Cédric Soares foi esta terça-feira apresentado como embaixador da Next Level: trata-se de um projeto que apoia jogadores que não queiram deixar de estudar.
Basicamente direciona-se aos jovens, sendo que os ajuda a completar o 12º ano enquanto continuam a jogar. Em casos específicos, leva até os miúdos para os Estados Unidos, onde são inscritos nas universidades locais, beneficiando do estatudo especial de atletas, que lhes permite licenciarem-se enquanto jogam nas ligas universitárias.
Depois, e com um canudo na mão, podem voltar à Europa ou dar o salto para a MLS. Nesta altura, e em apenas dois anos, já levou vinte jovens para os Estados Unidos, estando a preparar mais cinquenta para seguirem o mesmo caminho. Está a trabalhar também em Portugal com três miúdos da formação do Sporting e com um do Benfica. Mas tem exigências, claro: não podem por exemplo ter médias inferiores a 12 valores.
«Passei por um pouco do mesmo, vi colegas meus em grandes dificuldades, porque não podem ser todos jogadores de futebol. Vi colegas até com mais qualidade futebolística do que eu a não conseguirem ser jogadores porque não tinham a maturidade ou a estabilidade emocional para dar o passo em frente. Este projeto é muito bom porque permite aos jogadores estudar e ter outra saída no caso de a vida de futebolística não dar certo», começou por dizer Cédric.
«Como disse, muitos amigos meu não conseguiram ser jogadores, outros apareceram muito mais tarde, porque não têm a maturidade necessária quando são jovens, e aparecendo mais tarde não conseguem chegar a um patamar que lhes dê a independência financeira para ter um futuro risonho.»
Por isso Cédric quis associar-se a este projeto: ele que cumpriu um processo académico respeitável. «Fiz a Escola Alemã até ao nono ano, depois fui obrigado a mudar porque tinha treinos de manhã e a Escola Alemã não ia abrir uma exceção para mim, infelizmente. Mudei-me para a Secundária de Alcochete, onde o Sporting tinha um protocolo.»
A formação escolar servia-lhe de Plano B no caso do futebol falhar: por isso levou as aulas sempre muito a sério. Até que passou a ter apenas um Plano A. «Depois subi aos seniores do Sporting, fui o único da minha idade a fazê-lo. Fiz parte do plantel de Paulo Sérgio e isso era fantástico. Com campeonato, Taça de Portugal, Liga Europa, Taça da Liga, era impossível estudar. Ainda me matriculei, mas tive de suspender a matrícula. Quando se chega aos seniores do Sporting já só há Plano A.»
No entanto Cédric garante ter tido sempre uma grande vantagem: uma base familiar muito forte, que está sempre presente. Nem todos os miúdos que jogam futebol têm essa sorte. Por isso é tão importante a Next Level: um apoio que ajuda a fazer as escolhas certas.
«É impossível pedir a um miúdo de 19 anos que faça as escolhas corretas. Até pode ter mais qualidade do que um jogador de 25 anos, mas não tem a mesma maturidade e vai fazer muitas escolhas erradas», adianta Cédric. «Se estivermos ligados ao futebol, começamos a ganhar dinheiro muito cedo. Se não tivemos maturidade tomámos as decisões erradas e vamos por caminhos errados. Se tivemos um apoio familiar forte, se tivemos professores que nos ajudam, se tivermos um apoio como este, podemos escolher os caminhos certos.»
Para terminar, Cédric recordou até um caso pessoal. «Fui médio centro durante dez anos, era capitão de equipa, fui capitão da seleção nacional. Quando me mudaram para lateral direito tinha acabado de assinar o meu primeiro contrato profissional. Fazia parte do plantel um ano acima, jogava com colegas mais velhos. Mas faltava um lateral. Fui colocado nessa posição e as coisas correram bem», recorda.
«Fique muito aborrecido, na altura. Não queria ser lateral. Mas tive uma conversa com o mister Luís Dias, que me disse que ia podia ser um bom médio centro, mas ia de certeza ser um lateral de topo. Por isso concentrei-me em ser lateral e com a ajuda da minha família, que me apoiou muito, apostei nisso.» É esse apoio que a Next Level quer dar, e Cédric apoia a iniciativa.
Cédric Soares continua a torcer pelo Sporting, agora à distância, e admite que tem sofrido com os últimos resultados leoninos. Mas o antigo jogador do clube recusa-se a dar o título por perdido numa fase tão prematura da época. «O Sporting não está a fazer o melhor campeonato, mas infelizmente as coisas são assim. Também estive associado a um ano que correu menos bem, acontece», referiu, lembrando-se da última época do mandato de Godinho Lopes. «Mas os jogadores estão unidos e querem voltar ao topo. As coisas mudam muito rapidamente, hoje está-se em baixo, amanhã volta-se ao topo. Como disse, também passei por isso numa época menos boa e depois fizemos uma excelente época».
