Nada que todos não saibamos que acontece…já se sabe que o orelhas desde que entrou (já o fazia antes) que tenta apadrinhar árbitros desde a formação! À lá Departed!
Não se pode mudar os árbitros por serem lampiões por isso que se ataque quem os classifica e o video-árbitro!
Temos ouvido referir que a fundação benfica…
patrocinou cursos de árbitros “escolhidos a dedo”…
Outro dia ouvi alguém ligado ao benfas que essa afirmação não é verdadeira, por não ter nada a ver com os árbitros do quadro nacional…
É que, ao que dizia o personagem…
Esses árbitros patrocinados “pertenciam aos quadros do Inatel” e portanto isso em nada influenciou o quadro de árbitros nacionais…
Tudo se sabe e por isso é muito possível que entre os companheiros que aqui escrevem…
Haja alguém que possa dizer, com verdade…
Se efectivamente esses árbitros se mantiveram apenas nos campeonatos do INATEL …ou se acaso alguns deles “acabaram” no quadro de árbitros da FPF ou da Liga…
Vi, sistematicamente, os lampiões elogiarem um dos maiores responsáveis pelo estado a que a arbitragem e, concomitantemente, o futebol português, atravessa: Vítor Pereira. Esse merdas que enquanto árbitro, um dia num programa de tv, para “sacudir a água do capote”, foi ao ponto de atacar o nosso guarda-redes Tiago, responsabilizando-o por dois golos de livre, do Doriva, num jogo por ele arbitrado no Porto e em que perdemos por 3-2. Esse merdas que se diz do Sporting! Razão tinha o meu saudoso pai, um dia, nas bancadas do velho estádio, ter tido uma discussão com o pai do “dito cujo” e lhe ter dito que “com sportinguistas como o seu filho, estamos bem arranjados” (sic). Este gajo era funcionário de uma empresa pública, lembro-me de ter evidenciado. muitas vezes, sinais evidentes de vida abastada…
Um merdas será sempre um merdas, agravado pelo facto de não ser um vaidoso, ser… um “vaiquinze”!
Este sim, merecia um valente “cagaço”, contrariando a tese de que sou pacífico! Nada de mais, apenas um valente “cagaço”! É que por causa deste fulano, muita merda aconteceu e vai continuar!
Num passado recente, quando os clubes se queixavam da arbitragem, a APAF pedia medidas concretas para minimizar os erros e tornar o desporto mais transparente, um clube apresenta medidas e elas são ignoradas por todos, um clube defende a introdução de meios tecnológicos para auxiliar a arbitragem no exercício das suas funções e esses meios são completamente arrasados/enxovalhados pela imprensa nacional.
Ninguém em Portugal quer saber disto, onde recorrer? UEFA? FIFA? qual delas a mais corrupta…estamos é cada vez mais sozinhos e se os erros grosseiros continuarem a acontecer, não estamos livres de um dia acontecer algum incidente grave.
Pois, o que já se sabia, árbitros recrutados nos diabos encornados ou nos bois sem nome, gajos que nem para o Inatel servem, quanto mais para a primeira liga!!
Vamos todos ficar todos à espera de promos sobre os very-lights, ou com o diabo de gaia a apertar o pescoço ao auxiliar, ou com o proencinha sem “cremalheira”…
“Eu pago à RTP para fazer este tipo de televisão? Tremenda desonestidade. Só provam que não têm um pingo de isenção.”
Um grande comentário à pulhice constante da RTP, cujo comportamento tenho vindo a denunciar aqui.
Mas ao contrário do que ontem escutei nesses programas das TV’s
Essas palavras não são um incitamento à violencia…pois BC foi bem claro …dizendo que era contrário à violencia…
SL
Não é nada que eu já não tenha dito de forma mais objectiva.
Coroado é o não me comprometas de sempre nada mudou nem a azia lhe passou com a idade e o aparecimento de medicamentos do tipo OMEPRAZOL que garantem a erradicação da azia e do refluxo.
