A semana que hoje termina teve um sabor agridoce para o andebol leonino. Amargo pela derrota caseira perante o Campeão Nacional, o ABC, e doce pela vitória sobre o Sporting da Horta, que serviu para consolidar o segundo lugar, agora a 4 pontos do FC Porto.
Comecemos pelo jogo de sábado contra o ABC. A partida começou com dois minutos de um andebol pouco esclarecido por parte das duas equipas. Só aos 3 minutos o Sporting faz 1-0 e logo de seguida o 2-0 num contra ataque de Portela. O ABC empatou 2-2 durante o quarto minuto e seguiram-se cinco minutos sem golos… remates falhados, falhas técnicas e as defesas a superarem os ataques. Com o golo de Nikcevic, o Sporting passa a liderar 3-2, contudo uma exclusão de Kopco permitiu aos de Braga passarem pela primeira vez pela liderança do marcador 3-4. Assim se manteve até aos 23 minutos quando o Sporting igualou a 8 golos para depois fazer 10-8 aos cerca dos 25 minutos. Carlos Resende pediu um time out e consegue um parcial de 0-4 em 3 minutos voltando para a frente por 10-12. Até ao intervalo o Sporting ainda marcou 1 golo fixou o resultado em 11-12 ao fim dos primeiros 30 minutos.
A segunda parte teve uns primeiros 5 minutos equilibrados com o pericial de 2-2, mas entre os 35 e 39 minutos o ABC alarga a sua vantagem para 3 golos com 13-16 no marcador. Zupo pede um time out e consegue aproximar a um golo de diferença 17-18 e alcançou o empate perto dos 45 minutos 20-20. Com 15 minutos para jogar, pairou no pavilhão a possibilidade de passarmos para a frente, o apoio do público parecia mais forte e a equipa mostrava vontade de reagir. Contudo voltaram as falhas técnicas no ataque e passividade do bloco central defensivo, e o ABC faz um parcial de 0-3 colocando-se na frente por 20-23. Com 10 minutos para jogar os de Braga geriram a posse de bola e foram mantendo os 3 golos de diferença até ao final, 23-26.
Este não foi um jogo bem conseguido, a defender mostramos pouca profundidade no 6:0 e permitimos a um lateral direito com 1.80 fizesse 6 golos em 8 remates de 9m e mais 2 aos 6m. A primeira linha de Braga fez 12 golos em 19 tentativas o que dá uma eficácia de 63% enquanto os Leões se ficaram pelos 57%. A primeira linha do Sporting tem de valer mais obrigatoriamente. OS dois centrais estiveram desinspirados, Ruesga fez um jogo muito a baixo do seu potencial e Carneiro não trouxe a lucidez necessária enquanto jogou. Para terminar uma palavra para Zupo. Não podemos estar 60 minutos com problemas no nosso sistema 6:0 e não haver nem mudança de estratégia dentro dos sistema nem alternância para outro sistema. É preciso reagir perante o insucesso e ser proactivo para provocar a liderança do jogo.
Depois da derrota contra o ABC, o Sporting recebeu o Horta na passada quarta-feira, 21 de dezembro. Um jogo que seria tranquilo se não tivesse acontecido a derrota anterior.
O Sporting entrou intranquilo, e perante um Horta renascido com a mudança de treinador, começou a perder 0-2 logo durante o primeiro minuto. O Sporting reagiu e aos 5 minutos empata a 4 para logo de seguida chegar à liderança por 5-4. Com um sistema defensivo 6:0 muito mais profundo, onde pontuava a novidade de Edmilson Araújo como segundo defesa do lado esquerdo, foram tentando anular o jogo do canhoto da turma açoriana, o cubano Angel Noris que teve uma excelente prestação ofensiva com 6 golos em 8 tentativas (75%), ainda que defensivamente tenha abusado do agarrar e empurrar ao pivot Kopco, contando com benevolência da dupla de arbitragem para terminar o jogo sem ver a terceira exclusão.
Até ao intervalo os Leões foram tendo 2 ou 3 golos de vantagem mas sem nunca mostrarem a tranquilidade que seria necessário para descolar no marcador.
