia ser só: Bom comentário, Mário Schmeichel! Nada mais que isso.
Retribuo os seus votos, sinceramente. Um abraço também.
19 Dezembro, 2016 at 14:00
Ah ok, não tinha compreendido.
Abraço e SL
19 Dezembro, 2016 at 13:57
Vai esperando sentado Mário.
19 Dezembro, 2016 at 10:46
já descarregaram tudo? optimo.
quinta-feira há mais e vamos ganhar.
19 Dezembro, 2016 at 10:50
VAMOS SPORTING, CARALHO
ESTA RAÇA NÃO SE VERGA
CONTRA TUDO E CONTRA TODOS
FORÇA SPORTING, BDC, JJ, PLANTEL, SÓCIOS
TODOS JUNTOS, CARALHO
NINGUÉM DESISTE, NEM UM PASSO ATRÁS
19 Dezembro, 2016 at 10:51
disso podes ter a certeza!
19 Dezembro, 2016 at 11:05
+1
19 Dezembro, 2016 at 14:19
Pareces o ministro de propaganda do Iraque. O Iraque já estava conquistado e ele ainda falava numa vitória esmagadora. Tira as palas e vê que os resultados são miseráveis para tanto investimento, para o que se paga a um treinador.
19 Dezembro, 2016 at 10:53
A direcção n aprendeu com os erros cometidos;
O treinador não aprendeu que a bazófia não ganha jogos, e aqui não há maozinha para aparar alguns erros;
E alguns adeptos, continuam iguais a si mesmos…
Este clube nunca há-de mudar! Não tem cultura vencedora, PONTO!!
19 Dezembro, 2016 at 11:05
Adeptos como tu são idiotas… PONTO
19 Dezembro, 2016 at 11:06
Adeptos como tu fazem tanta falta como a fome!
Já foste ou estás à espera que te mandem?
19 Dezembro, 2016 at 11:15
Batam palmas!!
Perdemos um jogo contra uma equipa treinada pelo…Abel Ferreira!!
Parabéns!
19 Dezembro, 2016 at 11:17
No dia em que tu fizeres um post construtivo…. eu bato-te palmas!
Até lá…. mando-te para o c@aralho!
19 Dezembro, 2016 at 11:23
Esqueci-me que tinhamos levado 3 do Capucho, mais 3 do Martins, para além de um empate com o petit…
Mas está tudo bem!! A culpa é dos adeptos que vão ao estádio e pagam quotas.
19 Dezembro, 2016 at 11:03
Só um comentário…
Acho que este é o terceiro jogo que nos corre mal, e que muita gente vem aqui apregoar “o campeonato acabou”
Engraçado… antes do jogo conta o benfas poderias chegar á liderança do campeonato… Mas por forças externas ficamos a 5…
EU VOU ACREDITAR ATÉ AO FIM ATÉ MATEMATICAMENTE NÃO DER…
E UM AVISO Á NAÇÃO… QUEM NÃO NÃO VOTAR NESTA DIRECÇÃO SÓ E EXCLUSIVAMENTE PORQUE NO FUTEBOL AS COISAS NÃO CORREM BEM É UM COMPLETO IDIOTA QUE NÃO VÊ O TRABALHO GERAL QUE ESTÁ A SER FEITO.
19 Dezembro, 2016 at 11:11
Odraude, claro que num campeonato “normal”, o campeão tem sempre margem para ter 2 ou 3 jogos que correm mal. Nós já esgotámos a nossa quota antes do Natal, e não estamos claramente num campeonato “normal”, onde nos adversários não há pura e simplesmente jogos que correm “mal”, porque acaba sempre por aparecer algo que faz a bola entrar.
19 Dezembro, 2016 at 11:17
Engraçado é que só o Sporting é que é obrigado a jogar de forma perfeita em todos os jogos… os outros não, quando jogam mal, forças externas ajudam a ganhar…
19 Dezembro, 2016 at 14:16
É exatamente isso: a nós não nos basta ser perfeitos.
19 Dezembro, 2016 at 11:21
Alguma vez BdC perde as eleições??
Os ‘híbridos’ são poucos. Fazem é muito ruído, e por isso parecem muitos…
Quando se contarem os votos veremos que o povo leonino sabe o que lhe convém.
SL
19 Dezembro, 2016 at 11:07
Culpa alheia / culpa própria.
Não vou, por um momento, retirar a culpa própria ao Sporting. Este jogo demonstrou uma equipa arrasada, física e psicologicamente. As razões estão sobejamente identificadas por vários comentadores aqui da Tasca. Erros crassos na abordagem de jogos como o da Polónia e em contratações que não permitem rodar o plantel e, jogadores (com os laterais em evidência), que são efectivamente fracos para um clube como o Sporting.
Agora, e enquadrando também o motivo do desgaste psicológico, convém não esquecer que em apenas duas jornadas, o Sporting vê três situações de mão na área adversária resultarem em nada. Nas mesmas duas jornadas, benfica beneficia das duas mãos na sua área que não dão em nada e vê uma assinalada a seu favor no Estoril (aqui já não há intencionalidades nem meias intencionalidades, é para o benfica, marca-se, tempus regit actum). Diferença? 6 pontos.