Jorge Coroado escreve mal. Escreve hoje como falava Octávio Machado há 20 anos atrás. ninguém percebe nada do que ele diz se não souber a história que lhe é subjacente.
1. O Benfica não legaliza as claques.
Consequência: Não existe uma lista com os nomes dos seus membros. O benfica não atem, a Claque não a tem, as autoridades não a têm.
2. O Benfica paga uma escola de formação de árbitros fruto de acordo com a APAPF e a associação de futebol de Lisboa, árvore podre coberta de Lampiões que, qual árvore de natal tem no seu presidente a estrela vermelha que a encabeça.
3. O benfica recruta de entre os membros das suas claques os candidatos às escolas de arbitragem e promove-os, protege-os e catapulta-os para o estrelato da arbitragem nacional.
4. O benfica colocou as suas pedras na Federação Portuguesa de Futebol em:
a) No conselho de Arbitragem;
b) No conselho de Disciplina e
c) No conselho de Justiça
5. O benfica condiciona outros Clubes de modo a alinharem com as suas posições. Como ?
a) Pagando-lhes salários em atraso;
b) Emprestando-lhes jogadores ou
c) Vendendo-lhes jogadores de nível razoável a preço de saldo com cláusula que obriga à recompra desses jogadores (venda “à retro”), pelo mesmo preço da venda, caso o contemplado os não consiga vender, realizando um lucro (Belenenses).
6. O benfica colocou as suas pedras em jornais, rádios e televisões durante anos a fio, à custa de compadrios quer com benfiquistas que já lá se encontravam, quer excluindo Sportinguistas que lá se encontravam, quer fazendo promover benfiquistas para directores de programas que já lá se encontravam ou que lá enfiaram à má fila, pagando com dinheiro oferecido pelo BES que hoje se diz orçar em 600 Milhões que ninguém sabe onde estão.
Digo “dinheiro oferecido pelo BES” porque, perante o incumprimento do pagamento da dívida pelo Benfica e as empresas de Luís Filipe Vieira e do Grupo de empresas do Benfica, o BES vendeu o crédito a uma empresa do sector Financeiro que, entretanto se tornou insolvente, isto é FALIU. Das empresas devedoras, a maior parte FALIU! Não há aval pessoal de ninguém e a garantia do financiamento é constituída por acções do SLB que não valem a ponta de um corno e um terreno nas serras Algarvias que vale 100 mil euros.
A oferta deste dinheiro teve certamente contrapartidas e essas contrapartidas só podem ter ocorrido na área financeira e foram prestadas por Vieira a Ricardo Salgado. Quais foram, não sei. Parte do dinheiro “emprestado” foi para uma conta off-shore de Ricardo Salgado? Suspeito; dinheiro saído da máquina de lavar de Jorge Mendes, resultante das vendas de jogadores do benfica por 15, 25 e 35 Milhões foi parar a contas off-shore do Dr. Ricaro Slagado? Não sei são só hipóteses. Também pode ter sido dinheiro saído em sacos da porta 18 ou entrado em sacos na porta 18. Não sei. Nem a porta 18 existe já no estádio do benfica. Agora está lá a porta 17 A ou a 19 B. Portanto, se entrou e saiu já não interessa a ninguém porque é mentira, uma vez que nem porta 18 existe.
Consequentemente, as propostas da Administração do Sporting à Federação Portuguesa de Futebol para transformação da arbitragem em Portugal numa coisa séria NÃO VÃO SER ADOPTADAS porque quem tem o PODER, LUÍS FILIPE VIEIRA não vai abrir mão dele.
Enquanto esse CANCRO do Futebol Português não for extirpado (Luís Filipe Vieira) e não for extraído cirurgicamente (nem que seja a frio) do Futebol em Portugal, não haverá nem transparência, nem seriedade e muito menos reconhecimento do Mérito e da Justiça e jamais imperará a Verdade Desportiva.
Estava a ler esta parte da porta 18 e concluo que o estado lampianico é um estado de inspiração orwelliana.
