Colocar este texto aqui na Tasca não foi decisão fácil.
Por muito que um gajo esteja convicto das suas razões, não é fácil levar com críticas em cima. Algumas frontais, que se podem refutar. Outras veladas e venenosas que, não tendo um alvo preciso, deixam no ar muitas interrogações e poluem a Tasca… Chegámos a um ponto de intolerância com contornos esquizofrénicos. Ando aqui há um ano e pouco e, talvez fruto de um momento que nunca se viveu na era Bruno de Carvalho, as sensibilidades andam num patamar tal que entrar na agressão verbal a Sportinguistas, é o prato do dia.
Não sei o que alguns pretendem com isto. Afastar da Tasca aqueles que têm uma opinião diferente da sua, limpando as “ervas daninhas”, vulgo aqueles que não partilham das suas opiniões e que são uma “merda de Sportinguistas”? Afirmarem-se perante os “fregueses” mais irredutíveis para que o seu Sportinguismo não seja posto em casa?
Interroguei-me várias vezes antes de escrever estas linhas. Achei que era preciso “ter tomates” mas como já não tenho idade para andar a sopesá-los, direi que foi só o carácter que os meus saudosos pais me transmitiram, que me levou a dar a minha opinião.
Antes do mais e talvez isto possa ser a pedra de toque para as reacções que venham aí, coloco esta questão que tantas e tantas vezes é aqui abordada: SOMOS DIFERENTES. Porquê e em quê? Não tenho a certeza da irrefutabilidade da minha opinião, mas decido arriscar.
Os Sportinguistas terão um sangue diferente dos outros adeptos? Serão, todos eles, educados com padrões vários de excelência? Arrogar-se-ão o direito de ser uma casta superior? Obviamente que não. E é aqui, perante as interrogações que coloquei a mim mesmo, que parti para uma conclusão: somos diferentes, porque aprendemos, durante anos e anos de desilusões a nível do Futebol, a tornarmo-nos resilientes, a transmitir esse estado aos nossos filhos e netos. O conformismo só entra nesta equação quando termina uma época mas logo, de imediato, há lugar a outra e, de novo a tenacidade e esperança.
Acusamos os outros de serem arrogantes, vaidosos. Ganham, tornam-se assim. Como é habitual no Homem, o poder cega, corrompe. Como nos tornaríamos nós se estivéssemos do “outro lado”? Seríamos mais magnânimos com os que não vencem, mostraríamos a face hedionda dos que não sabem ganhar sem humilhar o vencido?
O que eu critico indignadamente é a ausência de escrúpulos quando é preciso ganhar a qualquer custo, a indigência demonstrada, o passar a mensagem aos prosélitos de que se é sério, honesto, impoluto. E entra o “comer gelados com a testa” hoje tão em voga, por parte dos tais prosélitos, a ausência de sentido crítico, o “assobiar para o lado”. E aqui eu penso que estamos a entrar na paranóia de não aceitar a opinião do “gajo que está sentado na mesa mais distante”, que entrou na Tasca com receio de que o acusem de não ser “um dos deles” só porque a sua voz é um pouco diferente da que usam os habituais frequentadores, mais voltados para o vozeirão, ao arroto ostensivamente ampliado, ao passar mais acentuado das costas da mão pelos beiços.
No final da semana passada, não dei opinião sobre o post “hoje escreves tu!: «Dias de Raiva» apenas e só porque li que aqueles que o não fizessem não estariam comprometidos com o que o mesmo defendia (agora, debruçando-me sobre o mesmo, achei-o “bem metido” mas discordando de um ponto ou outro). Nunca gostei de ser pressionado e ceder só porque sim. A única vez que tal se revelou impossível para mim, foi quando entrei para a tropa e, especialmente, quando tive que “malhar com os costados” em Angola! A recusa colocar-me-ia como proscrito pelo Estado Português… e a minha vida era a minha família, os meus amigos, aqui, neste país!
Desejo ardentemente e no mais curto espaço de tempo, que todos nós nos possamos colocar na posição de Ganhadores e esperar que saibamos ser diferentes dos outros! Sempre por um dos grandes amores da minha vida: O Sporting Clube de Portugal e por aquilo que, circunstancialmente, o meu já velho coração me ditar!
TEXTO ESCRITO POR jmfs1947
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
25 Janeiro, 2017 at 8:50
Aplaudo pela clarividência, serenidade na exposição e acuidade da observação.
SL
25 Janeiro, 2017 at 8:54
Bela maneira de começar o dia.
Excelente apontamento.
25 Janeiro, 2017 at 8:59
Que belo texto Jmfs1947. Que belo texto
25 Janeiro, 2017 at 9:04
Muito bom post, com a clarividência que a experiência como sportinguista do autor o permite.
25 Janeiro, 2017 at 9:06
Enquanto existirem adeptos no Sporting que fazem da tolerancia, bom senso, racionalidade, respeito pelos outros e inteligencia o seu apanagio , o Sporting continuará a ter os melhores adeptos do Mundo. Parabens jfms1946
25 Janeiro, 2017 at 9:13
jfms1947 – assim é que está certo.
