Na reunião realizada, ontem, entre o Conselho de Arbitragem e os clubes, os árbitros disponibilizaram e discutiram um documento em que foram analisadas algumas das decisões mais polémicas desta época, de casos de mão na bola.
Entre vários lances analisados e apresentados aos clubes, mas também tornados públicos, estão os de Pizzi e Nélson Semedo, ajuizados pelo árbitro Jorge Sousa no derby entre Benfica e Sporting, e que suscitaram fortes críticas por parte dos leões.
Para o Conselho de Arbitragem, o lance de Pizzi no derby revela uma «acção involuntária e acidental pelo que a mesma não constitui infração». Em relação ao lance em que o Sporting reclama grande penalidade por mão na bola de Nélson Semedo, o CA considera que é «lance difícil e de dúvida».
Vale a pena recordar os lances de que falamos
Eu diria que estamos face a uma vergonha sem precedentes. Errar, vezes sem conta, mas admitindo o erro, já seria mau e soaria a desculpas de mau pagador. Errar e, à vista de todos, negar o erro, é um voto de confiança a todos os árbitros que queiram prejudicar o Sporting. Intolerável.
já que falamos de arbitragem, vale a pena espreitar estes artigos
12 Janeiro, 2017 at 13:51
Futebol é negócio, mesmo que durante os jogos olhemos para isto como paixão.
O ser humano é fodido. Ganancioso.
O tripeiro e o lampião, além disto é tb corrupto.
Como lixar o negócio deles? É por aqui a solução.
Eu não tenho resposta.
Resta viver a paixão, iludido.
12 Janeiro, 2017 at 14:03
A solução é voltar a partir os dentes ao Proença. Resultou da primeira vez.
Se há erro que aponto a BdC foi ter apoiado o Proença. Houve ali amizade à mistura e não devia ter acontecido. Não, sem algumas contrapartidas e uma delas era legislar as promoções a árbitros, comprovadamente adeptos de um clube.
Chamem-me iludido, mas eu acho que um árbitro não pode ter clube publicamente.
12 Janeiro, 2017 at 14:56
Antigamente tinham clube. Eram do Carcavelinhos e afins..
12 Janeiro, 2017 at 14:05
basta de assinar a SportTV
Basta de subscrever jornais digitais
Basta de comprar jornais
Basta de ver programas de futebol
Basta de ir a estádios
Basta de conferencias de imprensa
12 Janeiro, 2017 at 14:20
Conferências de imprensa de antevisão de jogo para a liga penso somos obrigados a fazer e a deixar entrar a comunicação social, mas julgo que não somos obrigados a comparecer ás conferências pós-jogo, apenas estamos obrigados a ir á zona de entrevistas rápidas.
Para as competições da FPF acho que não somos nem obrigados a fazer a antevisão, nem a deixar a comunicação social entrar…
12 Janeiro, 2017 at 14:55
aparecer sim, mas responder “sim”, “não”, “talvez”, “assim-assim”
12 Janeiro, 2017 at 15:07
Por exemplo, mas vou mais longe, somos obrigados a comparecer, não somos obrigados a responder a todas as perguntas…estávamos no nosso direito recusar responder á CMTV, Record, RTP, etc.
12 Janeiro, 2017 at 14:27
É isto:
A INVASÃO DOS LAMPIÕES
https://sector15pt.blogspot.pt/…/invasao-dos-lampioes-invas…
12 Janeiro, 2017 at 14:34
In rr.sapo.pt
Octávio Machado perplexo com análise da Comissão Técnica
12 jan, 2017 – 12:49
O dirigente leonino queixa-se dos lances mais polémicos do dérbi com o Benfica e apela à união dos sportinguistas.
Octávio Machado não se conforma com a avaliação feita pela Comissão Técnica da Arbitragem, liderada por João Ferreira, dos lances mais polémicos do último desafio entre Benfica e Sporting. O director-geral do futebol do Sporting considera que os analistas viram algo completamente diferente de todos os que assistiram ao jogo.