Por isso Cédric repete que não é altura de deitar a toalha ao chão. «Claro que o Sporting ainda pode ser campeão. Se estivesse na Premier League não estava nada preocupado, os clubes grandes perdem pontos várias vezes. Aqui não acontece tanto, mas ainda há muito campeonato pela frente», referiu. «O Sporting fez excelente exibições, até na Liga dos Campeões, por isso a equipa tem qualidade e nada está definido. Ainda muita tinta vai correr.»
20 Dezembro, 2016 at 17:37
Dor.
20 Dezembro, 2016 at 18:53
+300
Sempre tive carinho especial pelo Cedric e adrien.
Além das mais valia futebolística têm discursos inteligentes e com raça de leão.
20 Dezembro, 2016 at 17:43
Cederico….. 🙁
20 Dezembro, 2016 at 17:46
Mais um minino da mãmã. Tens tantos filhotes.
20 Dezembro, 2016 at 17:56
Aqueles que criticavam o Cédric agora até devem rebolar de raiva com as exibições do JP e do Galgo. Hehehehehe.
O pessoal às vezes só dá valor às coisas quando deixa de as ter 😀
20 Dezembro, 2016 at 17:59
Estava a pensar nisso…tanto que disseram mal do miúdo e dava um jeitão ao Sporting…
20 Dezembro, 2016 at 18:26
O Cedric mete os dois no chinelo
20 Dezembro, 2016 at 18:41
“o cedric não sabe centrar”
20 Dezembro, 2016 at 18:42
“o cedric ataca mal”
20 Dezembro, 2016 at 18:42
“o cedric é fraco a defender”
20 Dezembro, 2016 at 18:56
Não me lembro de haver muita Malta a dizer do Cedric. Admito que possa não ter ligado e não me lembre.
Cedric, melhor lateral desde Cesar Prates.
SL
20 Dezembro, 2016 at 19:18
Melhor que muitos, mas não melhor que o Rogério.
20 Dezembro, 2016 at 20:13
Talvez seja obrigado a concordar. Rogério era muito bom e sempre foi um tudo ou nada desvalorizado. Até na hora da saída, certo que já não era novo, deixou saudades (salvo erro saiu quase de borla alegando motivos pessoais para regressar ao brasil…) Só disse o que disse porque me lembro de ter seguido o Cedric desde os juvenis e sempre achar que ia ser uma máquina! Cedric tinha mais pulmão, Rogério mais técnica e experiência. Dois belos laterais que tivemos, infelizmente excepções à regra…
20 Dezembro, 2016 at 18:05
Grande puto. Muita cabecinha (e apoio familiar), que é mais importante que talento nessas idades.
Pode ser que ainda regresse ao Sporting. Vendo as opções para as alas, só Esgaio me dá alguma esperança para o futuro, portanto tem porta mais que aberta.
20 Dezembro, 2016 at 18:59
Infelizmente (digo infelizmente porque até acho o esgaio um tipo da linha de adrien e Cedric com boa cabeça e correcto) acho que o esgaio nunca irá oferecer 1/3 do Cedric. Boas coisas na B, rigorosamente nada na A quando foi chamado…
Acredita, é dos jogadores que me custa mais achar que não irá fazer carreira no grande Sporting…
20 Dezembro, 2016 at 20:45
Falta ser aposta…não consigo achar que vai mesmo resultar…mas um jogador que nunca fez 3\4 jogos seguidos numa posição que se calhar nem é a dele! Mas eu já estou em “modo tiririca” : Schelloto não o consigo ver em campo e João Pereira também tem as suas limitações (apesar de neste momento ser o melhor que lá temos). Esgaio tem mais critério, qualidade de passe e inteligência e eu gosteida entrada dele na Polónia. Mas com JJ está mesmo riscado da lista…que seja emprestado neste mercado e depois se analise se é para ser aposta ou não!
20 Dezembro, 2016 at 18:19
Cedric Soares é um exemplo de que na nossa Academia, se formam grandes jogadores e grandes homens.
Ein frohes Weihnachtsfest, Cedric
SL
20 Dezembro, 2016 at 20:03
Cedric é dos nossos. O homem e o jogador que transmite e reflete os valores do Sporting.