Não vou recuperar aqui comentários anteriores nem o texto sobre os 22 anos de sujo dirigismo benfiquista, mas estou convicto que se trouxessem a equipa do Real Madrid para jogar no Sporting, nem assim seríamos campeões. Lutamos contra algo muito grande e enraizado, disseminado em todas as vertentes do futebol (como se viu esta semana, desde o prejuizo em campo à nota dada ao árbitro criminoso, à questão das 4 análises anti-doping de que Pedro Varandas deu nota indignada, à questão dos titulos, etc…). É algo planeado, organizado, que nos bate sistematicamente, vem de todos os lados e como a água mole em pedra dura, desmoraliza-nos, desgasta-nos e em última análise, vence-nos. E continuará a vencer-nos enquanto alinharmos numa competição viciada, fraudulenta e corrompida, valores estes, antagónicos ao Sporting. Assim, a culpa alheia resulta inevitavelmente em culpa própria. A equipa vai caindo, vai percebendo o que se passa, vai desacreditando e põe-nos a criticar o clube, tudo e todos. Põe-nos à procura do inimigo no sitio errado. Esse está lá fora, no topo da sua teia a ver-nos embrulhados cada vez mais, sempre que nos tentamos debater. É um ciclo vicioso.
A solução para isto é muito complicada e eu estou cansado ou falta-me a imaginação para a encontrar (e também os dirigentes do Sporting, desde há décadas, pelos vistos). Posso perder-me em soluções mirabolantes ou impossíveis, como integrar a Liga espanhola enquanto não houver garantias de verdade em Portugal, no que seria um golpe durissimo ao próprio campeonato nacional (que não duvidem, bateria bem forte em porto e benfica onde mais lhes dói – na carteira), ou tentar colocar os nomes mais reputados do clube a trabalhar todos para o mesmo lado, num departamento de investigação e denuncia, fazendo o trabalho que cabe à incompetente justiça portuguesa, mas como disse, não sei encontrar a solução nem estou no ramo para perceber como vencer um sistema tão corrupto e vergonhoso.
Apenas sei que isto é assim há décadas e nós continuamos a querer vencer o inimigo no seu próprio jogo sujo, quando não sabemos jogar sujo. Mesmo que aprendamos, vamos contra os nossos valores e o inimigo bate-nos por experiência. Até se descobrir como actuar, como dar uma valente pedrada neste charco pantanoso, esperam-nos longos e penosos natais. “History, will teach us nothing”, como diz Sting.
19 Dezembro, 2016 at 11:13
Essa ideia de jogar o campeonato espanhol merecia ser trabalhada…
19 Dezembro, 2016 at 11:22
Curiosamente, nunca a vi verdadeiramente analisada, explorada. Por ninguém. É óbvio que seria muito dificil para o Sporting entrar numa competição de alta exigência e a lutar para não descer ou por lugares europeus. É óbvio que também não estaria isenta de erros e más arbitragens, mas um clube como o Sporting também teria orçamentos que agora são impensaveis para nós. São mais de 3 milhoes de adeptos e isto, mesmo em Espanha, tem dimensão. Enfim, quase todos se riem e acham um disparate mas eu acho que é a única saída para sair deste sistema viciado que nos encurralou.
19 Dezembro, 2016 at 11:23
“única saída para sair” LOL
Pobre cabeça a minha, nesta hora, é o desgaste 😉
19 Dezembro, 2016 at 12:44
A Espanha é o perfeito exemplo de um campeonato limpo.
Arbitragens excelentes, é ir revezando entre Barcelona e real quem é mais beneficiado. Enganadores como o Busquets ou o Mascherano fazem o que querem.
19 Dezembro, 2016 at 13:07
Não era ir para Espanha para ser campeão, nem por ser idóneo, para mais com uns portugueses como nós, caro Crente.
Era ir para Espanha tão só porque esta merda é tão má por aqui. E ver como isto se aguentava sem a nossa massa adepta. Passava a ser um campeonato de um clube só (já que os morcões têm apenas representatividade local).
O único real problema, a ter que ser seriamente analisado, seria a questão financeira, do provável não-acesso à Champions. Mas se aqui as coisas se desenham pelos amigos do alheio no sentido de nos tentar privar desse mesmíssimo acesso, porque não?
Queria ver este campeonatozinho a ser disputado sem nós. Quanto é que conseguiriam sacar em direitos televisivos? Em patrocínios? O que passaria a valer este “país do futebol” para a Europa? Quanto tempo teria que passar até só uma equipa ser apurada para a Champions? Ou nenhuma, sem pré-eliminatória? Quantos jogadores não quereriam disputar La Liga com a nossa equipa? Catapultando-se instantaneamente para o topo da visibilidade?
Eu não acho disparate nenhum analisar-se bem esta ideia, e não me importo de eventualmente “sair por esta saída” 🙂 , depois de ver bem se há outras ou não….
19 Dezembro, 2016 at 15:21
Isso era o que eles queriam. Dividir a receita por 2.
Até se dariam ao luxo de deixar de roubar e nós seríamos os eternos “calimeros”.
19 Dezembro, 2016 at 11:10
Ainda na jornada passada estávamos a lutar pelo primeiro lugar, e agora estamos em 4º , onde acumulamos duas derrotas com carnide a e carnide b…estranho…
Para não dizerem que sou tendencioso ,admito que o JJ anda um bocado confuso e que os nosso jogadores poderiam ser mais pragmáticos no ultimo terço do terreno.
