Curto de prismas. Não tanto da figura em si mas da forma como nos tornamos mais inteligentes depois de usar essa palavra. Podemos dizer que pensamos de outra maneira, que existe outro lado da questão ou que existe outro “ponto de vista”. Mas quando dizemos que vemos a coisa sob outro prisma, sente-se imediatamente um silêncio sepulcral, como que a dizer: “Epa, sim senhor. Este gajo sabe do que fala!” Mesmo que estejamos a dizer as maiores barbaridades, algo que provavelmente farei de seguida.
Dizer que há vários prismas por onde podemos analisar este acto eleitoral não é mais do que dizer que os Sportinguistas não analisam os candidatos da mesma forma nem todos utilizam os mesmos critérios para a tomada de decisão. Ou seja, cada um valoriza e desvaloriza o que quer e bem entende.
Antes de mais, há alguns mitos que é elementar deixar cair. Como por exemplo, que o excelente trabalho de BdC nos 3 primeiros anos é a prova de que os próximos 3 (ou 30) serão iguais. Este ano prova que não. Ou que PMR (ou outro qualquer) vai inverter este rumo só porque diz uns chavões. Isso é só demagogia. Por exemplo, não concebo que PMR diga que vai apostar na formação e ao mesmo tempo diga que Jesus é o seu treinador. São este tipo de incongruências que não abonam a favor do PMR. E outras haverão em relação a BdC, que fala constantemente em projecto mas que na primeira oportunidade (leia-se, dinheiro) que teve de o mandar às malvas, fê-lo sem hesitar, mesmo tendo o álibi da excelente época passada.
Posto isto, há quem vá votar por gratidão e merecimento de mais 4 anos. Mas também há quem vá votar pq não gosta de Facebook. Tal como haverá quem vote pela voz de bagaço do BdC ou pelas boas maneiras de PMR. Tudo isto é válido porque no fim dizemos todos que fizemos aquilo que achámos melhor para o Sporting. E não tenho dúvidas que assim será. Mesmo o tipo que vota pela voz de bagaço de BdC, gosta de bagaço e só por isso é capaz de arranjar mais uns quantos para a sua causa. Eu próprio dou por mim a pensar: “Porque não?”
Não vale a pena racionalizar algo que é mais emocional que um jogo de futebol. Todos nós pensamos que o nosso critério é que é. Reparem que eu votei no PPC porque não queria mais linhagem. O mesmo gajo que hoje está acusado de mais crimes que os irmãos Dalton juntos. O que é que eu sabia? Absolutamente nada. Tal como nada sei desta vez.
E esta é a minha primeira mensagem pré-eleitoral (devidamente aprovada pelo Boal): Se vão votar, porreiro. Se não vão votar, ao menos tragam cerveja porque os que vão votar vão ter sede a seguir.
PS: Neste momento, só tenho certeza de uma coisa: não vou votar no Conselho Leonino. E acho que devíamos todos dar um voto em branco de protesto contra esse órgão que tanto mal faz ao clube, mesmo sem o saber.
* às sextas, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
20 Janeiro, 2017 at 12:23
É bem, Sá.
E suponho que tu agora falas fininho. 😛
20 Janeiro, 2017 at 12:26
É pá, Sá, isto quase quase parece (é?) um convite à abstenção. No fundo o que dizes, é que nunca sabemos ao certo em quem vamos votar, o que, além de ser uma chatice, é um limite considerável à capacidade de racionalizarmos o nosso voto.
Pronto, acolho e extremo a ideia. Votarei no BdC porque me dá mais tesão (no sentido em que os brasileiros utilizam esta palavra) do que qualquer outro candidato, anunciado ou putativo.
Quanto ao Conselho Leonino, inteiramente de acordo. É um órgão obsoleto e pernicioso. Boicotá-lo é um exercício necessário de cidadania sportinguista.
20 Janeiro, 2017 at 12:45
“No fundo o que dizes, é que nunca sabemos ao certo em quem vamos votar….”
Não concordo. Ou pelo menos eu, não o entendi assim. E uma coisa eu tenho a certeza. É em quem não vou votar.
20 Janeiro, 2017 at 12:53
Por acaso, tens razão. Tal como está redigida, eu próprio não concordo. O que queria dizer é vincar é uma espécie de contradição: a justificação de qualquer voto faz-se sempre em torno da consistência do candidato que preferimos ou em que finalmente escolhemos votar e da qualidade e coerência das suas propostas. Mas o que descobrimos, em contraste, é que não há candidato e programa que não comportem incongruências. Sendo esta diferença irredutível, um voto coerente com o seu imperativo de consistência deveria transformar-se então numa abstenção.
É neste sentido que falo do texto do Sá como convite à abstenção e não do que, precipitadamente, escrevi.
20 Janeiro, 2017 at 12:35
De acordo com o CL. Inutil, nao serve de nada.
De resto, menção honrosa ao Boal (alguém vai gostar disso ahaha)
20 Janeiro, 2017 at 13:12
Eu votaria Boal ! 🙂
20 Janeiro, 2017 at 13:18
O Boal aprova
20 Janeiro, 2017 at 13:18
😀 +1000
20 Janeiro, 2017 at 12:39
Uma coisa tenho a certeza o próximo presidente do Sporting vai ter uma margem muito curta de manobra, aos primeiros desaires a contestação
começará , mesmo que tenha feito um bom trabalho de pré época.
Eu é que não queria estar na pele dele, só vai haver um remédio – Ganhar, Ganhar, Ganhar.
20 Janeiro, 2017 at 12:52
o problema é mesmo esse!!!
Tanto a nível de adeptos, como a nível de dirigentes.
Tendo em conta o estado comatoso em que se encontrava o clube há 4 anos e tendo em conta, sobretudo, a podridão do futebol português… é uma utopia pensar que podíamos ou podemos virar o tabuleiro das relações de poder num par de anos…
Não quer isto dizer que nos devamos contentar com 2º lugares como no tempo da dulpa Soares Franco/Paulo Bento, mas é preciso perceber que se queremos ganhar de forma sustentada e não apenas num par de anos (como entre 2000 e 2002) para logo depois atravessar novo deserto, teremos de definir um caminho, não admitir desvios e assim construir uma base muito bem sustentada.
O resto, para mim, são deslumbramentos e/ou demagogias
20 Janeiro, 2017 at 13:25
está repetido este comentário… 😉
20 Janeiro, 2017 at 14:21
Eu como sócio discordo.
Terá toda a margem de manobra necessária a menos que entre em descalabro financeiro (o único que a meu ver pode colocar efectivmante em causa um presidente, um governo, uma administração de uma empresa etc).
Eu quero ganhar como é evidente, e fico muito irritado quando perdemos ou empatamos, agora dai a achar que alguém pode ficar sem margem de manobra por não ganhar num Clube que ganhou 2x nos últimos 34 anos…
20 Janeiro, 2017 at 12:41
É um apelo a votar, apenas. Se é BdC, PMR ou em branco é prorrogativa de cada um. Não tenho pretensão de “ensinar” nng a votar pelo que qq critério é válido, concordando ou não com ele.
20 Janeiro, 2017 at 12:45
eu vou votar Bruno de Carvalho, mas não é por divida de gratidão, é porque realmente é um homem que promete e cumpre, só não pode prometer o que não está ao seu alcance.
Por tudo o que fez no Sporting desde que foi eleito, até aos dias de hoje.
Não voto em fantoches que têm os cordelinhos da sua “vida” nas mãos dos empresários, dos rivais, da imprensa.
Divida de gratidão terei sempre, mas voto em BdC por muito mais que isso!
20 Janeiro, 2017 at 14:01
+1
20 Janeiro, 2017 at 14:05
+1
20 Janeiro, 2017 at 14:20
Isto.
20 Janeiro, 2017 at 14:21
+1
20 Janeiro, 2017 at 14:43
+1
20 Janeiro, 2017 at 12:50
O que mais desejo é que os sócios do Sporting não deixem-se enganar pela CS desportiva que todos sabemos ser controlada pelos lampiões.
Que olhem os 4 anos de mandato, e vejam o bom e mau do mandato, e pensem se merece mais 4 anos.
E que olhem para os programas eleitorais de todos os candidatos, e vejam as pessoas que a lideram e têm ao seu lado… E vejam qual será o mais provável de as cumprir.
E o mais importante… QUE VOTEM COM CONSCIENCIA… MAS QUE VOTEM!
20 Janeiro, 2017 at 12:54
Comparar alhos com bugalhos dá nisso.
O BdC tem um projecto a longo prazo. Dizer que não sabemos o que esperar e bláblá não tem nexo. Temos um processo a meio e temos de continuar para que resulte.
Por exemplo, o BdC durante os primeiros 2 anos andou a cortar despesas a torto e a direito. Eu pensei que o clube teria de continuar assim bastante tempo, mas eis que na terceira epoca invertemos a situacão, e o Sporting deixa de cortar em todo o lado para passar a investir em certas àreas…. o resultado foi excelente e provou que o processo levado a cabo resultou (embora pessoalmente ache que devemos continuar a cortar durante mais algum tempo).