“Só três pessoas [Comissão Técnica] tiveram outra leitura dos factos. Parecem aqueles condutores que andam em contra-mão na auto-estrada sem reconhecerem que estão enganados”, exemplifica para dar significa ao estado actual da arbitragem.
Nesta entrevista à Renascença, Octávio regressa ao dérbi e fala de “lances que tiveram influência decisiva no resultado” . Erros que “levaram a que o Sporting, em vez de sair dali em primeiro lugar, com um ponto de avanço, tenha saído em quarto lugar com cinco pontos de atraso”.
À espera da UEFA
Na reunião dos clubes com a Comissão de Arbitragem, na Cidade do Futebol, foram analisados esses dois lances envolvendo o Sporting, o que na opinião do dirigente leonino é uma situação “caricata”. “Podiam ter mostrado o lance do terceiro golo que o Sporting sofreu em Guimarães. O penálti não assinalado frente ao Nacional, na Madeira”, elenca, para determinar que “os árbitros têm de assumir que o momento não é bom”
“E com uma Comissão Técnica, liderada por João Ferreira [vice-presidente do Conselho de Arbitragem], com essa visão dos factos torna tudo preocupante”, acrescenta.
Octávio reclama respeito pelo Sporting e diz que o clube vai aguardar pela visão da UEFA sobre os lances visados. “Se derem um parecer contrário, obviamente que o Sporting vai exigir que sejam retiradas todas as consequências dessa avaliação”, observa o director-geral dos leões, nestas declarações a Bola Branca.
Apelo à união dos sportinguistas
Por fim, Octávio Machado deixa um apelo de união aos sportinguistas, avisando que eventuais divisões só irão prejudicar o clube.
“É necessário, mais do que nunca, que haja união entre os responsáveis, jogadores, equipa técnica, simpatizantes, sócios Se eles percebem que com estas situações criam divisões no nosso seio não vão parar de nos castigar”, conclui o dirigente do Sporting.
12 Janeiro, 2017 at 15:01
Talvez eu não seja assim tão visionário…
12 Janeiro, 2017 at 22:37
https://www.youtube.com/watch?v=3gTiAt6B23Q
12 Janeiro, 2017 at 15:49
A coisa mais engraçada no meio disto tudo é que eu estou completamente de acordo com o exposto sobre as mãos! Aquilo que é dito é exactamente o que eu penso! E é exactamente segundo estes critérios que os 2 lances nos lampiões são penalti! O primeiro porque o 2º toque com a mão do Pizzi é voluntário (se fosse apenas o primeiro toque não seria penalti) e o segundo porque o é um canto, a uma distancia gigante e o Nelson Semedo tenta jogar a bola com o corpo mas joga com a mão…
Estas conclusões fazem-me lembrar uma cena dos piratas das caraíbas (do cofre do homem morto ou lá o que é…o 2º), quando logo no inicio o Jack Sparrow aparece com o desenho de uma chave e a tripulação vai tentando adivinhar qual o rumo a seguir e o que é aquilo…conversa surreal…
12 Janeiro, 2017 at 16:25
A desfaçatez e a falta de vergonha encontraram o seu limite superior com aquela FARSA que se passou ontem nas instalações da fpf?
Ora, podemos fazer a alegoria que estivemos na gruta do Ali Baba e seus 40 ladrões… E o que é que se viu e ouviu??? ALDRABICES e mais aldrabices … Tudo para manter o ‘comboio da corrupção’ em andamento. Para atacar o SCP e colocá-lo num ‘beco sem saida’ como que ‘encurralado’… É que até já fizeram um ‘encapotado’ pedido de desculpas aos corruptos do norte…
Contudo, ao SCP, continua a DUALIDADE de critérios, a forma habilidosa e maldosa de nos continuarem a atacar…
Do que conheço da etologia animal… Sei bem que qualquer animal ‘encurralado’ é sempre como que uma ‘bomba relógio’ prestes a explodir… E acho que é isso mesmo que vai acontecer!