20 Dezembro, 2016 at 20:52
Hoje, no programa Senadores, o entrevistado é o Cederico.
20 Dezembro, 2016 at 21:20
Embora não directamente ligado com o post convido vos a reflectir quais são as razões fundamentais para apenas termos ganho dois campeonatos nos últimos 17 anos para não ir mais além de 2000. Pessoalmente atribui no antes bruno de carvalho a direcções incompetentes, treinadores incompetentes e planteis que ao nível de qualidade ficavam sempre muito aquém dos nossos rivais. A excepção no caso do plantel e do último campeonato com jardel , Sá Pinto , jvp etc. No outro título não tínhamos o melhor plantel , o porto tinha melhor, mas com acosta , Prates, cruz, mpenza , di franchesci , dusher tivemos uma equipa de autênticos leões. A culpa destas direcções incompetentes que contratavam treinadores incompetentes o que dava em planteis sem as mesmas armas dos rivais e exclusivamente nossa , de todos os sportinguistas, que foram votando nos que iam sido elegidos. Bom, agora o pôs bruno de carvalho. Sem duvida que temos um presidente muito mais competente que todos os outros que por lá andaram nesses longos anos, aqui não há dúvidas. A única coisa que se lhe pode apontar e o tipo de discurso que utiliza, confundindo de muitas vezes o adepto com o presidente . Analisando o seu mandato a nível desportivo , conseguiu na primeira época um treinador competente . Não fomos campeões porque claramente o nosso plantel era inferior em qualidade ao do SLB, jogávamos com Wilson Eduardo , Maurício, Wiliam estava a dar os primeiros passos, era impossível fazer melhor. No segundo ano tivemos um treinador que eu considero competente embora seja opinião corrente aqui na tasca que era banal. No entanto a nível de plantel ainda não estávamos equilibrados com os nossos rivais . Só para dar um exemplo tivemos sarr, quando hoje temos coates. João Mário estava no ano de se afirmar , carrilo era titular e hoje nem sequer calça no benfica, tínhamos slimani ainda a evoluir e Montero, tínhamos Nani já numa fase descendente da carreira, não tínhamos teo . Acho que mesmo assim nao foi um mau ano, ganhamos a taça, fizemos uma boa champions, eventualmente podíamos ter feito mais no campeonato ficando em segundo lugar, mas o ambiente vivido esse ano não era o melhor ou por culpa do próprio marco silva ou por culpa de bdc ou por culpa de ambos, ninguém pode dizer com certeza onde começou a responsabilidade do que aconteceu e acabou a do outro. Terceiro ano e contratamos o melhor treinador português. Temos então direcção competente, treinador competente e quanto ao plantel ?bom este claramente foi o dos últimos anos o que mais se aproximou da qualidade dos rivais. Jesus consolidou o crescimento de Adrien, Wilian , João Mário , slimani , teve em teo um grande reforço, teve Ruiz , coates embora este só em janeiro . Porque não fomos campeões ? Por uma mera casualidade histórica , com 86 pontos daria em condições normais para ser campeões mas o SLB fez 88. Tivemos oportunidade de arrumar o campeonato com o Guimarães e em alvalade com a lampionagem , caso vencêssemos esses dois jogos ficávamos com sete pontos de avanço , duvido que o SLB conseguisse depois fazer a caminhada que fez. Portanto direcção competente , treinador competente , plantel aproximado dos rivais e o resultado esteve à vista , não fomos campeões por mero acaso. Não falo aqui de arbitragens pois sempre defendi que no final do campeonato no deve e haver acaba por ficar tudo igual. Já sei que não é a opinião da maioria aqui da tasca, mas é a minha opinião . Bom chegamos ao quarto ano e naturalmente as expectativas são elevadas, pois manteve se a direcção competente e o treinador competente . O que aconteceu então ? Voltamos a não ter plantel ao nível dos rivais . Custa admitir isto mas é verdade . Falando só do SLB, tem três avançados para marcar golos e um ainda não jogou este ano , sendo inclusivamente o melhor. Nós só temos dost , André e castanhos nao contam . Temos dois extremos de qualidade , gelson é campbell e podemos ainda aqui incluir Bryan Ruiz embora não seja propriamente essa a sua posição , mas o SLB tem salvio, carrillo, cervi, rafa, Guedes ou seja mais soluções . Na defesa grimaldo e semedo são melhores do que os nossos laterais e as alternstivas também. No guarda redes ganhamos mas ederson não é propriamente mau, nos centrais há equilíbrio de qualidade nos titulares mas nos suplentes não. Resta o centro do meio campo e aí não damos hipótese Adrien e Wilian são muito melhores que feija e Pizzi. O problema é quando estes dois não estão em forma ou não podem jogar o nosso jogo perde qualidade. E como não são tão bons quando não joga Pizzi ou feija isso não se nota tanto porque depois lá está tem bons laterais bons extremos, bons centrais e bons avançados. Ou seja este ano a falha está claramente no plantel . Pode se dizer mas a responsabilidade é de bdc e de Jesus. Mas eu questiono o que dissemos mesmo nos na tasca no último dia de transferências ? Que tínhamos um plantel brutal certo ? O problema é que na teoria isso podia ser verdade nas na pratica revelou se que afinal não e assim tão bom. O que temos de fazer agora ? Na minha opinião manter o presidente , o treinador e preparar atempadamente o plantel com que vamos atacar a próxima epoca. Reparem no nosso plantel quantos jogadores temos que já foram campeões nacionais em Portugal ou em outros clubes no estrangeiro ? Nunca fiz a contabilidade mas são muito poucos assim de memória . Não há experiência de ser campeão no nosso plantel. Podemos ter três campeões europeus mas é uma competição totalmente diferente de um campeonato com 34 jornadas certo ?
