É um estádio bonito, novo, arejado
Chaves – Sporting Clube de Portugal
18h15
Estádio Municipal Eng. Manuel Branco Teixeira
Uma humidade relativa, muito superior a 100%
Final da tarde frio em Trás os Montes, com a temperatura a rondar os 3 graus, no jogo que assinala o regresso do Sporting a uma região onde sempre teve forte apoio. E, hoje, esse apoio voltará a ficar bem evidente.
Remate rasteiro a meia altura por cima da barra
Todos esperamos que este Dia de Sporting dê continuidade à claríssima vitória do futsal, ontem à noite, no terreno do Burinhosa, e de uma manhã de convívio com os petizes do rugby, em Loulé, que o Escondidinho poderá contar-nos melhor numa das suas próximas prosas.
As emoções maiores iniciam-se às 15h, no universo do Atletismo, com o Campeonato Nacional de Estrada, onde o Sporting estará presente com mais de 40 atletas (a RTP2 vai acompanhar).
À mesma hora a SportingTV assenta meios técnicos no Estádio Francisco Lázaro e transmite o Futebol Benfica vs Sporting, jogo a contar para o campeonato nacional de futebol feminino. Um exigente teste às nossas Leoas, que procurarão defender o primeiro lugar.
Às 17h é altura da nossa equipa sénior de Andebol voltar ao activo, visitando o São Mamede de Infesta, numa partida onde se espera goleada, e a partir das 20h os nossos heróis do hóquei deslocam-se a Itália para tentar rectificar os maus resultados dos primeiros jogos do grupo C da Liga Europeia. O adversário é o Forte dei Marmi.
A selecção do Mali tem um futebol com um perfume selvagem e com um odor realmente fresco…
Impossível não recordar o último jogo realizado pelo Sporting em Chaves, em 1999, que foi interrompido aos 88 minutos por falta de luz e que seria reatado para terminar 2-2. Curiosamente, há 18 anos, Coroado, o árbitro, dizia estar com azia depois de constatar os erros cometidos… Inácio era o treinador do Chaves; Paulo Torres e Filipe, dois Leões, defendiam as cores transmontanas; Santamaria tornava-se no mais jovem a estrear-se com a camisola verde e branca (faltava-lhe um mês para fazer 17 anos) e no rescaldo o Sporting decretaria o luto, numa época onde os árbitros tinham feito boicote aos nossos jogos.
Agora a azia não existe e os erros escandalosos são justificados e neste regresso ao escalão maior do nosso futebol, o Chaves é a maior surpresa da nossa Liga. Sétimo classificado, com 5 vitórias, 8 empates e 5 derrotas e 17 golos marcados contra 15 sofridos, a equipa apresentam números que mostram um enorme equilíbrio exibicional e uma capacidade de fazer do seu reduto uma fortaleza (o benfica foi o único clube a ganhar aqui, 0-2, num jogo onde os da casa falharam uma mão cheia de oportunidades claras de golo; o fcPorto foi aqui eliminado da Taça, depois de um 0-0 que se decidiu nos penaltis). Jorge Simão, entretanto contratado pelo Braga, conseguiu formar um grupo aguerrido e capaz de criar perigo quando se assoma da área adversária num 4-2-3-1 que vira 4-3-3 e que aposta em homens rápidos e contra golpes pelas alas. No primeiro jogo com o novo treinador, Ricardo Soares, os flavienses foram empatar 2-2 a Vila do Conde, já sem Paulinho e Rodrigo Battaglia, que o anterior técnico levou com ele para Braga.
Este homem é um Mister!
Ricardo Soares foi o homem escolhido para substituir Jorge Simão à frente dos flavienses. Um prémio para o técnico que voltou a dar expressão ao futebol do Vizela, alcançando o tão desejado regresso aos campeonatos profissionais com a subida à Ledman LigaPro.
Ele é excelente nestes lances porque a bola está morta e passa a estar viva.
O Chaves tem uma equipa com jogadores experientes e que se têm destacado ao longo dos anos (o redes Ricardo, o central Felipe Lopes, os médios Luís Alberto ou Braga), mas é o jovem extremo/avançado Fábio Martins que mais tem dado nas vistas e que se confere vertigem ao futebol da equipa e bolas de golo ao avançado Rafael Lopes. O médio Davidson, recentemente contratado ao Covilhã, merece um olhar atento. Será que vamos voltar a ver Simon Vukčević em campo?
