Primeiro jogo da segunda volta da Liga Sportzone 2016/2017, dia 6 de janeiro de 2017 às 19 horas. O Sporting Clube de Portugal recebe em casa emprestada, no pavilhão de Odivelas, aqueles que se assumem definitivamente este ano como os outsiders na corrida ao principal título nacional de futsal, tentado intrometer-se na luta entre os eternos rivais de Lisboa.
O desafio adivinhava-se complicado para os leões, tal como já tinha sido provado na visita a Braga, onde não fomos além de um empate a 4 num jogo dividido e de resultado imprevisível até ao final do encontro.
Para a deslocação a Lisboa os bracarenses apresentavam-se algo desfalcados devido a algumas lesões, das quais destaco o guardião internacional português Vítor Hugo, um dos homens mais influentes na equipa de Paulo Tavares.
Mas não foi por aí que o Braga saiu da visita a Odivelas derrotado, antes pelo contrário. Na baliza apresentou-se a muito bom nível o jovem guarda-redes Vasco Ribeiro, que com uma série de excelentes intervenções foi conseguindo anular os golos leoninos que tendiam a querer despontar, fruto da supremacia evidenciada na partida.
Do lado do Sporting apresentava-se na baliza Gonçalo Portugal, em substituição do habitual titular Marcão, que ficou de fora por opção técnica na gestão da utilização de jogadores formados localmente. Ao contrário de Vasco Ribeiro o jovem guardião leonino não se apresentou ao nível desejado, e fica ligado ao jogo por duas más intervenções que permitiram ao SC Braga conseguir uma vantagem de dois golos, totalmente contra a corrente do encontro.
Podia depois disto, e perante um adversário complicado, achar-se que o Sporting iria ter dificuldades em virar a partida a seu favor. Mas a história do jogo mostra-nos o contrário, e Merlim, no espaço de um minuto responde com dois golos de rajada, em duas boas combinações com Fortino. Até ao intervalo houve ainda tempo para Deo dar a cambalhota no marcador, num excelente trabalho individual depois de uma recuperação de bola de Cary que apanha a defesa do Braga desposicionada.
Na segunda parte Nuno Dias trocou Gonçalo Portugal com André Sousa, recuperado de uma lesão recente e o guardião mostrou-se a bom nível, não sofrendo qualquer golo. Os leões continuaram a dominar o jogo, aproveitando para aumentar a vantagem em mais dois golos desta feita marcados por Cary, fixando o resultado final em 5-2.
Nota ainda para a boa resposta de Nuno Dias ao repórter no final do encontro, que sugeria que o jogo tinha sido bastante equilibrado e o Sporting tinha sentido bastantes dificuldades em ultrapassar este Braga, tentando desvalorizar o bom jogo da equipa leonina. O nosso treinador afirmou que o Braga se bateu bem, com as armas que tinha disponíveis, mas que a supremacia dos leões foi por demais evidente e os visitantes apenas conseguiram marcar em dois lances infelizes para o keeper Gonçalo Portugal.
*às segundas, o Wolfish mostra os caninos para roubar o quadro táctico ao Nuno Dias e contar-nos tudo o que vai fazendo a nossa equipa de futsal
9 Janeiro, 2017 at 11:21
“jogadores formados localmente”
O Benfica anunciou esta segunda-feira a contratação de Yulian David Diaz Montañez para a equipa de futsal. O ala internacional colombiano, de 20 anos, será, cedido ao AD Fundão na época 2016/17.
“Em defesa do futsalista nacional”
9 Janeiro, 2017 at 11:25
entrou também um brasileiro de 17 anos…
jogadores portugueses?
seleção nacional?
É TUDO TRETA.
9 Janeiro, 2017 at 11:29
Nuno,
Mas mesmo em relação à equipa de juniores o nosso rival está bem melhor que nós. No presente somos sem dúvida os melhores em futsal mas fico bastante preocupado com o futuro se o Sporting não se souber acautelar com estas novas regras…
SL
9 Janeiro, 2017 at 11:32
o futuro do futsal do Sporting?
em sub17 estamos na frente só com vitórias na fase regular.
