Também podes borrifar-te nesta entrevista e ligar a SportingTV, às 11h, para veres os juvenis jogarem contra o Real Massamá, na Academia.
Também podes, às 15h, ir a São da Talha ver a nossa equipa senior feminina de futsal jogar com o Louriçal para a Taça de Portugal (com tanta rima terminada em Al até pareço o João Pedro Pais…)
E imagina que, à mesma hora, pode ir ao nosso multidesportivo ver uma belíssima jogatana de ping pong, nome cool transformado em ténis de mesa. E se estiveres em França (o Sporting é mesmo do caralho), podes ver a nossa equipa de rugby feminino jogar contra o Perpignan!
Digo-te mais: às 15h o mundo pára! E podes voltar à Academia para ver os iniciados receberem o Silves (ou voltar a sintonizar a SportingTV). Ou podes esperar meia hora, se estiveres em Caldas de Vizela, e ir apoiar os nossos sub-20 de futsal no arranque da fase final (outra vez as rimas)
Só tens tempo de fazer uma pausa às 17h? Então vens mesmo a tempo de dar um salto ao Barreiro (a terra onde cresci, pá, South Side rules e tinha as miúdas mais lindas. Sem kizomba) para ver o Fabril vs Sporting em futsal, para a Taça de Portugal (dasse… outra rima). Ou se estiveres no Funchal podes ir ver os nossos 7 magníficos do andebol a visitarem e encavarem o Madeira SAD!
Às 19h30 voltamos a França, mais precisamente a Dinan, onde o os nossos bravos do hóquei vão tentar devorar o Quevért (malucos do riso in the house) antes de começar a refeição principal, no dragão).
No meio de tudo isto, vale a pena leres esta entrevista ao Silas.
PAULO SILAS: Sporting (1988 a 1990)
Elenco da seleção do Brasil no Mundial de 1986:
. Carlos, Paulo Vítor e Leão;
. Edson, Óscar, Edinho, Josimar, Júlio César, Mauro Galvão e Branco;
. Falcão, Júnior, Zico, Alemão, Sócrates, Elzo, Paulo Silas e Valdo;
. Muller, Casagrande, Careca e Edivaldo.
Selecionador: Telé Santana
Elenco da seleção do Brasil no Mundial de 1990:
. Taffarel, Acácio e Zé Carlos;
. Jorginho, Ricardo Gomes, Branco, Mozer, Aldair, Ricardo Rocha e Mauro Galvão;
. Mazinho, Dunga, Alemão, Bismarck, Valdo, Paulo Silas e Tita;
. Careca, Romário, Muller, Renato Gaúcho e Bebeto.
Selecionador: Sebastião Lazaroni.
Repetentes? Ora anotem, por favor: Branco, Mauro Galvão, Alemão, Valdo, Careca, Muller e Paulo Silas.
Paulo Silas, pois então, dois Mundiais no currículo e, entre eles, uma passagem importante pelo Sporting. Nos loucos anos 80 era assim. Os grandes de Portugal tinham a capacidade de contratar jogadores da seleção brasileira.
Ai as saudades, ai, ai. Silas, pois então, seja muito bem-vindo a este DESTINO: 80s.
Em Alvalade vivem-se dias turbulentos, Jorge Jesus não arranja forma de encontrar o par perfeito para Bas Dost. E se ele tivesse um Silas…? Ele sim, um número dez encantador, capaz de segurar, driblar, rematar de longe e até fazer golos de cabeça. Não era assim?
«Era pois. Na minha estreia pelo Sporting no campeonato português, em casa do Leixões, fiz um golo de peixinho. Até tive de me baixar para acertar de testa o cruzamento do Carlos Manuel, feito na direita»
A frescura da memória surpreende. O jornalista não esconde uma certa inveja. Saudável, pois claro. Lembra-se desse dia, caro Silas [n.d.r. 21 de agosto de 1988]? «Cara, estava um calor danado. E o Estádio do Mar a abarrotar de pessoas [25 mil espetadores, rezam as crónicas]. O Sporting ganhou 0-2 e eu acabei o jogo abraçado ao meu amigo Mauro Ramos, central do Leixões na época. Primeiro jogo, primeiro golo (risos)»
Paulo Silas, 38 vezes internacional brasileiro, faz 52 jogos e 14 golos de leão ao peito. O de Matosinhos é «o único de cabeça», mas não o mais belo. Esse sai em Amesterdão numa vitória inesquecível [5 de outubro de 1988]. «Eu olhei para aquela equipa do Ajax… nem é bom pensar. Winter, Blind, Wouters. Então pensei, ‘é aqui e agora’. Vi o Stanley Menzo, na altura suplente do Van Breukelen na seleção da Holanda, um pouco adiantado e arrisquei um chapeuzinho. Saiu perfeito. Na mesma noite tive o melhor golo e a melhor exibição pelo Sporting».