25 Janeiro, 2017 at 9:22
Belissimo texto. Ressalvo, se me permite, esta parte que achei importantíssima : ” E aqui eu penso que estamos a entrar na paranóia de não aceitar a opinião do “gajo que está sentado na mesa mais distante”, que entrou na Tasca com receio de que o acusem de não ser “um dos deles” só porque a sua voz é um pouco diferente da que usam os habituais frequentadores, mais voltados para o vozeirão, ao arroto ostensivamente ampliado, ao passar mais acentuado das costas da mão pelos beiços. ”
Conseguiu sublimemente passar a mensagem que o que move certos indivíduos, não é naturalmente a tolerância pelo raciocínio do próximo, sobretudo quando este não se compadece com a aquilo que de forma totalmente persecutória cresce e floresce com quem se acha ” acima das nuvens e com uma idoneidade insuspeitável por se achar mais sportinguista que os outros “.
Texto que me transmitiu uma calma assinalável, mesmo tocando num assunto altamente volátil. Tivessem alguns a sua clarividência, e perceberiam que a ignominia não é falar abertamente sobre o que não está bem e proteger a todo o custo alguém que não é mais importante que a soma das partes … a ignominia é usar meios reprováveis de silenciar uma massa adepta que sempre teve voz activa e total liberdade de expressao. Continuemos a remar para o mesmo lado, aproveitando todas as opiniões VALIDAS que são dadas.
Parabens pelo texto … creio que só uma tremenda falta de vontade e total obtusidade não vera o quão sincero, honesto e preciso é este texto.
25 Janeiro, 2017 at 9:25
Bom dia!
Moderação e bom senso é sempre o que mais se pede.
Já pensei algumas vezes na arrogância ganhadora que assombra tudo e todos sem excepção. Nós ganhamos (muito) pouco, mas recuar até ao dia da Supertaça com o benfica e sente-se os ódios e excessos. Não muito diferente do que nos fazem sentir agora. Ainda assim diferente do passado!! Aquele passado onde já não éramos o “Sporting that i used to know” (usando a deixa da música de paródia que até nos telejornais passou). Agora incomodamos! Até nos incomodamos uns aos outros, vejam bem.
Bom texto!
SL
25 Janeiro, 2017 at 9:32
Amizade pelo que nos une, mesmo que cada um tenha a sua opinião.
Ver pessoas que bebiam juntas, fumavam juntas, comiam juntas, viam a bola mais ou menos juntas ( mas ao mesmo tempo ☺) estarem de costas voltadas por tretas… que dor.
25 Janeiro, 2017 at 9:33
Está na altura de se fazer resert… vá là.
25 Janeiro, 2017 at 11:45
Pois era Gibreelfarishta, isso era nos tempos em que os encontros de tasqueiros eram nas roulotes em frente ao Campo Grande, mas uma facção sentiu-se mal e passou a encontrar-se no Magriço…sei lá, é mais fino.
25 Janeiro, 2017 at 9:49
Posso eventualmente discordar de um ou outro argumento, divergir de uma ou outra formulação, mas este é um texto notável no conteúdo e na forma (que não é de somenos). Saúdo-o por esta peça de extraordinária lucidez criativa que acaba de partilhar connosco, jmfs!
Apetece-me aliás responder a uma das questões equacionadas, e que magnífica questão é: seríamos mais magnânimos com os que não vencem, mostraríamos a face hedionda dos que não sabem ganhar sem humilhar o vencido?
Responder-lhe manifestará ao mesmo tempo a minha identificação e divergência com o texto (e logo, permito-me supor, com o seu autor).
Não imagino que, em rigor, se lhe possa responder, pela simples razão de que não conjecturo uma resposta singular, típica dos sportinguistas, exemplar da sua condição diferenciada (e aqui desalinho do autor). De resto, a “diferentia specifica” dos sportinguistas julgo ser, justamente, a sua preferência pelo Sporting. Nada mais.
Posso, em contrapartida, responder-lhe a partir de uma tomada de posição individual. Na hipótese do Sporting se tornar hegemónico, crónico ou pelo menos habitual vencedor das competições em que entra, como me conduziria diante de adeptos de outros clubes, em particular o Benfica?
Mais do que dar provas de magnanimidade (que pode facilmente resvalar para uma prova de superioridade moral que não me interessa adoptar), quero crer que seria capaz de corporizar o mais humano dos valores (ou o mais “fundador” valor da nossa humanidade comum): a compaixão. Não desfrutar do sofrimento de outrem seja qual for a circunstância, pelo contrário, reconhecê-la e a dignidade própria de quem a experimenta, procurando então mitigar essa dor. Como no juramento hipocrático, que manda nunca provocar intencionalmente dano.
Não corresponder a este imperativo ético é ceder a uma “persona” que não quero ser, e não quero sê-la até ao fim dos meus dias.
25 Janeiro, 2017 at 10:58
Concordo em boa parte.