Mas… só no jogo de ontem vi 2 penaltis a nos serem sonegados e houve também uma entrada assassina sobre o gelson… passou-se alguma coisa?! Passou, mas “varre-se tudo para debaixo do tapete”.
Já nem falo do escândalo que foi na lixeira nem no jogo do légia, que apesar de não jogarmos por aí além, mais uma vez não se marcou uma grande penalidade a nosso favor…
Enfim!
Deve ser macumba, lei de Murphy ou o caralho!!
Não acredito neste futebol , depois da palhaçada que foi o campeonato passado!!
86 pontos minha gente, 86 pontos e não fomos campeões…
Não me fodam!!!
SPORTINNGG!!!!
19 Dezembro, 2016 at 11:14
As pessoas preferem acreditar que há um problema do Sporting com o mês de Dezembro.
19 Dezembro, 2016 at 11:23
Esquizofrenia típica dos nossos…
19 Dezembro, 2016 at 11:22
Em gestão quando os investimentos falham e as coisas correm mal, corta-se nos custos e reorganiza-se a equipa. Já não contámos com o dinheiro da Europa, este ano a continuar assim não vamos conseguir vender nínguem com valores significativos (não podemos esperar do Gelson que se porte como um Ronaldo e leve a equipa às costas), pelo que o ano que aí vem só pode ser pior em termos financeiros. Entendo a estratégia de BC ao contratar JJ e dar~lhe carta branca nas contratações mas tal significou um corte com uma estratégia de ir crescendo de forma sustentada e fundamentada na formação. Mas falhou e se falhou mais vale cortar nos custos, mandar embora os toscos que nos custam milhões no banco (para ter um Elias no banco a não jogar mais vale ter um puto da B ou um meco que nos sai mais barato) e mudar de gestor- apostar num treinador que comece desde já a preparar a época com jogadores que vivam o Sporting de entre os muitos que para JJ não serviam e andam agora a brilhar com camisolas de outros clubes!
Quanto a mudar de treinador, olhe-se para o Rio Ave com um treinador a sério e como está a evoluir ou mesmo para o mesmo Braga que só por mudar de treinador mudou de atitude e ganhou um jogo…Em suma, se for para mudar que seja agora.
19 Dezembro, 2016 at 12:02
O braguilha fodeu-nos exactamente da mesma forma que o boifica. Jogo em contra-ataque, aproveitando as debilidades e o cansaço da nossa equipa. O nosso sistema de jogo desequilibra a nossa equipa, principalmente quando se tens laterais abaixo do esperado.
Estou muito fodido! Perdemos contra um braguilha orfão de treinador, com várias baixas…
19 Dezembro, 2016 at 12:04
O JJ no ano passado, quando o Teo foi vaiado em Alvalade, depois de ter regressado da praia, disse que não papava grupos e que se punha no caralho quando bem entendesse. Pois bem, espero que o faça no final da temporada.
19 Dezembro, 2016 at 12:07
Não lhe perdoo a chegada de cêpos sem qualidade para envergar a camisola do grande em detrimento dos nossos putos.
19 Dezembro, 2016 at 17:06
É muito sangue quente e muito italiano da tua parte. Jorge Jesus (eu fui dos que bramaram contra a vinda dele porque o considero um gajo com poucos princípios e não esqueço o “limpinho, limpinho contra nós, o clube do Virgolino que, jogou na equipe dos cinco violinos (não sei bem onde) e Clube do coração dele(?)). O melhor é fazer parágrafo aqui. Ia eu dizer que Jorge Jesus é ESSENCIAL ao projecto de Bruno de Carvalho para o Sporting. O homem pensa futebol, respira fuebol, vai de férias futebol, dorme futebol não vive para mais nada. Ao longo de uma data de anos, porque tem cérebro, neurónios, massa cinzenta, o que queiras, este básico sargento lateiro construiu um modelo completo daquilo que deve ser uma equipe de futebol, técnica e tácticamente. Percebeu que esse modelo para se manter vivo precisa de jogadores intelectualmente evoluídos, de uma equipe técnica com especialistas em várias áreas que vão da nutrição, à médica, à psicológica, passando por outras como, por exemplo a área da preparação física individualizada, de um observatório da concorrência constituído por gente com as necessárias competências, de uma estrutura comunicacional, de uma ligação fortemente umbilical aos adeptos e ao Clube em geral, de uma formação que inclua uma estrutura de observação de jogadores para as várias frentes e de um Clube formador por detrás, com uma filosofia de formação e uma visão e um projecto de médio/longo prazo. Encontrou isso no benfica? NÃO. Encontrou no Sporting a vontade de construir tudo isso. É isso que tem andado a fazer de braço dado com Bruno de Carvalho.
Apontem o dedo a Jesus no final da época se nem à Liga dos Campeões formos. Até Lá…
Nem Leonardo Jardim que, em minha opinião é o melhor treinador que o Sporting teve desde o tempo dos violinos tem uma visão tão completa e integrada para construir uma teia de cabos de aço que assegure ao Sporting manter-se no topo durante mais de uma década, assim que lá chegue.
Se demora dois anos, três, quatro, não sei. Demora o que tiver de demorar porque o que conta é um futuro assente na rocha e não vitórias efémeras para repetir de vinte em vinte anos.
