Curto de prismas. Não tanto da figura em si mas da forma como nos tornamos mais inteligentes depois de usar essa palavra. Podemos dizer que pensamos de outra maneira, que existe outro lado da questão ou que existe outro “ponto de vista”. Mas quando dizemos que vemos a coisa sob outro prisma, sente-se imediatamente um silêncio sepulcral, como que a dizer: “Epa, sim senhor. Este gajo sabe do que fala!” Mesmo que estejamos a dizer as maiores barbaridades, algo que provavelmente farei de seguida.
Dizer que há vários prismas por onde podemos analisar este acto eleitoral não é mais do que dizer que os Sportinguistas não analisam os candidatos da mesma forma nem todos utilizam os mesmos critérios para a tomada de decisão. Ou seja, cada um valoriza e desvaloriza o que quer e bem entende.
Antes de mais, há alguns mitos que é elementar deixar cair. Como por exemplo, que o excelente trabalho de BdC nos 3 primeiros anos é a prova de que os próximos 3 (ou 30) serão iguais. Este ano prova que não. Ou que PMR (ou outro qualquer) vai inverter este rumo só porque diz uns chavões. Isso é só demagogia. Por exemplo, não concebo que PMR diga que vai apostar na formação e ao mesmo tempo diga que Jesus é o seu treinador. São este tipo de incongruências que não abonam a favor do PMR. E outras haverão em relação a BdC, que fala constantemente em projecto mas que na primeira oportunidade (leia-se, dinheiro) que teve de o mandar às malvas, fê-lo sem hesitar, mesmo tendo o álibi da excelente época passada.
Posto isto, há quem vá votar por gratidão e merecimento de mais 4 anos. Mas também há quem vá votar pq não gosta de Facebook. Tal como haverá quem vote pela voz de bagaço do BdC ou pelas boas maneiras de PMR. Tudo isto é válido porque no fim dizemos todos que fizemos aquilo que achámos melhor para o Sporting. E não tenho dúvidas que assim será. Mesmo o tipo que vota pela voz de bagaço de BdC, gosta de bagaço e só por isso é capaz de arranjar mais uns quantos para a sua causa. Eu próprio dou por mim a pensar: “Porque não?”
Não vale a pena racionalizar algo que é mais emocional que um jogo de futebol. Todos nós pensamos que o nosso critério é que é. Reparem que eu votei no PPC porque não queria mais linhagem. O mesmo gajo que hoje está acusado de mais crimes que os irmãos Dalton juntos. O que é que eu sabia? Absolutamente nada. Tal como nada sei desta vez.
E esta é a minha primeira mensagem pré-eleitoral (devidamente aprovada pelo Boal): Se vão votar, porreiro. Se não vão votar, ao menos tragam cerveja porque os que vão votar vão ter sede a seguir.
PS: Neste momento, só tenho certeza de uma coisa: não vou votar no Conselho Leonino. E acho que devíamos todos dar um voto em branco de protesto contra esse órgão que tanto mal faz ao clube, mesmo sem o saber.
* às sextas, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
20 Janeiro, 2017 at 21:59
Bom, Sá, seja à Gomes, ou talvez não.
Consegui ler o teu post, percebê-lo e discordar de praticamente tudo aquilo que nele dizes. Por isso, não sou capaz de o compreender.