Escolher ser do Sporting revela logo uma atitude “diferente”. O problema é que diferente devia ser “normal”, já que o ser diferente está assente em valores éticos/morais que deviam ser comuns a todos, mas que infelizmente se vêm mais em Sportinguistas (aqui talvez esteja a ser algo arrogante, mas é a minha percepção).
No entanto, e falando por experiência própria, há quem nasça do Sporting, por motivos familiares, por exemplo. Nunca tive outra hipótese sequer, seria sempre Sportinguista. E depois de entrar, não acredito que alguém considere sequer sair. Aqui já entra o contexto, a experiência como adepto Sportinguista. Os anos de luta por justiça, transparência, desportivismo. Nunca tivemos (e espero que nunca iremos ter) algo sequer semelhante com corrupção sistemática, como os outros 2.
Isto, como dizia o outro, “builds character”.
SL
25 Janeiro, 2017 at 15:45
Também espero que nunca cedamos a tentações, FC. Apesar da amargura provocada pela escassez de títulos, antes assim do que recorrer aos expedientes amorais de que os outros dois historicamente se valeram para monopolizarem o êxito desportivo.
SL
25 Janeiro, 2017 at 11:18
Caro Gregor,
Concordo com a sua afirmação de que o texto de jmfs1947 é notável. Do melhor que tenho lido.
Mas permita-me acrescentar que o seu comentário não lhe fica
atrás.
Muito obrigado a ambos.
25 Janeiro, 2017 at 15:50
Muito obrigado pelas palavras gentis, Pão Metálico. Ainda que, no calor da injustiça e das discussões, por vezes (eu) revele uma faceta atrabiliária, ela esgota-se rapidamente. No fundo, lá bem no fundo, não tenho prazer algum em magoar ou testemunhar a dor de quem quer que seja. Era isso que queria vincar.
25 Janeiro, 2017 at 9:53
“Acusamos os outros de serem arrogantes, vaidosos. Ganham, tornam-se assim. Como é habitual no Homem, o poder cega, corrompe. Como nos tornaríamos nós se estivéssemos do “outro lado”? Seríamos mais magnânimos com os que não vencem, mostraríamos a face hedionda dos que não sabem ganhar sem humilhar o vencido?”
Espero que comecemos a ganhar bastante e aí sim, podemos ver se somos ou não diferentes 🙂
Grande post.
P.S: De qualquer forma detesto arrogância e embora concorde contigo a 100%, prefiro evitar sempre que possível anti-sportinguistas. Porque é complicado ser compreensiva nesse momento.
25 Janeiro, 2017 at 9:55
Bom texto.
Não abdico deste espaço pelo diversidade de opinião, mesmo tendo de saltar à frente qd a conversa descamba.
Entre os apoiantes de BC e o anti BC, há que vivem o Sporting não se perdendo no detalhe e com uma visão mais global. Há que saber criticar e ser criticado.
É onde passo mais tempo “net”, vale sempre a pensa passar no GAG, Artista e Mister, mas onde claramente não vou é o “cigano” style (há algumas páginas destas) onde o serviço prestado ao Sporting é vergonhoso.
Opinião pessoal, claro. Respeito quem frequenta.
25 Janeiro, 2017 at 11:42
ainda bem que alargaste os horizontes na blogosfera companheiro…
25 Janeiro, 2017 at 9:55
Como vários já aqui disseram, grande texto, com a calma e assertividade da experiência.
Acho que algumas “ervas daninhas” já optam por “botar faladura” menos vezes, mais pela falta de paciência do que por falta de “tomates”. Chega a um ponto que cansa.
Creio que há uma percentagem maior de nós que é, efectivamente diferente. Que ama e torce pelo Sporting, que defende o clube sem atropelar os limites do desportivismo e do civismo.
Se há coisa que quero passar aos meus filhos, para além do amor pelo Sporting, é que o desporto não é uma guerra e que o ganhar é tão normal como o perder. Que a serenidade da alegria na vitória não deve ser diferente da serenidade que nos permite evoluir após uma derrota.
Creio que o mais difícil para nós e gerir a raiva resultante da revolta que o “sistema” nos causa.
Para os que são “diferentes”, é complicado explicar aos nossos jovens que nos roubam sem efectivamente o dizer com todas as letras. Talvez isso crie neles também uma certa revolta, pouco positiva para a sua evolução enquanto adeptos e desportistas mas, um dia, a experiência ajudá-los-á a gerir melhor a frustração e deixar que venha à tona apenas a devoção ao Leão.
Mais uma vez, parabéns pelo texto!
A ganhar ou a perder, Sporting até morrer!
25 Janeiro, 2017 at 10:07
Bom texto e oportuno!
25 Janeiro, 2017 at 10:12
Bom Dia,
Acompanho este blog, mas nunca me deu para escrever.