Temos, alguém tem, de fazer um site onde estas informações sejam compiladas! sobre risco de serem esquecidas/apagadas da memória (cada vez mais de passarinho) dos portugueses
Isto vai acabar tudo à estalada. Há árbitros que vão ser linchados e há dirigentes que acabarão com um tiro nos cornos.
A insurreição contra a tirania é um direito que assiste aos homens mesmo que a tirania esteja num sector como o telefone.
Luís Filipe Vieira é um TIRANO e os tiranos, se não tiverem uma censura à comunicação social absolutamente férrea, um exército por de trás, uma polícia política sem escrúpulos e uma teia de informadores pagos a peso de ouro, raramente têm um fim feliz. Deposto ou morto o TIRANO, as suas peças no terreno caem como um castelo de cartas e acaba-se-lhes a mama.
Concordo, mas ele é um tirano mas não por inteiro.
Ele prejudica essencialmente o Sporting, e neste momento o porco, logo apenas esses dois terão Interesse em depor o tipo.
Como o pessoal do Sporting é tudo gente fina (leia-se mansa) não acredito que tenham uma atitude de violencia. Ja no porco acredito, mas eles são valentões mas é da boca para fora. Agora já andam a pedir desculpa ao arbitro que ameacaram.
Para alguma coisa mudar terá de haver sangue porque uma revolucão sem sangue não é uma verdadeira revolucão (basta olhar para o 25 de Abril em que tudo ficou na mesma ou pior). Mas em Portugal “o povo é sereno”.
isso
Fico à espera que o Octavio e o Coroado digam tudo o que sabem.
Ou não.
Quanto ao vídeo da RTP, é humor.
Há é diversos tipos de humor, entre os quais o respeitador e o jocoso. Ambos terão a sua graça, dependendo de quem vê. Normalmente o primeiro aplica-se às grandes instituições, como a Nossa Senhora e o SLB. Brincar, mas com respeito. Tem como público-alvo os adeptos fervorosos das ditas. O segundo aplica-se a quem está por baixo e/ou não se pode defender. E tem como público-alvo os supracitados.
O sector da arbitragem portuguesa nunca irá contribuir para uma competição mais isenta e mais verdadeira, enquanto toda a estrutura de funcionamento não for destruída, uma vez que o sistema interno desta estrutura, desde sempre, assenta numa perspetiva “mafiosa” de apadrinhamentos e favorecimentos internos que possibilitam que muita má qualidade chegue ao topo da arbitragem. Este sistema tem como complemento importante e até essencial o sistema de observadores dos árbitros. O que é extremamente negativo, é que muitos valores arbitrais ficam pelo caminho, em detrimento de outros que chegam ao topo e que nunca deveriam ter atingido esse patamar, por falta de condições, para bem arbitrar.
O cúmulo destrutivo deste sistema, encontra-se no facto de que mesmo os valores emergentes tiveram e têm que recorrer ao “apadrinhamento”, aos favorecimentos indevidos que fornecem informação e acompanhamento privilegiados, para terem a perspetiva de poderem atingir o cume da carreira que termina na possibilidade de poderem arbitrar a competição profissional e eventualmente as competições internacionais.
Não acredito em nenhum árbitro português que tivesse ou que atualmente arbitra as competições profissionais que possa afirmar não ter recorrido ao sistema de apadrinhamentos, inerente à estrutura de funcionamento da arbitragem portuguesa.
Visto isso, a estrutura moral e ética dos árbitros portugueses, dos observadores e dos seus dirigentes, será muito maleável e deixará muito a desejar, no que respeita à sua solidez.
Acreditem que a regeneração do sector da arbitragem portuguesa não será possível, enquanto a própria estrutura não for destruída e todas as medidas que possam ser introduzidas, sem a sua destruição, serão sempre paliativos, para curarem uma doença fundacional do próprio sistema. Até Jorge Coroado, apesar da sua independência, beneficiou de tal sistema.
Para mim um árbitro de topo encontra-se manchado pelo “pecado original” do seu apadrinhamento que beneficia uns em detrimento de outros. Não são exemplo para alguém de bem.