Claro que esse investimento veio na sequencia do carnide e porco estarem falidos e ser a altura para atacar a lideranca… não resultou em pleno porque a apaf não deixou o Sporting ganhar o campeonato e taca.
O pseudo candidato Madeira fala muito, manda ideias para o ar, mas acima de tudo apenas ataca o Presidente do Sporting clube de Portugal…. Não salienta que algo foi bem feito, apenas ataca tudo o que todos vemos que está bem.
Não defendo o BdC para sempre, mas 4 anos não é nada. Houve alguns erros agora? Sim! Foram erros graves? Nem por isso. Foram esses erros criados acima de tudo por pessoas de fora? Sem duvida. Estando na lideranca do campeonato agora não iria ser considerado um falhanco, mas apenas uma nota de rodapé que a equipa não anda a jogar assim tão bem.
Em politica há politica limpa e politica suja, e este madeira é mais sujo que a latrina da luz… Daqui a uns dias aposto que comeca a dizer que o BdC é apenas um garoto e que tem dividas no talho do bairro.
20 Janeiro, 2017 at 13:01
Tendo em conta a “linha editorial” do camarote… Madeira só pode ser visto como o candidato dos ressabiados.
Confesso, contudo, a minha desilusão com BdC nos últimos tempos.
E fico sem saber se o BdC dos próximos 4 anos será o BdC dos primeiros tempos… ou o BdC dos últimos meses…
20 Janeiro, 2017 at 13:26
🙂 ganda cromo
20 Janeiro, 2017 at 13:34
oi?
20 Janeiro, 2017 at 14:03
Se for o BdC e JJ dos ultimos meses, digo já que se calhar n servem os interesses do Sporting Clube de portugal.
Se existe alternativa? Isso é outra questão
20 Janeiro, 2017 at 13:05
Temos um processo a meio, não. Temos um processo no fim. Aquilo que eu mandatei com os meus votos foram 4 anos, não foram 8. Mesmo que a perspectiva de futuro seja bem melhor com BdC do que com qualquer outro, até ver.
20 Janeiro, 2017 at 14:06
É isto mesmo!!!
SL
20 Janeiro, 2017 at 13:07
OFF/ON:
E se outro Madeira concorrer?
E se Coates voar para o galinheiro?
OFF/OFF
Calma que, antes de melhorarem, as coisas ainda vão piorar e ainda vai jorrar muito sangue…
20 Janeiro, 2017 at 13:12
entretanto os mass mérdia já começaram a carburar…
Quero crer que o assunto Coates seja como as putativas vendas do carnide prá China: ontem era o Jimenez que não queria, hoje é o mitroglu a não querer ir. Ontem era o lindelof a ser vendido pra inglaterra, hoje é o guedes…
até ao fim da janela de transferências vai ser uma festa com as compras e vendas do orelhas…
20 Janeiro, 2017 at 13:26
É fantástico, ninguém quer sair do galinheiro!!
É só amor por aqueles lados, só não vendem meia equipa porque todos gostam tanto do carnide!!!
20 Janeiro, 2017 at 13:30
É amor à camisola.
20 Janeiro, 2017 at 13:41
… ou a chamada mística da porta 18…
20 Janeiro, 2017 at 13:42
Também.
20 Janeiro, 2017 at 13:27
Jonas vem para o Sporting
20 Janeiro, 2017 at 14:44
Tadeu, e eu vou para o Real Madrid.
20 Janeiro, 2017 at 14:49
E não digo mais nada… Hernâni Carvalho, sic (a dobrar).
20 Janeiro, 2017 at 13:11
Venho apenas partilhar convosco um dado estatístico que retirei do Twitter e que me deixou surpreendido,nos últimos 50 anos apenas numa ocasião,durante 3 campeonatos seguidos, o Sporting conseguiu um aproveitamento superior a 75% dos pontos em disputa,esse facto aconteceu nos 3 primeiros anos do mandato de BdC.
Cada um que tire as suas conclusões.
20 Janeiro, 2017 at 13:13
Desconhecia esses dados. Muito relevantes, sem dúvida.
20 Janeiro, 2017 at 13:16
não vale a pena andarmos a bater na mesma tecla:
é inegável o bom desempenho de BdC nos primeiros tempos.
é inegável um certo descontrolo/deslumbramento a partir de certa altura.
pressa de chegar demasiado rápido à conquista do campeonato? Sem dúvida! Mas cabe agora a Bdc – e só a ele – dar a volta por cima.
Não gostei nada, mas mesmo nada, foi da conversa sobre o putativo “bufo”.
20 Janeiro, 2017 at 13:19
E este ainda não acabou… vamos ver! Eu acho que a equipa bateu no fundo, ou seja, daqui para a frente é só a subir 🙂 eheh
De resto, campeões ou ou não, eu quero é ver bom futebol. O resto logo se vê
20 Janeiro, 2017 at 13:16
Eu vou votar BC ( gosto da continuidade…efeitos de já ter 74 no dia da votação… 🙂 )…
Vou votar em BC pelo ” corte” que foi capaz de fazer em relação ao passado recente e longinquo..
Vou votar BC, porque embora reconhecendo algumas coisas negativas, acredito que não se vai render ” ao destino” e vai continuar a lutar contra o ” sistema”…sem se “render” aos poderes instalados…
Vou por isso votar em BC…
Porque mesmo ” velho” …ainda sou capaz de pensar pela minha cabeça, caminhar pelo meu pé…
E ainda tenho capacidade para discernir… sem necessidade de que me façam um desenho…
Há sempre um ” prisma” novo por onde possamos olhar o futuro fo nosso Sporting…
Com Esperança…
SL
20 Janeiro, 2017 at 13:19
“Por exemplo, não concebo que PMR diga que vai apostar na formação e ao mesmo tempo diga que Jesus é o seu treinador. São este tipo de incongruências que não abonam a favor do PMR.”
Caro Sá,
Das medidas constantes no programa eleitoral de BdC para estas eleições consta que “A formação será a aposta base da política desportiva”. E o BdC já disse que Jorge Jesus é para manter… 🙂
SL
20 Janeiro, 2017 at 13:32
Jesus é um funcionário do clube!
Se há 2 anos o Bruno disse ao marco que os reforços estavam na “B” e nos “emprestados”… não vejo o problema de se dizer agora o mesmo ao jesus.
jesus é pago (e muito bem pago) para pôr a equipa a jogar e para rentabilizar os activos à sua disposição. Não gosta, não quer…? eh pá! amigos como sempre, mas então ele que vá para um clube onde se escolha jogadores por catálogo.
Deslumbrámos-nos (presidente, treinador, atletas, adeptos). Ok! o mal está feito. Já deu para perceber que não há atalhos e que é preciso voltar a apostar na formação e fazer 3/4/5 contratações cirúrgicas.
Borá lá, Sporting!
Eu do BdC não quero saber do facebook ou das entrevistas á TSF (alô, “blackout”?!?).
Quero é chegar ao fim de janeiro e ver o entulho a milhas (sr. presidente, lá vender, sabes tu…) e ao mesmo tempo ver regressar a casa o melhor da nossa Academia.
20 Janeiro, 2017 at 13:43
Cara Rute Rockabilly,
Só comentei a ironia do que o Caro Sá disse em relação ao PMR quando em relação ao BdC a coisa é a mesma.
Quanto ao “entulho”, ao nosso plantel e ao nosso Treinador-Scouter-DirectorGeral já perdi um bocado a paciência e até ao final da época vou adoptar o seguinte pensamento: o Jorge Jesus é que sabe. Se ele acha que é melhor mantermos Markovic, Campbell, Elias, Petrovic, Castaignos, Paulista, André Filipe, Douglas, Esgaio (a defesa direito) em vez de Iuri Medeiros, Matheus Pereira, Carlos Mané, daniel Podence, Francisco Geraldes e Ryan Gauld então é porque é melhor para o SCP. O Jorge Jesus é que sabe.
SL
20 Janeiro, 2017 at 13:36
E essa é uma das minhas críticas ao BdC. Porque está a dizer isso sem saber se Jesus vai-se adaptar ao modelo do clube. Ou então já sabe e vai tirar um enorme coelho da cartola.
20 Janeiro, 2017 at 13:20
“E esta é a minha primeira mensagem pré-eleitoral (devidamente aprovada pelo Boal): Se vão votar, porreiro. Se não vão votar, ao menos tragam cerveja porque os que vão votar vão ter sede a seguir.”
Eu vejo este excerto do post de outro prisma: o da escassez. Porquê? Porque eu tenho sede antes, durante e depois de votar.
“PS: Neste momento, só tenho certeza de uma coisa: não vou votar no Conselho Leonino. E acho que devíamos todos dar um voto em branco de protesto contra esse órgão que tanto mal faz ao clube, mesmo sem o saber.”