Melhor golo, melhor exibição e, depreendemos nós, melhor repasto. Tudo à custa da vitória na Holanda e eliminação do todo-poderoso Ajax. «Vencemos 4-2 em Alvalade e antes do segundo jogo o dono de uma marisqueira na Costa da Caparica fez uma aposta connosco: ‘se o Sporting se qualificar, há marisco para toda a gente, por conta da casa’. Voltámos de Amesterdão e fomos nesse dia jantar lá. Esgotámos o stock de marisco. Coitado do homem (risos)»
Melhor jogador do Mundial de Sub20 em 1985, estrela de um São Paulo fortíssimo, presença obrigatória na seleção do Brasil. E, depois, o Sporting. Como, quando e porquê o Sporting?
«Nos anos 80, Portugal era a porta de acesso a toda a Europa. Eu tinha 23 anos e o Sporting era um nome fortíssimo no Brasil. O Juan Figger [empresário] disse-me que o clube tinha um presidente novo, ambicioso, e que queria acabar com o domínio de Benfica e FC Porto». Presidente novo, domínio de Benfica e FC Porto, projeto ambicioso. Ok, o déjà-vu passa já. Em frente. Que presidente é esse? «Jorge Gonçalves, bigode gigante. Lembra-se? Muito sorridente, gente boa. O problema é que ele estava sempre mais preocupado com o Porsche dele do que connosco (risos). Porsche para baixo, Porsche para cima, não parava».
Gonçalves promete um Sporting vitorioso. Não corre bem. A equipa acaba o campeonato no quarto lugar, é eliminada pela Real Sociedad na segunda ronda da Taça UEFA e cai contra o Belenenses nas meias finais da Taça de Portugal. Paulo Silas, é importante sublinhar, faz uma temporada brilhante: 40 jogos, sempre a titular, e 11 golos. O que falha, então? Tudo, a não ser o motor do Porsche?
«Não, não foi assim. Tínhamos um plantel muito forte. O grande Vítor Damas, Morato, João Luís, Fernando Mendes, eu e o Carlos Xavier, o Mário Jorge, o Douglas, o Oceano… os problemas eram outros, não a qualidade da equipa». O Maisfutebol lá insiste no assunto. Silas, simpatiquíssimo e apaixonado pelo Sporting, evita ao limite a recordação de temas fraturantes. Mas lá sai um ou outro desabafo. «Problemas financeiros, administrativos… e a força de FC Porto e Benfica. Infelizmente, o futebol é assim. Acabei por sair sem ser campeão, apesar de nas minhas duas épocas o Sporting ter construído plantéis fantásticos. O Porto tinha uma defesa incrível e craques no ataque: Geraldão, Celso, Semedo, Juary, Madjer, Bandeirinha, Rui Barros, Casagrande… E no Benfica não era diferente: Mozer, Ricardo Gomes, Aldair, Lima, Vitor Paneira, Magnusson. Na verdade, não era fácil ao Sporting ser campeão».
Em Lisboa, Paulo Silas tem a primeira experiência fora do Brasil. Recém-casado e com a esposa grávida do primeiro filho, o internacional brasileiro entrega-se a «uma vida tranquila e concentrada no futebol». «Eu tinha sempre em mente a seleção do Brasil. Não podia escorregar, não. Isso ficava para os meninos (risos). Litos, Filipe, Peixe, todos eles rapazes incríveis», conta o antigo médio do Sporting, uma das figuras mais importantes dos leões nos anos 80.
Silas trabalha com três treinadores: Pedro Rocha, Manuel José e Marinho Peres. Cria «uma excelente relação» com todos e até com o polémico Sousa Cintra, o presidente que sucede ao homem do Porsche, Jorge Gonçalves. O único problema, garante, está relacionado com uma questão financeira. Uma questão que o leva a abandonar Alvalade em 1990, em vésperas do Mundial de Itália. «É importante esclarecer isso. As pessoas pensam que parei vários meses devido a uma lesão grave. Mentira. Eu fiz uma pequena entorse no tornozelo em Wembley, contra a Inglaterra, mas recuperei rapidamente».