10 Janeiro, 2017 at 13:19
Nada que todos não saibamos que acontece…já se sabe que o orelhas desde que entrou (já o fazia antes) que tenta apadrinhar árbitros desde a formação! À lá Departed!
Não se pode mudar os árbitros por serem lampiões por isso que se ataque quem os classifica e o video-árbitro!
10 Janeiro, 2017 at 13:24
A parte dos observadores ainda mexe mais dinheiro, que propriamente os árbitros, aquilo é um autentico polvo cheio de tentáculos.
10 Janeiro, 2017 at 14:14
http://31.media.tumblr.com/7a37a52c43d3fdf919dc5054ae6d25f2/tumblr_nn9pb7URlE1sohv25o1_1280.gif
10 Janeiro, 2017 at 13:32
Temos ouvido referir que a fundação benfica…
patrocinou cursos de árbitros “escolhidos a dedo”…
Outro dia ouvi alguém ligado ao benfas que essa afirmação não é verdadeira, por não ter nada a ver com os árbitros do quadro nacional…
É que, ao que dizia o personagem…
Esses árbitros patrocinados “pertenciam aos quadros do Inatel” e portanto isso em nada influenciou o quadro de árbitros nacionais…
Tudo se sabe e por isso é muito possível que entre os companheiros que aqui escrevem…
Haja alguém que possa dizer, com verdade…
Se efectivamente esses árbitros se mantiveram apenas nos campeonatos do INATEL …ou se acaso alguns deles “acabaram” no quadro de árbitros da FPF ou da Liga…
SL
10 Janeiro, 2017 at 13:43
Vi, sistematicamente, os lampiões elogiarem um dos maiores responsáveis pelo estado a que a arbitragem e, concomitantemente, o futebol português, atravessa: Vítor Pereira. Esse merdas que enquanto árbitro, um dia num programa de tv, para “sacudir a água do capote”, foi ao ponto de atacar o nosso guarda-redes Tiago, responsabilizando-o por dois golos de livre, do Doriva, num jogo por ele arbitrado no Porto e em que perdemos por 3-2. Esse merdas que se diz do Sporting! Razão tinha o meu saudoso pai, um dia, nas bancadas do velho estádio, ter tido uma discussão com o pai do “dito cujo” e lhe ter dito que “com sportinguistas como o seu filho, estamos bem arranjados” (sic). Este gajo era funcionário de uma empresa pública, lembro-me de ter evidenciado. muitas vezes, sinais evidentes de vida abastada…
Um merdas será sempre um merdas, agravado pelo facto de não ser um vaidoso, ser… um “vaiquinze”!
Este sim, merecia um valente “cagaço”, contrariando a tese de que sou pacífico! Nada de mais, apenas um valente “cagaço”! É que por causa deste fulano, muita merda aconteceu e vai continuar!
10 Janeiro, 2017 at 13:43
Num passado recente, quando os clubes se queixavam da arbitragem, a APAF pedia medidas concretas para minimizar os erros e tornar o desporto mais transparente, um clube apresenta medidas e elas são ignoradas por todos, um clube defende a introdução de meios tecnológicos para auxiliar a arbitragem no exercício das suas funções e esses meios são completamente arrasados/enxovalhados pela imprensa nacional.
Ninguém em Portugal quer saber disto, onde recorrer? UEFA? FIFA? qual delas a mais corrupta…estamos é cada vez mais sozinhos e se os erros grosseiros continuarem a acontecer, não estamos livres de um dia acontecer algum incidente grave.
10 Janeiro, 2017 at 13:46
Pois, o que já se sabia, árbitros recrutados nos diabos encornados ou nos bois sem nome, gajos que nem para o Inatel servem, quanto mais para a primeira liga!!
10 Janeiro, 2017 at 13:53
Offside!
Vejam isto! Obrigatório.
https://www.youtube.com/watch?v=52HBkj5bYHI
Continuam a brincar com o nosso Amor.
10 Janeiro, 2017 at 13:57
Continua a falta de respeito por parte da RTP…impressionante!
