Quando publicou o seu A Christmas Carol in Prose, Being a Ghost-Story of Christmas, a 19 de Dezembro de 1843, Charles Dickens jamais imaginaria a quantidade de adaptações de que o mesmo viria a ser alvo, muito menos que os seus três fantasmas viriam a fazer parte de 90 minutos futebolísticos disputados em Alvalade. 90 minutos que atiraram o Sporting para a oitava derrota de época (pronto, podem baixar para quatro se considerarem que frente ao Real e ao Dortmund não conta) e para um angustiante quarto lugar da Liga, com os mesmos pontos do quinto classificado, Vitória de Guimarães.
Mas deixemos o último fantasma em paz, que este Christmas Carol começa com uma viagem ao passado. Uma viagem que durou 45 minutos, os primeiros, onde foi possível recuperar aquele Sporting que, há não muitos anos, nos fazia olhar para a quadra natalícia como uma “maldição” ainda maior do que aquela que viria a apoderar-se do número 7. E ao longo de toda a primeira parte de ontem, exceptuando uma boa jogada, aos seis minutos, que deu a Bryan Ruiz a possibilidade de marcar de cabeça e um remate de raiva, de fora da área, do sempre inconformado Gelson, o que se viu foi um Sporting desgastado física e mentalmente, a falhar passes uns atrás dos outros e com os jogadores à beira de um ataque de nervos de cada vez que tinham a bola nos pés. Valeu que o adversário também estava mais interessado em ver o que o jogo dava e que quando teve a sua oportunidade de ouro a desperdiçou.
O intervalo só podia ser bom conselheiro e a equipa apareceu realmente diferente. Mais solta, mais crente, mais focada no que estava a fazer. Coates foi lá acima na marcação de um canto para defesa com estilo do guarda-redes, Gelson nem precisou de tirar os pés do chão para cabecear para um golo que embateu no poste e Bryan Ruiz aproveitaria a única subida de Marvin para mergulhar e desperdiçar uma oportunidade soberana. Tudo isto em 15 minutos, tudo isto de cabeça, tudo isto numa visita do espírito do Natal do presente onde o Sporting se nos apresenta como uma equipa que ou não chuta à baliza quando deve fazê-lo ou quando o faz precisa de demasiadas oportunidades para materializar o que consegue construir.
E tudo piora quando o adversário faz, precisamente, o contrário: vai lá acima uma vez, aos 70 minutos, atira ao poste e na ressaca marca, com Rui Patrício a mostrar que também é humano. A paulada é tão forte que somos atirados para nova viagem no tempo, aterrando no Natal do futuro. Um Natal ensombrado por uma equipa sem ideias, incapaz de alterar o seu destino nos 20 minutos que faltavam. Sem cabeça, só com coração, dando a intender que tacticamente não há plano B e que de um plantel tão vasto apenas se pode contar com os mesmos. E que mesmo quando esses mesmos até estão a fazer o seu melhor jogo desde o início da época, o desnorte alastra ao banco de suplentes e são substituídos (inacreditável a saída de Bryan Ruiz, o único que estava a ser capaz de jogar entre linhas em toda a largura do ataque). Tudo isto embrulhado em mais um claro exemplo de é fácil não marcar um penalti contra o Sporting ou permitir que só um jogador perca tanto tempo como aquele que, depois, é dado como desconto.
Quando voltamos a aterrar desta história fantasmagórica em três actos, estamos num angustiante quarto lugar da Liga, com os mesmos pontos do quinto classificado, Vitória de Guimarães, a oito pontos do primeiro lugar e já arredados das competições europeias. Ganhar em Belém, na próxima quinta-feira, será apenas um pequeno balão de oxigénio para que o cérebro possa entender melhor tudo o que se fez de mal e que nos conduziu a este inesperado Natal.
19 Dezembro, 2016 at 10:08
“o que se viu foi um Sporting desgastado física e mentalmente… Sporting se nos apresenta como uma equipa que ou não chuta à baliza quando deve fazê-lo ou quando o faz precisa de demasiadas oportunidades para materializar o que consegue construir… dando a intender que tacticamente não há plano B e que de um plantel tão vasto apenas se pode contar com os mesmos”
Tudo certíssimo e a culpa é de quem? Num ano de fortíssimo investimento de BdC e de dispensas para rodar dos nossos jovens mais promissores?
PQP
19 Dezembro, 2016 at 10:09
Os trolhas desta Vida que continuem a Bater palminhas ao jesus…
19 Dezembro, 2016 at 10:13
E as Cockabillys desta vida só têm wifi quando o Sporting PERDE.
19 Dezembro, 2016 at 13:22
Rockabilly é um género musical fantástico! É um tipo de música que pode evoluir para onde se queira. Tanto deu os Beatles do início dos anos sessenta, como os Chicago do final da mesma década, uma banda que teve um dos maiores guitarristas de todos os tempos, Terry Kath que a morte colheu tão prematuramente mas, a quem Jimmy Hendrix chamou de “o maior guitarrista de sempre” quando Chicago the Band abriu o seu último concerto em Londres.
para mim, o grande Guitarrista que Rockabilly enquanto estilo, procura emular, é Chet Atkins. Um Country Gentleman da Gretsch.
Quanto ao JJ, Nem é Deus na Terra (este) nem o diabo no Inferno (este). Vai oscilando. Faz mais coisas boas que mal feitas e tem a capacidade de identificar os problemas do futebol do Clube, da sua própria equipe técnica, da equipe de futebol profissional e dos jogadores concretos. Porém, não é só isso, sabe o que fazer para resolver os problemas futebolísticos da nossa insatisfação. Sabe o que fazer e vai fazê-lo. Não podemos querer corrigir em dois anos todos os problemas em que nos estamos a atolar há mais de trinta.
Portanto, temos de continuar a saber sofrer, continuar a saber arcar com as desilusões e o esmorecer das nossas esperanças mas, acreditemos porque é de acreditar que com esta Direcção e com as estruturas internas já criadas e em desenvolvimento, com JJ ou sem ele, o futuro do Sporting é um futuro de esperança fundada não de “wishfull thinking”.
Entretanto, para animar, com Terry Kath let’s take ” Another hour in the shower”!
19 Dezembro, 2016 at 10:09
Bons Dias, Caros Tasqueiros.
E votos de uma boa semana (se conseguirmos…. 🙁 )
Ainda estou a tentar “digerir” o resultado de ontem, mais não seja porque me encontro em Braga e sei que durante a semana muito vou falar sobre o mesmo…
Neste momento, já não há desculpas a dar ou justificações a apresentar. Estamos mais fracos sem o João Mário e o Slimani? O Braga já não tem o Rafa e o Pedro Santos (melhor jogador do Braga) nem jogou… E foi orientado por um treinador “interino”!
A jogar em 4-4-2 só com um avançado (nem Alan Ruiz, nem Markovic, nem André, nem Castaignos parecem servir)?
E como explica a péssima exibição do William e do Adrien? Cansaço? Então e os Elias, Petrovics e Mellis?
Isto está muito mau…
Próxima jornada não deverá “alterar” nada (Benfica – Rio Ave, Braga – Moreirense, Arouca – Guimarães), sendo que provavelmente é o SCP que tem o jogo mais difícil, com a deslocação a Belém.
Pelo que já estaremos afastados do campeonato.
Espero com ansiedade reacção do Presidente. Qualquer coisa como “temos que ganhar todos os jogos até final da época”. Tem que se colocar pressão sobre a equipe. Exibições como a de ontem, para um plantel tão CARO como o nosso, não podem voltar a acontecer. Lenços brancos em Alvalade? Em Dezembro? Outra vez?
E no próximo defeso não temos Euro para valorizar os nossos jogadores. Se não se chegar ao apuramento para a Liga dos Campeões, que impacto económico negativo vai ter um mau campeonato nacional? Isto preocupa-me.
Acontecerá alguma “purga” no Mercado de Inverno? É que pura e simplesmente temos demasiados jogadores (e caros!) para lutar apenas pela Taça de Portugal (a Taça da Liga não me interessa por aí além)…
PARA MIM, o Presidente e a Direcção não estão em causa. Uma das razões para a minha angústiaa com esta equipe é exactamente o facto de a Direcção ter feito o esforço de “abrir as portas do cofre” para dotar o plantel de quantidade e qualidade e… cá estamos, afastados de uma forma vergonhosa das competições europeias e em quarto lugar do campeonato (mesmo pontos do quinto).
Mas há uma coisa que eu cobro do nosso Presidente: se é para existir “máxima exigência”, espero intervenção do mesmo. Preferencialmente antes do jogo de Belém. Se não é para existir “máxima exigência” então OK, voltamos a 2012…
Quanto ao treinador, o “Hegemonias”, tem muito a recuperar para conseguir uma temporada DIGNA para o nosso Clube. E desde já digo: com ESTE CONTRATO para estes resultados, dificilmente é defensável ver o Jorge Jesus no SCP na próxima época.
