Foi demasiado tempo fora, mesmo que amparado pelos milhares que envergam o Rampante onde quer que ele vá jogar. Pior, foi demasiado tempo fora a acumular resultados negativos. Não se estranha, por isso, que neste regresso a casa a equipa tivesse entrado disposta a tudo fazer para receber o carinho dos seus, mesmo que durante grande parte do primeiro tempo os quase 40 mil que compuseram as bancadas (sim, venderam-se quase 44 mil bilhetes, mas houve uns quantos que tiveram medo da chuva, sendo que o mais importante aqui é sublinhar que dificilmente outro clube, no actual estado de alma, levaria tanta gente a dizer presente)… dizia eu, mesmo que durante grande parte do primeiro tempo os quase 40 mil que compuseram as bancadas desviassem a sua atenção para as televisões espalhadas e para os telefones onde ia decorrendo o dérbi de hóquei em patins que viria, como esperado, a representar mais um episódio da vergonha que é o desporto em Portugal.
Mas voltemos ao relvado onde, por volta dos oito minutos, Schelotto arrancou um belíssimo cruzamento para a cabeça de Bryan Ruiz. A praga que aquele bruxo que ninguém conhece, mas todos sabem que existe, lhe rogou voltou a fazer-se sentir e a bola foi parar ao topo norte. Diga-se, no entanto, que a primeira parte de ontem foi mais um precioso degrau na tentativa de Bryan voltar à life da época passada. E se a primeira parte do Sporting foi o tão boa que foi, muito se deve ao tímido regresso do costa-riquenho, dando qualidade ao jogo interior e desafiando Gelson para um mano a mano de notas artísticas que o Martins acabaria por vencer aos pontos.
E já que falamos em Ruiz, diz que o outro, o Alan, se assustou quando ouviu a expressão “emagrecer o plantel”. O problema nem está tanto no plantel, até porque o mais certo é ele ter escutado pastel e ter ligado ao irmão a pedir-lhe uma dose reforçada de travesseiros de Sintra para o lanche de hoje. O problema está, sim, na palavra “emagrecer”. O rapaz deve ter imaginado que ia levar tareias como na pré-época e vai de querer mostrar a todos que já percebeu que não basta ter uma canhota do cacete para ser jogador da bola (alguém já lhe mostrou um vídeo do Balakov para ele perceber que um craque também corre?!?). Fez um grande jogo o Alan, pois que fez, jogando entre linhas e deixando a sua marca com aquele perfeito passe a rasgar para o cruzamento de Schelotto que Bas Dost transformaria no 2-0.
Antes, tinha sido Adrien a inaugurar o marcador, cobrando com eficácia uma grande penalidade cometida sobre si. Aposto que há meia dúzia de semanas o Veríssimo não assinalaria este lance, recorrendo ao histórico “não vi” criado por Xistra, mas agora já se pode ver e o Sporting adiantava-se no marcador numa jogada também ela começada numa abertura do tal Alan. Depois, entre o primeiro e o segundo, o Sporting engonhou, sofreu um ou dois calafrios. Libertou-se com o golo do gigante holandês (que máquina!!!) e foi em busca do terceiro. Gelson descobriu Adrien no coração da área, mas a cabeçada do capitão passou ao lado e deixou Dost a bater palmas e a rir-se, dizendo uma ou duas cenas em holandês que devem querer dizer “não foi nada disso que te ensinei no treino”. Riu-se ainda mais quando viu William fazer um passe perfeito por cima de toda a defesa e o pequeno Martins deixar o redes a contar cabritos antes de encostar suavemente para o fundo da baliza. E só não se escangalhou a rir porque o cabeçadão que deu à bola depois de um canto passou a meio metro do lado errado do poste.
Era o melhor período do jogo, com os castores amarelos sem saberem para onde se virar ou quem marcar. Mas como no melhor pano cai a nódoa, William acabaria por ver um amarelo que o afasta do jogo no dragão num lance onde o excesso de rigor do rapaz do apito contrastou com a largueza de critério face às constantes faltas pacenses. Prova disso mesmo, o exasperante amarelo mostrado a Palhinha num lance semelhante a tantos outros protagonizados por jogadores do Paços.