JJ que, não é parvo, sabia ao que vinha. As mordomias dos árbitros que seguravam e seguram a equipe do benfica pelos cueiros quando joga mal ou entra em depressão colectiva (com o Presidente, o Director desportivo e o treinador que têm, é de onde não pode deixar de estar, permanentemente, a entrar e a sair) não existem no Sporting. Cá, aquilo que enfrentamos é uma luta quotidiana pela estabilidade emocional dos jogadores porque os ataques são múltiplos, vindos de todas as origens possíveis e incessantes, 365 dias por ano!
Como é que se explica a gajos de 20 anos,25,30, cuja experiência de vida é necessariamente limitada que a luta deles é contra os seus piores receios, as más críticas injustas, a tentativa de desestabilização hora após hora, dia após dia, nos media, na FPF quando vão à selecção ou quando lhes é instruído um processo disciplinar sem motivo sério e durante os jogos pela flagrante injustiça dos árbitros, perante os quais têm de estar em absoluto e total silêncio. Faltas marcadas ao contrário, cartões sem motivo, só para amedrontar e achincalhar, faltas cometidas sobre eles e agressões, total e homericamente ignoradas quando ao encostarem-se aos adversários estes se atiram para o chão e o árbitro corre direito a eles de cartão na mão? Diz-me como é possível fazer ver a estes putos pois que é disso que se trata, são todos putos, que têm de ter o arcaboiço e a perseverança de gajos de cinquenta anos, ser imunes à crítica, desprezar os árbitros sem se exprimirem e responder jogando melhor, sendo mais equilibrados, sem evidenciarem emoções como se em vez de vinte e poucos anos tivessem cinquenta e soubessem que a vingança é um prato que se come frio?
Tens um treinador que gere tudo isto, que embarcou num processo em que se previa, desde o primeiro segundo, que lhe iam fazer a vida num inferno e queres que se vá? Para quê? Para vir outro Sonso Silva que a única coisa que lhe interessa é vir a ser treinador do “clube do coração”.
De Franceschi, olha com os olhos e vê com o intelecto para não seres mais um a surfar a onda que o Carnide criou!
19 Dezembro, 2016 at 12:58
É verdade amigo italiano…
Sem treinador…mas o ultimo ” reforço não jogou mal”…
Mesmo sem ” ligação” à equipa…
” cortou” três possibilidades de golo ao Sporting e bem teve necessidade de se aplicar a fundo…
Foi só ” fechar os olhos” ( e candidatou-se a uma nota máxima…)
Mas o que se comenta… é a incompetência do treinador e dos jogadores…para não falar no Presidente…
Abr e SL
19 Dezembro, 2016 at 12:07
Saudações leoninas para todos!
Vamos com calma. Sabemos que é difícil depois de ver o jogo de ontem mas vamos com calma.
Estas constantes “guerras” entre leões só ajudam as hienas!
Se é verdade que sempre existiram “correntes de opinião” dentro do SCP, também não deixa de ser verdade que só nos últimos tempos é que começam a existir facções fratricidas.
Primeiro que tudo amamos o Sporting Clube de Portugal e só depois os dirigentes, técnicos e jogadores.
Nem Bruno de Carvalho é a incorporação do que é ser Sporting, nem o Godinho era a incorporação de anti-Sporting. Um presidente quer sempre o bem do seu clube, nem que seja para tirar dividendos (eu continuo a achar que Luís Filipe Vieira é apenas um empresário e não um verdadeiro benfiquista, e certamente que Abramovich não é do Chelsea desde pequenino).
Ontem, chegámos a uma situação de raiva.
Raiva porque há uma semana estávamos com hipóteses de sermos primeiro e agora estamos em terceiro a 8 pontos do primeiro.
Existem erros de arbitragem que nos lixaram pelo caminho? Sim, mas sempre existiram! Sempre! Desde que me lembro de ver o nosso Sporting a jogar que somos os “mais pequenos” dos grandes quando toca à arbitragem.
As expectactivas estavam muito altas, tínhamos uma super equipa no papel, com dois ou três jogadores para cada lugar. A linha avançada aumentou de um jogador (Slimani) para três ou quatro.
A época passada dava o ânimo para que este ano tudo funcionasse e o inicio foi prometedor.
E depois estamos aqui. A emoção tomou conta de nós. Tomou conta dos dirigentes e andamos a disparar para todos os lados.
Cabe à direcção travar esta “depressão”, cabe à equipa técnica arranjar soluções dentro ou fora do plantel e cabe aos jogadores mostrar que são capazes de mais.
Vamos todos juntos respirar profundamente, voltar a agarrar as rédeas e concentrar-nos no que é importante.
Cabe a palavra ou melhor a acção ao Presidente. Agora mais do que nunca tem que mostrar a sua racionalidade e fé nos que escolheu. Agora é hora de silêncio e apoio incondicional como sempre o fazemos. Agora é hora de nos reunirmos à volta do nosso lema com todas as forças:
Esforço, Dedicação, DEVOÇÃO e GLÓRIA!!!
Agora é hora de não dar “balas” para as hienas, nem para chorarmos sobre as arbitragens. Por cada penalty não assinalado, temos que marcar um golo! Por cada expulsão mal feita temos que “entrar” com o 12º jogador! Por cada lesão, temos que acreditar que o “irmão de guerra” estará lá!