SL
19 Dezembro, 2016 at 13:33
Não digas isso. Dá tempo ao tempo. Estamos a tentar recuperar 30 anos em dois. Tinhamos uma equipe do caraças o ano passado em que apenas foi necessário “aclimatizar 3 jogadores (Bryan Ruiz, Teo e Gelson Martins) mas, agora fia mais fino nós não perdemos só Slimani e João Mário, perdemos Teo e Montero. Só esses dois jogadores valeram 21 golos na época passada. João Mário, valeu 7 e Adrien 9! Slimani, esse deu-nos, só no campeonato, 27. Fizemos o Record de pontos. Tinhamos uma equipe de luxo lucramos 63 milhões com vendas mas sairam 75 Milhões de Euros de Jogadores! Com a “prata da casa” e um orçamento da treta tinhamos uma equipe ao nível de um Atlético de Madrid, cujo Orçamento foi de 160 Milhões de Euros!!! Quando se amputa uma perna, se lá não se pode pôr outra temos de andar com próteses enquanto outras pernas vão crescendo. Slimani e João Mário demoraram três anos a passar do vlor de 300mil Euros cada a 40 Milhões por bico. Calma. Há que ter calma pois, Jesus está a fazer o mesmo com Gelson e com outros. Não tenho dúvidas que os resultados vão surgir já na Segunda Volta. Se será o suficiente para sermos Campeões esta época, não sei mas que o é para o sermos a breve trecho, sim!
Tenhamos calma e a nossa proverbial “estupidez natural”…
19 Dezembro, 2016 at 10:09
Primeira parte desastrosa. Não é normal tantos passes falhados, tantos cruzamentos mal feitos.
Cansaço? Cabeça? É que pela qualidade não é seguramente.
O Braga, inteligentemente jogou como sabe. Em contra ataque. Não fomos para o balneário a perder pq não calhou.
Mas ao intervalo, a conversa foi “boa”. Entrámos muito bem e só não marcámos por Coates, Ruiz ou Gelson por muito pouco. E bem ou mal, os 3 pontos seriam nossos, com mais uma onde verde no restelo e pressão nos lampiões.
Daí a machadada que senti. O golo do Braga e a falta de soluções para dar a volta. Não jogamos com Dost (que desperdício) e o final da liga em dezembro.
Sim, o campeonato acabou para nós. Resta a taça e a luta pelo segundo lugar. Cá estarei para engolir estas palavras e bem o desejo.
Uma nota para a arbitragem:
O lance sobre o Gelson era para expulsão. Se Hugo Miguel não vou bem, o fiscal estava mesmo a olhar para o lance.
A haver penalti sobre o Bryan, da forma que se levanta e corre nenhum árbitro apita. Anjinho.
Os lances das mãos, podem ser interpretados de várias formas. Sim, se fossem os lampiões eram 3 penaltis. Mas se o árbitro nos quisesse foder, tinha marcado o lance sobre o Wilson logo no início.
19 Dezembro, 2016 at 10:54
Parece-me precoce dar este campeonato por “terminado”, caro amigo…
19 Dezembro, 2016 at 11:14
Sentimento sincero.
Como desejo estar errado, mas são muitos anos desta merda.
19 Dezembro, 2016 at 10:11
E ai temos o carvão em força nos jornais…
“Bruno de Carvalho direto ao balneário, jogadores não agradeceram aos adeptos
08:38 – 19-12-2016
Por isso mesmo, nem sequer houve espaço para o habitual agradecimento dos jogadores aos seus adeptos, tendo a equipa cumprimentado o adversário e recolhido logo ao balneário. ”
Os jogadores foram ao centro do terreno e agradeceram aos adeptos!!! Ouviram das boas… mas a VERDADE é que foram agradecer ao centro do relvado. òbvio que não vieram ao topo sul cantar como costuma fazer… mas isso é outra conversa!
19 Dezembro, 2016 at 10:12
Infelizmente isto é o SCP.
Haver eventuais votos, com base em resultados desportivos de 1 época, que ainda nem a meio vai.
Somo atacados de todos os lados, e em vez de nos unirmos nestas alturas, e mostrarmos a nossa força, juntamo-nos á escória que nos quer deitar abaixo.
Os nosso inimigos querem tirar á força o Bruno do lugar, para colocar lá um incompetente e fantoche como no passado recente.
Continuem assim, que assim lá chegaremos, em guerrasinhas internas e discussões de poleiros.
Esta merda é o Sporting CP, só temos de nos unir nestas alturas e apoiar ainda mais. FDX.
19 Dezembro, 2016 at 10:16
Há aqui gente que primeiro escreve e depois é que pensa. E normalmente esses nem metem os pés nos estádios.
Há décadas que convivemos com isto.
Um cambada de filhos da puta, que não merecem o clube que têm.
19 Dezembro, 2016 at 10:22
É que eu não vejo esta merda noutros clubes.
Quando o porco estava condenado esta época, quando o carnide a época passada esta a 7, não se via esta merda.
É que é logo uma contestação colectiva a tudo e a todos.
Percebo a frustração. Todos estamos. Quando o SCP perde nem durmo.
Agora, colocar tudo e todos em causa, fodasse não há paciência.
Isto é o que os nojentos dos PG, RGS, AV, JG e toda a comunicação social quer.
Pormo-nos uns contra os outros a discutir poleiros e não pensarmos em unísseno no Sporting CP.
Fodasse, acordem caralho!
Ainda não acabou a 1.ª volta, e este campeonato já provou que é digno de cambalhotas.
Já tivemos a 7, já estivemos a 2.
Acreditem caralho!
Podemos discutir eventuais más contratações. Tudo bem.
Agora colocar tudo em causa, fodasse.
19 Dezembro, 2016 at 10:34
“É que eu não vejo esta merda noutros clubes.
Quando o porco estava condenado esta época, quando o carnide a época passada esta a 7, não se via esta merda.”
Caro Schaars,
Eu não frequento blogues de outros clubes, mas posso assegurar-lhe que:
1- Se os milhafres não tivessem ganho o ano passado em Braga, inúmeros milhafres já queriam “a cabeça” do treinador. Isto ainda na primeira volta do campeonato!
2- O Flopetegui foi corrido pela pressão (negativa) da opinião pública milhafre (+ a falta de resultados, claro!). A Direcção dos andrades (dos andrades!!!!) foi fortemente contestada. Este ano não faltavam andrades a dizer que o NES não servia (vozes estas que se calaram com a “recuperação” desportiva do plantel (a que não está alheio o Brahimi ter passado a ser opção para o NES – que era uma das coisas que mais era criticado no treinador).
O futebol é essencialmente resultadista. Quando os resultados não aparecem, os sócios/adeptos/simpatizantes manifestam-se. Isso é transversal a todos os Clubes.
SL
19 Dezembro, 2016 at 10:49
Tudo certo.
Contudo há uma diferença:
– Porco passou os ultimos 30 anos a ganhar
– carnide lá ganha a espaços
– SCP ganha bola.
Nós não somos como “todos os outros clubes”. Nós estamos num processo de reafirmação de crescimento para chegarmos ao ganhar a espaços e posteriormente ganhar regularmente.
Não é em 3/4 anos que istpo se conquista.
É em décadas.
Deixem a direcção do Bruno e o JJ trabalhar caralho!
19 Dezembro, 2016 at 10:53
É isso!
19 Dezembro, 2016 at 11:21
“Deixem a direcção do Bruno e o JJ trabalhar caralho!”
Caro Schaars,
Quem é que não está a deixar trabalhar?
Os 42.000 adeptos que ontem estiveram em Alvalade?
Ou o Caro Schaars confunde manifestações de desagrado e críticas (desde que construtivas, claro!) com “impedimentos a trabalho”?
Posso não postar todos os dias, mas todos os dias leio este blogue (e outros) e aqui ninguém está contra o Presidente.
O que alguns Caros Tasqueiros entendem é que a equipe técnica falhou na preparação da época e que os próprios jogadores estão em sub-rendimento.
E não me parece adequado pretender que não se discuta o estado do nosso futebol…
SL
19 Dezembro, 2016 at 10:28
Schaars, na minha opinião ninguém vai tirar o Bruno do lugar.
É verdade que a bipolaridade faz parte do comum sportinguista, mas actualmente é muito mais visível em relação às exibições, treinador e jogador do que própriamente dito ao presidente.
A obra fala por si, mas uma coisa ele tem de ter em atenção. A importância do futebol e dos títulos.
É que muitos não olham à obra nos seu todo nem ao que isso pode implicar no futuro e vivem muito o momento, se vitória, se derrota.
Não podemos é nunca deixar de questionar e de ser exigentes. Foi das coisas que mais agradeço ao Bruno ter trazido de volta.
