resultadosfutsalCom a equipa de séniores masculinos sem competir devido aos compromissos das seleções, decidi esta semana centrar atenções noutros encontros do universo do futsal leonino.

No sábado, pelas 16 horas, foi tempo de acompanhar a nossa equipa de juvenis masculinos. No fecho da primeira fase – zona sul do Campeonato Nacional de Futsal JUN-B SUB-17 o Sporting recebia no pavilhão José Gouveia, em São João da Talha, os rivais da 2ª circular, num derby que se adivinhava bem disputado e escaldante. O percurso dos jovens leões na prova era imaculado até ao momento, não tendo conhecido até então o sabor do empate ou derrota, com um registo impressionante de 138 golos marcados e 24 sofridos.
Numa primeira parte bem conseguida pelas duas equipas, os pupilos de Tiago Varanda apresentaram-se a muito bom nível, tendo conseguido algum ascendente na partida que acabou por não se traduzir no resultado ao intervalo, registando-se um empate a duas bolas.

A segunda parte trouxe-nos novamente um Sporting a querer mandar e o adversário a saber jogar no nosso erro e a aproveitar da melhor forma, traduzindo rápidos contra-ataques que resultavam em golo. O Sporting respondia golo por golo, nunca desistindo de um resultado favorável que teimava em fugir. Depois de duas vezes em desvantagem (2-3 e 3-4), os leões deram a cambalhota no marcador e não mais deixaram o adversário voltar a estar na mó de cima. O resultado acabou em 6-5, tendo sido o último golo do nosso adversário, marcado através da conversão de um livre de 7 metros num lance em que, e depois de várias repetições da jogada, não se percebe que tipo de infração o jovem jogador leonino comete. Destaque para Frederico Lopes pelo hat-trick conseguido neste encontro e para o grande golo apontado pelo capitão Célio Coque. (clica aqui para veres os melhores momentos)

Os jovens leões terminaram assim a primeira fase da prova só com vitórias e vão agora medir forças com os apurados da zona norte e zona sul, numa fase da competição que será necessariamente muito mais exigente. Ainda assim, e por aquilo que se viu neste jogo, percebe-se que a qualidade destes meninos é acima da média e seguindo as insígnias do nosso clube serão com certeza felizes no futuro.

Mais tarde foi tempo de acompanhar a equipa sénior feminina, que recebeu também no pavilhão José Gouveia, às 18h30, o Povoense em jogo a contar para a 11ª jornada da 1ª fase – zona sul do Campeonato Nacional de Futsal Feminino.
As leoas continuam a tentar não marcar passo na perseguição ao primeiro classificado e levaram de vencida as jogadoras do Povoense por 4-1. Foi um jogo bem conseguido pela nossa equipa, construindo um resultado suficientemente confortável ao longo do encontro. Num jogo praticamente sem falhas de maior das jogadoras leoninas, a exceção foi mesmo o tento conseguido pela equipa adversária, numa perda de bola comprometedora que proporcionou um contra-golpe traduzido em golo. Numa equipa de excelentes protagonistas destaque para Jenny pela sua qualidade e habilidade que eleva o nível da mesma.

No domingo houve novo derby às 15 horas na luz. Os iniciados masculinos visitaram o rival da segunda circular num jogo que não correu de feição aos pequenos leões. Os nossos adversários conseguiram quase sempre assumir o jogo, construindo diversas oportunidades de golo que iam sendo evitadas pelo guardião leonino Guilherme Rodrigues, acabando este por ser na minha opinião o melhor jogador em campo. Os leões iam respondendo como podiam através de contra-ataque e até chegaram a conseguir empatar a partida a dois golos. Mas a equipa de carnide continuou a praticar um futebol superior e conseguiu traduzi-lo em mais dois golos, fixando justamente o resultado final em 4-2. Além da já referenciada excelente exibição do guardião Guilherme Rodrigues destaque ainda para André Cruz, que se evidencia dos restantes companheiros pela sua estatura, pela sua técnica e pelo seu excelente remate forte e colocado que além do golo marcado colocou à prova o keeper adversário numa série de ocasiões.

O fim-de-semana terminaria da melhor forma com a conquista da Taça de Honra da Associação de Futebol de Lisboa, em Sub-20. Os tri-campeões nacionais venceram o Belenenses por 6-3 e arrecadaram mais um troféu para a nossa recheada história!

sub20futsal