Totalmente de acordo. Há alguma coisa que diga mais “Sportinguistas de primeira e segunda” que esta merda?
De resto, e analisando o post por um prisma global: é bem!
20 Janeiro, 2017 at 13:23
Gosto d bagaço com mel.
Para ser bom é preciso q o mosto seja d qualidade.
Este ano esta mais fraco mas també é preciso ter muito cuidado com as vespas asiaticas.
20 Janeiro, 2017 at 13:43
Bagaço com mel é vida
20 Janeiro, 2017 at 13:24
Percebo o que dizes mas não sei se tens razão. Votar BdC pelo trabalho feito parece-me um raciocínio válido. Se há obra feita é um indicador da capacidade de quem a fez. O oposto também é verdade claro, o que não foi feito ou foi mal feito, também vai pesar.
Quanto a PMR, para mim pelo menos, tem sido uma sucessão de passos em falso. Nem o consigo considerar um real candidato.
Para haver outra lista que possa ser considerada, teria de ser alguém que tivesse um CV que demonstre a sua aptidão, bem como um projecto(e não meia dúzia de chavões) que seja melhor do que elegemos há 4 anos. Falta uma semana…
20 Janeiro, 2017 at 14:13
Não precisa necessariamente um CV, tal como BdC não o tinha. A diferença é que à época não queríamos mais croquettes e apostámos no outsider. Neste momento temos um Presidente que nos deu muito – com vários erros à mistura, é claro – e em quem depositamos (ainda) esperança.
20 Janeiro, 2017 at 13:28
Bom… vou almoçar … que aqui hoje não se aprende nada.
20 Janeiro, 2017 at 13:32
20 Janeiro, 2017 at 13:33
Para mim o voto em BdC é claro! Defende quase tudo o que eu defendo para o Sporting, provou durante 4 anos que o faz com tudo o que tem.
Mesmo este ano, os erros que lhe apontam eu não aponto! Acreditei que a renovação com JJ era bem jogado, achei que tínhamos estado bem no mercado e estou tranquilo quanto aos miúdos porque tenho a convicção (e defendi na altura) que os empréstimos são transitórios e que sempre esteve no plano para o próximo ano haver a integração de alguns deles (este ano tem a ver com a vontade de apostar para ganhar em ano de eleições…se estaria já previsto, não tenho dúvidas que nesta conjuntura voltarão d certeza). Por isso mesmo este ano que dizem que esteve mal eu acho que correu mal mas percebo perfeitamente o que foi feito!
Eu voto em BdC porque é um presidente forte, que defende o Sporting, que vai à luta, que acarinha os nossos meninos e faz tudo para os fazer crescer, manter e lançar, porque tem o rigor financeiro necessário, porque tem o que eu chamo o 6o sentido de ver para lá do que uma pessoa normal vê! Tem muita coisa a melhorar, tem de evoluir e crescer com os erros e com o que foi correndo pior mas para mim não tenho dúvidas que é o presidente mais que certo!
20 Janeiro, 2017 at 21:36
Tiago, concordo plenamente e só tenho pena de mais gente não ver as coisas pelo mesmo prisma que tu que é o da realidade.
As pessoas em geral são resultadistas e preocuoam-se mais com a forma que o conteúdo. E estão cheias de sabedoria depois das coisas acontecerem.
Apontar o óbvio é muito fácil, e fazer associações precipitadas que validam os nossos próprios preconceitos ainda mais.
Por isso parabéns por pensares com equilíbrio, e não me refiro obviamente apenas a este comentário teu.
20 Janeiro, 2017 at 13:45
Estes 4 anos passaram a voar. Foi uma vertigem enorme e, agora que chegámos ao fim do ciclo, vou procurar fazer uma análise mais a frio, para poder decidir o sentido do meu voto no dia 4 de Março e que, tal como referi antes, se inclina à data de hoje para um voto em branco.
As circustâncias do próximo acto eleitoral são distintas – e ainda bem – das dos dois últimos. Em 2011 e 2013 urgia cortar definitivamente com o passado e, perante esse cenário, votei em BdC sem pestanejar porque, de todos os candidatos que se apresentaram a ambas as eleições, era, de longe, o que mais se distanciava do “status quo” então vigente. Foi o homem certo no lugar certo e agradeço-lhe por isso.
No entanto, quem me conhece sabe que sempre tive reticências quanto a alguns traços de personalidade de BdC que não gosto de ver num líder e que julgo prejudiciais para ele e, consequentemente, para o clube: o culto da imagem, a falta de humildade, a diabolização de certas figuras ou instituições externas como factor agregador, a repetição até à náusea dos mesmos soundbites e uma certa tendência para querer doutrinar as massas. Todas estas coisas eu vi, durante anos, nos nossos adversários e custa-me imenso ter de assisitr a isso no meu clube, para mais quando me pedem para o fazer em silêncio, em nome de um suposto “bem maior”.
Alguns dirão que sou ingénuo e represento a ala mansa. A esse direi apenas que ganhámos o mesmo que (não) ganhavamos antes, por isso eficácia da postura belicista e isolacionista ainda está por provar, mas adiante.
Do que tenho visto, nem o candidato PMR nem qualquer um dos putativos candidatos à liderança (Mário Patrício, João Benedito, Paiva dos Santos, ou outros), conseguirá vencer BdC nas urnas, por isso a única coisa que almejo verdadeiramente é que este acto eleitoral sirva de wakeup call para o BdC e lhe permita 1) fazer uma actualização de “software” nalguns pontos claramente a precisarem de um upgrade e 2) limpar o”malware” que ultimamente lhe tomou conta do disco e o fez perder algumas das coisas boas que já demonstrou ser capaz de fazer em prol do clube, em especial nos dois primeiros terços do mandato. Não posso dizer que a sua entrevista hoje à TSF tenha sido muito auspiciosa, mas, como sportinguista, só posso manter a esperança num futuro melhor.
SL
20 Janeiro, 2017 at 13:57
+1
20 Janeiro, 2017 at 14:10
É isso.
Amen
20 Janeiro, 2017 at 14:53
Lúcido e corajoso comentário.
E o “não digo mais nada” só tinha mesmo a ver com a resposta (muito pensada!) ao Tadeu.
20 Janeiro, 2017 at 14:13
Vai lá … rezar á Sta Engrácia… E deixa o Leão nas mãos desta genuína Direcção Leonina…
Está em conflito com as instituições do futebol em portugal??? Está em conflito com os rivais???
R: Ora deixa-me cá ver… Hummm, porque será? Será por que nos têm ROUBADO de forma metódica e sistemática de há mais de 30 anos a esta parte???
Tenham vergonh@ n@ put@ d@ tromb@ …
20 Janeiro, 2017 at 14:43
Xupa-me as Peles, desculpa lá não ser da tua opinião. Não sei se me deixas, mas dava-me uma enorme paz de espírito ter a tua benção.
Quanto ao resto, é melhor ficar por aqui por respeito à casa.
20 Janeiro, 2017 at 15:21
Possoas que invocam sempre… o lado escuro da Lua, para fazerem valer o seu ponto de vista, seja ele o da maior corrente de opinião ou não… Denotam problemas do foro psico-sociológico…
Aqui não há cinzentos… Ou é preto ou é branco…
Ou se escolhe defender o Sporting Clube de Portugal no seu todo, ou então anda-se por aqui a ‘escarafunchar na ferida’ até ela se tornar numa septicémia…
Ou se está com esta Direcção Leonina ou não se está… Eu estou! Eu e muitos Milhões de Sportinguistas também.
O resto é só ‘conversa para boi dormir’ …
20 Janeiro, 2017 at 15:21
isso mesmo!
20 Janeiro, 2017 at 15:42
Claro. Depois ofendem-se quando dizem que aste merda é a Coreia. Ou és do Sul ou és do Norte. Penso que o próprio BdC dispensa apoios deste tipo que só denotam um nível de extremismo próprio de alguém muito mal resolvido a vários níveis. Esta merda para vocês é uma guerra, para mim não. Lamento.
20 Janeiro, 2017 at 16:10
Subscrevo
20 Janeiro, 2017 at 18:11
Gente que pensa assim…
Oxalá nunca te bata á porta uma guerra para ti e para a tua familia… A perseguirem-te na vida pessoal, profissional, e por aí fora…
Quem não se sente não é filho de boa gente!
Se o SCP é a minha familia, quem o ataca, ataca-me a mim!
Por isso reajo seja onde e contra quem for. Quem não deve, não teme.
Gente com sangue de barata, e politicamente correctos têm um caminho… Ficam com os cotovelos das camisas e com os joelhos das calças rotos…
20 Janeiro, 2017 at 14:18
+1
Muito bem dito.
SL
20 Janeiro, 2017 at 14:19
+1
20 Janeiro, 2017 at 14:22
Stª Engrácia é a morada do Eusébrio, não é?