Gostaria de vos contar uma situação que aconteceu este fim-de-semana e que talvez me continue a fazer dizer que somos diferentes. Na chegada ao Funchal, um senhor do aluguer de carros mencionou que tinham chegado no dia anterior muitos adeptos, ao que eu respondi, “sim, de facto, é incrível que com tão poucas vitórias continuemos a movimentar tantos adeptos”. Acho mesmo que é isso que nos distingue. Por muito que nos seja difícil admitir, temos um historial pouco vitorioso, ainda mais nos últimos anos, quando comparado com os nossos dois rivais. Custa muito dizer isto, mas eu com 33 anos apenas vi o Sporting ser duas vezes campeão. Não é propriamente um registo muito favorável. É isto que nos faz diferentes. Ano após ano, continuamos a acreditar e a seguir a equipa por todos os estádios deste país. Comecei a ir à bola de mão dada com o meu pai aos seis anos. Desde aí, nunca deixei de ir ao estádio e qualquer carro que tive contabilizou milhares e milhares de km a acompanhar o Sporting por grande parte dos estádios deste país.
Contudo, existem alguns que não merecem esta diferença. Na Madeira, um miúdo, passou a primeira parte do jogo todo empoleirado na grade que dividia a zona da claque com a outra zona onde também estavam muitos adeptos do Sporting. Durante 45 minutos, esse miúdo, chamou de tudo aos adeptos do mesmo clube que ele, apenas porque não cantavam. Este rapaz instigado pela sua, de certo, recente “mentalidade ultra” foi para mim o exemplo de alguém que não representa as nossas cores.
Como tal, exemplos menores tods temos. Quero acreditar que os “diferentes” são mais do que os outros.
Saudações leoninas.
25 Janeiro, 2017 at 10:17
Muito do que escreveu concordo a 100%.
A diferença dos sportinguistas para lampiões ou andrades é que nós somos do Sporting sempre, enquanto essas bestas só apoiam o fifica ou o puerto quando estes estão na mó de cima. Se tiverem uma época menos conseguida nem os pés metem no estádio tal como se viu anteriormente já num passado não muito distante.
25 Janeiro, 2017 at 10:21
“sim, de facto, é incrível que com tão poucas vitórias continuemos a movimentar tantos adeptos”
Completamente de acordo. A nossa militância, paixão, o que queiram chamar, é inquebrantável e não vive apenas de vitórias, que infelizmente no que toca ao futebol, têm sido escassas.
25 Janeiro, 2017 at 10:18
Antes de mais, grande post jmfs1947!!
Sempre dei a minha opinião, seja num contexto pessoal ou profissional, mesmo sofrendo as consequências por isso. Não sou um yes men, já disse que abomino quem o é, mas sou capaz de aceitar opiniões contrárias à minha, assim como mudar de opinião quando me provam que estou errado.
O que não aceito é intolerância, falta de honestidade e frontalidade e má educação. Estamos numa tasca, é certo, a falar maioritariamente de futebol, que amplifica a paixão, de tempos a tempos há umas caralhadas, mas a má educação reflecte-se de várias formas e não apenas recorrendo ao palavrão.
Saibamos respeitar os outros para que sejamos respeitados.
Quanto à arrogância da vitória: das poucas vezes que pude celebrar a conquista do campeonato, orgulho-me de não ter tido o comportamento que vi tantas e tantas vezes aos fruteiros, primeiro, e aos lã-piões depois. Já há muito que digo que são farinha do mesmo saco e nada me mudou a opinião, até agora.
Sendo o SCP um Clube com a enorme e variada massa de adeptos que tem, obviamente que há comportamentos de todos os géneros e feitios, agora o que me interessa, é o meu comportamento e dos meus. O que noto é que quem tem cultura desportiva, não costuma enveredar por “maus” comportamentos. E isso falta, e muito, em Portugal.
SPOOOOOOOOOOOOOOOOORTTTTTTTIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIINNNNNNNNNNNNNGGGGGGGGGGGGGG!!!!!!
25 Janeiro, 2017 at 10:20
Grande Post, sim senhor
25 Janeiro, 2017 at 10:28
Que belo texto, jmfs1947.
Se é para isto que venham muitos mais. Estamos mesmo a precisar de fazer um reset à “máquina”.
Parabéns pelas sábias palavras.
SL.
25 Janeiro, 2017 at 10:33
Bom dia para s Familia da Tasca…
Faz sempre bem podermos ler textos que possam ajudar a ” meter a mão na consciência” e levar-nos a pensar…: ” afinal o que me leva a assumir que como sportinguista sou efectivamente diferente…?”
Confesso que sinto tristeza, quando (tantas vezes) acontece, apenas por divergencia de opiniões ( ou por outra qualquer razão) alguns entram numa aspiral de ofensas, onde parece não estar ausente um ódio incontido…e isto entre sportinguitas…
Muitas vezes, penso que é o facto de se poder expressar ” escondido” atrás de um mais ou menos inexpressivo nome anónimo que leva a que se lance um chorrilho de disparates que nunca seriam ditos face a face…
Que este texto do nosso amigo jmfs “colheita” de 1947…sirva pelo menos a que se faça um bom ” exame de consciência” …em que nos possamos interrogar…: “o que entendo eu, como sportinguista… o que é ser diferente…”..?
É que muitas vezes se o somos… não se nota mesmo nada…!
Abr e SL
25 Janeiro, 2017 at 10:40
Bravo…é isto mesmo !