Não vamos atirar a raiva contra nós; não vamos picar os outros, não vamos nos queixar do que já sabemos que acontece.
Unidos a uma só voz:
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!!!
19 Dezembro, 2016 at 12:51
Despedir o treinador nao é a solução.
Correr com o presidente não é a solução.
Mas ha que admitir os erros. E foram muitos.
Por força das circunstâncias, perderam-se dois dos melhores jogadores, e com a época a correr. Era inevitável, nada contra, mas tentou remediar-se atirando dinheiro para cima do problema.
Estes jogadores, muitos deles, nao tiveram pré, não têm preparação física e táctica dada pelo treinador.
Uma série de atletas não são opção. O tal plantel curto, curto continua. O presidente e o treinador devem assumir o que falhou, e o que propõem para corrigir.
A equipa está estoirada, alternativas parecem nem existir, o onze é sempre o mesmo e substituições são fezadas.
Não admitir isto é carta branca para se repetir. É que vem aí outravjanela de transferências.
19 Dezembro, 2016 at 13:43
O problema é que JJ é avesso ao assumir de erros, especialmente em contratações e planeamento de épocas. O homem para assumir um erro e chamar a si um mau jogo já é uma raridade quanto mais fazer uma introspeção a esse nível.
19 Dezembro, 2016 at 12:55
o momento do Jesus no Sporting… infelizmente já passou.
Agora é aguentar a época:
tentar ganhar as 2 taças
tentar chegar ao 2º lugar
tentar despachar o entulho em Janeiro
tentar o regresso dos nossos “melhores meninos” em Janeiro
ACABAR COM A ORGIA DE CONTRATAÇÕES!!!!!
Quando é que passamos a contratar 3/4 jogadores por época que realmente façam a diferença? Se é para darem tiros no escuro, por favor, que se aposte nos nossos jovens! São nossos, são jovens, são baratos, têm ganas de se afirmar e mostrar serviço!
19 Dezembro, 2016 at 13:21
O teu momento é que já passou faz tempo. Tu e o entulho que escreves por aqui sempre que apanhas wifi.
Põe-te a andar, hermafrodita lampião!
19 Dezembro, 2016 at 13:35
Estou cheio de dores de estômago…este ano são murros atrás de murros! Estou verdadeiramente estoirado e a precisar de descanso! Nem me apetece falar do jogo…a desilusão é imensa…
Queria ir ao Restelo mas não sei se tenho forças…isto tem sido demais…
19 Dezembro, 2016 at 14:00
Quando eu (que sou um fã do JJ há muitos anos) estou com ele meio entalado imagino quem não gosta! Hoje não sou capaz de o defender…
Mas há uma realidade que para mim é indesmentível! Mudar de treinador a meio do ano…só mesmo lá para Março se estiver tudo perdido para preparar o próximo ano! Por isso vou beber muita água para desentalar o JJ porque não vejo mesmo outra saída que traga o Sporting para melhor!
Eu gostava que o presidente e o capitão viessem dizer o que disse o Ruesga do Andebol…e o presidente ainda dizer que assume erros estratégicos da direção e que vamos crescer com isto! Gostava que dessem força aos adeptos e compreensão porque nós às vezes também precisamos de um bocadinho de claque…
19 Dezembro, 2016 at 14:01
Dos fracos não reza a história.
O Sporting precisa de nós é nos reveses não é nas vitórias.
19 Dezembro, 2016 at 14:10
Apoiar alguém que vai a correr contra uma parede não é ajudar! Pelo menos que alguém venha dizer alguma coisa! Pedimos desculpa, demos tudo mas correu tudo mal, não tivemos cabeça fria! Temos de olhar e rectificar erros…alguém que me diga e faça acreditar que não estamos a correr contra uma parede (esta época…não estou a falar do clube como é óbvio) ou que estávamos mas vamos travar e ver um caminho melhor! Alguém que até ao jogo com o Belém consiga encher-nos novamente de brio!
Sei lá…tou mesmo deprimido…
19 Dezembro, 2016 at 13:46
Eu não dou para o peditório do queixoso choramingas. Perdemos este, vamos vencer os próximos. Tenhamos muita calma….
19 Dezembro, 2016 at 13:57
+1
É encarar jogo a jogo para ganhar e no final logo se faz os balanços da época.
19 Dezembro, 2016 at 14:14
O que mais me deixa frustrado é que num ano em que se comprou um contentor de jogadores, não há alternativa ao onze inicial. Tirando Bas Dost e talvez Douglas, gastou-se uma pipa de massa em gajos que não vieram acrescentar nada. NADA! Alguém tem de ser responsabilizado por esta política de contratações ruinosa.
19 Dezembro, 2016 at 16:18
Já te repetiste tantas e tantas vezes… que não se percebe o que pretendes.
Se o bem do Sporting se barafunda e sarrabulho??
19 Dezembro, 2016 at 20:24
Ó tadeu, contrapõe argumentos, não digas coisas vãs.
19 Dezembro, 2016 at 18:07
Jonas SCP que contentor? Isso é propaganda do Estado Lampiâmico!
Vamos lá a ver:
1. Spalvis – não sabemos. Partiu um dos braços do tripé. Está em colagem. É novo. Logo se verá. Por essa Europa fora todos o queriam, fomos nós quem o agarrou.
