Actualmente o carnide é considerado como dominador da “comunicação” e é sempre uma referência nas discussões entre adeptos, quando o assunto é “política de comunicação”.
Raio-x da estrutura de comunicação dos lampiões.
No topo, temos o seu presidente, um analfabeto criminoso, que estrategicamente é mantido em silêncio por não saber articular duas palavras seguidas e das poucas vezes que aparece é para discursos ou entrevistas previamente escritos e preparados.
Depois temos um conjunto de comentadores afectos ao carnide, espalhados pelas TVs em programas de paineleirices, que usando uma estratégia concertada entre si, tentam exponenciar ao máximo todo o tipo de informação que possa interessar ao slvouchers e prejudicar os rivais, principalmente o Sporting, recorrendo sistematicamente à mentira e fazendo também eco da propaganda de 2 ou 3 blogs afecto à agremiação encarnada.
Depois, depois temos os órgãos de comunicação do grupo cofina+aburla afectos ao carnide e a restante cs (exceptuando onojo) que pelo facto de ter lampiões colocados estrategicamente em lugares de topo, promovem a propaganda lampiã, dos avençados paineleiros e dos 2/3 blogs afectos ao carnide, e sempre que é oportuno ou quando interessa rebater estratégias dos rivais (sempre o Sporting) dão tempo de antena a uns papagaios artolas que se prestam a esse papel.
E por fim, existe um conjunto de avençados pagos pelo carnide para invadir diariamente blogs e caixas de comentários de jornais online, para espalhar a propaganda vierista e anti-BdC.
É este o edifício de comunicação do carnide.
E no Sporting, o que temos?
Temos um Presidente preparado, com formação em todas as áreas importantes para o fenómeno do desporto e da gestão desportiva, um presidente com capacidades oratórias acima da média, muito interventivo, que domina e faz uso das ferramentas das tic’s.
Temos um Director de Comunicação, um jornalista inteligente e de reconhecida capacidade, que intervém na defesa do Sporting de forma a resguardar o presidente, para que não seja sempre ele a “dar o peito às balas”.
Temos também um conjunto de blogs, do melhor que existe na internet, que fazem um brilhante trabalho na defesa do Sporting Clube de Portugal e a desmontar a propaganda lampiã.
Temos ainda elementos espalhados pela TVs nos programas de paineleirices, supostamente para representar o Sporting, mas metade estão lá precisamente pelo facto de não defenderem o Sporting.
E por fim, a Sporting TV e restantes órgãos de informação oficiais (jornal+sitio+redes sociais).
Comparação
Temos de longe maior qualidade, só perdemos para o carnide na lealdade dos comentadores, mas o factor determinante que faz pender a balança para o lado dos lampiões é o controlo da comunicação social, que dá espaço e promove a propaganda lampiã, ao mesmo tempo que omite e deturpa a nossa.
Em termos da teoria da comunicação, temos melhores Emissores, temos qualidade na Mensagem, mas eles (estado lampiânico) controlam o Canal e por isso condicionam o Receptor.
O que fazer?
Aumentar a nossa militância e lealdade, tanto dos adeptos em lugares de “topo” como nos de “base”.
É preciso fazer uso de canais alternativos para consciencializar o Receptor, para que este esteja mais esclarecido e imune, quando exposto aos canais dominantes controlados pelo estado lampiânico. Paralelamente denunciar o controlo dos media pelos lampiões.
Como fazer?
Temos melhores meios humanos, temos informação de qualidade, tanto nos canais oficias (Jornal Sporting, Sporting TV, sitio internet e redes sociais oficiais) como nos blogs, temos também comentadores a defender o Sporting com qualidade, tanto na Sporting TV como em alguns canais de televisão.
Não basta só seguir, ler/ver estes meios e fazer uso para consumo interno, é preciso partilhar nos nossos blogs, nas nossas listas de emails, nas páginas das redes sociais, divulgar, passar a palavra entre familiares, amigos, colegas, em casa, no trabalho, nas escolas, nas universidades, nos cafés, nos transportes, de manhã, de tarde, de noite ou de madrugada, ao frio, à chuva ou ao calor… Como gostava de dizer o Prof. Moniz Pereira: Fazê-lo sempre, mas sempre e todos os dias, independentemente das condições atmosféricas, de terremotos ou sismos…
TEXTO ESCRITO POR Nogueira82
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
11 Janeiro, 2017 at 16:15
“só perdemos para o carnide na lealdade dos comentadores”, não é lealdade nós é que somos honestos, sérios e homens de valores (havendo, como é lógico também ovelhas tresmalhadas), enquanto eles são mesmo corruptos, criminosos, que, se for preciso, violam e assassinam as próprias mães.