Pena é que temos aqui na tasca muita gente que ferve em pouca água 🙂
quando o bom senso é que deveria imperar sempre….sobretudo sabendo que somos todos leões e que todos sofremos com os maus resultados do nosso clube.
25 Janeiro, 2017 at 10:43
Uma má noticia…
O dr Rogério Alves..
Vai sair do programa “Dia Seguinte”
Parece-me que o Sporting vai ficar a perder…
SL
( desculpem trazer um assunto diferente à conversa)
25 Janeiro, 2017 at 10:52
Já se sabe a razão?
Era o único que ainda conseguia defender o Sporting decentemente…
25 Janeiro, 2017 at 10:52
Espero que não seja para concorrer às eleições…
25 Janeiro, 2017 at 11:04
Não quer tomar partidos…
E acha que a permanencia no programa prejudica a sua imagem…
Dou-lhe razão..
SL
25 Janeiro, 2017 at 10:43
O Sporting precisa de nós todos. Concordando ou discordando deste ou daquele assunto. Explodindo aqui e ali ou mantendo uma calma serena quando tudo desmorona.
Parabéns pelo texto!
Viva o Sporting Clube de Portugal!
25 Janeiro, 2017 at 10:46
OFF-TOPIC
1) Contra tudo e contra todos, vai estar uma boa casa no Sábado à noite! Enquanto os rivais jogam à tarde, a Liga marca os nossos jogos em casa à noite, MAS SOMOS DA RAÇA QUE NÃO SE VERGA!!!
2) Está em curso o procedimento para a dissolução da Sporting SGPS. Continuamos a limpar a casa.
VIVA O SPORTING!!!
25 Janeiro, 2017 at 10:55
Não creio que seja responsabilidade da liga os jogos as 20.00 da noite, mas sim dos operadores de TV, especificamente da NOS. Reflexo do melhor contrato televisivo em Portugal.
25 Janeiro, 2017 at 11:07
É o jogo dos escolinhas daí a bancada A Superior Norte já estar esgotada…
25 Janeiro, 2017 at 10:54
Agora mais que nunca temos que estar unidos…
Estamos numa fase crucial da vida do Sporting… Ou continuamos a lutar, ou voltamos aos erros do passado, que só nos deram 2 campeonatos em sei lá quantos anos…
União pessoal… e começa sábado… menos de 45000 no estádio é vergonha para nós… e um sinal que estamos a deixar forças externos nos vencerem.
25 Janeiro, 2017 at 11:06
Excelente texto , do qual destacaria :
“somos diferentes, porque aprendemos, durante anos e anos de desilusões a nível do Futebol, a tornarmo-nos resilientes, a transmitir esse estado aos nossos filhos e netos.”
Para mim foi esta resiliência , esta transmissão de valores e a grande implantação a nível nacional que ainda mantemos , que impediu que nos tornássemos um Belenenses por exemplo , depois de tantas travessias do deserto.
SPORTING SEMPRE !
25 Janeiro, 2017 at 12:50
Estive a pensar ainda ontem e hoje antes de vir à tasca.
Uma boa solução neste momento seria… retirar todo e qualquer tipo de Sportinguista dos painéis de TV
As galinhas ficavam a falar com as Paredes e os tripeiros a esfolar galinhas!
Já todos percebemos que isto não vai lá com argumentações.
Eles levam nos para o terreno que gostam mais e ganham!
Deixei de falar com qualquer familiar ou amigobenfiwyista sobre bola.
O Máximo que respondo: “não sigo os resultados da vossa agremiação”
De mim não levam nem mais nada. Finito!
25 Janeiro, 2017 at 12:58
Mas isso poderia abrir outra caixa de Pandora: poderem atacar o Sporting, sem que houvesse o contraditório.
25 Janeiro, 2017 at 13:36
E?…
25 Janeiro, 2017 at 14:03
Quem cala…
25 Janeiro, 2017 at 15:17
Não se deve responder ao tolinho da aldeia. O que ele diz não se escreve.
Os Guerras e Venturas podem atacar(?) à vontade, liga quem quiser, com ou sem “contraditório”.
25 Janeiro, 2017 at 11:08
OFF- Cá para mim o Rogério Alves está cansado de aturar o gosma da silva.
25 Janeiro, 2017 at 19:46
Cá para mim… O bailarico que ele tem dado quer ao gosma da silva quer ao apresentador… Criaram este desfecho…
O Dias Ferreira também foi vitima desta dupla… Mas esse enxovalhou-os, e bem, em directo…
25 Janeiro, 2017 at 11:10
Off-topic: Se houver algum sócio que não vá ao jogo e que me possa disponibilizar o cartão ou os dados (para compra online) agradecia… Sff contactar através de [email protected]
25 Janeiro, 2017 at 11:14
É para tu ires?
25 Janeiro, 2017 at 12:25
Cheguei agora ao funchal…. empresto na boa!
25 Janeiro, 2017 at 11:18
Belo e curioso texto, mas continuo a perguntar-me…se isto será mesmo assim?
E faço essa pergunta porquê?