Na segunda parte o Sporting procurou aumentar o ritmo de jogo e o Sp. Da Horta foi dando resposta enquanto houve pilhas. Os 3 golos mantinham-se aos 40 minutos 21-18 e a meio da segunda parte ainda persistiam 23-20. Contudo a diferença de capacidade física e extensão do plantel teve os seus efeitos na segunda metade da parte complementar. Nos últimos 15 minutos o parcial foi de 9-3 e o Sporting foi ganhando vantagens cada vez maiores no marcador chegando aos 9 golos de diferença no final do jogo 32-23.
Jogo defensivo do Sporting melhorou em relação ao jogo anterior, mais profundidade e agressividade sobre o portador da bola mas ainda assim permitiu 17 golos da primeira linha açoriana. Os dois guarda-redes não estiveram muito bem neste tipo de remate ainda que se tenham registado alguns blocos defensivos. No ataque melhorámos a eficácia da primeira linha 75% com 8 golos em 12 tentativas, mas quem tem jogadores como Frankis, Bozovic, Pedroso, João Pinto ou Edmilson bem enquadrados por Ruesga tem obrigatoriamente fazer mais golos de 9m.
O campeonato vai parar até ao dia 14 de Janeiro, pelo que julgamos ser importante aproveitar esta pausa para melhorar os níveis de jogo da equipa e recuperar os jogadores do ponto de vista da confiança.
Para fechar, informar que o Sporting tem mais um novo jogador, trata-se do pivot chileno Marco Oneto. A lesão de Bosko foi o fator que pode ter levado a esta contratação, pois Oneto com os seus 2.04m de altura e os 110kg de peso é um excelente defensor central que ao lado de Kopco pode construir uma barreira intransponível. É um jogador experiente, 34 anos, que já passou por diversos campeonatos na Europa desde a sua chegada para os juniores do FC Barcelona em 1999/2000. Depois disso jogou em Espanha e depois na Hungria e Alemanha.
A todos os Tasqueiros um Santo Natal, bem regado de amor e vitórias leoninas. Que o 2017 se já um ano de muitos sucesso do nosso Sporting para que a inauguração do João Rocha seja bem molhada… com champagne e o Marquês se pinte de verde, a sua cor original!
*às sextas, o Carlos Ruesga avança para a linha de sete metros e explica-nos o porquê da expressão “futebol… pé! andebol… mão!”
23 Dezembro, 2016 at 16:44
Contra o ABC daquilo que vi, houve muita agressividade (estou a ser simpático??) na defesa do ABC, eu pelo que me lembro, aquilo não é andebol.
Um Santo Natal.
23 Dezembro, 2016 at 16:59
Uma penaa derrota contra o ABC. Sinto que por vezes Zupo não é tão interventivo como deveria ser/não intervém quando deve.
É o título que mais desejo a seguir ao de futebol e espero que seja este o nosso ano mas não podemos escorregar mais. É que o fcp costuma escorregar menos e ganhar-nos…
23 Dezembro, 2016 at 16:59
No último jogo, disputado na quarta, o Edmilson Araújo jogou muito bem! Parece que começa a carburar. O Frankis também já começa a voltar aos bons tempos.
No entanto, fiquei desapontado com a nossa derrota diante do ABC. Todavia, penso que nada está ainda perdido.
Força Leões!!!
23 Dezembro, 2016 at 17:00
Quando andou o Carneiro a marcar aos Fafes apareciam sempre cá uns quantos a esfregar na cara, pergunto-me que análise fazem ao seu desempenho contra o ABC. Convençam-se, as críticas não é por ter sido do Benfica ou por má fé, simplesmente ele não é o jogador que foi (e mesmo nos seus tempos, era individualista). Não é mais-valia desportiva.
O zupo… não tem culpa dos jogadores falharem, mas a estratégia colectiva, no ataque e na defesa, são da sua responsabilidade. Contra o ABC, ambas foram zero.
O Ruesga esteve mal, mas convém falar no zabic, um pino na defesa. Nem se mexia.