Sim, já estamos na segunda parte e é injusto não falar do que se passou entre esses dois amarelos ferrari. Primeiro, da tal falta do William, nasceu a defesa do jogo, com Patrício a voar para ir buscar o livre (tenho saudades de ver um jogador dos nossos marcar um livre realmente perigoso). Depois, aos três minutos do segundo tempo, Adrien não quis rematar de primeira uma bola solta à entrada a área e desperdiçou-se o 4-0. Pior, desse lance saiu tocado o capitão e eu dei comigo aos berros a mandar Jesus para o caralho pela estupidez de continuar a arriscar ficar sem o 23 para o jogo do dragão. Entretanto, o Paços reduzia para 3-1, num lance que mostrava que o intervalo tinha feito mal à equipa. E, logo a seguir, Rui Patrício tirava as dúvidas a quem achava que aquela defesa ao livre não significava o regresso do gigante número 1, fazendo uma mancha enorme a Welthon (atenção a este avançado).
Jesus tiraria, finalmente, Adrien e lançaria Palhinha, que não demoraria cinco minutos a ser colocado em sentido pelo rapaz do apito. O Sporting acusava a fadiga de confiança que atravessa e sofreria o segundo golo num canto onde, como tem acontecido semana após semana, os jogadores leoninos fizeram a marcação com os olhos. Faltavam 15 minutos e o incómodo apoderava-se dos adeptos leoninos, temendo ver repetido o filme de semanas recentes. Os pensamentos negativos duraram três minutos, tempo para Bas Dost aproveitar uma bola mal afastada pelo redes para fazer o 4-2 e o seu quinto bis nesta edição da Liga.
Respiraram os adeptos de alívio, respirou Paulo Oliveira de irritação quando falhou o quinto golo de cabeça, susteve a respiração Rui Patrício antes de fazer a sua terceira bela defesa num jogo que foi do otchenta ao otcho, mas que permitiu ao Leão lamber algumas feridas.
29 Janeiro, 2017 at 11:11
Primeira parte muito boa.
A segunda um pouco tremida.
Gosto do Alan Ruiz. É muito bom jogador, só tem de se “europeizar”. Ainda é novo e vai lá chegar.
Agora é incorporar os novos que entram e preparar o jogo com o porco.
SL
29 Janeiro, 2017 at 11:13
Começo a ter alguma curiosidade de ver escrever, e ouvir falar os criticos de Alan Ruíz…só assim como não quer a coisa….
Devem pensar que é saír de um continente diferente, deixar a familia (apesar de ter vindo com o irmão), mudar hábitos e costumes e arrasar logo no primeiro jogo.
Chego á conclusão que muita gente vê futebol há muito poucos anos.
Enfim, o hábito de delapidar o que é nosso!
29 Janeiro, 2017 at 11:26
Vejam bem o lance do segundo golo. Aquela temporização diz tudo. Desenhou a jogada na sua cabeça e ela aconteceu tal como imaginou. Resultado? O golo mais fácil da carreira do Bas.
29 Janeiro, 2017 at 11:33
Ainda ha esperança para o teu left one, Sá.
29 Janeiro, 2017 at 11:38
Ehehehehehehehehehehhe.
Se o JJ deixar de insistir em mais de 45m. 🙂
29 Janeiro, 2017 at 11:58
O tempo que demora a fazer alguma coisa com a bola nos pés quando tem oposição é absurda. Dura 30 minutos.
29 Janeiro, 2017 at 13:16
Lol
29 Janeiro, 2017 at 15:15
Isso.
29 Janeiro, 2017 at 11:30
Em relação ao Alan Ruiz, de facto há ali jogador.
Só tem de deixar de levar amarelos parvos.
29 Janeiro, 2017 at 11:32
Grande 1a parte, coroada com um golao do crlh do Gelson. Passe soberbo do William e Gelson a brincar com o gk.