11 Janeiro, 2017 at 16:16
Eu sou contra a violência mas há aí uns quantos comentadeiros lampiões que mereciam umas boas galhetas . Sempre a falar mal do nosso Sporting …. O Fernando Mendes não chega para todos eles …..directamente de Kingston ( sorbiton ) UK, aquele abraço sportinguista
11 Janeiro, 2017 at 17:02
Se fosse de Kingston (djameika) é que era!
11 Janeiro, 2017 at 16:22
Totalmente de acordo com este texto.
Nós os SPORTINGUISTAS, deveríamos ser mais militantes.
SL..
11 Janeiro, 2017 at 16:45
A melhor comunicação do mundo é o escudo de campeão nacional. Quando o tens no teu poder, podes comunicar como bem te apetecer.
11 Janeiro, 2017 at 19:36
Word.
12 Janeiro, 2017 at 3:37
Exato!
12 Janeiro, 2017 at 9:54
Humm, isso cheira a pescadinha de rabo…
É que só consegum ser campeões quando controlas arbitragem e CS.
Não será coincidência o carnide só começa a ganhar ao fim de 6 ou 8 anos de Vieira.
Como presidente, porque acho que antes ja andava como presidente.
Sem falar que já antes teceu a teia de conhecimentos no alverca.
Resumindo, concordo com o escudo muda tuda.
Mas há um problema, para chegar ao estudo temos de fazer como os outros
12 Janeiro, 2017 at 9:54
Como presidente, porque acho que antes ja andava como dirigente.
11 Janeiro, 2017 at 16:53
façam lá o Sportinguismo como entenderem…
só não quero é breefings, um bando de crianças alinhadas nas televisões a repetirem as mesmas coisas pelas mesmas palavras.
o ROC na RTP pode não ser o melhor mas diverte-se com os programas. Dá 20-0 aos outros 2 totós alinhados com a missa do padre.
o RA na SIC pensa pela própria cabeça… esse então dá 50-0 aos outros 2 totós.
o Pina também tem a sua onda na TVI… é o programa mais difícil por causa do mentiroso compulsivo.
o NS no facebook diz o essencial… aquilo que qualquer adepto diria.
até mesmo o Pedro Sousa do mais tabaco – penso que adepto do Sporting nas horas vagas em que não trabalha lá pra doyen – também dá 20-0 ao braz…
adeptos temos… faltam-nos é o tal campeonato para acabar com a palhaçada e com os palhaços. Com orelhas e sem orelhas.
11 Janeiro, 2017 at 17:10
“Temos um Director de Comunicação, um jornalista inteligente e de reconhecida capacidade, que intervém na defesa do Sporting de forma a resguardar o presidente, para que não seja sempre ele a “dar o peito às balas”.
lol
11 Janeiro, 2017 at 17:35
Podes juntar esta:
“Em termos da teoria da comunicação, temos melhores Emissores, temos qualidade na Mensagem”
O que não falta é qualidade na Mensagem! lol
11 Janeiro, 2017 at 18:01
Tenta lá gritar, a plenos pulmões:
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIINNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGG!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
11 Janeiro, 2017 at 18:04
Ainda se borrava todo por perder o folego. 😉
11 Janeiro, 2017 at 19:07
Epá ó bidebalboa tu é que és muita bom a comunicar, a defender o SPORTING. Irra, a malhar nos nossos és o maior. Deves ser o melhor lá da tua rua. Pra mim és um bidé.
11 Janeiro, 2017 at 17:11
Eu acho que tudo começa pela base. Pela defesa do clube em qualquer meio e circunstância, seja real ou digital, nos cafés entre amigos, no facebook e na fila do pão. Para mim é aqui que perdemos.
Os tasqueiros são provavelmente a exceção que confirma o que vou dizer.
Os sportinguistas são, em grande parte, contidos, tímidos, gajos simpáticos. Gostam de ser coerentes, ás vezes até concedem certa razão aos rivais e no fundo não querem ser apelidados de exagerados, facciosos, etc.
Já a lampionagem veste uma cegueira completa e só vê encarnado à frente. E, invariavelmente, até podem não ter razão nenhuma mas vão sempre defender o lado deles. E podem fazê-lo porque o adepto do Sporting Clube de Portugal é um gajo moderado, culto, educado e não os vai chamar de cego, exagerado ou filho da grande puta.