Quantas épocas seguidas passaram sem que o Sporting fosse Campeão Nacional de Futebol, ficasse cada dia mais endividado, perdesse cada ano mais património imobiliário, mudasse de treinador à razão de 1,8/Ano, decidisse sem critério, comprasse por cem jogadores que não valiam cinquenta e os vendesse por 25, despachasse os passes de jogadores acabadinhos de formar como se fossem passes da Carris, prerscindisse da titularidade dos passes de outros, deixasse sair o seu capitão para o Porto por ser incapaz de o compreender e de lhe aumentar o ordenado para um valor justo, ajudando-o a resolver os problemas que o próprio Pai lhe tinha criado e de seguida o elegesse a maçã mais pôdre do cesto. Quantas épocas passaram até chegar Bruno de Carvalho e os Pr4esidentes não cumprissem as suas obrigações internas e externas enquanto corpo que dá voz ao Sporting é o seu rosto e a sua vontade férrea de se não vergar? Quantos Pavilhões não foram construídos e prometidos, quantos directores e não directores de outros clubes se passeavam em Alvalade, de braço dado com agentes e empresários, em negociatas inomináveis com os nossos quadros, quantos técnicos da formação foram para o benfica, quantos jogadores das camadas jovens acabavam no Porto, quantos emblemas alados tantos Sportinguistas que assim se diziam beijavam todos os dias de cócoras, até se lhes ver o cú todo cá fora? Quantos carros do Sporting circulavam nas noites de Lisboa carregados de fruta que nem sequer chegava aos árbitros mas, que o Sporting pagava a agentes de jogadores e estes, sem quaisquer escrúpulos partilhavam com os jogadores para lhes sacarem o “Sim” aceito a proposta, podes dizer ao Presidente que não quero continuar? Quantos meses de ordenados ficavam por pagar, tanto a jogadores, como a técnicos como a funcionários e depois eram-lhes depositados às mijinhas em contas bancárias a negativos senão as Famílias passavam fome, enquanto o Presidente assistia aos jogos de perna traçada, meias de cachemira até ao joelho e sapatos “Church” feitos quase por medida, a fumar cubanos e a beber curvoisier em balões de cristal?
Olha, quantas épocas passaram? foram 11!
Quero lá saber da MERDA dos RESULTADOS DESPORTIVOS de meia época da nossa equipe de futebol de 11 se durante mais de 40 meias épocas, na melhor das hipóteses foi assim e, na pior, fez-nos andar com o cú a rasar a despromoção?
Estás a gozar? Em três anos tudo isto acabou. PONTO. FINITO capisce? Agentes, empresários, mafias do futebol, gajos a mamar, gajos a fumar, gajos a roubar, gajos a chular o Sporting e o Sporting era a puta que todos comiam, do Pinto da Costa ao Vieira passando pelo Duque e pelo novo-visconde que se não eximiu a anular doações feitas ao Sporting pelo Avô, invocando INGRATIDÃO DO DONATÀRIO!
Quero lá saber se a nossa equipe está nervosa, se anda desmotivada porque lhe falta o saber que já devia ter adquirido, saber esse que me levou mais de 30 anos a adquirir e que me diz que, se quisermos ganhar SEMPRE contra 15, temos de ser capazes de marcar seis golos por jogo e não sofrer nenhum senão, empatamos ou perdemos jogos que são nossos por direito natural! Perdemos títulos que são nossos por Direito Divino aquele que reconhece o mérito e aponta a verdade.
Quando se põe em causa a reeleição por razões da treta, realmente pergunto-me que Sportinguistas merecem o Presidente que elegeram há quatro anos. Os povos têm memória curta e o povo Sportinguista, além de uma memória de rastilho, também sabe ser burro e pior que isso, ingrato.
Sá peço desculpa mas, não compreendo o teu post.
20 Janeiro, 2017 at 22:07
Vou votar Bruno de Carvalho. Toda a minha Família votante vai votar Bruno de Carvalho, sem hesitações nem tergiversações. Bruno de Carvalho, para nós é “O Caminho da Esperança Sportinguista”.
Se nós somos o Sporting, então sabemos quem somos e de quem precisamos para continuar a sê-lo.
Se não sabemos, então, pobres de nós que vogamos sem leme no meio da tempestade e vamos bater com os cornos num qualquer rochedo e por lá ficar.
Pensar-se que se é bem educado e bem formado, é uma coisa. Sê-lo efectivamente, outra muitíssimo diferente.
Bruno de Carvalho, Presidente, está na altura de começares a ser muita bruto que há gente que só entende o argumento da chicotada.
20 Janeiro, 2017 at 22:25
Também achei o bacalhau a modos que insosso.
Gostaria mais de ver um pouco de discussão acerca do pequeno parágrafo sobre o Conselho Leonino, que confesso não conhecer bem.
Será tipo uma câmara dos lordes à inglesa?
20 Janeiro, 2017 at 22:44
É uma feira de vaidades e de onde saem muitas coisas sobre o clube cá para fora, que não deviam sair.
Já devia estar extinto ontem.
20 Janeiro, 2017 at 23:27
Vou votar BC porque nem ha alternativa para ponderar outra opção.
21 Janeiro, 2017 at 0:03
Este post é culpado do que acusa os outros. Ironias.