Os 2 primeiros golos nasceram de duas grandes aberturas do Alan. Aos poucos comeca a mostrar o que pode valer, pena ter demorado tanto e ainda so aguentar perto de 60min. É esperar que para o ano ja jogue como todos desejamos que o faça para bem do SCP. Potencial naquela canhota tem ele.
2a parte voltamos a adormecer e a sofrer dois golos. Va la que temos la o melhor PdL do SCP desde Jardel, Bas Dost. Vale os 10M, tal como valia se fossem 15M. Que maquina.
Schelotto cacete onde andavas tu no 1o golo?
29 Janeiro, 2017 at 11:34
Um bom dia.
Por motivos pessoais não tive possibilidade de ver nem de seguir o jogo com o P. de Ferreira.
O importante foi termos ganho.
Pelo pouco que li, sobre a defesa, especialmente a lateral esquerda, continua a ser preocupante. Marvin não convence. Aguardemos pelo fecho do mercado.
SL
29 Janeiro, 2017 at 11:42
A primeira parte foi boa, a segunda notou-se bem o peso dos recentes resultados negativos a virem ao de cima quando o Paços reduziu para 3-1. Os golos do Paços eram evitáveis, no 1º o Semedo deixa-se antecipar, no 2º é o Marvin a fazer o mesmo, estamos a falhar neste capitulo das antecipações.
Ressentimo-nos um bocado do facto do William ter desaparecido do jogo na 2ª parte, felizmente o Palhinha entrou muito bem, o meio campo era todo dele, não temos William mas o Palhinha cumprirá bem o papel.
29 Janeiro, 2017 at 11:54
Primeira parte de grande nível, ao nível da temporada passada, com futebol apoiado é muita pressão, e com Alan Ruiz a dizer que ELE É o jogador que tem de jogar no apoio directo ao ponta de lança, este gajo não engana, pelo menos a mim nunca enganou.
A segunda parte com o Paços a esticar o jogo proporcionou uma jogatana de parede e resposta muito boa, até porque acho que o Sporting também jogou bem nessa etapa, embora menos que na primeira.
Bas Dost e Alan Ruiz são a certeza que o caro trás muita qualidade desde que bem analisados.
Elias não fosse a má vontade de alguns seria igual, mas pronto não se pode ter tudo.
Vamos ao Porto ganhar! Mai nada!
29 Janeiro, 2017 at 11:59
O Alan ruiz, é daqueles jogadores que dá gozo ver jogar, porque se espera sempre algo de bom, mas a verdade é que isso raramente acontece, jamais terá intensidade para jogar na europa, o passe no jogo de ontem, só aconteceu porque teve o espaço e o tempo que também tem na argentina, na europa, dificilmente terá novamente tempo e espaço para repetir o passe.
Oxalá me engane, mas é muito fraquinho!!!
29 Janeiro, 2017 at 12:02
Candeias, apostamos uma almoçarada que o Alan vai ser imprescindível? 😉
Sabes, eu sou como o outro…nunca me engano eheheh
29 Janeiro, 2017 at 12:24
Oxalá!!
29 Janeiro, 2017 at 11:55
Em relação ao jogo de ontem, dizer apenas que foi um jogo normal, uma vitoria normal!!
Em relação ao futuro, algumas coisas têm que mudar.
Na minha opinião, o treinador e o presidente são pedras fundamentais na próxima época, a menos que um clube chines pague uma pipa de massa pelo jesus e que essa pipa de massa dê para ir buscar o Leonardo Jardim para um projeto a 5 anos!
Em relação a jogadores, muito há a mudar, mas espero e desejo que para o próximo ano, só se contratem 3 ou 4 jogadores, mas ao nível de um Bas Dost!
Dos que jogaram ontem:
Rui patricio- imprescindível
schelotto – vender, não tem qualidade para isto!
Paulo Oliveira – já tive melhor opinião, defende bem, mas não consegue iniciar uma jogada, gosto muito dele, mas terá que rodar noutro clube!