Porque as ideias contraditórias existem de ambos os lados (levanto em conta que existem dois lados, senão não fazia sentido este texto).
E eles existem, não vamos colocar a cabeça num buraco na areia, existe uma facção (na qual eu me incluo sem problema algum) que aplaude Bruno de Carvalho e lhe desculpa imensa coisa, porque se lembram de tudo de bom o que o Presidente já fez pelo clube.
e existe a outra facção que, critica as atitudes e feitos recentes do Presidente, ou porque mandou embora do clube pessoas queridas a esses tasqueiros, ou porque a voz é de bagaço (mas há uns anos era de cantor lirico) ou que as contratações esta época fugiram ao que essas pessoas estavam á espera, ou porque a missão pavilhão tinha um papelinho e não um diploma, enfim…dizem de sua razão.
E é aqui que está o “busilis” da questão! a segunda facção considera-se marginalizada e que lhe chamam nomes, o que é engraçado é que essa facção apelida os da primeira que referi de acéfalos, soldadinhos de chumbo, amantes de BdC (que até tem um penteado parecido com o do Benedito)etc…
Meus caros, tirando os lampiões disfarçados que por aqui saltam armados em papoilas saltitantes (não me lembro de nome mais panasca), todos os outros são todos Sportinguistas, cada um á sua maneira, por isso chega dessas merdas e discutam como Homens e Mulheres as suas ideias, mesmo sendo de facções opostas e deixem-se de ser Calimeros a fazer queixa dos outros, é uma vergonha isto entre Sportinguistas, é um chorrilho de asneiras diariamente com indirectas, com alcunhas, com ofensas de AMBAS AS PARTES.
A critica é muita, na minha perspectiva é em exagero, mas dizem todos que vão votar BdC….fdx, o que faria se não fossem…teriamos aqui muito City Lions em ascensão.
25 Janeiro, 2017 at 11:30
e “ervas daninhas” como já vi acima, enfim os nomes vão ganhando estrutura , mas quem trata mal são os pró-BdC, loles….
25 Janeiro, 2017 at 11:43
Caro Mário Schmeichel,
Se me permite, não existem “dois lados”, ou “duas facções”. Ou, melhor dito, não existem APENAS esses “lados” ou “facções”.
Aliás, volto a dizer: se não me engano, nunca li (a não ser eventuais desabafos em dias de jogo) nenhum Caro Tasqueiro a pedir “a cabeça” do Presidente. Não duvido (daí a existência de mais uma candidatura às eleições) que existam Sportinguistas anti-Bruno de Carvalho. Mas, por cá, não andam.
Existe pelo menos mais um “lado” ou “facção”, onde me insiro (mesmo que seja o único! 🙂 ): os Sportinguistas que, não obstante apoiarem Bruno de Carvalho, sentem a legitimidade (e – porque não dizê-lo – a liberdade) para criticar o que consideram ser de mau (ou menos bom) na gestão do mesmo.
Tenho reparado, ao longo dos tempos, que existe a tentação de se dizer qualquer coisa como (passe o exagero): “ah, se estás a criticar, é porque queres o Godinho de volta”. O que me é perfeitamente ridículo.
É verdade que passamos por um momento muitissimo difícil. Sendo também verdade que foi com Bruno de Carvalho que o ultrapassamos. Mas isso – na minha humilde opinião – não impôe que os Sportinguistas deixem de poder fazer a devida AUTO-CRÍTICA no que toca ao nosso Clube por causa daquilo que aconteceu há quatro anos atrás (atenção que não estou a dizer que o BdC SÓ fez a reestruturação financeira – só que esse é que é o argumento mais utilizado).
Liverdade de opinião. Civismo. Educação. Assertividade. São características que considero fazerem – juntamente com outras, claro! -parte integrante do que é ser Sportinguista.
Na minha humilde opinião, temos todos verdadeiramente um “lado”, ou uma “facção”: o SCP. Podemos é divergir quanto ao CAMINHO a utilizar para a prossecução dos interesses do mesmo.
Mas, nessa divergência, se pautarmos a nossa conduta pela discussão saudável e a crítica construtiva, parece-me que estaremos a dignificar o nosso Clube.
SL
25 Janeiro, 2017 at 11:47
Concordo Livramento!
25 Janeiro, 2017 at 11:51
Mário, o teu comentário é muito pertinente, mas permite-me que faça uma observação.
Tal como tu eu aplaudo BdC e toda a obra que ele fez em prol do Sporting, no entanto, isso não implica que concorde com tudo o que é dito ou feito. E isto quer dizer o quê? Que quero mudar de presidente? Aqui é que está o ponto de onde resultam certas discussões.
Para mim defender o Sporting não é dizer que sim a tudo, porque se vamos dizer que sim a tudo o clube não evolui e um clube para evoluir tem de perceber quais as suas fragilidades e trabalhar para melhorá-las.
Por exemplo, podemos dizer que foi um erro BdC ter dado tanto poder a JJ? Foi há que assumi-lo…mas porque se deu esse poder? porque a época passada o JJ pôs a equipa a jogar a um nível altíssimo.
