Caro Pereira,
o maior elogio que posso fazer-te é que, há não muito anos, jamais imaginei estar a dedicar-te estas palavras. Aliás, eras daqueles gajos que eu nem podia ver, mesmo que pintado de verde e branco. Mas foi, precisamente, o que veio a acontecer; vestiram-te a verde e branca. Eu torci o nariz, mesmo perante as várias informações que me chegavam de que sempre tinhas sido Sportinguista. Só me lembrava do que representavas com a vermelha vestida e das merdas que nos tinhas feito nesse papel. Além de não te considerar um jogador por aí além.

A verdade é que, hoje, e face à tua saída (não está oficializada, mas para lá caminha, até porque o teu contrato termina em Junho e não será renovado), sinto que perdemos um profissional de mão cheia e um jogador que sempre soube honrar a camisola (e, porque não dizê-lo, um gajo capaz de passar a quem chega o que representa vestir essa camisola). Se há gajo a quem não podem acusar de não correr e de não dar tudo o que tem, é a ti. E se há gajos que me recordo conseguirem contagiar a equipa e levá-la para a frente pela atitude, tu estás entre eles. Por último, dizer-te que, em minha opinião, eras a opção mais consistente para o lado direito da defesa. Por tudo isto, obrigado, João. E boa sorte.

jpereira

Como seria de esperar, já começaram a ser atirados nomes de jogadores que poderão entrar para a vaga que tu deixas em aberto, nomeadamente de jogadores estrangeiros. Eu, que tenho dificuldade em digerir contratações de gajos que não são melhores do que aqueles que cá temos, vejo esta tua saída como uma oportunidade para dois miúdos formados na Academia: Esgaio e Riquicho.

Esgaio poderá ter, finalmente, a oportunidade de fazer uma série de jogos e, de uma vez por todas, mostrar (ou não) o seu lugar entre os “mais crescidos” (e, atenção, eu nem gosto de ver o Esgaio confinado ao papel de defesa lateral direito). Quanto a Riquicho, a sua possível chamada nada mais será do que recuperar o tempo perdido, ou não fosse ele, antes da maldita lesão, a aposta de milhares e milhares de Sportinguistas para ocupar a posição.

No meio de tudo isto, que me perdoe o Geraldes, que é dos laterais mais certinhos cá do burgo, mas que não me parece ter aquela pinta de lateral certinho que tinha um tal de Nélson (ninguém dava o que quer que fosse por ele, mas foi do melhor que tivemos nas últimas décadas). E que me perdoe o Mayke, que já foi considerado um dos mais promissores laterais direitos do mundo, é verdade, mas se for para fazer disparar custos de transferências e folhas salariais… olha, tragam o Miguel Lopes que ainda tem contrato até 2018.