Semedo – Se tiver cabeça pode ser dos melhores do mundo, tem que ficar no plantel, mas esta tao perto de ser um dos melhores, como de fazer uma carreira mediana na turquia.
Bruno Cesar – jogador de plantel, tem que ficar pro ano, mas não para jogar a defesa esquerdo!
Gelson – aqui não é preciso dizer nada, tem que ficar, se não ficar é porque alguém se vai chegar à frente com 60 milhões!
Carvalho – gosto muito deste jogador, tem que ficar pro ano.
Adrien – Muito importante, se for para vender é no próximo ano, preparar com tempo uma solução
Brian Ruiz – desde o jogo do ano passado com os lampiões que não o posso ver, aquele falhanço é de quem esta completamente alheado do jogo, tem este ano provado que tenho razão, não serve!!
Alan Ruiz – Não serve, faz umas coisas engraçadas com a bola, mas nunca terá intensidade de jogo para a europa, espero estar enganado, mas eu sou como o outro, raramente me engano.
Bas Dost- tivesse ele um treinador que soubesse por uma equipa a jogar com as características dele e ia marcar mais golos que o Jardel.
Beto- Ao nível do patricio!
Douglas – devolver para a Turquia, não é que seja mau jogador, mas ganha mais do que aquilo que joga.
Palhinha- é o fururo.
zegeelaar- Não é mau mas é curto!
jefersson- despachar
Coates- o patrão da próxima época
esgaio- Rodar na primeira divisão, acho-o bom de mais para sair definitivamente, mas também não o acho bom para a primeira equipa do sporting, a rever.
Petrovic e Bruno Paulista Andre Filipe- Inacreditável como são contratados, vamos perder dinheiro!
campbel – devolver ou comprar baratinho, não é um mau jogador, mas emprestado nunca.
Spalvis e castaignos – emprestar.
Matheus- Do melhor que para ali há, queira ele e o treinador!!!
Ou Seja, para o ano tem que haver muitas alterações no plantel, mas que se obrigue o jesus, de uma vez por todas a apostar nos nossos e proibi-lo de contratar porcaria.
Dá pena ver jogadores como o Iuri, o Podence o Geraldes e outros, emprestados a outros clubes e nós com jogadores como os que referi atras.
Portanto, pro ano, três ou quatro aquisições de mais valias, aposta nos miúdos e vassourada no entulho!
29 Janeiro, 2017 at 12:36
Completamente de acordo com a a análise.
Como corre melhor o fim de semana quando ganhamos 🙂
Se aspiramos ao 2 lugar é obrigatório ganhar para a semana ao porco !!
29 Janeiro, 2017 at 12:42
O lateral esquerdo já veio?
29 Janeiro, 2017 at 12:43
Off:
Depois do golo mal anulado ao Barça há pouco, parece-me que o Video Árbitro em Espanha vem mais cedo.
29 Janeiro, 2017 at 12:43
#enormeFEDERER
29 Janeiro, 2017 at 12:56
Gigante , pra mim o melhor de sempre do desporto mundial.
SL
29 Janeiro, 2017 at 13:01
Melhor de sempre
29 Janeiro, 2017 at 13:54
#Djokovicmaiorqueenorme
🙂 🙂 🙂
29 Janeiro, 2017 at 14:31
Já não brinco contigo.
29 Janeiro, 2017 at 14:35
🙁
29 Janeiro, 2017 at 16:30
#Djokovicelampiao
29 Janeiro, 2017 at 16:54
Quem? O sérvio que apareceu em fotos com a camisola dos lampiolhosos?
29 Janeiro, 2017 at 12:49
Já disse que podem escrever, em letras bem garrafais, que iremos acabar a próxima jornada a quatro pontos dos Neocorruptos?
Batam-me depois, se quiserem!
29 Janeiro, 2017 at 13:47
Ricardo olha que vou acreditar em ti. 😛 … porque tenho a mesma opinião.
29 Janeiro, 2017 at 13:55
combinado!