9 Janeiro, 2017 at 11:41
Está bem melhor… que isso quer dizer? Dessa equipa quantos conseguem entrar na equipa principal, e mais, fazer a diferença?
Essa regra foi uma entaladela à maneira, até pelo “formado localmente” ao invés de, por exemplo, elegível para a selecção nacional. faz sentido que por exemplo, o Leitão contasse como “estrangeiro”? Quer dizer, um internacional português metido no mesmo saco que um qualquer japones.
E ainda mais, a coisa foi feita à socapa. Duvido que o Sporting abdicasse do Miguel Angelo, sabendo o que sabe hoje.
Mas tens razão, o futuro está complicado. Os tugas estão a ficar velhos, a miudagem saiu toda (nem sei se era boa ou não), e pelo que se diz, o slb tem preferência sobre o que de pouco de bom ainda sobra, como o Tiago Brito. A solução a curto prazo é mesmo estender o scouting ao Brasil, e ir buscar uns maganos de 17 anos ao Brasileirão. A bem do futsal português.
9 Janeiro, 2017 at 11:52
Não sei se algum jogador dos juniores do carnide entrariam na equipa principal ou não. O que é facto é que sendo a equipa do escalão abaixo do principal é a que me parece mais importante olhar para o futuro mais proximo, não descurando obviamente os outros escalões onde como afirma o “aminhatvpifou” continuamos muito bem.
De braga já se sabe que não se pode esperar nada e tudo o que de bom lá possa haver vai parar aos lampiões.
Contratar jogadores jovens no estrangeiro é outra solução, que até já está a ser utilizada pelos nossos rivais. Tudo a favor do jogador tuga!
9 Janeiro, 2017 at 12:01
antes do final do ano a FPF teve um torneio inter associações de sub17… uma cena parecida ao Lopes da Silva.
será que alguém do nosso scouting andou por lá?
9 Janeiro, 2017 at 11:45
É verdade que os juniores este ano estão para esquecer. Saíram jogadores importantes e para adversários directos, só o Mamadu não chega.
Mas o importante é dar seguimento aos miúdos cujo objectivo é a equipa sénior.
Não esquecer que os lampiões tb começaram a formar há algum tempo e naturalmente isso tem os seus frutos.
Até porque as condições de trabalho deles (2 pavilhões + escolas) são muito superiores às nossas.
9 Janeiro, 2017 at 14:19
A equipa deles que agora está por cima, foi criada em 2013, quando o Sporting não renovou com a equipa técnica e eles foram para o outro lado construir uma autentica manta de retalhos (até essa epoca, a formação deles era uma anedota) e fizeram a base. e depois com dinheiro foram reforçando.
9 Janeiro, 2017 at 11:30
5 pontos de avanço… penso que podíamos ter mais 2…
Temos um problema para resolver que é a ausência do Djo até ao final da prova. Não joga mais. E o Djo era um grande defesa.
De qualquer maneira acredito que a vantagem só tem tendência a aumentar.
9 Janeiro, 2017 at 11:35
Está arrumado de vez? Nem para o playoff?
9 Janeiro, 2017 at 11:38
“O Departamento Clínico do Futsal do Sporting Clube de Portugal informa que o atleta JORGE FERNANDES (DJO) foi operado pelo Dr. Pedro Pessoa, por instabilidade pósteroexterna do joelho direito, no Hospital da CUF Descobertas. A cirurgia decorreu sem intercorrências sendo previsível um longo período de recuperação, que inviabiliza o retorno à competição até à próxima época desportiva”.
9 Janeiro, 2017 at 11:42
Fixe
Menos um nativo, e aquele que melhor defenderia o tanque brasileiro que os lamps foram buscar.
9 Janeiro, 2017 at 11:46
Japa, João Matos e até Leo dão conta do recado.
9 Janeiro, 2017 at 12:14
O Markovic ainda vai dar uma perninha na equipa de futsal.
9 Janeiro, 2017 at 12:35
Com o ritmo a que se joga na quadra, o Markovic pedia para cagar e saía.