10 Janeiro, 2017 at 13:58
Estas palavras de BC…
Escutei- as em directo no passado sabado bas Caldas sa Rainha…
Mas ao contrário do que ontem esctei
10 Janeiro, 2017 at 14:08
Porra todas as semanas sai uma coisa destas… Mas este pessoal quer o quer??? Violência???
10 Janeiro, 2017 at 14:13
Vamos todos ficar todos à espera de promos sobre os very-lights, ou com o diabo de gaia a apertar o pescoço ao auxiliar, ou com o proencinha sem “cremalheira”…
10 Janeiro, 2017 at 14:19
“Eu pago à RTP para fazer este tipo de televisão? Tremenda desonestidade. Só provam que não têm um pingo de isenção.”
Um grande comentário à pulhice constante da RTP, cujo comportamento tenho vindo a denunciar aqui.
10 Janeiro, 2017 at 14:33
Alguns jornalistas da rtp andam-se a por a jeito…
10 Janeiro, 2017 at 15:25
Eu acho que ja é altura de realmente nao aturarmos mais isto.
10 Janeiro, 2017 at 15:49
Estive à procura de mais “promos”, e, espanto dos espantos, não vi UM a gozar com os encarnados. UM! Digam-me UM!
10 Janeiro, 2017 at 17:57
[email protected]
dêem eco à vossa indignação como eu já fiz!
10 Janeiro, 2017 at 14:01
Mas ao contrário do que ontem escutei nesses programas das TV’s
Essas palavras não são um incitamento à violencia…pois BC foi bem claro …dizendo que era contrário à violencia…
SL
10 Janeiro, 2017 at 14:04
Eu coloquei aqui o vídeo na integra, quem o viu sabe bem que estas palavras estão fora do contexto.
10 Janeiro, 2017 at 14:01
não é que o Jorge Coroado não tivesse as suas trapalhadas…
e nós SPORTING bem tivemos que lidar com elas naquela repetição vergonhosa no restelo.
mas fala quem sabe.
vitor pereira…
a parte final de vitor pereira…
para ir até ao seixal… não era preciso convite…
aparecia por lá antes da hora…
aquela parte final em que a máquina já estava em funcionamento é a cara do novo sistema.
Que vamos fazer ao libório?
Que vamos fazer ao rui oliveira?
lembro até aquele caso na segunda liga em que o nosso Podence sai disparado pela defesa do atlético e placado como certa violência…
amarelo.
isolado e placado como no futebol americano.
assim foi.
10 Janeiro, 2017 at 14:08
O controlo está nos observadores
10 Janeiro, 2017 at 14:08
Os observadores condicionam os árbitros.
10 Janeiro, 2017 at 14:09
Não é nada que eu já não tenha dito de forma mais objectiva.
Coroado é o não me comprometas de sempre nada mudou nem a azia lhe passou com a idade e o aparecimento de medicamentos do tipo OMEPRAZOL que garantem a erradicação da azia e do refluxo.
Jorge Coroado escreve mal. Escreve hoje como falava Octávio Machado há 20 anos atrás. ninguém percebe nada do que ele diz se não souber a história que lhe é subjacente.
1. O Benfica não legaliza as claques.
Consequência: Não existe uma lista com os nomes dos seus membros. O benfica não atem, a Claque não a tem, as autoridades não a têm.
2. O Benfica paga uma escola de formação de árbitros fruto de acordo com a APAPF e a associação de futebol de Lisboa, árvore podre coberta de Lampiões que, qual árvore de natal tem no seu presidente a estrela vermelha que a encabeça.
3. O benfica recruta de entre os membros das suas claques os candidatos às escolas de arbitragem e promove-os, protege-os e catapulta-os para o estrelato da arbitragem nacional.
4. O benfica colocou as suas pedras na Federação Portuguesa de Futebol em:
a) No conselho de Arbitragem;
b) No conselho de Disciplina e
c) No conselho de Justiça
5. O benfica condiciona outros Clubes de modo a alinharem com as suas posições. Como ?
a) Pagando-lhes salários em atraso;
b) Emprestando-lhes jogadores ou
c) Vendendo-lhes jogadores de nível razoável a preço de saldo com cláusula que obriga à recompra desses jogadores (venda “à retro”), pelo mesmo preço da venda, caso o contemplado os não consiga vender, realizando um lucro (Belenenses).