🙂
29 Janeiro, 2017 at 17:23
Eles perdem em Setúbal depois de terem “conversado” acerca da bufaria para Liga?
Depois perdem em casa contra os bovinos arouquenses?
O que é que andas a tomar que eu também quero???
29 Janeiro, 2017 at 17:24
Corrijo, contra o Nacenal-que-leva-porrada-de-todos?
29 Janeiro, 2017 at 12:49
Uma vitória importante, acima de tudo, mas com alguns avisos que, a avaliar pela conferência de imprensa a de JJ estão bem identificados. Seu para perceber que sem Coates a coisa pode complicar.
O Alan fez um bom jogo, com tempo será um dos melhores. Estás safo, Sá.
O Bas Dost faz parecer o difícil fácil, a uma certa altura do jogo pensei que até eu poderia ser o Ponta de lança. Mas depois pensei no Castaignos e no A. Filipe… Este Bas só em golos paga-se a si próprio, que pechincha!
O Paços tem um jogador interessante, Wellington (é assim que se escreve) e fiz uma breve pesquisa e já anda a ser observado por Sevilha, Deportivo, Fiorentina e Nápoles. Se fosse pelo jogo de ontem dizia já que sim a este gajo!
Ru1, é bom rever-te!
29 Janeiro, 2017 at 12:54
*Whelton…
29 Janeiro, 2017 at 12:52
Cherba , permita-me este off topic.
Grande vitória , daquele que para mim é o melhor desportista de todos os tempos , ROGER FEDERER.
HÁ 15 anos que me delicio a vêr este mágico das raquetes. O Ronaldo que me perdoe , mas Fedex é o único que me prende 3 , 4 ou 5 horas á tv.
Parabéns Fedex , que jogues mais uns anitos porque o desporto sem ti não é a mesma coisa .
SL
29 Janeiro, 2017 at 13:31
Em relação ao Alan, primeiro estava pesado (verdade), depois era a adaptação (verdade) para se chegar á conclusão que era um flop a ser despachado…hoje em dia continua a não convencer os mais cépticos por que só dura 50 minutos e daqui uns tempos é vendido por uns modestos 25/30 milhões. As contas fazem-se no fim. Bryan esteve nalguns lances da primeira parte perto da imagem do ano passado, mas continua a ser o calcanhar de Aquiles desta equipa, falha demasiados passes, deixa-se antecipar com facilidade expondo o nosso flanco esquerdo, especialmente quando o defesa esquerdo (seja ele quem for !) sobe no apoio e demora muito tempo a recuperar quando tem de defender (é ver por comparação o trabalho defensivo de Gelson por comparação no flanco oposto).
No resto da equipa destaque para a nossa dupla Thunder & Lightning e para o RUIIIIIIIIIIIIIIIIIIII!!!!
S.L.
P.S. O Ruben já podia para com aquelas paragens cerebrais…que a nós quase causam ataques cardíacos.
29 Janeiro, 2017 at 13:40
Michael ” Air ” Jordan
29 Janeiro, 2017 at 14:36
Outra grande figura mas tenho Federer no topo.
Há Jordan, Maradona, Federer, Senna…
29 Janeiro, 2017 at 17:26
Bolt. Nem daqui a 25 anos as marcas dele vão ser batidas.
29 Janeiro, 2017 at 13:37
se andamos á procura de avançado e depois de despacharmos o André filipe, por mim avançava por Whelton (Paços), já tem oito golos no Campeonato e dá muito trabalho ás defesas, não deve ser caro.
29 Janeiro, 2017 at 13:59
Também poderíamos olhar para dentro e ver que temos o maior goleador a jogar em Portugal.
Olha, até os corruptos apostam no André Silva e no Rui Pedro, mas nós…
29 Janeiro, 2017 at 14:34
Pedro Marques…
29 Janeiro, 2017 at 16:08
why not?
29 Janeiro, 2017 at 17:28
Ao ver jogar esse tipo só me lembrava do Lima, o que jogou na pocilga do sul.