“direi apenas que ganhámos o mesmo que (não) ganhavamos antes” – O mais importante para o Sporting, neste momento, é ganhar? Ok, vai lá ganhar os pentes de sueca “da tua rua” e quando chegares a casa e vires que não tens jantar, deves ao merceeiro, vendeste a mobília toda, o vizinho caga no teu tapete e, na realidade, a casa já nem é tua, não te esqueças de dizer: eu sou o maior! Eu ganhei os jogos todos da batota!
20 Janeiro, 2017 at 14:37
Panta-Leão, essa pergunta se o mais importante agora é ganhar, não me faças a mim. Se fosse só ganhar, não me veria dizer bem dos três primeiros anos, altura em que não ganhámos muito.
20 Janeiro, 2017 at 14:22
Isto.
SL.
20 Janeiro, 2017 at 14:41
+1
Tudo dito e de uma forma clara!
Escusado será dizer que ao ser tudo tão clarinho…. vais ter direito a uns quantos “mimos”.
20 Janeiro, 2017 at 14:41
Deixei de ler no voto em branco :)))
E aqui em baixo deste “jovem”
Aparece os que já deviam ter ido para o camarote há muito tempo.
Tasca não é sítio para vocês… isto é um local onde se pode ficar com voz de bagaço!
20 Janeiro, 2017 at 14:48
Lá volta a cantilena dos bacteriologicamente puros. De facto, um banho de humildade faz faz falta a muito boa gente.
20 Janeiro, 2017 at 15:22
Isso é tudo “excitação” por ser as primeiras eleições do Sporting em que podes votar?
20 Janeiro, 2017 at 15:40
Deixaste de ler no voto em branco? Já viste se te tivessem deixado de ler quando disseste que deixaste de ser sócio?
20 Janeiro, 2017 at 21:51
Sim, para BdC garantir vários mandatos atrevo-me a dizer que basta continuar o bom trabalho de base e prestar um pouco de atenção à forma e estilo, para apaziguar os críticos.
Convém dizer que esse “estilo” é algo empolado pela pasquinada e paineleirada.
Se calhar até fazia bem a BdC ganhar por menos de 70% para abrir a pestana.
Não que me faça diferença mas pode ser que ele ganhe melhor imprensa, pelo menos entre os sportinguistas.
Digo já, tendo em conta as dificuldades de competir contra a corrupção, não entendo como é justo exigirem o título.
Só exigo trabalho e dedicação. Os resultados vêem por acréscimo.
20 Janeiro, 2017 at 13:47
+ 1
20 Janeiro, 2017 at 13:51
voto bdc porque nao é presidente preso a empresarios fundos e a interesses dos outros em 4 nos já fez muito e irá fazer muito mais voto bdc porque defende os interesses em 1 do sporting todos nós sabemos as coisas boas que fez !fez obra e da boa tem algumas coisas que tem de melhorar mas quem nao tem? edepois nao me lembro de um ataque tão grande a um presidente SCP de rivais ,imprensa,fundos,expresidenteschulos que SCP teve isto quer dizer que a a vergonha que havia e tachos favores ACABARAM ACABARAM eles nao o querem lá bdc por sso mesmo meu voto é para bdc viva o Sporting clube portugal
20 Janeiro, 2017 at 14:44
Isso tudo!
Querem mama?
Vão para Monsanto!
20 Janeiro, 2017 at 13:58
Já que estamos numa de eleições, fica o link para a entrevista de hoje onde Bruno de Carvalho abordou vários temas da actualidade leonina
http://www.tsf.pt/desporto/interior/bruno-de-carvalho-na-manha-tsf-5616132.html
20 Janeiro, 2017 at 14:05
Estou na holanda. Pago as minha cotas e tenho gamebox. fui a 2 jogos em casa e a Dortmund!
Nem tudo esta bem, mas tambem nem tudo esta mal.
BdC fez o que mais ninguem teve coragem de fazer. Tomou as redeas do clube e deixámos de ser uns coitadinhos. Tenho uma opiniao polemica. Um clube so pode ter sucesso se for gerido como uma ditadura. Se for plural como somos, nao ganhamos nada. Demasiadas opiniões so atrapalham.
So no Sporting se fala que o jogador custa x ou y.. e nós adeptos somos os principais causadores disso. Somos bipolares rapidamente. Se engatarmos 4 vitorias agora, somos candidatos ao titulo ? Eu e voces dizemos que sim!
Correu mal esta epoca ? Correu. Dai a tudo estar mal vai um bom bocado.
Olhamos para o rival e perguntamos o porque de estar na ansia vender jogadores. Mais alguem pergunta ? Nao a ditadura LFV esta implantada e ninguém se preocupa. Enquanto ganhas tudo é bom, quando é o contrario e nao ganhas ate o godinho vem falar.
Falta meter a bola dentro da baliza, so isso! Vi o Sporting jogar bem mas perdeu.. e isso é que devemos analisar.. jogos decisivos ganhamos zero. Legia, slb, setubal, chaves, e isto é que quero mudar. O resto quero que nós olhemos para dentro e deixem o BdC fazer o que deve. Por o Sporting a ganhar!
Saudações leoninas
20 Janeiro, 2017 at 14:30
É assim que por um lado perspectivo as coisas, partilho dessa visão.
Voto será dado ao BC.
Precisamos de continuidade de projectos. Seja de presidente e sua equipa, seja direcção.
Não podemos mudar treinadores e direcções constantemente.
Não é em 4 anos que se fazem mudanças estruturais profundas. É preciso mais tempo. E isto é verdade nas SADs, nas empresas ou no governo.
20 Janeiro, 2017 at 14:21
Não pode haver grandes dúvidas em votar Bruno.
Nem ele necessita de fazer campanha eleitoral.
Basta ouvir o cacarejar dos galináceos nos galinheiros espalhados em todas as redações sobre um assunto que não lhes diz respeito, para dizer, à grande Bruno que lhes fundes os miolos… que aquilo são quase todas, galinhas de aviário.
20 Janeiro, 2017 at 14:29
Realmente, só connosco é que isto se passa!
Não houve há pouco tempo eleições no carnide? Ou ainda vão ser? Epá, nem sei…
Alguém já ouviu (falar de) candidatos às eleições do carnide nos últimos 15 anos? E do oporto? Alguém sabe quem são ou quem foram?
20 Janeiro, 2017 at 14:47
Opá… mas nós somos diferentes… pá!
Mas para muito pior … é a conclusão a que estou a chegar!
20 Janeiro, 2017 at 14:55
Eu não sei porque é criticam tanto o Porto e o LFV. Afinal, parece que o modelo deles é bom. Eu ia jurar que já li por aqui várias vezes que aquilo é uma ditadura, que o Vieira blindou os estatutos para eliminar os candidatos adversários e que o PC reina pelo medo tipo capo da máfia. Vai-se a ver e, afinal de contas isso é bom. Está bem.
20 Janeiro, 2017 at 15:12
Eu não estava a apologia do “modelo” do Orelhas ou do Bufas. Deus me livre disso!
Apenas quis reiterar e confirmar a afirmação do Velho Leão: “Basta ouvir o cacarejar dos galináceos nos galinheiros espalhados em todas as redações sobre um assunto que não lhes diz respeito” – NÃO LHES DIZ RESPEITO. É que eu não sei de nada dos processos eleitorais desses clubes, quem são os seus candidatos, etc., porque simplesmente não são dissecados nem escalpelizados na CS como é o nosso. Somos um alvo a abater e qualquer paineleiro ou comentadeiro tem alguma coisa a criticar no Sporting. Metam-se na vida deles!
Ainda bem que há eleições no Sporting. Por outro lado, era bom que os candidatos fossem sérios, de modo a que realmente as ideias ou críticas apresentadas pudessem ajudar o Sporting. Não é isso que PMR está a fazer, infelizmente, perdendo uma boa oportunidade para fazer esse debate. Esperemos que, a surgir mais algum candidato, diga alguma coisa de útil.
20 Janeiro, 2017 at 15:23
Mas Panta Leão, o que para ti não faz sentido, para outro sportinguista pode fazer, por isso não vejo como é que se diz “a priori” que devem aparecer candidatos, mas candidatos que sejam bons. É óbvio que os apoiantes do GL também diziam isso do BdC quando o BdC apareceu em 2011, mas o que uns e outros pensam vale zero, pois o que conta é a vontade dos sportinguistas expressa na urnas. Eu acredito que as eleições podem tornar melhor quem exerce o poder, pois obrigam as direcções em exercício a elevar a qualidade do seu trabalho e a darem novamente o melhor de si. É isso que quero que aconteça nesta acto eleitoral, pois como disse também acho que a oposição até à data não mostrou poder ser alternativa. No entanto, também não a hostilizo pois são sportinguistas como eu e, por certo, acham que podem fazer coisas positivas pelo clube.
SL
20 Janeiro, 2017 at 15:39
Epá, a candidatura do PMR é muito má: quem é que faz um jantar (ou almoço) de candidatura à presidência do Sporting no Barbas??? NO BARBAS!!!.
O seu programa é uma mão cheia de nada; corrijo, é uma mão cheia de clichés.