E falando do futebol, o facto de estarmos fora da Europa e afastados do título em dezembro não pode ser escamoteado.
E deixamos de apoiar por isso? Jamais.
–
19 Dezembro, 2016 at 10:18
Bom comentário, braveheart.
SL
19 Dezembro, 2016 at 11:33
Referia-me ao comentário das 10:09.
Concordando igualmente com este, a bipolaridade não é só nossa…
SL
19 Dezembro, 2016 at 10:19
Foi um jogo para esquecer. Até nem acho que tenha faltado atitude, faltou pernas, faltou cabeça, faltou… tactica. Somos tão mas tão previsíveis a jogar. Não há um rasgo, um remate de primeira… enfim!
E depois temos um tipo no banco que custou 8 milhões e entra o Bruno Cesár!
Algo vai mal… e não somos nós os adeptos, que ano após ano, jogo após jogo, decepção após decepção lá estamos a apoiar a equipa!
19 Dezembro, 2016 at 10:19
Não foi uma surpresa. Estava tudo preso por arames e era uma questão de tempo.
Tem sido sempre assim este ano. Futebol previsível, sempre preso à linha, com muitos passinhos inconsequentes e irritantes. Faltam bons finalizadores, falta objetividade, falta gente com faro pela baliza e com remate. Faltam bons passes, faltam jogadas pelo meio, falta gente que saiba jogar entre as linhas adversárias, como JM e Teo faziam. Falta um avançado móvel, que baralhe as marcações. Falta velocidade e quem a tem (Campbell e Gelson), não faz nada com ela. Não me lembro de um golo em contra-ataque nesta época.
Resumindo, falta qualidade a quem veio substituir jogadores com qualidade.
Ontem, para mim caiu um mito. O de que o futebol do ano passado era obra de Jesus.
Não era, era dos (bons) jogadores que tínhamos. Com estes, Jesus não consegue fazer nada. E isso leva-nos para a outra parte da historia: a das contratações de verão.
19 Dezembro, 2016 at 10:44
Acreditas, sinceramente, no que escreves?
Quem adaptou com tamanho sucesso João Mário a falso médio direito? Quem transformou Schelotto no melhor lateral da 2ª volta do campeonato? Alguém se lembra dos jogos do Marvin nos jogos seguintes à derrota no dérbi? Slimani, 30 golos? Quem foi buscar Semedo ao Setúbal e o meteu a titular? O perfume de Bryan na equipa, a falso extremo esquerdo? Dupla atacante com quase 50 golos no cardápio?
Foram os jogadores sozinhos que descobriram isto tudo?
Meu amigo, não sei como acompanhas o futebol na tua vida, mas isto só pode ter mão de uma pessoa: o agente principal, o timoneiro, o TREINADOR.
E esse treinador é JORGE JESUS.
O futebol do ano passado foi obra de JJ, o mau e o bom. Porque é ele que lá está a orientar as tropas!
19 Dezembro, 2016 at 11:22
Acredito, claro. Já acreditava no potencial do João Mário desde que era júnior.
Tal como no Slimani. Ninguém transforma nada, trabalha-se a qualidade que se tem ou não tem. E estes jogadores tê-la iam com qualquer treinador minimamente competente. Milagres…não temos.
Eu também podia argumentar que quem transforma o melhor lateral esquerdo da liga num lateral digno da 3 divisão, não percebe nada de futebol. Mas não vou por aí.
Jesus é um bom treinador, o melhor em Portugal, mas sem jogadores não é ninguém. Como todos os treinadores, de resto.
19 Dezembro, 2016 at 11:37
Acreditar no potencial de um jogador é MUITO diferente do que tirar o melhor dele!
Há muitos treinadores que não sabem fazer nada com eles!
O Carrillo fez 17 (!) assistências com Marco Silva, e o Manco Vitória não sabe tirar nada dele. É só um exemplo.
“Jesus é um bom treinador, o melhor em Portugal, mas sem jogadores não é ninguém. Como todos os treinadores, de resto”
Vais-me desculpar, mas isto é conversa para boi dormir. Não leves a mal, mas sabes bem que é desconversar.
Evidente que um treinador com meia dúzia de coxos não faz nada, e que isso abrange todos os treinadores do mundo.
Jorge Jesus é um excelente técnico, com uma carreira em ascensão. O fodido é que o Sporting é um clube marcado pelo sistema. Essa é que é a verdade.
19 Dezembro, 2016 at 12:11
Tocaste no ponto. Já se percebeu que no atual estado do futebol português, o Sporting e o Porto vão andar a cheirar muitos anos. O carnide tem os árbitros na mão, como se viu no estoril e na luz, contra nós.
Se queremos ganhar, temos MESMO de ser melhores do que eles (como fomos no ano passado), tens de ter uma equipa do caralho para o nosso campeonato.E este ano, não temos, essa é verdade. E Jesus não faz milagres, podes melhorar aqui e ali, mas Slimani será sempre melhor que Dost, João Mário e Teo dariam sempre mais ao nosso jogo do que Campbell e Gelson. Não podias falhar tantas contratações no verão, se queríamos manter o nível do ano passado. Foi um desastre.
O Barcos foi de vela, sem marcar um golo.
O Spalvis partiu-se todo e parece que não foi a primeira vez.
O Ruiz é um flop de 8 milhões, que gosta de pizza.
O André é um bom avançado para o Estoril.
O Castanhos é….bom…não sei.
O Dost é bom na grande área, porque fora dela não existe.
Assim, não dá. São erros a mais e nem Jesus consegue corrigir tanto erro de casting.
19 Dezembro, 2016 at 12:19
O único jogador que tive mesmo, mesmo pena que tenha saído foi o Slimani. Este gajo não dava uma bola como perdida e motivava o resto da equipa.
Para além disso estava-se a tornar num ponta-de-lança eficaz.
Depois dos 30 golos em 2015/2016, esta época chegava aos 45.
19 Dezembro, 2016 at 12:45
lol… quando o mercenário do Cornillo já serve de argumento ao trolha de serviço… tá tudo dito!
19 Dezembro, 2016 at 13:16
Esta gaja é um gajo por detrás do monitor. E lampião.
19 Dezembro, 2016 at 13:39
Trolha na mouche, é um gajo agora se é lampião ou não. 😉
19 Dezembro, 2016 at 10:22
Mas só para que conste, acho que Jesus deve continuar.
Não podemos voltar a ser um cemitério de treinadores.
E já agora, bem que podia abdicar de 1 ou 2 milhões do seu salário principesco.
Se se sente responsável…
19 Dezembro, 2016 at 13:35
Está descansado que o Super Sli ainda vai voltar para cá acabar a carreira, quando largar o leicester.
19 Dezembro, 2016 at 10:25
Já aqui não escrevia há um tempo, mas depois do jogo em que mais revoltado saí de Alvalade em anos (e que me valeu quase andar à batatada com um dos adeptos do “Joguem mas é à bola que o resto aparece sozinho”), tenho de partilhar a minha opinião com vocês:
Ontem foi apenas o culminar de uma sucessão e somatório de problemas:
1. Não temos plantel, por culpa própria – De todas as contratações, o Bas Dost é o único que se aproveita. De todos os outros, mais valia ter os da equipa B ou os emprestados, porque se é para aquecer o banco, qualquer um serve. Foi dinheiro esbanjado à fartazana, o que me leva à conclusão de que o JJ não pode ter mão livre em contratações. Poderá dar a opinião, mas no final de contas terá de trabalhar com o que lhe dão. É um mago na parte do “comigo jogam o dobro”, mas dos que ele escolheu, estão todos a jogar metade. Ou zero, nos casos de Alan Ruiz e companhia.
2. O Sistema está a fazer uma demonstração de força, que é muito mais eficaz com as debilidades que temos apresentado.
Posto isto, o que é que se pode fazer: contra o sistema, está tudo feito, e não podemos controlar, por isso só nos resta arrumar a casa. O campeonato está mais do que perdido, portanto é apontar à Taça e a um lugar na Champions. De caminho, despachar todo o entulho que se foi buscar no verão, e apostar no que temos em casa.
Quanto a mim (e a nós), é para apoiar, sempre, assim façam por merecer.
19 Dezembro, 2016 at 14:46
Mais coisa menos coisa 😉
19 Dezembro, 2016 at 10:28
Infelismente tb acho q o campeonato acabou para nós! Em Janeiro, e já n falta muito é corrigir as asneiras q se cometeram no mercado de Inverno e tentar ganhar alguma Taça.
19 Dezembro, 2016 at 10:28
Eu não queroi saber o que JJ diz, nem quanto JJ ganha! Eu estou-me a cagar para o “JJ comentadeiro”. Nem sequer dessa coisa de salários, que desconheço: o dele, o dos jogadores, o do Presidente, o do Paulinho…. Isso é conversa de vão-de-escada, de (outras) tascas, de donas de casa sem mais que fazer!