9 Janeiro, 2017 at 12:56
vamos ao Fabril na taça de portugal…
se calhar é a equipa mais forte da segunda divisão nacional… é a tal sorte.
ao menos o braga não se fica a rir.
9 Janeiro, 2017 at 12:58
A sério que ir ao Fabril te preocupa?
9 Janeiro, 2017 at 13:07
pois preocupa-me… porque jogam muito bem e o treinador é muito competente.
e a taça é a taça. Dá pra tudo.
9 Janeiro, 2017 at 16:03
Respeitar o adversário… OK, mas temer ou estar preocupado com o Fabril…. por favor!
Somos o Sporting Clube de Portugal!
Os nosso “rivais” são o Kairat, o Ugra e o Intermovistar!
Tudo o resto… com maior ou menor dificuldade é para ganhar!
9 Janeiro, 2017 at 22:36
+1
Não podemos achar que temos equipa para ser campeão europeu e depois temermos o Fabril. Respeito sim, temor não. Esta falta de confiança crónica é impressionante.
9 Janeiro, 2017 at 13:15
o homem tem muitos anos disto… é do tempo do correio da manhã e esteve no mundial da guatemala.
http://www.zerozero.pt/player.php?id=171668
9 Janeiro, 2017 at 16:37
Conheço perfeitamente.
Bons tempos no correio da manhã.
9 Janeiro, 2017 at 13:44
Off:
Se tivesses que criar uma frase, que ilustrasse o primeiro mandato de Bruno de Carvalho, qual seria?
9 Janeiro, 2017 at 14:43
Ressureiçao do Leão?
De Leão amestrado a rei da Savana em 4 anos?
Bruno de Carvalho, como salvou o Leão do cativeiro e o devolveu à Liberdade. Livre para reinar!
9 Janeiro, 2017 at 14:07
O Gonçalo Portugal teve um jogo para esquecer. No primeiro golo, é um frango. No segundo, é mal batido e no lance do penalty é um inocente. Não creio que tenha qualidade.
Não gosto do nosso comentador. Dá-me nervos. Irrita-me.
Era escusado durante a transmissão estarem constantemente a fazer planos do treinador do braguilha. Tem cara de lampião ao quadrado. Mesmo que tenha potencial como treinador, quero-o bem longe do SCP.
9 Janeiro, 2017 at 15:47
Realmente aquele 1 golo e saída da baliza quando faz penalty n lembram a ninguém.
Precisamos rever os nossos GR
9 Janeiro, 2017 at 16:01
Gonçalo Portugal já é um Excelente Guarde Redes e ainda vai evoluir mais!
Jogos maus? Todos… têm!!
9 Janeiro, 2017 at 16:25
Jogos maus todos têm…mas n têm que ser sempre os nossos!!
9 Janeiro, 2017 at 16:28
Quantos jogos viste do Gonçalo esta época?
9 Janeiro, 2017 at 16:43
N vi muitos….até porque esteve lesionado…e costuma ser a 2/3 opção, certo?
O que eu disse foi que ontem teve uma actuação desastrada, acho que todos vimos isso. A juntar ao Marcao, o qual acho o ponto mais fraco da nossa equipa…
9 Janeiro, 2017 at 16:53
Quem regressou de lesão longa foi o Andre Sousa 🙂
9 Janeiro, 2017 at 18:55
Ok, peço desculpa pela imprecisão.
9 Janeiro, 2017 at 16:29
Por exemplo… em Azeméis podes agradecer ao Gonçalo ter segurado a vitória no ultimo minuto!
E foi há menos de 1 mês
http://www.record.pt/futebol/futsal/detalhe/sporting-vence-a-justa-na-casa-do-futsal-azemeis.html
9 Janeiro, 2017 at 17:17
Verdade! Foi ele que segurou a vantagem.
No jogo com o Rio Ave também teve a bom nível, não tendo sofrido qualquer golo.
Quero acreditar que no último jogo estava apenas num mau dia… Ainda tem 24 anos e pelo que já fez de bom não me parece que mereça ser já crucificado!
SL