O seu discurso é só crítica a BdC, omitindo tudo o que houve de positivo no seu mandato. É ridículo o contorcionismo que tem que se fazer para não chocar de frente com um Pavilhão, uns 150000 sócios, uma média de assistências inédita, reestruturação da dívida, propostas para melhorar o futebol, contrato com a NOS. Qualquer um destes factos pode ser admitido por qualquer um que queira ser candidato e não pôr xeque a legitimidade da sua candidatura.
Todo o discurso do PMR é virado contra BdC e não se coíbe, para atingir o seu alvo, de legitimar os actos do benfica, dos árbitros, dos agentes/fundos, de tudo o que é nojento no futebol.
Por exemplo, acredito que Rogério Alves, mais ano menos ano, candidatar-se-á a Presidente. Acham que ele não vai elogiar o trabalho feito pelo seu antecessor e propor fazer diferente e/ou melhor? Acham que vai aparecer sem um projecto sólido e propostas palpáveis e objectivas? Estou a dizer isto e nem sequer gosto assim tanto do RA.
21 Janeiro, 2017 at 0:20
Estás no caminho certo.
20 Janeiro, 2017 at 14:43
Olhando para o Sporting Clube de Portugal de há 4 anos e olhando para o SCP actual… Nem há comparação. Estamos incomensuravelmente melhores! Arriscaria quase a dizer que estamos quase 180º meshores.
Reestruturação Financeira, Modalidades, Futebol Feminino, Futebol Formação, Sporting TV, Pavilhão João Rocha, Eventos em ALvalade para discutir o futebol mundial, sobre medicina desportiva, etc, etc, etc …
Comparar o valor do plantel profissional de futebol actual do SCP e o de há 4 anos atrás é um exercício tão ridiculo como comparar ‘mijo’ (há 4 anos) com ‘água de colónia’ (plantel actual).
Como pode haver alguns sócios a equacionar não dar novo mandato a esta direcção, que, ‘só’ cumpriu todos os pontos que apresentou no seu manifesto, e isto muitos meses antes das eleições?. Das duas uma, ou são ressabiados ou são mal-intencionados e pseudo-infiltrados dos rivais…
Esta ‘pseudo-crise’ que imputam ao SCP, não é o Grande SCP que está em crise, eventualmente concedo que há, de facto, uma crise de exibições e de resultados desta equipa principal de futebol do SCP. Nada mais… E atenção que eu sou profundamente critico do estado a que um grupo de jogadores do plantel deixou isto chegar… Mas não podemos olvidar a tremenda influência que os outros ‘agentes do futebol’ (fpf, liga, apaf, os bois de apito na boca, e, os orgão de comunicação social) têm tido para que as coisas chegassem a este estado. O que tem sido feito e dito contra o SCP desde que Jorge Jesus entrou como nosso Treinador é algo novo… Tem sido uma autêntica PERSEGUIÇÃO! Ao JJ, ao BdC, e ao SCP… E esta época havia eleições dos dois lados da 2ª circular…
Querer inflamar isto do futebol principal para… o “está tudo mal” do costume, isso é desonesto… Isso é só misturar alhos com bugalhos… É confundir a árvore (equipa principal de futebol) com a floresta (Universo SCP). Isso é coisa para os ‘paineleiros’ avençados pelo Ali Baba Orelhudo e sua ‘entourage’…
Em mais de 35 anos que sigo o SCP não me recordo de ver tanta vibração em torno do clube, tanto entusiasmo … Tanta mudança pela positiva, tanto fervor de quem SERVE o clube, que não consigo perceber onde está a dúvida sobre estas eleições…
Os outros candidatos não têm NADA, nickles para oferecer ao SCP que esta Direcção Leonina não ofereça… Vêm falar do ‘estilo’ do presidente?!?! Mas o que é que isso me interessa? Bruno de Carvalho até podia ser paneleiro que eu não tinha nada a ver com isso (pera aí que ainda o Severino lê isto e começa com ideias)…
Os meus votos vão para que Bruno de Carvalho e restante elenco Directivo, para que continuem o seu trabalho no e em prole do Sporting Clube de Portugal! Doa a quem doer, Contra tudo e contra todos os que nos querem mal!
O SCP não tem que entrar no ‘jogo sujo dos bastidores do futebol português’, com os ‘arranjinhos’ que já todos sabemos como são arranjados … O SCP nestes últimos 4 anos já enviou a todas as entidades nacionais e internacionais documentos para alterar de forma séria as organizações desportivas que superintendem o futebol… Contudo, como aquilo é um ‘Lago de Corruptos’ não se querem mexer, pois depois pode vir muita da merda feita à tona da água… Vai daí, lixa-se o SCP!
O SCP tem que pugnar pela PURGA da fpf, da liga, da apaf, da uefa, da fifa, etc, etc, de todo e qualquer esquema ilícito… Ontem já era tarde!
Vamos SCP! Contra tudo e contra todos os que nos querem mal!
SL
20 Janeiro, 2017 at 14:52
Posso copiar o teu texto e publicar na minha página?
20 Janeiro, 2017 at 15:11
Tás á vontade…
20 Janeiro, 2017 at 14:52
Esqueceste-te também de pedir a purga dentro do próprio Sporting, que é tão do teu agrado.
20 Janeiro, 2017 at 15:15
Sim… esqueci-me… Até isso esta Direcção Leonina conseguiu também…
Eliminou muitos dos parasitas que circulavam pelos corredores do Reino do Leonino se banqueteavam com o sangue do Leão Rampante… O problema é que ainda há por lá muitos desses vermes… Por lá e por cá… Pois pela blogosfera Leonina andam tantos e tantos desses vermes que eliminá-los a todos é sempre dificil… Mas a coisa vai-se dando …
20 Janeiro, 2017 at 15:25
Se calhar dépois do pavilhão João Rocha, devíamos fazer uma vaquinha para construir a câmara de gás Xupa-me as Peles. Seria um marco para pessoas que pensam como tu.
20 Janeiro, 2017 at 18:14
“Câmara de gás”?!?!?
É preciso não se ter mesmo argumentos para invocar este tipo de acontecimentos execráveis…
Diz muito da pessoa que “aparentas” ser…
20 Janeiro, 2017 at 22:00
Ó Engrácia, agora estiveste mal. Sugiro que vejas o artigo do Mister do café sobre a mama que havia no Sporting.
20 Janeiro, 2017 at 15:33
Parece que não, parece que não.
Falta, no mínimo, o bufo que passa informações ao Rui Santos. Presidente BdC dixit.
21 Janeiro, 2017 at 0:23
Este é manso e gosta.
20 Janeiro, 2017 at 14:58
Não vi aqui ninguém que dissesse que votava em PMR! Votarei BdC, a não ser que haja um cataclismo! Mas peço ao candidato BdC que corrija erros que, ao contrário de outras opiniões, considero grosseiros, particularmente o poder concedido a JJ.
E por favor, não se “espalhe” com o Geraldes!
SL
20 Janeiro, 2017 at 15:03
Eu também não vi, mas a questão é: E se visse? Qual era o problema? BdC vai ganhar com mais de 2/3 dos votos, mas basta aparecer uma pessoa que ouse questionar algo ou dizer que não vai votar em BdC e aparece logo a guarda pretoriana a ser mais papista que o Papa. Tanta agressividade, porque? Vontade de ficar bem na foto? Vontade de comparar sportinguismos? Qualquer que seja a resposta, juro que me ultrapassa. Não concebo o desporto nem a vida desta maneira. Peço desculpa se isso não corresponde ao padrão que alguns querem impor.
20 Janeiro, 2017 at 15:17
Já lhe disse, Leão de Sta. Engrácia, como gostei do seu comentário.
E não é de agora que concordo consigo como fiz questão de manifestar mais do que uma vez.
“E se visse?”, pergunta. Quando eu digo que ninguém aqui afirmou votar em PMR, e se levantaram vozes discordantes, imagine-se se se dissesse.
Na vida, podemos julgar ter muitas certezas mas, se algo ou alguém nos faz mudar de opinião isso é ser “camaleão”? Guio-me pelo que a minha consciência me dita, mas por vezes pode ditar-me menos bem… Mas, infelizmente, há pessoas que querem à viva força que a mudemos… só porque sim.
SL
20 Janeiro, 2017 at 15:19
A minha critica, acima, não é a quem vota em branco ou a quem vota num ou noutro candidato. É uma crítica apenas aos argumentos.
Por exemplo,
“o culto da imagem, a falta de humildade, a diabolização de certas figuras ou instituições externas como factor agregador, a repetição até à náusea dos mesmos soundbites e uma certa tendência para querer doutrinar as massas.” Eu também não sou fã – aliás, é em tudo contrário à minha personalidade – da imagem de BdC; no entanto, voto nele não para ser Miss Universo ou embaixador da UNICEF: voto para defender o Sporting. Desde que o faça honestamente e apresente resultados (não necessariamente desportivos), terá o meu apoio.