Paulo Silas faz o último jogo pelo Sporting na Luz. Derrota por 2-1 e golo [25 de março de 1990]. Outro golo, tal como na estreia. «Depois há a tal lesão e o problema é fácil de explicar: o meu seguro desportivo foi acionado e o Sporting não teve condições para pagá-lo. Empurraram a questão para a federação brasileira, a federação para o clube e eu fiquei ali no meio, infelizmente».
Após o Mundial de 1990, Paulo Silas assina pelo Cesena e depois joga ainda na Sampdoria, para regressar ao Brasil com a camisola do Internacional. Em 2006, com 41 anos, o adeus aos relvados no Inter de Limeira. A carreira de treinador começa no Paraná, como adjunto, e passa por Fortaleza, Avaí, Grémio, Flamengo, Avaí, Qatar, Náutico, América Mineiro, Portuguesa, Ceará, ABC e, novamente, Avaí em 2016. Quase sempre na companhia de Paulo Pereira, irmão gémeo, e Rui Maside, colega de equipa nos tempos do Sporting. «Tenho uma carreira bonita e em 2016 surgiu mesmo a hipótese de treinar o Marítimo. Não deu, mas tenho o objetivo de trabalhar em Portugal. Sou apaixonado pelo futebol europeu, estou sempre atualizado e gosto de trabalhar vários sistemas: 4x1x4x1 resulta muito bem, tal como o 4x2x3x1, utilizado por alguns gigantes europeus». Silas é um treinador «organizado e ofensivo».
Paulo Silas é um bom comunicador, esclarecido. E tem uma longa carreira, cheia de boas histórias. Uma delas mete Luís Figo ao barulho. «Conheci esse menino no Sporting. Sempre caladinho, jogava a trinco nos treinos. Era a terceira opção para o lugar», conta. «Uns anos depois encontrei-o em Barcelona, num jogo amigável. Mal o vi disse-lhe logo: ‘minha nossa, o melhor jogador do mundo nem lugar tinha na equipa de suplentes do Sporting’. Que atleta fabuloso, um craque incrível».
E há outra, esta talvez mais conhecida. «No Mundial de 90, os argentinos ‘adormeceram’ o Branco durante cinco minutos (risos). Perdemos esse jogo nos oitavos de final. Eu entrei e ainda fiz um bom passe para o Muller. Nunca mais me esqueci desse episódio da ‘água batizada’. Pobre Branco!». «Foi um privilégio jogar dois Mundiais pelo Brasil. Infelizmente não fui campeão do mundo. Em 1986 tínhamos uma equipa fantástica e perdemos contra a França nos penáltis, noutro jogo em que fui suplente utilizado. Estive em grandes momentos no lado dos derrotados».
4 Fevereiro, 2017 at 18:34
30-33
(não fiando)
4 Fevereiro, 2017 at 18:35
Eu estou a acompanhar no site da FPA. Lá está 30-33
4 Fevereiro, 2017 at 18:41
Força, andebol. Façam como no futsal.
4 Fevereiro, 2017 at 18:39
Matheus no onze. Opiniões?
Eu ainda não sei…
4 Fevereiro, 2017 at 18:44
Sinceramente n percebo estas opções
Quando jogamos sem o nosso 6, indo jogar com um jogador que está há 15 dias a treinar connosco….era, para mim, inevitável jogar com Bruno César no meio ou na ala….JJ o que faz? Mete Matheus…
4 Fevereiro, 2017 at 18:50
Por isso é que escolheram o JJ para treinador meu amigo…
Abr e SL
4 Fevereiro, 2017 at 18:47
Andebol?
4 Fevereiro, 2017 at 18:50
Acho que ficou 33-35
4 Fevereiro, 2017 at 18:50
34-35 no fim
Bozovic desempatou(?) mesmo no final
Mais um jogo com os ***ões no cepo sem necessidade
4 Fevereiro, 2017 at 18:50
Onde é que viram que o Matheus é titular?
4 Fevereiro, 2017 at 19:03
Sic. Vale o que vale, mas eles confirmam que vai jogar.
4 Fevereiro, 2017 at 19:04
Na TV
4 Fevereiro, 2017 at 19:10
Obrigado pelas respostas. Que corra bem…
4 Fevereiro, 2017 at 18:52
Ok, andebol difícil, como são por vezes os jogos a Madeira. Mas os 3 pontos já cá cantam, é o que é preciso.