Espero, e desejo que estes ‘bois de apito na boca’ tenham aquilo que desejam para 2017! Ou seja “quem semeia ventos, colhe tempestades”… Desse modo desejo-lhes muitas visitas ás Urgências Hospitalares, muitos quilos de gesso nos braços, mãos e pernas… Muitas e recorrentes visitas aos respectivos dentistas…
Mas atenção, isto não pode ficar só pelos ‘bois de apito na boca’… Temos que saber os nomes dessa gentalha que está na fpf, na Comissão de arbitragem, sobretudo os observadores… DEpois ainda temos os jornaleiros, paineleiros e demais comentadeiros…
Pressinto que em breve vão faltar ortopedistas para acudir a esta canalha…
12 Janeiro, 2017 at 16:35
“Para atacar o SCP e colocá-lo num ‘beco sem saida’ como que ‘encurralado’… É que até já fizeram um ‘encapotado’ pedido de desculpas aos corruptos do norte…”
Alguem vai explodir e não me refiro ao Markovic….
Ou os bois (os do apito e os que estão acima) levam na boca…. ou não saímos do beco com tudo o que isso implica.
Exercício simples!
Bas Dost….. grande jogador…. chegou este ano!
Neste momento já percebeu na porcaria de futebol que se veio meter (futebol português), estando num clube que é roubado dia sim… dia sim!
O Homem é Holandês e por isso não há qualquer sentimento de clubismo!
Expliquem-me como poderei criticar um tipo destes se no final da época se quiser por a mexer daqui para fora indo por exemplo para um qualquer clube inglês tipo Leicester e afins?
12 Janeiro, 2017 at 16:46
Nem tu, nem eu , nem ninguém pode criticar um excelente jogador por não querer andar neste ‘lodaçal’ que a lãpionagem criou… E para eles continua o tráfico de jogadores da lavandaria do MEndese Cª Lda…
Creio que foi por alturas do jogo em guimaraes que eu comecei a ver Bas Dost a ficar incrédulo com as decisões de arbitragem…
A ele se juntou o Coates…
Estamos a falar de jogadores internacionais pelos seus paises e que já jogaram nos maiores campeonatos da Europa… E o que observamos quando o ‘campo começa a inclinar’? A perplexidade destes jogadores, depois a indignação… Por último instala-se a descrença e começam as quebras de rendimento…
Os sócios e adeptos do SCP têm que fazer alguma coisa… É o nosso Sporting Clube de Portugal que estão a achincalhar, a vilipendiar, a roubar e a maltratar, dia sim dia sim, jogo sim jogo sim…
SL
12 Janeiro, 2017 at 16:50
Se estivesse no lugar deles pensava, vou esfarrapar-me todo em campo para quê? Ganha sempre o mesmo.
Ainda querem os sportinguistas que eles joguem a 300%.
12 Janeiro, 2017 at 16:59
E quando chega a “descrença” ligam ao empresário e dizem:
“Arranja-me um clube qualquer, mesmo que seja meio da tabela, num dos principais campeonatos europeus”
E depois surgem propostas e lá vão eles…
Até podem ser bem vendidos… mas ficamos sem jogadores de qualidade e adaptados e lá temos que ir ao mercado, onde podemos fazer mais e melhor em termos de reduzir o risco de falhanço nas contratações…. mas em que existe sempre o risco de uma suposta grande contratação chegar cá e não render.
Exemplo –> Ibrahimovic tinha tudo para render em Barcelona, mas foi um fiasco
O Futebol não é uma ciência exacta.
12 Janeiro, 2017 at 17:40
O Ibrahimovic não foi propriamente um fiasco no Barça…e numa equipa “à” Guardiola o sueco não encaixa! Mas mesmo assim foram 22 golos (16 na Liga!).
