Como tenho dito, a reflexão permanente faz parte dos processos de liderança. Sem rodeios, esta época ao nível do futebol tem sido uma desilusão. Resta-nos lutar pelo campeonato. Atirar a toalha ao chão não é uma hipótese.
Todos temos uma opinião, e estas são mais vincadas quando a frustração toma conta de nós. É, nestes momentos, que as lideranças têm que ser firmes. Temos um projecto, um rumo certo, e não é uma época mal conseguida que nos deve permitir deitar a perder tudo o que foi construído, ainda por cima com tanto esforço e amor.
Estou triste, desolado, mas estados de alma não são compatíveis nem se podem confundir com as funções que assumi e que tenho tido a honra e o privilégio de exercer. Não irei dar um passo atrás para apaziguar algumas “almas” sportinguistas, nem fazer o gosto a quem, fora e dentro do nosso Clube, quer sangue pelo sangue.
A política da exigência vai manter-se. Mas estes ciclos negativos surgem no futebol com uma força tal que, facilmente, tudo e todos são colocados em causa. Irei, com o treinador Jorge Jesus, fazer o que nos compete, isto é, manter a coesão de um grupo que necessita de elevar os seus níveis de entrega e de acerto técnico-tático, mas, para isso, a sua auto-confiança e auto-estima têm de ser trabalhadas.
Eu sou o responsável máximo e, logo de seguida, o treinador. Precisamos do vosso apoio para mantermos esta equipa, a quem resta um objectivo que, estando difícil, não é impossível: o campeonato. Ao mesmo tempo, e sem nos afastarmos do foco do campeonato por que lutamos, começaremos desde já a preparar e planear a próxima época desportiva.
Não estou a pedir que não se sintam frustrados nem que não critiquem. Essa pressão faz parte dos grandes Clubes e eu quero que ela exista. Apenas peço que, mesmo que tenhamos o nosso coração partido, não deixemos o nosso grande Amor abandonado pois nunca nos podemos esquecer que, em última instância, são e serão os jogadores os artistas dentro das 4 linhas.
O plantel sofrerá um emagrecimento neste mercado de inverno, o que vai fortalecer o grupo. Precisamos dos melhores focados, e determinar, mais uma vez, a linha da exigência extrema que existe neste Clube.
Quando fechou o último mercado, a comunicação social e os Sportinguistas eram quase unânimes ao afirmarem que se tinha construído um dos melhores planteis de sempre da História do Clube. Nunca alinhei nesse discurso pois a humildade e o trabalho é que, para mim, determinam isso. O resto são meros exercicios de opinião. Mas a verdade é que, de repente, passaram de bestiais a bestas o que me incomoda.
Ter elevadas expectativas tem que ser o apanágio deste Clube, mas não podemos oscilar tanto nas nossas apreciações. Existem reforços que não resultaram, um facto indesmentível, mas nem se deve generalizar nem passar do 80 para o 8. Entendo bem a frustração e tristeza que todos sentimos, mas cá estamos para assumir as nossas responsabilidades e fazer as 3 coisas que são a receita para ultrapassar estes ciclos negativos: trabalhar, trabalhar e trabalhar! Mas precisamos de continuar a contar com os mais de 3,5 milhões de Sportinguistas pois sem o vosso apoio, carinho e, claro, exigência máxima, a recuperação será muito mais difícil, senão mesmo impossível.
Termino como comecei: assumo, na totalidade, a desilusão que tem sido esta época ao nível do futebol, mas esta ainda não acabou. E, até acabar, temos que nos manter juntos! Porque o Sporting Clube de Portugal é o nosso grande Amor!
Bruno de Carvalho in Facebook
18 Janeiro, 2017 at 16:59
Ah ah ah
O presidente não acerta nenhuma!
Então, não é que o homem escreve o que vai na alma de 90% dos SCPGUISTAS, escreve o que a maioria queria ouvir (excepto despedir Jesus) e ainda assim há espaço para crítica!!!
Foda-se, o homem não faz nada bem!!
18 Janeiro, 2017 at 17:04
Eu não quero ouvir nada!
Eu quero é acções!
E quem fez a cama ao Presidente foi o próprio Presidente estando completamente refém do JJ.
E agora….ou:
—-> “arrota” quase 20 milhões
—-> JJ “muda” e aceita ser apenas Treinador
—> cria condições para tentar que JJ não queira ficar passando a mesma mensagem que passou a Marco Silva. Ou seja…os reforços são os nossos Putos! Mas será sempre um processo que sabemos como começa…. mas imprevisível em termos de saber quando e como acaba….
18 Janeiro, 2017 at 17:37
calma! ainda nem passaram 24 hora. Nós, eu tu e o resto da malta não influenciamos o mercado. não sabemos o que vai na cabeça da direção, nem quanto temos na carteira, (e esta parte é muito importante). Vamos esperar até o fim de janeiro e depois logo podemos criticar se agimos bem ou não.
eu acredito que esta direção quer o melhor do Sporting. Pode nem sempre o conseguir, mas quer o melhor
18 Janeiro, 2017 at 17:31
«Não irei dar um passo atrás para apaziguar algumas “almas” sportinguistas, nem fazer o gosto a quem, fora e dentro do nosso Clube, quer sangue pelo sangue.»
Acho que te estavas a esquecer desta parte.
18 Janeiro, 2017 at 18:00
Exacto, Lourenço. Bdc nunca acerta. Nunca. E se acertar é por acaso ou mérito de outrem.