20 Janeiro, 2017 at 15:29
Panta-Leão, nada tenho contra os teus argumentos. Não partilhamos a mesma visão, mas a tua é tão legítima como a minha. Outra coisa é aquilo que já venho debatendo há muito com o Xupa-me as Peles. Purgas, limpezas, vassouradas, etc, são tudo expressões que apelam para um estado ditatorial que não cauciono e ao qual me oporei sempre, se for isso que advogam para o Sporting.
SL
20 Janeiro, 2017 at 18:15
Ora vamos lá a ver…
Também foi contra as Auditorias de Gestão aos anteriores mandatos ???
Pela lógica… também “não cauciona”…?
20 Janeiro, 2017 at 15:08
O que me deixa realmente muito fodido é por em causa excelentes 3 anos e meio de governação a TODOS os níveis (financeiro, desportivo, patrimonial, etc…) por meia epoca miserável da equipa de futebol! E pronto… é isto!
20 Janeiro, 2017 at 15:25
Isto.
20 Janeiro, 2017 at 15:28
só os parvalhões é que pensam assim, um tipo que faz um balanço de 4 anos de mandato por uma época mal conseguida ou bate mal ou é um desonesto do cacete.
20 Janeiro, 2017 at 15:16
Bruno de Carvalho fez tudo o que os outros que cá tivemos não fizeram, ou por serem uns tótos ou por terem falta de tomates, ou porque para eles o Sporting era um meio de encher os bolsos e tudo o resto era pormenor.
Bruno de Carvalho no seu estilo guerreiro (nem poderia ser de outra forma) foi avançando, ganhando respeito por essa europa fora (só em Portugal é que não mas sabemos porquê, e na sede da Doyen na Ilha de Malta também não e sabemos porquê) com medidas que á vista de todos são um bem para o futebol do futuro.
Ganhou muita batalha invisivel, como o desmascarar dos fundos, do benfica corrupto e do video arbitro, mas só lhe apontam a derrota contra a Doyen.
Esta época arriscou, de uma forma evidente, muniu a equipa de grandes jogadores que fizeram que a maior parte das pessoas nos considerasse um fortissimo candidato ao título, simplesmente alguns jogadores não renderam aquilo que se esperava deles e outros foram minados psicológicamente por arbitragens encomendadas e corruptas, tanto ponto perdido por erros brutais dos bois do apito (metade desses erros contra os lamps já tinham dado uma certidão de óbito a algum artista desses) e a equipa foi-se afundando as poucos, os jogadores começaram a ver que era preciso serem muito melhores e alguns não o conseguem ser, é tão simples quanto isto.
Quem diz que em Guimarães por exemplo fomos os mais culpados, ou é atrasado mental ou percebe tanto de futebol como eu percebo de crochét.
Isto tudo para afectar a credibilidade de Bruno de Carvalho, pois é a pedra no sapato de toda a merda que gravita no futebol português, querem correr com ele á força, estranho é que aqui alguns eruditos ainda não tenham visto esta tramóia.
Não é mania da perseguição, é um olhar atento qb para o futebol e para os meandros do mesmo.
Depois aparecem candidatos de papel (ou Madeira) que reúnem no Barbas onde as paredes são um orgasmo saloiólampiónico sobre a benção dos Capristanos desta vida, cheios de ideias vazias de conteúdo e chega-se á conclusão que:
“não vale a pena votar no Bruno porque errou ao querer fazer de nós campeões e contratou mal” ou “como o MAdeira não serve, vai de votar em branco”.
Está tudo louco na tasca, com este frio os gelados na testa devem ser fodidos de ser absorvidos, e comigo não contem para voltar atrás no tempo, onde Roquettes, Carlos freitas de braço dado com Duques, Soares Franco a delapidar tudo o que fosse patrimonio, Dias da Cunha que só dava uma resposta concreta depois de dois minutos a pensar na morte da bezerra, o gajo dos reboques do ACP com a sua pedantice atroz a dizer merda dia sim, dia sim e um Godinho que era um Madeira uns anos mais velho a fazer de fantoche nas mãos de tudo e todos.
Querem isso? votem em branco, pois o voto em branco indica precisamente esse pensamento!
Pó caralho!
20 Janeiro, 2017 at 15:38
Obrigado por interpretares o meu sentir e pensar. Eu tenho boca para falar e mãos para escrever e aquilo que quis transmitir ficou bem explícito no meu comentário, mas dá pouco jeito à tua retórica haver quem tenha votado duas vezes em BdC – e no meu caso até tenha estado na célebre manif feita à porta da AG da SAD no tempo do JEB (2009) para pedir a demissão daquela direcção – e neste momento esteja algo desencantado. Para ti o mundo ou é preto ou branco e se não votarem em BdC são saudosistas e querem o Sporting do Carlos Freitas & C.ª de volta. Ai o que eu gostava de ter uma máquina do tempo para voltar a 2008, 2009, 2010 para ver o que tu e outros que hoje me atacam tipo hienas diziam na altura. Também deixavas que falassem mal do Duque e do Freitas quando contrataram gajos do Man.City, Barcelona, Sevilha, Milan, etc? Se calhar não dizias nada, mas agora tenho de comer gelados com a testa porque tu queres.
Acho que não vos ficava nada mal comecarem a conviver melhor com as opiniões do outros quando não coincidem com as vossas. Isso em mim teria um impacto nulo, mas a vocês engrandecia-vos.
SL
20 Janeiro, 2017 at 15:47
não fui eu que te disse que o mundo era preto e branco, deves estar enganado.
20 Janeiro, 2017 at 15:52
Não precisas de o dizer. Resulta claramente do que escreves e até aplaudiste o comentário do Xupa-me as Peles em que ele o diz, mas também não era preciso.
20 Janeiro, 2017 at 15:53
se concordo com ele, o que queres que eu faça? que concorde contigo? ficas feliz se eu concordar?
então desculpa lá a tua infelicidade!
20 Janeiro, 2017 at 18:19
A ‘ileteracia’ é um problema grave…
O que eu referi sobre o preto e branco foi dito e contextualizado… Não admito que enviese o que eu disse só porque lhe convém.
Quando referi que ou se escolhe um lado ou outro da barricada (ou é preto ou é branco), foi no sentido de que devido aos ataques sistemáticos por parte de todo um SISTEMA que controla o futebol português, quem é do SCP só pode estar ou com o que esta Direcção tem feito em prol do clube ou então está-se do outro lado…
Para bom entendedor, meia palavra basta!
20 Janeiro, 2017 at 15:52
tens um problema grave, a mania da perseguição até porque nem sequer te respondi a nada para dizeres que eu interpreto o teu sentir e pensar.
Isso é conversa da treta, não me conheces (ou se calhar até conheces, pois deves ter tido outro nick aqui na Tasca antes desse, mas isso são outros 500).
Também estive nessa guerra á porta da SAD, também estive no movimento BASTA e fui até á federação entregar o manifesto, defendo o Sporting onde quer que seja, e sim, o Mundo para mim é branco, preto e verde, espero que o teu também tenha estas cores.
20 Janeiro, 2017 at 16:20
É engraçado como tentas virar o jogo. Eu é que quero que concordes comigo? Eu quero que tu exprimas a tua opinião e que me deixes – a mim e aos outros – expressar a minha sem me vires com k7´s de croquetes e me mandares pó caralho.
Quando respondes aos meus comentários, suponho que estás a falar comigo. Não sei porque é que isso te surpreende.
Eu não tenho a mania da perseguição. Se tivesse nem aqui vinha expressar a minha opinião, pois ao carregar no “Enter” já sei que vou levar com a tropa do costume, mas isso é o lado para o qual eu durmo melhor. Caguei para o que tu consideras sportinguismo, pois ninguém te investiu desse poder para poderes dizer o que é ou não é “sportinguista”, apesar de gostares especialmente de vestir essa camisola.
Em matéria de paranóia, acho que não podes acusar ninguém de nada, porque até é tu que alvistras que eu cá andava antes com outro nick antes, como se eu não tivesse tido sempre este nick e já comentasse com ele no Cacifo. Felizmente não te conheço. Acho que deves pensar o mesmo e se for esse o caso, pelo menos nisso estamos de acordo.
SL
20 Janeiro, 2017 at 16:23
espera lá…pára tudo…então a carapuça serviu-te!
Não escrevi exclusivamente para ti, ou achas-te assim tão importante?
Não precisas de dizer mais nada.
20 Janeiro, 2017 at 16:24
e outra coisa, caguei também de alto para as tuas teorias baratas
20 Janeiro, 2017 at 16:32
Ahahaha, “a carapuça serviu-te” ? Mas agora andamos aqui com conversas de recreio de escola primária?
Estás a responder aos meus comentário, mas não estás a falar comigo?
Tu decide-te companheiro, porque está a levar esta conversa para o domínio da esquizofrenia.