Sei as contas do Clube, e gosto, muito!
Sei de onde vimos, e gosto para onde vamos, muito!
Por isso permitam-me: não quero que NADA DISTO se altere! NADA! Então e os sobressaltos de resultados que me deixam fodido, sem voz, com dor de corno como ontem que não podia, que deixam um adulto estupidamente com vontade de chorar, e que o atiram para a cama na esperança que a noite tudo melhore (e melhorou!)? E que me “afastam” do primeiro lugar?
Porra, se me dissessem, há 2-3 anos, que nenhum ponto perdido com as galinhas ou os morcões me iriam deixar indignado como hoje deixam, seja em casa seja fora, eu não acreditava. E há 3-4 anos nem sabia bem se o Sporting ia continuar a ser Sporting, ou se ia ter que ser refundado. E há 1-2 anos custou a ter a pior assistência deste ano! Porquê? Porque jogava-se pior, muito pior! Porque cada jogo não era indiscutivelmente para ganhar! Porque as lides da perseguição do 1º lugar eram uma miragem há muito desaparecida!
Já sei o que muitos se preparam para dizer nesta altura da frase (é sempre a mesma m****): “não há paciência para essa conversa”, “é preciso exigência”, “então e os resultados?”, “e o investimento desta época?” (a saíde de JM e Slim, talvez…)!
Mas onde é que mandar JJ embora é “exigência”? Ou sequer minimamente inteligente? Em que é que o paleio duvidosamente reproduzido pela Comunicação anti-Social tem assim tanta importância? Não gostam do paleio?: as vossas televisões não têm o botão de silenciar? Não têm outros canais em vossas casas? O QUE ESTÁ AQUI EM CAUSA NÃO É COSMÉTICA, É UM TREINADOR!!! E É UM PRESIDENTE PARA O NOSSO CLUBE!!!
Por isso acalmem as passarinhas, em vez de serem tão afoitos a tentar foder todo o castelo de cartas, só porque cairam umas cartas de cima há pouco! Cartas DE CIMA, que podemos tentar re-erguer, com calma e inteligência, e acabar a merda do castelo! Talvez não este ano, infelizmente (BLASFÉMIA!!! HERESIA!!! FALTA DE ESPÍRITO DE VITÓRIA E DE CULTURA DE EXIGÊNCIA!!!), afinal podemos estar pior do que imaginamos há uns meses atrás (e estamos, não é preciso ser genial para o perceber, qualquer sportinguista bipolar-agoirento o consegue…), em que desvalorizamos as saídas dos (afinal) fundamentais JM e Slim (e sim, o mesmo se aplicaria a William, a RP, entre outros…), mas esta merda NÃO É para recomeçar do zero!!! NÃO É inteligente defender isso!!!
Ou seja, o mesmo de sempre: haja, no mínimo, a lucidez de só se pôr em causa (intra-muros) JJ e BdC na mesma frase em que se apontam alternativas, e após crítica séria das mesmas (e nada de demasiado delirante sff…). Eu, pessoalmente, não acredito que vá haver o que quer que seja de minimamente credível, até porque o caminho actual, mesmo em dia de sobressalto em que se junta a poeira que nos atiram aos olhos a um banano futebolístico dos lampiões do Norte, é um caminho que nos vai levar aos triunfos tão ansiados, não tenho disso a menor dúvida, e que JÁ NÃO SÃO APANÁGIO DESTA CASA! Ninguém do Sporting, exceptuando alguns muito, muito velhos, está “habituado a ganhar”, e os que estiveram já se esqueceram de certeza, deixem-se de merdas de delírios de grandeza! Para voltarmos a ser grandes, vamos ter que RECOMEÇAR a sê-lo!! E é isso que temos feito, com BdC e JJ. Agora, voltar a recomeçar DO ZERO?
Por isso façam um enorme favor ao Clube: deixem-nos lá todos a trabalhar no sentido que o têm feito, com a calma necessária! Esqueçam as vossas surreais expectativas, as vossas desilusões pessoais do momento. Isto não é só “fight”, é sobretudo “resist”!
Não espero menos de BdC que encerrar estas conversinhas e conversonas de merda, sem apelo nem agravo. JJ é para levar à cova com ele! E em 2017 vamos dizer-lo claramente, NAS URNAS, ele que não duvide disso por um segundo!!!
SL
19 Dezembro, 2016 at 10:43
Completamente de acordo.
É com esta direção que quero continuar, e com este treinador que vamos ser campeões.
Mas… não vou com tantos paninhos quentes como tu. Tu não queres saber do ordenado do JJ, olhas para as contas num todo e é legítimo. Agora, deixá-los trabalhar?
Foda-se, meu… mais calma? Mais apoio? Apesar da bipolaridade, se há coisa que JJ não se pode queixar é condições para trabalhar… a todos os niveis!
19 Dezembro, 2016 at 10:48
JJ é muito provavelmente o Melhor treinador que poderemos ter… MAS…. não pode ter carta branca para mandar no futebol!
JJ tem que ser o Treinador!! Apenas e só o Treinador!!
Por isso… o Bruno que fale grosso com o JJ!
JJ tem que baixar a garimpa e entender o ADN do clube!! Aqui não há vouchers…. mas há :
… uma Massa Adepta sem Igual!! Ontem 42 mil almas….
… uma formação do caraças!! Não sou utópico para achar que é possível ganhar só com putos da formação, mas porra…. as Contratações têm que ser cirúrgicas e acrescentar valor!! Se é para serem segundas linhas…isso fazem os putos e fazem com muito mais compromisso com o clube!!
19 Dezembro, 2016 at 12:48
Acredito que com um Rui Jorge, por exemplo, não estaríamos a 8 pontos das galinhas, fora da europa e com uma camioneta de entulho para despachar o mais rapidamente possível da equipa principal…
19 Dezembro, 2016 at 13:18
Entulho é o que escreves por aqui quando apanhas sinal de wifi.
Mata-te, caralho.
19 Dezembro, 2016 at 14:13
mata-te tu, panão!
19 Dezembro, 2016 at 17:10
Rui Jorge????
Céus…
19 Dezembro, 2016 at 10:57
Não peço mais calma nem mais apoio. Apenas o mesmo de sempre este ano, receando que se possa estar a perder esse apoio (ou seja: “não menos”). Mas julgo que não se vai perder nada, é só as vitórias voltarem, com um grande Janeiro e um Fevereiro melhor ainda, só ultrapassados por um brilhante Março, Abril e Maio, e vai ficar tudo bem, conosco no Marquês a beber uma Bock! 😉
19 Dezembro, 2016 at 11:17
És um sonhador. Bem hajas. 🙂
19 Dezembro, 2016 at 10:45
Fodasse é isto!
19 Dezembro, 2016 at 10:55
+1000
19 Dezembro, 2016 at 11:12
excelente Placebo, é isso tudo!
há gajos que para eles isto estava sempre numa roda viva, a mudar presidente, treinador, roupeiro, médicos etc….
pergunto-me é como que com tanta mudança querem ganhar exigência de vitória????
19 Dezembro, 2016 at 14:51
Opá… gostava de ter escrito este texto!
Thanks!!!
Sporrrrrtiiiiinggggg
19 Dezembro, 2016 at 10:29
É simples, para jogarmos a beata que jogamos, independentemente do colinho que se vê noutras bandas, é apostar na prata da casa e ver miúdos no relvado ao invés de Srs bem pagos que pouco fazem:
Gauld neste momento é melhor que Ruiz (qq dos 2!!!!).
Geraldes pode substituir Adrien (adeus Elias)
Preciso de falar do substituto do William? (deveria ter cá ficado)
Laterais só indo ao mercado
Matheus Pereira é melhor do qualquer outro extremos, excepto Gelson.
Podence vale mais do que Andre; “Castanhas” juntos.
A resposta está nossos, para que perder a identidade de um clube para jogar isto?
Jesus tem de apostar dentro de casa.
19 Dezembro, 2016 at 10:32
e com estes a paciência dos adeptos muda, se muda… são nossos!
19 Dezembro, 2016 at 10:47
Infelizmente não é bem assim.
Vi ao meu lado assobiarem o mané…
19 Dezembro, 2016 at 10:49
Mas agora querem-no de volta! Só para o poderem assobiar novamente!
Filhos da puta, caralho!
19 Dezembro, 2016 at 11:07
Ó Balakov, eu até o Figo vi ser assobiado várias vezes por “jogar mal”. Rui Patrício? Não era redes para o Sporting ainda há uns anos atrás. E Nani, e Pedro Barbosa, e Liedson (quando jogava no Sporting, sim, até no jogo da despedida!), e já agora William ontem (!!!), e tivesse o CR7 ficado mais um pouco e também teria sido seguramente “brindado”.