E é aqui que existem as divergências, uns criticam o erro até á exaustão, outros esquecem o erro e defendem a causa para a decisão, no entanto, poucos fazem a ponte que liga uma coisa á outra, ou seja, que houve um erro mas que esse erro é justificável face á época passada que realizámos.
Acho que nunca devemos abandonar o sentido critico, porque a partir do momento em que dizermos que sim a tudo iremos achar que está tudo bem e repetiremos os mesmos erros exaustivamente…assim como também acho que qualquer crítica deve ser fortemente estruturada em factos, não é só dizer que os jogadores são gordos ou são uma merda, isto é palhaçada.
Mesmo não dizendo que sim a tudo, acredito no meu presidente e no meu treinador e confio que eles, independentemente de como termine esta época, têm mais do que competência para pôr o Sporting no topo.
25 Janeiro, 2017 at 11:55
exactamente Green, eu apoio BdC como tu e vejo quando ele erra, esta gente tem de ver que o homem não é uma sumidade de perfeição e é esse ponto que rebato, quem aqui é perfeito? quem aqui fazia melhor que ele? tantos Leões cheios de ideias mas se lá estivessem borravam a cueca toda.
Deve ser brutal ser presidente de um clube que é perseguido por todos os lados e ter COLHÕES para fazer frente a todos, mesmo com merdosos de Sportinguistas que o criticam por dá cá aquela palha.
Epá amigo Green, esses gajos só mesmo ao sopapo!
25 Janeiro, 2017 at 12:04
aliás BdC deu esse aval ao JJ para ser campeão, como as coisas não saíram bem, agora tirou-lhe o aval e está a reforçar a equipa com emprestados, os tais da academia que todos querem, agora espero é que se não correr bem, vão chorar pelos que vão ser despachados agora.
Sabes Green, há por aí muito bipolar que comenta ao sabor do vento, é estilo moínho.
25 Janeiro, 2017 at 12:11
Há de facto muita bipolaridade, por isso certas vezes (poucas) acho pertinente algumas das intervenções do Nogueira, mas também já vi muita malta levar por tabela sem ter essa bipolaridade e levam porque têm uma opinião diferente.
Mário tem de existir bom senso de todos para respeitar as opiniões divergentes, pode não se concordar ou aceitar, mas respeite-se… infelizmente, assistimos por vezes a certos “ódios” de estimação que por vezes dão discussões e pior, passam aos insultos e isto não posso deixar de repudiar.
25 Janeiro, 2017 at 12:20
não sei se sou odiado aqui na Tasca, acho que isso não, mas há alguns que não gostam de mim porque não gostam de debater com tipos que são directos ao estilo do “pão-pão, queijo-queijo” mas achas que me preocupo com isso?
Tenho amigos na Tasca, verdadeiros e com esses importo-me, os outros que não gostam…não leiam o que escrevo, nunca insultei ninguém directamente ou antes de me insultarem a mim, por isso estou á vontade de “botar faladura” sempre!
E também só me conseguem ofender se eu quiser, mas como não dou essa hipotese…
A pessoa aqui na Tasca com quem mais troco opiniões divergentes e por vezes entramos em dialogo mais acesso mas sem passar dos limites razoáveis é com o Brunovl, e não é por causa disso que o deixo de respeitar, porque uma coisa é discutirmos o nosso clube com arreganho, outra coisa é sermos bipolares descarados, são esses que abomino.
25 Janeiro, 2017 at 13:32
É isso Mario
25 Janeiro, 2017 at 13:46
bom… eu nem estou aqui para fazer amigo, (se os fizer…Melhor!) … estou aqui para falar do Sporting e defender o rumo que pretendo para Ele.
Quando se está em plena guerra ( este ano )… e logo após mais um desaire ( muitos deles sabemos como tem acontecido), virem atacar facilmente o derrotado (SCP)… tentando lavar assim as mãos de alguma responsabilidade… atacando o Presidente, Treinador e Jogadores.
Ui…Levam comigo… é certinho!
Como há aqui muito sonso a querer fazer se passar por aquilo que não é…de vez em quando sou indelicado com quem não deveria ser.
“paga o justo pelo pecador” e a Esses Sportinguistas… peço as minhas desculpas!
( aqui nada é pessoal… são ideias e pontos de vista)
25 Janeiro, 2017 at 12:24
O comentário que faltava, no meio da demagogia
25 Janeiro, 2017 at 12:29
concordas então Portugueezza, é isso mesmo demagogia.
Como dizia a Lena d´Água na música – “Demagogia feita á maneira é como queijo numa ratoeira”
25 Janeiro, 2017 at 13:39
+1!
25 Janeiro, 2017 at 11:34
Não me faz nenhum tipo de confusão a diferença de opinião, eu só “afino” com as bipolaridades e quando alguns tasqueiros alinham nas campanhas do estado lampiânico. Já basta todas as dificuldades que temos de enfrentar, porque a nós nada é dado, tudo tem de ser conquistado.
Sobre o nível de discussão na tasca, muito boa anda a troca de argumentos, porque no tempo do cacifo a discussão era muito mais feroz e com maior recurso a “caralhadas”. Por alguma razão os membros do cacifo votaram para que isto fosse uma tasca virtual.