20 Janeiro, 2017 at 16:35
epá, fonix, tenho que explicar tudo, então respondes-me acerca de uma resposta que eu dei ao Xupa-me as peles, e depois vens com retóricas sobre a minha prosa no blog e agora vens dizer que eu estou a responder aos teus comentários como se não tivesses sido tu a começar o diálogo comigo?
E mais abaixo chamas Mário ao Max?
Esquizofrenia? as melhoras companheiro!
20 Janeiro, 2017 at 16:46
Deste uma resposta ao Xupa-me as Peles a um comentário meu. Ele diz-me que não há cinzentos: ou é preto ou é branco e tu concordas-te, certo? Acho que era lícito pensar que estavas a intervir na “conversa” que estava a ter com o Xupa-me as Peles. Será assim tão descabido?
Mais abaixo falas das pessoas que votam em branco e cabas com um “pó caralho”. Se a única pessoa aqui que puxou o tema do voto em branco e assumiu que o faria fui eu, a quem te estarás a referir tu? Não tem nada a ver com mania da perseguição. Isso seria se tu estivesses a falar de ranchos folclóricos e eu te perguntasse se te estavas a meter comigo?
De qualquer forma, se não foi esse o caso e se a tua conversa não tinha nem remotamente a ver com o meu comentário nem me era dirigida, peço desculpa. Não tenho nenhum prazer especial em trocar bolas contigo e se há coisa pela qual não sou conhecido é por me achar importante, mas isso são “peaners”.
SL
20 Janeiro, 2017 at 16:49
“concordaste” e não “concordas-te”
20 Janeiro, 2017 at 16:52
estamos esclarecidos Leão de Sta Engrácia
SL
20 Janeiro, 2017 at 15:45
Eu gostei de ouvir foi o PMR ontem na Sport tv+ a falar no orgulho que agora iria sentir enquanto presidente de ter dias á Sporting. De Dia pav João Rocha e á noite estádio.
Só possivel pelas direcções anteriores. Ou seja, não foi o BdC, foram as direcções anteriores que o proporcionaram e ele agora irá desenvolver.
Fodasse. Mas pensam que somos analfabetos?
O cabrão estudou(?) em Harvard, mas não me dá lições de nada. Sei mais de olhos fechados que o cabrão a trabalhar em ácidos no tacho da Confederação da Industria.
Se pagar 10k por mês tb vou estudar para Harvard.
É preciso ter lata.
20 Janeiro, 2017 at 15:50
Por acaso também ouvi essa tirada a dizer que o Pavilhão foi o resultado do trabalho de várias direcções anteriores. Ora, essa declaração é um ultraje e uma mentira nojenta: Foi esta direcção -e só esta- quem pugnou pela construção do pavilhão e concretizou a obra. Só por isso, já ficará na história.
Este tipo de tiradas só desprestigiam quem as profere e Madeira Rodrigues ao não ter a humildade para assumir que foi a direcção de BdC quem fez o pavilhão – até engoliu em seco – demonstrou não ser um gajo com a espinha direita daí que, como disse, também não terá o meu voto.
20 Janeiro, 2017 at 16:16
Direcções anteriores que me lembre…
Pugnaram foi pela não necessidade de construção de um pavilhão…
Acabando com as modalidades…
É que há muita gente que não é esquecida…
Agora confesso…
Gostaria que alguns sportinguistas se lembrasse também…
Que ser do Sporting…e poder dizer que se é ” diferente”…
Deveria passar também pelo respeito que todos nos devemos…
Para isso é essencial tsmbém algumas vezes ” metermos” a mão na consciência e tentarmos descobrir o que nos falta às vezes…
Para sermos mais tolerantes para os outros…
Para que possam também tolerar-nos…
Ser fo Sporting convictamente…
Acreditem… nem sempre é rarefa fácil…
SL
20 Janeiro, 2017 at 16:25
Caro Mário, se há algo que hoje tenho por certo é que essa conversa do “somos diferentes” já não passa disso mesmo: conversa.
Venho aqui há muitos anos e exprimo com respeito a minha opinião, da mesma forma que tolero visões contrárias, mas há muito quem se incomode com isso. Perante essa postura só posso fazer uma de duas coisa: ou bato com a porta ou não abdico de minha liberdade e continuo a vir cá e a dizer o que penso, mesmo que haja quem não goste. Por enquanto, opto pela segunda, nem que seja só para não fazer a vontade a alguns.
SL
20 Janeiro, 2017 at 16:29
sonhas comigo? já chamas Mário ao Max, fónixxxxx
20 Janeiro, 2017 at 16:33
É normal. Às vezes um gajo tem pesadelos.
Desculpe, Max.
20 Janeiro, 2017 at 16:37
eu sonho é com gajas
20 Janeiro, 2017 at 16:18
Este respeitar da opiniao de outrém é espectacular. Basta alguem apresentar uma visão diferente e cai logo tudo em cima
20 Janeiro, 2017 at 16:20
tudo em cima, não sejas Calimero, esse situação acontece com toda a gente, coitadinhos dos discordantes, são tão mal tratadinhos, acho que devemos fazer queixa á Sociedade Protectora do Leão Ofendido
20 Janeiro, 2017 at 16:26
Eu acho que devias crescer.
20 Janeiro, 2017 at 16:28
tu não achas nada, pensas que achas.
20 Janeiro, 2017 at 17:45
Posso sempre escrever clichês como tu.
20 Janeiro, 2017 at 17:45
se assim fosse sempre conseguías escrever algo com sentido.
20 Janeiro, 2017 at 17:55
Muito dificilmente. Eram mais um aglomerado de lugares comuns
20 Janeiro, 2017 at 18:09
é normal, este teu comentário é precisamente o que referes
um aglomerado de lugares comuns
20 Janeiro, 2017 at 18:13
Claro. Estou-me a referir a ti, tinha que ser assim
20 Janeiro, 2017 at 21:02
Boa Tarde. Muito do que se passa nos dias de hoje no futebol nacional, não pode ser lido à luz da normalidade democrática. Não pode porque todos os sectores relevantes dessa sociedade que é o Futebol Nacional, estão viciados, feridos de inconstitucionalidades e comportamentos criminais, discriminatórios, atentatórios de toda e qualquer liberdade democrática e verdade desportiva.
Assim, encarar estas eleições do Sporting como mais um exercício banal de uma democracia amadurecida é condenar o Clube à mais excruciante das mortes, pois ser conivente e pactuante com o estado de coisas, é em si mesmo negar os valores que fazem parte do nosso ADN e de que tanto se fala nesta proto-campanha. As duas vertentes em disputa são claras e com impacto definido no nosso clube que tanto dizemos amar.
Por um lado, uma luta contra este sistema podre e viciado, não só pela via da guerrilha aberta mas também das propostas que se vão apresentando na tentativa de mudar o sistema. Este lado é aquele que conseguiu em 3 anos, aquilo que outros não conseguiram em 20. Este lado é aquele que teve a coragem de afrontar os poderes instalados e de lutar pela verdade desportiva e pela nivelação por cima do nosso campeonato.
Do outro temos um projecto assente na mormalização da relação com os agentes desportivos, aqueles que em 20 anos nos tentaram “matar”, nos sufocaram o orgulho e amaciaram a juba. Do outro lado, temos um projecto que, no meio de uma guerra sem quartel, promete voltar a confiar naqueles que tentaram acabar connosco, em nome de um ADN que não se baseia na voz rouca ou nas maneiras polidas mas sim em DETERMINAÇÃO, ÉTICA, ORGULHO e acima de tudo HONRA. Este é o verdadeiro ADN do nosso clube.
São os que apelam à nossa História e ao nosso ADN, que mais o puseram em causa e que continuam a por. Aos associados, pede-se sempre que sejam a muralha de aço do seu amor. E se um treinador, jogador, tática, resultado abre brechas nessa muralha, principalmente durante o maior desafio do nosso clube, então temo pelo nosso futuro enquanto instituição.
Ao Sá, a quem envio um abraço, dizer-lhe que as suas opiniões, que respeito, trazem nelas um perigo. Que tudo é relativo. Que tudo é aceitável. Que o que quer que aconteça será sempre aceitável. E isso para mim, não é verdade. Isso é querer continuar no escuro, porque a luz da verdade nos fere o olhar. Porque a verdade é difícil de suportar e que é mais fácil ignorar do que sofrer hoje, para sermos felizes amanhã.
A todos, os que concordam e aos que discordam, um bom fim de semana e Saudações Leoninas.
20 Janeiro, 2017 at 21:07
sempre em grande nível LegendaryLionman, grande abraço amigo, concordo por inteiro com esta prosa.
SL
20 Janeiro, 2017 at 21:04
mormalização=normalização
20 Janeiro, 2017 at 21:58
Bom Sá, à Gomes, ou talvez não.
Consegui ler o teu post, compreendê-lo e discordar de praticamente tudo aquilo que nele dizes.