6. O benfica colocou as suas pedras em jornais, rádios e televisões durante anos a fio, à custa de compadrios quer com benfiquistas que já lá se encontravam, quer excluindo Sportinguistas que lá se encontravam, quer fazendo promover benfiquistas para directores de programas que já lá se encontravam ou que lá enfiaram à má fila, pagando com dinheiro oferecido pelo BES que hoje se diz orçar em 600 Milhões que ninguém sabe onde estão.
Digo “dinheiro oferecido pelo BES” porque, perante o incumprimento do pagamento da dívida pelo Benfica e as empresas de Luís Filipe Vieira e do Grupo de empresas do Benfica, o BES vendeu o crédito a uma empresa do sector Financeiro que, entretanto se tornou insolvente, isto é FALIU. Das empresas devedoras, a maior parte FALIU! Não há aval pessoal de ninguém e a garantia do financiamento é constituída por acções do SLB que não valem a ponta de um corno e um terreno nas serras Algarvias que vale 100 mil euros.
A oferta deste dinheiro teve certamente contrapartidas e essas contrapartidas só podem ter ocorrido na área financeira e foram prestadas por Vieira a Ricardo Salgado. Quais foram, não sei. Parte do dinheiro “emprestado” foi para uma conta off-shore de Ricardo Salgado? Suspeito; dinheiro saído da máquina de lavar de Jorge Mendes, resultante das vendas de jogadores do benfica por 15, 25 e 35 Milhões foi parar a contas off-shore do Dr. Ricaro Slagado? Não sei são só hipóteses. Também pode ter sido dinheiro saído em sacos da porta 18 ou entrado em sacos na porta 18. Não sei. Nem a porta 18 existe já no estádio do benfica. Agora está lá a porta 17 A ou a 19 B. Portanto, se entrou e saiu já não interessa a ninguém porque é mentira, uma vez que nem porta 18 existe.
Consequentemente, as propostas da Administração do Sporting à Federação Portuguesa de Futebol para transformação da arbitragem em Portugal numa coisa séria NÃO VÃO SER ADOPTADAS porque quem tem o PODER, LUÍS FILIPE VIEIRA não vai abrir mão dele.
Enquanto esse CANCRO do Futebol Português não for extirpado (Luís Filipe Vieira) e não for extraído cirurgicamente (nem que seja a frio) do Futebol em Portugal, não haverá nem transparência, nem seriedade e muito menos reconhecimento do Mérito e da Justiça e jamais imperará a Verdade Desportiva.
10 Janeiro, 2017 at 15:02
Estava a ler esta parte da porta 18 e concluo que o estado lampianico é um estado de inspiração orwelliana.
Temos, alguém tem, de fazer um site onde estas informações sejam compiladas! sobre risco de serem esquecidas/apagadas da memória (cada vez mais de passarinho) dos portugueses
10 Janeiro, 2017 at 14:21
Isto vai acabar tudo à estalada. Há árbitros que vão ser linchados e há dirigentes que acabarão com um tiro nos cornos.
A insurreição contra a tirania é um direito que assiste aos homens mesmo que a tirania esteja num sector como o telefone.
Luís Filipe Vieira é um TIRANO e os tiranos, se não tiverem uma censura à comunicação social absolutamente férrea, um exército por de trás, uma polícia política sem escrúpulos e uma teia de informadores pagos a peso de ouro, raramente têm um fim feliz. Deposto ou morto o TIRANO, as suas peças no terreno caem como um castelo de cartas e acaba-se-lhes a mama.
10 Janeiro, 2017 at 14:36
Concordo, mas ele é um tirano mas não por inteiro.
Ele prejudica essencialmente o Sporting, e neste momento o porco, logo apenas esses dois terão Interesse em depor o tipo.