12 Janeiro, 2017 at 16:44
Primeira “batalha” contra a Cosa Nostra do futebol português:
– Saber e colocar aqui informações sobre o boi nuno alpeida “AKA” ferrari vermelho (nº de telefone, morada, local de trabalho, viatura que conduz e respectiva matricula, etc.). Divulgar pelos vários sites e blogues de apoio ao Sporting (ao croquete leonino não, senão eles vão fazer queixinhas ao leão citadino, e ele à máfia).
SL
12 Janeiro, 2017 at 16:49
Essas cenas não podem ser feitas aqui “ás claras” …
Não te esqueças da quantidade de ‘abutres’ que andam aqui todos os dias…
Tem que haver uma reunião e ser criada uma base de dados onde esses dados serão compilados…
12 Janeiro, 2017 at 16:51
Ora nem mais.
Este blogue é visitado por toda a merda que polula no futebol.
12 Janeiro, 2017 at 16:54
Nesta fase é só para levantar a lebre, neste caso o boi, para saber que estamos atentos. Não fazer nada até ao jogo de Chaves (o bovino até se pode “enganar” e fazer uma arbitragem normal).
SL
12 Janeiro, 2017 at 17:12
Isso não sei…
Se lhe acontecer alguma coisa até ao jogo de chaves… Pode ser só “coincidências”…
12 Janeiro, 2017 at 17:29
Se em Chaves o bovino resolver marrar connosco, então aí, apertá-lo fortemente.
SL
12 Janeiro, 2017 at 17:33
Pode-lhe aacontecer alguma coisa amanhã…
Eles têm que ficar com a sensação que andam a ser vigiados…
E depois, assim que a oportunidade se apresentar, não esquecer que…
Ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão!
12 Janeiro, 2017 at 16:54
Ao fazeres isso…. lá ia o Cherba ser “visitado” pelo Judite.
12 Janeiro, 2017 at 16:57
Tu queres ver, que se eu ponho aqui o nome do presidente da republica e a sua morada, não acontece nada? Nem com a Judite.
SL
12 Janeiro, 2017 at 16:59
Não fazer ameaças, nada.
Eles já andam com policiamento pago por nós todos…
12 Janeiro, 2017 at 17:04
De destacar o excelente trabalho realizado pelo Rogério Alves, Artista do Dia e Mister do Café!
Já estamos a atingir níveis vergonhosos há algum tempo e o limite já foi ultrapassado agora é esperar para ver a nossa estratégia.
12 Janeiro, 2017 at 17:24
Tens razão ILLUNINATOR, mas temos no universo Leonino muitos sócios e simpatizantes que não têm computador, não sabem ler e escrever. Só sabem o dia-a-dia do Sporting pelo que as TV lhe mostram (merda, claro) e depois levam com os lã-piões também iletrados e emprenham pelos ouvidos.
Eu próprio tive que fazer uma autentica cruzada junto do meu pai, grande Sportinguista, mas que papava o que os cm escreviam. Agora já fala de outra forma, inclusive, deixou de falar de futebol com lã-piões.
SL
12 Janeiro, 2017 at 17:46
Verdade! Eu próprio só vi graças ao post… Um dos meios de comunicação que gostava que crescesse seria o Jornal Sporting que deveria chegar a um universo ainda maior de Sportinguistas e que ia ser muito benéfico a informação partir de lá.