A vantagem de ter duas pernas!
Adaptado a central o médio cabo verdiano, Ponck, tem tudo para ser a porta de entrada para a baliza flaviense, além de fazer uma óptima dupla de animadores sociais com o avançado Rafael Batatinha. Em Chaves também mora um Petrović, capaz de jogar ainda menos do que aquele que se barricou em Alcochete. E devemos aproveitar a menor velocidade dos laterais Lenho e Pedro Queirós.
E agora entram as danças sevilhanas da catalunha
Jorge, esta dupla jornada em Trás os Montes, para a qual convocaste, e bem, todo o plantel é de elevada exigência e não dá margem para “ses” (basta ver que só ganhámos duas vezes nas visitas que fizemos a este estádio ao longo da história). Temos que entrar como entrámos frente ao Feirense e temos que ser capazes de manter a ficha ligada por mais tempo. O adversário exige concentração máxima e, pegando num exemplo que deve ser recordado, diria que temos pela frente uma equipa que ensaiará o mesmo estilo de transições que nos foram fatais na visita a Vila do Conde (sim, eu sei, foi dos jogos defensivamente mais miseráveis dos dois últimos anos). Diz à rapaziada para canalizarem o sentimento de revolta para dentro de campo e para darem as mãos e cerrarem os dentes ainda com mais força! Ser rei da selva passa por rugir bem alto nesta passagem pela serra. É só isso que importa! SPOOOOOOOOOOORTING!!!
Vamos jogar no totobola
Chaves – Sporting Clube de Portugal 2
15 Janeiro, 2017 at 2:18
Foi levantada uma questão pertinente e que será votada amanhã no Congresso de Jornalistas: Registo de Interesses (política/futebol….). Adivinhem quem já rejeitou de pronto a ideia…esse mesmo: Vítor Serpa, mas a justificação que dá está ao nível do surrealismo do conselho de arbitragem
http://www.jornalistas.congressodosjornalistas.com/jornalista-do-pcp-defende-registo-de-interesses/
15 Janeiro, 2017 at 8:30
Obrigado. Fui ver. Diz com uma cara de pau o espécime gelatinoso, para tornar “desnecessária a declaração de interesses,” “temos mesmo que ter uma atitude de isenção perante aquilo que vimos.” O desplante não tem limites. Em dois sentidos: 1) o óbvio, o pasquim que dirige é justamente exemplar na falta de isenção; 2) no artifício intelectual manhoso: uma declaração de interesses destina-se a terceiros poderem apreciar eventuais conflitos de interesses do declarante quando agem/intervêm na esfera pública, coisa que, como é evidente, não pode ser assegurada por mandamentos atitudinais.
É tal o desplante que, neste caso particular, chego a pensar que não é desplante coisa nenhuma, é pura e simples estupidez.
15 Janeiro, 2017 at 2:54
O c@brã* do godinho lopes surge com um comunicado depois de um jogo em que não ganhámos. Que vá para o c@ra//*
15 Janeiro, 2017 at 8:42
Priceless.
15 Janeiro, 2017 at 8:32
Na ressaca de mais um jogo e passando os olhos pela Tasca, apenas deixar o meu singelo contributo:
É normal haverem mais comentários quando o resultado é negativo. As pessoas têm mais necessidade de desabafar, de descarregar a frustração e procuram um local para o fazer. Quando as coisas correm mal, a urgência é maior.
Não sou nenhum menino para vir aqui criticar os insultos que aqui se multiplicam. Quem vai à guerra dá e leva. Mas acho um pouco esquizofrénico chamar lampiões ou croquetes a quem simplesmente descarrega a sua frustração, à sua maneira.
O Sporting joga efectivamente pouco. Houve mau planeamento e a simples prova disso é chegar a esta fase com Esgaio e B. César a laterais. Pior, os melhores jogadores estão a cair a pique em termos de rendimento (gelson por exemplo) e o Sporting está a por-se a jeito para uma época terrível, pelo que é urgente segurar a equipa.
Podendo estar sujeito a critica, naturalmente, acho que Bruno Carvalho é o que menos merece passar por isto. A equipa devia defende-lo. Jorge Jesus tem a sua quota parte nas deficiências do plantel, mas não acredito que a solução fosse a sua saída. Aliás, não consigo imaginar o que poderíamos lucrar daí.