2. Alan Ruiz – É um puto, nunca tinha dormido fora de casa. Tem um excelente remate de meia distância, já o mostrou mais que uma vez.
É um médio ofensivo que já jogou como segundo ponta de lança e marcou! É irregular, É. Tem 90 minutos nas pernas ao ritmo Europeu? Não. Tem grande margem de progressão? Tem. Acosta e Yazalde quantos golos marcaram no primeiro ano em Alvalade? dois ou três, cada um deles. Ambos nos deram campeonatos!
3. Petrovic – Vem de um futebol diferente, duma equipe que não tem os nossos objectivos. É inteligente. Tem bons pés. Tem compleição física adequada. Pode substituir William? Não. Poderá vir a fazê-lo? Penso que sim. Precisa de um ano com a equipe para começar a render.
4. Elias – foi um bom negócio. nunca mais veríamos a massa. Está francamente melhor. Pode ser muito útil como trinco. Pode susbtituir Adrien? Não. Não é um OITO. É um 6,5!
5. Bruno Paulista – De lesão em lesão. Bons pés, agressivo um grande oito, depois de ter ido ao dentista é o que poderemos esperar dele. Ainda nos há-de dar inúmeras alegrias. Pode substituir Adrien? Penso que sim, com o devido treino e minutos de jogo nas pernas, desde que as lesões não voltem. Pode substituir Adrien com VANTAGEM? Penso que pode, dentro de 3 anos.
6. Meli – Meli não sei. Gostei do que vi, no pouco que vi. Vê-lo-emos assiduamente na Taça Lucílio Baptista o corrupto mor dos CTT Faremos o juízo depois. Tem margem de progressão gigantesca porque é muito novo. Parece-me que pode vir a ser um excelente médio interior direito. Treino, treino, treino e integração. Minutos nas pernas requerem-se. Equipe B até final da época? Why not.
7. Douglas – Belíssima aquisição. Se não melhor, pelo menos ao nível de um Coates. Centímetros não lhe faltam. Até é rápido. Ontem fez um bom jogo. O golo não foi culpa dele. Todos sabemos que Wilson Eduardo tem de ser estancado a meio campo.
8. Castaignos. Bons pés. Não tem espaço na equipe. Talvez mais um ano e veremos.
9. André “Baladas”. Tem futebol a sério não do nosso mas com aroma a café brasileiro. Antes de um ano de integração não pode avaliar-se. Caso tivesse chegado com Montero sei que teriam feito uma dupla fabulosa.
10. Markovic e Campbell – Vão embora no fim do ano. Campbell está a dar boa conta de si. Markovic ainda vai dar que falar na Segunda volta, espero. Está francamente melhor que quando chegou falta-lhe alguma velocidade e vencer a ansiedade resultante do muito que esperamos dele e daquilo que espera de si-mesmo. Ainda vai deixar saúdades, tal como Campbell.
Como é que se substituem dois jogadores (Slimani e João Mário) que sairam já o campeonato tinha arrancado, no último dia de mercado? Se alguém tiver a solução milagrosa sem gastar 70 Milhões de Euros, é favor dizer.
O Tico e o Teco – dois putos Angolanos acabadinhos de chegar. Como o benfica os queria, mesmo que sejam uma merda, ainda bem que vieram para cá.
O puto Ruiz que está na B. Tenho gostado do que tenho visto. Mais um ano na Segunda Liga e calculo que venhamos a ter homem para a A.
Se quisermos dar voz à propaganda do Estado Lampiâmico então é “bota abaixo”. São todos um monte de estrume.
19 Dezembro, 2016 at 20:28
Mário, procuras contra-argumentar e louvo-te por isso, ao contrário de meia dúzia cujo único objetivo é insultar quem está frustrado. Mas a tua análise é muito cor de rosa. Repara: ontem sentimos que precisávamos de abanar a equipa. E quem entrou? O Bruno César. E depois? O Balada. Não temos soluções!!!
19 Dezembro, 2016 at 14:15
É ganhar os próximos 10 jogos e depois fazer contas à vida.
Em Janeiro mandar embora os inúteis e trazer reforços nem que sejam emprestados.Pelo menos 2 laterais,mandar embora Jefferson,Petrovic,Meli e Markovic,assim como trazer de volta o Palhinha e o Teo.
Não concordo nada quando se diz que foi tudo com o caralho,há que ter capacidade para dar a volta a situação,sendo que falta liderança a esta equipa,nunca ninguém ganhou nada,acho que faz falta trazer malta com atitude vencedora e experiência.
Quem acredita acredita,quem não acredita que fique em casa
19 Dezembro, 2016 at 16:02
Vou tentar mostrar a minha visão:
BdC cometeu um erro apenas este ano, que por coincidencia foi o mesmo erro que LFV cometeu depois do primeiro ano de JJ no Benfica. Teve medo de perder JJ!
Teve medo que ele podesse aceitar uma suposta proposta do FCP e por isso renovou contrato e deu-lhe mais poderes (tal como LFV no final do primeiro ano de JJ).
Digo erro porque BdC não tinha de ter medo de o JJ sair… Se saisse era a vida e ficariamos mais ricos (10M€) com isso. Tinha mais dois anos de contrato não havia necessidade de irmos a correr renovar e aumentar o ordenado e dar-lhe mais poderes. E este sim foi o seu grande erro.