Noutro dia vi um comentário de um Sportinguista ao vídeo da RTP que dizia algo do género “Não stressem, isto é só futebol”. Ora bem, com esta puta de mentalidade vamos sempre ser comidos caralho. Não vestimos a camisola em todas as lutas, na prática nós somos uns meninos betinhos mas seremos sempre apelidados de exagerados.
Fiz um post no Facebook sobre o video da RTP e vieram logo 3 lampiões dar gozo. A maioria dos meus amigos é sportinguista e ninguém comentou NADA. Não pode ser, temos que dar guerra!
O meu grande apelo e sonho é para que no dia a dia, seja na conversa com o vosso sogro, colega, facebook, ou na fila da segurança social, defendam o Sporting até à morte. Assumam-se caralho! É o Sporting, foda-se! Defendam os jogadores, os dirigentes e o staff, mesmo que não concordem com alguma coisa porque só assim podemos ser mais fortes e ganhar.
Eu odeio o Marvin e o Bryan esta época põe-me doente mas isso é entre sportinguistas. Lá para fora são todos bons, somos os melhores, sempre, sempre, sempre!
Pensem nisto, eles são mais que nós, por isso temos de ser MUITO melhores. E vamos ser! Maio ainda vem longe, ânimo caralho!
11 Janeiro, 2017 at 18:55
Excelente comentário!
12 Janeiro, 2017 at 8:38
Penso que o caminho não será esse, porque em estupidez, ordinarice e palermice nunca vamos ganhar aos lampiões. Nesses atributos eles são os maiores e nós não devemos descer a esse nível, senão não seriamos do SCP.
Penso que o que devemos fazer é expor publicamente as PESSOAS que dão cobertura às trafulhices do SLB e as razões porque o fazem. Não serão por razões morais nem éticas, não serão por de justiça desportiva, essas atitudes só podem estar ligadas a interesses económicos/financeiros. São estas relações promiscuas que devem ser denunciadas à sociedade.
Participar em reuniões, apelar para ao bom senso das instituições, etc. é um fado esgotado que não dá em nada e estamos fartos de ver esse filme, só serve para os vermelhos gozarem (já tivemos o Apito Dourado em que o Pinto da Costa fazia exactamente o mesmo que faz agora o Vieira). Quantas vezes fomos roubados em pleno Estádio de Alvalade. Quando os nomes dessa gente que está nos bastidores vier à baila, a coisa irá mudar de figura.
Há que denunciar os árbitros vermelhos e impedi-los de apitar os nossos jogos e os deles, há que explicar porque razão a FPF está cheia de vermelhos quando a participação dos jogadores deles na selecção é só para fazerem número. Queremos também estar devidamente representados. Não podemos deixar esquecer os assuntos como o controlo anti-doping, a postura diferenciada dos adversários quando jogam com SCP e o SLB, etc. essas causas têm que ser conhecidas e publicitadas.
Quanto à comunicação social do sistema devemos impedi-la de entrar nas instalações do SCP e, mesmo quando o SCP for obrigado por compromissos assumidos, apenas devemos deixar entrar indivíduos devidamente aceites pelo nosso clube. Temos que fazer à Trump “não lhes passamos cartão e nem para eles olhamos”.
11 Janeiro, 2017 at 18:19
Matheus Pereira emprestado ao Olympiakos.
11 Janeiro, 2017 at 18:28
Foda-se!
Não aposta no Matheus que é um gajo que mexe sempre que entra. Chegou a dizer que Matheus estava a aprender mais nos AA só com os treinos do que jogando com maior regularidade noutra equipa. Voltou atrás? Porque não aposta no miúdo em vez de estar continuamente a apostar por ex. num BR que não está a jogar um caralho???
11 Janeiro, 2017 at 18:35
Pessima noticia.
Matheus na epoca passada mostrou bem que pode ser opção. Este ano quase nem oportunidades teve.
Emprestar Matheus e ficar ca o Markovic… Fdx bela merda
11 Janeiro, 2017 at 18:50
O Markovic ainda vai explodir. Talvez por isso tenha dificuldades em passar na segurança do aeroporto
11 Janeiro, 2017 at 19:48
Espero que nao esteja em Alvalade quando o fizer. Gosto muito do nosso Estádio
11 Janeiro, 2017 at 18:38
Onde é que está essa noticia?
11 Janeiro, 2017 at 18:41
Foda-se Olympiakos? ele nem devia ter saído e ainda por cima mandam-no para a Grécia em vez de ficar aqui em Portugal…muito mal jogado.