Somos todos Sporting, sofremos todos, mas lidamos melhor ou pior com a frustração. Haja exigência sim, mas também a sensibilidade para não aniquilar uma equipa com meia época pela frente. Saudações leoninas a todos. Coragem!
15 Janeiro, 2017 at 8:45
Está tudo aqui.
15 Janeiro, 2017 at 8:56
+1
SL
15 Janeiro, 2017 at 11:08
+2. E FUI!
15 Janeiro, 2017 at 10:20
Bom dia,
A diferença que faz um sono na almofada.
A ponderacao volta!
Obrigado e viva o Sporting Clube de Portugal
15 Janeiro, 2017 at 12:41
Houve quem não conseguisse dormir … devia ser consciência pesada.
15 Janeiro, 2017 at 12:51
Aí está o que eu pedia ontem à noite: cabeça fria! Pôrra, será assim tão difícil? ANDAREI EU A FALAR CHINÊS, CARALHO?!
15 Janeiro, 2017 at 15:02
+1
15 Janeiro, 2017 at 9:15
Bom dia osra a Familia ds Tasca…
Tenho pouco para dizer…
Por isso apenas acrescentarei…:
Ainda não é tarde para mudar para melhor ( sem entrar em soluções de rotura)…
Dia 4/3…lá estarei se Deus quiser a votar em BC pelo Sporting…
Sporting Sempre
Sl
15 Janeiro, 2017 at 10:21
Espero que hoje já se sinta melhor.
Abraço
15 Janeiro, 2017 at 9:46
A única critica que aponto ao JJ foi a péssima construção da equipa. Reforços que tirando Dost, Beto e Douglas valem perto de zero. É evidente para todos que alguns dos nossos jovens faria melhor e jogariam com mais garra.
Não por critico por tirar o Dost nas circunstâncias em que o fez ontem. Foi pena não termos um avançado rápido na frente.
Z
15 Janeiro, 2017 at 10:23
Nem mais…
O Sporting joga pouco há muito tempo por ter um plantel desequilibrado.
Ontem conseguimos chegar à vantagem mas o golo sofrido foi daqueles azares…Não foi por falta de empenho da equipa a defender.
O que me preocupa mais é já hoje ser dia 15 e o plantel continua ser ser corrigido.
É urgente fazer alguma coisa se forma a lutar pela champions. Já ontem devíamos/podíamos ter reforços para entrarem na equipa….
15 Janeiro, 2017 at 10:39
Olha para o final da época passada, onde os nossos laterais entraram na janela de inverno e jogaram e até levaram a equipa a um record de pontos. Este ano estão no banco.
Ir buscar Markovic, Ruiz e Campbell… teve tanta lógica como ontem substituir Das em vez de André.
Mas o futebol é isto é o momento.
Não correu bem … e de todos o que deve estar mais fodido é o JJ!
Agora nós…(somos crescidinhos h… que também constatamos o mesmo depois de olhar para os resultados, vimos para aqui dizer que a culpa é deste ou daquele. Mas isso faz algum sentido!?
Para mim só faz sentido para quem tem agendas própria … ou quer vender jogadores ou quer a cadeira do Presidente.
Mas é no sofá ou à frente de um computador que se atrevem a dizer que os jogadores não se esforçaram???
Mas que cambada de hipocritas somos nós.
Para se estar naquela equipa tem de se correr muito… tem de de fazer piscinas de gelo após jogos…, e não …. aqueles putos não vão para a farra a seguir aos jogos nem para dentro de um cobertor quentinho…. isso era dantes!
Hoje já estão a treinar e a levar grande piçada!
Muitos dos que vieram ontem para aqui destilar ódio… agora ainda estão nas suas caminhas!
A pensar em como as suas vidas poderiam ter sido melhores se…. ontem o Sporting tivesse ganho! ( digo isto é não outro tipo de pensamentos/frustrações para não ofender ninguém )
15 Janeiro, 2017 at 10:21
Após alguns dos nossos jovens amadurecerem um ano fora de portas, analisando as carências do plantel que até podem ser mais se houver saída de alguns jogadores chaves, a organização do Sporting tem que apresentar para o ano uma equipa com um nível competitivo superior. Penso que esta tática do 4 -4-2 não pode ser estanque, a estratégia com 4-3-3 ‘e mais vantajosa para Bas Dost pois tem mais alas para o servirem ao mesmo tempo tem um meio campo mais reforçado com um elemento novo no lado direito fazendo com que Gelson não recue tanto, neste caso Adrien e o novo elemento encorporado pelo lado direito dão o apoio ao ponta de lança e ao seu sector (direito ou esquerdo). Em 4-4-2 tem que se ter alas de grande categoria para darem profundidade aos seus flancos que é aquilo que o Sporting não tem. Na minha opinião o bom era ter jogadores para os 2 esquemas não tendo temos que ter alas de grande nível pois isso é essencial no jogo de J.J.