Dúvida:
Eu não comentei o post “hoje escreves tu!: «Dias de Raiva»”. Em que categoria é que me incluo?
25 Janeiro, 2017 at 11:35
Somos sempre poucos para defender o nosso Sporting.
Gosto de vir aqui trocar ideias com outros Sportinguistas e perceber que não percebo nada de futebol!
25 Janeiro, 2017 at 11:38
ahahahahahaha essa está optima 🙂
25 Janeiro, 2017 at 11:50
O problema Tasca é o mesmo da nossa sociedade, não saber respeitar as opiniões divergentes.
Já de há muito tempo que este espaço conta com algumas criancinhas mimadas que depois formam grupinhos de ataque a quem tem opinião contrária e se acha dono da Tasca, para mim a culpa aí é unica e exclusivamente de quem gere o espaço e se deixa sobrepor, como já disse várias vezes.
Adoro vir aqui, não é por acaso que já o faço desde o tempo do Cacifo, mas haja paciência para aturar certas personagens.
25 Janeiro, 2017 at 12:07
Não exageremos , não há nenhum problema de democracia aqui na Tasca , tal como não o vislumbro na sociedade portuguesa.
Temos divergência, confronto , temos prós e temos contras disto e daquilo , tudo normal se feito dentro de principios básicos de relacionamento interpessoal.
E não me canso de referir , o meu Sporting , um dos grandes amores da minha vida , é um bem lúdico , que me dá prazer , que me emociona , que me faz feliz e também me proporciona grandes desgostos. Por isso não me peçam para ser racional, lúcido , tolerante , condescendente , etc. Isso é de mais para mim. Não consigo ser racional a falar do Sporting e de futebol. Isso é para as outras áreas da vida. Com essa racionalidade que é exigida , garanto-vos que não teria feito metade dos esforços e sacrificios pessoais a que ás vezes o Sporting me obriga.
SPORTING SEMPRE !
25 Janeiro, 2017 at 12:08
Já que se referem aos COLHÕES no post aqui vai uma música dedicada ao assunto – https://www.youtube.com/watch?v=z3EYSdvwBps
25 Janeiro, 2017 at 12:10
Ahahahhahha grandes Ena Pá 2000. Viva o nosso Presidente Manuel João Vieira.
E o Bruno de Carvalho também claro.Pode-se ? Já estamos em Campanha ?
25 Janeiro, 2017 at 12:12
ehehehehe dos Ena pá 2000 consigo retirar algumas músicas para dedicar aqui na tasca a alguns “fetiches” da malta.
Já agora para a malta que gosta de medir pilinhas, aqui deixo a minha opinião – https://www.youtube.com/watch?v=ppbzRio77R0
25 Janeiro, 2017 at 12:22
:mergreen: Muito bom Mário!
Eu aconselho esta, dedicada ao estado lampiânico e a todos os que lhe dão suporte.
https://www.youtube.com/watch?v=Zuy7NTqwato
Gosto especialmente desta parte:
“Continua a luta! Contra os filhos da puta!”
25 Janeiro, 2017 at 12:26
muito bom Nogueira, como sou mais desbocado lanço-lhes esta – https://www.youtube.com/watch?v=uOUaSKSUo3w
25 Janeiro, 2017 at 12:12
Grande texto jmfs1947.
25 Janeiro, 2017 at 12:54
É importante reflectir e essa é uma forma correcta de o fazer, realmente este espaço por vezes torna-se insuportável quando a “brigada dos costumes” desata a insultar tudo e todos reclamando que aqui só há lugar para os “puros” (os que pensem exactamente como eles).
25 Janeiro, 2017 at 12:56
quem são esses? A brigada dos costumes? uma nova facção? afinal ando enganado, devem haver umas 50 facções…ou serão ideias ou ideais?
25 Janeiro, 2017 at 12:57
Paulo Farinha Alves… é um anti Bruno de Carvalho… e vai esse senhor para o lugar de Rogérios Alves???
25 Janeiro, 2017 at 13:02
para ver – https://www.youtube.com/watch?v=qt6JCscWPHA
25 Janeiro, 2017 at 13:14
Agora é o Moreirense que não quer libertar Geraldes e Podence…
SL
25 Janeiro, 2017 at 13:37
Pensei no comentar…depois pensei fazer um grande comentário…decidi por um apontamento apenas…
Ver metade (ou nem isso) de um problema normalmente resulta em adensar o problema.
25 Janeiro, 2017 at 13:46
PIMBA! muito bem escrito!
25 Janeiro, 2017 at 15:26
Belíssimo texto!!
Off
Mas o que se passa com os nossos jogadores emprestados ao Setúbal e ao Moreirense?
Afinal não estava consignado nos contratos de empréstimo que eles poderiam voltar em Janeiro?
Se não estavam foram mal feitos!
SL
25 Janeiro, 2017 at 17:03
Grande texto jmfs1947!
Obrigado pela partilha
SPOOOOOOOOOOOOOOOORTING!