12 Janeiro, 2017 at 17:30
Inacreditável como a merd@ toda se aglutina…
Como se não bastasse o “exercicio de surrealismo” que o CA ontem produziu… Vem hoje o ‘lambe-cús’ do palhaço do Sindicato dos Jogadores… Assim como que em modo “carro vassoura” … piar o seguinte …
http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2017/01/12/sindicato-de-jogadores-aplaude-luta-contra-manipulacao-de-resultados
Onde termina assim :
” Ainda bem que a reunião ontem [quarta-feira] foi pacifica e ajudou a tranquilizar os clubes”, concluiu.” …
Ou seja, estavam á espera que houvesse burburinho… Portanto, já sabia que iam mostrar aquelas aldrabices…
Depois da cilada que os ‘bovinos de terra arouquesa’ queiseram fazer ao Presidente do SCP em ALvalade e f#deram-se… Ontem estava outra cilad@ montada para que algum dirigente do SCP se passasse…
Esta gentalha além de mafiosa é PROVOCADORA…
Ora, antigamente dizia-se ” Quem provoca, pede MOCA”…
MOCADA NESSES FILHOS DUMAS VACAS !!!
12 Janeiro, 2017 at 17:33
Andam à espera que o BdC se passe da marmita e desgrace a vidinha … mas parece que o homem anda a tomar Xanax aos kilos.
12 Janeiro, 2017 at 18:18
A Revolta e Indignação para com este PÂNTANO que é o futebol cá pela tugalândia terá, inevitavelmente, que partir do seio dos milhões de adeptos Leoninos!
O resto são lérias, galdérias e suas galdeirices!!! (como dizia um Tasqueiro Gnitropizador de Galdérias)
12 Janeiro, 2017 at 20:02
Essa história de irmos para Espanha é impraticável e indigna do nosso Clube. Quanto à violência, resta-nos auspicá-la mas não protagonizá-la (em casos de merdas como o Nélio e o mendes, isso é outro par de mangas – ambos os fdps nada têm ver institucionalmente com o futebol e se alguém lhes quiser partir as trombas, de preferência fora daqui, serei o primeiro a contribuir para um fundo de defesa judicial desses grandes Senhores – mas parece-me mais adequado investigar e delatar esses fdps. Para quê sujar as mãos quando a escória azul aka bófia se compraz em malhar em todos os gajos depois do martelo soar em tribunal, ainda antes de serem metidos na ramona que os leva para a choça?)
Copio parcialmente aquilo que escrevi hoje de manhã noutra publicação quanto aquilo que eu faria se mandasse no clube:
A nível internacional: denúncia e exposição permanente em tudo o que é instância estrangeira de referência por parte de adeptos (e não) do clube: televisões e publicações de referência, FIFA (particularmente ao International Board), UEFA, os fulanos que gerem os controlos anti-doping, etc, incluindo mesmo queixas formais ao Tribunal Europeu, com o devido trabalho jurídico prévio (fundamentos: concorrência desleal, a começar pelo escândalo da transmissão dos jogos dos porcos pelos próprios, subversão do mercado bolsista, comprovada – vide caso do Benachour, por ex. – evasão fiscal, em casos de transferências dentro da União, manipulação dos jogos de apostas e do mercado publicitário e audiovisual), ultrapassando desde logo as instâncias nacionais. Faixas permanentes e flash mobs fora dos estádios em todos os jogos internacionais do clube e da selecção com apelos à intervenção dessas mesmas entidades, em casa e fora, com slogans que dissuadam a vinda e o regresso dos turistas, desportivos e não só, descrevendo esta merdaleja como um país corrupto até ao tutano. O objectivo deverá ser cair uma tempestade de merda tão grande em cima disto que alguém acabe por ficar mesmo incomodado com o cheiro. (Nada que o estado não mereça, dada a sua óbvia complacência para com isto desde há décadas).
Além disso, contribuir para o assassinato de carácter (e a delação permanente das malfeitorias) do fdp vergonhosamente condecorado pelo merdas do Relvas. Há que fazer cair o vendedor de gelados, de preferência nas mãos de espanhóis, franceses ou ingleses. Será somente quando este bode se apanhar numa choça estrangeira qualquer a ser o Bambi duns Mamadous que o farão cantar e o orelhas levará por tabela.