4 Fevereiro, 2017 at 19:00
Ufa.
Se do futsal pouco há a dizer (e ainda bem), do andebol vale pela difícil vitória e pelos 3 pontos.
Ainda podemos sonhar e recebemos o porto a meio da semana.
Ano importante para este treinador porque lhe foi dada uma segunda oportunidade e com um plantel bem melhor.
Este final de jogo impróprio para cardíacos… 🙂
4 Fevereiro, 2017 at 19:03
37 autocarros com adeptos do Sporting e não ganhamos nada … fará se ganhassemos.
4 Fevereiro, 2017 at 19:03
Jesus mete sempre um joker em dia de clássico/dérbi. Quem se lembra do Urreta na esquerda contra Sporting e porto?
4 Fevereiro, 2017 at 19:09
Também me lembro do David Luiz a defesa esquerdo. Espero que não seja este o caso.
4 Fevereiro, 2017 at 19:11
Se é para apostar num joker, então aposte no Geraldes num meio campo com 3 jogadores, para ganhar a bola no meio campo e proteger o palhinha.
4 Fevereiro, 2017 at 19:14
Ora bem. Ganhar o equilibrio que tinhamos o ano passado e que perdemos neste.
4 Fevereiro, 2017 at 19:29
O que é que o Urreta tem a ver com o Matheus Pereira?
Mau é inventar na defesa ou no meio campo.
4 Fevereiro, 2017 at 20:15
Ficaria admirado se entendesses a relação.
4 Fevereiro, 2017 at 20:30
Verdade.
O Leo tentou fazer-lhe o mesmo, mas choveu lã.
Efeito surpresa.
4 Fevereiro, 2017 at 19:30
E o bloco???????
4 Fevereiro, 2017 at 19:31
Ó Jesus, não inventes! O Matheus não serviu toda a época e hoje num jogo decisivo vai ser titular??? O Geraldes e o Podence que estão com a corda toda ficam no banco… Espero morder a língua mas não estou a gostar mesmo nada da ideia.
4 Fevereiro, 2017 at 19:39
La estamos nós com o síndroma do costume. Se Matheus não joga é porque devia senão é o contrário. Eu por exemplo não gosto da titularidade do Bryan (ou da ausência de um defesa esquerdo de raiz), embora seja um excelente jogador. Mas é ele que os treina e sabe o que lá vai. Total confiança em JJ independentemente no resultado.
S.L.
4 Fevereiro, 2017 at 19:43
Na opção do Bryan concordo. Acho que devia jogar o bruno césar mas o mister e que sabe
4 Fevereiro, 2017 at 19:46
O BCésar nem no banco está.
4 Fevereiro, 2017 at 19:48
Estranho… terá alguma lesão? Ele estava nos convocados iniciais certo?
4 Fevereiro, 2017 at 19:53
Estava mas sai sempre um para a bancada.
Mas ele ou se lesionou ou estará adoentado acho eu.
4 Fevereiro, 2017 at 19:34
Rui Patrício; Schelotto, Coates, Rúben Semedo, Zeegelaar; João Palhinha, Adrien, Gelson, Matheus Pereira; Bryan Ruiz, Dost.
VAMBORA!!!!!!
4 Fevereiro, 2017 at 19:36
Só tenho uma coisa a dizer sobre a aposta no Matheus! Espero que venha para ficar!
BORA SPORTING!!!!!
4 Fevereiro, 2017 at 19:43
Só espero é que não hajam substituições forçadas, para que possamos meter as nossas armas (pouco)secretas Podence e Geraldes!
Vamos embora SPOOOORTING!
4 Fevereiro, 2017 at 19:43
Bora lá Sporting!
Coragem e raça de leão!
SPOOOOOOOOORTING!
4 Fevereiro, 2017 at 19:44
OFF-TOPIC
Hoje é notícia mais um escândalo relacionado com a CGD, pois este banco, que terá de ser recapitalizado por todos os portugueses, perdeu 300 milhões com o empreendimento Vale do Lobo, no que é a terceira maior dívida ao banco público. E porque é que isto nos interessa? Porque envolve o nosso conhecido Diogo Gaspar Ferreira e a MDC.
Então o tipo que vendeu os terrenos do nosso antigo estádio aos seus amiguinhos da MDC começa por criar uma off-shore com a MDC, a “Easyview, na qual era dono de 10%, e com um empréstimo de 120 mil euros do BES comprou o terreno baldio ao pé do Resort Vale do Lobo. Depois, e com um grupinho do GES, consegue financiamento da Caixa para comprar um Resort praticamente falido, com a CGD a ficar com os riscos todos. Foi uma “PPP” à algarvia, algo que só foi possível porque pagaram luvas ao Vara e ao Sócrates para que o banco público na prática se desfalcasse.