Como o pessoal do Sporting é tudo gente fina (leia-se mansa) não acredito que tenham uma atitude de violencia. Ja no porco acredito, mas eles são valentões mas é da boca para fora. Agora já andam a pedir desculpa ao arbitro que ameacaram.
Para alguma coisa mudar terá de haver sangue porque uma revolucão sem sangue não é uma verdadeira revolucão (basta olhar para o 25 de Abril em que tudo ficou na mesma ou pior). Mas em Portugal “o povo é sereno”.
10 Janeiro, 2017 at 14:24
depois daquela promoção ao jogo dos lampiões com a cena do fumo…
esta não dá para aturar.
alguém tem de ir prá rua!
10 Janeiro, 2017 at 14:32
Os árbitros andam-se a por a jeito…
10 Janeiro, 2017 at 14:32
Mais uma notícia/opiniao, antiga, que continua actual e não serviu para nada….
Para isto servem os nossos paineleiros, para chamar estas opiniões, obrigar a serem faladas. Insistir insistir
10 Janeiro, 2017 at 15:51
isso
Fico à espera que o Octavio e o Coroado digam tudo o que sabem.
Ou não.
Quanto ao vídeo da RTP, é humor.
Há é diversos tipos de humor, entre os quais o respeitador e o jocoso. Ambos terão a sua graça, dependendo de quem vê. Normalmente o primeiro aplica-se às grandes instituições, como a Nossa Senhora e o SLB. Brincar, mas com respeito. Tem como público-alvo os adeptos fervorosos das ditas. O segundo aplica-se a quem está por baixo e/ou não se pode defender. E tem como público-alvo os supracitados.
10 Janeiro, 2017 at 16:04
Alguém me sabe dizer os nomes dos árbitros que tiraram o curso com apoio da fundação carnide?
10 Janeiro, 2017 at 16:48
O sector da arbitragem portuguesa nunca irá contribuir para uma competição mais isenta e mais verdadeira, enquanto toda a estrutura de funcionamento não for destruída, uma vez que o sistema interno desta estrutura, desde sempre, assenta numa perspetiva “mafiosa” de apadrinhamentos e favorecimentos internos que possibilitam que muita má qualidade chegue ao topo da arbitragem. Este sistema tem como complemento importante e até essencial o sistema de observadores dos árbitros. O que é extremamente negativo, é que muitos valores arbitrais ficam pelo caminho, em detrimento de outros que chegam ao topo e que nunca deveriam ter atingido esse patamar, por falta de condições, para bem arbitrar.
O cúmulo destrutivo deste sistema, encontra-se no facto de que mesmo os valores emergentes tiveram e têm que recorrer ao “apadrinhamento”, aos favorecimentos indevidos que fornecem informação e acompanhamento privilegiados, para terem a perspetiva de poderem atingir o cume da carreira que termina na possibilidade de poderem arbitrar a competição profissional e eventualmente as competições internacionais.
Não acredito em nenhum árbitro português que tivesse ou que atualmente arbitra as competições profissionais que possa afirmar não ter recorrido ao sistema de apadrinhamentos, inerente à estrutura de funcionamento da arbitragem portuguesa.
Visto isso, a estrutura moral e ética dos árbitros portugueses, dos observadores e dos seus dirigentes, será muito maleável e deixará muito a desejar, no que respeita à sua solidez.
Acreditem que a regeneração do sector da arbitragem portuguesa não será possível, enquanto a própria estrutura não for destruída e todas as medidas que possam ser introduzidas, sem a sua destruição, serão sempre paliativos, para curarem uma doença fundacional do próprio sistema. Até Jorge Coroado, apesar da sua independência, beneficiou de tal sistema.
Para mim um árbitro de topo encontra-se manchado pelo “pecado original” do seu apadrinhamento que beneficia uns em detrimento de outros. Não são exemplo para alguém de bem.
10 Janeiro, 2017 at 20:16
É ver o castigo que foi hoje apresentado a Jorge Jesus pelo Conselho de Arbitragem da fpf…
15 dias por quê?
Surreal…