Não quero com isso dizer que eles mereçam incondicionais palmas de cada vez que jogam, independentemente da exibição. Mas eram escusados os assobios durante os jogos, e essa tua ilusão sobre a valorização da Formação por parte de sócios e adeptos nos jogos a doer é mesmo só isso: uma ilusão! Como bem se vê aqui na Tasca, uma coisa, e apenas uma coisa interessa a demasiados: resultados.
#ofairplayéumatreta
19 Dezembro, 2016 at 16:48
Percebo e respeito o que afirmas. Mas em suma o que se retira é o seguinte, ao invés de se andar a gastar dinheiro e jogar mal, que se jogue então mal valorizando os nossos, tens o exemplo já dado do R. Patricio, fez-se com as dores do crescimento.
Rumo a belém
19 Dezembro, 2016 at 10:30
BdC cometeu um erro grave , achou que com JJ o problema do futebol estava resolvido , enganou-se e a fatura vai sair cara não que acho JJ mau treinador ou uma má aposta pelo contrário , contratar o melhor treinador nunca poderá ser um erro , coisa diferente é dar carta branca ao homem ! mas não foi só BdC e a administração a errar o Sporting errou e quando digo Sporting somos todos nós que embriegados com pavilhão novo ( otimo ) aposta forte nas modalidades ( otimo ) descuramos o que realmente faz mover tudo isto , que quer se queira quer não é o futebol e os resultados , nós ainda temos o handicap de termos de lutar contra tudo e contra todos , pelo que tem de haver mais exigencia nas contrataçoes só pode vir pró Sporting se for para acrescentar algo caso contrário é melhor não contratar , estariamos piores com Palhinha, M.Pereira,Iuri, Podence ?? só por exemplo , o Sporting não pode ir buscar meia duzia de jogadores ao mesmo tempo na esperança de lhes relançar a carreira !!!! não faz sentido … duvida pela duvida que se aposte nos miudos que já cá estão !
19 Dezembro, 2016 at 10:43
+100000000000000000000
19 Dezembro, 2016 at 11:46
Concordo também, mas a mola real, infelizmente, não tem sido o futebol. As modalidades têm sido muito importantes para o Clube. Para além de outras proezas, o título europeu feminino na época passada.
Dão muito prestígio internacional por mais que os pasquins da nossa praça o minimizem!
19 Dezembro, 2016 at 10:51
Mike, terá sido carta branca? Foi decisão em conjunto?
Presumo que a nível de futebol, JJ só aceitou ficar tendo de facto os poderes quase todos. Mas não todos, no que toca à parte financeira quem manda é o presidente.
Mas nós não estamos lé dentro e não temos os detalhes.
Por isso, enquanto for uma presunção e não uma certeza… a responsabilidade não pode ser só do JJ. É da direção, do departamento de futebol.
Digo isto para o bem (epoca anterior, qualidade apresentada, luta até final) e para o mal (fora da europa e do campeonato em dezembro).
19 Dezembro, 2016 at 10:54
Não sabemos de facto se foi carta branca …. mas se “JJ só aceitou ficar tendo de facto os poderes quase todos.”….. então foi um erro estratégico na mesma!
E isso aplica-se a JJ como a outro Treinador qualquer. O Sporting não é um milionário com rios de dinheiro para gastar…. pelo que chame-se JJ, Leonardo Jardim ou Zé da Esquina…. Nenhum treinador do Sporting pode ter o poder que JJ demonstrou ter… principalmente na preparação desta época!
19 Dezembro, 2016 at 11:10
É dessas coisas que se começa a dizer, provavelmente repetindo o veneno que um paineleiro lampiânico qualquer meteu a circular, e que “pega”. Isso da “carta branca”, e de “não gostar da formação”, entre muitas outras coisas….
19 Dezembro, 2016 at 13:43
Apostar nos miúdos é uma coisa e enfrentar o Real Madrid, o Dortmund e mesmo o Légia com miúdos da escola é outra completamente diferente.
Vamos com calma que entre Bruno de Carvalho e a equipe técnica sob o comando de JJ havemos de vencer. #0 anos de malabarismos, malbaratismos e desavenças internas a todos os níveis não se corrigem em dois.
O tempo é essencial. Se me dissessem, podíamos ter tido mais sorte no sorteio da Champions, podíamos. Podíamos ter jogado melhor? Podíamos com Slimani, Teo e João Mário no onze. Com tudo remendado, jogadores por integrar e metade da equipe renovada, não.
Se vamos ganhar este campeonato? Why not? O mais provável é não o ganharmos, vamos lutar, vamo-nos esfarrapar mas, não depende só de nós. Que vamos ganhar dois ou três campeonatos nos próximos cinco anos? Vamos. Por isso, ponho as mãos no fogo. Vamos ganhá-los. Tenhamos calma…
19 Dezembro, 2016 at 14:56
Essa coisa da carta Branca é uma mentira repetida muitas vezes…. vezes de mais para pessoas que achava terem dois dedos de testa!
19 Dezembro, 2016 at 10:43
Vai ser uma semana longa…
19 Dezembro, 2016 at 10:45
Decepcionante…
é o termo que me salta á cabeça nesta altura, por mais uma época deitada ás malvas, pois na conjectura actual não é possível esperar que o benfas perca oito pontos, ainda para mais com as artimanhas que poluem o nosso futebol.
Um plantel que praticamente todos nós no início da época achávamos ser de mão cheia…não o é, tem inclusivé muita carência, principalmente nas faixas laterais, na minha opinião, principalmente no flanco direito (João Pereira durante 90 minutos de ataque não faz um cruzamento sem bater em alguém).
Pergunto-me se Meli não é jogador para este meio campo a perder gás de jogo para jogo?
Adrien e William estão em fase má, muito trapalhões com a bola nos pés e a passá-la péssimamente, Bryan Ruíz é uma sombra do ano passado e não pode com as pernas, olho para o jogo da equipa e imagine-se, a bola é passada constantemente para o miúdo Gelson á espera que ele resolva tudo, aliás neste momento é o nosso único desiquilibrador, mas ainda lhe falta alguma coisa para ser um jogador de mão cheia, o que é natural.
Nunca pensei que fosse tão dificil substituír João Mário e Slimani, o português pela sua classe de controlo de bola e de passe, o argelino pelo sua caracteristica única de pressão constante sobre qualquer defesa.
Sem dúvida que o futebol do Sporting perdeu o seu ADN dos últimos anos, e aqui nada contra Bas Dost que para mim foi a melhor contratação dos últimos tempos, precisava era de um Slimani ao lado.
Juntando a estas maleitas internas todas, ainda temos que levar com arbitragens manhosas, que nos afundam como podem, sabendo eles que levarão alvissaras se o Sporting não conseguír ganhar, ainda ontem Hugo Miguel que eu considerava um dos pouquissimos árbitros que fugia aos tentáculos do polvo, fazer uma arbitragem provocatória marcando faltas e faltinhas em cada encosto nosso, num lance em que poderemos discutir se há penalty ou não, garanto que se fosse a favor das papoilas saltitantes tinha sido marcado.
Época de Natal, o conto do Cherba neste post é “Christmas Carol” mas sem fazer algum esforço poderei traduzi-lo como “Natal, que carola tenho”.
19 Dezembro, 2016 at 10:51
E ai está um comentário que diz tudo!
19 Dezembro, 2016 at 12:07
Bom comentário, Mário Túlio. Com o equilíbrio que nem sempre lhe reconheço, desculpe dizê-lo, algumas vezes delirante, outras bélico.
Tem todo o direito de me mandar para onde quiser… que eu não conto ir…
Mas, embora optando, as mais das vezes por um discurso ponderado e conciliador, não seria eu, se não lho dissesse.
E num momento em que aparecem aqui (poucos) tasqueiros a mostrar o que querem, dando, por exemplo, “pau” (um) e falando “à tio” (outro), em que há tasqueiros a insultarem-se estupidamente, terei também direito a uma crítica directa. Que me desculpe a franqueza.
SL
19 Dezembro, 2016 at 12:20
Desculpem-me o Mário Schmeichel e o Mário Túlio!
Só pode ser da puta da noite mal dormida!
Ao Mário Schmeichel, obviamente os meus parabéns pelo comentário. Ao Mário Túlio, obviamente as minhas desculpas pelo facto de o ter referido sem pés nem cabeça!
Mantenho, no entanto o reparo que lhe faço.
Estou sem saber onde me meter…
19 Dezembro, 2016 at 13:42
Caro jmfs1947
Respeito a sua opinião concordando com ela ou não, quanto mais não fosse pela idade que tem, isso para mim é muito importante.
Agora, deve entender que não escrevo aqui para agradar a ninguém mas sim exponho as minhas ideias sempre no intuito de defender o meu Sporting.
Sempre fui assim na defesa do que amo, nunca fui cobarde e digo o que penso na cara de quem quer que seja.