É desgastante esta merda.
18 Janeiro, 2017 at 20:35
É esse o incoerente problema daquela alma: escreve balelas que todos querem ouvir, mas diz no próprio texto que não quer agradar.
Agradeço ao Cherba poder manifestar uma opinião divergente da maioria, pouco me importando se o nível intelectual não for o mesmo e partirem para a ofensa gratuita.
18 Janeiro, 2017 at 17:26
Joaquim Rita na SIC noticias a “cascar” no Presidente… eles estão bem alinhados.
18 Janeiro, 2017 at 17:29
Ótimo! Se ele viesse dizer bem é que me preocupava.
18 Janeiro, 2017 at 17:38
é um pouco isto. nunca ninguém os viu a criticar o godinho
18 Janeiro, 2017 at 18:56
Quem não vem dizer bem sou eu. Veja o que lhe respondi quando você vem com a insinuação dos “lobos”!
18 Janeiro, 2017 at 19:36
Mas o Rita nunca fez outra coisa a não ser cascar no Presidente…
SL
18 Janeiro, 2017 at 18:08
#eusoquerojogarem433
18 Janeiro, 2017 at 18:11
pronto falei…
Rui Patrício
Esqueleto
Coates
Semedo
Marvin
William
Adrien
Elias
Gelson
Bas Dost
B. Ruiz
Aposto que subíamos de rendimento de imediato.
PS: quem quiser jogar ao FM com este sistema táctico, força nisso.
18 Janeiro, 2017 at 18:29
Não resultou comigo amigo.
O meu é o 3-5-2 / 3-4-3 a la Conte e é sempre a lavrar quem passa.
Patricio
Oliveira Coates Semedo
Riquicho William Adrien Bruno Cesar
Podence Gelson
Dost
18 Janeiro, 2017 at 19:51
Era uma boa hipótese também mas, historicamente, 3 centrais não combinam com o futebol português.
Mas por outro lado, eliminava-se os problemas dos laterais!
18 Janeiro, 2017 at 20:46
A brincar a brincar se dizem as verdades. A eliminação dos problemas nas laterais, ora ai está. Já que não se consegue arranjar um D.L.E. de jeito…
S.L.
18 Janeiro, 2017 at 18:20
O teror deste comunicado não me sossega e explico porquê, durante quase toda a época que já percorremos vi delapidar muita da nossa força, desviámo-nos do foco principal que seria a construção de uma verdadeira equipa.
Ao invés desperdiçámos energias numa insane guerrilha não só contra o carnide mas quase contra tudo o que mexesse. A tarefa de por a equipa a jogar com o plantel que temos foi relegada para segundo plano e isso paga-se (pagou-se) caro. Agora o presidente diz que não dará um passo atrás e temo que os egos se continuem a sobrepor a tudo o resto.
É preciso dar não um mas vários passos atrás, Jesus tem que reganhar a equipa e isso não vai ser mesmo nada fácil.
BC diz que a equipa vai emagrecer, plenamente de acordo, sem uma palavra no entanto, sobre os laterais ou segundo ponta de lança, embora isto valha o que valha neste momento face ao mais que evidente divórcio entre jogadores e treinador. Aqui é que cabe o papel do Presidente, um, dois, três, quantos passos atrás for preciso. Arregassem-me essas mangas! Mandem os comentadores desportivos à merda. Trabalhem!
18 Janeiro, 2017 at 18:31
“O plantel sofrerá um emagrecimento neste mercado de inverno, o que vai fortalecer o grupo. Precisamos dos melhores focados, e determinar, mais uma vez, a linha da exigência extrema que existe neste Clube.”
Com isto só me resta aguardar e ver na prática o que realmente isto significa.
Pois emagrecimento só não chega, o plantel precisa de jogadores que sejam reais alternativas aos melhores que podem muito bem estar focados mas também estão cansados.
Isso já os temos só não estão é no plantel e um pelo menos esta lá e nem uma única hipotese teve.
Isto é uma evidência.
18 Janeiro, 2017 at 19:26
E tudo para fazer ontem !
No fim de semana há jogo e a partir de agora o mais importante de sempre.
18 Janeiro, 2017 at 19:22
A hora é de colocar tudo em causa. Presidente, estrutura, treinador, opções, jogadores, comunicação oficial e paginas pessoais (?) no FB, basófia, propaganda, arbitragens, sistema, etc… Ontem vi coisas que até custam a acreditar. Da atitude miserável num jogo de vida ou morte; do olhar aterrador dos dirigentes e adjuntos no banco desde inicio jogo; das risadas de alguns suplentes; da dificuldade de fazer uma jogada com pes e cabeça; dos cruzamentos (?) do Esgaio; do pontapé de baliza do Coates; do passe do Bryan Ruiz; da apatia defensiva no livre; das mãos de JJ na bancada; etc… Ah! a tudo isto ainda se deverá juntar o desaparecimento do BdC e o “merecido” regresso de avião a Lisboa… Enfim… Só um CLUBE GIGANTE aguenta tanta incompetência, tantos erros, tantos desperdícios… Acorda, SCP!!!!!!!!!!!
18 Janeiro, 2017 at 19:42
É essencial ganhar já o próximo jogo…
Se isso não acontecer…
A crise vai agudizar- se…
Nem quero pensar nessa hipótese…
SL
18 Janeiro, 2017 at 20:18
Isto é inacreditável. Nem nas camadas de formação pára o roubo. Nojo de árbitro.