Analisando a história, JJ cometeu este ano exactamente o mesmo erro que cometeu na altura da passagem para o 2º ano do Benfica. Nessa altura sairam jogadores muito importantes na equipa principal do Benfica (Ramires, Di Maria, Quim) e contrataram alguns bons jogadores mas de estilos de jogo diferentes ou ainda inadaptados e algumas teimosias (Salvio emprestado, Gaitan e Roberto) e foi o que se viu nesse ano… FCP campeão sem derrotas, Benfica a ser humilhado, derrotas incriveis com o Nacional etc etc (nós infelizmente ainda nem contávamos para o campeonato… andávamos a brincar às maçãs podres e aos pongolles da vida).
Este ano aconteceu-nos o mesmo… Sairam João Mário, Slimani e Teo (sim Teo é fundamental apesar de ninguem falar nele porque ele é o melhor 2º avançado que vi jogar depois do Derlei… tem golo, nao complica e faz boas tabelas e tem boas movimentações… o essencial num 2º avançado). Entraram diretamente para os lugares deles Dost (boa contratação mas num estilo de jogo completamente diferente), Markovic/Campbell (continuo a achar que o um destes seria o titular na direita mas a prestação de Gelson não deixou que isso acontecesse) e Alan Ruiz (era para ser o 2º avançado).
E o que se passa connosco é um misto do que aconteceu ao Benfica na altura… jogadores de estilos de jogo diferentes, misturados com jogadores não adaptados ao esquema e os resultados na altura são os mesmos que agora (só que hoje em dia há 3 rivais e na altura nós mal contávamos para o totobola por isso a luta era sempre entre 2 equipas).
Isto demonstra o que também já se sabia… JJ não aprende e deslumbra-se facilmente. Nós fizemos o que fizemos o ano passado porque jogámos muito mas mesmo muito à bola. Este ano não jogamos nada e estamos no lugar que estamos exactamente por isso (vou-me abstrair de comentário às arbitragens porque isso já sabemos que vai sempre haver).
Solução para o futuro… Não passa claramente por mandar JJ embora nem mudar de presidência. Tal como a história recente nos mostrou (tanto para nós como para o JJ) BdC não tem de ter medo de perder JJ. Ele não vai pagar os 18M€ para sair nem nós a ele por isso estamos juntos de mão dada até ao final do contrato.
Tem de lhe dar as condições mas impondo as regras contratar a custo de ouro é apenas para substituição direta, aproveitar a equipa B ou reforços relativamente baratos (tanto em custo como ordenado). Depois o JJ vai querer ainda mais ser campeão porque a sua reputação está em cheque agora e por isso nos proximos tempos ele vai-se resguardar nos comentários e treinar apenas a equipa.
Resta-nos apoiar a equipa e de certrza que neste momento, tanto BdC como JJ sabem bem o erro que cometeram nas contratações (como já foi dito a prova disso é andarmos nos ultimos 4 jogos sempre com a mesma equipa sem rotação e o ponto alto do cansaço foi neste ultimo jogo). Em janeiro é tentar recuperar algum investimento (Vender Elias, Paulista ou Petrovic, Jefferson, Jug, Andre/Castaignos e tentar devolver Melli e Markovic), recuperar jogadores emprestados (Palhinha, geraldes, Podence e talvez Iuri e Jonathan Silva), emprestar jogadores da B a pensar na proxima epoca (Matheus, Empis, Riquicho).
Continua a existir ainda um problema que é o 2º avançado e aqui há três hipóteses… A primeira é “recuperar” o Teo, outra seria contratar alguém caso acharem que Alan Ruiz, Spalvis ou mesmo o Gelson Dala/Podence não são solução de todo. A última é que se forem solução… aguentar este ano, adaptar quem precisar de ser adaptado e apostar logo no próximo ano.
Próxima época… aprender com estes erros e contratar apenas para substituir titulares (isto se os titulares já não estiverem no plantel) e talvez uma ou outra mais valia clara (onde o Elias se suspeitava claramente que não seria, por exemplo).
Apesar disto tudo… Estou convencido que vamos fazer uma grande segunda volta (apenas campeonato/taça e sem necessidade de grande gestão do 11) . Só não me parece (lá está pela história recente…) é que os rivais, principalmente o Benfica, percam assim tantos pontos…
19 Dezembro, 2016 at 16:15
Excelente comentário.
Neste momento a última coisa que nos interessa é ver onde andam os outros clubes.
Temos apenas que nos focar em nós próprios!
Só em Nós!
19 Dezembro, 2016 at 17:14
O comentário mais lúcido ,excelente analise,parabéns!!!
19 Dezembro, 2016 at 16:10
Coincidência é que a anteceder as eleições do Clube, há uma época desportiva que começa cheia de erros gritantes contra o Sporting, uma Comunicação Social que não se cala, e inúmeros focos de desestabilização interna. Parece-me que o sentido de tudo isto é claro. Espero que o Presidente se aguente sólido e com vontade de continuar. JJ foi de facto uma aposta que este ano se está a revelar menos feliz. Chegará a altura de ponderar a sua continuidade, e o Presidente saberá decidir. Até lá a época ainda é grande e há que cumprir da melhor maneira dentro das 4 linhas. Não sei se dá para o primeiro, ou segundo ou terceiro. O que espero é profissionalismo, entrega e compromisso até ao fim por parte de todos os jogadores. Em Janeiro gostava de ver acertos sim, mas que passavam pelo regresso a casa de muitos dos nossos jovens espalhados por aí.