A minha forma “beligerante” de encarar o fenómeno também me faz pensar que “quem não se sente…” e eu estou farto de roubos e só não vou assistir de cadeirão a estes tipos ( árbitros/ jornaleiros / paineleiros) serem postos na ordem, porque quero lá estar também, pois volto a dizer pela milésima vez, só nos vão respeitar e temer quando lhes retribuirmos o que nos tem feito.
Modus operandi usado por outras paragens que tão bons resultados deu para os outros.
Somos diferentes? Realmente somos…somos uns betinhos pois o que se tem passado connosco se fosse com outros já havia braços e pernas partidas.
Tínhamos de ser 3.500.000 de brunos carvalhos, mas a nossa maneira de estar é críticar porque parece mal estrebuchar quando somos roubamos , nunca entendi essa do ser totó.
De resto, desejo-lhe um bom natal com a curiosidade de um dia partilharmos as nossas vivências de Sporting ao vivo e a cores. Abraço
19 Dezembro, 2016 at 13:52
Mário Schmeichel, eu concordei com o seu comentário!
O “delirante” e o “bélico”, embora descontextualizado, foi para o Mário Túlio!
Em suma, e disso me penitencio, devia ser só: Bom comentário, Mário Schmeichel! Nada mais que isso.
Retribuo os seus votos, sinceramente. Um abraço também.
19 Dezembro, 2016 at 14:00
Ah ok, não tinha compreendido.
Abraço e SL
19 Dezembro, 2016 at 13:57
Vai esperando sentado Mário.
19 Dezembro, 2016 at 10:46
já descarregaram tudo? optimo.
quinta-feira há mais e vamos ganhar.
19 Dezembro, 2016 at 10:50
VAMOS SPORTING, CARALHO
ESTA RAÇA NÃO SE VERGA
CONTRA TUDO E CONTRA TODOS
FORÇA SPORTING, BDC, JJ, PLANTEL, SÓCIOS
TODOS JUNTOS, CARALHO
NINGUÉM DESISTE, NEM UM PASSO ATRÁS
19 Dezembro, 2016 at 10:51
disso podes ter a certeza!
19 Dezembro, 2016 at 11:05
+1
19 Dezembro, 2016 at 14:19
Pareces o ministro de propaganda do Iraque. O Iraque já estava conquistado e ele ainda falava numa vitória esmagadora. Tira as palas e vê que os resultados são miseráveis para tanto investimento, para o que se paga a um treinador.
19 Dezembro, 2016 at 10:53
A direcção n aprendeu com os erros cometidos;
O treinador não aprendeu que a bazófia não ganha jogos, e aqui não há maozinha para aparar alguns erros;
E alguns adeptos, continuam iguais a si mesmos…
Este clube nunca há-de mudar! Não tem cultura vencedora, PONTO!!
19 Dezembro, 2016 at 11:05
Adeptos como tu são idiotas… PONTO
19 Dezembro, 2016 at 11:06
Adeptos como tu fazem tanta falta como a fome!
Já foste ou estás à espera que te mandem?
19 Dezembro, 2016 at 11:15
Batam palmas!!
Perdemos um jogo contra uma equipa treinada pelo…Abel Ferreira!!
Parabéns!
19 Dezembro, 2016 at 11:17
No dia em que tu fizeres um post construtivo…. eu bato-te palmas!
Até lá…. mando-te para o c@aralho!
19 Dezembro, 2016 at 11:23
Esqueci-me que tinhamos levado 3 do Capucho, mais 3 do Martins, para além de um empate com o petit…
Mas está tudo bem!! A culpa é dos adeptos que vão ao estádio e pagam quotas.
19 Dezembro, 2016 at 11:03
Só um comentário…
Acho que este é o terceiro jogo que nos corre mal, e que muita gente vem aqui apregoar “o campeonato acabou”
Engraçado… antes do jogo conta o benfas poderias chegar á liderança do campeonato… Mas por forças externas ficamos a 5…
EU VOU ACREDITAR ATÉ AO FIM ATÉ MATEMATICAMENTE NÃO DER…
E UM AVISO Á NAÇÃO… QUEM NÃO NÃO VOTAR NESTA DIRECÇÃO SÓ E EXCLUSIVAMENTE PORQUE NO FUTEBOL AS COISAS NÃO CORREM BEM É UM COMPLETO IDIOTA QUE NÃO VÊ O TRABALHO GERAL QUE ESTÁ A SER FEITO.
19 Dezembro, 2016 at 11:11
Odraude, claro que num campeonato “normal”, o campeão tem sempre margem para ter 2 ou 3 jogos que correm mal. Nós já esgotámos a nossa quota antes do Natal, e não estamos claramente num campeonato “normal”, onde nos adversários não há pura e simplesmente jogos que correm “mal”, porque acaba sempre por aparecer algo que faz a bola entrar.
19 Dezembro, 2016 at 11:17
Engraçado é que só o Sporting é que é obrigado a jogar de forma perfeita em todos os jogos… os outros não, quando jogam mal, forças externas ajudam a ganhar…
19 Dezembro, 2016 at 14:16
É exatamente isso: a nós não nos basta ser perfeitos.
19 Dezembro, 2016 at 11:21
Alguma vez BdC perde as eleições??
Os ‘híbridos’ são poucos. Fazem é muito ruído, e por isso parecem muitos…
Quando se contarem os votos veremos que o povo leonino sabe o que lhe convém.
SL
19 Dezembro, 2016 at 11:07
Culpa alheia / culpa própria.
Não vou, por um momento, retirar a culpa própria ao Sporting. Este jogo demonstrou uma equipa arrasada, física e psicologicamente. As razões estão sobejamente identificadas por vários comentadores aqui da Tasca. Erros crassos na abordagem de jogos como o da Polónia e em contratações que não permitem rodar o plantel e, jogadores (com os laterais em evidência), que são efectivamente fracos para um clube como o Sporting.
Agora, e enquadrando também o motivo do desgaste psicológico, convém não esquecer que em apenas duas jornadas, o Sporting vê três situações de mão na área adversária resultarem em nada. Nas mesmas duas jornadas, benfica beneficia das duas mãos na sua área que não dão em nada e vê uma assinalada a seu favor no Estoril (aqui já não há intencionalidades nem meias intencionalidades, é para o benfica, marca-se, tempus regit actum). Diferença? 6 pontos.
Não vou recuperar aqui comentários anteriores nem o texto sobre os 22 anos de sujo dirigismo benfiquista, mas estou convicto que se trouxessem a equipa do Real Madrid para jogar no Sporting, nem assim seríamos campeões. Lutamos contra algo muito grande e enraizado, disseminado em todas as vertentes do futebol (como se viu esta semana, desde o prejuizo em campo à nota dada ao árbitro criminoso, à questão das 4 análises anti-doping de que Pedro Varandas deu nota indignada, à questão dos titulos, etc…). É algo planeado, organizado, que nos bate sistematicamente, vem de todos os lados e como a água mole em pedra dura, desmoraliza-nos, desgasta-nos e em última análise, vence-nos. E continuará a vencer-nos enquanto alinharmos numa competição viciada, fraudulenta e corrompida, valores estes, antagónicos ao Sporting. Assim, a culpa alheia resulta inevitavelmente em culpa própria. A equipa vai caindo, vai percebendo o que se passa, vai desacreditando e põe-nos a criticar o clube, tudo e todos. Põe-nos à procura do inimigo no sitio errado. Esse está lá fora, no topo da sua teia a ver-nos embrulhados cada vez mais, sempre que nos tentamos debater. É um ciclo vicioso.
A solução para isto é muito complicada e eu estou cansado ou falta-me a imaginação para a encontrar (e também os dirigentes do Sporting, desde há décadas, pelos vistos). Posso perder-me em soluções mirabolantes ou impossíveis, como integrar a Liga espanhola enquanto não houver garantias de verdade em Portugal, no que seria um golpe durissimo ao próprio campeonato nacional (que não duvidem, bateria bem forte em porto e benfica onde mais lhes dói – na carteira), ou tentar colocar os nomes mais reputados do clube a trabalhar todos para o mesmo lado, num departamento de investigação e denuncia, fazendo o trabalho que cabe à incompetente justiça portuguesa, mas como disse, não sei encontrar a solução nem estou no ramo para perceber como vencer um sistema tão corrupto e vergonhoso.
Apenas sei que isto é assim há décadas e nós continuamos a querer vencer o inimigo no seu próprio jogo sujo, quando não sabemos jogar sujo. Mesmo que aprendamos, vamos contra os nossos valores e o inimigo bate-nos por experiência. Até se descobrir como actuar, como dar uma valente pedrada neste charco pantanoso, esperam-nos longos e penosos natais. “History, will teach us nothing”, como diz Sting.