Ou seja, por exemplo, enquanto que relativamente aos terrenos do Sporting os venderam abaixo do preço de mercado para beneficiar o comprador MDC, no Algarve fizeram com que a CGD pagasse 500 vezes mais, pois a Caixa pagou 60 milhões de euros pelo terreno que esta corja havia comprado por 120 mil euros.
Há gente que só faz MERDA toda a vida!
https://sol.sapo.pt/artigo/547122/gestor-sem-dinheiro-comprou-vale-do-lobo-
4 Fevereiro, 2017 at 19:49
Suplentes : Beto, Ricardo Esgaio, Paulo Oliveira, Francisco Geraldes, Alan Ruiz, Daniel Podence, Luc Castaignos
4 Fevereiro, 2017 at 19:49
Perdoem-me o off-topic, ainda por cima sobre esse grande jogador, Silas, mas é importante percebermos o CARÁCTER de alguns que aqui comentam:
brunovl
4 Fevereiro, 2017 at 15:45
Sr. Pafan no outro dia contei-lhe uma piada sobre um trampolim no Polo Norte. Vou agora contar a segunda parte da piada.
Sabe o que fazem 2 trampolins no Polo Norte?
É para o Urso Bipolar
Obrigado. Publico fantástico
4 Fevereiro, 2017 at 19:50
Como resposta comentei isto:
Pafan
4 Fevereiro, 2017 at 19:21
Bipolar com todo o gosto. Sou muito feliz como sou e aceito a minha doença. Só de gente baixa, rasteira, aproveitar um problema alheio (ainda por cima involuntário) para poder ofender. Sabes uma coisa (a)anormal não me ofendes, pois estás ao nível do Pinto da Costa, quando chamou atrasado mental ao Paulinho, no célebre jogo em que o Mourinho rasgou a camisola do Rui Jorge.
Tenho vergonha que exista gente no SPORTING como vocês.
Ass: Bipolar feliz
4 Fevereiro, 2017 at 19:50
Suplentes Sporting:
Beto, Ricardo Esgaio, Paulo Oliveira, Francisco Geraldes, Alan Ruiz, Daniel Podence, Luc Castaignos
B Cesar: out dos 18…..
SL
4 Fevereiro, 2017 at 19:52
confesso-me surpreendido com este 11…
vamos ver como corre mas que ninguém diga que o JJ não entra pra ganhar.
Está a carne quase toda no assador.
Jogadores de grande classe num autentico dilúvio.
Que os deuses do futebol nos empurrem para a vitória, que merecemos.
4 Fevereiro, 2017 at 19:55
Sporting:
RUI Patrício, Schelotto, Coates, Semedo, Marvin,
Palhinha, Adrien, Gelson, Matheus Pereira,
Bryan, Bas DOST
JOGAMOS expostos sobretudo no lado esquerdo ….
Marvin e Matheus defensivamente…
Jogava com B Cesar a titular atrás do DOST…
JJ nem o coloca no banco … Veremos!
Contudo, os porcos com Danilo e Oliver no meio campo também me soa a pouco ….
SL
4 Fevereiro, 2017 at 19:57
Matheus também pode jogar atrás do DOST e B Ruiz no lado esquerdo…
SCP SEMPRE !!!!!
SL
4 Fevereiro, 2017 at 20:01
Cheguei há coisa de 15 minutos do jogo de Futsal do Sporting contra o Fabril.
Pavilhão cheio, grande ambiente, vitória normal do Sporting por 8-2.
As claques do Sporting cantaram aquilo que é o meu desejo para este ano no futsal: SPORTING CAMPEÃO E O FABRIL NA PRIMEIRA DIVISÃO
Mudança de palco:
Acredito que vamos ganhar no ladrão, porque nos jogos grande os jogadores têm-se agigantado (lembro-me dos jogos da CL contra RM e BD).
O MUNDO SABE QUE…
E O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR
SL
4 Fevereiro, 2017 at 20:03
As bancadas estavam bem animadas.
4 Fevereiro, 2017 at 20:09
Podes crer, muito, muito bom.
Era destes ambientes que eu me lembrava, quando ia com o meu pai ao futebol e depois ao hóquei em patins.
SL