Força Sporting. Fight! Resist!
19 Dezembro, 2016 at 17:35
A primeira razão porque estamos onde estamos é não nos deixarem estar mais acima. Apenas três jogos das últimas duas jornadas explicam o esquema: contra o benfas, bolas na mão involuntárias; contra o braguilha, bolas na mão involuntárias; benfas no Estoril, bola na mão voluntária. O resultado prático deste ‘conceito’ é termos menos seis pontos e o benfas ter mais seis pontos (ou cinco). Nem vale a pena procurar mais…
Isto não se combate com outros jogadores, outro treinador, outros dirigentes. Este é um combate longo, difícil, desgastante e, muitas vezes, inglório. Mas é um combate que tem que ser travado, com persistência, resistência e imaginação.
Mas é um combate que não admite tiros nos pés e esta época temos dado alguns. A começar pela alteração da política de constituição da equipa, recrutando muitos jogadores e dispensando grande parte da nossa produção; o resultado é mau, até agora: o que veio não representa mais-valia, obriga a gastos financeiros desproporcionados e pode significar desmotivação e alheamento das promessas que temos em Alcochete.
Sabendo-se que os (podres) poderes do futebol tuga tudo farão para nos atirar para baixo, há o risco acrescido de os nossos valores seguros entrarem também num processo de desmotivação e começarem a olhar (mais) para outras paragens, onde possam mais facilmente atingir os objectivos que, legitimamente, perseguem.
Perante o cenário, pergunto-me se não teremos, todos, colocado a fasquia mais alta que a nossa capacidade de a saltar. Se não seria mais prudente ter refreado um pouco a nossa ambição e ter escolhido um caminho mais ‘longo’ para a glória.
O ‘factor Jesus’ empolgou-nos e acreditámos que seria possível acelerar os acontecimentos. O ano passado, aliás, alimentou essa possibilidade. Mas devia também ter-nos mostrado que o caminho estava cheio de pedras… não fossem os ‘lapsos’ e tínhamos mesmo vencido.
O que está a acontecer esta época, para lá dos erros próprios, é o ‘sistema’ ter-se adaptado à nossa realidade e estar a precaver-se, muito mais cedo e com muito mais força. Não tivéssemos cometido erros e estaríamos mais perto… ou o ‘sistema’ ter-se-ia revelado ainda mais eficiente.
E agora? Agora estamos pressionados por todos os lados.
Desportivamente, com a necessidade de salvar a época (e isso implica continuar a apontar ao primeiro lugar e não dar baldas nas Taças).
Internamente, com as eleições à porta. Não vejo que haja oposição a sério (se houvesse, já teria rosto no terreno), mas a posição de Bruno de Carvalho pode ser enfraquecida se os resultados não melhorarem. E isso seria um grave problema para o Clube: este caminho não pode ser interrompido! Os ganhos alcançados são gigantescos, mesmo se, focados no futebol, não reparamos; o pavilhão chega para ilustrar o que pretendo mostrar.
Penso que o nosso Presidente precisa de assumir alterações tácticas. A sua constante exposição pública implica um desgaste (pelo menos de imagem) que é prejudicial à sua estratégia e aos superiores interesses do Clube que somos (todos!). A maior parte do que diz tem que ser dita, mas não por ele. O Sporting precisa de ter alguém que assuma o papel de ‘mau da fita’, de ‘refilão’, mesmo de ‘desbocado’; alguém que se assuma como ‘saco de pancada’, que concentre em si a ‘ira’ dos adversários e, com isso, defenda o Presidente.
A um outro nível, o nosso Presidente não pode estar tão ligado a um treinador, qualquer que ele seja; tem que manter a distância que lhe permita falar grosso, impor medidas, exigir o cumprimento de objectivos.
Interna e externamente, Bruno de Carvalho tem que ser a voz que se ouve. Sempre! Falar deve ser um ‘bem raro’, por isso mesmo mais apetecido. Não se trata de copiar A ou B. Trata-se de, por um lado, o defender e, por outro, o prestigiar. Com um jornal e um canal de tv à disposição, o nosso Presidente será sempre ouvido e da forma que entender ser ouvido.
Se pudesse dar um conselho a Bruno de Carvalho, dir-lhe-ia para ler/reler ‘A arte da guerra’, de Sun Tzu. “Diante de uma larga frente de batalha, procure o ponto mais fraco e, ali, ataque com a sua maior força”: não vale a pena tentar travar todas as batalhas ao mesmo tempo, para mais se não conta com o apoio de qualquer aliado. Para termos hipótese de vencer o polvo, precisamos de somar forças à nossa força e escolher uma batalha de cada vez.
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!
20 Dezembro, 2016 at 9:55
Bom dia, ffigueiredo.
Vim aqui espreitar e dou-lhe os meus parabéns pelo seu comentário, na sequência de outros que também apreciei.
SL
20 Dezembro, 2016 at 23:00
Obrigado
Um abraço verde e branco