19 Dezembro, 2016 at 11:13
Essa ideia de jogar o campeonato espanhol merecia ser trabalhada…
19 Dezembro, 2016 at 11:22
Curiosamente, nunca a vi verdadeiramente analisada, explorada. Por ninguém. É óbvio que seria muito dificil para o Sporting entrar numa competição de alta exigência e a lutar para não descer ou por lugares europeus. É óbvio que também não estaria isenta de erros e más arbitragens, mas um clube como o Sporting também teria orçamentos que agora são impensaveis para nós. São mais de 3 milhoes de adeptos e isto, mesmo em Espanha, tem dimensão. Enfim, quase todos se riem e acham um disparate mas eu acho que é a única saída para sair deste sistema viciado que nos encurralou.
19 Dezembro, 2016 at 11:23
“única saída para sair” LOL
Pobre cabeça a minha, nesta hora, é o desgaste 😉
19 Dezembro, 2016 at 12:44
A Espanha é o perfeito exemplo de um campeonato limpo.
Arbitragens excelentes, é ir revezando entre Barcelona e real quem é mais beneficiado. Enganadores como o Busquets ou o Mascherano fazem o que querem.
19 Dezembro, 2016 at 13:07
Não era ir para Espanha para ser campeão, nem por ser idóneo, para mais com uns portugueses como nós, caro Crente.
Era ir para Espanha tão só porque esta merda é tão má por aqui. E ver como isto se aguentava sem a nossa massa adepta. Passava a ser um campeonato de um clube só (já que os morcões têm apenas representatividade local).
O único real problema, a ter que ser seriamente analisado, seria a questão financeira, do provável não-acesso à Champions. Mas se aqui as coisas se desenham pelos amigos do alheio no sentido de nos tentar privar desse mesmíssimo acesso, porque não?
Queria ver este campeonatozinho a ser disputado sem nós. Quanto é que conseguiriam sacar em direitos televisivos? Em patrocínios? O que passaria a valer este “país do futebol” para a Europa? Quanto tempo teria que passar até só uma equipa ser apurada para a Champions? Ou nenhuma, sem pré-eliminatória? Quantos jogadores não quereriam disputar La Liga com a nossa equipa? Catapultando-se instantaneamente para o topo da visibilidade?
Eu não acho disparate nenhum analisar-se bem esta ideia, e não me importo de eventualmente “sair por esta saída” 🙂 , depois de ver bem se há outras ou não….
19 Dezembro, 2016 at 15:21
Isso era o que eles queriam. Dividir a receita por 2.
Até se dariam ao luxo de deixar de roubar e nós seríamos os eternos “calimeros”.
19 Dezembro, 2016 at 11:10
Ainda na jornada passada estávamos a lutar pelo primeiro lugar, e agora estamos em 4º , onde acumulamos duas derrotas com carnide a e carnide b…estranho…
Para não dizerem que sou tendencioso ,admito que o JJ anda um bocado confuso e que os nosso jogadores poderiam ser mais pragmáticos no ultimo terço do terreno.
Mas… só no jogo de ontem vi 2 penaltis a nos serem sonegados e houve também uma entrada assassina sobre o gelson… passou-se alguma coisa?! Passou, mas “varre-se tudo para debaixo do tapete”.
Já nem falo do escândalo que foi na lixeira nem no jogo do légia, que apesar de não jogarmos por aí além, mais uma vez não se marcou uma grande penalidade a nosso favor…
Enfim!
Deve ser macumba, lei de Murphy ou o caralho!!
Não acredito neste futebol , depois da palhaçada que foi o campeonato passado!!
86 pontos minha gente, 86 pontos e não fomos campeões…
Não me fodam!!!
SPORTINNGG!!!!
19 Dezembro, 2016 at 11:14
As pessoas preferem acreditar que há um problema do Sporting com o mês de Dezembro.
19 Dezembro, 2016 at 11:23
Esquizofrenia típica dos nossos…
19 Dezembro, 2016 at 11:22
Em gestão quando os investimentos falham e as coisas correm mal, corta-se nos custos e reorganiza-se a equipa. Já não contámos com o dinheiro da Europa, este ano a continuar assim não vamos conseguir vender nínguem com valores significativos (não podemos esperar do Gelson que se porte como um Ronaldo e leve a equipa às costas), pelo que o ano que aí vem só pode ser pior em termos financeiros. Entendo a estratégia de BC ao contratar JJ e dar~lhe carta branca nas contratações mas tal significou um corte com uma estratégia de ir crescendo de forma sustentada e fundamentada na formação. Mas falhou e se falhou mais vale cortar nos custos, mandar embora os toscos que nos custam milhões no banco (para ter um Elias no banco a não jogar mais vale ter um puto da B ou um meco que nos sai mais barato) e mudar de gestor- apostar num treinador que comece desde já a preparar a época com jogadores que vivam o Sporting de entre os muitos que para JJ não serviam e andam agora a brilhar com camisolas de outros clubes!
Quanto a mudar de treinador, olhe-se para o Rio Ave com um treinador a sério e como está a evoluir ou mesmo para o mesmo Braga que só por mudar de treinador mudou de atitude e ganhou um jogo…Em suma, se for para mudar que seja agora.
19 Dezembro, 2016 at 12:02
O braguilha fodeu-nos exactamente da mesma forma que o boifica. Jogo em contra-ataque, aproveitando as debilidades e o cansaço da nossa equipa. O nosso sistema de jogo desequilibra a nossa equipa, principalmente quando se tens laterais abaixo do esperado.
Estou muito fodido! Perdemos contra um braguilha orfão de treinador, com várias baixas…
19 Dezembro, 2016 at 12:04
O JJ no ano passado, quando o Teo foi vaiado em Alvalade, depois de ter regressado da praia, disse que não papava grupos e que se punha no caralho quando bem entendesse. Pois bem, espero que o faça no final da temporada.
19 Dezembro, 2016 at 12:07
Não lhe perdoo a chegada de cêpos sem qualidade para envergar a camisola do grande em detrimento dos nossos putos.
19 Dezembro, 2016 at 17:06
É muito sangue quente e muito italiano da tua parte. Jorge Jesus (eu fui dos que bramaram contra a vinda dele porque o considero um gajo com poucos princípios e não esqueço o “limpinho, limpinho contra nós, o clube do Virgolino que, jogou na equipe dos cinco violinos (não sei bem onde) e Clube do coração dele(?)). O melhor é fazer parágrafo aqui. Ia eu dizer que Jorge Jesus é ESSENCIAL ao projecto de Bruno de Carvalho para o Sporting. O homem pensa futebol, respira fuebol, vai de férias futebol, dorme futebol não vive para mais nada. Ao longo de uma data de anos, porque tem cérebro, neurónios, massa cinzenta, o que queiras, este básico sargento lateiro construiu um modelo completo daquilo que deve ser uma equipe de futebol, técnica e tácticamente. Percebeu que esse modelo para se manter vivo precisa de jogadores intelectualmente evoluídos, de uma equipe técnica com especialistas em várias áreas que vão da nutrição, à médica, à psicológica, passando por outras como, por exemplo a área da preparação física individualizada, de um observatório da concorrência constituído por gente com as necessárias competências, de uma estrutura comunicacional, de uma ligação fortemente umbilical aos adeptos e ao Clube em geral, de uma formação que inclua uma estrutura de observação de jogadores para as várias frentes e de um Clube formador por detrás, com uma filosofia de formação e uma visão e um projecto de médio/longo prazo. Encontrou isso no benfica? NÃO. Encontrou no Sporting a vontade de construir tudo isso. É isso que tem andado a fazer de braço dado com Bruno de Carvalho.
Apontem o dedo a Jesus no final da época se nem à Liga dos Campeões formos. Até Lá…
Nem Leonardo Jardim que, em minha opinião é o melhor treinador que o Sporting teve desde o tempo dos violinos tem uma visão tão completa e integrada para construir uma teia de cabos de aço que assegure ao Sporting manter-se no topo durante mais de uma década, assim que lá chegue.
Se demora dois anos, três, quatro, não sei. Demora o que tiver de demorar porque o que conta é um futuro assente na rocha e não vitórias efémeras para repetir de vinte em vinte anos.
JJ que, não é parvo, sabia ao que vinha. As mordomias dos árbitros que seguravam e seguram a equipe do benfica pelos cueiros quando joga mal ou entra em depressão colectiva (com o Presidente, o Director desportivo e o treinador que têm, é de onde não pode deixar de estar, permanentemente, a entrar e a sair) não existem no Sporting. Cá, aquilo que enfrentamos é uma luta quotidiana pela estabilidade emocional dos jogadores porque os ataques são múltiplos, vindos de todas as origens possíveis e incessantes, 365 dias por ano!