11 Janeiro, 2017 at 18:43
Não vejo essa noticia em lado nenhum, inclusive no site do SCP.
Viste isso aonde?
11 Janeiro, 2017 at 18:47
Bem, se calhar vão existir menos alterações no plantel neste Mercado do que se pensava…
Não consigo opinar sobre isto.
Já agora, no zerozero já aparece lá a referência.
SL
11 Janeiro, 2017 at 18:47
Mal por mal, antes assim.
Não ia jogar e não…
Pelo menos não marca passo numa liga cipriota ou numa equipa de meio da tabela.
Se tiver oportunidade e a aproveitar, só tem a ganhar.
11 Janeiro, 2017 at 19:00
Parece que para JJ há uns filhos (Bryan Ruiz, Markovic) e outros enteados (Matheus, Paulo Oliveira)…
11 Janeiro, 2017 at 19:17
Não vai acontecer.
11 Janeiro, 2017 at 18:50
A descrição da comunicação da porta 18 está mesmo exacta. Um burgesso no topo, protegido por lambe-cus e cães raivosos a espumar mentiras.
Já a nossa… podia estar mais bem estruturada, e não falo do estilo do presidente de que gosto e defendo. Penso essencialmente que tudo deveria ser coordenado e centrado a partir da Sporting TV e duma plataforma informativa do clube na net a criar (não falo do site do clube).
11 Janeiro, 2017 at 19:40
Não é verdade que o Bruno tenha uma oratória excelente. Pode ser melhor do que a do orelhas, mas também é bem deficiente.
Os posts de facebook do Nuno Saraiva parecem salmos da bíblia. O último gajo que leu um deles de enfiada que se acuse.
Nós não temos avençados?
11 Janeiro, 2017 at 19:52
De jeito, só o bas dost.
11 Janeiro, 2017 at 20:59
Também tenho confiança no Spalvis.
12 Janeiro, 2017 at 8:35
Para assinalar comentarios do Estado Lampianico, é favor utilizar a tag #naosejaspedroguerra
12 Janeiro, 2017 at 11:37
Embora concorde com todo o texto há algo que nos diferencia dos outros.
O nosso desportivismo, a nossa ética!
Por isso somos leais mas diferentes dos outros.
Eu não desejo tornar-me num dos outros mas que vê as coisas “a verde”, usando das mesmas armas. O que eu quero é inteligência e argúcia no desmontar da campanha “encarnada”.
Uma ideia que sempre me perseguiu é a seguinte (mas não tenho meios para o fazer): pegar em lances de favorecimento do SLB e de espólio ao SCP e transformar em desenho anónimo para ver a reacção da “roubalheira” junto dos “leais desportistas e comentadores encarnados”. Uma espécie de “teste às escuras”! Isso é que era um programa para a TV: é falta? é penalty? é golo bem anulado?
Quantos iriam levantar a voz em grito de roubo ou em beneficio para depois verificar que o SLB tirava sempre vantagem?
Era ver aos senhores comentadores a cair a máscara.
Eu por exemplo, deixei há muito de ler e comprar os jornais “Record” e “A Bola” (“O Jogo” não é jornal). Tento estar informado mas sempre percebendo o que dizem os protagonistas e não o que os comentadores ou jornalistas querem que seja passado. Não liguem aos títulos, liguem ao contexto das declarações e às mesmas e não ao enquadramento que lhe querem dar.
Quanto à argúcia, e se é verdade que me faz confusão o Ribeiro Cristóvão (jornalista e pessoa pelo qual tinha grande respeito) e que hoje parece mais “encarnado” do que alguns pseudo-comentadores, penso que é má escolha o nosso Manuel Fernandes estar num programa onde o Rodolfo Reis, às vezes, é mais cáustico para o Benfica do que ele. O Manuel é bom demais para aquilo. Vão buscar o Benedito para lá. Temos que ser mais cáusticos nesses programas que t~em algum “valor”. Por exemplo, do pouco que vi o Fernando Mendes leva tudo à frente no CM mas tal como na TVI aquilo é só para ser discussão “de praça” e mais valia nem estar lá um representante do SCP. Eu, por exemplo, solicitava que nesses programas “para a palhaçada” não existisse um chamado “representante do SCP” pois por muito que digam que é a sua opinião acaba sempre por colar ao clube.
Peço desculpa se o comentário saí um pouco ao lado da questão central da comunicação mas hoje apetece-me tirar isto do peito.
Saudações Leoninas
12 Janeiro, 2017 at 21:35
Só agora vi o seu comentário. Muito interessante.
SL