15 Janeiro, 2017 at 10:40
Caguei no JJ… anti-JJ até que o gajo saia….
15 Janeiro, 2017 at 10:41
Discurso de merda…só ganhou alguma coisa com a corrupção do Carnide ….até lhes deve andar a fazer um favor por Alvalade…
15 Janeiro, 2017 at 10:45
Basicamente os jogadores estão fartos do Jesus….
15 Janeiro, 2017 at 10:52
E eu estou farto dos jogadores.
15 Janeiro, 2017 at 10:49
Bom dia a todos,
Mais a frio, mantenho a mesmo opinião de ontem, o grande problema foi Bruno César a defesa direito (já tinha sido assim em Vila do Conde), passo a explicar:
Durante a primeira parte 90% dos contra-ataques do Chave foram pelo flanco direito, onde B. César pura e simplesmente não estava, e não é uma critica ao jogador…não estava porque não podia estar, B. César nunca será defesa, pelo menos para este tipo de jogos, mas JJ não aprendeu a lição de Vila do Conde.
Como o Campbell não defende, o JJ ao intervalo meteu o Brian, que apesar da má forma sempre ajuda nas tarefas defensivas.
Como jogar com o Alan Ruiz é jogar com menos um (apesar dos bons 45 mn contra o Feirense)… lá teve que sair ao intervalo, queimando-se assim duas substituições ao intervalo, o que teria sido evitado se o JJ não inventasse.
Para finalizar, a expulsão (nem vou comentar a facilidade com que saem amarelos para o Rúben, já foi assim no bessa) condicionou o resto do jogo, acredito que se JJ tivesse mais uma substituição tinha metido o Palhinha….
Depois disso aqueles golos que só acontecem contra nós…basta ver a forma como certos clubes chegaram ao empate…..
Continuo a achar (agora, porque no principio da época o plantel parecia belíssimo), que o plantel foi mal estruturado e planeado.
Petrovic pelos vistos não serve, e Elias/Meli também não servem, pelo menos para substituir Adrien…
Adriem e William, depois do campeonato da europa, estão super desgastados, e pura e simplesmente não conseguem jogar com a intensidade da época passada, o que a somar à baixa de forma de Brian e à falta de um segundo avançado, emperra todo o nosso ataque, salvam-se as arrancadas de Gelson e as finalizações de Bas Dost.
Época para relembrar, mas em que é muitíssimo importante garantir o segundo lugar e ganhar a taça de Portugal.
E na próxima época….
Palhinha melhor que Petrovic
Geraldes melhor que Elias
Iuri muito melhor que Markovic
Podence não faria pior que Alan Ruiz (pelo menos face ao que este já nos mostrou)
E é urgente gastar as fichas a contratar dois laterais que deiam garantias….
SL
Sporting Sempre!
15 Janeiro, 2017 at 11:05
* B. César a defesa esquerdo….
15 Janeiro, 2017 at 10:52
JJ tem um dilema que nunca irá resolver. Já percebeu que ganhar no Sporting é 10 vezes mais difícil do que no carnide. Enquanto lá, o caminho é sempre a descer, aqui é a subir e com pedras por todo o lado. Acredito que em momentos de frustração, e são muitos, tenha uma vontade enorme de revelar todo o lixo em que andou enterrado durante 6 anos, mas isso seria sabotar-se a si próprio. Para um tipo que ainda por cima é vaidoso, será impossível revelar tudo o que viu e viveu na lixeira. Era a subvalorização das suas conquistas. Acredito que tenha vontade, mas nunca o fará.
15 Janeiro, 2017 at 12:54
Em sede própria, com garantias judiciais de que, por estar a colaborar, nada lhe acontecerá, vais ver se ele não desbobina!
15 Janeiro, 2017 at 12:59
E mais: bastaria o pai dele convencê-lo a fazer isso. Ele, ao pai, tem um respeito que não tem por mais ninguém. Isto eu sei!