Quantas épocas seguidas passaram sem que o Sporting fosse Campeão Nacional de Futebol, ficasse cada dia mais endividado, perdesse cada ano mais património imobiliário, mudasse de treinador à razão de 1,8/Ano, decidisse sem critério, comprasse por cem jogadores que não valiam cinquenta e os vendesse por 25, despachasse os passes de jogadores acabadinhos de formar como se fossem passes da Carris, prerscindisse da titularidade dos passes de outros, deixasse sair o seu capitão para o Porto por ser incapaz de o compreender e de lhe aumentar o ordenado para um valor justo, ajudando-o a resolver os problemas que o próprio Pai lhe tinha criado e de seguida o elegesse a maçã mais pôdre do cesto. Quantas épocas passaram até chegar Bruno de Carvalho e os Pr4esidentes não cumprissem as suas obrigações internas e externas enquanto corpo que dá voz ao Sporting é o seu rosto e a sua vontade férrea de se não vergar? Quantos Pavilhões não foram construídos e prometidos, quantos directores e não directores de outros clubes se passeavam em Alvalade, de braço dado com agentes e empresários, em negociatas inomináveis com os nossos quadros, quantos técnicos da formação foram para o benfica, quantos jogadores das camadas jovens acabavam no Porto, quantos emblemas alados tantos Sportinguistas que assim se diziam beijavam todos os dias de cócoras, até se lhes ver o cú todo cá fora? Quantos carros do Sporting circulavam nas noites de Lisboa carregados de fruta que nem sequer chegava aos árbitros mas, que o Sporting pagava a agentes de jogadores e estes, sem quaisquer escrúpulos partilhavam com os jogadores para lhes sacarem o “Sim” aceito a proposta, podes dizer ao Presidente que não quero continuar? Quantos meses de ordenados ficavam por pagar, tanto a jogadores, como a técnicos como a funcionários e depois eram-lhes depositados às mijinhas em contas bancárias a negativos senão as Famílias passavam fome, enquanto o Presidente assistia aos jogos de perna traçada, meias de cachemira até ao joelho e sapatos “Church” feitos quase por medida, a fumar cubanos e a beber curvoisier em balões de cristal?
Olha, quantas épocas passaram? foram 11!
Quero lá saber da MERDA dos RESULTADOS DESPORTIVOS de meia época da nossa equipe de futebol de 11 se durante mais de 40 meias épocas, na melhor das hipóteses foi assim e, na pior, fez-nos andar com o cú a rasar a despromoção?
Estás a gozar? Em três anos tudo isto acabou. PONTO. FINITO capisce? Agentes, empresários, mafias do futebol, gajos a mamar, gajos a fumar, gajos a roubar, gajos a chular o Sporting e o Sporting era a puta que todos comiam, do Pinto da Costa ao Vieira passando pelo Duque e pelo novo-visconde que se não eximiu a anular doações feitas ao Sporting pelo Avô, invocando INGRATIDÃO DO DONATÀRIO!
Quero lá saber se a nossa equipe está nervosa, se anda desmotivada porque lhe falta o saber que já devia ter adquirido, saber esse que me levou mais de 30 anos a adquirir e que me diz que, se quisermos ganhar SEMPRE contra 15, temos de ser capazes de marcar seis golos por jogo e não sofrer nenhum senão, empatamos ou perdemos jogos que são nossos por direito natural! Perdemos títulos que são nossos por Direito Divino aquele que reconhece o mérito e aponta a verdade.
Quando se põe em causa a reeleição por razões da treta, realmente pergunto-me que Sportinguistas merecem o Presidente que elegeram há quatro anos. Os povos têm memória curta e o povo Sportinguista, além de uma memória de rastilho, também sabe ser burro e pior que isso, ingrato.
Sá peço desculpa mas, não compreendo o teu post.
20 Janeiro, 2017 at 21:59
Bom, Sá, seja à Gomes, ou talvez não.
Consegui ler o teu post, percebê-lo e discordar de praticamente tudo aquilo que nele dizes. Por isso, não sou capaz de o compreender.
Quantas épocas seguidas passaram sem que o Sporting fosse Campeão Nacional de Futebol, ficasse cada dia mais endividado, perdesse cada ano mais património imobiliário, mudasse de treinador à razão de 1,8/Ano, decidisse sem critério, comprasse por cem jogadores que não valiam cinquenta e os vendesse por 25, despachasse os passes de jogadores acabadinhos de formar como se fossem passes da Carris, prerscindisse da titularidade dos passes de outros, deixasse sair o seu capitão para o Porto por ser incapaz de o compreender e de lhe aumentar o ordenado para um valor justo, ajudando-o a resolver os problemas que o próprio Pai lhe tinha criado e de seguida o elegesse a maçã mais pôdre do cesto. Quantas épocas passaram até chegar Bruno de Carvalho e os Pr4esidentes não cumprissem as suas obrigações internas e externas enquanto corpo que dá voz ao Sporting é o seu rosto e a sua vontade férrea de se não vergar? Quantos Pavilhões não foram construídos e prometidos, quantos directores e não directores de outros clubes se passeavam em Alvalade, de braço dado com agentes e empresários, em negociatas inomináveis com os nossos quadros, quantos técnicos da formação foram para o benfica, quantos jogadores das camadas jovens acabavam no Porto, quantos emblemas alados tantos Sportinguistas que assim se diziam beijavam todos os dias de cócoras, até se lhes ver o cú todo cá fora? Quantos carros do Sporting circulavam nas noites de Lisboa carregados de fruta que nem sequer chegava aos árbitros mas, que o Sporting pagava a agentes de jogadores e estes, sem quaisquer escrúpulos partilhavam com os jogadores para lhes sacarem o “Sim” aceito a proposta, podes dizer ao Presidente que não quero continuar? Quantos meses de ordenados ficavam por pagar, tanto a jogadores, como a técnicos como a funcionários e depois eram-lhes depositados às mijinhas em contas bancárias a negativos senão as Famílias passavam fome, enquanto o Presidente assistia aos jogos de perna traçada, meias de cachemira até ao joelho e sapatos “Church” feitos quase por medida, a fumar cubanos e a beber curvoisier em balões de cristal?
Olha, quantas épocas passaram? foram 11!
Quero lá saber da MERDA dos RESULTADOS DESPORTIVOS de meia época da nossa equipe de futebol de 11 se durante mais de 40 meias épocas, na melhor das hipóteses foi assim e, na pior, fez-nos andar com o cú a rasar a despromoção?
Estás a gozar? Em três anos tudo isto acabou. PONTO. FINITO capisce? Agentes, empresários, mafias do futebol, gajos a mamar, gajos a fumar, gajos a roubar, gajos a chular o Sporting e o Sporting era a puta que todos comiam, do Pinto da Costa ao Vieira passando pelo Duque e pelo novo-visconde que se não eximiu a anular doações feitas ao Sporting pelo Avô, invocando INGRATIDÃO DO DONATÀRIO!
Quero lá saber se a nossa equipe está nervosa, se anda desmotivada porque lhe falta o saber que já devia ter adquirido, saber esse que me levou mais de 30 anos a adquirir e que me diz que, se quisermos ganhar SEMPRE contra 15, temos de ser capazes de marcar seis golos por jogo e não sofrer nenhum senão, empatamos ou perdemos jogos que são nossos por direito natural! Perdemos títulos que são nossos por Direito Divino aquele que reconhece o mérito e aponta a verdade.
Quando se põe em causa a reeleição por razões da treta, realmente pergunto-me que Sportinguistas merecem o Presidente que elegeram há quatro anos. Os povos têm memória curta e o povo Sportinguista, além de uma memória de rastilho, também sabe ser burro e pior que isso, ingrato.
Sá peço desculpa mas, não compreendo o teu post.
20 Janeiro, 2017 at 22:07
Vou votar Bruno de Carvalho. Toda a minha Família votante vai votar Bruno de Carvalho, sem hesitações nem tergiversações. Bruno de Carvalho, para nós é “O Caminho da Esperança Sportinguista”.
Se nós somos o Sporting, então sabemos quem somos e de quem precisamos para continuar a sê-lo.
Se não sabemos, então, pobres de nós que vogamos sem leme no meio da tempestade e vamos bater com os cornos num qualquer rochedo e por lá ficar.
Pensar-se que se é bem educado e bem formado, é uma coisa. Sê-lo efectivamente, outra muitíssimo diferente.
Bruno de Carvalho, Presidente, está na altura de começares a ser muita bruto que há gente que só entende o argumento da chicotada.
20 Janeiro, 2017 at 22:25
Também achei o bacalhau a modos que insosso.
Gostaria mais de ver um pouco de discussão acerca do pequeno parágrafo sobre o Conselho Leonino, que confesso não conhecer bem.
Será tipo uma câmara dos lordes à inglesa?
20 Janeiro, 2017 at 22:44
É uma feira de vaidades e de onde saem muitas coisas sobre o clube cá para fora, que não deviam sair.
Já devia estar extinto ontem.
20 Janeiro, 2017 at 23:27
Vou votar BC porque nem ha alternativa para ponderar outra opção.
21 Janeiro, 2017 at 0:03
Este post é culpado do que acusa os outros. Ironias.