No ataque, pouca velocidade, nenhuma bola na segunda linha. Na defesa, nada de mobilidade, nem ao longo da linha, nem a atacar o portador.
Destaque merecido para o asanin, enorme!!!!
PS: aquela exclusão ao cudic… amadorismo!
Ps2: benf perdeu em casa com o ISMAI. Vai ser a dois. Esperamos todos!
23 Dezembro, 2016 at 17:03
Olha, mas o Claudio Pedroso parece que está a revelar-se uma mais valia 😉
23 Dezembro, 2016 at 19:11
Fui eu que enalteci o facto do Carneiro ter marcado perto de 20 golos em dois jogos. Há algum problema, um sportinguista elogiar um jogador do Sporting, num blog efecto ao Sporting, pelo facto de ter jogado bem????
O seu desempenho contra o ABC? Foi igual aos dos colegas.
Para mim, todo e qualquer atleta que veste a verde e branca merece o mesmo apoio e respeito, mas confesso que me dá muito prazer ver triunfar aqueles que mais são criticados ou odiados. Não gosto de “ódiozinhos de estimação”, “patinhos feios” ou “ovelhas negras”.
SL
23 Dezembro, 2016 at 17:07
Mas o Porto não perde? são super homens… vão terminar o ano invictos?
23 Dezembro, 2016 at 17:34
O ano passado não perderam na fase regular.
23 Dezembro, 2016 at 17:59
e isso é normal?
são assim tão melhores? juro que não tenho acompanhado o suf para ter essa perceção, além de ver um grandes armários na equipa deles.
23 Dezembro, 2016 at 18:13
Têm armários. Da jeito.
Defendem bem.
Têm um excelente GR (Laurentino) e um ainda melhor (Quintana).
Têm diversas soluções ofensivas, Rui Silva (outro que por cá…), primeira linha poderosa.
Têm arbitragens amigas.
Factores que os f..ram nos playoffs:
Lesão do Quintana
Treinador maçarico
Desgaste psicológico (?) de estarem fartos de ganhar
A balança do apito pendeu para o vermelho
São uma equipa de dimensão europeia, dentro das limitações do nosso andebol. Não me surprenderia se chegassem longe na ehf.
23 Dezembro, 2016 at 18:39
E na EHF tb só têm vitórias!!
23 Dezembro, 2016 at 18:49
Obrigado,
tenho que ver mais o Porto Canal…. para perceber o nível das amizades.
23 Dezembro, 2016 at 18:54
Aconselho a tirar o som.
Em especial quando está presente a voz feminina.
24 Dezembro, 2016 at 12:08
´serio…. é das poucas coisas que eu gosto é do sotaque das meninas :))
23 Dezembro, 2016 at 17:14
O ano de 2017 vai ser verde.
Feliz Natal a todos, especialmente aos chefs que nos trazem os petiscos mais apurados de todo o espaço lusófono 😉
23 Dezembro, 2016 at 17:57
OFF
O que aconteceu com o Toni do benfica? Foi ameaçado por muita gentinha do seu clube, por ter dado a opinião que os lances no jogo contra o Sporting tinham sido penaltie?!
23 Dezembro, 2016 at 17:58
Tenham paciência e tomem atenção. Há coisas diferentes a treinar, mas entrou tanta gente que acaba por ser difícil estar tudo pronto em seus meses. Vê-se o mais “normal” nos jogos a doer (porque é o mais fácil de treinar) e vê-se as coisas novas nos jogos fáceis, onde é mais fácil treinarem isso.
23 Dezembro, 2016 at 18:13
Não sei que treinos anda a dar o Zupo que, contra o ABC, os nossos não podiam com uma gata pelo rabo.
( Mais uma vez o Resende a dar um “banho” ao Zupo)
23 Dezembro, 2016 at 18:50
Maria, aonde viste que o Sporting já contratou o Marco Oneto ?
23 Dezembro, 2016 at 19:02
🙂
Não fui eu que disse. Foi o Ruesga.
Eu só vi aqui, não tenho informações privilegiadas. 😉
https://twitter.com/Miquelino22/status/808647258052902912