A nível nacional, sempre por acção de Sportinguistas (e não do clube), de preferência : fúria litigante onde e como for possível junto da autoridades para a concorrência e a comunicação social, o ministério da tutela do desporto e dos jogos de azar, a confederação do desporto de Portugal. Os fundamentos são os mesmos e estes são crimes públicos.
Pelo clube: boicote Total à imprensa e às televisões alinhadas com o excremento encarnado. Nem uma palavra que faça sentido nas ocasiões obrigatórias: monossílabos e dadaísmo nas respostas. Denúncia pública dos putativos “representantes” do Sporting nos canais radiofónicos e televisivos não gratos ao mesmo. Suspensão imediata dos sócios que prefiram ser paineleiros à defesa do clube.
Cumprimento mais restrito possível apenas da letra de todos os regulamentos com a merda vermelha e os clubes alinhados com o putanheiro-lavador e com os orcs. Nem uma sombra de cortesia institucional ou pessoal em público. Aplicação deste princípio com bois do apito e jogadores dessas agremiações. Nada de cumprimentos com essa gentalha antes ou depois dos jogos. Sublinhar isso com comportamentos exactamente contrários com todos os clubes que demonstrem coluna vertebral, institucionalmente e em campo.
Cessação permanente de qualquer tipo colaboração com a actual fpf. Nada de Alvalade ou Alcochete para nenhuma selecção, somente cedência de jogadores. Na Liga: contraposição permanente ao estrume encarnado (sem qualquer aliança com andrades mas com aproveitamento de eventuais confluências de voto). Advogar permanentemente o recurso ao vídeo árbitro, o respectivo sorteio, os processos sumaríssimos por agressão impune , a centralização dos direitos televisivose a redução imediata dos clubes na primeira Liga (por mim, seriam doze, como na Escócia e na Áustria). Emprestar grupos de três jogadores aos clubes amigos da 1ª e da 2ª div., e premiá-los com cedências de excedentários da formação em termos especiais, em caso de subtracção de pontos aos bodes. Se necessário e possível for, tomar de assalto SADs de outros clubes (como os fdps fizeram com os pastéis), de preferência decaídos como Farense ou Sp. Covilhã. (Pessoalmente, nada me daria mais gozo do que reerguer/fundar a CUF para fornicar ainda mais os merdas charrocos; equipam de verde, ficam perto de Alcochete, têm óptimas estruturas e um números de adeptos potenciais que não é de desprezar e com as nossas sobras demoraríamos um par de épocas a pô-los na segunda. Seria um papel perfeito para o grande Manel).
Para acabar/começar logo após estas eleições: pedidos de audiência junto da presidência da República, do parlamento, da presidência do conselho de ministros para expôr toda a merda conhecida e presumida e as nossas propostas de solução para tudo isto. Não servirá, de facto, para nada, mas dará um sinal de que somos nós que nos importamos com a lei e com a forma. Mas comecemos por denunciar o tratamento diferenciado da câmara no caso da pocilga clandestina lampiã à qual chamaram “museu”, a questão histórica e legal dos títulos nacionais que os fdps querem sonegar a seis clubes existentes e a outro descendente de um campeão (o Atlético, que provêm do Carcavelhinhos) e a questão das claques ilegais em sede judicial.
FIGHT AND RESIST, Crl
12 Janeiro, 2017 at 23:47
A solução: árbitros estrangeiros para os clubes melhores classificados em cada jornada, o critério são os chamados lugares europeus.
Como?
1º) Encontrar apoio de vários clubes por essa Europa fora que sofram do mesmo problema face aos mais poderosos de cada país.
2º) Apresentar em conjunto um modelo à UEFA para que esta nomei os árbitros independentes com nacionalidade diferente da liga de origem para os jogos de clubes que se encontrem classificados em posição de acesso às suas provas.
3º) Desfrutar de arbitragens não condicionadas por observadores manhosos e árbitros lambuçados de voucheurs.
Abraço de Leão.