20 Dezembro, 2016 at 22:32
Cometeram-se erros mas não nos podemos esquecer da mão de Ronny, nem da falta do Luisão sobre o Ricardo, para não falar das épocas de 93/94 e 95/95 em demonstrámos ser melhores no campo mas a gatunagem não nos deixou vencer. Não esquecer também a época 98/99, a época do luto onde fomos roubados do princípio ao fim.
Se acreditas mesmo nisto:
«Não falo aqui de arbitragens pois sempre defendi que no final do campeonato no deve e haver acaba por ficar tudo igual. Já sei que não é a opinião da maioria aqui da tasca, mas é a minha opinião.»
Lê o livro golpe de estádio do jornalista Marinho Neves que retrata como o sistema azul e branco com base num clube de implantação regional controlou o futebol português durante 20/30 anos:
Golpe-de-estadio- Marinho Neves-JP.pdf 503 KB
https://mega.nz/#!nptTQAyI!KJClW0FhShvL1IR83JrY_qTAzqjMozM3tBqdwXzWb88
Depois de leres o livro (2 dias serve pois o livro é pequeno e de fácil leitura), junta estes factos:
– São os lampiões, clube com mais adeptos e de implantação nacional que actualmente controla os bastidores do futebol português.
– Luis Filipe Vieira é o novo “papa” da máfia do futebol, sucedendo a PdC.
– Luis Filipe Vieira “estagiou” muitos anos com PdC.
– Luis Filipe Vieira entrou como responsável do futebol do carnide em 2001.
– Luis Filipe Vieira foi eleito presidente em 2003.
– Enquanto o carnide não conseguiu retirar o controlo dos bastidores do futebol português ao porco, em 8 épocas com responsabilidade no Futebol/Presidência do clube venceu apenas 1 campeonato, o tal do estorilgate e da falta do luisão sobre o Ricardo.
– Depois de juntar inúmeros inspectores da pj e juízes na comissão de honra presidencial, do controlo da cs (aburla + cofina), dos Vouchers a árbitros, delegados e observadores, de Vitor Pereira no CA, das ligações obscuras com Jorge Mendes e fundos, da formação de árbitros made in seixal, o carnide passou a vencer sempre.
Depois disto quero ver se ainda manténs a mesma opinião.
20 Dezembro, 2016 at 22:44
Vou ler , pode ser que tenhas razão em relação ao famoso sistema. Lembro me dá mão do Ronny mas não te esqueças que estávamos no início do campeonato só falamos dela porque podíamos ter sido campeões senão ninguém se lembrava. Também não me esqueço do Luisao mas também me lembro que nesse jogo jogamos a medo não fomos para cima dos lampioes não jogamos o futebol que peseiro costuma jogar . Quisemos controlar um jogo em vez de o dominar e dar a estocada final . Lembro me perfeitamente porque estava no estádio e estava a comentar isso com um amigo que foi comigo e lhe ter dito que ainda nos íamos lixar. Claro que o que fica para a história e o golo irregular
20 Dezembro, 2016 at 22:22
Cedric é daqueles típicos jogadores que só damos valor quando se vão embora … quem nos dera ter o Cedric no Sporting.
Grande jogador,muita raça,garra,ambição e inteligência.
É bom ver o Sporting formar atacantes mas também defesas,centrais,guarda-redes
Empis é o próximo! E o Riquicho se apostarem nele