Como é que se explica a gajos de 20 anos,25,30, cuja experiência de vida é necessariamente limitada que a luta deles é contra os seus piores receios, as más críticas injustas, a tentativa de desestabilização hora após hora, dia após dia, nos media, na FPF quando vão à selecção ou quando lhes é instruído um processo disciplinar sem motivo sério e durante os jogos pela flagrante injustiça dos árbitros, perante os quais têm de estar em absoluto e total silêncio. Faltas marcadas ao contrário, cartões sem motivo, só para amedrontar e achincalhar, faltas cometidas sobre eles e agressões, total e homericamente ignoradas quando ao encostarem-se aos adversários estes se atiram para o chão e o árbitro corre direito a eles de cartão na mão? Diz-me como é possível fazer ver a estes putos pois que é disso que se trata, são todos putos, que têm de ter o arcaboiço e a perseverança de gajos de cinquenta anos, ser imunes à crítica, desprezar os árbitros sem se exprimirem e responder jogando melhor, sendo mais equilibrados, sem evidenciarem emoções como se em vez de vinte e poucos anos tivessem cinquenta e soubessem que a vingança é um prato que se come frio?
Tens um treinador que gere tudo isto, que embarcou num processo em que se previa, desde o primeiro segundo, que lhe iam fazer a vida num inferno e queres que se vá? Para quê? Para vir outro Sonso Silva que a única coisa que lhe interessa é vir a ser treinador do “clube do coração”.
De Franceschi, olha com os olhos e vê com o intelecto para não seres mais um a surfar a onda que o Carnide criou!
19 Dezembro, 2016 at 12:58
É verdade amigo italiano…
Sem treinador…mas o ultimo ” reforço não jogou mal”…
Mesmo sem ” ligação” à equipa…
” cortou” três possibilidades de golo ao Sporting e bem teve necessidade de se aplicar a fundo…
Foi só ” fechar os olhos” ( e candidatou-se a uma nota máxima…)
Mas o que se comenta… é a incompetência do treinador e dos jogadores…para não falar no Presidente…
Abr e SL
19 Dezembro, 2016 at 12:07
Saudações leoninas para todos!
Vamos com calma. Sabemos que é difícil depois de ver o jogo de ontem mas vamos com calma.
Estas constantes “guerras” entre leões só ajudam as hienas!
Se é verdade que sempre existiram “correntes de opinião” dentro do SCP, também não deixa de ser verdade que só nos últimos tempos é que começam a existir facções fratricidas.
Primeiro que tudo amamos o Sporting Clube de Portugal e só depois os dirigentes, técnicos e jogadores.
Nem Bruno de Carvalho é a incorporação do que é ser Sporting, nem o Godinho era a incorporação de anti-Sporting. Um presidente quer sempre o bem do seu clube, nem que seja para tirar dividendos (eu continuo a achar que Luís Filipe Vieira é apenas um empresário e não um verdadeiro benfiquista, e certamente que Abramovich não é do Chelsea desde pequenino).
Ontem, chegámos a uma situação de raiva.
Raiva porque há uma semana estávamos com hipóteses de sermos primeiro e agora estamos em terceiro a 8 pontos do primeiro.
Existem erros de arbitragem que nos lixaram pelo caminho? Sim, mas sempre existiram! Sempre! Desde que me lembro de ver o nosso Sporting a jogar que somos os “mais pequenos” dos grandes quando toca à arbitragem.
As expectactivas estavam muito altas, tínhamos uma super equipa no papel, com dois ou três jogadores para cada lugar. A linha avançada aumentou de um jogador (Slimani) para três ou quatro.
A época passada dava o ânimo para que este ano tudo funcionasse e o inicio foi prometedor.
E depois estamos aqui. A emoção tomou conta de nós. Tomou conta dos dirigentes e andamos a disparar para todos os lados.
Cabe à direcção travar esta “depressão”, cabe à equipa técnica arranjar soluções dentro ou fora do plantel e cabe aos jogadores mostrar que são capazes de mais.
Vamos todos juntos respirar profundamente, voltar a agarrar as rédeas e concentrar-nos no que é importante.
Cabe a palavra ou melhor a acção ao Presidente. Agora mais do que nunca tem que mostrar a sua racionalidade e fé nos que escolheu. Agora é hora de silêncio e apoio incondicional como sempre o fazemos. Agora é hora de nos reunirmos à volta do nosso lema com todas as forças:
Esforço, Dedicação, DEVOÇÃO e GLÓRIA!!!
Agora é hora de não dar “balas” para as hienas, nem para chorarmos sobre as arbitragens. Por cada penalty não assinalado, temos que marcar um golo! Por cada expulsão mal feita temos que “entrar” com o 12º jogador! Por cada lesão, temos que acreditar que o “irmão de guerra” estará lá!
Não vamos atirar a raiva contra nós; não vamos picar os outros, não vamos nos queixar do que já sabemos que acontece.
Unidos a uma só voz:
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!!!
19 Dezembro, 2016 at 12:51
Despedir o treinador nao é a solução.
Correr com o presidente não é a solução.
Mas ha que admitir os erros. E foram muitos.
Por força das circunstâncias, perderam-se dois dos melhores jogadores, e com a época a correr. Era inevitável, nada contra, mas tentou remediar-se atirando dinheiro para cima do problema.
Estes jogadores, muitos deles, nao tiveram pré, não têm preparação física e táctica dada pelo treinador.
Uma série de atletas não são opção. O tal plantel curto, curto continua. O presidente e o treinador devem assumir o que falhou, e o que propõem para corrigir.
A equipa está estoirada, alternativas parecem nem existir, o onze é sempre o mesmo e substituições são fezadas.
Não admitir isto é carta branca para se repetir. É que vem aí outravjanela de transferências.
19 Dezembro, 2016 at 13:43
O problema é que JJ é avesso ao assumir de erros, especialmente em contratações e planeamento de épocas. O homem para assumir um erro e chamar a si um mau jogo já é uma raridade quanto mais fazer uma introspeção a esse nível.
19 Dezembro, 2016 at 12:55
o momento do Jesus no Sporting… infelizmente já passou.
Agora é aguentar a época:
tentar ganhar as 2 taças
tentar chegar ao 2º lugar
tentar despachar o entulho em Janeiro
tentar o regresso dos nossos “melhores meninos” em Janeiro
ACABAR COM A ORGIA DE CONTRATAÇÕES!!!!!
Quando é que passamos a contratar 3/4 jogadores por época que realmente façam a diferença? Se é para darem tiros no escuro, por favor, que se aposte nos nossos jovens! São nossos, são jovens, são baratos, têm ganas de se afirmar e mostrar serviço!
19 Dezembro, 2016 at 13:21
O teu momento é que já passou faz tempo. Tu e o entulho que escreves por aqui sempre que apanhas wifi.
Põe-te a andar, hermafrodita lampião!
19 Dezembro, 2016 at 13:35
Estou cheio de dores de estômago…este ano são murros atrás de murros! Estou verdadeiramente estoirado e a precisar de descanso! Nem me apetece falar do jogo…a desilusão é imensa…
Queria ir ao Restelo mas não sei se tenho forças…isto tem sido demais…
19 Dezembro, 2016 at 14:00
Quando eu (que sou um fã do JJ há muitos anos) estou com ele meio entalado imagino quem não gosta! Hoje não sou capaz de o defender…
Mas há uma realidade que para mim é indesmentível! Mudar de treinador a meio do ano…só mesmo lá para Março se estiver tudo perdido para preparar o próximo ano! Por isso vou beber muita água para desentalar o JJ porque não vejo mesmo outra saída que traga o Sporting para melhor!
Eu gostava que o presidente e o capitão viessem dizer o que disse o Ruesga do Andebol…e o presidente ainda dizer que assume erros estratégicos da direção e que vamos crescer com isto! Gostava que dessem força aos adeptos e compreensão porque nós às vezes também precisamos de um bocadinho de claque…
19 Dezembro, 2016 at 14:01
Dos fracos não reza a história.
O Sporting precisa de nós é nos reveses não é nas vitórias.
19 Dezembro, 2016 at 14:10
Apoiar alguém que vai a correr contra uma parede não é ajudar! Pelo menos que alguém venha dizer alguma coisa! Pedimos desculpa, demos tudo mas correu tudo mal, não tivemos cabeça fria! Temos de olhar e rectificar erros…alguém que me diga e faça acreditar que não estamos a correr contra uma parede (esta época…não estou a falar do clube como é óbvio) ou que estávamos mas vamos travar e ver um caminho melhor! Alguém que até ao jogo com o Belém consiga encher-nos novamente de brio!
Sei lá…tou mesmo deprimido…
19 Dezembro, 2016 at 13:46
Eu não dou para o peditório do queixoso choramingas. Perdemos este, vamos vencer os próximos. Tenhamos muita calma….
19 Dezembro, 2016 at 13:57
+1
É encarar jogo a jogo para ganhar e no final logo se faz os balanços da época.