29 Janeiro, 2017 at 13:51
Ao que parece… os nossos Leõzinhos Juvenis continuam INVENCIVEIS!!!
Hoje deram 4-0 ao Oeiras, com nota artística!!!!!!!!
Vamos SCP! Contra tudo e contra todos os que nos querem mal!
SL
29 Janeiro, 2017 at 14:05
E as nossas Leoas vão disputar a final do torneio que estão a disputar na Alemanha… É às 14:20!!!
Força Leoas!!!
29 Janeiro, 2017 at 15:01
O facto de o WC ter levado um amarelo…
“Retirou” aos seus colegas alguma “raça” na maneira como passaram a abordar os lances na segunda parte…
Eu explico…:
De cada vez que se deparavam com dois amarelos ( jogadores do Paços) pela frente, “desistiam de ir aos mesmos pensando…: ” eh pá… se apanho dois amarelos… levo um vermelho…”
Foi só isso….
SL
29 Janeiro, 2017 at 16:28
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Para além do que já foi dito pelos Caros Tasqueiros, só para acrescentar o seguinte:
– O Alan Ruiz parece estar a ambientar-se mais ao jogo. Mas o “forte” que ele demonstrou ontem foram as características de um médio ofensivo (um “10”, ou um “8,5”), e menos as de um segundo avançado. Mostrou boa visão de jogo, bom passe e capacidade de desmarcação dos colegas.
– Quer o Alan Ruiz quer o Bryan não têm “estaleca” (pelo menos ainda) para aguentar 75 minutos ao mesmo nível. E o Bryan até começou muito bem nos primeiros 30 minutos, mas depois foi-se-lhe o gás (novamente);
– O Palhinha joga na mesma posição que o William, mas são jogadores bastante diferentes. Mas o Palhinha entrou bem, tem estado sólido e espero um bom jogo dele no Ladrão.
– O amarelo ao William foi merecido. “Paragem mental” do jogador?
– A defesa continua a preocupar. Neste momento o SCP tem a OITAVA melhor defesa da Liga (juntamente com o Guimarães), com 20 golos sofridos. De nota: o dobro dos golos sofridos dos andrades.
SL
29 Janeiro, 2017 at 17:25
Em relação ao jogo já deixei a minha análise no bloco de notas de ontem (que saudades eu já tinha de ver o bloco com 500 comentários, porque é sinal que ganhamos os jogos).
Os jogadores sul americanos precisam de um tempo de adaptação quando vêem pela primeira vez jogar para a Europa, que será maior ou menor, consoante a idade, a posição em que jogam, etc.
SL
29 Janeiro, 2017 at 17:31
Ontem tinha pensado não ver o jogo. É que aqui ele começou às 23,30h.
Mas entretive-me a trabalhar e o tempo foi passando. À hora do jogo o bichinho foi mais forte que a vontade de ir dormir e acabei a vê-lo. Valeu bem o sacrifício de ter dormido apenas 4 horas.
Hoje até o trabalho correu muito melhor. Qual sono qual carapuça…
29 Janeiro, 2017 at 17:50
0Finalmente de volta a Alvalade. De início pareceu ter menos gente mas com o começo o estádio compôs-se com mais de 40000.
Uma excelente primeira parte e uma segunda parte tremida, mas tudo está bem quando acaba bem.
Vou fazer uma crítica ao tasqueiros que aqui comentam, principalmente no bloco de notas. E se vissem o jogo?
Criticar Bryan Ruiz, Alan Ruiz, Bruno César, Schelotto, Paulo Oliveira?
O treinador que não tirou o William antes do intervalo? E o Adrien? E o Bruno César?
Mas não admira quem está a comentar e a responder à hora do jogo não o pode estar a ver, então comenta-se por simpatia. Já não bastam os adversários para dizerem mal dos nossos com ou sem razão, quanto mais ler aqui comentários de quem não vai ver o jogo, nem todos são de Lisboa, eu também não sou e nao falho um, mas muitos da forma como comentam não devem levantar o cu do sofá para apoiar o Sporting.